TFG - ARQUITETURA E URBANISMO

Page 1

MÓDULO ESTUDANTIL

Construção Modular e o Pré-Fabricado

ELEN CRISTINA NEVES PREDOLIN

2022
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

Trabalho Final de Graduação apresentada à Universidade Municipal de São Caetano do Sul, como requisito parcial para obtenção do Certificado de Conclusão de Graduação, sob orientação do professor Renato Rocha Ferreira.

G R A D E C I M E N T O S

A

A Deus, por ser essencial em nossas vidas, autor do nosso destino, nosso guia, socorro presente na hora de todas as nossas angústias.

A minha família, pois são meu exemplo, minha base, minha vida; por toda colaboração que tiveram comigo em todos esses longos anos, pela paciência, pelo zelo, pelo amor dedicado; enfim, sem eles nada disso seria possível, principalmente minha mãe, Maria, que sempre confiou em mim.

Aos meus filhos de penas: sasa, soso, kyky, bjorn, jaiminho, nina e billy, que foram meu suporte emocional durante longos anos.

Ao meu namorado, William Mauriz dos Santos, pelo amor, incentivo е apoio incondicional.

À Universidade Municipal de São Caetano do Sul, por possibilitar a realização desse trabalho e todo o aprendizado adquirido e a Prefeitura de São Caetano do Sul, que forneceu a bolsa de estudos.

Ao orientador Renato Rocha Ferreira, pelo suporte, pelas suas correções е incentivos.

Às minhas amigas de verdade que adquiri ao longo desta jornada, o meu agradecimento com muito carinho à Camila Ramos e Natalia Stellari.

A todos que diretamente ou indiretamente fizeram parte da minha formação, о meu muito obrigado.

RESUMO

Com o surgimento das primeiras universidades da Europa nos séculos 11 e 12, surgiram alojamentos em grupo para estudantes que precisavam se mudar para o campus para concluir seus estudos. Tanto é que, o pós guerra deu-se origem ao pré fabricado, onde foi o seu estopim, pois precisava de construções rápidas para suprir a população. No Brasil, os primeiros dormitórios estudantis surgiram por volta das décadas de 1850 e 1860, em Ouro Preto, devido ao ciclo da mineração e à necessidade de abrigar os alunos estrangeiros da Escola Mineira de Ouro Preto. Com a Constituição de 1946, o sistema educacional brasileiro passou a oferecer moradia estudantil. O objetivo do sistema de ensino é proporcionar condições de aprendizagem para os jovens que precisam sair da cidade e melhorar a eficiência de aprendizagem desses alunos.

PALAVRAS-CHAVE: PRÉ FABRICADO, MORADIA; UNIVERSITÁRIOS; ESTUDOS.

ABSTRACT

With the emergence of Europe's first universities in the 11th and 12th centuries, group housing emerged for students who needed to move onto campus to complete their studies. So much so that the post war period gave rise to pre fabrication, which was its trigger, as it needed quick construction to supply the population. In Brazil, the first student dormitories appeared around the 1850s and 1860s, in Ouro Preto, due to the mining cycle and the need to house foreign students from the Escola Mineira de Ouro Preto. With the 1946 Constitution, the Brazilian educational system began to offer student housing. The objective of the education system is to provide learning conditions for young people who need to leave the city and to improve the learning efficiency of these students.

KEYWORDS:

PREFABRICATED, HOUSING; COLLEGE STUDENTS; STUDIES.

CONTEXTO
01
PRÉ-FABRICADO
05 4. PEÇAS E ENCAIXES
09 5. CIDADE E ENTORNO
29 S U M
REFERÊNCIAS
15
1. 2.
página
3.
página
página
página
Á R I O
página
6.SAÚDE DO ESTUDANTE página 33 7. PÚBLICO E PRIVADO página 35 8. TERRENO página 39 9.PROJETO página 47 10.CONCLUSÃO página 103 11. BIBLIOGRAFIA página 105

T R O D U Ç Ã O

I N

Um elemento pré fabricado é uma estrutura feita de concreto pré moldado na qual colunas, vigas, lajes e outros elementos são moldados e recebem um alto grau de resistência antes de serem colocados definitivamente na estrutura. Parece um quebra-cabeça, onde as peças se encaixam a partir de propostas. Isso é conhecido como construção limpa porque as peças vêm da fábrica e são simplesmente montadas no canteiro de obras, evitando com que haja o acúmulo de resíduos.

O processo de fabricação de estruturas traz vantagens em termos de agilidade e controle de qualidade, pois é fabricado fora do local. Mas, tem as suas desvantagens, quando falamos de envio e montagem de peças, tem se a dificuldade de que essa etapa, feita à distância, exige cuidados especiais.

Uma residência estudantil é um local moderno e organizado que oferece acomodação para estudantes universitários de graduação ou pós graduação. Muitas vezes, os jovens precisam se mudar para outra cidade e se afastar da família ao ingressar na universidade. A acomodação estudantil é, portanto, uma ótima escolha: oferece suporte e segurança, tranquiliza os pais dos residentes e promove o crescimento pessoal dos jovens por meio do convívio com outros estudantes.

PRÉ-FABRICADO adjetivo 1. "casa p." 2. preparado de antemão; não espontâneo. "elementos combinatórios p. da língua"

fabricado em partes, em série, para depois ser montado.

3. substantivo masculino objeto pré-fabricado. "está aumentando a produção de pré fabricados"

JUSTIFICATIVA

Em motivos para utilização deste tipo de material e suas vantagens, um dos pontos favoráveis a ele é a organização do canteiro de obras, onde o prémoldado entra pra facilitar na organização do mesmo, por conta que não é necessário um local para bater o concreto, nem para os materiais utilizado nele, como areia, brita, cimento e água. Resultando em menos sujeira, mais espaço e já evitando o acúmulo de resíduos indesejáveis, onde a quantidade média proveniente de edificações novas é inferior a 100kg/m² e já no Brasil, este índice encontra se em torno de 300kg/m² edificado. Os resíduos sólidos da construção civil representam mais de 50% dos resíduos sólidos urbanos e a situação piora quando eles são depositados em locais inadequados, principalmente oriundos de obras e reformas informais ou empresas de coleta de resíduos fora da regulamentação. Fora que a construção civil mundial é umas das indústrias que mais consomem recursos naturais e ainda é responsável por cerca de 25% a 30% de gases lançados na atmosfera. Os imprevistos na obra, que em uma construção convencional as despesas são geradas conforme ocorre a evolução da obra, assim é possível inclusive interrompê-la para dar continuidade no futuro. Já as construções com préfabricado exigem um investimento inicial alto para a fabricação dos painéis, entretanto, isso evita a possibilidade de surpresas desagradáveis de

Fonte: Marques Neto & Córdoba (2010)

caráter financeiro no decorrer da construção e isso também se dá por conta do cumprimento de prazo estipulado.

