1 minute read

Arte e troféu

Next Article
FUC Reverbera

FUC Reverbera

Para dar o visual da 35º edição do FUC, foi convidado o artista ponta-grossense Fernando Bertani, que atualmente usa a matriz de xilogravura como foco de sua pesquisa e produção. Ele produziu a arte que estampa todos os materiais de comunicação, bem como os troféus que serão entregues aos vencedores.

Doutor em Geografia pela UEPG, pesquisa manifestações culturais de matriz popular, africana, latina e brasileira. É também músico e compositor, integrante da banda Tiriva e dos projetos Duo Brasilidades e Mambaia Améfrica Groove. Em 2013 sua composição ‘Se vai idade’ ficou em 2º lugar no FUC Regional e recebeu o Prêmio Juri Popular

Advertisement

A arte foi composta através da técnica de xilogravura utilizando a matriz como obra final para o processo de tratamento digital.A peça em madeira foi escavada, partes em baixo relevo foram pintadas e, por fim, o topo, entintado.

O processo de digitalização foi realizado diretamente na matriz de xilogravura para realçar o processo manual e manter o traço em relevo e os detalhes da técnica de xilogravura. O processo criativo da arte se insere na busca pelo movimento e expressividade da canção. Os elementos figurativos da obra foram escolhidos com o objetivo de sublinhar a presença da artista no palco e sublimar sua voz entre os limites da corporalidade e da vibração sonora.A expressividade visual do som está implicitamente vinculada à imaginação corporal de quem expressa e sente uma música”.

This article is from: