É tempo de férias! Aproveite!





Os meses de verão são escolhidos pela maioria das famílias para curtir as férias. Quem ficar em Porto Alegre tem boas opções de lazer. Escolhemos algumas sugestões para passeios agradáveis. (Pág. Central)





Os meses de verão são escolhidos pela maioria das famílias para curtir as férias. Quem ficar em Porto Alegre tem boas opções de lazer. Escolhemos algumas sugestões para passeios agradáveis. (Pág. Central)
- Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só): águas próprias para banho;
- Posto 3 (Praça do Veludo, avenida Pinheiro Machado, em frente à praça): águas próprias para banho.
Lami
ORio Grande do Sul está passando por um período sob forte estiagem, inclusive com racionamento de água em alguns municípios. Mais do que nunca precisamos usar este líquido precioso de forma racional e também não esquecer de se hidratar, ingerindo bastante água, sucos, etc.
Paralelamente, proteger a pele dos raios solares é fundamental para preservar a saúde. Usar boné ou chapéu, além de protetor solar é indicado, sobretudo, em horários de maior ensolação. Curta a vida com cuidados, passe momentos junto à natureza e aproveite para relaxar.
Aproveite o verão para viajar, passear, rever pessoas queridas e se reciclar. Cuide da saúde física e mental e seja sempre muito feliz!
A Editora
Jornal Nosso Bairro é um informativo do bairro Teresópolis e adjascências, com periodicidade mensal e distribuição gratuita, editado pela Oficina de Comunicação.
Contatos editoriais e publicitários:
Fones: 51 3336.1862 / 99143.1546 (WhatsApp)
E-mail: nossobairropoa@gmail.com
Rede Social: www.facebook.com/jornalnossobairro
Jornalista Responsável:
Eliana Freitas Mainieri - MTB 4665/RS
Jornalista Assistente:
Alysson Freitas Mainieri - MTE 17860/RS
Projeto Gráfico e Design:
José Francisco Alves - Fone - 51 99941.5777
Comercialização Publicitária: Oficina de Comunicação
Impressão: Gráfica Araucária
Tiragem: 5.000 exemplares
Distribuição: gratuita
Os artigos e colunas assinados são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) divulgou no dia 27 de janeiro, o relatório de balneabilidade das praias do Extremo-Sul. As coletas apontam todos os locais próprios para banho. Os pontos estão divididos entre os bairros Belém Novo e Lami. Esta é a sexta vez consecutiva que o relatório indica todos os locais como próprios.
Foram coletadas cinco amos-
tras realizadas pela equipe técnica do Departamento em cada um dos pontos entre os dias 28 de dezembro do ano passado e 25 de janeiro. A análise é realizada semanalmente pelo Dmae.
Belém Novo
- Posto 1 (Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus): águas próprias para banho;
- Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, nas imediações da segunda guarita de guarda-vidas): águas próprias para banho;
- Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de guarda-vidas): águas próprias para banho;
- Posto 3 (avenida Beira Rio, em frente ao nº 510): águas próprias para banho.
O estudo de balneabilidade segue a Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelece que 80% das análises, de um conjunto das cinco últimas amostras, devem apresentar um número de Escherichia coli não superior a 800 NMP/100 ml e que, na última amostragem, este valor não ultrapasse 2000 NMP/ 100 mL. O valor do pH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) começou a solicitar, a partir de 27 de janeiro, novas informações sobre os clientes no processo de recadastramento que ocorre em Porto Alegre. A partir de agora, além de dados como características do imóvel, serão solicitados telefone e CPF do responsável pelo ramal de água.
Caso necessária a identificação dos recadastradores, o cidadão pode entrar em contato pelo 156 para confirmar a ação. O recadastramento chegou nos bairros Bela Vista e Mont'Serrat em 30 de janeiro.
A necessidade de novas informações ocorre por causa de uma revisão contratual em relação aos dados exigidos para o estudo e o recadastramento dos clientes.
Atualmente, os recadastradores, identificados com uniformes e logos da empresa AcquatecSul e do Dmae, estão visitando residências do bairro Petrópolis, de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h.
O Dmae divulgará de forma antecipada os próximos locais que recebem a ação. Esta é a primeira vez que é
realizada uma pesquisa para conhecer os hábitos de consumo em Porto Alegre.
A ação de recadastramento tem como objetivo conhecer o perfil de utilização de água pelo consumidor, priorizando o conhecimento para futuras atuações, como melhorias na distribuição, reservação e atendimento. Além disso, os hidrômetros que não apresentam um funcionamento regular serão trocados.
A empresa executora foi contratada mediante licitação para fazer o recadastramento dos usuários e também a substituição de medidores que não apresentam um funcionamento regular. Após a conclusão da análise, a empresa terá prazo de 60 dias para a substituição dos hidrômetros. A execução do contrato é de cinco anos. Serão visitadas todas as 328 mil ligações de água que existem em Porto Alegre.
O Colégio Marista Vettorello (Rua Dom Bosco, 103, bairro Glória) está com matrículas abertas do 7° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio. São bolsas de estudos 100% gratuitas para moradores de Porto Alegre, desde que tenham mais de 18 anos.
Os interessados devem entrar em contato de segunda à sexta-feira, das 14h às 22h, pelo fone 51 3086.2050. O início das aulas está previsto para 22 de fevereiro, mas as matrículas serão aceitas até março para fechamento de turmas.
A Associação Comunitária do Bairro Teresópolis (ACBT) foi fundada em 04/12/1985.