A quarta revolução industrial 4.0 pode gerar um enorme crescimento econômico e reorganizar o setor da construção. Como exemplos dessas mudanças, estão o compartilhamento digital de informações, a produção digital (impressoras 3D e customização em massa), a automatização de processos mentais e a coleta de dados por sensores. Já entre as tecnologias emergentes, temos a internet das coisas (IoT), a inteligência artificial (AI), a manufatura aditivada, a realidade virtual e aumentada, a análise de Big Data e o Building Information Modeling (BIM) – sendo que, diz um estudo do Fórum Econômico Mundial, esta última é a nova tecnologia com maior probabilidade de aplicação e impacto futuro na construção civil. As novas tecnologias digitais, como o próprio BIM, começaram a transformar a forma como os edifícios e as infraestruturas são concebidos, construídos e mantidos.

Probabilidade e Impacto Futuro de novas Tecnologias na Construção

Fonte: World Economic Forum, 2016.

OBJETIVOS

1.

Geral

Com tais alegações, o objetivo deste trabalho é a exploração de novos materiais, como o préfabricado e também trazer uma sinuosidade para sua implantação, desviando de um olhar mais convencional. Como também, fomentar os estudos, dando a possibilidade de um alojamento estudantil e condições durante o período de aprendizado.

2. Específico

Assim como, discutir os conceitos materiais na proposta de um projeto modelo de habitação estudantil, juntamente com unidades voltadas para alunos de pós-graduação na universidade.

A proposta parte do estudo mais afundo do pré-fabricado e suas tecnologias envolvidas para agilidade na construção civil, onde foi escolhido especificamente este material porque ele é fabricado por meio da colocação de concreto em um molde, após isso é levado para ser curado com uma área de monitoramento da peça para garantir a qualidade e durabilidade da peça. Em seguida, já está pronto para uso e deve ser apenas transportado para a área da construção, oferecendo assim um processo mais rápido. Sua estrutura é feita a partir do sistema de encaixes entre placas que proporcione comunicação dos esforços e também evite rebaixamentos isolados, formando uma estrutura monolítica.

Ao longo deste estudo será abordado novas tecnologias que possam trazer a otimização de tempo em obra, subtração de custos e a sustentabilidade, trazendo consigo regalias como, cumprimento do cronograma, redução na mão de obra e ociosidade, previsão e ampliação de futura da estrutura, baixo valor de manutenção, estrutura menos suscetível a variações climáticas, grandes vãos e maior resistência ao fogo.

A construção modular consiste em uma metodologia de construção civil por

..
01
CONTEXTO 1.

etapas, partindo da padronização das partes que configuram uma casa ou um prédio. Assim, os módulos são transportados um a um e montados para formar a construção. Os módulos possuem grande resistência e podem ser encaixados de diversas formas.

Em paralelo com a alvenaria, é caracterizada pelo sistema construtivo em que toda carga da estrutura é suportada pelas lajes, vigas, pilares e fundação. É o método mais tradicional encontrado nas obras pois, permite uma maior flexibilização arquitetônica, visto que as paredes não têm função estrutural no projeto, logo dando a liberdade de executar construções que se desenham fora dos padrões. Porém, em confronto com o pré-moldado, há comparativos entre os dois sistemas construtivos, onde:

A partir dos comparativos realizados para as fases de terraplenagem, fundação e estrutura do empreendimento temos que a economia da substituição do sistema estrutural especificado, Pré moldado por Alvenaria Estrutural varia de 39% a 41% (NATÁLIA SOUZA DINIZ ALVES, 2014).

02

Semelhantemente, o pré-moldado, sua maior divergência é o local de fabricação, que os pré moldados podem ser fabricados até mesmo no próprio local da obra, em um ambiente desenvolvido para isso. Nesse local estarão os moldes e todos os equipamentos necessários para a produção das peças.

Este método construtivo se caracteriza numa fase de transição tecnológica, que procuram romper com um paradigma da mão de obra barata e abundante, para migrar a um sistema mais industrializado. Há muita tecnologia disponível e, portanto, grande potencial de melhorias, como mais qualidade, menores custos e desperdícios, menores tempos e menos mão de obra. Destaca-se na diminuição do tempo de produção, promovendo ganho de escala, e um melhor acabamento nas peças para reduzir custos na mão de obra. Todavia, o seu começo foi dado pela primeira moradia em São Paulo, que foi o surgimento da CRUSP, Conjunto Residencial da USP, mas o mesmo foi construído apenas para abrigar os atletas do jogos Pan Americanos de 1963 e após o encerramento, ele foi invadido pelos estudantes para que assim cumprisse a sua função: abrigar os alunos de fora da capital durante o seu período letivo. Os primeiros blocos foram construídos de estrutura convencional de concreto, já o restante foi em estrutura pré-moldada, assim se tornando um dos primeiros casos de construção de grande porte feita neste sistema no Brasil.

03

A segurança é benéfica neste método, onde o ambiente é mais controlado e com normas rígidas e também as peças fabricadas não são afetadas pelas condições climáticas do dia. Em relação a peça, há uma maior garantia do concreto conforme testes que viabilizam a correção de falhas eventuais durante o processo. Já no trabalho, a chance de acidentes é reduzida, porque há uma mão de obra especializada para tratar com este tipo de sistema.

De acordo com o PREPARE (Preventive Environmental Protection Approaches) foi avançado em pesquisas os benefícios da pré fabricação, como: a redução de 50% de água utilizada para construir um edifício; redução de 50% do uso de materiais oriundos de uma pedreira; e a redução de 50% no consumo de energia. Mas, não apenas na construção, mas também é favorável na demolição, pois se caracteriza em um desmantelamento com cuidado, onde pode ser aproveitado as peças e seus componentes, assim podendo reutilizar ou reciclar.

Este método construtivo ainda não é como o modo convencional de construir, até por ser uma solução para construções de grande porte, mas ele vem ganhando bastante espaço nas obras. Um estudo elaborado na Alemanha em 2004 revelou que a imagem da pré-fabricação tem mudado e 20% deles vivem em uma casa pré-fabricada, 82% compraria uma casa deste sistema, 95% viam a tecnologia deste modo como seguro e viáveis e quase todos conhecem alguém que morava em uma casa pré-fabricada.

04

PRÉ-FABRICADO 2.

O sistema é moldado fora do local de uso, que é executado industrialmente ou em uma fábrica, ou melhor, fora do canteiro de obras.

