
1 minute read
35º FUC - uma nova experiência
from 35º FUC - UEPG
O Festival Universitário da Canção (FUC) marcou toda a geração universitária dos anos 1980, que lotava o então Auditório da Reitoria (hoje Auditório do Bloco A) da UEPG, para conhecer e torcer pelas canções que participavam do festival. Há 40 anos, em 1983, a canção vitoriosa, ‘Fusão de Duas Gerações’, composta por Anna Elisabeth Romanovski, foi interpretada pela acadêmica de Engenharia Civil Geanine Romanovski, irmã de Anna. A emoção que pairou na plateia lotada e testemunhada por mim é aquela que os festivais de música, em suas particularidades, sempre trouxeram a quem os presenciou.
Em sua 35ª edição, o FUC se propõe a trazer para seu público um evento imersivo, que propicie aos participantes uma experiência visual e sonora únicas. A cada edição novas composições, novos compositores, novos intérpretes e novos públicos fazem do FUC um evento único para a região dos Campos Gerais. Em 2023 teremos um festival produzido na perspectiva de um grande show, resultante do trabalho de várias equipes que concebem o espetáculo em diferentes segmentos: da arte gráfica à comunicação; da composição à interpretação; da programação visual à apresentação das músicas selecionadas; da escolha de uma grande banda à presença de um dos melhores grupos musicais da cidade. Tudo pensado para fazer do 35º FUC um evento artístico cultural digno de sua história e de sua importância.
Advertisement
No palco, nos bastidores, nos camarins, na plateia, enfim, em todos os espaços e lugares por onde as músicas do FUC ecoarem, ecoam as vozes de todos aqueles artistas, técnicos, público, patrocinadores e apoiadores que fazem com que mais uma vez Ponta Grossa possa vivenciar um grande momento da sua melhor música regional.
Nelson Silva Junior Diretor de Assuntos Culturais da UEPG Coordenador geral do 35º FUC