Revista AL.SO 56ª edição

Page 1

AL .S O | JU N H O 2 0 2 0 | 1


Imagem meramente ilustrativa.


ˆ

ESOBEDEÇ Seja voce.

DESOBEDECER AO S P A D R Õ E S E STÁ NA ESSÊNCIA E LYS ÉE. D A M U L H E R ELYS P O R I S S O , O N OV O E LY S É E B L A N C T R A Z O J A S M I M S A M B AC , QUE É COLHIDO AINDA FECHADO P A R A P R E S E R VA R A S N OTA S M A I S S O F I ST I C A D A S D A F LO R .

A ARTE DA PERFUMARIA






Jornalistas

Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.

Douglas Queiroz - MTB 894/MS Evllyn Rabelo DRT/MS 361 Vanessa Garcia Borges DRT/SC 5917 Diagramação

Marcos 10:27

Felix Jr Comercial Neil Brasil e Admilson Rodrigues Amorim Correção de Texto Evllyn Rabelo DRT/MS 361 Auxiliar Administrativo Dinho Amorin Fotos Nelson Frantz (NK Fotografia), Kleber Pereira (NK Fotografia), Wilker Diego Silva, Larry Crysttian Lopes e Marcus Moriyama. Colaboradores José Marques, Dr. Simei Ricardo, Gizelly Bandeira e Solange Brum. Departamento Jurídico Cerilo Casanta Calegaro Neto Advogado OAB/MS n. 9988

Revista AL.SO • Campo Grande-MS +55 67 3211.3772 • +55 67 99278.2621 email: also.criacao@gmail.com Revista On-line: www.issuu.com/al.so

Revista AL.SO

Neil Brasil



Capa AL.SO

“Cheguei no Rio de Janeiro sem nada, e construí meu nome lá como profissional, nunca tive medo de desafios e sempre busquei ajudar ao próximo. Quem me conhece sabe que sempre trabalhei pautado em honestidade e sinceridade. Tenho orgulho da minha história, pois tudo que faço me entrego totalmente e, consequentemente, tenho o reconhecimento, assim foi como estilista, produtor de moda e agora com a revista AL.SO, onde busco fazer tudo com excelência”. Estudou Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing, e sempre atuou em eventos nacionais como o Agulha da Alta Moda Brasileira “O Agulhas de Ouro”, onde os melhores estilistas do Brasil concorriam ao grande prêmio. “A grande iniciativa do

evento era arrecadar fundos para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) ajudando assim muitas famílias.”

Também atuou em diversos concursos de Misses e Misters, é um descobridor de talentos e os lança no mercado de trabalho. Há oito anos lançou em Campo Grande a revista AL.SO, e não demorou muito para ser um veículo de comunicação referência no mercado editorial do Estado. A revista traz diversos cases de sucesso em Mato Grosso do Sul, assim, descobriu e lançou centenas de empresários em suas páginas, e deu oportunidades de trabalhos diretos e indiretos para muitos setores da sociedade, aquecendo a economia local.

Neil Brasil

“Vejo sempre o lado positivo da vida, prezando pela honestidade e sinceridade nas minhas ações.”

E

stilista autodidata, carnavalesco de coração, empresário bem sucedido no ramo da comunicação e com olhar visionário para política. Aos 50 anos Neil Brasil se sente preparado para mais um desafio, ser um homem público através da nova política em Campo Grande.

Filiado ao Partido Social Liberal (PSL/MS), partido presidido pela senadora Soraya Thronick, amiga pessoal do empresário, Neil é pré-candidato a vereador. A sua trajetória é bem ampla e trafega pelo Rio de Janeiro, onde morou trabalhando com moda e eventos por 30 anos. Natural de Corumbá-MS, o empresário deixou a cidade ainda jovem e buscou novos desafios na capital carioca. Enfrentando dois leões por dia, como ele mesmo relembra, fez nome como estilista e produtor de moda, atuando com diversas autoridades e celebridades, trabalhando em revistas nacionais e regionais. Fotos: Marcus Moriyama

|

Texto: Douglas Queiroz

1 0 | A L .SO | JUNHO 2020

“Por onde passei trabalhei com excelência! E quando voltei para Mato Grosso do Sul, após morar 30 anos no Rio de Janeiro, vim morar em Campo Grande e montei a revista de forma bem tímida, e com o que tinha consegui pagar só 50 reais para cada jornalista escrever as matérias, e fui de porta em porta no comércio apresentando a revista”. Neil declara que seu trabalho até hoje é com base em planejar e colocar tudo em execução com excelência e com verdades, sempre com um olhar humano para os assalariados, para a classe trabalhadora, pois eles são a base da economia e precisam ser estimulados.

“Sou uma pessoa de muita fé, acordo todos os dias orando e pedindo a Deus proteção para o país e todas as pessoas, principalmente para minha família e amigos. Tendo sempre pensamentos positivos, sou otimista. Talvez seja este o sucesso da revista AL.SO em Campo Grande, pois vejo sempre o lado positivo da vida, prezando pela honestidade e sinceridade nas minhas ações.”, conclui


“Determinação e ousadia o resumem.” “Neil é uma daquelas pessoas que brilham, tem o toque de Midas, e uma habilidade impressionante de unir as pessoas. Eu o conheci como profissional, e hoje o tenho como amigo”.

Solange Brum

Empresária - Grupo Boticário

Senadora Soraya Thronicke

“Neil Brasil é sinônimo de sucesso, perseverança, atitude, humildade e fé em Deus” Leni Fernandes

Empresária - Grupo Badulaque NA TRADICIONAL FEIJOALSO

“Competência empresarial e jornalismo sério é responsável fazem Neil merecedor de elogios e reconhecimento público” Des. Paschoal Carmello Leandro Presidente do TJMS

AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 11




Primeira reunião da diretoria da ACICG em 2020 é marcada pela comemoração dos 8 mil associados

E

m março, mês em que a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) celebrou 94 anos de muito trabalho representando os empresários e comerciantes do Estado, a instituição comemorou também a conquista de mais de 8 mil associados, confirmando sua credibilidade e responsabilidade perante a classe.

Presidente da ACICG, João Carlos Polidoro, e diretoria celebram o marco de mais de 8 mil associados (Foto: ACICG)

O presidente da ACICG, João Carlos Polidoro, reuniu sua diretoria para o primeiro encontro de 2020, onde apresentou propostas e ações para este ano. Apesar do difícil cenário econômico enfrentado pelos empresários, a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande tem desenvolvido um papel fundamental defendendo e representando seus filiados e a sociedade. Em um evento com o objetivo de comemorar tal marco e apresentar os próximos passos da casa, para a diretoria, a ACICG vem somando forças e solidificando-se como porta-voz do empresariado.

Aos 14 anos, Beatriz Di Felice lança seu primeiro livro “Ruínas da Escuridão”

A

paixonada por literatura desde pequena, a jovem Beatriz Di Felice Soriano realizou, aos 14 anos, o sonho de ser escritora. “Ruínas da Escuridão”, título da obra, foi desenvolvida através de um trabalho escolar, cujo projeto resultou em premiação até chegar a publicação do livro. Realizado na Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim, a solenidade de lançamento do livro e sessão de autógrafos reuniu familiares, amigos, professores e diretores para celebrar esta conquista.

Sempre apoiada pelos pais, a jovem Beatriz Di Felice lança seu primeiro livro

Professores Carlos Igor Jitsumori e Fábio Do Vale prestigiam a aluna Beatriz

Incentivada pelos pais e orientada pelos professores Fábio Do Vale e Carlos Igor Jitsumori, do Colégio Classe A, a obra escrita por Beatriz se destaca pelo enredo atraente e cativante. Para os que a conhecem mais de perto, a escritora de apenas 14 anos está só começando a carreira e ainda tem um futuro brilhante pela frente. A matéria completa você confere no canal do Festas e Eventos TV no Youtube.


15 anos de

Beatriz Gonçalves

A

chegada dos 15 anos é muito aguardada pela maioria das meninas e para a jovem Beatriz Gonçalves não poderia ser diferente. Neta do Major Arquimedes, da Mega Segurança, a debutante ganhou uma linda festa realizada no Murano Buffet. Com o tema “Bia em Paris”, a aniversariante reuniu familiares e amigos para celebrar essa data tão importante. Muito apegada aos pais e aos avós, elogios não faltam para a menina doce, esforçada e inteligente como ela. Durante a festa, momentos especiais jamais serão esquecidos, como a tradicional valsa com o pai Jefferson e o avô Arquimedes, além das lindas homenagens. A festa contou com a organização e cerimonial de Patrícia Faracco e imagens do Studio Vollkopf.

Beatriz com seus pais Jacqueline e Jefferson

Aniversário de 15 anos da Beatriz é antigo desejo dos avôs Arquimedes e Aparecida

CBN Festas e Eventos recebe Leonardo Guedes e Elizangela Nassif da Stuppendo Gelateria

N

o programa CBN Festas e Eventos, transmitido na Rádio CBN Campo Grande aos sábados, o apresentador José Marques recebeu os empresários Leonardo Guedes e Elizângela Nassif, da Stuppendo Gelateria. Com mais de 25 anos de história, a Stuppendo é um empreendimento da família Guedes. Leonardo, quem comanda as duas lojas em São Paulo, conta que constantemente vem à Capital do Mato Grosso do Sul para acompanhar e auxiliar Elizângela, responsável pela filial em Campo Grande.