Seu estopim foi na reconstrução da Europa no período pós-guerra, que correspondeu com as duas primeiras revoluções industriais, no decorrer da evolução das máquinas industriais. Desde a construção do monumento Parthenon já era utilizado elementos pré-construídos e desde o século XIX, que onde aconteceram as revoluções causadoras da concepção moderna da pré-fabricação.

A partir do anos 80, abre-se um ciclo para se tornar a construção europeia menos monótona, assim abarcando diversas empresas que se unem no canteiro de obras, com o objetivo de compatibilização, eis que há a solução para uma padronização, fazendo com quê os elementos se encaixem uns nos outros.

No Brasil, o Banco Nacional da Habitação não incentivou o uso do préfabricado, pois não havia mão de obra qualificada no canteiro de obras. Só nos anos 70 que o BNH quis inserir novas tecnologias, porém resultou em

...
05

várias patologias trazendo consigo altos custos, os quais foram os motivos para a possível revogação deste método construtivo. Todavia, na década de 90, com a onda de grandes investimentos na cidade de São Paulo, precisavam de algo com uma grande velocidade na execução e qualidade, logo houve um maior progresso de divergentes tipos de usos de materiais pré fabricados, que favorece em conjunto na construção civil. Mas, as peças sofrem tributações específicas, o quê leva ao desinteresse do seu uso. Este sistema construtivo é feito de peças moldadas produzidas fora de sua destinação final, feito de uma forma industrial em empresas destinadas nesse processo, onde passa por um processo rigoroso e controle de qualidade, como: registro de data, tipo de concreto e aço e a assinatura dos responsáveis. Sendo assim, trazendo maior segurança, proteção e durabilidade.

Na etapa de fabricação, há a etapa de produção, onde é feita o estoque das matérias-primas, a dosagem e a mistura do concreto, o corte e a curvatura, de acordo com a norma NBR 6118, para o preparo da armadura e a montagem. Após esse processo, é feito o transporte de materiais até o

......... 06

local de trabalho.

Com isso, a obra se torna mais rápida, pois os elementos chegam prontos para a montagem; mais econômica, por conta das peças serem fabricadas em um processo industrializado; mais resistente, já que a sua fabricação inclui processos rígidos de qualidade; e, mais sustentável, porque diminui o impacto ambiental no canteiro de obras e com total previsibilidade de custos, sendo assim economicamente viáveis incluindo os 4R's (Reutilizar, Reduzir, Reciclar e Recomprar).

Em comparação uma estrutura convencional, como as situações transitórias, que se aplica no processo de desforma, movimentação, armazenamento, locomoção e montagem. E também, as ligações, que são as conexões entre as peças, para dar estabilidade à estrutura durante a fase de montagem.

A questão logística é um ponto que deve-se ser pensado antes da decisão do material a ser executado em obra. Por conta de grandes elementos que precisem de pórticos, pois necessitam por serem mais robustas e também, de carretas alongadas e adaptadas para fazer o translado. Da mesma forma para as ruas estreitas, com curvas acentuadas ou retornos durante o percurso, há a necessidade de uma compatibilização no projeto para quê as peças sejam fragmentadas e assim seja alocadas de forma correta no transporte.

07

Fonte: Salema Pré Fabricados

08

PEÇAS E ENCAIXES 3.

Faz se necessário o estudo detalhado dos consoles, pois se tratando de peças pré-fabricadas, o desafio é justamente as juntas entre vigas e pilares, que devem ser dimensionadas de forma que supram as necessidades estruturais de constância em relação as forças solicitados nos pórticos estruturais. Em um sistema estrutural, nas juntas e consoles é onde se obtém a maior quantidade de esforços, e curiosamente se encontram as menores áreas concretadas da peça.

Consoles são elementos estruturais prismáticos que servem de apoio para outros elementos estruturais, comumente usados para transferir esforços de vigas a pilares, especialmente em ligações de estruturas pré-fabricadas. Em uma descrição mais específica, a NBR 6118 (ANBT, 2014, p. 198) define como consolo os “elementos em balanço nos quais a distância (a) da carga aplicada à face do apoio é menor ou igual a altura útil (d) do consolo [...]” classificando-os em dois tipos, como curtos ou muito curtos, conforme sua relação a/d.

Os pilares geralmente possuem consoles curtos para que seja feito o apoio de vigas e lajes, que serve como um ponto de ligação entre os elementos.

......
09

Detalhamento da seção de console curto

Fonte: ABNT NBR 6118:2011
10

Quando há o recebimento da estrutura em seu console, há a aplicação de uma almofada, que geralmente é usado o neoprene para o apoio da viga. A armadura tracionada no consolo deve ser ancorada no pilar.

A laje alveolar é composta de placas de concreto protendido que possuem seção transversal com altura constante e alvéolos longitudinais, responsáveis pela redução de peso da peça. Na execução, é feito um tipo de preenchimento, um grauteamento de união entre uma laje e outra, onde surgem tensões cisalhantes.

Fonte: ARTELAJE, 2018.

A fundação é feita por uma ligação pilar fundação por meio de cálice (colarinho ou cofre) de fundação para o encaixe e engaste do pilar. O seu posicionamento correto é assegurado pela colocação de calços e cunhas de madeira entre as faces e laterais do pilar e o pedestal. E por fim, o espaço livre restante entre a superfície interior e o pilar é preenchida por argamassa.

Fonte:

MÉTODOS CONSTRUTIVOS DE EDIFÍCIOS,

2015.

A viga mais comum é caracterizada por ser traves planas aporticadas, para este projeto será usado vigas retangulares mais usadas para coberturas e pisos com aba em forma de "L" (ou em forma de "bota"). Como é possível ver na imagem, a solução adotada é onde as lajes faceiam as vigas e o pilar junto aos seus apoios.

Fonte: MANUAL DE PRÉ FABRICADO DE CONCRETO, 2002.

A modulação é feita padronizada para que haja uma uniformidade nas peças e caracterizar o sistema como econômico. As especificações abaixo são possibilidades para dimensões gerais, que segundo as diretrizes são recomendadas para edifícios de apartamentos de múltiplos andares.

13

Fonte: MANUAL DE PRÉ-FABRICADO DE CONCRETO, 2002.

Nas paredes, antes da moldagem, são colocados dutos técnicos e conduites para eletricidade. Após o levantamento e posicionamento dos painéis, o espaço vazio entre os mesmos é preenchido com concreto no local.

Fonte: MANUAL DE PRÉ FABRICADO DE CONCRETO, 2002.

14

REFERÊNCIAS 4.

