Page 1

língua portuguesa cadernos

2 ANO º

3º BIMESTRE


CADERNO DO ALUNO

LÍNGUA PORTUGUESA 2 ANO º

3º BIMESTRE ESTE MATERIAL FOI ELABORADO COM A PARTICIPAÇÃO DOS EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVADOR


SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO - SMED Antonio Carlos Peixoto de Magalhães Neto Prefeito Joelice Braga Secretária Teresa Cozetti Pontual Subsecretária Marília Castilho Diretora de Orçamento, Planejamento e Finanças Joelice Braga Diretora Pedagógica Gilmária Ribeiro da Cunha Gerente de Currículo Luciene Costa dos Santos Gerente de Gestão Escolar Neurilene Martins Ribeiro Coordenadora de Formação Pedagógica Alana Márcia de Oliveira Santos Supervisora do Ensino Fundamental I Ionara Pereira de Novais Souza Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I Parceria Técnica

INSTITUTO CHAPADA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA Cybele Amado de Oliveira Presidente Claudia Vieira dos Santos Secretária Executiva e Vice-Presidente Cybele Amado de Oliveira, Diretoras Eliana Muricy e Fernanda Novaes Elisabete Monteiro Coordenadora Pedagógica do Projeto Marlene Alencar Bodnachuk Apoio Pedagógico EQUIPE DE LÍNGUA PORTUGUESA Débora Rana e Renata Frauendorf Coordenadoras Andréa Luize, Carla Tocchet, Sistematizadoras Dayse Gonçalves, Érica Faria e Marly Barbosa Telma Weisz Parecerista EQUIPE DE MATEMÁTICA Priscila Monteiro e Ivonildes Milan Coordenadoras Ana Clara Bin, Ana Flávia Alonço Sistematizadoras Castanho, Ana Ruth Starepravo, Andréa Tambelli e Camilla Ritzmann Patricia Sadovsky Parecerista

EQUIPE DE EDIÇÃO Paola Gentile

Coordenadora

Denise Pellegrini

Redatora-Chefe

Beatriz Vichessi, Ferdinando Casagrande, Gabriel Pillar Grossi, Ricardo Falzetta e Ricardo Prado Sidney Cerchiaro (Coordenador), Eduardo Teixeira Gonzaga, Manrico Patta Neto, Rosi Ribeiro Melo e Sueli Mazze EQUIPE DE DIAGRAMAÇÃO Marcelo Beltrame Camila Cogo Ana Cristina Tohmé, Ed Santana, Marcelo Barros, Naya Nakamura, Olivia Ferraz e Victor Casé Ale Kalko Davi Caramelo

Editores

Revisores

Tramedesign Produtor Executivo Diretora de Arte e projeto gráfico Designers

Capa e ilustrações Ilustrações de abertura

Agradecemos a todas as instituições e pessoas que contribuíram para a elaboração deste caderno com conteúdos, imagens, produções culturais e, em especial, aos educadores da rede municipal de Salvador, que participaram de todo o processo. 2016 Todos os direitos desta edição reservados à SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE SALVADOR Avenida Anita Garibaldi, 2981 – Rio Vermelho 40170-130 Salvador BA Telefone (71) 3202-3160 www.educacao.salvador.ba.gov.br Os textos extraídos de sites, blogs e livros foram adaptados conforme as regras gramaticais e as novas regras de ortografia.


ÍNDICE jogos africanos contos de ontem, contos de hoje análise e reflexão sobre a língua

6 20 37

dominó das praias

48

sondagem

55

anexo tabuleiro do jogo shisima

57


DAVI CARAMELO 6 LรNGUA PORTUGUESA - 2ยบ ANO

jogos africanos


JOGOS AFRICANOS

jogos africanos 1A

VOCÊS DEVEM GOSTAR DE JOGOS, NÃO É MESMO? QUAIS SÃO OS

PREFERIDOS DA TURMA? SABE ONDE ELES SURGIRAM? NESTE BIMESTRE VAMOS CONHECER JOGOS DE ORIGEM AFRICANA E BRINCAR COM ELES. VOCÊS APRENDERÃO TUDO SOBRE ELES PARA APRESENTÁ-LOS A UM GRUPO DE CONVIDADOS QUE VOCÊS VÃO ESCOLHER. A ÁFRICA É UM CONTINENTE GRANDE, COM UMA RIQUEZA CULTURAL ENORME. QUE TAL CONHECER OS JOGOS COM QUE AS CRIANÇAS DE LÁ BRINCAM?

senegal, gâmbia e guiné

egito

AQUI TERIA SURGIDO A MANCALA

quênia

DE ONDE VEM O YOTÉ

NO OUTRO LADO DO CONTINENTE, AS CRIANÇAS SE DIVERTEM COM A SHISIMA

gana

A TERRA DO MBUBE MBUBE

nigéria

PAÍS DO JOGO DARA

2A

VAMOS CONHECER AGORA UM JOGO DE ORIGEM AFRICANA

QUE EXISTE HÁ MAIS DE 4 MIL ANOS. ELE SE CHAMA MANCALA, É CONHECIDO NO MUNDO TODO E DIZEM QUE FOI UM DOS PRIMEIROS

JACQUES VAN DINTEREN/ISTOCKPHOTOS

MATABUM/ISTOCKPHOTOS

JOGOS INVENTADOS! VEJA ALGUMAS FOTOS DELE:

3º BIMESTRE

7


AGORA VOCÊ VAI APRENDER MAIS A RESPEITO DESSE JOGO. ACOMPANHE A LEITURA.

VOCÊ SABIA QUE... ...A MANCALA É UM JOGO DE TABULEIRO, TAMBÉM CONHECIDO COMO JOGO DA SEMEADURA E JOGO DE CONTAGEM E CAPTURA? SUA ORIGEM SE DEU, POSSIVELMENTE, NO EGITO E ELE FOI CONCEBIDO QUANDO A HUMANIDADE VIVIA NUMA SOCIEDADE AGRÍCOLA. ISSO EXPLICARIA O FATO DE USAR SEMENTES COMO PEÇAS E DE O TABULEIRO SER COMPOSTO DE BURACOS NA TERRA. ...HÁ MUITOS JEITOS DE JOGAR MANCALA, E O TABULEIRO MUDA DE ACORDO COM AS REGRAS? O MAIS CONHECIDO APRESENTA DUAS FILEIRAS COM SEIS BURACOS PEQUENOS EM CADA UMA DELAS E DOIS MAIORES, UM EM CADA PONTA. ...A MANCALA É CONHECIDA NO MUNDO TODO COM NOMES DIFERENTES? ALGUNS DELES SÃO: WARI, AWARE, ADI, BAULÉ E AYO. ...O JOGO CHEGOU AO BRASIL NA ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO? FOI TRAZIDO PELOS AFRICANOS E ERA CONHECIDO COMO ADI.

GOSTOU DAS CURIOSIDADES? QUE TAL CONSTRUIR UM TABULEIRO DE MANCALA? NA PRÓXIMA ATIVIDADE VOCÊS DESCOBRIRÃO TUDO O QUE PRECISAM PARA ISSO.

2B

VAMOS CONSTRUIR UM TABULEIRO PARA JOGAR MANCALA?

ESCREVA COM UM COLEGA OS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A TAREFA.

8

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


JOGOS AFRICANOS

2C

VOCÊ JÁ OUVIU MUITAS INFORMAÇÕES SOBRE O JOGO E JÁ FEZ

O TABULEIRO. AGORA É HORA DE CONHECER AS REGRAS. MANCALA MATERIAL • TABULEIRO. • 48 SEMENTES. PARTICIPANTES DOIS. OBJETIVO CAPTURAR O MAIOR NÚMERO DE SEMENTES. O JOGO TERMINA QUANDO AS SEIS CASAS DE UM DOS JOGADORES FICAM VAZIAS. COMO JOGAR 1. ESCOLHA UMA FILEIRA DE SEIS CASAS E UMA MANCALA (AS DUAS CAVIDADES MAIORES, NAS PONTAS DO TABULEIRO). 2. INICIE O JOGO DISTRIBUINDO QUATRO SEMENTES EM CADA CASA, MENOS NAS MANCALAS. 3. ESCOLHA UMA CASA, PEGUE AS SEMENTES E DISTRIBUA UMA POR UMA NAS CASAS SEGUINTES NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO. DEPOSITE UMA SEMENTE SE PASSAR EM SUA MANCALA, MAS PULE A MANCALA DO SEU ADVERSÁRIO, CASO PASSE POR ELA. 4. JOGUE DE NOVO SE SUA ÚLTIMA SEMENTE CAIR EM SUA MANCALA. 5. SE A ÚLTIMA SEMENTE CAIR EM UM DE SEUS BURACOS E ELE ESTIVER VAZIO, CAPTURE AS SEMENTES QUE ESTÃO NA CASA CORRESPONDENTE DO ADVERSÁRIO, MAIS A SUA, E COLOQUE-AS EM SUA MANCALA. 6. COLOQUE TODAS AS SUAS SEMENTES EM SUA MANCALA SE AS SEIS CASAS DE SEU ADVERSÁRIO ESTIVEREM VAZIAS. 7. VENCE QUEM TIVER MAIS SEMENTES NA MANCALA.

3º BIMESTRE

9


2D

VAMOS BRINCAR DE MBUBE MBUBE? ESSA É UMA BRINCADEIRA

TAMBÉM DE ORIGEM AFRICANA, DE GANA. IMBUBE É UMA DAS PALAVRAS DA LÍNGUA ZULU PARA “LEÃO” E MBUBE SIGNIFICA “CHAMAR LEÃO”. MBUBE MBUBE MATERIAL • DUAS VENDAS PARA OS OLHOS. PARTICIPANTES TODAS AS CRIANÇAS DA CLASSE. COMO BRINCAR 1. FORME UM CÍRCULO E ESCOLHA DOIS JOGADORES, UM PARA SER O LEÃO E OUTRO PARA SER O IMPALA. 2. COLOQUE A VENDA NOS OLHOS DOS DOIS JOGADORES ESCOLHIDOS E GIRE-OS DUAS VEZES. ELES DEVEM SE MOVER DENTRO DO CÍRCULO PARA O LEÃO CAPTURAR O IMPALA. 3. CANTE MBUBE MBUBE FORTE E RÁPIDO QUANDO O LEÃO SE APROXIMAR DO IMPALA E MAIS FRACO E LENTO QUANDO ELE SE AFASTAR. 4. O JOGO TERMINA QUANDO O LEÃO CONSEGUIR CAPTURAR O IMPALA. DEPOIS COMEÇA UMA NOVA PARTIDA COM OUTROS JOGADORES.