Empresários da Stuppendo Gelateria falam do sucesso da franquia na Capital

Em conversa, o empresário conta como tudo começou, os desafios e os diferenciais da loja. Para os amantes de gelato, a Stuppendo já é sucesso por aqui! Acompanhe essa e outras matérias no canal do Festas e Eventos TV no Youtube.


Casa Colonial e Enoteca Decanter lançam Jornada Terroir

T Jornada Terroir explica os três fatores que interferem a produção dos vinhos

razendo tendências e fazendo com que seus clientes conheçam cada vez mais o mundo dos vinhos, a Casa Colonial e Enoteca Decanter lançaram a série Jornada Terroir. Em quatro vídeos explicativos, o sommelier Willyan Francescon apresenta três principais fatores que interferem a produção dessa bebida, o que é chamado Terroir. O termo é um conceito que abrange o conhecimento das interações entre o ambiente (clima e solo) e os processos enológicos aplicados, que assim dão características distintas ao vinho. A cada vídeo assistido, o espectador entenderá quais tipos de uvas e vinhos mais agradam seu paladar. Contando com diversos rótulos, a Casa Colonial e Enoteca Decanter tem especialistas que podem te ajudar a achar o vinho perfeito para o seu gosto.

Sommelier Willyan Francescon é o guia da Jornada Terroir

Conheça a EPS Corretora de Seguros

T

razendo tranquilidade e segurança para a sua vida, a EPS Corretora de Seguros tem o seguro mais adequado para cada necessidade de seus clientes. A empresa trabalha com todos os ramos de seguros: pessoais (saúde e odonto, vida, previdência privada, viagem) e patrimoniais (residência, automóvel, empresarial, carga, equipamentos).

EPS Corretora de Seguros cuida do seu patrimônio com segurança e confiabilidade

A EPS Corretora de Seguros ajuda você a proteger seu patrimônio com clareza e confiabilidade. Se você deseja conferir mais detalhes das facilidades que a corretora oferece é só acessar o canal do Festas e Eventos TV no Youtube.


Ir ou não ir ao dentista em tempos de pandemia pelo Covid-19?

E

m tempos de Covid-19, os profissionais da saúde estão cada vez mais suscetíveis a serem contaminados pela doença, principalmente os cirurgiões dentistas. Mesmo com a pandemia decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados. O cirurgião dentista e mestre em Reabilitação Oral e Estética, Dr. José Olavo Mendes, explica que a classe odontológica está sendo respaldada pela Anvisa e pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS), com instruções de segurança e reafirma que os atendimentos devem ser apenas para as emergências. Para que os atendimentos sejam seguros, protocolos como pré-triagem, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) complementares aos já usados, esterilização de instrumentos e dispositivos e a limpeza e desinfecção de superfícies são medidas primordiais adotadas principalmente nesta época pelos dentistas.

P

Com a pandemia do Covid-19, Dr. José Olavo Mendes reforça as medidas adotadas pela Anvisa e CRO-MS (Foto: Reprodução)

Em tempos de quarentena, Festas e Eventos TV lança série de lives no Instagram or conta da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social se faz necessário. Em tempos em que todos devem ficar em casa, um novo passatempo se tornou comum nas redes sociais. As famosas lives acontecem diariamente, onde as pessoas produzem os mais diversos tipos de conteúdos para interagir com seus seguidores.

E no Festas e Eventos TV não seria diferente. No perfil do Instagram, o apresentador José Marques convida amigos, empresários e diversos profissionais da Capital para bater um papo diferente e compartilhar suas experiências. A cada dia, um novo assunto surge para que o público esteja sempre conectado com o mundo e suas mudanças. Siga o Festas e Eventos TV no Instagram @festaseventostv


LENDEL BODY BUSINESS: Lendel Body Business foi criado para atender empresas e seus colaboradores, com a prática de exercícios físicos regularmente acarreta em diversos benefícios físico e mentais, como perder peso, melhora do humor, aumento dos níveis de energia e muito mais benefícios. O incentivo à atividade física nas empresas é importante e interessante tanto para os funcionários quanto para a empresa. Quem se exercita regularmente terá menos estresse, ansiedade e sonolência durante as atividades diárias, por isso a empresa terá funcionários mais dispostos e que trabalhem de forma otimizada elevando a produtividade. Os exercícios aumentam a resistência muscular e melhoram a funcionalidade das articulações, além de favorecer a articulação sanguínea, isso torna o corpo bem mais resistente a lesões por esforço repetitivo, melhora a postura e faz com que a pessoa trabalhe de forma mais eficiente. RESULTADOS : •Colaboradores unidos • Transforma o ambiente da empresa • Espírito em equipe • A saúde dos colaboradores sendo uma prioridade da sua empresa

BODY SCULPT: LENDEL BODY SCULP REVOLUCIONA EM PERFORMANCE PARA VOCÊ TER UM CORPO ESCULPIDO E ESTÉTICO LENDEL BODY SCULP & LENDEL BODY BUSINESS. A Lendel Body Sculpt foi criado para atender a todos que queiram saúde e uma qualidade de vida ativa. Feito com estímulos isolados no músculo desejado, para que seu corpo seja desenhado como um pincel, visando sempre a postura ideal para biologia humana, com paciência que vamos descobrindo e esculpindo no corpo uma nova consciência. Este treinamento consiste em aplicação de técnicas especializadas de um profissional que está há mais de 20 anos no ramo do esporte e há 10 anos como atleta com Título Nacional e Internacional, conhece o segredo do corpo esculpido e estético.

NUMA AÇÃO GLOBAL E À MEDIDA, O NOVO RITUAL BODY SCULPT ATUA SOBRE: •Correção postural • Ganho de massa muscular • Funcional e Hit • Preparação para atletas e corporal • Woman, silhueta, tonificação e glúteo. Fotos: Bruno Siqueira

|

Texto: Vanessa Garcia

1 8 | A L .SO | JUNHO 2020

LD body business, fazemos parceria com ALKIMIA HOTEL que disponibiliza uma academia para seus hóspedes e colaboradores, está localizado na região de fácil acesso, com ambiente climatizado e estacionamento. Av. Afonso pena , 1413 • Centro Campo Grande MS - Tel (67) 3324-2631









Q

uem diria que iríamos viver esta situação atual, Covid-19? Ninguém no mundo estava preparado para mudanças do dia para a noite, todos passando pela mesma situação em uma pandemia.

sempre foi conchego chega a ser um tédio, porém, obrigando a gente a fazer coisas que nunca fizemos ou pensamos em fazer. Limpar a casa, dividir as tarefas mais simples e com todos os moradores, que lindo todo mundo ou quase todos se ajudando.

Paramos para tentar entender algo novo, que chegou sem aviso prévio e temos que encarar todas as mudanças de comportamento, atitude, medo e dúvidas, tentando não acreditar que tudo isso é real, que é um filme de ficção, mas parece até que já vimos muito dessas histórias.

E o home office, fazendo tarefas que muitas das vezes antes não conseguíamos fazer no tempo de 6 a 8 horas, mas agora em menos tempo rendendo seu trabalho. Sair só em casos de muita necessidade e urgência, desmarcando consultas médicas, salões de beleza, festas e etc.

O lado negativo de tudo isso são vários casos, principalmente a incerteza e o medo que nos rodeia, o que é isto exatamente, de onde veio, quem são os culpados, quem está certo? Entretanto, não falando muito do lado negativo, pois o que quero mesmo é comentar o lado positivo de tudo isso: nossa mudança de comportamento. Exigindo que atitudes cotidianas como mandar ficar em casa, deixando de lado todo o mundo externo, tentando se adaptar com o trabalho em casa (home office), ficar com as crianças durante o dia e a noite, deixar de visitar um amigo, um parente ou cliente, deixar de abraçar, beijar, apertar a mão e ainda se manter distante mais de um metro. Isolados dos pais ou dito pessoas de alto risco, se mantendo em quartos fechados, máscaras, álcool em gel, sabonete, água limpa e sempre a recomendação lavar, lavar, lavar as mãos, reaprendendo e até mesmo aprendendo a lavar as mãos. O mundo aprendeu tanta coisa nova que estava lá no mesmo lugar, mas não era notada, a casa que

Quantas mulheres deixando a vaidade de lado ou aproveitando para se conhecer e ver que suas unhas podem ser feitas por si próprias, tendo tempo para aplicar sua máscara fácil ou capilar ou outras coisas que nunca tinham feito. Crianças aprendendo brincadeiras novas ensinadas pelos pais, férias que não são férias. Tudo com muita paciência, porque ninguém estava acostumado com uma rotina dentro de casa e que nem imaginávamos que precisaríamos fazer isso. Nosso coração mais leve batendo com mais amor pelo próximo, quantas pessoas se mobilizando para ajudar outras e ainda sem ter contato físico? Quantas oportunidades estamos encontrando e reinventando para entender nosso cliente, nosso paciente e as pessoas? Empresários tentando se adaptar à crise e criando alternativas para se manter. Na verdade sempre é bom pensar mais no lado positivo do que o negativo, só assim sairemos juntos vencendo este momento indeterminado. Reaprender, esperar, obedecer, criar, ficar em casa o que é que tiramos de lição de tudo isso? Entender que só damos valor nas coisas quando a perdemos.