Para melhor fundamentação, é trazido uma escola estadual chamada Telêmaco Melges, constituída pelo escritório Una Arquitetos, localizada em Campinas (SP), que abrange os conceitos de construções em sistemas estruturais de concreto pré moldado, dentro de uma faixa de custo reduzida e aplicando todos os parâmetros necessários, como a introdução de reforços com perfis metálicos e assim formando um monobloco revestido com veneziana translúcida. Com o terreno pequeno e localizado entre duas esquinas definiu a uma implantação reduzida e verticalizada. Os dois acessos correspondem às duas esquinas e são marcados pelas aberturas que descolam o volume das empenas laterais. Os muros de divisa também foram, de certa forma, integrados pela arquitetura e acabam se envolvendo na volumetria do conjunto.

A escola faz parte do projeto FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), onde eles se delegam por todos os feitos, desde o processo de escolha do terreno até a entrega, que também é um projeto temporário o qual é destinado para a construção de escolas com o método construtivo de concreto pré-moldado.

15

Como um segundo estudo, é trazido um projeto de expansão da Escola Gavina, localizado na Espanha, que exibe uma proposta construtiva atualizada. Se caracteriza como um pavilhão contemporâneo, onde tratase de um prisma quadrangular dividido em pórticos que marcam a sua estruturação. Ele é ligado por meio de uma área de circulação à antiga construção já existente, erguida em 1980, com paredes de concreto com todos os cantos esvaziados, onde se localizam os acessos. Foi descoberta uma maneira atualizada para o telhado, que ganhou claraboias triangulares que ajudam a manter a iluminação natural durante o dia.

Como saída criativa, eles conceberam um painel reticulado, composto por uma combinação de diversas barras entrelaçadas por ripas horizontais para controlar a incidência intensa do sol no interior do pavilhão. Além disso, uma estrutura metálica atual é usada como suporte para peças de cerâmica quadradas que concebem paredes inteiras e mostram uma seleção aleatória de combinação de cores.

O uso de peças cerâmicas na fachada principal, material tradicional da arquitetura mediterrânea, usando assim os materiais do local. É também um material econômico, e que cria um sugestivo jogo de luzes na fachada. A utilização de portas de correr procura gerar um contraste entre a leveza do elemento móvel e a gravidade das peças cerâmicas, prolongando as áreas de jogo mantendo uma ligação fluida entre os espaços.

19

Como uma terceira referência é dado uma proposta finalista do concurso para a moradia estudantil da Unifesp em Osasco, que fica em uma rua interna do campus, é um projeto finalista do Concurso Nacional para a Moradia Estudantil da Universidade Federal de São Paulo. Consiste em um edifício multifuncional, são três fitas de apartamentos com seis andares, ligadas entre si por uma circulação externa, conta com uma praça e áreas comuns que valoriza a integração urbana..

De acordo com os arquitetos, o sistema construtivo é para maior flexibilidade do edifício, por isso que é usado a laje de concreto prémoldada tipo BubbleDeck, onde permite grandes vãos; o pré-fabricado é concentrado no módulo de serviços; e, todos os fechamentos são pré fabricados e modulares. Onde também esses métodos e a coordenação dimensional minimizam as perdas e o desperdício na produção. A laje de concreto BubbleDeck tem a sua base pré-moldada, o quê dispensa o uso de formas e assim também na utilização de menos escoras, o que beneficia também que essa tecnologia possui o Selo Verde.

A integração do complexo da moradia estudantil com a cidade é estabelecida na criação de um espaço generoso e convidativo no nível dos pilotis. A união eficaz que se dá por baixo do platô, com uma abertura que atrai o usuário do Campus a entrar na praça formada no térreo.

23
25
Elevação
26
Modulações Pavimento Tipo
27

Componentes Construtivos

A Laje com assoalho pré moldado tipo BubbleDeck.

B- Módulo auto-serviço.

C- Divisória modular 120cm painel GRC sanduíche, padrão.

D- Divisória modular 120cm painel GRC sanduíche, com porta e bandeira superior.

E- Divisória modular 120cm painle GRC sanduíche, com bandeira superior venezianada,

F Veneziana sob bancada de estudos, com controle de abertura.

G Fechamento Oeste em chapa metálica perfurada em Aluzinc 240x60cm.

H Tubulações aparentes: pluvial, água, esgoto e ventilação.

28

CIDADE E ENTORNO 5.

São Caetano do Sul é um município brasileiro com 15.331km² de expansão (IBGE, 2010), com cerca de 10.509,9 habitantes/km² (CENSO, 2021) e é a cidade com melhor IDH do Brasil com 0,862 (ONU, 2014).

A origem da cidade é dada pela vinda dos bandeirantes ao Brasil. Em 1671, o bandeirante Fernão Dia Paes Leme obteve um sítio, o qual ficou conhecido como Fazenda de São Caetano. Antes de ser oficialmente um município, ela era um subdistrito de Santo André, até que começaram a surgir diversos problemas e dificuldades, eis que um conjunto de pessoas fizeram manifestações para que ocorresse a emancipação de São Caetano. Dado todo este movimento e várias assinaturas recolhidas, no dia 24 de Outubro de 1948 foi concedida a sua independência.

Atualmente, a cidade possui o IDH mais alto do país e é reconhecida pela excelente qualidade de vida. Fica localizada no ABC e possui fácil acesso de locomoção, também por ficar na linha 10 (turquesa) da CPTM. Há várias opções de lazer, onde o principal parque tem 140 mil metros quadrados com pistas de caminhadas, quadras e ampla área verde. Acerca sobre à educação, a cidade possui opções de escolas públicas municipais e

.................
29

estaduais com ensino de qualidade. No total, há mais de 30 instituições do ensino fundamental ao médio, além de creches e escolas de educação infantil. Há ainda algumas universidades públicas e privadas, como a Fatec, USCS e o Instituto Mauá de Tecnologia. Como vizinho mais próximo do terreno escolhido, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Campus Centro – conta com mais de 5 mil alunos, possui mais de 40 cursos de graduação, incluindo cursos à distância, além de especializações, por meio da pós-graduação lato sensu, em diversas áreas. Já na pós graduação stricto sensu, a instituição conta com alguns programas de Mestrado, além de Doutorado e Pós-Doutorado na área administrativa.

Em 2004, foi inaugurado o Campus Centro e no mesmo ano, a instituição conquista o status de Universidade, onde assim dá se o marco de inauguração da USCS, incluindo assim a criação do curso de medicina, 10 anos depois, que abriga os cursos de saúde da instituição e além disso, o conselho Regional de Biomedicina, laboratório de análises clínicas e a clínica de fisioterapia.