2E

VOCÊS NOTARAM QUE PARA JOGAR TIVEMOS DE LER AS REGRAS?

SERÁ QUE TODAS FORAM ESCRITAS DA MESMA FORMA? VAMOS VER?

10

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


JOGOS AFRICANOS

2F

JÁ QUE ESCREVEREMOS A REGRA DE UM JOGO, VAMOS RELER

AS REGRAS DA MANCALA PARA ANALISAR COMO SÃO ESCRITAS? PARA AJUDAR, ALGUMAS PALAVRAS ESTÃO GRIFADAS. DISCUTA COM OS COLEGAS O QUE ELAS INDICAM. COMO JOGAR 1. ESCOLHA UMA FILEIRA DE SEIS CASAS E UMA MANCALA (AS DUAS CAVIDADES MAIORES, NAS PONTAS DO TABULEIRO). 2. INICIE O JOGO DISTRIBUINDO QUATRO SEMENTES EM CADA CASA, MENOS NAS MANCALAS. 3. ESCOLHA UMA CASA, PEGUE AS SEMENTES E DISTRIBUA UMA POR UMA NAS CASAS SEGUINTES NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO. DEPOSITE UMA SEMENTE SE PASSAR EM SUA MANCALA, MAS PULE A MANCALA DO SEU ADVERSÁRIO, CASO PASSE POR ELA. 4. JOGUE DE NOVO SE SUA ÚLTIMA SEMENTE CAIR EM SUA MANCALA. 5. SE A ÚLTIMA SEMENTE CAIR EM UM DE SEUS BURACOS E ELE ESTIVER VAZIO, CAPTURE TODAS AS SEMENTES QUE ESTÃO NA CASA CORRESPONDENTE DO ADVERSÁRIO, MAIS A SUA, E COLOQUE-AS EM SUA MANCALA. 6. COLOQUE TODAS AS SUAS SEMENTES EM SUA MANCALA SE AS SEIS CASAS DE SEU ADVERSÁRIO ESTIVEREM VAZIAS. 7. VENCE QUEM TIVER MAIS SEMENTES NA MANCALA. REGISTRE NAS LINHAS ABAIXO O QUE DESCOBRIRAM.

3º BIMESTRE

11


2G

VOCÊS JÁ CONHECERAM ALGUNS JOGOS E BRINCADEIRAS

AFRICANOS, CERTO? VAMOS REGISTRAR QUAIS CONHECEMOS PARA, NO DIA DO EVENTO FINAL, EXPORMOS AOS NOSSOS CONVIDADOS?

ALEXANDRE VILAS BOAS DA SILVA EM JUIZ OSCAR MESQUITA

12

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


JOGOS AFRICANOS

2H

VOCรŠ VAI OUVIR A LEITURA DAS REGRAS DE UM JOGO CHAMADO

ALQUERQUE, QUE TEVE ORIGEM NO EGITO. APRENDA A JOGAR E DEPOIS ESCREVA O QUE A PROFESSORA, OU O PROFESSOR, PEDIR.

3ยบ BIMESTRE

13


2I

VOCÊ CONHECEU VÁRIOS JOGOS E BRINCADEIRAS AFRICANOS!

PARA RELEMBRAR OS QUE SERÃO APRESENTADOS NO EVENTO FINAL, CIRCULE OS JOGOS E BRINCADEIRAS COM QUE A TURMA JÁ BRINCOU.

TERRA-MAR

MANCALA

PEGUE O BASTÃO

MAMBA

LABIRINTO

MBUBE MBUBE

SALTANDO O FEIJÃO

POMBO

DARA

YOTÉ

ALQUERQUE

14

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


JOGOS AFRICANOS

3A

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM YOTÉ? YOTÉ YOTÉ É UM JOGO ENCONTRADO EM VÁRIOS PAÍSES

DA ÁFRICA OCIDENTAL, TAIS COMO SENEGAL, GUINÉ E GÂMBIA. É BASTANTE POPULAR PORQUE ENVOLVE E MOTIVA OS JOGADORES A DESCOBRIR NOVAS ESTRATÉGIAS PARA CONSEGUIR A VITÓRIA E TAMBÉM PORQUE É MUITO SIMPLES DE SER CONFECCIONADO. UTILIZA MATERIAIS FÁCEIS DE SER ENCONTRADOS, COMO UM TABULEIRO COM 30 BURACOS, QUE PODEM SER CAVADOS NO CHÃO, E SEMENTES OU QUALQUER OUTRO MATERIAL DISPONÍVEL PARA OCUPAR AS CASAS.

AGORA QUE SABE UM POUCO SOBRE O JOGO, QUE TAL APRENDER A JOGAR? ACOMPANHE A LEITURA DAS REGRAS E PARTICIPE DE UMA PARTIDA COLETIVA. DEPOIS VOCÊ JOGARÁ EM PEQUENOS GRUPOS.

3B

CHEGOU A HORA DE ESCREVER AS REGRAS DO JOGO. PARA SE

PREPARAR, VOCÊ E OS COLEGAS TERÃO DUAS TAREFAS INICIAIS: DECIDIR QUAIS INFORMAÇÕES E REGRAS VÃO ESCREVER PARA QUE TODOS POSSAM LER E ENTENDER COMO SE JOGA. SABEMOS QUE VÁRIOS ITENS PODEM SER CONSIDERADOS NO MOMENTO DE ESCREVER UMA REGRA. OS MATERIAIS E COMO JOGAR, POR EXEMPLO, NÃO PODEM FALTAR QUANDO QUEREMOS APRENDER UM JOGO. DECIDA COM OS COLEGAS QUAIS SERÃO CONSIDERADOS NO TEXTO QUE IRÃO ESCREVER E DISCUTA QUAIS INFORMAÇÕES NÃO PODEM SER ESQUECIDAS AO REGISTRAR AS REGRAS DO JOGO YOTÉ. 3º BIMESTRE

15


3C

VOCÊ E SEUS COLEGAS DITARÃO AS REGRAS DO JOGO YOTÉ, POIS

PRECISARÃO DELAS PARA O EVENTO FINAL COM OS JOGOS. NÃO SE ESQUEÇA DE NENHUM PASSO IMPORTANTE.

3D

DEPOIS DE ESCRITAS AS REGRAS DO JOGO YOTÉ, CHEGOU O

MOMENTO DE REVISÁ-LAS. SUA PROFESSORA, OU SEU PROFESSOR, IRÁ ESCOLHER UMA DUPLA QUE JOGARÁ DE ACORDO COM O TEXTO, PARA QUE VOCÊS CONFIRAM SE NÃO SE ESQUECERAM DE NENHUM COMANDO IMPORTANTE E SE A ORDEM EM QUE OS PASSOS FORAM COLOCADOS ESTÁ ADEQUADA.

3E

VAMOS JOGAR SHISIMA? SHISIMA NO QUÊNIA, UM PAÍS DA ÁFRICA ORIENTAL, EXISTE UM JOGO

CHAMADO SHISIMA, QUE FAZ MUITO SUCESSO ENTRE AS CRIANÇAS. ELAS DESENHAM O TABULEIRO NA AREIA E JOGAM USANDO TAMPINHAS DE GARRAFA COMO PEÇAS, QUE CHAMAM DE IMBALABAVALI. NA LÍNGUA TIRIKI, ESSA PALAVRA QUER DIZER “PULGA D’ÁGUA”. ESSE INSETO SE MOVIMENTA TÃO RAPIDAMENTE NA ÁGUA QUE AS CRIANÇAS LHE EMPRESTARAM O NOME PARA SIMBOLIZAR A VELOCIDADE COM QUE PRECISAM JOGAR PARA ATINGIR O OBJETIVO, QUE É ALINHAR AS TRÊS PEÇAS NO TABULEIRO. DO NOME DAS PEÇAS VEM TAMBÉM O DO JOGO. SHISIMA, EM TIRIKI, SIGNIFICA “EXTENSÃO DE ÁGUA”.

ACOMPANHE A LEITURA DAS REGRAS. EM SEGUIDA, VOCÊ JOGARÁ EM DUPLAS. O TABULEIRO ESTÁ NO ANEXO DO CADERNO, NA PÁGINA 57.

16

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


JOGOS AFRICANOS

3F

VAMOS ESCREVER AS REGRAS DE SHISIMA PARA APRESENTAR AOS

CONVIDADOS DO NOSSO EVENTO FINAL, UM DIA DE JOGOS. EM DUPLA, ESCREVA AS REGRAS SEM ESQUECER NENHUMA IMPORTANTE. SHISIMA

MATERIAL

COMO JOGAR

3ยบ BIMESTRE

17


3G

DEPOIS DE ESCRITO, O TEXTO PRECISA SER REVISADO. ESSA

REVISÃO SERÁ FEITA ENTRE DUPLAS, OU SEJA, VOCÊ E SEU COLEGA IRÃO LER E REVISAR O TEXTO DE OUTRA DUPLA. SUA PRINCIPAL TAREFA SERÁ VERIFICAR SE TODAS AS REGRAS FORAM GARANTIDAS E SE DÁ PARA ENTENDER O JOGO. INDIQUE O QUE PRECISA SER MUDADO E DEIXE QUE A DUPLA AUTORA FAÇA A CORREÇÃO.

4A

CHEGOU O MOMENTO DE PREPARAR O GRANDE DIA! PARA ISSO,

ALGUMAS DECISÕES PRECISAM SER TOMADAS: • QUAIS JOGOS E BRINCADEIRAS SERÃO APRESENTADOS? • ONDE FICARÃO AS REGRAS? • COMO OS CONVIDADOS SERÃO AVISADOS E RECEPCIONADOS? • COMO VOCÊS FARÃO PARA AJUDAR OS CONVIDADOS A JOGAR?

DAVI SILVA SENA EM CASA DA AMIZADE

18

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


JOGOS AFRICANOS

4B

TERMINADO MAIS UM TRABALHO, É O MOMENTO DE SABER

O QUE APRENDEMOS COM ELE. • QUAIS JOGOS AFRICANOS VOCÊ MAIS GOSTOU DE CONHECER?

• DO QUE MENOS GOSTOU NO TRABALHO?

• O QUE VOCÊ APRENDEU?

• O QUE VOCÊ FARÁ QUANDO NÃO SOUBER A REGRA DE UM JOGO?

