A TEMPORALIDADE DOS SEM ABRIGO –VIVENCIAS DOS SEM ABRIGO– DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - 2006

Page 38

FECHADOS NO SILÊNCIO - OS SEM-ABRIGO

- O problema da saúde é desenvolvido com uma certa profundidade, pois a maioria da população sem-abrigo apresenta graves problemas de saúde (físicos, mentais ou de dependência, toxicodependência e alcoolismo). Bento e Barreto debruçam-se de modo exaustivo sobre os problemas de saúde mental, praticamente transversais a todos os indivíduos sem-abrigo. Incidem sobre o sofrimento interior, sobre a ausência de vínculos afectivos, descrevendo os semabrigo como os Sem-Amor. Levantam ainda uma questão de difícil resposta: O que surge primeiro, a patologia psiquiátrica ou a situação de sem-abrigo?

- As estratégias de sobrevivência da população, o menor número de mulheres na situação, a imagem que as instituições possuem dos seus utentes e a imagem que estes possuem do apoio que lhes é prestado são abordadas de forma incipiente nos trabalhos consultados. Quanto às estratégias de sobrevivência, Pimenta refere que resultam da ausência de rendimentos dos indivíduos sem-abrigo. Estes recorrem à mendicidade, à realização de pequenas tarefas informais ou ainda “utilizam” as instituições. Relativamente ao número inferior de mulheres na situação de sem-abrigo, Isabel Baptista considera que não existem estudos aprofundados que permitam a compreensão do fenómeno, embora aponte algumas razões que, na sua óptica, podem contribuir para essa diferença.

Em comentário final, consideramos que a abordagem do problema “sem-abrigo” em Portugal parece-nos encontrar-se condicionada pela imaturidade do fenómeno como hoje se apresenta na sociedade e ainda pela ausência de preocupações políticas e sociais que, se existissem, poderiam apelar e interpelar o saber científico para a prestação de contributos que ajudassem à aplicação de medidas especificas de combate à situação. Como dizem Isabel Baptista e Alfredo Bruto da Costa, os sem-abrigo ainda só ganharam estatuto de problema social (2001 b).

1.2. Bibliografia estrangeira É fundamental o conhecimento da bibliografia internacional sobre o problemática dos sem-abrigo, uma vez que este fenómeno social se enquadra nos contextos da

31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.