* É com grata satisfação que recebemos a instalação da academia ao ar livre na Praça Guia Lopes. Demanda antiga capitaneada pela ACBT e com a ajuda do vizinho do bairro e vereador Cassiá Carpes se tornou realidade. Que a comunidade possa colher os frutos desta luta comunitária.
* Que em 2023 mais pessoas possam se engajar na luta por melhorias no bairro onde moram, trabalham ou têm propriedades e negócios.
*Todas as demandas junto à prefeitura devem ser registradas pelo telefone 156 ou aplicativo, e depois informar o número do protocolo para que a ACBT possa reforçar o pedido. Envio para o fone 999661179 (whatsapp) com Pedro Car.
*Contatos com a ACBT podem ser feitos pelo www.facebook. com/poa.acbt
* A ACBT tem um ponto de coleta de óleo de cozinha usado na Praça Guia Lopes, nº 87 na Oficina PedroCar. Junte o seu óleo de cozinha usado e leve até o ponto de coleta para a destinação correta e preservação da natureza.
AAssociação Comunitária do Bairro Teresópolis (ACBT) comemora mais uma conquista: a Academia ao ar livre, na Praça Guia Lopes. De acordo com o vice-presidente da ACBT e também Prefeito da Praça, Pedro Pandolfo, desde 2016 a entidade vinha encaminhando junto à Prefeitura esta solicitação, bastante demandada pela comunidade.
"É mais uma conquista que deve ser comemorada. Mas é necessário o uso responsável dos equipa-
mentos e a ajuda da comunidade na sua preservação, sem vandalismo", explicou Pandolfo.
A Praça Guia Lopes, assim como a Praça Simões Lopes Neto, ambas no bairro Teresópolis, fazem parte de uma sequência de praças que estão recebendo os aparelhos. O mesmo já aconteceu na Praça Zeferino Brasil, no bairro Glória.
A ACBT agradece a todos os envolvidos, em especial ao vereador Cassiá Carpas, autor de emenda parlamentar que agilizou o processo.
Os contribuintes de Porto Alegre têm até o dia 8 de fevereiro para garantir desconto de até 11% no pagamento em quota única do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). As guias com vencimento para o 5º dia útil do mês já podem ser retiradas na internet (https://siat-web.procempa.com. br/guia-iptu) ou nos quase 20 postos de atendimento (https:// prefeitura.poa.br/iptu#locais).
Neste ano, a Secretaria Municipal da Fazenda inovou e criou canais de acesso às guias sem que o cidadão precise enfrentar filas ou buscar atendimento longe de casa. É possível emitir o documento pelo site da prefeitura, no aplicativo disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android e IOS no celular ou até mesmo pelo Whatsapp (513433.0156).
Para quem não tem acesso à internet, é possível emitir as guias com auxílio de profissionais
em 17 subprefeituras em todas as regiões da cidade, além do Tudo Fácil Zona Norte (3º andar do Bourbon Shopping Wallig - avenida Assis Brasil, 2611) ou na Loja de Atendimento (Travessa Mário Cinco Paus, s/nº).
“A Fazenda está em processo de modernização para acompanhar a vida corrida dos contribuintes. A gente sabe que ninguém gosta de enfrentar filas ou perder tempo com burocracias.
Por isso, disponibilizamos diversos canais para facilitar a vida do cidadão”, explica o secretário Rodrigo Fantinel.
Quem perder a data poderá realizar o pagamento sem desconto a partir do dia 9 de fevereiro ou optar pelo parcelamento em 10 vezes sem juros, com emissão das guias a partir do dia 16. No site (https://siat-web.procempa. com.br/cadastro-email/iptu) já é
possível cadastrar o e-mail para receber as guias de forma automática. A primeira parcela tem vencimento em 8 de março.
O superintendente da Receita Municipal, Christian Justin, lembra que quem perder a última data, em 8 de março, automaticamente é inscrito na dívida ativa do município e precisa arcar com multa e juros. “A gente pede que as pessoas gravem a data, que avisem seus parentes, vizinhos e amigos, pois a prefeitura não tem nenhum interesse em onerar o cidadão com os encargos e restrições que o não pagamento do IPTU acarreta. Por isso estamos com diversos canais de atendimento para facilitar o acesso às guias”, explica.
Até o último dia 23 de janeiro, pouco mais de 124 mil guias foram pagas com desconto. O número representa 15,6% do total e o valor arrecadado até o momento é de R$ 136 milhões.
* A ACBT segue na luta para que a Administração Municipal comece a construção do Posto de Saúde da Família do Bairro Teresópolis, que já tem um terreno na Rua Arnaldo Bohrer ao lado do Ginásio Lupi Martins. Esta demanda da comunidade é defendida pela ACBT desde 2007.
* A segurança pública é pauta permanente da ACBT, estamos sempre em contato com as forças policiais, em especial a Brigada Militar, que tem se feito presente no bairro.
* A Diretoria da ACBT se reúne periodicamente para dar andamento às demandas e visitar órgãos públicos.
* São os objetivos permanentes de trabalho da ACBT:
1 - Solicitar melhoria na segurança pública do bairro Teresópolis;
2 - Cobrar da Administração Municipal o imediato começo das obras do Posto de Saúde do bairro Teresópolis;
3 - Melhoria na estrutura dos arroios Cascatinha e Passo Fundo;
4 - Destinação para uso comunitário da área da Chácara Granata, na Av. Teresópolis, 3052;
5 - Campanha para o descarte responsável do lixo e outros materiais;
6 - Conscientização para que não haja abandono de animais no bairro, que além de ser cruel e desumano é crime.