T

TJMS agradece pelo sucesso da Campanha de Páscoa 2020 do Pacijus

erminou no domingo de Páscoa, as entregas da Campanha 2020 do Pacijus, promovidas pelo Pacijus do Tribunal de Justiça de MS. As distribuições foram realizadas, evitando aglomerações e levando a alegria e a esperança para as crianças carentes do Estado. O coelho Justus e sua companheira Justina, com o auxílio de apenas um colaborador do Pacijus, realizaram a entrega de casa em casa de os ovos de chocolate e máscaras para as crianças se protegerem melhor do coronavírus. Confira as fotos no link https://www.tjms.jus.br/pacijus2019/fotos.php?p=2020 Por determinação do presidente do TJMS, Des. Paschoal Carmello Leandro, os locais de entrega não foram divulgados previamente, como medida de prevenção contra a pandemia, já que a campanha deveria ser finalizada com êxito, para beneficiar as crianças apadrinhadas pelos parceiros do Pacijus. Esta Campanha de Páscoa foi a maior ação que o Pacijus já realizou, sendo mais de 2.600 pessoas beneficiadas. As entregas começaram no sábado (4 de abril) e se estenderam até o domingo de Páscoa, dia 12. Receberam ovos de chocolate, as instituições de acolhimento da Capital e do interior do Estado, além dos projetos: Amigos da Criança e do Adolescente (ACA), Grupo de Incentivo e Qualidade de Vida Viver Bem, Projeto Nova História, Projeto Tia More, Grupo Escoteiro Mário Dilson, Proje-

Fotos e texto: Assessoria

3 0 | A L .SO | JUNHO 2020

to Orquestra Infantil, Grupo de Apoio Colônia do Amor, Comunidade Indígena Marçal de Souza, Casa da Solidariedade, Projeto Maná do Céu e Projeto Juntos por um Só Propósito.

“Que Deus abençoe o Des. Paschoal, sua esposa Célia Leandro e toda a equipe do Pacijus. Todos são exemplos para todos. Não mediram esforços para levar solidariedade e alegria para nossas crianças, neste momento tão difícil que estamos passando”, disse Anel-

za Leite Campos, representante da instituição Grupo de Incentivo e Qualidade de Vida “Viver Bem” que atende crianças de bairros da Região Norte da capital. Os idosos também entraram nesta campanha do Pacijus. Em várias comarcas do Estado, receberam máscaras para se protegerem da COVID-19. Ao total, 476 idosos, que estão em instituições de acolhimento, profissionais e técnicos de enfermagem, que se dedicam ao cuidado diário destas pessoas que já trabalharam e fizeram muito pela sociedade, serão contemplados.


Célia Leandro, entusiasta das ações do Pacijus contou da alegria de ter vencido todas as adversidades, para que a Campanha de Páscoa de 2020 tivesse êxito e colocasse um sorriso no rosto de cada criança apadrinhada. “O Tribunal de Justi-

ça, eu, Célia Leandro, a Coordenação de Marta Lopes e os demais colaboradores do Pacijus, estamos muito contentes e agradecidos pelos mais de 2.600 ovos arrecadados e contemplando as crianças de todo o Estado de MS”, disse Célia.

Ela ainda fez um agradecimento a todos os parceiros, amigos e padrinhos que acreditaram nesta ação de solidariedade. “Nós agradecemos a todos que nos ajudaram a fazer da

Páscoa de 2020 em que passamos por uma triste pandemia, um trabalho primoroso de levar os ovos para quem precisa. A equipe tomou todos os cuidados, evitando o contágio do coronavírus e levando máscaras para idosos e para as crianças, além de cestas básicas com mantimentos para as famílias mais carentes”, disse Célia Leandro, agradecendo parceiros, juízes, desembargadores, servidores, padrinhos, voluntários e colaboradores.

Na entrega realizada na Aldeia Urbana, Marçal de Souza, na região do bairro Tiradentes, muitas crianças foram beneficiadas, é o que conta o Cacique Josias Jordão Ramires. “A

palavra é gratidão! Pelo trabalho social do TJMS e do Pacijus. Nossas crianças ficaram emocionadas em receber os ovos, dados com muito carinho pelos padrinhos. O Tribunal de Justiça tem nos atendido em diversas ações que desenvolvemos na comunidade e fico feliz de Deus colocar pessoas para nos ajudar nestes dias difíceis que todos nós enfrentamos”, agradeceu o cacique.

Outro agradecimento veio da comarca de Fátima do Sul, do responsável pelo Lar do Idoso da Cidade, Ailton Rodrigues Bairros. A instituição recebeu máscaras, logo que as autoridades decretaram a pandemia de coronavírus no país. Segundo ele as máscaras já não eram encontradas para compra, por isto da importância da ação do TJMS. “Em nome da diretoria do ILPI – Lar dos Idosos e dos 30 acolhidos, agradecemos de coração pela doação. Que Deus Abençoe”, disse Ailton. Entrega – As entregas cumpriram rigorosamente a Portaria nº 1726, em que o presidente do TJMS, Des. Paschoal Carmello Leandro, determinou medidas de contenção do Covid-19, os procedimentos de entrega dos ovos de Páscoa foram feitos de forma a não haver aglomerações de pessoas, garantindo que os beneficiados recebessem seus presentes. A equipe do Pacijus e o casal de Coelhinhos da Páscoa Justina e Justus levaram alegria para a criançada. Eles agradecem, em nome do Presidente do TJMS, a todos que apadrinharam, aos magistrados, servidores, amigos, voluntários, colaboradores e parceiros de todas as ações sociais do Pacijus. Parceria – Nesta Campanha de Páscoa 2020, os parceiros são a Associação dos Magistrados de MS (Amamsul), Tribunal Regional Eleitoral de MS (TRE/MS), Justiça Federal, União Feminina Beneficente, GM Produções, Revista Also, Festas e Eventos, VCP Perícias, 5º Ofício Cartório de Notas, Cartório Catizane - 8º Tabelionato de Notas, Sindijus, Hedge Loteamentos, Unimed, Unisaúde, Cartório Ely Ayache - 3º serviço notarial, Insted, Escola Paulo Freire e H2L. AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 31


Capa AL.SO

Fotos: Nelson Frantz (NK Fotografia)

3 2 | A L .SO | JUNHO 2020

|

Texto: Vanessa Garcia


Conheça a história de sucesso de Daiana Doraci, da Loja Nice

A

Loja física mais falada do Brasil, Loja Nice, uma linda loja com roupas e acessórios para pessoas de bom gosto, sempre com novidades fast-fashion, inovações e melhor ainda, com preço justo, traz para Campo Grande projetos inovadores e a expansão de sua marca para todo o Brasil, localizada na Avenida Capirabibe,494, Vila Sílvia Regina, Campo Grande - MS, na região do Aeroporto Internacional.

Daiana Doraci, empresária, empreendedora e estilista. Tudo teve início em 1979 com a Dona Nice, sua mãe, que após problemas de saúde veio a falecer, e então Daiana tomou a frente da Loja e com sua visão futurista e grande talento empresarial visou sua realização pessoal, focando em novidades na moda e qualidade no produto. O forte da marca é o jeans chamado Daiana Doraci, uma demanda de fabricação de aproximadamente 1.500 peças ao mês, a Indústria está localizada no Paraná. Ela e sua parceira desenham todas as roupas da marca e com sua expertise contribui também com ideias para outras marcas no estado de São Paulo. Ganhadora este ano com 2 prêmios nacionais devido ao seu mérito. AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 33


Capa AL.SO

Novos Projetos 2020 A loja Nice vai oferecer a todos os clientes o Café Bistrô, lugar lindo, aconchegante e com um cardápio especial, além de seus clientes fazerem suas compras, poderão fazer um stop e se deliciar em seu Bistrô. E não para por aqui, também será lançado uma linha exclusiva de calçados chamada Daiana Doraci. As opções de compras serão virtuais também com seu site de vendas online com entrega para todo o Brasil. Começando pela cidade, logo interior e posteriormente outros Estados do Pais. A mente brilhante desta empresária se expande a nível internacional. Que a cada trimestre ela viaja para os (EUA) Estados Unidos da América e já visitou mais de 23 países ao redor do mundo. Para sempre estar a um nível avante de suas coleções e trazendo ao seu público sempre algo inovador e peculiar. Seu irmão, José Luiz que mora em Newcastle Upon Tyne, uma cidade universitária no Rio Tyne no nordeste da Inglaterra, cursando a faculdade de design de produtos, esteve realizando alguns projetos para a Nike e Adidas, desenhou alguns tênis de lançamento para ambas as marcas e desde já os irmãos decidiram trazer a coleção de blusas personalizadas com o nome próprio, Daiana Doraci. Para finalizar, a Loja Nice será um complexo multimarcas que atenderá o público masculino e feminino no segmento de perfumaria, joias e muito mais. Fotos: Nelson Frantz (NK Fotografia)

3 4 | A L .SO | JUNHO 2020

|

Texto: Vanessa Garcia


A ideia que faltava: Pandemia e inovação, soa até estranho mas foi assim que Daiana teve uma excelente ideia para seus negócios: diante da epidemia que atingiu todo o universo mercantil, ela se manteve de pé junto com todos os seus colaboradores, por mais que as vendam tenham caído com seus 50% abaixo da média, por que não se reinventar diante desta crise, por quê não se aproximar dos clientes e tornar o que já é difícil para o descontraído, o amigo, o carinho. Ela então decidiu fazer Lives no instagram, mostrando dicas, suas coleções, pedindo opiniões e sugestões para seus clientes e com isso sua aproximação com os seus compradores foram o pilar para este laço que a motivou a continuar seguindo em frente. Sempre se dividindo entre São Paulo x Campo Grande, nesta quarentena conseguiu até realizar (delivery) serviço de entrega em domicilio, pois quando os problemas surgem devemos olhá-los como tópicos para a solução, isso tornou a empresária com mais força para lutar, cuidar uns dos outros e continuar, não desistir e sim progredir.

