No bugs 20 anos

Page 22

22 pg |

O | Capítulo /2004 - 2005

do design e documentos foram gerados e o sistema, que consistia em um website para controle da Livraria, foi entregue dentro dos prazos de cada módulo.municação interna mais efetiva, já que com o agrupamento dos e-mails torna-se mais difícil se esquecer de um destinatário por acidente e deixa o envio mais rápido. Para facilitar ainda mais o trabalho, a No Bugs adquiriu um novo servidor e contratou pessoal para a manutenção da Homepage da empresa, os quais foram selecionados a partir dos resultados nos cursos de Java e JSP ministrados pela própria EJ. Além desses cursos, tivemos vários outros projetos como a programação, diagramação e confecção do software para o I Simpósio Internacional do Cavalo (SIC) realizado pela UFMG em que foram necessárias entre 1000 e 2000 cópias do sistema em CDs. Nesta época começávamos a trabalhar com websites dinâmicos, exemplos disso foram os projetos para a exportadora universal, para o departamento de solos da UFV e para o mês acadêmico da Agronomia. O primeiro consistia em um sistema de vendas de produtos que emitia boletos e notas fiscais, o segundo em cadastro de professores, disciplinas, teses, currículos e notícias, e o último se tratava de um sistema que gerenciava as informações simples do evento. A busca pela organização não estava direcionada apenas para a parte de gestão, mas também para os projetos, pois nesse período começou-se a implantar metodologias mais modernas de engenharia de software para que os projetos ficassem melhor documentados, analisados e geridos. O repasse dos projetos em andamento eram realizados em cada reunião pelo departamento de projeto com registro em ata.

GUB EXPLICA A Engenharia de software é um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, projetar e gerenciar desenvolvimento e manutenção de software de forma eficiente e padronizada.

Seguindo a ideia de buscar mais eficiência, a gestão da No Bugs também foi renovada. Renovamos as atas da empresa para facilitar a gestão de conhecimento, e criamos dois novos departamentos para melhorar o controle de qualidade e eficiência dos projetos e dos membros, o Departamento de Recursos Humanos e o Departamento de Qualidade, além de fundir o departamento Técnico ao Financeiro. Já em 2005, a No Bugs começava a encontrar problemas com as suas duas sedes. Na Vila Gianetti, a antiga sede transformada em local de arquivos dividia o espaço com outros projetos de extensão, na mesma casa 25. Além de o espaço ser limitado, o local era bem distante do departamento e dos pavilhões de aulas, fator que desmotivou cada vez mais os colaboradores a frequentá-la Com o passar do tempo, o espaço, já muito limitado, foi sendo aos poucos ocupado por outros projetos, deixando os novos membros sem a ciência da existência do local. Devido a alguns problemas de segurança, várias notificações foram enviadas ao professor chefe de departamento Jugurta Lisboa Filho alertando problemas, mesmo os membros não frequentando mais a casa. Para evitar inconvenientes futuros, Jugurta ajudou a levar o que restava na vila para o local da segunda sede no CCE. Ele se prontificou também a transportar todos os equipamentos com o seu próprio carro para outro prédio. Estando agora somente no DPI, a empresa teve várias atividades feitas pelos membros que aproximavam a EJ do seu departamento. Entre elas, o pequeno jornal No Bugs inside, que foi começado em 2003 como uma prática singela de transmitir informações e notícias de forma leve e sucinta sobre o MEJ aos professores, outros alunos fora da EJ e outros interessados, ganhou uma nova edição. Focando agora nos dados sobre os projetos e produtividade da No Bugs, a ideia do No Bugs Inside de projetos era disponibilizar aos interessados, principalmente os professores, as informações sobre como funcionava e como estava a EJ. Tal prática diminuiu e foi quase que esquecida anos depois, para ser reavivada mais recentemente e voltar a ser feita até hoje. Ao mesmo tempo, um dos membros, Levi Lelis, também deu aulas do padrão de projetos MVC e arquitetura de projetos em JSP, conhecimentos técnicos adquiridos com o projeto SINBAD, sendo o minicurso repassado ao grupo de estudos da linguagem JAVA (JUG Viçosa) na época sendo feito pelos alunos junto ao DPI. Os professores também retribuíram


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.