As Unidades de Destino Certo (UDCs), também chamadas popularmente de Ecopontos, são locais que estão estrategicamente distribuídos pela cidade e se destinam a atender pequenos geradores (pessoas físicas e/ou jurídicas) de diversos resíduos que não podem ser descartados para recolhimento pelas coletas regulares - domiciliar e seletiva.
Os Ecopontos recebem gratuitamente madeira, móveis velhos, colchões, terra, entulho, caliça, cerâmica, sucata de ferro, eletrodomésticos, resíduos arbóreos e diversos materiais que muitas vezes acabam sendo descartados irregularmente em locais públicos.
É vedado o recebimento de resíduos orgânicos (exceto de remoção de vegetação ou de podas) ou perigosos, tais como lâmpadas fluorescentes e medicamentos vencidos.
Os Ecopontos têm ainda um Posto de Entrega de Óleo de Fritura (PEOF), um Posto de Entrega Voluntária (PEV) para materiais destinados à coleta seletiva e Posto de Entrega de Resíduos Eletrônicos (Pere).
UDC CARVALHO DE FREITAS: Rua Professor Carvalho de Freitas, 1.012 - Bairro Glória. Horário de Funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h.
gurado em 26 de março de 2006, quando Porto Alegre completou seu aniversário de 234 anos. Recebeu esse nome para homenagear a imigração alemã no Rio Grande do Sul. Numa placa comemorativa do parque está escrito "Em memória dos que, com trabalho, fé e solidariedade, construíram o que somos".O parque possui 15,11 hectares de extensão e conta com um lago e com diversas quadras de tênis, de basquete e de futebol. Além disso, há uma área de proteção da vegetação nativa, com acesso proibido de visitantes. O Germânia também possui ao todo 460 bancos, lixeiras para coleta seletiva, segurança em tempo integral e 105 vagas de estacionamento.
Permanecer na cidade no verão pode ser bem mais prazeroso do que alguns imaginam. Porto Alegre, por exemplo, oferece inúmeras opções de lazer ao ar livre, muitas delas gratuitas ou com valores bem acessíveis. A seguir seguem algumas sugestões:
O Parque Farroupilha, mais conhecido como Parque da Redenção ou simplesmente por Redenção, é o parque mais tradicional e popular da Capital gaúcha e é tombado pela Prefeitura.
Localizado junto ao Centro Histórico é um local muito visitado pelos porto-alegrenses, seja para praticar esportes, tomar sol ou confraternizar tomando chimarrão com a família e amigos. Tem dezenas de monumentos em seu interior e muitos recantos pitorescos. O seu perímetro é definido pelas ruas Setembrina e Luís Englert e as avenidas Oswaldo Aranha, João Pessoa e José Bonifácio. Nas bordas do parque ao longo dos anos foram construídos diversos edifícios que hoje são marcos arquitetônicos da cidade, como o Instituto de Educação, o Auditório Araújo Viana, o Colégio Militar e os prédios históricos da UFRGS.
Recanto Oriental - Tem monumentos, palmeiras e lagos espalhados por 37 hectares de área verde. Localizado entre os bairros Bom Fim e Cidade Baixa.
Refúgio do Lago - O Refúgio do Lago é o primeiro espaço de lazer e gastronomia dentro de um parque, em Porto Alegre. Um complexo gastronômico com diversos tipos de alimentações, bebidas, música ao vivo, segurança 24h com um ponto fixo no estaciona-
mento, segurança acompanha os clientes ate o carro. O Refúgio do Lago foi construído na área do antigo orquidário e se transformou num agradável ponto de encontro, inclusive à noite, até 22h.
O Parque Estadual de Itapuã, localizado no município de Viamão, a 57 Km de Porto Alegre, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e abriga uma das últimas amostras dos ambientes originais da Região Metropolitana da Capital gaúcha. O Parque foi reaberto em abril de 2002, após ter ficado fechado por mais de dez anos para a recuperação de seus ecossistemas e sua estruturação administrativa.
O Parque Estadual de Itapuã destina-se à proteção das belezas e recursos naturais, em especial a flora e a fauna, e à proteção dos sítios de valor histórico e arqueológico existentes na região onde ocorre o encontro das águas do Lago Guaíba e da Laguna dos Patos, num conjunto de ambientes de morros, praias, dunas, lagoas e banhados em plena região metropolitana de Porto Alegre. Dentre as espécies da fauna preservada pelo Parque salienta-se o bugio-ruivo (Aloutatta guariba), ameaçado de extinção, a lontra (Lontra longicaudis), o gato-maracajá (Leopardus wiedii), bem como aves migratórias como o maçarico-acanelado (Tryngites subruficollis) e o suiriri (Tyrannus melancholicus).
O Farol de Itapuã, concluído em 1860, marca o encontro das águas do Lago Guaíba com a Laguna dos Patos. Existem elementos históricos que evidenciam fatos da Revolução Farroupilha (1835-
1845) no Morro da Fortaleza, na Ilha do Junco e na Ferraria dos Farrapos. No Centro de Visitantes, há uma exposição fotográfica permanente com diversas imagens da unidade de conservação, e para grupos agendados é ministrada uma palestra com as informações e a história do Parque.
A Praia das Pombas e a Praia da Pedreira estão abertas à visitação, as demais praias estão fechadas para visitação.
Capacidade de lotação da praia das Pombas está reduzida para 60% (210 visitantes diários).
Capacidade de lotação da praia da Pedreira é de 100 pessoas. (Distância da bilheteira até o estacionamento da praia é de aproximadamente 3 à 4 km), no caminho temos um terreno acidentado, em períodos de chuva podendo dificultar um pouco mais o acesso. Não possui água potável nos encanamentos, não é própria para consumo. Há banheiros e chuveiros.