Futuro Promissor Daiana Doraci, não cansa quando a palavra é evoluir, reinventar, crescer, progredir, e é claro, expandir, por isso seu plano é fazer a Loja Nice ser a loja mais falada do Brasil, e se tornar um complexo multimarcas com lojas de diversos segmentos, tais como: sandálias, joias, perfumaria e muito mais. Essa empreendedora, tem por meta fazer um nome que ficará registrada como uma gigante empreendedora no Brasil.

AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 35


Capa AL.SO Essa talvez seja uma de suas principais qualidades, visto o número de investigações carregadas de denúncias que serviram para embasar vários processos e ações civis públicas. Algumas entidades como o Ministério Público, governadores, presidentes e Defensoria Pública têm prerrogativa de ajuizar. Você pode estar intrigado como Vinicius sendo apenas um vereador, pode provocar ações deste tipo? É que nosso notável personagem tem uma espécie de mini MP apoiando cada ato seu, na luta contra a corrupção. Trata-se da Associação Pátria Brasil, uma entidade nacional, presidida nacionalmente pelo próprio Vinicius Siqueira, que congrega juristas de todo o Brasil, que cooperam para a investigação e a proposição de diversas ações para proteger bens públicos e combater a corrupção em todas as esferas de poder.

Vinicius Siqueira Pré-candidato a prefeito pela cidade de Campo Grande MS SEMPRE VOTOU PELA LIVRE INICIATIVA E EM FAVOR DA DIMINUIÇÃO DO ESTADO NA VIDA DAS PESSOAS, E SEMPRE VISANDO O FORTE COMBATE À CORRUPÇÃO.

O

termo “Vereador Combativo” parece que foi criado para ele, com uma disposição que parece infinita, Vinicius Siqueira faz do plenário da Câmara de Vereadores de Campo Grande seu palco para impressionantes cruzadas contra aumentos de impostos, contratos fraudulentos e, toda sorte de desperdício de dinheiro público. Com formação em Direito e um ótimo currículo com várias especializações, domina como poucos as análises mais técnicas de contratos e documentos que regem as concessões municipais.

Fotos: Assessoria

|

Texto: Vanessa Garcia

3 6 | A L .SO | JUNHO 2020

AO LONGO DESSES TRÊS ANOS E MEIO DE MANDATO COMO VEREADOR, VINICIUS SIQUEIRA FORMOU UM PORTFÓLIO INVEJÁVEL: - Foi o responsável pela vinda e pela permanência em Campo Grande de aplicativos de mobilidade urbana como a Uber - Com a criação e presidência da CPI do Táxi, foi responsável pelo desmonte daquele monopólio. - Votou contra o aumento de salário dos vereadores e do prefeito - Realizou estudo para desassoreamento do lago do Parque das Nações Indígenas - Votou contra o aumento do ISS - Investigou e criou ações contra a Flexpark, que pode retornar até 30 milhões de reais aos cofres públicos - Votou e criou ações contra a Taxa do Lixo - Criou e impetrou ação contra o contrato dos radares - Criou a Operação Óleo Diesel que pode retornar


QUALIFICAÇÃO E ATIVIDADES COMPLEMENTARES • O único a votar contra e ajuizar ação para derrubar a Taxa do Lixo em Campo Grande. (Aguardando decisão) • Lutou pela liberação da Uber, criando milhares de empregos e transporte de qualidade a um preço justo. • É o único vereador a ter votado contra todas as proposições de aumento de tributos em Campo Grande. • Investigou os contratos da empresa concessionária do estacionamento rotativo, apontando diversas irregularidades, pedindo a extinção do contrato e ressarcimento de milhões de reais aos cofres públicos. • Principal organizador dos protestos contra o Governo Dilma em Campo Grande.

até um bilhão de reais ao município, além de dar embasamento para ações particulares que podem devolver milhões às pessoas físicas e privadas. - Criou e trabalha firme na investigação da Operação Esgoto, ainda em andamento.

FORMAÇÃO • Formado em Direito. Universidade Católica Dom Bosco. • Pós-graduando em prevenção e repressão à corrupção pela CERS.

• Fundador e atual presidente da Associação Pátria Brasil (em 16/10/2015 – Brasília/DF), responsável pela maioria das AÇÔES POPULARES que impediram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de assumir um Ministério no Governo Dilma Roussef. • Co-fundador da Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos (Brasília/DF) e Fundador do Movimento Chega de Impostos em Campo Grande. • Autor da ação que pede na Justiça Federal a desocupação das estradas em Mato Grosso do Sul pelo Movimento dos Sem-Terra.

• Pós-graduado em Direito Processual: com ênfase em Administrativo e Tributário. Universidade do Sul de Santa Catarina, conclusão em 2013. • Pós-graduação em Docência em Nível Superior. Universidade Católica Dom Bosco em 2016. • Graduado em Transações Imobiliárias. Universidade Católica Dom Bosco, conclusão em 2016. • Aprovado no 82º Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL • 2016 - Atual – Vereador • 2004 - Atual – Tribunal de Justiça do MS – Fórum de Campo Grande Cargo: Oficial de Justiça. Principais atividades: prisões, apreensões, intimações e demais atos judiciais. • 1999 - 2004 – Professor de Matemática e Física em cursinhos Pré-Vestibulares/ENEM Cargo: Professor. Principais Atividades: Preparar alunos nas áreas de Matemática e Física para o ingresso nas universidades. AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 37


Capa AL.SO Toda essa atuação ao longo dos anos lhe deu muita visibilidade, ainda que esse não fosse seu foco e, mais do que isso, resultou em muitos amigos por onde passou. Até então, Raquel nunca havia se envolvido ou se interessado por política, mas uma coisa era certa: votava sempre contra os candidatos da esquerda. Em 2015, passou a atuar fortemente nas causas dos produtores, pois acompanhou de muito perto uma propriedade rural vizinha à de sua família ser invadida. Isso a fez dedicar-se de ‘corpo e alma’, como ela mesma diz, contra as invasões indígenas em terras produtivas de Mato Grosso do Sul.

RAQUEL PORTIOLI Força e atuação feminina na fronteira de Ponta Porã

N

atural de Ponta Porã, a advogada Raquel Portioli, de 49 anos, casada e mãe de dois meninos, sempre foi dinâmica. A produtora rural e advogada há 25 anos foi assessora jurídica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de sua cidade natal por 20 anos, fundou o Conselho Municipal, o qual presidiu por dois mandatos, também foi membro do Lions Clube por 15 anos e sempre prestou serviços sociais. Nos últimos cinco anos dedicou-se com mais intensidade à Igreja Católica, trabalhando em acampamentos.

Fotos: Assessoria

|

Texto: Evllyn Rabelo

3 8 | A L .SO | JUNHO 2020

Nesse período, conheceu, por meio das redes sociais, Jair Bolsonaro, e filiou-se ao Partido Social Liberal (PSL), até então partido do candidato. Em meados 2018 foi convidada a assumir o PSL em Ponta Porã e foi quando percebeu que havia chegado o momento de fazer alguma coisa pelo seu País.


Foi nessa época também que, em reconhecimento à sua militância política em apoio à candidatura de Bolsonaro, que foi convidada a concorrer a uma vaga para deputada estadual por Mato Grosso do Sul. Conquistou 8.542 votos e por muito pouco não foi eleita.

“Agora que teremos eleições para prefeito e vereadores, atuarei mais uma vez com dedicação e sem medir esforços para eleger candidatos que se alinhem aos meus ideais, e que tenham um passado ilibado, com histórias de vida de caráter e princípios”, pontua. A advogada ressalta que espera que o prefeito eleito da sua querida Ponta Porã trabalhe para o município e não em causa própria. ”Precisa-

mos que o próximo prefeito destrua a cadeia de corrupção implantada aqui, que reduza os cargos comissionados para enxugar a máquina, que atenda com responsabilidade a educação, a saúde, a segurança pública e a infraestrutura, pois esses setores estão em déficit de aplicações financeiros”, diz. Quando questionada se tem pretensão de ser novamente candidata em uma próxima eleição, Raquel é enfática em dizer que está à disposição da população e que se preciso for, sai candidata com certeza.


Capa AL.SO Técnica em administração e pedagoga, desde a adolescência sempre exerceu liderança em ações em favor da educação de qualidade e do bem-estar social, chegando a coordenar dois projetos de extensão acadêmica durante os anos de universidade. Em 2013, quando os movimentos de rua culminaram com o impeachment da então presidente Dilma Rousseff, identificou-se com os movimentos conservadores, que defendem os mesmos valores que os seus: a fé em Deus, a defesa da família e o patriotismo.