30

QUANTIDADE DE ALUNOS NA ESCOLA DE SAÚDE

Fonte: autoria própria, dados da USCS - Setembro de 2022.

De acordo com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), o curso de Medicina é o de maior demanda na universidade, contando com muitas inscrições no começo dos semestres. E para melhor estudos sobre a pertinência da moradia, também foram levantados dados da localização da casa dos alunos para quê fosse feita a adequação da moradia.

31

Ainda de acordo com a CPA, Santo André é a maior cidade da onde vem os alunos para o campus. Sendo que os acessos principais é a estação Prefeito Walter Braido São Caetano do Sul, próximo a universidade, vans escolares e carros particulares. Foi realizado uma pesquisa de satisfação com a escola de saúde para uma opinião interna sobre a universidade.

INDICADOR DE SATISFAÇÃO / INSATISFAÇÃO COM A INSTITUIÇÃO

Fonte: autoria própria, CPA.

32

SAÚDE DO ESTUDANTE 6.

Para Alves e Boog, o insucesso em cuidar da própria alimentação está relacionado ao insucesso no cuidado consigo mesmo, pois esse cuidado demanda e disputa tempo e dedicação com a necessidade que o estudante tem de incorporar-se e vivenciar a própria universidade. Com os programas que a universidade oferece, é perspectivo a importância da alimentação do aluno e com sua vida acadêmica.

Thompson, Samiratedu e Rafter (1993) constataram que os estudantes que vivem em moradias obtiveram GPAs (unidade de rendimento acadêmico) mais altos do que seus pares universitários fora da moradia. LaNasa e cols. (2007) também evidenciaram o aumento de desempenho acadêmico, entre outros aspectos, dos residentes universitários. Ainda nessa situação, Araujo e Murray (2011) também encontraram efeito positivo e significativo da residência universitária sobre o desempenho do estudante, aumentando o desempenho acadêmico entre 0,19 e 0,97 GPA.

De acordo com um estudo brasileiro de Pascarella e cols. (1993), os residentes ganham mais persistência na universidade e mais chances da conclusão da graduação, quando comparados a não residentes.

33

Conforme a avaliação dos estudantes, estar em uma moradia favorece o aluno e seu desempenho acadêmico, assim diminuindo o trancamento ao longo do semestre.

Trancamento de Matrículas antes e depois do Processo Seletivo da Moradia

Fonte: Impacto da Moradia Estudantil no Desempenho Acadêmico e na Permanência na Universidade, 2018.

34

PÚBLICO E PRIVADO 7.

O espaço público consiste em uma área de uso comum e que pertence a todas as pessoas, já o espaço privado é aquele cujo possui um dono, seja uma pessoa ou a uma empresa e há um acesso restrito, apenas com autorização do proprietário ou um valor prescrito a ser pago pela entrada.

Grande parte da vivacidade da rua é dada pelos usos que o espaço privado abriga e que podem em maior ou menor intensidade relacionar-se com o espaço público em seu exterior, como a calçada. Quanto mais porosa e dinâmica a interface entre o edifício e o logradouro, mais situações urbanas diferentes são passíveis de acontecer e com isso, maior a variedade de pessoas e acontecimentos na cidade.

Por servir de passagem e de acesso aos usos no domínio privado, a rua é o espaço mais democrático da cidade, é o local mais provável para o encontro e o convívio com outras pessoas.

A partir do guia é perspectivo que o espaço publico dialoga com a cidade, pois é o primeiro componente para a compreensão de lugar; é a partir dele que é possível unir as pessoas e os locais.

35

F o n t e : G u i a d o E s p a ç o P ú b l i c o : p a r a i n s p i r a r e t r a n s f o r m a r

36

O placemaking é basicamente uma gestão de espaços públicos, que possui características variadas sobre planejamento e design, onde tem o intuito de trazer locais para acesso a todos que proporcionem a saúde, a felicidade e o bem-estar de seus usuários. O ponto principal é que o lugar possua a função antes de seus aspectos físicos.

De acordo com o livro, Guia do Espaço Público, para obter um local coletivo bem-sucedido é preciso quatro pontos: acessibilidade, atividade, conforto e sociabilidade. Seguindo o guia e seus conceitos, para criar um bom espaço público é preciso ter acessos e conexões com o seu entorno, fácil de chegar e ir embora, uma diversidade de rotatividade e uma elevada presença de transporte público. Também é necessário ter conforto e imagem, como ser um local limpo e seguro, com visual agradável e lugares para sentar. Do mesmo modo, ter uso e programações, dar uma razão para quê as pessoas voltem, variedade de pessoas com idades diferentes, socialização e as atividades oferecidas, como shows, eventos e atividades para a comunidade. Da mesma maneira, ser sociável, que é quando o local vira um ponto de encontro, conhecem novas pessoas e é quando sentem que pertencem ao espaço.

“Triangulação é o processo pelo qual alguns estímulos externos incentivam

.... 37

interações entre as pessoas e fazem desconhecidos conversarem como se eles se conhecessem”. (William H. Whyte)

O espaço privado é um lugar que pertence a alguém, tanto uma pessoa ou uma empresa, que pertence a um proprietário. Segundo Witold Rybczynski, o ser humano não nasce com sentido de privacidade, é criado junto ao senso de intimidade. Ou seja, uma área privada é algo mais exclusivo e íntimo.

Os locais semi públicos, ou semi privados, são espaços que possuem a utilidade de abrigo da vida urbana, ilimitado ao público e mais conhecidos em lugares de áreas comerciais, como shoppings, ou residenciais, como condomínios com as suas áreas comuns de convivência.

Fonte: Karssenberg et al. (2015, p. 15).

38

TERRENO 8.

Segundo a Fundação Pró Memória, o bairro Centro surgiu em torno da estação ferroviária, como um prolongamento urbano do bairro da Fundação, direcionando o crescimento da cidade para o outro lado da linha férrea. Inaugurada em 1883, a estação São Caetano tem arquitetura tipicamente inglesa, com passarelas metálicas para passageiros, cancelas e telhas. No entanto, isso continuou até a década de 1970, quando a pressão política forçou a substituição da estação de ferro por uma estação de concreto armado (a antiga estrutura não representava mais o progresso de São Caetano). A estação ferroviária foi construída em um terreno doado pela família Baraldi. O mesmo aconteceu com a paróquia da Sagrada Família (Igreja Matriz), que, uma vez concluída, estabeleceu o atual centro da cidade, afastando-a da antiga igreja dos beneditinos (onde se concentram a maioria das celebrações e festas religiosas).