Aberto: de quartas-feiras a domingos, das 9h às 19h Venda de ingresso: ocorre das 9h às 12h e das 13h às 17h
Não há venda antecipada e o ingresso é cobrado em dinheiro apenas. Valor do ingresso: R$ 20,45 (inteira). Maiores de 60 anos e crianças pagam meia entrada.
Por ser uma Unidade de Conservação há restrições como a proibição da entrada de animais domésticos, esportes náuticos e com bola e ciclismo na Praia, entre outros. Visitantes devem levar alimentos e água para beber.
O Parque Germânia, também chamado pelo nome antigo, Parque Alemanha, é um parque situado no bairro Jardim Europa. Foi inau-
atrações na área como o Pontal Shopping, que contará ainda com um hub da saúde do Hospital Moinhos de Vento, e a megaloja da Leroy Merlin, já aberta ao público. A torre de 80 metros de altura construída pela Melnick terá 237 salas comerciais e consultórios, sendo que as chaves já estão sendo entregues para os donos. O hotel Double Tree by Hilton, que possuirá 141 quartos, tem previsão de inauguração no mês de dezembro. É no empreendimento que serão disponibilizadas 1,2 mil vagas pagas para estacionamento.
Barco Noiva do Caí II
Entregue à população em novembro, o Parque Pontal passa a ser mais uma opção de lazer ao ar livre. O Parque Pontal, localizado na avenida Padre Cacique, Zona Sul, tem área total de 29 mil metros quadrados e 700 metros de Orla do Guaíba.
O parque é uma contrapartida legal à instalação do complexo multiuso que inclui shopping center, hotel, centro de eventos e hub de saúde. O Pontal é 11º parque da cidade e a entrega fez parte das comemorações dos 250 anos de Porto Alegre.
O complexo está localizado próximo à Fundação Iberê Camargo, ao BarraShoppingSul e ao Jockey Club do RS. No novo parque há uma estação para embarque e desembarque do serviço de transporte regular de navegação via catamarã.
A inauguração dos outros espaços está prevista para o o mês de março próximo.
O parque conta com mirantes e escadarias para contemplação do pôr do sol, além de um píer de 130 metros avançando em direção às águas, pista de caminhada com piso tátil, área gramada, ciclovia, bancos, árvores, painéis interativos com a história do Estaleiro Só e até um monumento inter-religioso.
Há diversas câmeras de segurança instaladas em vários locais, e a iluminação também aparece distribuída por postes e no próprio solo. Um detalhe que chama atenção são as placas indicativas com direções e mapas onde as pessoas podem se situar durante o passeio. No píer menor fica localizada a nova estação do catamarã.
Na sala de espera do serviço de transporte regular de navegação os passageiros terão poltronas confortáveis, tecnologia e ar-condicionado à disposição.
Além do parque, há outras
O Barco Noiva do Caí II opera os passeios náuticos mais tradicionais de Porto Alegre. Oferece quatro opções de roteiros diferentes: Ilhas do Delta do Jacuí; Por do Sol na Orla Zona Sul; Happy Hour com Música Ao Vivo e contemplação do Por do Sol; Tradicional Passeio para Almoço do famoso Peixe na Taquara na Ilha da Pintada. As saídas para os passeios são realizadas no pier da Usina do Gasômetro. Confira a Programação pelo site ou pelo whatsapp (51) 3108-0610.
Ilhas do Delta do JacuíPasseio tradicional, saindo da Usina do Gasômetro e passando por cerca de sete ilhas do Delta do Jacuí. É possível conhecer pontos históricos, o canal da conga, vegetação e aves da região, além de passar pelas populações ribeirinhas, pela ponte do Rio Jacuí, por marinas, entre outros. Na volta, temos uma das vistas mais bonitas do Cais do Porto, da orla da cidade e da ponte móvel. O passeio conta com locução apresentando os locais que visualizamos ao longo da navegação.
O barco possui serviço de bar com bebidas e petiscos que não estão inclusos no valor do ingresso, com pagamento de acordo com o consumo. Embarque: Pier da Usina do Gasômetro.
Navegação Sentido SulPasseio de contemplação, proporciona uma visão diferente do pôr do sol no Guaíba na ida, no sentido sul, chegando à Fundação Iberê Camargo e ao Pontal do Estaleiro. No trajeto de volta, em direção à Usina do Gasômetro é possível admirar as luzes da cidade ao anoitecer. Duração: 1h. Embarque: Pier da Usina do Gasômetro.
Pontes do Guaíba - Com música ao Vivo - O passeio acontece aos sábados e domingos, das 17h30 às 19h, com uma hora e meia de duração com uma atração musical (consultar). Durante o percurso, em direção à Ponte Móvel do Guaíba, é possível avistar o Cais Embarcadero, Cais Na-
vegantes, Mauá e Marcílio Dias, passando pela ponte móvel avistando a Travessia Paixão Côrtes, mais conhecida como ponte nova do Guaíba. No retorno, navegação pela Orla revitalizada até o Estádio Beira-Rio e ao final do passeio a possibilidade de um pôr do sol sem igual. Embarque: Pier da Usina do Gasômetro.
Almoço Tainha Assada na Taquara - O tradicional passeio Ilhas do Delta do Jacuí ganha uma pausa para o almoço na Colônia Z-5 de pescadores, na Ilha da Pintada. O Barco sai da Usina do Gasômetro diretamente para o almoço — peixe na taquara, acompanhamento e buffet de saladas e pratos quentes.
Às 13h45, os passageiros retornam para a embarcação e seguem o passeio pelo Delta do Jacuí.