Cristiane Verlaine

Princípios cristãos, valores patrióticos, ética e moral são pilares da pré-candidata à prefeitura de Ladário

C Fotos: Assessoria

om 44 anos, casada com militar da Marinha e mãe de três filhos, Cristiane Verlaine é carioca de nascimento, mas há quase dez anos ‘criou raiz’, com sua família, na Pérola do Pantanal: o município de Ladário. “Amo esta gente hospitaleira, de cultura ímpar e este lugar que é como que um sorriso de Deus para a humanidade”, afirma revelando sua profunda fé cristã. |

Texto: Evllyn Rabelo

4 0 | A L .SO | JUNHO 2020

“Paralelo ao que acontecia no Brasil, via também que a atual administração da minha querida Ladário, que há mais de vinte anos é governada por uma alternância dos mesmos grupos políticos, atuando em interesses próprios e sem nada fazer de concreto pelo bem da cidade. Então decidi ingressar na vida política, ‘saindo da fila dos que reclamam e entrando na fila dos que fazem’, conforme as palavras da senadora Soraya Thronicke, do PSL, partido ao qual me filiei e acabei assumindo a presidência municipal”, conta Cristiane. Este cenário, somado à eleição do Presidente Jair Bolsonaro, em 2018, foi ponto crucial para motivar seu envolvimento de-


finitivo com a política local. Logo, seu poder de liderança, o tato com a política, sua vontade e condição de discernir e se distanciar de velhas figuras políticas que há anos assumem o cenário político ladarense, fez com que logo se destacasse e, ao ser convidada a concorrer ao cargo de prefeita da cidade, de pronto aceitou o desafio e lançou seu nome a pré-candidatura.

“Entendo que tanto a prefeitura, como no Governo Federal, devem ter uma gestão conservadora para evitar episódios traumáticos como a prisão de prefeitos e secretários, como presenciado recentemente na nossa cidade. Por isso aceitei o convite do partido, apresentando uma ‘cara nova’, uma alternativa à oligarquia política que impera na cidade e, com meus princípios cristãos, valores patrióticos e os pilares da ética e da moral, aliados à minha força e firmeza, pretendo representar o povo de bem e comprometido com a verdade”, declara. Sobre o cargo de prefeita, se for eleita, Cristiane define “não

vejo o cargo como poder, mas sim como uma oportunidade de SERVIR à cidade que amo. Aquele que, para mim é o maior modelo de liderança se inclinou para lavar os pés de seus amigos. PODER É SERVIÇO. Tenho plena consciência disso. Mas, para fazer a diferença, é essencial arregaçar as mangas e trabalhar, e é isso que farei sendo eleita prefeita de Ladário”, finaliza.

AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 41


Capa AL.SO

Sindoley Luiz Morais Responsabilidade com os recursos públicos: O tripé da Administração Pública (Verdade, Honestidade, Transparência).

S

indoley Luiz de Souza Morais, (37a), suplente de deputado federal, foi secretário parlamentar do deputado federal Loester Trutis e, é pré-candidato a prefeito pelo PSL na cidade de Paranaíba/MS. Nascido na cidade de Paranaíba, de família de legítimos lavradores, cresceu às margens do Rio Aporé. Em 1990 mudou para a zona urbana da cidade e iniciou seus estudos aos finais de semana e férias retornava para o campo para os trabalhos da vida rural. Estudou em colégios da rede pública e privada, e concluindo seu ensino médio, retornou à vida no campo para assumir os trabalhos com a produção de leite na propriedade de sua família. Após de dois anos de árduo e pouco compensativo trabalho rural, decidiu retomar sua formação, prestou dois vestibulares: Direito e Agronomia, sendo aprovado nos dois. Numa escolha difícil, optou por cursar Direito. No ano de sua graduação, em 27 de janeiro de 2008, iniciou um estágio no gabinete da Vara Criminal do fórum de Paranaíba, com o Juiz de Direito Dr. Francisco Vieira de A. Neto, o que ampliou seus conhecimentos jurídicos, e foi imprescindível para aprovação no exame da OAB, em 2009, tendo feito pós-graduação em Direito Constitucional pela Faculdade Anhanguera enquanto estudava para o exame da OAB em 2009, concluindo-a em 2010.

Fotos: Assessoria

|

Texto: Vanessa Garcia

4 2 | A L .SO | JUNHO 2020

Em 2019, fez sua segunda pós-graduação em Direito e Processo Eleitoral pela INSTED em Campo Grande/MS. No final de 2009 foi nomeado pelo Dr. Francisco Neto como conciliador no Juizado Especial da cidade de Paranaíba. Em março de 2014, pediu exoneração da assessoria, em agosto fez a abertura do próprio escritório de advocacia com um sócio, o adv. Carlos A. Pimentel. Em janeiro de 2015, na cidade de Dourados, montou um grupo de advogados para que pudesse participar das eleições da OAB, sendo sua chapa, a vitoriosa, tornando-se assim um dos Conselheiros do Tribunal de Ética da Seccional de Mato Grosso do Sul, sendo presidente, o advogado Mansour Elias Karmouche.


Em 2016, desistiu da magistratura e decidiu enveredar pelos caminhos da política, filiou-se na época ao PSDB. Posicionou-se politicamente para o pleito de 2016, para uma cadeira na Câmara de Vereadores de Dourados, uma atitude ousada. Nas eleições, disputou e alcançou 506 votos com honestidade, verdade e transparência, não sendo eleito, mas ganhando grande conhecimento e experiência do meio político. Em dezembro de 2017, foi protagonista do maior e mais ousado protesto deste estado, desafiou o povo e região a sair da cidade de Dourados e ir em comboio até à cidade de Pedro Juan Caballero no Paraguai, e, em um protesto ao alto preço dos combustíveis do nosso estado. Para a surpresa de todos, o comboio foi autorizado, e de quebra, escoltados pela PRF! Em torno de 400 veículos, em um percurso de 130 KM, passando a fronteira com mais de 1.000 veículos. Na tentativa de reacender a chama do “MOVIMENTO COMBUSTÍVEL JUSTO”, convocou a população novamente para aderir à greve dos Caminhoneiros, e todos abraçaram esta luta. Em outubro de 2018 disputou às eleições para deputado federal já filiado ao PSL, pelo fato de convergir com as ideias do então presidente Jair Bolsonaro, com discurso de anticorrupção, conservadorismo, liberalismo econômico. Conseguindo votos nos 79 municípios do estado do Mato Grosso do Sul, totalizando 19.819.

2. Educação: melhoria da educação, reciclagem e requalificação dos professores, ensino integral, merenda escolar, atendimento médico, psicológico e odontológico. Integraremos em nossas grades curriculares as disciplinas Educação Moral e Cívica e OSPB (Organização Social e Política do Brasil) talvez optar por incluir Economia Doméstica e Técnicas Comerciais/Industriais, Além da introdução de Direito Constitucional e Educação Financeira. 3. Saúde: A missão do município para com o cidadão nos cuidados da saúde capacitando o setor com pessoal qualificado e bem equipado. 4 - Segurança Pública: O início da construção de uma Guarda Municipal a partir de elementos oriundos da prestação do serviço militar residente. 5 - Automação: Tal procedimento permitirá o enxugamento da máquina pública, a agilidade dos serviços prestados ao cidadão e a guarda indelével de todos os procedimentos das secretarias, críticas sugestões e apelos da população.

Algumas perguntas abaixo em relação a Candidatura do Pré Candidato Sindoley Morais. POR QUE O PSL HOJE? “Entendo que a atuação política no Brasil está formatada para funcionar dentro dos Partidos Políticos, porém sou a favor da candidatura avulsa”.

TEMAS QUE SERÃO A BASE DO SEU MANDATO Responsabilidade com os recursos públicos: O tripé da Administração Pública (Verdade, Honestidade, Transparência).

TEMAS DE MAIOR NECESSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE PARANAÍBA 1. Gestão Pública: Rever ou implementar leis que possam trazer um profundo impacto no trato da coisa pública. Há leis que precisam ser revogadas ou complementadas, é preciso uma auditoria interna, sempre será necessária a aprovação dos conselhos regionais ouvindo assim a população, e, uma vez que não negociaremos cargos ao legislativo, em Paranaíba haverá a independência dos poderes.

AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 43


Capa AL.SO

Elano Holanda

Humanização do poder, defesa dos valores cristãos, éticos, morais e familiares.

