Esquadrinhando os quadrinhos dc nerdofobia 2

Page 1

nerdofobia a revista do nerd que so teme outro nerd

apresenta :

esquadrinhando Quadrinhos

2


ao LEItor Há quase 75 anos nascia nos Estados Unidos a New York Company, mas tarde tão conhecida por nós como DC Comics, a editora que criou o conceito de herois como Superman e Batman se tornou uma gigante do entretenimento e hoje é referência quando se fala em boas histórias e ótimos personagens. Bem para quem esta acompanhando nós lançamos recentemente esse novo projeto da Revista digital Nerdofobia, se trata do Esquadrinhando os Quadrinhos que chega agora ao seu segundo número trazendo mais uma boa história do Batman. Nesse segunda saga que nós selecionamos com todo carinho para você leitor, mostramos como a narrativa dos primeiros anos de Batman na luta contra o crime foram recheados de erros e acertos até ele se tornar um vigilante do crime de respeito. Esperamos que possa ser uma leitura tão boa quanto a primeira e que vocês possam aguçar ainda mais a curiosidade pelos quadrinhos. Eu como bom apreciador da nona arte só tenho a indicar a leitura desse clássico da DC que não deve deixar de fazer parte da coleção de qualquer nerd que se preze. Boa leitura e qualquer coisa não nos pertube.

Jefferson Lobo


Batman

O heroi mais soturno e sombrio da história dos quadrinhos foi criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger estreando em Detetive Comics 27. De lá pra cá, já se reinventou inúmeras vezes e se tornou um dos maiores ícones da cultura pop mundial. Sendo um dos poucos heróis que não tem poderes além da inteligência e treinamento, o cruzado encapuzado é emblemático em si mesmo e na mão de bons escritores se torna uma arma de reflexão , aprofundando sua leitura em algo que pode ser realmente considerado a nona arte. Na sequência da série esquadrinhando quadrinhos da DC falamos do Ano Um do herói no combate ao crime e com a brilhante introdução da amizade entre o vigilante de Gotham e James Gordon.


Batman Ano Um Um herói tentando achar seu lugar. Depois de girar pelo mundo em treinamentos o filho de Gotham retorna ao seu lar, assim como Frank Miller retorna ao titulo do Detetive da DC para contar seu primeiro ano de luta contra o crime.

D

epois de escrever o maior quadrinho já feito do morcegão Frank Miller volta a escrever histórias do personagem de gosto sombrio e junto a David Mazucchelli, que impressiona com seus desenhos, dá um reboot surpreendente na vida do herói contando sua origem em paralelo ao surgimento de um ainda tenente James Gordon. Batman Ano Um narrra os primeiros passos de Bruce Wayne na sua cruzada para se tornar algo maior, com muita personalidade o jovem orfão de Gotham é apresentado ainda cru, pouco experiente e com sede de vingança. A saga conta como Bruce Wayne passa seu primeiro ano na cidade de gotham se transformando no herói que conhecemos hoje como o maior detetive do mundo. Dezoito anos depois da perca dos seus pais ele volta a seu lugar de nascimento, com muita vontade de por todo o treinamento que adquiriu em prática, mas sem muito jeito se mete em várias situações de risco e em diversas vezes leva a pior antes de se tornar o herói que Gotham merece.

Por outro lado vemos a chegada do ainda tenente James Gordon, recém transferido para a cidade, vindo de um lugar completamente diferente, com a esposa grávida, e em estado de estresse vemos que Gordon não é tão limpido assim, apesar de começar a combater a corrupção dentro da força policial de gotham mantém um caso extraconjugal com uma colega. Para chamar ainda mais atenção temos também um nova apresentação, ou os primeiros passos de uma Selina Kyle ainda sem assumir o traje de mulher gato e matando o tempo como prostituta. Harvey Dent como um promotor de justiça bem diferente do seu lado lunático que virá a revelar no futuro o Duas caras e ainda uma menção ao Coringa. No decorrer da hq temos passagens memoraveis, como a que James Gordon dá uma surra em um dos valentões corruptos que esta o perseguindo dentro da corporação, com direito a frases de efeito e alguns ossos quebrados. Ou a primeira cena em


que Bruce veste o manto(ainda sem a elipse amarela) e abraça seu lado sombrio. Outro fator determinante que molda Ano Um é o realismo dado a toda história, Batman sofre pancadas e um bandido pé de chinelo quebra uma tv em suas costas em uma das suas primeiras missões como o cruzado encapuzado, só para se ter uma noção da falta de experiência do herói. Ainda assim Batman é Batman e com a maturidade do cargo ele mostra a grande inteligência e astúcia

como no momento em que cercado pela polícia ele ativa um batsinal que atrai milhares de morcegos e foge de maneira sensacional. Lembra Batman Begins, claro o roteiro dos irmãos Nolan bebeu muito do quadrinho de Miller e talvez por isso tenha sido um sucesso tão grande. Em vários dialogos de Ano Um podemos ver a genialidade de Frank Miller, até mesmo no arrependimento dos personagens, nas escolhas erradas, nas voltas e nos conflitos internos principalmente de Bruce e

de Gordon. Nessa hq podemos ver como eles se completam sem sequer terem tanta ideia um do outro. Enfim essa é mais uma das sagas de Batman que é indispensável. Ler ela vai aumentar seu conhecimento não só sobre quadrinhos mas vai dar uma ideia de como fazer uma grande história, limpa, bem desenvolvida e cheia de nuances que fazem do morcego o grande personagem que é.


contatonerdofobia@gmail.com ou curta nossa fanpage do facebook: facebook/Nerdofobia


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.