De acordo com a história de São Caetano, a implantação urbana do bairro Centro ocorreu por volta de 1906. Além da família Baraldi, a Companhia de Melhoramentos de São Caetano também colaborou para a abertura de novos loteamentos na área central e no bairro da Fundação. Na década de 1940, o centro recebeu número grande de novas construções e

.....................
39

estabelecimentos comerciais que foram mudando o caráter residencial do bairro. Em 1954, o Viaduto dos Autonomistas e a Rodoviária de São Caetano foram entregues à sociedade, tornando-se um símbolo da transformação urbana da época.

Fonte: Google Earth Pro, 2022.

40

O local tem um raio de abrangência até o atacadista Assaí e englobando também a estação Prefeito Walter Braido, mas com os novos planos de meio de transporte, esta área é grandemente ampliada até para fora da cidade. Com isso, é solucionado pelo BRT-ABC, que serão 23 estações nos 18 quilômetros do trajeto, sendo oito delas em São Caetano, ao longo da avenida Guido Aliberti. Com o projeto do BRT, modal que fará a ligação de São Caetano até o metrô, a viagem até a Estação Tamanduateí ou até a Estação Sacomã, que permite a integração com o Expresso Tiradentes (que liga ao Centro de São Paulo), levará poucos minutos.

41
Fonte: Google Earth Pro, 2022.

O maior público alvo do local é entre 18 a 30 anos, onde seria o local indicado para moradia no terreno próximo a faculdade. Extensão do público também para pessoas que procuram um local de pouca permanência, como cursar pós graduação, estendendo assim o faixa etária para até mais de 60 anos.

Abrangendo assim, o módulo estudantil tem capacidade para 262 universitários em seu programa comum, contando com os seus alunos de extensão. Então, o programa de necessidades consiste em espaços privados com quartos compartilhados ou individuais, também com opções para pessoas com necessidades especiais; espaços coletivos com espaços para caminhar e estudar; espaço de uso geral com hall de acesso, espaço multiuso, midiateca, sala de jogos, cozinha central, lavanderia comunitária, banheiros, academia e coworking; nas áreas de serviços, há manutenção, depósito, sala de administração, sala de segurança e locais destinados para a atlética juntamente com o seu armazém; e, na área descoberta, há estacionamento, tomada para carro elétrico, horta para abastecimento orgânico da quitanda como comércio local, bicicletário, pet place, playground, academia ao ar livre, quadras de esportes e ponto de espera de transporte particular; e, fazendo toda essa ligação do terreno, uma pista de corrida e também para caminhada juntamente com o paisagismo do lugar fazendo essa ligação e criando espaços de permanência, fachada ativa e diversidade de usos.

42

DIAGNÓSTICO

Viela escura

Sem iluminação Riscos de acidentes Calçadas estreitas Alto fluxo de carros

DIRETRIZES

Fechamento da viela Mais postes de luz Mais faixas para maior fluxo de pedestres Alargamento das calçadas Via de mão dupla Implantação da moradia estudantil

43
Fonte: Google Earth Pro, 2022.

MAPA DE TRÂNSITO / MÃOS DAS VIAS

Fonte: Google Earth Pro, 2022.

SENTIDO DA RUA TRÂNSITO LENTO TRÂNSITO RÁPIDO

44

MAPA DE USOS PREDOMINANTE / GABARITO DE ALTURA / TRANSPORTE

É perspectivo que a maioria dos empreendimentos ou residências não possuem mais que dois andares, deixando assim um gabarito baixo por sua média urbana, assim será seguido a edificação da moradia estudantil, onde terá o máximo de quatro pavimentos e assim, não privando de seu entorno.

45

ÁREA RESIDENCIAL (+3 ANDARES)

ÁREA RESIDENCIAL (2 ANDARES)

ÁREA RESIDENCIAL (1 ANDAR)

ÁREA EDUCACIONAL (+3 ANDARES)

ÁREA EDUCACIONAL (2 ANDARES)

LINHA FÉRREA

OSWALDO CRUZ

SANTA MARIA CIRC. B MAUÁ CIRC. GERTY

CIRC. BARCELONA CIRC. A SANTA PAULA

ÁREA COMERCIAL (+3 ANDARES)

ÁREA COMERCIAL (2 ANDARES)

ÁREA COMERCIAL (1 ANDAR)

ÁREA INDUSTRIAL (+3 ANDARES)

ÁREA INDUSTRIAL (2 ANDARES)

ÁREA INDUSTRIAL (1 ANDAR)

NOVA GERTY BOA VISTA PROSP./FUNDAÇÃO

É possível perceber que é uma área completamente comercial, principalmente por ser uma região central da cidade, com poucas áreas residenciais. A cor cinza é identificada pelas linhas de alta tensão, que se encontra no fundo do terreno e que não podem ser removidas. O fato de ser bem próximo da estação e da linha férrea faz com quê traga pessoas de outras cidade, facilitando assim a locomoção dos alunos.

46

PROJETO9.

O projeto está sendo elaborado através do esquema estrutural préfabricado para que a obra venha a ter as suas vantagens, como a rapidez na construção; economia, por conta das peças serem fabricadas em um processo industrializado; resistência, já que a sua fabricação inclui processos rígidos de qualidade; e, sustentável, porque diminui o impacto ambiental no canteiro de obras e com total previsibilidade de custos, sendo assim reduzindo o acúmulo de resíduos sólidos na obra.

Modulado em placas pré-fabricadas com modulações de 1,20m e 0,60m, trazendo consigo o aproveitamento de seus encaixes e eixos, assim fazendo com que as esquadrias sejam inteiras trazendo a substituição da placa de revestimento.

A moradia é vinculada com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, do campus Centro, voltado para os estudantes de área de saúde, assim trazendo em seu programa, ambientes que possam auxiliar os seus alunos para maior crescimento na carreira. Assim como, a distância até a instituição, fazendo com que o universitário tenha maior qualidade de vida nesse período letivo.

47

Fonte: autoria própria - unidade tripla.