E

lano Holanda de Almeida, de 66 anos, nasceu em Corumbá (MS), é graduado em Engenharia Elétrica e Psicanálise. Casado com Denise Mansano e pai de cinco filhos, foi professor, soldado do exército brasileiro, estagiou na antiga CEMAT no período de 1979 a 1984, sendo, posteriormente, contratado pela então ENERSUL onde destacou-se como profissional da área, quando, em apenas cinco anos, foi investido no cargo de gerente regional de distribuição de energia elétrica, tendo sob seu comando mais de 800 servidores distribuídos por toso o estado de Mato Grosso do Sul. Em 1985 desligou-se da Enersul para fundar a própria empresa HOLANDA-SALDANHA, que conduziu ao longo de 39 anos de forma comprometida e responsável. Desenvolveu, no município, um importante trabalho social, com destaque para a formação de profissionais no setor da engenharia elétrica e afins, tais como: eletricista montador de sistema de alta tensão, operador de guincho hidráulico, operador de escavadeiras, leiturista Fotos: Assessoria

|

Texto: Douglas Queiroz

4 4 | A L .SO | JUNHO 2020

de energia elétrica, almoxarife, eletricista comercial, eletricista em linha viva etc. A HOLANDA-SALDANHA sobressaiu-se em ineditismo desenvolvendo técnicas de operações especiais como desenvolvimento de equipe de avanço em pântano, implantação de sistemas elétricos em locais de difícil acesso (encostas e regiões pantanosas, escavação em rocha com utilização de explosivos, devidamente homologada pelo Exército Brasileiro e formação de parcerias com diversas empresas de renome. Seu espírito arrojado e empreendedor foi determinante para realizações de importantes obras beneficiando Corumbá, Ladário e regiões, com destaque para a instalação de aproximadamente 700 km de linha rural de alta tensão, 300 km de baixa tensão, implantação de mais de 10.000 postes e mais de 2.000 aparelhos de iluminação pública. Dentre as realizações destacam-se: Primeira linha VALE DAS MINERAÇÕES, Primeira Subestação de Energia no morro da URUCUM MINERACAO, Linhas de transmissão levando energia para Albuquerque, Morri-


nho, Porto Esperança, Forte Coimbra, Porto da Manga. Foi responsável ainda pela implantação de iluminação ornamental e distribuição de energia elétrica para os assentamentos Urucum, Tamarineiro, Mato Grande, PA 72, Taquaral, São Gabriel. Paralelamente às atividades empresariais, Elano tem uma atuação profícua na condição de palestrante com temas educativas para adultos, jovens e crianças, sempre abordando temas de valorização da vida, aborto, suicídio e depressão, atividade essa que segue desenvolvendo até os dias atuais. Pacifista convicto, criou o Instituto Pacto União, através do qual realizou cinco expedições pela América do Sul a bordo de um “Motor Home”, proposta que, além de divulgar o turismo do Estado e de Corumbá, teve a importante tarefa de fomentar a PAZ entre os homens “RESPEITANDO AS DIVERGÊNCIAS”, com distribuição gratuita de mais de 20.000 livretos intitulado “SEMENTES DE FELICIDADE” nos idiomas português e espanhol. Tal ação, sem vínculo partidário, buscou apoio em todas as religiões, focando: “AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO”. Em 2008, atendendo ao chamamento do pai, Sr. Edgar Almeida, resolveu disputar as eleições para a prefeitura de Corumbá, oportunida-

de na qual sagrou-se em segundo lugar, haja vista que o candidato eleito Ruiter Cunha de Oliveira disputara a reeleição e despontava-se como favorito. a partir de então, passou a participar de forma ativa da política, cuja definição segue as palavras do deputado Bezerra de Menezes: “a política é a ciência de fazer o bem para todos. Em 2017, quando o capitão Bolsonaro surgia como possível candidato à presidência da república ainda sem partido, engajou-se na campanha, após o que recebeu o convite para presidir o PSL local. Atualmente, já aposentado, optou pelo encerramento das atividades empresariais, com a correspondente baixa dos registros comerciais pertinentes, para então maximizar sua atuação como palestrante e dar sequência na vida política como forma de combater o círculo vicioso que patrocina o revezamento de integrantes de um mesmo grupo, que conduz os destinos do município corumbaense sob o regime de um modelo administrativo corrupto, cruel e na contramão do desenvolvimento. Frase que sempre orientou suas ações: “É fácil a tarefa de comandar homens livres, basta mostrar-lhes o caminho do dever” (General Osório).

AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 45


Capa AL.SO

Gilbert Fico Há anos participando dos bastidores da política, jornalista e comunicador, logo se tornou conhecido

E

strategista político, empreendedor, radialista e jornalista. Um comunicador nato, Gilbert Marcelo Fico começou sua carreira na comunicação ainda muito jovem. Natural da cidade de Bauru-SP, chegou em Campo Grande-MS aos 17 anos, cursou Jornalismo por dois anos e logo após teve a oportunidade de fazer um intercâmbio na Itália, oportunidade que aproveitou para agregar enorme bagagem cultural a sua vida. Como habilidoso entrevistador, já conversou com várias personalidades. Político muito conhecido no meio, foi um dos primeiros a acreditar na candidatura do presidente Bolsonaro quando ele começou a ter visibilidade na mídia. “Não só eu, foram 57 milhões de pessoas que votaram no Bolsonaro acreditando no desejo de mudança. Bolsonaro era a bola da vez, seu discurso combinava em boa parte com o meu. Políticas econômicas mais liberais, cristianismo e família. Eu estava ansioso em poder resgatar os valores das raízes culturais conservadoras que se perderam com os governos progressistas. Antes dele se tornar “o mito” eu mantive contato, já o conhecia, acompanhava seu trabalho como deputado federal e analisava suas declarações nas entrevistas. O que mais me chamava a atenção é que ele falava o que para a maioria era óbvio mas, que de alguma forma, havíamos esquecido. Era preciso resgatar isso.

Fotos: Nelson Frantz (NK Fotografia)

4 6 | A L .SO | JUNHO 2020

| Texto: Douglas Queiroz

Estive em Brasília duas vezes com ele, o entrevistei e também o Eduardo Bolsonaro e o finado Bebiano, e ali mantive contato com outras lideranças da nova direita democrática”. O gosto pela política vem desde muito jovem, trabalhando nos bastidores há anos, assessorando políticos ou como ativista. “Eu não gosto de politiqueiro, gosto de política bem feita, acredito que seja possível fazer uma boa política, com princípios e honestidade. Apesar da classe política estar bem desgastada pelo nítido desprezo que tem pela população , o povo reclama com toda razão, eu sou do povão, tenho orgulho da minha origem humilde. Sou casado, pai de três filhos, um lutador. Estou


Recentemente se filiou ao partido Podemos, um dos partidos que mais crescem no país. “Sou otimista e

acredito que podemos crescer, o Brasil é rico e o povo é muito garrido. O povo é bom! Campo Grande é uma cidade que ainda tem muito a se desenvolver e só não está mais desenvolvida por questão de gestão mesmo, não tivemos gestores visionários, o ditado diz que em terra de cego quem tem um olho é rei, ou seja, se você faz o trivial é tido como um grande gestor. Não é por ai, se pode fazer muito mais.”

sempre buscando uma cidade e um país melhor para todos nós, eu sei como funcionam as coisas “lá em baixo”, o tempo se encarregou de me lapidar e, só o tempo pode fazer isso, nada o substitui. Quando um ou outro neófito surge com uma bandeira do Brasil enrolada no pescoço e gritando num microfone palavras de ordem querendo “mitar” confesso que às vezes me preocupa.

“Me filiei ao Podemos, um partido de princípios republicanos, limpo e moderno, eu acredito que temos que nos erguer em uma base sólida, e o Podemos é um partido de bom senso e que vem evoluindo de forma sólida e consistente, são características que combinam muito com o que penso. É um partido que oferece condições de você trabalhar, com honestidade, fiel ao seu povo. Nenhum dos políticos eleitos que compõe o Podemos está envolvido em processos criminais ou investigações. Pesquisei muito os partidos e seus estatutos e encontrei no encontrei Podemos idoneidade, respeito a família e ao Brasil. O Podemos foi o partido que mais votou e apoio o governo Bolsonaro no congresso até agora mas, quando tem que puxar a orelha, nós puxamos(risos).”

“...tive convite para sair a deputado federal em 2018, mas acabei não aceitando. Eu nunca tive esse deslumbre em ocupar cargo político, porém sempre quis contribuir. O político, está político, eles não serão políticos para o resto da vida, os políticos passam, o Brasil fica; nunca tive idolatria por político nenhum, admiração sim. Agora sou pré-candidato a vereador pela primeira vez, também não gostaria que me bajulassem. Eu costumo dizer que é bom ter muito cuidado com bajuladores (risos).” Fico também já foi bancário e atualmente é proprietário de uma pequena empresa, mas é na comunicação que se realiza e busca ajudar a sociedade com informações verídicas.

AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 47


Capa AL.SO

Sérgio Murilo Mota

Sérgio Murilo Mota - pres. Radio Clube e Podemos-MS Caroline Mota - arte educadora Fotos: Marco Miatello

Empresário se destaca à frente do Podemos-MS e é o novo presidente do Rádio Clube Campo Grande

C

om vasta experiência nos setores privado e público, o engenheiro civil e empresário Sérgio Murilo Mota, 57 anos, vem se destacando no cenário sul-mato-grossense como presidente estadual do partido Podemos. Recentemente, foi eleito também presidente do Rádio Clube, numa disputa acirrada, vencida por dois votos.