3º BIMESTRE

19


contos de ontem, contos de hoje

DAVI CARAMELO

20

LรNGUA PORTUGUESA - 2ยบ ANO


CONTOS DE ONTEM, CONTOS DE HOJE

1A

VOCÊS JÁ DEVEM CONHECER MUITOS CONTOS DE FADAS, NÃO

É MESMO? COMPARTILHE COM OS COLEGAS QUAIS CONHECE E DIGA TAMBÉM COMO FOI QUE CONHECEU: ALGUÉM LEU PARA VOCÊ? FOI VENDO UM FILME? OU LEU SOZINHO? VOCÊS CONHECEM OS TRÊS PORQUINHOS, BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO E CHAPEUZINHO VERMELHO? ESSAS HISTÓRIAS SÃO CONTADAS HÁ MUITO TEMPO E FAZEM PARTE DA NOSSA CULTURA. HOJE EM DIA ENCONTRAMOS MUITOS AUTORES QUE BRINCAM COM ELAS, DANDO-LHES VERSÕES MAIS ATUAIS. SÃO ESSAS HISTÓRIAS QUE VAMOS CONHECER NESTA SEQUÊNCIA. VOCÊ JÁ OUVIU A VERSÃO DO LOBO SE DEFENDENDO DAS ACUSAÇÕES FEITAS A ELE NA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS? E DA CHAPEUZINHO QUE TEM UM CAPUZ AZUL? VOCÊ CONHECE ALGUMA ASSIM? AO FINAL DO TRABALHO, DEPOIS DE APRENDER SOBRE ELAS, VOCÊS VÃO ORGANIZAR UM DIA PARA LÊ-LAS PARA OUTRAS CRIANÇAS DA ESCOLA.

3º BIMESTRE

21


2A

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO ESCRITOR FLÁVIO DE SOUZA? ELE

TAMBÉM É ATOR, DESENHISTA E ROTEIRISTA. ENTRE OS VÁRIOS LIVROS QUE ELE ESCREVEU HÁ UMA COLEÇÃO CHAMADA QUE HISTÓRIA É ESSA?. OS QUATRO VOLUMES DESSA COLEÇÃO BRINCAM COM OS CONTOS CLÁSSICOS TRAZENDO COMO PROTAGONISTAS OS PERSONAGENS DOS QUAIS NUNCA LEMBRAMOS, OU QUE MUITAS VEZES NEM NOTAMOS NAS HISTÓRIAS MAIS CONHECIDAS. OUÇA A LEITURA DO TEXTO DA QUARTA CAPA DO VOLUME 1 DO LIVRO DELE E RESPONDA AO QUE O AUTOR PERGUNTA NO FINAL: QUEM NÃO CONHECE A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO? QUALQUER CRIANCINHA DE COLO CONHECE! MAS QUEM É QUE SABE QUE HISTÓRIA É ESSA DE UM DRAGÃO QUE MORAVA NA LUA ATÉ QUE UMA FEITICEIRA O CONVIDOU PARA UMA MISSÃO NA TERRA... VOCÊ CONHECE? E SE VOCÊ SOUBESSE QUE ESSE DRAGÃO, ALÉM DE OUTROS PERSONAGENS, FAZ PARTE DE HISTÓRIAS MUITO CONHECIDAS, SÓ QUE ESTÃO CONTADAS NESTE LIVRO DE UMA MANEIRA COMPLETAMENTE DIFERENTE, DE UM JEITO QUE VOCÊ NUNCA VIU? VOCÊ FICARIA COM MUITA VONTADE DE LER ESTE LIVRO? EXTRAÍDO DE SOUZA, FLÁVIO DE. QUE HISTÓRIA É ESSA? VOL. 1. ILUSTRAÇÕES PEPE CASALS. SÃO PAULO: CIA. DAS LETRINHAS, 2000. 4a CAPA

ENTÃO VAMOS CONHECER UMA HISTÓRIA? ANTES DE LER: • OUÇA A LEITURA DO TÍTULO: O QUE VOCÊ ACHA? DÁ PARA ENTENDER ALGUMA COISA? • VOCÊ SABE O QUE É UMA BORDADEIRA? LEMBRA DE ALGUMA EM UM CONTO DE FADAS? • EM QUAL HISTÓRIA A BORDADEIRA PODERIA SE ENCAIXAR? MARIA FERNANDA DOS SANTOS LIMA EM MANUEL LISBOA

22

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


CONTOS DE ONTEM, CONTOS DE HOJE

RIDE CAALE BAMODA, OU A BORDADEIRA ERA UMA VEZ UMA BORDADEIRA CHAMADA FILOMENA QUE VIVIA COM DORES EM SEUS DEZ DEDOS DAS MÃOS E EM SEUS DOIS OLHOS. PORQUE DESDE A HORA EM QUE ACORDAVA ATÉ A HORA EM QUE SE DEITAVA PARA DORMIR, ELA BORDAVA, BORDAVA, BORDAVA, BORDAVA, BORDAVA, BORDAVA, BORDAVA E BORDAVA. SÓ NÃO BORDAVA ENQUANTO COMIA, QUANDO IA À IGREJA E ENQUANTO FAZIA AQUELAS COISAS QUE TODO MUNDO FAZ NO BANHEIRO. ISSO ACONTECIA PORQUE ELA BORDAVA MUITO BEM. BORDAVA TÃO BEM, QUE TODAS AS PRINCESAS DAQUELA PARTE DO MUNDO QUERIAM TER VESTIDOS E BLUSAS E CASAQUINHOS E LENÇOS E SAIAS E XALES E ATÉ SAPATOS COM BORDADOS FEITOS PELA FILOMENA. ELA VIVIA TÃO CANSADA QUE JÁ TINHA ESQUECIDO DA ÚLTIMA VEZ QUE TINHA SORRIDO. DE QUANDO TINHA DADO UMA RISADA, ENTÃO, NEM SE FALA. GARGALHADA? A ÚLTIMA QUE SAIU DE DENTRO DELA FOI QUANDO ELA AINDA ERA MENININHA. QUANDO SE APROXIMOU A DATA DO ANIVERSÁRIO DA PRINCESA DO REINO ONDE ELA MORAVA, A BORDADEIRA FOI MAIS REQUISITADA QUE NUNCA, E SUAS MÃOS DOERAM COMO NUNCA, E SEUS DEDOS FICARAM MAIS PICADOS QUE NUNCA, E O MAU HUMOR DA FILOMENA, PIOR QUE VOCÊ SABE QUANDO. ELA FICOU COM TANTA RAIVA DE TUDO E DE TODOS, QUE SE TRANCOU EM SEU QUARTO DE BORDAR, RODEADA DE PANOS, LINHAS E AGULHAS, E COMEÇOU A BORDAR E CONTAR PARA SI MESMA A HISTÓRIA DA PRINCESA QUE ENGASGOU COM UMA SEMENTE DE ROMÃ E NASCEU UM PÉ DE ROMÃ DENTRO DELA E ELA SE TRANSFORMOU NUMA RAIZ E VIVEU MUITOS E MUITOS ANOS ENFIADA DENTRO DA TERRA, HA, HA, HA! É CLARO QUE ESSA HISTÓRIA NÃO EXISTIA. A FILOMENA INVENTOU PARA SE VINGAR DE TODAS AS PRINCESAS, E ENTÃO... ...DE REPENTE SE SENTIU TÃO DESCANSADA! PARECIA UM MILAGRE! ESTAVA COM O CORPO LEVE. OS DEDOS LISINHOS. AS MÃOS MACIAS. OS OLHOS RELAXADOS. A BORDADEIRA SOLTOU UM LONGO E BARULHENTO BOCEJO ENQUANTO SE ESPREGUIÇAVA, E SENTIU VONTADE DE SORRIR, E SORRIU, RIU, GARGALHOU. ELA ACHOU GRAÇA

3º BIMESTRE

23


DE UMA COISA QUE PASSOU PELA CABEÇA DELA. ESTAVA COM A SENSAÇÃO ABSURDA DE QUE TINHA DORMIDO DURANTE CEM ANOS! E, COM MUITA VONTADE E ALEGRIA, VOLTOU A BORDAR. DE REPENTE UM RAPAZ MUITO BEM VESTIDO E ELEGANTE E ATLÉTICO E ATÉ UM TANTO FORMOSO ENTROU PELA JANELA. ASSIM QUE SE OLHARAM, FILOMENA E ESSE RAPAZ, QUE ERA UM PRÍNCIPE DESENCANTADO, SE APAIXONARAM UM PELO OUTRO. ESSE ERA UM PRÍNCIPE DESENCANTADO PORQUE TINHA VINDO DE MUITO LONGE PARA ACORDAR A PRINCESA ADORMECIDA COM UM BEIJO, MAS CHEGOU ALGUMAS HORAS TARDE DEMAIS. UM OUTRO PRÍNCIPE TINHA CHEGADO ANTES E FEITO A FAÇANHA. MAS O PRÍNCIPE DESENCANTADO FICOU ENCANTANDO COM A FILOMENA, E, AJOELHANDO-SE NA FRENTE DELA, PEDIU SUA MÃO EM CASAMENTO. A BORDADEIRA, QUE DEPOIS DE MUITOS ANOS ESTAVA DE MUITO BOM HUMOR, RESPONDEU QUE SÓ A MÃO ELA NÃO DAVA NÃO: SE O PRÍNCIPE QUISESSE, TERIA QUE CASAR COM ELA INTEIRA. NO DIA SEGUINTE OS DOIS AINDA ESTAVAM RINDO DA RESPOSTA DA BORDADEIRA. ELES RIRAM ENQUANTO ELA FAZIA SUAS MALAS, RIRAM NO CAMINHO PARA A IGREJA, RIRAM NO ALTAR, DURANTE A CERIMÔNIA, E RIRAM DURANTE TODO O TRAJETO PARA O REINO ONDE O PRÍNCIPE MORAVA. FOI LÁ QUE A FILOMENA FICOU DEPOIS CONHECIDA COMO A PRINCESA PRENDADA, E ONDE ELA E SEU MARIDO RIRAM E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE. FIM. QUE HISTÓRIA É ESSA? EXTRAÍDO DE SOUZA, FLÁVIO DE. QUE HISTÓRIA É ESSA? VOL. 2. ILUSTRAÇÕES DANIEL KONDO. SÃO PAULO: CIA. DAS LETRINHAS, 2000. PP. 22 E 23

PARA CONVERSAR DEPOIS DA LEITURA. • VOCÊ DESCOBRIU EM QUE CONTO TRADICIONAL ESSA HISTÓRIA É INSPIRADA? • LOCALIZE NO TEXTO ALGUMA DICA PARA DESCOBRIR O NOME DO CONTO DE FADAS ORIGINAL. A PROFESSORA, OU O PROFESSOR, VAI COLOCAR NO QUADRO O TÍTULO DA HISTÓRIA. OLHE PARA AS LETRAS, ORGANIZE-AS E TENTE FORMAR O TÍTULO. CONSEGUIU? QUAL FORMOU?

