ParecerRelativoTratamentoResiduosIndustriaisPerigosos.pdf

Page 98

Parecer Relativo ao Tratamento de Resíduos Industriais Perigosos limita também a deposição de halogenados orgânicos, desde que o seu teor ultrapasse os 10.000 mg/Kg. As disposições minuciosas que constituem a parte 148 do regulamento 40 CFR de 7/1/99, da EPA dos EUA, demonstram que há sérias dúvidas quanto à possibilidade de garantir uma fixação no terreno de produtos químicos tão variados, como as substâncias inorgânicas ou os produtos orgânicos anteriormente referidos, cuja deposição em aterro está actualmente proibida pela legislação portuguesa. 3.5.2- Aterros de resíduos industriais

A simples deposição de resíduos industriais originou no passado alguns casos tristemente célebres. No norte dos EUA, em Niagara Falls, no final do século XIX, um industrial de nome William Love decidiu ligar os lagos Erie e Ontário por um canal, o Love Channel, que permitisse aproveitar a electricidade gerada pela passagem da água, resultante da diferença de cotas dos dois lagos.

A

possibilidade

de

transporte

de

energia

eléctrica,

resultante

do

desenvolvimento da tecnologia da corrente alternada, veio a originar o abandono do empreendimento. Ficaram assim, no local duas secções das escavações com cerca de quatrocentos metros de comprimento cada, que permaneceram ao abandono durante largos anos. A partir de 1930, as escavações começaram a ser usadas como depósitos de produtos químicos, por uma empresa que produzia plásticos, pesticidas e soda cáustica, a Hooker Chemical, (Wentz, 1995).

No fim dos anos 40 muitas companhias estavam a usar o Love Channel para deposição de produtos químicos e cinzas volantes. O exército americano também depositou aí grandes quantidades de restos de armamento biológico e resíduos variados. Em 1952 o canal foi encerrado e selado com terra pela empresa proprietária.

No ano seguinte foi decidido construir no local uma escola, e, apesar dos avisos feitos pela empresa, os responsáveis locais avançaram com o 3.38


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.