FOLHETO LITÚRGICO SEMANAL DO ORDINARIADO MILITAR DO BRASIL Ano XXIII Brasília-DF, 25 Dez 2022 No 1506 BRANCA - ANO A - SÃO MATEUS
SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR Missa do Dia A mensagem do Natal é um otimismo encorajador, porque Deus crê no homem. O Senhor vem até nós, está sempre a vir, para que refaçamos a história humana, em cada dia, transfomando-a em nova e melhor. Tanto nos amou, que nos mandou em nossa carne mortal seu Filho, resgatando-nos para o seu amor. Com alegria, celebrando o nascimento de Jesus, cantemos:
RITOS INICIAIS (de pé)
1 CANTO DE ENTRADA É natal de Jesus- Louvemos o Senhor - Nr 1490
É Natal de Jesus! Festa de alegria, de esperança e luz (2x) 1. Toda terra canta um hino. Bendizendo o Salvador, que em Belém se fez menino, dando exemplo de amor! 2. Uma estrela diferente, toda a terra iluminou, foi Jesus que humanamente, a nós todos se igualou. 3. Nasceu pobre e sem palácio este Rei que trouxe o bem, quis apenas ensinar-nos a mensagem de Belém.
2 SAUDAÇÃO P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T. Amém. P. Irmãs e irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da benção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente. T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
3 ATO PENITENCIAL P. O Senhor disse: “Quem dentre vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra”. Reconheçamo-nos todos pecadores e perdoemo-nos mutuamente do fundo do coração. (pausa) P. Senhor, Filho de Deus, que, nascendo da Virgem Maria, vos fizestes nosso irmão, tende piedade de nós. T. Senhor, tende piedade de nós. P. Cristo, Filho do homem, que conheceis e compreendeis nossa fraqueza, tende piedade de nós. T. Cristo, tende piedade de nós. P. Senhor, Filho primogênito do Pai, que fazeis de nós uma só família, tende piedade de nós. T. Senhor, tende piedade de nós. P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. T. Amém.
4 GLÓRIA Vinde, cristãos - Vamos Cantar - Nr 498
1. Vinde, cristãos, vinde à porfia, hinos cantemos de louvor, hinos de paz e de alegria, hinos dos anjos do Senhor: Glória a Deus nas alturas! 2. Foi nesta noite venturosa do nascimento do Senhor, que anjos de voz harmoniosa deram a Deus o seu louvor: 3. Vinde juntar-vos aos pastores, vinde com eles a Belém! Vinde correndo pressurosos! O Salvador enfim nos vem!
5 ORAÇÃO DO DIA P. OREMOS. (pausa) Ó Deus, que admiravelmente criastes o ser humano e mais admiravelmente restabelecestes a sua dignidade, dai-nos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
(sentados)
Seremos mensageiros da paz, quando o Príncipe da paz nascer e fixar morada em nosso coração. O Deus-Menino não nascerá em nosso interior se nós não nos libertarmos das trevas dos pecados, vícios e más inclinações.
6 PRIMEIRA LEITURA Is 52,7-10
L. Leitura do Livro do Profeta Isaías 7 Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação, e diz a Sião: “Reina teu Deus!” 8Ouve-se a voz de teus vigias, eles levantam a voz, estão exultantes de alegria, sabem que verão com os próprios olhos o Senhor voltar a Sião. 9Alegrai-vos e exultai ao mesmo tempo, ó ruínas de Jerusalém, o Senhor consolou seu povo e resgatou Jerusalém. 10O Senhor desnudou seu santo braço aos olhos de todas as nações; todos os confins da terra hão de ver a salvação que vem do nosso Deus. Palavra do Senhor. T. Graças a Deus!
7 SALMO RESPONSORIAL Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R/.3cd)
T. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. 1. 1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo* alcançaram-lhe a vitória. 2. 2O Senhor fez conhecer a salvação,* e às nações, sua justiça; 3arecordou o seu amor sempre fiel* 3bpela casa de Israel. 1