24

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


CONTOS DE ONTEM, CONTOS DE HOJE

2B

A HISTÓRIA QUE SERÁ LIDA AGORA VOCÊ JÁ CONHECE COM

CERTEZA! TRATA DE UMA MENINA QUE GANHA DE SUA AVÓ UM CAPUZ VERMELHO E, DESDE ENTÃO, NÃO O TIRA MAIS. DESCOBRIU? FOI FÁCIL, NÃO É MESMO? ANTES DE OUVIR A LEITURA, CONVERSE COM OS COLEGAS: • COMO É A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO QUE VOCÊS CONHECEM? • O QUE ACONTECE NESSA HISTÓRIA? DEPOIS DE OUVIR A HISTÓRIA: • VOCÊS ACRESCENTARIAM ALGUMA CARACTERÍSTICA À CHAPEUZINHO APÓS ESSA LEITURA? QUAL? • VOCÊS ACHAM QUE CHAPEUZINHO VERMELHO É INGÊNUA, OU SEJA, FÁCIL DE SER ENGANADA? POR QUÊ?

2C

VOCÊ VAI OUVIR UMA HISTÓRIA QUE TRAZ UMA VERSÃO

DIFERENTE DE CHAPEUZINHO VERMELHO. PRESTE ATENÇÃO EM COMO É CHAPEUZINHO E O QUE ELA FAZ PARA PODER COMPARAR COM A VERSÃO CLÁSSICA. • ANTES DE OUVIR A HISTÓRIA, ESCREVA O TÍTULO DO LIVRO.

DEPOIS DA LEITURA, CONVERSE COM OS COLEGAS: • O QUE MUDOU EM CHAPEUZINHO COMO PERSONAGEM? • ELA CONTINUA INGÊNUA, FÁCIL DE SER ENGANADA, OU NESSA VERSÃO ELA É MAIS ESPERTA QUE O LOBO? • ESSA HISTÓRIA SE PARECE BASTANTE COM A VERSÃO CLÁSSICA? O QUE FICOU SEMELHANTE E O QUE FOI MODIFICADO? • VOCÊ GOSTOU DAS MUDANÇAS? QUAL VERSÃO VOCÊ PREFERE?

3º BIMESTRE

25


2D

VOCÊS JÁ REESCREVERAM A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS

QUE CONSTRUÍRAM AS CASAS COM MATERIAIS BEM DIFERENTES NO PRIMEIRO BIMESTRE. AGORA VAMOS CONHECER DOIS LIVROS QUE NOS LEMBRAM DO CONTO OS TRÊS PORQUINHOS. LEIA AS INDICAÇÕES LITERÁRIAS OU ACOMPANHE A LEITURA. OS TRÊS LOBINHOS E O PORCO MAU NESTE LIVRO SÃO TRÊS LOBINHOS QUE TENTAM ESCAPAR DE UM PORCO MAU. COMO NA VERSÃO CLÁSSICA, OS LOBINHOS CONSTROEM SUAS CASAS, MAS ELAS SÃO MAIS RESISTENTES PORQUE OS MATERIAIS UTILIZADOS SÃO BEM FORTES: TIJOLOS, CONCRETO, FERRO E PLACAS DE AÇO. NADA DISSO RESOLVE QUANDO SE TRATA DE UM PORCO MAU. ELE ERA MUITO FORTE E CONSEGUIA DESTRUIR TODAS ELAS. CANSADOS, OS LOBINHOS RESOLVERAM CONSTRUIR UMA CASA DE FLORES E, COM ESSA DECISÃO, ALGO BEM SURPREENDENTE VAI ACONTECER. FICOU CURIOSO?

A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS! SERÁ QUE A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS ACONTECEU DO JEITO QUE A GENTE CONHECE? SERÁ QUE O LOBO É TÃO MALVADO ASSIM? NESTE LIVRO, O LOBO, SENTINDO-SE INJUSTIÇADO, CONTA A SUA VERSÃO DOS FATOS E AFIRMA QUE NUNCA TEVE A INTENÇÃO DE COMER OS PORQUINHOS, QUE TUDO ISSO É INVENÇÃO DE REPÓRTERES QUE VIRAM PARTE DO QUE ACONTECEU DE VERDADE. ELE QUERIA APENAS UMA XÍCARA DE AÇÚCAR PARA FAZER UM BOLO PARA O ANIVERSÁRIO DE SUA QUERIDA AVÓ. VOCÊ ACREDITA NELE?

OUÇA AS INDICAÇÕES LITERÁRIAS E DEPOIS CONVERSE COM TODOS: • VOCÊ JÁ LEU OU OUVIU UMA HISTÓRIA DESSA? ESCREVA O TÍTULO, CASO CONHEÇA ALGUMA.

• QUAL DOS LIVROS APRESENTADOS CHAMOU MAIS SUA ATENÇÃO? EXPLIQUE PARA OS COLEGAS O PORQUÊ.

26

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


CONTOS DE ONTEM, CONTOS DE HOJE

2E

A PROFESSORA, OU O PROFESSOR, FARÁ A LEITURA DE UMA

VERSÃO DIFERENTE DO CONTO OS TRÊS PORQUINHOS, COMO AS QUE FORAM APRESENTADAS NA ATIVIDADE ANTERIOR. ANTES DE OUVIR A HISTÓRIA: • COPIE DO QUADRO O TÍTULO DO LIVRO QUE SERÁ LIDO.

• COM A AJUDA DOS COLEGAS, RECONTE A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS COMO VOCÊ A CONHECE. • O QUE VOCÊ ACHA QUE VAI ACONTECER DE DIFERENTE NA HISTÓRIA QUE SERÁ LIDA? DEPOIS DE OUVIR A HISTÓRIA: • O QUE VOCÊ TINHA IMAGINADO ACONTECEU NA HISTÓRIA LIDA? • COMO É O LOBO NESSA HISTÓRIA: PARECE BONZINHO? OU É AINDA MAIS MALVADO? • E OS PORQUINHOS? SÃO BONS OU RUINS? • TEM ALGUMA COISA BEM DIFERENTE DA VERSÃO TRADICIONAL QUE CONHECE? QUAL? • E ALGO SEMELHANTE COM O QUE ACONTECE NA HISTÓRIA TAL COMO CONHECE? • QUAL VERSÃO VOCÊ PREFERE? POR QUÊ?

3º BIMESTRE

27


2F

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE UM MENINO QUE TROCOU UMA

VACA POR CINCO FEIJÕES MÁGICOS? QUEM FALOU QUE É JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO ACERTOU! A PROFESSORA, OU O PROFESSOR, FARÁ A LEITURA DO CONTO, MAS ANTES CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE O QUE LEMBRAM DO FINAL DA HISTÓRIA. JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO ERA UMA VEZ UM MENINO CHAMADO JOÃO, QUE MORAVA COM A MÃE NUMA FAZENDA. OS DOIS TINHAM UMA VACA, MAS NADA DO QUE PLANTAVAM PROSPERAVA. CERTO DIA, SEM TER O QUE COMER, A MÃE MANDOU JOÃO VENDER A VACA NO MERCADO. NA METADE DO CAMINHO, PORÉM, ELE ENCONTROU UM HOMEM QUE LHE PROPÔS UMA TROCA: A VACA POR UM PUNHADO DE FEIJÕES MÁGICOS. ENFEITIÇADO, JOÃO NÃO PENSOU DUAS VEZES! ENTREGOU A VACA E CORREU PARA MOSTRAR À MÃE OS FEIJÕES MÁGICOS. A MULHER, PORÉM, SE DESESPEROU. CERTA DE QUE O FILHO HAVIA SIDO ENGANADO, ELA ATIROU OS FEIJÕES PELA JANELA. NO MEIO DA NOITE, JOÃO ACORDOU COM UM TREMOR QUE SACUDIA O QUARTO. ESPIOU PELA JANELA E VIU, NO QUINTAL, UM PÉ DE FEIJÃO GIGANTESCO! CURIOSO, PÔS-SE A ESCALAR A PLANTA PARA VER AONDE IA DAR. DEPOIS DE SUBIR A NOITE TODA, JOÃO CHEGOU A OUTRO MUNDO NO ALTO DAS NUVENS. OLHANDO EM VOLTA, ENCONTROU UMA LONGA ESTRADA QUE LEVAVA A UM CASTELO. QUEM SERÁ QUE MORAVA ALI?, PERGUNTOU-SE. A CURIOSIDADE QUE SÓ AUMENTAVA, ASSIM COMO A FOME, O FEZ BATER À PORTA DO CASTELO. UMA ASSUSTADA MULHER O ATENDEU E LOGO PERGUNTOU: – MAS O QUE FAZ AQUI? ENTÃO NÃO SABE QUE NESTE CASTELO HABITA UM GIGANTE QUE ADORA SOPA DE CRIANÇA? JOÃO NÃO SABIA, E, COMO TINHA MUITA FOME, IMPLOROU POR COMIDA. A MULHER O DEIXOU ENTRAR E LHE SERVIU PÃES, QUEIJOS E FRUTAS. O BANQUETE, PORÉM, FOI INTERROMPIDO POR ESTRONDOSOS PASSOS E UMA VOZ CAVERNOSA QUE PEDIA CAFÉ DA MANHÃ. ERA O GIGANTE QUE HAVIA ACORDADO FAMINTO! COM A AJUDA DA MULHER, JOÃO SE ESCONDEU NUMA GRANDE CESTA CHEIA DE OVOS, MAS ELE FICOU ENCANTADO PORQUE OS OVOS NÃO ERAM COMUNS. ERAM DE OURO! ESPIANDO PELA BORDA DA CESTA, ELE VIU O GIGANTE DEVORAR UM BALDE DE MINGAU ENQUANTO BRINCAVA COM A GALINHA QUE BOTAVA AQUELES OVOS. SATISFEITO,

