FOLHETO LITÚRGICO SEMANAL DO ORDINARIADO MILITAR DO BRASIL Ano XXIII Brasília - DF, 02 novembro 2022 No 1495 VERDE - ANO C - SÃO LUCAS
3 ATO PENITENCIAL
COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS A Igreja oferece o sacrifício eucarístico e intercede por todos os seus filhos que adormeceram em Cristo, aos quais procura ajudar diante de Deus com poderosos sufrágios, para que sejam associados aos cidadãos do céu. Desse modo, pela comunhão de todos os membros de Cristo, ao mesmo tempo em que implora misericórdia para os defuntos, oferece aos vivos consolação e esperança.
RITOS INICIAIS (de pé)
1 CANTO DE ENTRADA
6 PRIMEIRA LEITURA
P. No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (pausa) P. Tende compaixão de nós, Senhor.
P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
L. Leitura do Livro de Jó - Jó tomou a palavra e disse: 23“Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 27aEu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros”. Palavra do Senhor.
T. Amém.
T. Graças a Deus!
4 KYRIE ELEISON
7 SALMO RESPONSORIAL
T. Porque somos pecadores. P. Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia. T. E dai-nos a vossa salvação.
P. Senhor, tende piedade de nós. T. Senhor, tende piedade de nós.
1. A vida pra quem acredita, não é passageira ilusão e a morte se torna bendita, porque é nossa libertação.
P. Cristo, tende piedade de nós.
Nós cremos na vida eterna e na feliz ressurreição. Quando de volta à casa paterna, com o pai os filhos se encontrarão. 2. No céu não haverá tristeza, doença, nem sombra de dor. E o prêmio da fé é a certeza de viver feliz com o Senhor. 3. O Cristo será, neste dia, a luz que há de em todos brilhar. A Ele imortal melodia os eleitos hão de entoar.
T. Senhor, tende piedade de nós.
2 SAUDAÇÃO P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T. Amém. P. A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco. T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Jó 19,1.23-27a
T. Cristo, tende piedade de nós. P. Senhor, tende piedade de nós.
5 ORAÇÃO DO DIA P. OREMOS. (pausa) Ó Deus, escutai com bondade as nossas preces e aumentai a nossa fé no Cristo ressuscitado, para que seja mais viva a nossa esperança na ressurreição dos vossos filhos e filhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA (sentados)
No julgamento final, quando a misericórdia de Deus dará lugar à sua justiça, seremos avaliados pelo modo de como tratamos Jesus na pessoa do nosso próximo.
1
Sl 22(23),1-3.4.5.6 (R/.1)
T. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma. 1. 1O Senhor é o pastor que me conduz;* não me falta coisa alguma. 2Pelos prados e campinas verdejantes* ele me leva a descansar. 2. Para as águas repousantes me encaminha,* 3ae restaura as minhas forças. bEle me guia no caminho mais seguro,* pela honra do seu nome. 3. 4Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,* nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado,* eles me dão a segurança! 4. 5Preparais à minha frente uma mesa,* bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça,* e o meu cálice transborda. 5. 6Felicidade e todo bem hão de seguir-me,* por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei* pelos tempos infinitos.
8 SEGUNDA LEITURA Rm 8,14-23
L. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos - Irmãos: 14Todos aqueles 1