Revista Impressão & Cores | Edição 74

Page 8

estamparia moda & têxtil digital

Indústria & Produtos

Estamparia Moda Têxtil Digital

AGRESTE TEX

Camisetas & Estilos

& Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco

uma das vitrines da Moda que é Comunicação Visual por ser Estilo é a Camiseta

U

ma das novidades da edição 2014 é o apoio do NTCPE – Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco. Edílson Tavares, diretorpresidente do NTCPE, afirma que a associação está honrada em apoiar a Agreste Tex. O empresário, que também é presidente da Lavanderia Mamute, especializada em lavagem industrial de jeans, conta: “O evento contribui para a profissionalização dos empresários da região, pois muitos não podem se deslocar para o Sul ou Sudeste e conhecer as novas tecnologias e tendências permitirão às suas empresas se tornarem mais competitivas”. Hélvio Roberto Pompeo Madeira, presidente da FCEM, declarou: “Estamos felizes com a parceria, pois o endosso dado pelo NTCPE reforçará a importância do evento junto aos empresários do segundo maior polo têxtil do Brasil”.

8

S

empre casual no seu tradicionalismo pronto-avestir, a camiseta não é mais tão casual... A indústria da estampagem cria padrões que vestem milhões de pessoas na globalidade mercantil que é a sociedade humanas de hoje: é uma estética maciça que cansa e, às vezes, agride até o bom-gosto. A juventude dos Anos 60 e 70, do Século 20, já tinha denunciado – com belas e temáticas estampas serigrafadas relacionadas à música e à natureza – essa estética que a indústria teima em dar continuidade. Com o surgimento da estamparia sublimática digital [transfer] a juventude do Século 21 tem agora uma opção tecnológica que lhe permite criar modelagens e estampas direcionadas aos diversos interesses socioculturais, regionais, localizados

IC_38_FEVEREIRO_11.indd 5

e étnicos. A estampa serigrafada, por sua vez, ganha muito com este diferencial, porque segue a mesma linha de criação. Entretanto, as facilidades técnicoeconômicas do transfer digital já fez surgirem microempresas em garagens e que em pouco tempo passaram a faturar bem mais do que uma tradicional estamparia de serigrafista. O diferencial? Inovação na forma e no conteúdo aliado a uma visão publicitária de quantidade com qualidade assumida no preço do produto final. Tudo isto significa uma mudança de paradigma produtivo através dos novos comportamentos socioculturais em que se movem as massas consumidoras, e isto traduzse por qualidade na forma e diferença criativa no conteúdo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.