Duração: 2 horas e meia.
Passeio: R$40,00
Almoço: R$ 40,00 - pagamento direto no restaurante.
Somente aos domingos às 11h30. Embarque: Pier da Usina do Gasômetro.
Informações:
Fone/whats 3109.2612
Barco Cisne Branco
Navegando pelo GuaíbaPasseio com uma hora de duração,
que percorre as principais ilhas do Guaíba, saindo do Cais do Porto. Além de turístico, tem um enfoque cultural, com locução que ilustra seu itinerário, contando um pouco da história de Porto Alegre.
Horário de saída: 15h e 10h30
Duração da Navegação: 1 hora.
Local de Embarque:
Cais do Porto, Armazém B3
(Av. Mauá, 1050)
NÃO é na Usina do Gasômetro
Adulto 45,00. Crianças de 6 a 15 anos, Estudantes, Professores e Pessoas a partir de 60 anos. R$ 22,50
Happy Hour (Pôr do sol)Passeio no barco Cisne Branco, com uma hora e meia de duração, preferencialmente em direção à zona sul da cidade, ao som de boa música e com tempo bom, a experiência do maravilhoso pôr do sol no Guaíba. Nas sextas com Chorinho a bordo (ao vivo)
Saída: 18h
Duração da Navegação: 1 hora e meia.
Local de Embarque:
Cais do Porto, Armazém B3
(Av. Mauá, 1050)
NÃO é na Usina do Gasômetro.
Adulto R$ 50,00. Estudantes, Professores e Pessoas
a partir de 60 anos.
Informações: 3224.5222 ou 51 99712.5672
Meia entrada Centro Histórico - O Roteiro Centro Histórico do Linha Turismo de Porto Alegre vai te levar para conhecer os principais pontos turísticos da Capital, através de um roteiro fechado, sem paradas.
Neste ingresso você embarca na origem do roteiro e só desembarca quando retornar ao mesmo ponto, concluindo assim a sua experiência.
*Necessário mínimo de 5 passageiros para confirmar a saída.
Local de Embarque: Armazém B3 - Cais do Porto - Av. Mauá, 1050 - Centro Histórico
Valores: Ingressos Inteiro: R$ 60,00 - Ingresso Meio: R$ 30,00 (Lei da Meia Entrada)
Meia entrada Centro Histórico hop-on/hop-off - O Roteiro Centro Histórico do Linha Turismo de Porto Alegre vai te levar para conhecer os principais pontos turísticos de Porto Alegre, em um sistema que permite embarques e desembarques no mesmo dia, a cada 2h, nos seguintes pontos de parada: Cais do Porto e local de embarque
do barco Cisne Branco; Embarcadero; Estádio Beira-Rio; Iberê Camargo ou Pontal do Estaleiro; Praia de Belas (Orla 3); Parque da Redenção; Parque Moinhos de Vento (Parcão); Mercado Público.
Ingressos disponíveis para compra apenas no local conforme disponibilidade.
Local de Embarque:
Armazém B3 - Cais do Porto - Av. Mauá, 1050 - Centro Histórico Esse ingresso não garante que você terá lugar sentado ao reembarcar.
Valores: Ingressos Inteiro: R$
80,00 - Ingresso Meio: R$ 40,00 (Lei da Meia Entrada)
Combo meio ingresso – Linha Turismo + Cise Branco - Este combo é para fazer a sua experiência completa, incluindo City Tour terrestre e fluvial: Roteiro Linha Turismo Centro Histórico (1h30 de duração aproximadamente) e passeio de barco Cisne Branco (de 1h a 1h30 e duração dependendo do roteiro).
Ingressos a R$ 50,00 (Meia) e R$ 80,00 (Inteira)
Centro Histórico hop-op/
hop-off para 2 dias - O Roteiro Centro Histórico do Linha Turismo de Porto Alegre vai te levar para conhecer os principais pontos turísticos de Porto Alegre, em um sistema que permite embarques e desembarques no mesmo dia, a cada 2h, nos seguintes pontos de parada: Cais do Porto e local de embarque do barco Cisne Branco; Embarcadero; Estádio Beira-Rio; Iberê Camargo ou Pontal do Estaleiro; Praia de Belas (Orla 3); Parque da Redenção; Museu da PUC* Parque Moinhos de Vento (Parcão); Mercado Público. *Horários específicos. Consulte a programação. Este ingresso te permite utilizar o serviço do Linha Turismo no dia reservado e no dia seguinte: OBS.: Para cada dia você terá um ingresso diferente que precisa ser retirado no local de Embarque ou no ato de embarque no ônibus.
Local de Embarque:
Armazém B3 - Cais do Porto - Av. Mauá, 1050 - Centro Histórico
Valores: Ingressos Inteiro: R$ 140,00 - Ingresso Meio: R$ 70,00 (Lei da Meia Entrada)
Informações: 99912.2837
do portador do cartão e trata-se da fraude mais comum na internet.
Nesses casos, os criminosos utilizam os dados de um cartão de crédito roubado fisicamente ou online para realizar compras em lojas virtuais. Como resultado, o dono do cartão só fica sabendo do golpe ao visualizar a fatura do mês.
Embora cause danos tanto ao estabelecimento quando ao dono do cartão, é o lojista quem sai mais prejudicado, uma vez que deve fazer o estorno junto às operadoras e, em alguns casos, arcar com a perda do produto enviado.
Roubo de senhas - Outro tipo muito comum de fraude na internet é a violação de senhas, sobretudo para o acesso em lojas virtuais.