48

R O G R A M A D E N E C E S S I D A D E S

P

PRIVADO

UNIDADE INDIVIDUAL 16 25

UNIDADE DUPLA 64 25 UNIDADE TRIPLA 16 45 UNIDADE COLETIVA 16 45 UNIDADE PNE 6 25

SERVIÇO

MANUTENÇÃO E DEPÓSITO 1 45 ADMINISTRAÇÃO 1 45 SEGURANÇA E SUPERVISÃO 1 45

USOS QUANTIDADE ÁREA (m²)

R O G R A M A D E N E C E S S I D A D E S

P

USOS

QUANTIDADE ÁREA (m²)

COLETIVO ACADEMIA 1 65 SALA DE ESTAR / CINEMA 1 95 ESPAÇO MULTIUSO 2 65 REFEITÓRIO 1 125 COZINHA 1 45

COWORKING 1 385 MIDIATECA 1 245 SALA DE JOGOS 1 25 SALÃO DE FESTAS 2 65 AUDITÓRIO 1 125

R O G R A M A D E N E C E S S I D A D E S

P
USOS QUANTIDADE ÁREA (m²) HALL DE ACESSO 5 00 LOJAS 6 45 CONSULTÓRIOS 12 45 EXAMES 2 65 ESPAÇO MULTIUSO 2 25 GERAL COMÉRCIOS 6 25 BANHEIROS 4 QUITANDA 1 45 ATLÉTICA / DEPOSITO 8 45 e 65 LAVANDERIA 1 45

R O G R A M A D E N E C E S S I D A D E S

P

ESTACIONAMENTO 1 165 PET PLACE 1 150 PLAYGROUND 1 260 PONTO DE ESPERA 1 660 QUADRAS 2 565

AR LIVRE ACADEMIA AO AR LIVRE 1 260 HORTA 2 115 BICICLETÁRIO 1 80

USOS QUANTIDADE ÁREA (m²)

A I S A G I S M O

P
Ypê Amarelo Ypê Rosa Oiti Grama Esmeralda Grama Bermuda Arbusto Loureiro

A T E R I A I S

M
Alumínio Escovado Concreto Espinha de Peixe Pavimento de Concreto Piso Laminado Piso de Concreto Vidro

E T A L H E S

D

Console para apoio de viga

Pilar

Laje alveolar

Alveolos

E S T U D O

-
E
Ã
HABITAÇÃO
ALOJAMENTO
P R É
F A B MORADIA
D U C A Ç
O COLETIVO APRENDIZA
R E S I D Ê NC I A C O N S T R U Ç Ã O

I C A D O AGEM MODULAR MÓDULO G R U P O

COMUNITÁRIO
R
AUTONOMIA P Ú B L I C O
S A Ú D E O P O R T U N I D A D E LAR

L A N T A Ç Ã O

I M
P
1 1 2 3 4 5 6 7
ACADEMIAAOARLIVRE PLAYGROUND PETPLACE ESTACIONAMENTO BICICLETÁRIO PONTODEESPERA 1. 2. 3. 4. 5. 6 7.
QUADRAS

L A N T A S

P
FUNDAÇÃO 1 ESC.: 1:500
TÉRREO 2 ESC.: 1:500
1° PAVIMENTO 3 ESC.: 1:500
3° PAVIMENTO 5 ESC.: 1:500
4° PAVIMENTO 6 ESC.: 1:500
ÁTICO 7 ESC.: 1:500
COBERTURA 8 ESC.:
1:500

N I D A D E S

U
UN. INDIVIDUAL 1 ESC.: 1:100
UN. DUPLA 2 ESC.: 1:100
UN.TRIPLA 3 ESC.:1:100
UN.COLETIVA 4 ESC.:1:100
UN.PNE 5 ESC.:1:100

R T E S

C O
CORTE AA A ESC.: 1:250
CORTE BB B ESC.: 1:250
CORTE DD D ESC.: 1:250
CORTE CC C ESC.: 1:250

E V A Ç Õ E S

E
L
ELEVAÇÃOFRONTAL I ESC.:1:200
ELEVAÇÃOPOSTERIOR II ESC.:1:200
ELEVAÇÃO DIREITA III ESC.: 1:200
ELEVAÇÃO ESQUERDA IV ESC.: 1:200

L U S Ã O

N

C
O
C

Diante do projeto apresentado e das propostas, conclui-se que o Módulo Estudantil acrescenta maior qualidade de vida na jornada dos estudantes. Além de expandir as oportunidades de estudo, também não gera preocupações de moradia durante o período letivo, podendo assim compartilhar momentos com quem está passando pela mesma fase da vida, dividindo as mesmas angústias, sentimentos e até mesmo os próprios quartos. O alojamento é voltado para o bem-estar do seu aluno, focado com as suas prioridades e facilidades dentro do prédio, podendo também levar até um futuro estágio no prédio comercial.

O maior desafio foi lidar com as modulações do pré-fabricado, mas por ser um método construtivo que está em tamanho crescimento e suas modernidade, há uma facilidade e rapidez na sua construção. O projeto se adequou ao sistema e conseguiu vencer os desafios estruturais. Por mais que a mão de obra seja cara e difícil de encontrar, a longo prazo vale a pena por serem especializados neste modo de construir, pois após anos a construção continuará de pé e não irá apresentar patologias, como até mesmo vazamentos quando tem o corte da placa para encaixar as janelas, tendo que fazer a substituição.

O projeto foi esclarecido desde a sua proposta inicial e respeitou o material escolhido, fazendo um alojamento para estudantes trazendo diversos benefícios e aprendizados para o aluno.

BIBLIOGRAFIA 11.

JULIANA NAKAMURA. Pré-fabricados: como industrializam a construção. Disponível em: https://www.sienge.com.br/blog/pre fabricados/#:~:text=O%20pr%C3%A9%2Dfabricado%20%C3%A9%2C%20p or,fora%20do%20canteiro%20de%20obras. Acesso em 02 de Setembro de 2022.

PRÉ FABRICAR. A História do Pré-Fabricado no Mundo. Disponível em: https://prefabricar.com.br/a-historia-do-pre-fabricado-nomundo/#:~:text=O%20processo%20desenvolvimento%20daquilo%20que,qu e%20aborda%20as%20revolu%C3%A7%C3%B5es%20industriais. Acesso em 02 de Setembro de 2022.

PRÉ-FABRICADO. A História do Pré-Fabricado no Brasil. Disponível em: https://prefabricar.com.br/a-historia-do-pre-fabricado-no-brasil/. Acesso em 02 de Setembro de 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA DE CONCRETO. Normas. Disponível em: https://abcic.org.br/artigos/normas. Acesso em 04 de Setembro de 2022.

NELSON KON. Escola FDE - Telêmaco Paioli Melges. Disponível em: http://www.nelsonkon.com.br/escola fde telemaco paioli melges/. Acesso em 05 de Setembro de 2022.

UNA BARBARA E VALENTIM. Escola em Campinas. Disponível em: http://unabv.com.br/educacional/escola-em-campinas/. Acesso em 06 de Setembro de 2022.

BAUHAUS DESSAU. Conjunto Residencial Dessau-Tortën. Disponível em: https://www.bauhaus-dessau.de/en/architecture/bauhaus-buildings-indessau/dessau-toerten-housing-estate.html. Acesso em 06 de Setembro de 2022.

