Guia do utilizador do WordPress

Page 12

Blogues no WordPress – Guia do utilizador

12

3. Indexar e publicar o post Depois de escrever o texto e/ou ter adicionado os elementos multimédia, está na altura de publicar o post. Enquanto trabalhamos, o WordPress vai guardando uma cópia de segurança do post sob a forma de rascunho, e que é apagada uma vez publicado o post. Antes de publicar o Post, devemos adicionar‐lhe meta‐informção, para tornar mais fácil a localização da informação para os leitores. Para isso vamos adicionar‐lhe Tags (etiquetas). As tags (etiquetas) são uma espécie de palavras‐chave que descrevem o conteúdo do post e que aparecem depois como hiperligações no início ou no final do post. Ao clicar nessas hiperligações, acedemos a todos os posts do WordPress que partilham a mesma tag (etiqueta), sendo assim uma forma muito útil de organizar a informação e de descobrir utilizadores e blogues com interesses semelhantes. Para adicionar tags ao seu post, utilize a caixa Post Tags, do lado direito da caixa de edição do Post. As diferentes tags deverão ser separadas por vírgulas. Depois de escrever , clique em Adicionar . 1 2

3

A tag passa a constar do lado de baixo da caixa onde a escrevemos. (Neste e iremos adicionar a tag exemplo já foi adicionada a tag Leitura). Para apagar uma tag, clique no X do lado esquerdo do nome da tag. Deverá adicionar as tags que achar necessárias para descrever o recurso, mas sem criar ruído desnecessário. Outra forma de organizar a informação, é mediante categorias. Se as tags nos permitem indexar o recurso para os utilizadores da web, as categorias permitem‐ nos organizar os posts no blogue, associando‐os a um determinado tema. Tal como as tags, as categorias também são pesquisáveis por hiperligações no universo WordPress. Mas ao contrário das tags, onde a diversidade deverá reflectir o conteúdo do post, nas categorias deveremos ser mais cerimoniosos e organizá‐las como enormes «estantes temáticas» onde iremos «guardando» posts que versem o mesmo tema, facilitando o acesso do leitor à informação.

Carlos Pinheiro

Março de 2009


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.