3 minute read

Colocação de Professores

Sou professora de nomeação definitiva do QZP (Quadro de Zona Pedagógica) 1 (que compreende os seguintes concelhos: Amarante, Amares, Arcos de Valdevez, Baião, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Caminha, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Felgueiras, Gondomar, Guimarães, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Melgaço, Monção, Paços de Ferreira, Paredes, Paredes de Coura, Penafiel, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Porto, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Terras de Bouro, Trofa, Valença, Valongo, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila do Conde, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Verde, Vizela) do grupo de recrutamento 250 (Educação Musical).

Leciono, consecutivamente na escola pública, desde 1991, e sou a segunda docente da lista de graduação do QZP1 no meu grupo de recrutamento.

Advertisement

Vivem-se, neste momento, situações de injustiça e desrespeito pela graduação, situação que vivi pessoalmente no concurso de 2021/2022.

Fiquei colocada na primeira fase do concurso de professores de mobilidade interna 2021/2022, a 13 de agosto, a cerca de 70 Km da minha área de residência (cerca 140 Km no total e custos associados).

Nesta fase do concurso apenas ficaram colocados professores com horário completo (entenda-se como tal a referência à componente letiva, pois existe uma componente não letiva. O cômputo das duas componentes perfaz as 35 horas semanais de trabalho).

A colocação dos professores é realizada tendo em conta a componente letiva. Existem inúmeras funções e, muitas delas, implicam acompanhamento de alunos, que estão inerentes à componente não letiva.

Quando saíram os resultados de colocações posteriores (a 1 de setembro - Reserva de Recrutamento n.º 1), para docentes de carreira e para candidatos à contratação, verifiquei que vários colegas, com graduação inferior à minha, ficaram colocados em horários para os quais concorri e cujas escolas são mais próximas da minha área de residência. Estes mesmos professores ficaram colocados em horários incompletos e completos (leia-se componente letiva tal como explicado anteriormente).

Esta situação resultou do facto de o Ministério da Educação insistir na norma de colocar primeiro os horários completos, o que faz com que, as docentes números um e dois da lista de graduação de QZP 1 do meu grupo de recrutamento, colocadas a 13 de agosto, tenham ficado em pior situação relativamente à sua colocação, do que os docentes de QZP 1, com menor graduação profissional e até docentes contratados.

Sendo os docentes de QZP, professores de nomeação definitiva, qualquer que seja o horário em que fiquem colocados, este terá sempre de ser completado com outros serviços existentes nas escolas, uma vez que estes docentes auferem sempre do vencimento completo.

Pode não ser importante para quem legisla e decide, a vida dos professores que, há anos, não têm uma situação estável. Parece que o Ministério da Educação não se incomoda com as injustiças causadas, apenas porque é legal e está em conformidade com o disposto. Aparentemente e, com as reduções do tamanho dos quadros de zona pedagógica, estas situações vão terminar, mas tal não corresponde à verdade.

YouTube

Canal AEAS

O Canal AEAS é uma plataforma de partilha de vídeos que tem como objetivo principal di- vulgar as atividades do Agrupamento.

Apresenta-se, também, como uma ferramenta de trabalho rica em informação e recursos audiovisuais, que poderá ser de grande utilidade na sala de aula, através da partilha de ví- deos, numa vertente pedagógica. Para visualizar a partilha de vídeos, clique no botão interativo.

Notícia e imagem: Elsa Guia

SAAI Correspondência Partilhada Postais de Natal

No âmbito das festividades do Natal, as salas SAAI 1 e 2 (re) criaram Postais de Natal. Os mesmos foram trocados entre as escolas deste Agrupamento e com os Agrupamentos de Escolas de Castro Marim; D. José I - Vila Real de Santo António; Tomás Cabreira - Faro e com o

No dia 27 de maio de 2022, os alunos que frequentam as SAAI da Escola Básica Padre Manuel Castro e da Escola Básica Maria Manuela Sá visitaram o Zoo de Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia. Acompanhados por vários docentes e assistentes operacionais puderam usufruir de uma experiência bastante enriquecedora, durante a qual observaram várias espécies de animais e aprenderam sobre os seus hábitos e alimentação. Apesar do tempo quente, o Zoo de Santo Inácio possui espaços verdes e com sombras, onde todos puderam descansar, divertir-se, conviver e com vontade de reviver esses momentos.

Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António. Esta partilha teve como principais objetivos a comemoração do Natal, o estreitamento de relações entre alunos com necessidades especiais e entre professores de diferentes zonas geográficas

Notícia e fotografias: Catarina Silvério

SAAI Visita de estudo ZOO de Santo Inácio

Notícia: Maria de Fátima Figueiredo

Imagem: http://iporto.amp.pt/eventos/park-zoo-santo-inaciocomemora-10-anos-com-noddy