PRÉ FABRICAR. Qual a diferença entre pré-fabricados e pré-moldados? Disponível em: https://prefabricar.com.br/diferenca-entre-prefabricados-e-pre-moldados/. Acesso em 08 de Setembro de 2022.

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE CONCRETO ESTRUTURAL. COM6: PréFabricação. Disponível em: https://www.fib international.org/commissions/com6-prefabrication.html. Acesso em 12 de Setembro de 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/sitedocente/admin/arquivosUpload/14 026/material/NBR9062_2017.pdf. Acesso em 04 de Setembro de 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/valtencirgomes/disciplinas/construcao-deedificios/abnt-6118-projeto-de-estruturas-de-concreto-procedimento. Acesso em 12 de Setembro de 2022.

Walter Klein Pfeifer. PROJETO DE CONSOLO DE CONCRETO ARMADO DE ALTA RESISTÊNCIA COM USO DO MÉTODO DAS BIELAS E TIRANTES. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/169847/001051021.pd f?sequence=1. Acesso em 07 de Novembro de 2022.

ARNOLD VAN ACKER. Manual de Sistemas Pré-Fabricados de Concreto. Disponível em: https://pt.slideshare.net/barbarasalgado1232/manual-prfabricados-de-concreto. Acesso em 07 de Novembro de 2022.

Alves HJ, Boog MAF. Comportamento alimentar em moradia estudantil: um espaço para a promoção da saúde. Rev SaúdePúbl. 2007;41(2):197 204. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/bxWxfRbq8HnD4bCCgxF4vtS/?lang=pt. Acesso em 17 de Novembro de 2022.

Pascarella, E.; Bohr, L.; Nora, A.; Zusman, B.; Inman, P.; Desler, M. (1993). Cognitive Impacts of Living on Campus versus Commuting to College. Journal of College Student Development, 34, 216-220. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/kPkhTBrFRcNFsj6MxFhp7Bx/?lang=pt. Acesso em 17 de Novembro de 2022.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA UNIVERSIDADE SÃO PAULO. A vida urbana nos espaços semi-públicos pós-pandemia na cidade de São Paulo. Disponível em: http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/uspcidades globais/artigos digitais/vida urbana espacos semi publicos. Acesso em 23 de Novembro de 2022.

VITRUVIUS: Helena Câmara Lacé Brandão e Angela Moreira. A varanda como espaço privado e espaço público no ambiente da casa. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/09.102/95#:~:text=Em %20oposi%C3%A7%C3%A3o%20ao%20sentido%20de,que%20compartilham %20a%20mesma%20intimidade. Acesso de 24 de Novembro de 2022.

Gradolí & sanz – arquitectes. PABELLÓN MULTIUSOS DA ESCOLA GAVINA. Disponível em: https://www.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/gradolisanz-arquitectes /pabellon-multiusos-da-escola-gavina/3886. Acesso em 06 de Maio de 2022.

MARKETING TECNOSIL. O que são pré- moldados de concreto e qual a diferença com os pré-fabricados? Disponível em: https://www.tecnosilbr.com.br/o que sao pre moldados de concreto e qual-a-diferenca-com-os-prefabricados/#:~:text=O%20pr%C3%A9%2Dmoldado%20%C3%A9%20um,da %20constru%C3%A7%C3%A3o%20para%20ser%20utilizado. Acesso em 03 de Maio de 2022.

LUCAS YTHALO NUNES DE SOUSA E SANDRA DE LOURDES GONCALVES. Estudo Da Viabilização E Utilização De Peças Pré-Moldadas Na Construção Civil. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/exatas/article/view/3382/2899. Acesso em 04 de Maio de 2022.

IGOR FRACALOSSI. Escola Estadual Telêmaco Melges / UNA Arquitetos. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/01 13116/escola estadual-telemaco-melges-una-arquitetos. Acesso em 04 de Maio de 2022.

ARCHDAILY BRASIL. Museu Internacional do Barroco / Toyo Ito. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/786423/museu internacional do barroco-toyo-ito. Acesso em 05 de Abril de 2022.

SÃO CAETANO DO SUL. A Cidade. Disponível em: https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/page/a cidade. Acesso em 10 de Maio de 2022.

MOUNIR KHALIL EL DEBS. Concreto pré-moldado: fundamentos e aplicações, 2° Edição (2017).

FREITAS, Filipe Miguel Costa. Construção modular sustentável: propostas de um projeto tipo. Disponível em: http://repositorio.ipvc.pt/handle/20.500.11960/1146. Acesso em 15 de Maio de 2022.

ALVES, Natalia Souza Diniz. ANÁLISE DE CUSTOS: ALVENARIA ESTRUTURAL X ESTRUTURA PRÉMOLDADA. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD

A3YFD6/1/monografia natalia.pdf. Acesso em 26 de Maio de 2022. Fundação Pró Memória de São Caetano do Sul. HISTÓRIA DOS BAIRROS. Disponível em: http://www.fpm.org.br/HistoriaBairros/List. Acesso em 30 de Maio de 2022. Concreto Latino-Americano. PRÉ-MOLDADOS: NOVAS TECNOLOGIAS.

Disponível em: https://www.construcaolatinoamericana.com/news/premoldados-novastecnologias/3130752.article#:~:text=Na%20ficha%20t%C3%A9cnica%20d o%20produto,que%20hoje%20nosso%20maquin%C3%A1rio%20realiza. Acesso em 05 de Maio de 2022.

R A N C H A

P
oradocanero UNINDVDUAL 1 ESC :00 UNDUPLA 2 ESC1100 UNTRPLA 3 ESC1100 UNCOLETVA 4 ESC::00 UNPNE 5 ESC1100 CORTEAA A CORTEBB B DCORTEDD ESC:1250 ESC :250 ESC :250 MPLANTAÇÃO QUADRAS ACADEMAAOARLVRE PLAYGROUND PETPLAC ESTACONAMENTO BCCLTÁRO PONTODEESPERA 2 3 4 5 6 7 EVAÇÃOFONA EEAÇÃOPOTROR EEVÇODEA VEEAÇÃOSQUERD 0 VSTADAMAQUETEELERÔNCAPLAYGROUND VSTADAMAQUETEELERÔNCAPRDOCOMERCA ESC200 EC200 ESC1750 UDAÃO EC50 ÉEO S 50 MNO 3 S 00
MÓDULOESTUDANTIL MÓDULOESTUDANTIL ConstruçãoModulareoPréFabricado ConstruçãoModuareoPréFabricado Oitemaémodadooradoocaldeusoqueéexecuado ndusrameneouemumaábrcaoumelho

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.