Fraudes na internet são a principal ameaça cibernética do Brasil. No País, por exemplo, há uma tentativa de fraude a cada 16 segundos. Dados como esse mostram que pessoas e empresas estão expostos e devem adotar medidas para se proteger.
Nesta matéria, conheça os principais tipos de fraude na internet, aprenda como identificá-las, veja quais são os tipos mais comuns e as ferramentas que podem ser utilizadas para evitá-las.
Sistemas em nuvem, navegação de alta velocidade em dispositivos móveis e computadores, internet das coisas; toda essa tecnologia revolucionou a forma como consumimos, trabalhos e nos divertimos.
No entanto, da mesma forma que trouxe facilidades, a internet também oferece brechas de segurança que exigem que empresas e indivíduos tomem providência para proteger suas informações e evitar fraudes.
Para se ter uma ideia da dimensão desse problema, em 2018 as fraudes digitais causaram au-
mento de prejuízo em 72% das empresas online no Brasil.
No mesmo ano, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CDL), mais de 12 milhões de brasileiros foram vítimas de fraudes na internet.
Diante desse cenário, fica o questionamento: é possível ter segurança no meio digital? Felizmente, a resposta é sim.
Embora seja praticamente impossível garantir 100% de proteção contra riscos e ataques digitais, existe uma série de medidas podem ser tomadas para proteger os dados de pessoas e empresas.
Nesse sentido, a palavra-chave quando se fala em segurança é prevenção.
E ela pode vir por meio de ações simples, desde a adoção de boas práticas para a utilização de tecnologias por parte de usuários comuns e colaboradores, até investimentos na infraestrutura e segurança da informação por parte das organizações.
Veremos medidas como essas com mais detalhes adiante.
Fraude de cartão de crédito - Consiste no roubo de identidade
Ao acessar o perfil do usuário, os criminosos podem alterar informações como endereço de entrega e dados pessoais, além de se aproveitar de possíveis cartões salvos para compra rápida.
Assim como acontece no roubo de cartões, tanto o lojista quanto a vítima saem prejudicados, uma vez que ambos podem ter perdas financeiras e materiais.
Fraude amiga - Este tipo de fraude recebe esse nome porque, para aplicá-la, os criminosos roubam os dados financeiros de pessoas próximas da vítima, como amigos e parentes.
Do mesmo modo, os prejudicados só tomam ciência do golpe ao consultar a fatura do mês, tendo que requisitar o estorno. Por sua vez, as lojas virtuais devem fornecer o chargeback e lidar com a perda da mercadoria.
Autofraude - Neste caso, o fraudador é o cliente e a vítima é a loja virtual.
O golpe é relativamente simples: a pessoa realiza uma compra em um site e, com base no que é previsto do Código de Defesa do Consumidor, em até 180 dias ela contesta a operação junto à operadora de cartão de crédito.
Com isso, acaba recebendo o
O Procon Porto Alegre divulgou no dia 16 de janeiro, a primeira pesquisa de preços dos itens básicos mais solicitados nas listas de material escolar das escolas. O órgão municipal consultou os valores de 33 produtos em quatro estabelecimentos especializados nos dias 10 e 11 de janeiro."O levantamento busca auxiliar o consumidor que está pesquisando preços nesta época anterior à volta às aulas", afirmou o diretor do Procon Municipal, Alexandre Appel. A pesquisa fornece informações sobre diferenças de valores encontradas nas livrarias da Capital.
estorno do valor gasto e mantendo o produto que adquiriu.
Phishing - São sites falsos que se parecem com lojas virtuais reais, criados com o intuito de enganar consumidores e roubar seus dados pessoais e financeiros.
Para isso, geralmente a loja falsa envia um e-mail ao usuário solicitando a confirmação de informações e disponibilizando um link para o site fraudulento.
Os sites de phishing costumam imitar toda a identidade visual da loja que estão copiando, o que leva o consumidor a seguir adiante e fornecer suas informações.
O phishing também costuma ser utilizado em sites falsos que se assemelham aos de bancos, serviços (como Netflix e Amazon) e até mesmo de instituições do governo.
Fraude do imposto de rendaValendo-se do phishing, essa fraude envolve, primeiramente, o envio de uma correspondência falsa, que se passa por uma notificação oficial da Receita Federal solicitando a atualização de dados cadastrais do usuário.
A carta indica a URL de um site fraudulento para que a pessoa faça as alterações requisitadas.
Notificações falsas nas redes sociais - São e-mails que se assemelham aos que são enviados pelas principais redes sociais, com mensagens como novas sugestões de amizades, atualizações de curtidas e detecção de atividades suspeitas na conta.
Essas mensagens são sempre acompanhadas de um link para um site falso de phishing que solicita ao usuário inserir suas informações de acesso.
Fraudes no WhatsApp - O aplicativo de mensagens do Facebook tornou-se terreno fértil para criminosos que desejam aplicar fraudes em massa.
Geralmente, isso é feito por meio do envio de mensagens contendo links que levam a sites fraudulentos ou que instalam softwares
maliciosos capazes de roubar as informações do aparelho da vítima.
Entre as modalidades mais comuns estão o envio de descontos para compra de produtos, alertas para realizar atualização de cadastro, ofertas de emprego, saque de FGTS, isenção de IPVA, entre outras.
Outra fraude via WhatsApp que tem se disseminado é a clonagem de contas.
Nesses casos, os criminosos se apoderam da conta dos usuários, geralmente por meio da solicitação do código de verificação via SMS, e se passam pela vítima para requisitar dinheiro de contatos recentes.