28

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


CONTOS DE ONTEM, CONTOS DE HOJE

O GIGANTE ADORMECEU. JOÃO ENTÃO SAIU DA CESTA, SURRUPIOU A GALINHA E VOLTOU PARA CASA. LÁ CHEGANDO, ELE CONTOU A AVENTURA À MÃE E ENTREGOU-LHE A GALINHA. A MÃE O FEZ PROMETER QUE NUNCA MAIS VOLTARIA AO CASTELO. ENTRETANTO, A PROMESSA NÃO DUROU MUITO. JOÃO CONTINUAVA COM SEDE DE AVENTURA. POR ISSO, ALGUM TEMPO DEPOIS, ESCALOU DE NOVO O PÉ DE FEIJÃO. NO CASTELO, AQUELA MESMA MULHER O ATENDEU RESSABIADA: – VOCÊ ROUBOU A GALINHA DOS OVOS DE OURO? JOÃO JUROU QUE NÃO, E ELA, CONVENCIDA DE QUE ELE DIZIA A VERDADE, O DEIXOU ENTRAR. O MENINO ESTAVA XERETANDO PELO CASTELO QUANDO O GIGANTE ACORDOU. E A MULHER O ESCONDEU DENTRO DE UM SACO CHEIO DE MOEDAS DE OURO. O MENINO FICOU MARAVILHADO COM TANTA RIQUEZA. E BASTOU O GIGANTE PEGAR NO SONO PARA JOÃO FUGIR LEVANDO AS MOEDAS. A MÃE, DESTA VEZ, NÃO FICOU NADA CONTENTE. MAS JOÃO NÃO LIGOU PORQUE, PARA ELE, O QUE VALIA ERA A AVENTURA. PASSADO ALGUM TEMPO, ELE ESCALOU O PÉ DE FEIJÃO PELA TERCEIRA VEZ. NO CASTELO, A MULHER JÁ NÃO QUERIA CONVERSA: – PRIMEIRO VOCÊ LEVOU A GALINHA, DEPOIS AS MOEDAS DE OURO. MAS JOÃO MENTIU E NEGOU QUE AS TIVESSE PEGADO. ENTÃO IMPLOROU POR UM COPINHO DE ÁGUA APENAS... BONDOSA, A MULHER O DEIXOU ENTRAR. E O ESCONDEU DENTRO DO FORNO ASSIM QUE O GIGANTE APARECEU. ENQUANTO ESPERAVA, JOÃO ESCUTOU UMA LINDA MELODIA E, AO ESPIAR, VIU O GIGANTE DIANTE DE UMA HARPA MÁGICA QUE TOCAVA SOZINHA. FOI SÓ O GIGANTE ADORMECER PARA JOÃO SAIR DO FORNO DISPOSTO A CARREGAR O INSTRUMENTO. PORÉM, ASSIM QUE ELE TOCOU EM SUAS CORDAS, A HARPA GRITOU POR SOCORRO. O GIGANTE ACORDOU FURIOSO E TENTOU PEGAR O INTRUSO. MAS O MENINO, ALÉM DE AVENTUREIRO, ERA LIGEIRO. SALTOU DA MESA E FUGIU COM A HARPA, PERSEGUIDO PELO DESAJEITADO GRANDALHÃO. QUANDO CHEGOU AO PÉ DE FEIJÃO, JOÃO DESCEU O MAIS RÁPIDO QUE PÔDE. MAS O GIGANTE FOI ATRÁS. NO FINAL DA DESCIDA, O MENINO, QUE TAMBÉM ERA MUITO INTELIGENTE, DERRUBOU O PÉ DE FEIJÃO COM UM MACHADO. O GIGANTE DESPENCOU LÁ DO ALTO, SUMIU NUM ENORME BURACO NO CHÃO E NUNCA MAIS APARECEU PARA IMPORTUNAR JOÃO E SUA MÃE. ADAPTADO POR FERDINANDO CASAGRANDE. FONTE: TESOURO DA JUVENTUDE. SÃO PAULO: W.M. JACKSON, INC., 1920 3º BIMESTRE

29


DEPOIS DA LEITURA, CONVERSE COM OS COLEGAS: • SE VOCÊ FOSSE O JOÃO, TROCARIA SUA VACA POR FEIJÕES? POR QUÊ? • QUAL FOI A REAÇÃO DA MÃE DELE QUANDO SOUBE DA TROCA? • NO FINAL DA HISTÓRIA, JOÃO PEGA DO GIGANTE UMA GALINHA QUE BOTA OVOS DE OURO, MOEDAS DE OURO E UMA HARPA. VOCÊ CONHECE OUTRAS VERSÕES? • O QUE ACONTECEU COM JOÃO DEPOIS QUE ELE PEGOU TODOS OS OBJETOS DO GIGANTE E CORTOU O PÉ DE FEIJÃO?

2G

AGORA VOCÊS VÃO CONHECER UMA VERSÃO CONTEMPORÂNEA

DO CONTO ESCRITA POR JOSÉ ROBERTO TORERO E MARCUS AURELIUS PIMENTA. ESTÁ NO LIVRO JOÃO E OS 10 PÉS DE FEIJÃO. NELE, O INÍCIO DA HISTÓRIA É IGUAL AO DA VERSÃO CLÁSSICA E A MUDANÇA ACONTECE NO FINAL, QUANDO O LEITOR PODE ESCOLHER O TIPO DE FEIJÃO MÁGICO QUE QUER LER. VAMOS CONHECER HOJE O PÉ DE FEIJÃO-BRANCO.

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO-BRANCO QUANDO JOÃO ACORDOU NA MANHÃ SEGUINTE E FOI ATÉ O QUINTAL, O QUE ELE VIU? NADA. NÃO HAVIA NENHUM PÉ DE FEIJÃO GIGANTE. É QUE O GRÃO QUE SUA MÃE JOGOU FORA NÃO CAIU NA TERRA, MAS NUM VELHO BALDE DE MADEIRA. CHATEADO, O MENINO PEGOU O GRÃO E DISSE PARA SI MESMO: – MINHA MÃE NÃO QUER O FEIJÃO MÁGICO, MAS PODE SER QUE OUTRA PESSOA QUEIRA.

30

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


CONTOS DE ONTEM, CONTOS DE HOJE

ENTÃO RUMOU PARA A CIDADE. NO CAMINHO ENCONTROU UM RICO FAZENDEIRO QUE LEVAVA SETE VACAS PELO CABRESTO: UMA VERMELHA, UMA ALARANJADA, UMA AMARELA, UMA VERDE, UMA AZUL-CLARA, UMA AZUL-ESCURA E UMA VIOLETA. – PARA ONDE VAI, SENHOR? – ATÉ A CIDADE. VOU VENDER ESTAS VACAS PARA O AÇOUGUEIRO. ELAS VÃO VIRAR CHURRASCO. – NÃO GOSTARIA DE TROCÁ-LAS POR UM FEIJÃO MÁGICO? O HOMEM PENSOU: “QUE MENINO TOLO! QUER TROCAR UM FEIJÃO MÁGICO POR ESTES ANIMAIS ESQUELÉTICOS. VOU ME APROVEITAR DELE!”. E DISSE: – ESTÁ BEM, GAROTO. COMO SOU BONZINHO, VOU FAZER NEGÓCIO COM VOCÊ. DIAS DEPOIS, CORREU A NOTÍCIA DE QUE UM ENORME PÉ DE FEIJÃO-BRANCO TINHA CRESCIDO NAS TERRAS DO FAZENDEIRO. ELE ESCALOU A PLANTA, MAS FOI COMIDO PELO GIGANTE QUE MORAVA LÁ EM CIMA. JÁ JOÃO FICOU COM SETE VAQUINHAS: UMA VERMELHA, UMA ALARANJADA, UMA AMARELA, UMA VERDE, UMA AZUL-CLARA, UMA AZUL-ESCURA E UMA VIOLETA. E, COM ESSE ARCO-ÍRIS NO PASTO, NUNCA MAIS FALTOU LEITE EM SUA CASA. EXTRAÍDO DE TORERO, JOSÉ ROBERTO; E PIMENTA, MARCUS AURELIUS. JOÃO E OS 10 PÉS DE FEIJÃO. RIO DE JANEIRO: ALFAGUARA, 2015. PP. 16 A 19

DEPOIS DE OUVIR A LEITURA DO CONTO, CONVERSE COM OS COLEGAS: • O QUE ACHOU DA MUDANÇA FEITA? • COMPARANDO O FINAL, O QUE MUDOU EM RELAÇÃO À VERSÃO CLÁSSICA QUE VOCÊ OUVIU NA AULA ANTERIOR? • E O QUE CONTINUA SEMELHANTE? • QUAL FINAL VOCÊ PREFERE? POR QUÊ?

3º BIMESTRE

31


2H

AGORA É A VEZ DE RELEMBRAR O CONTO BRANCA DE NEVE E OS

SETE ANÕES. OUÇA A LEITURA QUE A PROFESSORA, OU O PROFESSOR, FARÁ DA HISTÓRIA E EM SEGUIDA CONVERSE COM TODOS SOBRE ELA. DEPOIS DE OUVIR A LEITURA DO CONTO, CONVERSE COM OS COLEGAS: • COMO É BRANCA DE NEVE? • VOCÊ ACHA QUE ELA É INGÊNUA COMO CHAPEUZINHO VERMELHO? POR QUÊ? • QUAL ACONTECIMENTO DA HISTÓRIA MAIS AGRADA A VOCÊ? EXPLIQUE OS MOTIVOS PARA OS COLEGAS. • O QUE OCORRE NO FINAL DO CONTO?

2I

AGORA VOCÊS IRÃO CONHECER UM NOVO FINAL DO LIVRO BRANCA

DE NEVE E AS SETE VERSÕES, DA MESMA COLEÇÃO DE JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO-BRANCO. IMAGINE QUE A HISTÓRIA FOI LIDA ATÉ O MOMENTO EM QUE BRANCA DE NEVE COME A MAÇÃ ENVENENADA, OS ANÕES A ENCONTRAM MORTA NO CHÃO E A COLOCAM NO CAIXÃO DE VIDRO. NO LIVRO BRANCA DE NEVE E AS SETE VERSÕES, O LEITOR PODE ESCOLHER DOIS CAMINHOS PARA O FINAL: NUM, ELA É ENCONTRADA PELO CAÇADOR; NO OUTRO, PELO PRÍNCIPE. O FINAL COM O PRÍNCIPE, EMBORA DIFERENTE, É MAIS COMUM, POR ISSO VOCÊS CONHECERÃO O FINAL COM O CAÇADOR. • VOCÊS ACHAM QUE O CAÇADOR CONSEGUIRÁ SALVAR A PRINCESA? • NO CONTO CLÁSSICO, BRANCA DE NEVE CASA-SE COM O PRÍNCIPE QUE A SALVA. SERÁ QUE BRANCA DE NEVE SE CASARÁ COM O CAÇADOR? • VOCÊS ACHAM QUE ELE SERIA UM BOM MARIDO PARA ELA? POR QUÊ?

32

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


CONTOS DE ONTEM, CONTOS DE HOJE

AGORA OUÇAM COM ATENÇÃO A HISTÓRIA.

