1 minute read

O FUC é extensão e cultura na UEPG

Pela sua origem, o Festival Universitário da Canção, o nosso FUC, tem relevância histórica para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O festival foi criado pelo Diretório Central de Estudantes, o DCE, em 1980. Ou seja, trata-se de um evento que nasceu, foi organizado e realizado a partir do movimento estudantil, como forma de manifestação cultural e política.

Após edições memoráveis que superlotaram o auditório da Reitoria, no Campus Central, em 1986 o festival sofreu uma interrupção. Foi retomado, em 1995, sob a chancela da Diretoria de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (DAC/PROEX). O FUC passava a integrar o calendário de eventos extensionistas culturais da UEPG, somando-se ao Festival Nacional de Teatro – FENATA e ao Encontro de Corais.

Advertisement

Anualmente, a UEPG reúne compositores e intérpretes de vários pontos do país, num intercâmbio cultural que valoriza ainda mais a música local e regional. O FUC cresceu, rompeu os muros da universidade, consolidou-se e tornou-se referência entre os festivais do gênero.

A universidade se coloca como agente de promoção do desenvolvimento cultural, incentivando a criatividade musical e revelando talentos, além de proporcionar espaços de entretenimento, aprendizagem e interação social. O FUC se consolida, na perspectiva extensionista de mão-dupla que viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade. O FUC é extensão e cultura.

Maria Salete Marcon Gomes Vaz

Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Culturais

This article is from: