

NICOLIE LEITE
portfólio acadêmico e profissional





participação em:








I. autoral Salone Satellite di Milano 2023 da ilha, do cais, da eternidade:
II. corporativo editora do brasil
III. corporativo atlas energy
IV. residencial residência atibaia
V. residencial residência campinas

sallone satellite:
Ano: 2023
Local: Salão Satelite de Milão
Em 2023, a Belas Artes participou pela 4º vez do Salão Satélite de Milão, que faz parte da programação do Salão de Milão, um dos eventos de design mais importantes do mundo.
Com o meu projeto de TFG, da Ilha do Cais, da Eternidade: o terminal mareítimo de Ilhabela, fui uma das 10 estudantes dos cursos de design de produto, arquitetura e design de interiores selecionados para expor. A seleção contou com base na excelência acadêmica e habilidades de design,e me deu a oportunidade de exibir meu trabalho para uma audiência global no evento.
Durante a seleção de projetos que seriam sujeitos a participar do, deveríamos atender o objetivo o tema do salão “Design: Where are we going?”. A minha resposta, que possibilitou a minha participação no evento foi a seguinte:
“Como todas as ações humanas, a arquitetura deve minimizar sua intervenção na natureza, sendo o respeito ás pré-existências e consciência do ecossistema preocupações regentes dssa arte. No complexo marítimo de Ilhabela, o projeto surgiu a partir dessa inquietação, onde impera não apenas uma mimese formal da resposta plástica, mas ultrapassa a imitação da natureza, através da materialidadde que enfatiza a transparência e integra a natureza do local. O design é uma simbiose entre arquitetura e paisagem.
Além do recorte internacional, tive reconhecimento de outros meios de imprensa como: HAUS, ARCHA COMPANY, Casa Jardim, Edesign Magazine, DW!, Tribuna do Povo Ilhabela.









editora do brasil
Ano: 2023
Local: Cidade Monções, São Paulo
Metragem: 950m²
Autor Projeto: STUDIO BR
Fotografias: Maurício Moreno
O projeto trata-se de uma mudança de sede, para o novo site, localizada no Centro Empresarial Nações Unidas. O desafio aqui era trazer a brasilidade da Editora para uma tela, ou melhor, laje em branco, sem qualquer núcleo existente.
A proposta foi contribuir com transparência e fluidez da empresa, promovendo espaços abertos e mais interativos, todo design do local remete a formas geométricas associadas a bandeira do Brasil, como mostra as lousas acima.
Losangulos e triângulos abrem o campo de visão e demarcam as diretrizes do projeto: transmitir a marca editora do Brasil, abrindo horizontes e procurando estratégias econômicas para a execução da obra pós pandemia.


atlas energy
Ano: 2023
Local: Cidade Monções, São Paulo
Metragem: 950m²
Autor Projeto: STUDIO BR
Fotografias: Maurício Moreno
Um projeto para uma empresa que cresceu rápido demais (e que tem prospecção de aumento próximo) combinando eficiência e sustentabilidade. Esse é o projeto de Atlas Energy, uma reforma completa que foi desenvolvida a partir de um estudo de viabilidade, considerando um aumento de colaboradores. A energia limpa dos ventos é representada pelas curvas que demarcam a circulação, e a energia solar, a iluminação quente do espaço colaborativo.
O desafio era entregar a obra em tempo recorde, para isso, atuei com o desenvolvimento do projeto que seguiu acompanhando a execução, necessitante de senso de urgência e olhar crítico para a entrega com sucesso.


Projeto de uma residência para investimento em Atibaia. O briefing era criar espaços com conceito comercial, não se aprondudando em gostos estétios e funcionalidade individual e específica do cliente, mas sim um programa de necessidades com base em necessidades imobiliárias.
res. atibaia
Ano: 2024
Local: Atibaia, SP
Trabalhamos com cores e materialidades mais neutras, mas que trouxessem a sensação de acolhimento e conforto.
Em planta, trabalhamos com espaços mais fluidez e com maior aproveitamento do terreno e declive.






res. campinas
Ano: 2024
Local: Campinas, SP
Residência para um casal, em Campinas, que procurava ter uma integração dos espaços interiores com os espaços livres, contando com um quintal generoso. A proposta foi trabalhar utilizando elementos como cobogó, para criar permeabilidade entre os espaços, mas ainda sim, delimitando eles.