Fraude dos planos de saúdeOutra fraude muito comum é a oferta de planos de saúde gratuitos. Os criminosos se passam por um convênio e enviam para os internautas um questionário.
O objetivo é fazer com que os usuários instalem aplicativos falsos em seus aparelhos, possibilitando o roubo de dados.
Boletos falsos - Esta é uma das fraudes mais comuns e mais difíceis de identificar da internet.
A prática envolve a adulteração do número do código de barras dos mais diversos tipos de boletos bancários, desde mensalidades de escolas a débitos com o Detran.
Nesse caso, os criminosos intervêm no meio do processo e enviam os boletos adulterados para a vítima ou criam sites falsos que oferecem o download da fatura.
Fraudes com CNPJ - Não são apenas as pessoas físicas que estão no radar dos criminosos. Empresas também podem ser vítimas ao terem seus CNPJs utilizados sem consentimento.
Em muitos casos, os fraudadores utilizam os dados para realizar pedidos de empréstimos, fazer compras, solicitar a antecipação de recebíveis, entre outras ilegalidades.
Além do risco claro de prejuízo financeiro, esse tipo de fraude pode causar a negativação da empresa e danos para a sua imagem.
Quem estiver procurando massa de modelar, caixa com seis unidades, encontrará valores entre R$ 3,49 e R$ 4,95%, uma diferença de 42%. No caso da tesoura escolar simples, a variação é ainda maior: 192% entre o menor preço (R$ 1,50) e o maior (R$ 4,39%).
Geralmente os itens mais baratos da cesta escolar, lápis e canetas também apresentam variações. A caneta esferográfica de ponta grossa é vendida entre R$ 0,69 e R$ 1,60, uma diferença de 239%. Uma caixa de lápis de cor, com 12 unidades, pode ser encontrada a R$ 4,49, o menor valor, até R$ 7,90, uma variação de 176%.
Na época mais quente do ano alguns cuidados com a saúde devem ser redobrados. Ir à praia, fazer caminhadas ao ar livre ou até mesmo se expor em dias nublados exige atenção. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o tipo de neoplasia com maior incidência no Brasil, com mais de 175 mil novos casos por ano.
A Oftalmologista da Clínica Visão de Porto Alegre, Dra. Marcele Rizzatti, alerta que há regiões do corpo que às vezes são negligenciadas neste cuidado, mas que merecem tanto ou mais atenção: “O câncer de pele na região das pálpebras é muito comum porque é uma área muito exposta, e essa exposição solar que a gente acumula ao longo da vida, é que vai gerar a doença mais para frente”.
Entre os sinais que devem emitir alerta aos pacientes, estão lesões ou feridas na região das pálpebras que não cicatrizam ou persistem. “Se você notou alguma nova lesão na região das pálpebras, que está custando a curar busque um oftalmologista. A precaução é a melhor prevenção. Assim como é importante fazer revisões anuais da pele com seu dermatologista”, orienta a especialista.
A médica afirma, ainda, que pessoas com pele e olhos claros possuem maior risco de desenvolver este tipo de câncer, além daqueles que trabalham expostos ao sol (agricultores, ambulantes, construção civil, pescadores, etc). “A melanina, além de dar cor à nossa pele, também protege contra a radiação ultravioleta. Quanto menos melanina tiver a pele, mais vulnerável ela fica. Porém, é importante salientar que todos os tipos de pele estão sujeitos a desenvolver câncer e que todas as pessoas precisam se proteger e tomar os cuidados necessários”, explica.
Como proteger a região dos olhos de forma adequada?
A oftalmologista esclarece que por não existir um filtro solar específico para as pálpebras, a proteção desta região exige auxílio de outros acessórios. “É importante utilizar o filtro solar em todo o rosto e na parte inferior dos olhos também. Nas pálpebras superiores é mais complicado, porque o produto pode escorrer para os olhos, mas existem opções em bastão, menos líquidas, que podem ser testadas pelo paciente. Também devem ser sempre utilizados óculos de sol adequados, ou quando houver muita exposição, também um chapéu ou boné”.
Quanto aos óculos de sol, Marcele lembra que o acessório deve contar com certificado de qualidade e garantia, para que possa garantir a proteção necessária aos olhos e às pálpebras. “Investir em óculos de qualidade e de marcas confiáveis é fundamental para a saúde dos olhos. É possível verificar se os óculos possuem o bloqueio dos raios UVA e UVB na própria ótica ou também com seu oftalmologista. Nós temos o equipamento necessário para fazer esta revisão. Então, na dúvida, consulte seu médico”, orienta.
Apesar de no verão os raios solares serem mais diretos e o calor ser mais intenso, os cuidados e proteção devem ser realizados o ano todo, inclusive em dias nublados. “O filtro solar deve ser utilizado diariamente, pois os raios solares estão sempre presentes, mesmo que não estejamos sentindo o sol forte na pele. Com a destruição progressiva da camada de ozônio, os raios ultravioleta se tornam cada vez mais agressivos, então não podemos descuidar”, alerta.
Uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e que pode afetar qualquer pessoa, a Hanseníase é caracterizada pela alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Pode afetar a força muscular, principalmente em mãos, braços, pés e pernas.
“A suspeita é geralmente a partir de manchas na pele que podem ser brancas ou vermelhas. Mas o que realmente nos chama a atenção é uma perda de sensibilidade no local da mancha. Em alguns casos ocorre perda de pelos. A pessoa geralmente contrai a doença e pode levar alguns anos até manifestar os sintomas. Então, deixamos o alerta que essa doença existe e tem cura", explica a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RS), Sabrina Sanvido.