[...] OS PÁSSAROS, OS COELHOS E OS ESQUILOS, QUE ERAM GRANDES AMIGUINHOS DA MOÇA, VINHAM TODOS OS DIAS PARA CUIDAR DA CAIXA. OS PÁSSAROS TIRAVAM A POEIRA, OS COELHOS COMIAM O MATO EM VOLTA E OS ESQUILOS ESFREGAVAM SEU PELO NO VIDRO PARA ELE FICAR BEM LIMPINHO. CERTA VEZ PASSOU POR ALI O CAÇADOR, O MESMO QUE TINHA POUPADO A VIDA DE BRANCA DE NEVE LÁ NA PÁGINA 14. AO VER SEM VIDA AQUELA A QUEM SALVARA A VIDA, O BONDOSO CAÇADOR CHAMOU OS SETE ANÕES A UM CANTO E DISSE: − POR FAVOR, LEVANTEM O TAMPO DA CAIXA. OS ANÕES FIZERAM COMO O CAÇADOR HAVIA PEDIDO, MAS O HOMEM FICOU EM DÚVIDA SOBRE O QUE FAZER. ELE NÃO SABIA SE PASSAVA A MÃO PELOS CABELOS DE BRANCA DE NEVE, SE RECITAVA UMA POESIA EM SUA HOMENAGEM OU SE SIMPLESMENTE IA EMBORA. NO FIM, RESOLVEU DAR UM BEIJO NA MOÇA. ENTÃO ACONTECEU UMA COISA INCRÍVEL: BRANCA DE NEVE ACORDOU! DE TÃO CONTENTES QUE FICARAM, OS SETE ANÕES DERAM-SE AS MÃOS, FIZERAM UMA RODA EM TORNO DOS DOIS E CANTARAM ASSIM: – OU-HOU! OU-HOU! A BRANCA ACORDOU. OU-HOU! OU-HOU! A BRANCA ACORDOU.

3º BIMESTRE

33


AO SABER QUE O CAÇADOR A TINHA DESPERTADO DO SONO ETERNO, BRANCA DE NEVE FICOU TÃO AGRADECIDA, MAS TÃO AGRADECIDA, QUE FEZ UMA PERGUNTA AO CAÇADOR: – O SENHOR GOSTARIA DE SE CASAR COMIGO? TIRANDO SEU CHAPÉU, O CAÇADOR RESPONDEU: – NÃO MEREÇO ESSA HONRA, MAS ACEITO. BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR FORAM ATÉ A IGREJA DA ALDEIA, SE CASARAM E FORAM FELIZES... POR ALGUMAS HORAS. É QUE À NOITE, ENQUANTO A BELA NOIVA TOMAVA UM DEMORADO BANHO, O CAÇADOR RESOLVEU PREPARAR UM JANTAR-SURPRESA PARA ELA. QUANDO BRANCA DE NEVE SAIU DO BANHEIRO, VIU SOBRE A MESA UM PRATO COM SOPA DE PÁSSAROS, COELHOS ASSADOS E ESQUILOS FRITOS. A MOÇA FICOU TÃO HORRORIZADA AO VER SEUS AMIGUINHOS MORTOS QUE FUGIU DE CASA NO MESMO INSTANTE. E BRANCA DE NEVE ACABOU INDO PARAR NUMA GRANDE CIDADE, ONDE SE TORNOU UMA BOA VETERINÁRIA. EXTRAÍDO DE TORERO, JOSÉ ROBERTO; E PIMENTA, MARCUS AURELIUS. BRANCA DE NEVE E AS SETE VERSÕES. RIO DE JANEIRO: ALFAGUARA, 2011. PP. 38 A 41

DEPOIS DE OUVIR A LEITURA DO CONTO, CONVERSE COM OS COLEGAS. • GOSTOU DESSA MUDANÇA? • O QUE VOCÊ ACHOU DA ATITUDE DE BRANCA DE NEVE COM O CAÇADOR? POR QUÊ? • VOCÊ MUDARIA ALGUMA PARTE DA HISTÓRIA? COMO FICARIA?

RYAN KELVIN EM JOÃO PEDRO DOS SANTOS

34

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


CONTOS DE ONTEM, CONTOS DE HOJE

2J

FLÁVIO DE SOUZA É UM ESCRITOR QUE CONHECE MUITO OS

CONTOS DE FADAS. NA COLEÇÃO DE LIVROS QUE HISTÓRIA É ESSA? ELE CONTA VÁRIAS CURIOSIDADES A RESPEITO DE ALGUNS PERSONAGENS. QUER SABER ALGUMAS?

VOCÊ SABIA... ...QUE, EM ALGUMAS VERSÕES DA HISTÓRIA DA BRANCA DE NEVE, A RAINHA MÁ TENTA FAZER A MENINA DORMIR PARA SEMPRE PRIMEIRO APERTANDO O PESCOCINHO DELA COM UMA FITA E DEPOIS COLOCANDO COM FORÇA UM PENTE ENVENENADO NOS CABELOS DELA, ANTES DE TER A IDEIA DE DAR A MAÇÃ ENVENENADA PARA A PRINCESINHA COMER? ...QUE NUMA DAS VERSÕES DA HISTÓRIA DA BELA ADORMECIDA VÁRIOS PRÍNCIPES TENTAM ENTRAR NO CASTELO ENQUANTO ELA ESTÁ DORMINDO PARA ACORDÁ-LA COM UM BEIJO MAS NÃO CONSEGUEM ATRAVESSAR O ESPINHEIRO QUE CERCA O CASTELO E AQUELE PRÍNCIPE FELIZARDO CONSEGUE SEM ENFRENTAR DRAGÃO NENHUM, PORQUE JÁ SE PASSARAM CEM ANOS E ESTÁ NA HORA DE O FEITIÇO SE DESFAZER? ...QUE EM ALGUMAS VERSÕES ANTIGAS DA HISTÓRIA DA CINDERELA O SAPATINHO DE CRISTAL ERA DE COURO OU DE PELE, E QUE NUMA DELAS O PRÍNCIPE NÃO PRECISOU EXPERIMENTAR O SAPATINHO NA PRINCESA PARA SABER QUE ERA DELA PORQUE ASSIM QUE CHEGOU PERTO DO PÉ DA MOÇA O SAPATINHO SAIU VOANDO E SE ENCAIXOU DIREITINHO NO PÉ DELA, COMO SE TIVESSE SIDO ATRAÍDO POR UM IMÃ? SE SABIA, MUITO BEM. SE NÃO SABIA, MUITO BEM TAMBÉM PORQUE FICOU SABENDO. EXTRAÍDO DE SOUZA, FLÁVIO DE. QUE HISTÓRIA É ESSA? VOL. 2. ILUSTRAÇÕES DANIEL KONDO. SÃO PAULO: CIA. DAS LETRINHAS, 2000. PP. 15, 51 E 63

3º BIMESTRE

35


3A

CHEGOU O MOMENTO DE PREPARAR A LEITURA DE UM CONTO

PARA OUTRA TURMA, ESCOLHIDA POR VOCÊS NO INÍCIO DESTA SEQUÊNCIA. VOCÊS TRABALHARÃO EM PEQUENOS GRUPOS PARA DECIDIR COMO SE ORGANIZAR PARA O DIA DA APRESENTAÇÃO. É PRECISO CONVIDAR O GRUPO ESCOLHIDO, SE AINDA NÃO O FIZERAM, PARA ESCUTAR A HISTÓRIA LIDA POR VOCÊS.

3B

TERMINAMOS MAIS UM TRABALHO DE LEITURA E VOCÊ CONHECEU

MUITAS HISTÓRIAS, NÃO É MESMO? FORME UMA RODA E CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE SUAS PREFERÊNCIAS LITERÁRIAS: • QUAL CONTO VOCÊ MAIS GOSTOU DE OUVIR? COMPARTILHE OS MOTIVOS COM SEUS COLEGAS. • QUAL VOCÊ MENOS GOSTOU? POR QUÊ? • DOS CONTOS CONTEMPORÂNEOS QUE VOCÊ CONHECEU, QUAL MUDANÇA FEITA MAIS LHE AGRADOU? • VOCÊ CONTRIBUIU DANDO SUA OPINIÃO A RESPEITO DAS HISTÓRIAS NOS MOMENTOS DE CONVERSA COM TODOS OS COLEGAS? • O QUE VOCÊ APRENDEU LENDO ESSES CONTOS?

FELIPE MARQUES DOS SANTOS EM PIRATINI

36

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


análise e reflexão sobre a língua

CONTOS DE ONTEM, CONTOS DE HOJE

DAVI CARAMELO 3º BIMESTRE

37


1

NESTA PARTE DO CADERNO, VAMOS CONTINUAR A PENSAR

SOBRE FORMAS DE ESCREVER AS PALAVRAS. A PROFESSORA, OU O PROFESSOR, VAI DITAR UM TEXTO PARA VOCÊ E SUA DUPLA DE TRABALHO ESCREVEREM.

AGORA É A VEZ DE VOCÊS DITAREM O TEXTO PARA A PROFESSORA, OU O PROFESSOR. PORÉM, ALGO ACONTECEU E ELA, OU ELE, NÃO SABE MAIS COMO ESCREVER! VOCÊS TERÃO DE DITAR CADA PALAVRA, LETRA POR LETRA.

38

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA

2

GOSTARAM DE BRINCAR COM A PROFESSORA, OU O PROFESSOR,

QUE NÃO SABE COMO ESCREVER? HOJE VAMOS TRABALHAR UM NOVO TEXTO. COM SUA DUPLA DE TRABALHO, ESCREVA O QUE VAI SER DITADO. DEPOIS VOCÊS VÃO DITAR, TAL COMO FIZERAM NA ATIVIDADE ANTERIOR.

CALURE BATISTA EM EDUCADOR PAULO FREIRE

3º BIMESTRE

39


3

LEIA O TRECHO INICIAL DO CONTO O PAPAGAIO REAL, QUE VOCÊ JÁ

LEU NO PRIMEIRO BIMESTRE, LEMBRA? GRIFE AS PALAVRAS QUE TENHAM NASAIS. O PAPAGAIO REAL DUAS MOÇAS MORAVAM JUNTAS E ERAM IRMÃS, UMA MUITO BOA E A OUTRA MALDIZENTE E PREGUIÇOSA. CADA UMA TINHA SEU QUARTO. A MAIS VELHA COMEÇOU A NOTAR UM BARULHO DE ASA E DEPOIS FALA DE HOMEM NO QUARTO DA IRMÃ. FICOU DESCONFIADA E FOI OLHAR PELO BURACO DA FECHADURA. VIU UMA BACIA CHEIA D’ÁGUA NO MEIO DO QUARTO. QUANDO DEU MEIA-NOITE CHEGOU NA JANELA UM PAPAGAIO ENORME, MUITO BONITO E VOOU PARA DENTRO, METENDO-SE NA BACIA, SACUDINDO-SE TODO, ESPALHANDO ÁGUA PARA TODOS OS LADOS. CADA GOTA D’ÁGUA VIRAVA OURO E O PAPAGAIO, QUANDO SAIU DO BANHO, FOI UM PRÍNCIPE MAIS FORMOSO DO MUNDO. SENTOU-SE AO LADO DA IRMÃ E PEGARAM A CONVERSAR ANIMADOS COMO NOIVOS. A IRMÃ FICOU ROXA DE INVEJA. EXTRAÍDO DE CASCUDO, LUÍS DA CÂMARA. CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL. SÃO PAULO: GLOBAL, 2004. P. 77

AGORA QUE VOCÊ JÁ LOCALIZOU AS PALAVRAS, ESCREVA-AS NA TABELA ABAIXO: M

40

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO

N

NH

~


ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA

4

VOCÊ JÁ CONHECE A FÁBULA O LEÃO E O RATINHO? PRIMEIRO LEIA

COM TRÊS COLEGAS E DEPOIS GRIFE TODAS AS PALAVRAS QUE TENHAM MARCAS DE NASALIZAÇÃO. 0 LEÃO E 0 RATINHO UM RATINHO PASSEAVA PELA FLORESTA QUANDO VIU, SOB A SOMBRA DE UMA ÁRVORE, UM MONTE DOURADO, FOFINHO E PELUDO. COMEÇOU A SUBI-LO E, DE REPENTE, UMA PATA DE GARRAS AFIADAS SE FECHOU SOBRE ELE. SÓ ENTÃO O RATINHO PERCEBEU QUE HAVIA ACORDADO UM LEÃO. O RATINHO IMPLOROU POR PERDÃO E PROMETEU AJUDAR O LEÃO NO QUE ELE PRECISASSE. O REI DAS SELVAS GARGALHOU. COMO UM BICHINHO PEQUENINO PODERIA AJUDAR O MAIS FEROZ DOS ANIMAIS? E SOLTOU O RATINHO SÓ PORQUE ELE O FIZERA RIR. TEMPOS DEPOIS, O LEÃO FICOU PRESO A UMA REDE DE CAÇADORES E NEM COM TODA SUA FORÇA CONSEGUIA SE SOLTAR. ELE JÁ ACHAVA QUE IA VIRAR TAPETE QUANDO APARECEU O RATINHO E, COM SEUS DENTES AFIADOS, ROEU A CORDA E SOLTOU O LEÃO. MORAL: QUEM FAZ O BEM É SEMPRE RECOMPENSADO. ADAPTADO POR FERDINANDO CASAGRANDE COM BASE EM CONTAÇÕES ORAIS DAS FÁBULAS DE ESOPO

TERMINADA A TAREFA, CONTE PARA OS COLEGAS AS PALAVRAS QUE ENCONTROU.

3º BIMESTRE

41


5

A PROFESSORA, OU O PROFESSOR, LERÁ EM VOZ ALTA A FÁBULA

O CÃO E O OSSO. OUÇA O TEXTO, RELEMBRE A DISCUSSÃO QUE TIVERAM SOBRE AS NASAIS E PROCURE CINCO PALAVRAS ESCRITAS DE FORMA ERRADA. DEPOIS DE ENCONTRÁ-LAS, GRIFE-AS E ESCREVA TODAS ELAS NAS LINHAS ABAIXO. 0 CÃO E 0 OSSO UM DIA, UM CAO IA ATRAVESSANDO UMA PONTE, CARREGADO UM OSSO NA BOCA. OLHADO PARA BAIXO, VIU SUA PRÓPRIA IMAGEM REFLETIDA NA ÁGUA. PENSANDO VER OUTRO CÃO, COBIÇOU-LHE LOGO O OSSO E PÔS-SE A LATIR. MAL, PORÉM, ABRIU A BOCA, SEU PRÓPRIO OSSO CAIU NA ÁGUA E SE PERDEU PARA SEPRE. MAIS VALE UM PÁSSARO NA MAO QUE DOIS VOANDO. EXTRAÍDO DE ABREU, ANA ROSA [ET AL.]. ALFABETIZAÇÃO: LIVRO DO ALUNO BRASÍLIA: FUNDESCOLA/SEF – MEC, 2000

42

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA

6

LEMBRA DA PROFESSORA, OU DO PROFESSOR, QUE NÃO SABIA

ESCREVER? VAMOS BRINCAR DE NOVO? UM TEXTO SERÁ DITADO PARA QUE VOCÊ E SEU COLEGA ESCREVAM JUNTOS NO MESMO CADERNO.

AGORA É A VEZ DE VOCÊS DITAREM O TEXTO PARA A PROFESSORA, OU O PROFESSOR. VOCÊ TERÁ DE DIZER CADA LETRA QUE ELA, OU ELE, TEM DE ESCREVER E ONDE ELA, OU ELE, TEM DE DAR UM ESPAÇO PARA SEPARAR CADA PALAVRA. 3º BIMESTRE

43


7

NESTA ATIVIDADE, TEMOS TÍTULOS DE HISTÓRIAS CONHECIDAS.

SUA TAREFA SERÁ COPIÁ-LOS NA LINHA DE BAIXO, SEPARANDO AS PALAVRAS ADEQUADAMENTE. ABELAADORMECIDA

ABELAEAFERA

AROUPANOVADOREI

AVERDADEIRAHISTÓRIADECHAPEUZINHOVERMELHO

44

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA

8

VOCÊ CONHECE A CONVERSA QUE CHAPEUZINHO VERMELHO

TEM COM O LOBO NA CASA DA VOVÓ, NÃO É MESMO? AQUI TEM A ÚLTIMA PERGUNTA QUE A MENINA FAZ AO ANIMAL FEROZ E A RESPOSTA DELE ESCRITA POR UM ALUNO. SUA TAREFA SERÁ SEPARAR USANDO BARRA (/), OU JUNTAR USANDO UM TRAÇO QUE UNA AS PARTES DA PALAVRA. DEPOIS ESCREVA NAS LINHAS A FALA DE CADA UM. – VO VÓ QUEBO CA GRANDE VOCÊTEM?

– ÉPARA TECOMER ME LHOR!

MIGUEL S. SALOMÃO EM JUIZ OSCAR MESQUITA

3º BIMESTRE

45


9

VOCÊ SE LEMBRA QUAL É O OBJETIVO DO JOGO MANCALA?

ELE ESTÁ ESCRITO AQUI E SUA TAREFA SERÁ SEPARAR O TEXTO EM PALAVRAS E DEPOIS COPIÁ-LO NAS LINHAS ABAIXO.

CAPTURAROMAIORNÚMERODESEMENTES

10

VOCÊ JÁ PULOU CORDA CANTANDO SUCO GELADO? A PARLENDA

ESTÁ ESCRITA ABAIXO TODA GRUDADA. USE A BARRA PARA SEPARAR AS PALAVRAS E DEPOIS ESCREVA O TEXTO USANDO A SEPARAÇÃO CORRETA. SUCOGELADO CABELOARREPIADO QUALÉALETRA DOSEUNAMORADO

46

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA

11

VOCÊ SE LEMBRA DA PARLENDA LÁ EM CIMA DO PIANO? ELA ESTÁ

ESCRITA TODA GRUDADA. SUA TAREFA SERÁ SEPARAR AS PALAVRAS, PRIMEIRO USANDO AS BARRAS E DEPOIS ESCREVENDO A PARLENDA NAS LINHAS ABAIXO COM A SEPARAÇÃO CORRETA. LÁEMCIMADOPIANOTEMUMCOPODEVENENO QUEMBEBEUMORREUOAZARFOISEU

3º BIMESTRE

47


dominรณ das praias

DAVI CARAMELO

48

LรNGUA PORTUGUESA - 2ยบ ANO


DOMINÓ DAS PRAIAS

dominó das praias VAMOS JOGAR DOMINÓ? QUEM CONHECE ESSE JOGO?

2

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM DIVERSOS TIPOS DE DOMINÓ? AS PEÇAS

JOSÉ FRAUENDORF

VICTOR CASÉ

JOSÉ FRAUENDORF

1

PODEM TER NÚMEROS, IMAGENS, PALAVRAS OU LETRAS, POR EXEMPLO. VAMOS FAZER NOSSO DOMINÓ DE PALAVRAS? 3º BIMESTRE

49


3

OUÇA A LEITURA EM VOZ ALTA DE UM TEXTO SOBRE SALVADOR.

SALVADOR CAPITAL DA BAHIA, A CIDADE É MUITO FAMOSA PELA MÚSICA, CULTURA, ARQUITETURA COLONIAL E GASTRONOMIA. A INFLUÊNCIA AFRICANA TAMBÉM CONTRIBUIU COM UM RICO LEGADO. JEILSON BARRETO ANDRADE

DIVERSOS FESTIVAIS E PRÁTICAS CULTURAIS MARCAM A IDENTIDADE DA CIDADE. HÁ MUITOS PONTOS TURÍSTICOS EM SALVADOR, COMO O CENTRO HISTÓRICO, O FAROL DA BARRA, O PELOURINHO, O ELEVADOR LACERDA E O MERCADO MODELO. A CAPITAL BAIANA RECEBE MUITOS VISITANTES E É FAMOSA POR SER O MAIOR CENTRO ECONÔMICO, INDUSTRIAL E ADMINISTRATIVO DO NORDESTE BRASILEIRO. SALVADOR FOI A PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL, ENTRE 1549 E 1763. DURANTE O ANO TODO, AS TEMPERATURAS SÃO ALTAS E CHOVE BASTANTE ENTRE OS MESES DE ABRIL E JUNHO. DEPOIS DE OUVIR A LEITURA, CONVERSE COM O COLEGA SOBRE O QUE DESCOBRIRAM SOBRE SALVADOR.