O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial em número de casos. Por isso, os médicos reforçam a importância de diagnosticar precocemente e tratar. Hoje, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e qualquer pessoa com sinal ou suspeita deve procurar atendimento.
Em janeiro comemoramos o dia do leitor (dia 7), em homenagem à fundação do jornal cearense “O povo”, pelo jornalista e poeta Demócrito Rocha, em 1928. Data que nos convida a uma reflexão sobre o papel da leitura no nosso desenvolvimento enquanto humanos. A leitura possibilita a compreensão do mundo, impacta no desempenho cognitivo, facilita a comunicação, tem impacto na formação profissional e pessoal, na construção de pensamento crítico e reflexivo, propiciando o desenvolvimento da cidadania e a inserção na sociedade. É ainda, um momento de lazer e prazer, um estímulo à imaginação. Ler é viajar sem sair do lugar. Possibilita conhecer mundos e histórias, e com isso, imaginar e sonhar novos mundos e novas possibilidades de solução de problemas.
É durante a infância que a criança tem os primeiros contatos com o mundo da leitura, através da família e, em seguida, através da escola. A forma como a leitura é introduzida nesses espaços vai interferir no desenvolvimento do prazer associado à leitura, sendo fundamental que seja inserida de forma positiva no dia a dia. Considerando que a criança aprende, primordialmente, através da observação, ao imitar os comportamentos dos adultos e das crianças ao seu redor, torna-se crucial que a criança veja seus cuidadores lendo. Famílias que têm o hábito de leitura, que lêem para si e que lêem para suas crianças têm maiores chances de que elas desenvolvam o hábito de leitura.
Uma importante forma de desenvolver o hábito de leitura em crianças é contar histórias, hábito que também fortalece o vínculo e as relações familiares, uma vez que ajuda a criança a associar emoções positivas à leitura e vivenciar trocas afetivas. No momento em que os adultos lêem para as crianças, elas despertam para se tornarem leitoras, à medida em que crescem. Conforme se desenvolve e passa a ler sozinha, a criança vivencia o prazer associado às histórias, e se beneficia da estimulação à imaginação propiciada pela leitura. A escola ocupa um lugar ímpar, que é de tornar essas atividades lúdicas, que possam facilitar a socialização e o desenvolvimento da leitura.
Nesse processo, o hábito da literatura desenvolvido na criança atua em seu desenvolvimento pessoal e cognitivo, além de ser uma via de humanização. A literatura atua, nesse sentido, como um “equipamento intelectual e afetivo”, nas palavras de Antonio Cândido, uma vez que nos humaniza, nos alimenta de imaginação e poesia, ao nos fazer vivenciar diferentes realidades e situações. Toda a sociedade se beneficia de leitores vorazes. Leia para uma criança!
Fonte: Beatriz Lobo, Professora de Psicologia da Estácio RS
Verão:
de pele
mais incidente no Brasil e região dos olhos está entre as áreas mais comuns
OArraial da Glória nasceu em 24 de janeiro de 1890, por iniciativa da família Silveira Nunes, que doou ao poder público um terreno através do qual foi aberta uma via de ligação entre duas estradas paralelas, hoje conhecidas como Avenida Carlos Barbosa e Avenida Oscar Pereira.
A denominação Glória, segundo a tradição, remete à figura de Dona Maria da Glória, esposa do coronel Manoel Py, o proprietário de um sobrado que servia como ponto de referência na região.
Antes do processo de urbanização, o bairro correspondia a um campo vasto, repleto de árvores de grande porte. Nessa época, o único caminho existente era a Estrada de Belém - que ligava Porto Alegre à povoação de Belém Velho - posteriormente chamada de Estrada da Cascata e, atualmente, de Avenida Professor Oscar Pereira.
A inauguração da linha de bondes Glória em 1896, contribuiu para o crescimento do bairro. Um desenvolvimento mais in-
tenso, todavia, se daria apenas a partir de 1935, quando o serviço regular de abastecimento de água foi implantado.
Entre 1893 e 1894 foi construída uma pequena capela, que foi substituída em 1915 pela Igreja de Nossa Senhora da Glória (foto). No bairro também se localiza o Morro da Glória, mais conhecido como Morro da Polícia, com 287 metros de altitude e, que junto com a Igreja da Glória, se constituem em símbolos do bairro. O Morro da Glória oferece magníficos panoramas de todo entorno, desimpedidos de qualquer obstáculo visual em todas as direções salvo pelos lados leste e nordeste, e ainda em certas partes apresenta características quase rurais, mesmo distando relativamente pouco do Centro da cidade. Bem sobre o seu cume foi erguido o Santuário de Nossa Senhora Madre de Deus. O bairro também é conhecido por lá ter morado o cantor Teixeirinha.
Bairro basicamente residencial, a Glória dispõe de pequeno comércio e serviços, e tem como
característica principal a sua organização comunitária. A falta de serviços básicos como água, esgoto, luz e transporte, foram fundamentais para organização desses movimentos na Grande Glória, culminando com a formação do Conselho da Glória. Nos últimos anos, o movimento comunitário e as associações de moradores da Glória ampliaram sua ação, realizando, atualmente, diferentes trabalhos para os moradores da região e arredores, sobretudo assistência à mulher, crianças e adolescentes.
Pontos de referência
Colégio Marista Assunção • Colégio Nossa Senhora da Glória • Centro Comunitário do Bairro Glória
• Igreja Nossa Senhora da Glória
• Hospital Divina Providência
• Clínica São José • Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
• A casa do cantor Teixeirinha.
Seus bairros vizinhos são: Teresópolis, Medianeira, Santo Antônio, Partenon, Coronel Aparício Borges e Cascata.