4

VOCE JÁ OUVIU FALAR DA PRAIA DE ITAMOABO? E DA PRAIA

DAS NEVES? SABE ONDE ELAS FICAM? CONVERSE COM O COLEGA A RESPEITO. EM SEGUIDA, LEIA O TEXTO QUE TRAZ ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE ESSAS PRAIAS DE SALVADOR. ILHA DE MARÉ LOCALIZADA NO CENTRO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, A ILHA DE MARÉ FICA PRÓXIMA A SALVADOR: BASTAM 30 MINUTOS DE BARCO PARA CHEGAR ATÉ ELA. PESCA E ARTESANATO SÃO AS PRINCIPAIS OCUPAÇÕES DOS MORADORES DOS VILAREJOS LOCAIS. A RENDA DE BILRO É UM

50

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


DOMINÓ DAS PRAIAS

DOS PRODUTOS DA ILHA, MAS HOJE A PRODUÇÃO É PEQUENA. A POPULAÇÃO VIVE CERCADA DE BELAS PAISAGENS, COM A VEGETAÇÃO EXUBERANTE DA MATA ATLÂNTICA. AS PRINCIPAIS PRAIAS DA NEVES, GRANDE E DE SANTANA DO BOTELHO (OU ORATÓRIO DE MARÉ).

IBGE 2011

ILHA SÃO: ITAMOABO, DAS

A PRAIA DE ITAMOABO, COM ÁGUAS TRANSPARENTES E TEMPERATURA MORNA, ABRIGA UM DOS MAIORES POVOADOS DA ILHA. QUEM GOSTA DE BRINCAR COM ÁGUA PODE APROVEITAR AS PISCINAS NATURAIS E PRATICAR ESPORTES. ITAMOABO É O PONTO DE CHEGADA DAS PROCISSÕES MARÍTIMAS E ONDE ESTÁ A IGREJA DE SANTANA, DO SÉCULO XIX. A BACIA OU PRAIA DAS NEVES ESTÁ LOCALIZADA AO SUL DA PRAIA DE ITAMOABO. A ÁGUA É TRANSPARENTE E CALMA. UMA DAS ATRAÇÕES DA ÁREA É A CAPELA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES, DO SÉCULO XVI, EM ESTILO COLONIAL. A PRAIA DO BOTELHO, TAMBÉM CONHECIDA COMO ORATÓRIO DE MARÉ, ESTÁ LOCALIZADA A UM QUILÔMETRO DA PRAIA DAS NEVES. ALÉM DAS BELEZAS PRÓPRIAS, ELA OFERECE UMA BELA VISTA PANORÂMICA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS PARA OS MORADORES E VISITANTES.

LEIA AS PERGUNTAS ABAIXO, LOCALIZE AS RESPOSTAS
NO TEXTO E GRIFE-AS PARA DEPOIS CONTAR AOS DEMAIS COLEGAS. • ONDE FICA UM DOS MAIORES POVOADOS DA ILHA DE MARÉ? • COMO É A ÁGUA DA PRAIA DE ITAMOABO? • O QUE TEM NA PRAIA DAS NEVES? QUE TAL COMPARTILHAR COM OS COLEGAS O QUE DESCOBRIU SOBRE A ILHA DE MARÉ? 3º BIMESTRE

51


5

VOCÊ CONHECE A PRAIA DO RIO VERMELHO? O QUE SABE

SOBRE ELA? CONVERSE COM O COLEGA SOBRE ISSO. DEPOIS LEIA O TEXTO COM ALGUMAS INFORMAÇÕES A RESPEITO DELA.

MANUELA CAVADAS

PRAIA DO RIO VERMELHO 


A PRAIA DO RIO VERMELHO RECEBE MUITOS BARCOS PESQUEIROS E JANGADAS E TEM ÁREAS EM QUE A ÁGUA DO MAR É CERCADA POR PEDRAS, FORMANDO ENSEADAS. O TRECHO CHAMADO BURACÃO AINDA PRESERVA A QUALIDADE DA ÁGUA E POR ISSO É UM DOS ÚNICOS PROPÍCIOS PARA BANHO. É POR CAUSA DE UMA FLOR, A CAMARÁ, QUE A PRAIA E O RIO LOCAL TÊM VERMELHO NO NOME. A REGIÃO TEM MUITOS BARES E RESTAURANTES QUE FICAM LOTADOS À NOITE. É NA PRAIA DO RIO VERMELHO QUE ACONTECE O CULTO À IEMANJÁ, ENTRE OUTRAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.

LEIA AS PERGUNTAS ABAIXO, LOCALIZE AS RESPOSTAS
NO TEXTO E GRIFE-AS PARA DEPOIS CONTAR AOS DEMAIS COLEGAS. • QUAL TRECHO DA PRAIA DO RIO VERMELHO AINDA PRESERVA A QUALIDADE DA ÁGUA? • POR QUE A PRAIA E O RIO TÊM VERMELHO NO NOME? • QUAL MANIFESTAÇÃO CULTURAL ACONTECE NA PRAIA DO RIO VERMELHO? QUE TAL COMPARTILHAR COM A TURMA O QUE DESCOBRIU SOBRE ESSA PRAIA?

52

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


DOMINÓ DAS PRAIAS

6

VOCÊ SABIA QUE ITAPUÃ É UMA PALAVRA DE ORIGEM TUPI-GUARANI

QUE SIGNIFICA PEDRA QUE RONCA? HOJE VOCÊ E O COLEGA VÃO LER ALGUMAS INFORMAÇOES SOBRE A PRAIA DE ITAPUÃ.

PRAIA DE ITAPUÃ ESSA PRAIA JÁ FOI HOMENAGEADA COM VERSOS DOS COMPOSITORES BRASILEIROS VINICIUS DE MORAIS E TOQUINHO NA MÚSICA TARDE EM ITAPUÃ. É UMA ÁREA COM MUITOS HOTÉIS E POUSADAS. QUEM VISITA A PRAIA PODE APRECIAR O FAROL DE ITAPUÃ. LÁ, TAMBÉM É POSSÍVEL APRECIAR O CALÇADÃO DE MANUELA CAVADAS

PEDRARIAS, COQUEIROS NA ORLA E A ESTÁTUA DA SEREIA DE ITAPUÃ, ALÉM DE VÁRIAS PISCINAS NATURAIS. EMBORA O MAR DA REGIÃO SEJA GERALMENTE CALMO, DURANTE CERTOS PERÍODOS E TRECHOS, HÁ FORMAÇÃO DE ONDAS GIGANTES. EM ITAPUÃ FOI ORGANIZADA, EM 2009, A SEGUNDA EDIÇÃO DO DESAFIO ABUBAKIR DE ONDAS GRANDES DA BAHIA, EVENTO COM GRANDES NOMES DO SURFE BRASILEIRO.

LEIA AS PERGUNTAS ABAIXO, LOCALIZE AS RESPOSTAS
NO TEXTO E GRIFE-AS PARA DEPOIS CONTAR À TURMA. • QUAIS COMPOSITORES HOMENAGEARAM ESSA PRAIA? • O QUE ACONTECEU NA PRAIA DE ITAPUÃ NO ANO DE 2009? • COMO É O MAR DESSA PRAIA? • O QUE TEM NA PRAIA DE ITAPUÃ? CONTE PARA OS COLEGAS O QUE DESCOBRIU SOBRE ESSA PRAIA. 3º BIMESTRE

53


7

A PRAIA DA RIBEIRA FICA LOCALIZADA NA CIDADE BAIXA.

VOCÊ JÁ FOI A ESSA PRAIA? CONVERSE COM O COLEGA DE DUPLA E, EM SEGUIDA, LEIA O TEXTO QUE TRAZ ALGUMAS INFORMAÇÕES A RESPEITO DESSA PRAIA DE SALVADOR.

PRAIA DA RIBEIRA AO SUL DA ORLA DE SALVADOR, A PRAIA DA RIBEIRA FICA NA CIDADE BAIXA E É MUITO MOVIMENTADA NOS FINS DE SEMANA. ALÉM DE MUITOS BARES E RESTAURANTES MANUELA CAVADAS

QUE SERVEM IGUARIAS COMO O PIRÃO DE AIPIM, LÁ É VENDIDO O SORVETE MAIS FAMOSO DA CIDADE, NA SORVETEIRA DA RIBEIRA. NA PRAIA DA RIBEIRA É POSSÍVEL APRECIAR O PALÁCIO DE VERÃO DO ARCEBISPO E A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PENHA, DUAS MARAVILHAS DA ARQUITETURA DA BAHIA. EM UM PONTO PRÓXIMO À ÁREA, ACONTECE UMA DAS FESTAS MAIS IMPORTANTES DA BAHIA, A LAVAGEM DAS ESCADARIAS DO BONFIM. ESTREITA E COM ÁGUAS TRANQUILAS, A PRAIA É INDICADA PARA QUEM GOSTA DE CANOAGEM. LEIA AS PERGUNTAS ABAIXO, LOCALIZE AS RESPOSTAS
NO TEXTO E GRIFE-AS PARA DEPOIS CONTAR AOS DEMAIS COLEGAS. • ONDE A PRAIA DA RIBEIRA FICA LOCALIZADA? • QUANDO ESSA PRAIA É MAIS MOVIMENTADA? • O QUE PODE SER ENCONTRADO NA PRAIA DA RIBEIRA? QUE TAL CONTAR AOS OUTROS COLEGAS O QUE VOCÊS DESCOBRIRAM?

8

VAMOS ORGANIZAR O JOGO DE DOMINÓ E O MURAL DE DESENHO

DAS PRAIAS DE SALVADOR.

9

AGORA VAMOS RECEBER COLEGAS DE OUTRAS TURMAS PARA QUE

ELES CONHEÇAM O NOSSO JOGO DE DOMINÓ E SAIBAM MAIS SOBRE AS PRAIAS QUE ESTUDAMOS.

54

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO


SONDAGEM

sondagem NOME: ANO:

DATA:

escrita de lista OLÁ, ESCREVA NESTA FOLHA, DO MELHOR JEITO QUE CONSEGUIR, AS PALAVRAS E A FRASE QUE A PROFESSORA, OU O PROFESSOR, VAI DITAR. ESTA PÁGINA SERÁ DESTACADA E GUARDADA PARA QUE, NO FIM DO ANO, VOCÊ POSSA VER O QUE APRENDEU.

3º BIMESTRE

55


56

LรNGUA PORTUGUESA - 2ยบ ANO


ANEXOS

anexo TABULEIRO DO JOGO SHISIMA O TABULEIRO ABAIXO SERÁ USADO NA ATIVIDADE 3E, DA PÁGINA 16 DESTE CADERNO. AS REGRAS DO JOGO SERÃO LIDAS PELA PROFESSORA, OU PELO PROFESSOR.

3º BIMESTRE

57


58

LรNGUA PORTUGUESA - 2ยบ ANO


Língua Portuguesa | 2º Ano | 3º Bimestre – versão aluno  

Língua Portuguesa | 2º Ano | 3º Bimestre – versão aluno

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you