“Construí minha vida profissional na iniciativa privada. Com apoio de minha esposa, esteio da nossa família, Caroline Mota, conquistei minha realização econômica e o patrimônio mais importante que alguém pode ter: a credibilidade, o respeito da sociedade onde vive. Hoje, nossas empresas empregam cerca de 600 trabalhadores. Mas, foi no governo de Wilson Barbosa Martins que veio o primeiro chamado para contribuir com a esfera pública. Assumi a presidência da loteria estadual, a Lotesul. Fiz um bom trabalho. Essa experiência me fez entender que a atividade pública era um sacerdócio. E vi que podia fazer mais. Porque, para chegarmos à uma sociedade mais justa, mais igualitaria, com oportunidades melhores para todos, tinham que contribuir. E, desde então, me pus à disposição. Até porque, sempre gostei de solidarizar, de ser útil a quem mais precisa”, declara Mota. Texto: Douglas Queiroz

4 8 | A L .SO | JUNHO 2020

O Rádio Clube faz parte da história da capital e de muitas famílias, inclusive a do próprio Sérgio Murilo. O empresário foi eleito para presidir o próximo triênio, durante o qual o clube completará cem anos. “Quando estudava engenharia civil, na UFMS, já frequentava o Rádio. Participava das peladas e fiz muitos amigos. Incentivado por essas pessoas, que me conhecem também como profissional, fui convidado a disputar a eleição. O clube precisava de um bom gestor, de alguém sério, com habilidade para tratar com órgãos públicos, associados, para devolver o vigor cooperativo à agremiação e colocá-la de volta na vanguarda. Aceitei o desafio e venci a disputa. Os sócios entenderam que eu tinha esse perfil. Para mim, foi uma honra imensa e uma grande responsabilidade trabalhar pelo clube do meu coração. Junto com Ronaldo Gaeta, vice-presidente, um amigo também apaixonado pelo Rádio, e nossa diretoria de pessoas competentes e comprometidas, vamos nos dedicar, de corpo e alma, para entregar a Campo Grande o Rádio Clube que nossa cidade merece. Para isso, vamos resgatar ex-sócios, atrair novos sócios, organizar as contas, modernizar a administração, voltar a ter o salão de festas, o restaurante e os grandes campeonatos esportivos. Queremos celebrar,


ainda, em grande estilo, o centenário do clube, retomar tradições, como o Baile do Havaí, o concurso de miss, os eventos, as competições e fazer o nosso Rádio voltar a ser vibrante”. Sérgio Murilo encara agora outro grande desafio, empresário há mais de 35 anos, ele tem reconhecida capacidade administrativa. A firmeza nas decisões, o rigor técnico que trouxe da formação acadêmica e seu talento para inovar o credenciaram para um novo desafio.

“Fui convidado pela presidente nacional do Podemos, a deputada federal paulista Renata Abreu, para estruturar o partido no estado e assumir a liderança. Me senti honrado e aceitei de pronto o desafio. Afinal, o Podemos tem contribuído imensamente nas questões nacionais, com coerência e responsabilidade. Tem como líderes, ícones da política brasileira em competência e retidão. Primeiro, o senador pelo Paraná, Álvaro Dias, que também foi candidato à presidência da república. Um homem sensato e brilhante. Depois, o senador pelo Distrito Federal, José Antônio Reguffe, exemplo de conduta no combate a privilégios dos políticos, e, ainda, a deputada federal por São Paulo, Renata Abreu, uma liderança jovem e atuante, grande expoente no congresso. E o Podemos tem um projeto de transformação para o Brasil, que começa pelos municípios. O meu desafio, na executiva estadual, era preparar o partido para realizar esse projeto aqui. Há um ano, quando assumi a presidência, tínhamos dois vereadores. Hoje, temos 20 vereadores. Há um ano, tínhamos pouco mais de 2 mil filiados. Agora, temos cinco vezes mais, 10. 300 filiados. A sociedade está chancelando a seriedade desse projeto do Podemos, que no estado, para ajudar a implantá-lo, terá, na disputa por vaga nas próximas eleições, 566 pré-candidatos a vereador e 17 pré-candidaturas a prefeito”, afirma Sérgio Murilo. Ainda sobre as eleições deste ano, o presidente do Podemos-MS complementa, “estamos com um time excelente de candidatos, bastante confiantes e bem preparados. Somos um partido de direita, pela família, com ideais republicanos e, principalmente, um partido limpo, que não está ligado a mal feitos, que não problemas com a justiça. E isso nos credencia para assumir a responsabilidade no protagonismo de oferecer soluções para este momento tão difícil que enfrentamos. E todos têm que participar, têm que fazer sua parte. Por isso, estou à disposição de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul no partido e no Rádio Clube. Juntos, podemos fazer melhor!”, Sérgio Murilo conclui orgulhoso.

AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 49


Capa AL.SO Bruno Dantas, com 24 anos, é presidente do Diretório Municipal do Partido Social Liberal (PSL) no município de Coronel Sapucaia e desde 2018, lidera um grupo de jovens pensadores que trabalharam voluntariamente na campanha eleitoral nos movimentos da Direita. Nascido no município no ano de 1996, estudou na Escola Municipal Ruy Espindola e posteriormente na Escola Estadual Coronel Sapucaia onde concluiu seu Ensino Médio. E em 2015 ingressou no curso de Medicina na Universidade Politécnica e Artística do Paraguay, na cidade de Pedro Juan Caballero. Hoje Bruno é médico interno da mesma universidade.

“A Medicina é a minha paixão aonde consigo aplicar meus conhecimentos, a empatia, cuidar do próximo e ser reconhecido pelas minhas ações.” Caminhoneiro autônomo responsável pela sua transportadora RBC Transportes Rivelino Dantas sempre apoiou o filho nos estudos e também no início de uma carreira política

Bruno Rodrigues Dantas JOVEM PROMISSOR

Pré-candidato a prefeito pelo PSL em Coronel Sapucaia MS

D

escendente da família Mascarenhas, Família tradicional do município de Coronel Sapucaia, filho de Roberto Rivelino Dantas e de Cimone Mascarenhas Rodrigues. Bruno R. Dantas herdou de seu bisavô, já falecido, o senhor Waldemar Mascarenhas, o interesse pela política local do município. Seu bisavô prestou por muitos anos serviços à Prefeitura Municipal da cidade na conhecida Vaca Mecânica, onde era distribuído leite de soja gratuito para população, hoje desativada, mas ainda tem o seu nome. Fotos: Assessoria

|

Texto: Vanessa Garcia

5 0 | A L .SO | JUNHO 2020

‘’ Meu pai é meu herói, Sempre esteve do meu lado dando o seu sangue para me ver formado, e a minha maior satisfação é ser o seu Orgulho”. Cimone Mascarenhas Pedagoga e autônoma, sempre esteve ao lado do filho em todas as suas escolhas, principalmente na política.

“Meu esteio, meu porto seguro e minha conselheira, se hoje decidi entrar na política foi com o apoio dela, ao contrário não me aventuraria, afinal, palavra e conselho de mãe são orientações Divinas.”


Por que a Política? Decidi entrar na política porque acredito que pessoas novas merecem a oportunidade de mostrar o seu trabalho, a sua responsabilidade e em prática as novas ideias. Agradeço imensamente a senadora Soraya Thronicke e a Raquel Portioli por nos darem essa oportunidade e por confiar em nossas boas intenções, não trabalharemos com a velha política nem com a inverdade e muito menos com compra de votos ou valores, o nosso caráter sempre estará acima de tudo isso. E por acreditar em jovens com responsabilidade e com um futuro promissor na política hoje sou pré-candidato a prefeito pelo PSL em Coronel Sapucaia MS.

AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 51


Capa AL.SO

Kelly Silva Cristaldo

Pré-candidata a vereadora pela cidade de Terenos MS

K

elly Silva Cristaldo, 36 anos, advogada, pré-candidata a vereadora pela cidade de Terenos MS, casada com o Dr. José Antônio da Silva, também advogado.

Hoje está concluindo pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdência Social, mas sempre residindo no município. Antes mesmo de formar-se advogada, já se inquietava com a política nacional, focando sua avaliação em seu pequeno município. Com tristeza assistiu o caminhar dos políticos como uma busca da manutenção no poder. Observou que a população - única destinatária da administração -, era serva dos agentes públicos. Essa inversão de valores, onde o gestor é o patrão e a sociedade os vassalos, sempre lhe causou grande revolta. O voto, este sempre serviu o político, e não à sociedade.

Fotos: Nelson Frantz (NK Fotografia)

5 2 | A L .SO | JUNHO 2020

| Texto: Vanessa Garcia


Tem testemunhado a troca de votos por favores, o voto de cabresto (sujeição econômica e de relação de emprego), as fraudes impunes, e a perpetuação de pessoas no poder. Tão cínica ficou a situação, que a frase “ele rouba, mas faz” passou a ser “qualidade” de político. Com o exemplo da atuação do juiz Sérgio Moro, a doutora Kelly passou a acreditar que era possível a Justiça verdadeira e que o país necessitava que os próprios cidadãos de bem assumissem essa responsabilidade. Com a eleição do Presidente Jair Bolsonaro percebeu que a grande maioria dos brasileiros pensava como ela. Seus votos demonstraram claramente que era a hora do basta. Afirma a doutora Kelly Cristaldo que:

“Com a última eleição para presidente caiu a máscara da política, da imprensa dos fakes da Justiça e da farsa da ditadura militar”. Avaliando suas possibilidades, decidiu começar por sua cidade; e nela, escolheu o legislativo para a sua contribuição efetiva. Neste cenário, percebeu que os empresários, os profissionais liberais e as pessoas instruídas eram absolutamente excluídas dessa responsabilidade social. “Então, porque não eu?”, questionou. Como empresária e advogada no município, sondou a atuação política que escolheu junto à classe produtiva, expondo suas ideias e mostrando as formas de melhor aplicação dos recursos municipais. A resposta foi positiva. Todos apoiaram a ideia, inclusive para eleger uma vereadora em meio ao domínio masculino. Responsabilidade assumida, lançou o seu nome como pré-candidata a vereadora por sua cidade Terenos. Para tanto, filiou-se ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro) um partido conservador. Kelly finaliza esclarecendo que não busca perpetuar-se em cargos eletivos; pois acredita que essa função tem que ser transitória; tem que ser obrigação paralela à atividade privada de cada cidadão.

AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 53


Capa AL.SO

Adriano Hilario Talarico Soletti PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE NAVIRAÍ

Por um país mais digno e com uma política em prol da geração de empregos, saúde, segurança e educação de qualidade.

A

driano Hilario Talarico Soletti, 32 anos, natural de Naviraí, Empresário, pai de dois filhos, técnico e consultor no ramo da Tecnologia da informação (TI) há mais de 15 anos, trabalha no município Naviraí e região, prestando serviços e consultoria nas mais variadas áreas como: saúde, empresas privadas e órgãos públicos. Na comunidade local sempre foi muito ativo participando de várias entidades beneficentes, como ARA (Associação de Recuperação de Alcoólatras), Conselho Comunitário de Segurança.

Fotos: Assessoria

|

Texto: Vanessa Garcia

5 4 | A L .SO | JUNHO 2020


Atualmente Presidente de uma entidade Loja Maçônica Ordem Trabalho e Progresso. Adriano, também é instrutor de armamento e tiro, onde ministra cursos de defesa pessoal e tiro esportivo. Um jovem ativo na comunidade, conservador e declaradamente de direita. No ano de 2006, ao ingressar na vida política, cansado dos desmandos da velha política, resolveu concorrer ao cargo de vereador em Naviraí, onde ficou como suplente faltando pouco mais de 100 votos para ser eleito. Hoje, Adriano é Presidente do PSL (Partido Social Liberal) no Município de Naviraí. Cansado de não ser representado politicamente, decidiu colocar seu nome à disposição do município para concorrer às eleições municipais do Executivo de Naviraí em 2020. O candidato prega uma nova política, sem amaras do passado, representando uma nova história para o desenvolvimento de Naviraí, uma cidade polo do Conesul – MS, que infelizmente tem um histórico triste de escândalos, de corrupção com mandatos cassados, e operações policiais em gestões anteriores. Adriano vem junto ao presidente Bolsonaro representar o verdadeiro desejo de todos os brasileiros, um País mais digno com uma política em prol a geração de empregos, saúde, segurança e educação de qualidade, sabe que não será fácil esta caminhada, mas com fé em Deus e ajuda de amigos e familiares e de quem quer o bem, vem sem medo, combater a velha política repleta de corrupção e interesses próprios, para juntos conseguirem a vitória em no município. AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 55


Capa AL.SO

Omar Ferreira Miguel

Fazer a diferença precisa ser o objetivo de todo cidadão do MS

O

mar Ferreira Miguel, nascido na cidade de Uberlândia-MG, em 14/06/1976, filho de produtor rural e de professora, pai de 2 filhos, cristão da Igreja Batista, apaixonado por sua família, honra sua palavra sempre.

Omar vem de uma família humilde e trabalhadora, junto com suas irmãs, passou a sua juventude ajudando o pai na pequena propriedade rural da família, ora nos cuidados com a produção de frutas e legumes, ora na venda da produção no CEASA. Estudou em escolas públicas, e aprendeu com a vida a importância da educação, sabendo que uma boa educação pode mudar o seu destino. Em 1995 ingressou na Universidade Federal de Uberlândia no curso de Medicina, sempre buscando extrair o máximo através da participação em pesquisas, monitorias, congressos, e se formou exemplarmente em 2000. Em 2001 ingressou na Força Aérea Brasileira, onde foi

Fotos: Marcus Moriyama

|

Texto: Vanessa Garcia

5 6 | A L .SO | JUNHO 2020

designado para o SERSA-6, do VI COMAR em Brasília-DF, prestando serviços no Campo de Provas Brigadeiro Velloso, na Serra do Cachimbo, região Sul do Pará. Recebeu uma moção honrosa pelos serviços prestados, e finalizou sua carreira na FAB como 2º Tenente. Em 2002, ingressou no Programa de Saúde da Família do Governo Federal, e trabalhou na cidade de São Simão-GO. Entre 2003 a 2006, fez a residência médica, especialização em Ortopedia pela Faculdade de Medicina de Catanduva-SP, e sub-especialização em Quadril pela USP. Entre 2007 e 2010, fez o mestrado em Ciências pela USP. Defensor ferrenho do direito à defesa, desde 2004 tirou o registro de CAC (Caçador, Atirador e Colecionador), e se tornou praticante do tiro desportivo. Em 2011, sentia que precisava dar uma guinada em sua vida, orava para que Deus iluminasse seu caminho nessa mudança, quando, em um congresso na cidade de Foz do Iguaçu-


-PR, ficou sabendo do concurso da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul para peritos. Se inscreveu, foi aprovado, passou por todas as provas exigidas, então tomou posse em 2012 como médico legista, inicialmente na cidade de Corumbá-MS. Ainda não satisfeito, que os conselhos da sua mãe, onde dizia para ir para uma cidade onde Omar poderia crescer junto com a mesma, assim pediu remoção para Nova Andradina-MS, quando também começou a trabalhar no Hospital Regional da cidade, onde finalmente se sentiu realizado, pois colocaria em prática toda a sua expertise na área de ortopedia. Chegou a realizar mais de 100 procedimentos cirúrgicos por mês, e se tornou uma referência da região, com destaque para uma cirurgia de artroplastia de quadril, procedimento inédito na região, de alta complexidade e risco devido as características do paciente, que foi realizado com sucesso, colocando Nova Andradina na vanguarda da saúde. Em 2015, o hospital enfrentava problemas no atendimento da população, faltava insumos e equipamentos, atrasava salários. Apesar de todo o amor no exercício da sua profissão, não concordava com a situação precária do hospital. Devido a divergências com as decisões administravas, optou em se desligar da instituição, e passou a atuar somente no setor privado e na Polícia Civil. Com sua experiência na área de saúde aprendeu que muitas vezes os problemas não são exclusivamente de natureza administrativa, mas, muitas vezes, são repercussões derivadas de decisões políticas de gestores públicos, e isso se estende a todas as áreas de um município. Omar acredita no poder da fé, no trabalho sério, na força de vontade, na honestidade e idoneidade das pessoas e nos valores familiares. Fazer a diferença precisa ser o objetivo de todo cidadão do MS, e isso Omar tem realmente aplicado em Nova Andradina com sua atuação não apenas como médico ortopedista ou legista, mas como protagonista juntamente com um movimento social que deseja a renovação das ideias e valores, e que acredita no desenvolvimento, no merecimento e na capacidade da cidade sorriso em se tornar uma das maiores e melhores cidades do MS. AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 57


Capa AL.SO de trânsito com ações na educação, engenharia e fiscalização seguindo orientação da ONU na Década da Ação para Segurança Viária • Campanha “Pedestre, Eu Cuido!” em parceria com outros órgãos de trânsito.

DANDO SEQUÊNCIA EM SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL:

Coronel Alirio Villasanti Pré-candidato a vereador de Campo Grande/MS

Sua pré-candidatura está alicerçada nos compromissos de trabalho focado na coletividade, bem comum e nas ações direcionadas para a construção de uma cidade melhor, mais justa e com possibilidade de retomada de desenvolvimento.

Atuação Profissional

O

Coronel Alirio Villasanti nasceu em Porto Murtinho, no dia 12 de setembro de 1966. Filho do Sr. Máximo Romero e de Dona Georgina Villasanti. Ainda menino, teve em seu pai a inspiração para a vida militar. Com seus olhos de criança, o admirava em seus trajes militares e sua postura altiva e, em seu íntimo, afirmava para si próprio que um dia também vestiria aquela farda. O que finalmente ocorreu quando, aos 21 anos de idade, ingressou na Polícia Militar de MS. Nos quatro anos seguintes realizou o curso de formação na Academia de Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Sul e, ao retornar, iniciou atividades na antiga CIPTRAN, e, em 2010, assumiu o comando da unidade, que passou de Companhia para Batalhão. No período em que foi comandante, idealizou e coordenou a implantação de projetos pioneiros no Brasil, tais como: • Criação do Conselho Comunitário de Segurança no Trânsito – CCST • Criação do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito – GGIT • Boletim Online para acidentes sem vítimas • Centro de Formação de Condutores da PM • Projeto Vida no Trânsito, do Ministério da Saúde em parceria com órgãos Fotos: Assessoria

|

Texto: Vanessa Garcia

5 8 | A L .SO | JUNHO 2020

• Comandou as unidades da Polícia Militar das cidades de Bela Vista e Corumbá • Foi Subcomandante do Batalhão de Dourados • Integrante do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) • Integrante do Garras • Subcomandante do Centro de Formação de Praças (CFAP) • Diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (responsável pelos projetos sociais da PM, como PROERD, Florestinha, Bom de Bola, Bom na Escola, Banda Mirim, entre outros) • Atualmente é presidente da Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul – AOFMS.

BIOGRAFIA • Coronel Alirio Villasanti tem mais de 32 anos de atuação na área de Segurança Pública, tendo neste período galgado uma carreira pautada em trabalho sério, comprometido e alinhado com as diretrizes da corporação da polícia militar. • Bacharel em Direito, com diversas pós-graduações na área de Segurança Pública, Gestão Pública e Planejamento Estratégico, é escritor, palestrante e professor. Tem paixão por compartilhar seus conhecimentos e sua experiência profissional, promovendo a reflexão sobre assuntos relevantes que envolvem a área de


segurança, como Trânsito, Direito Militar, Policiamento de Fronteira e Gestão Pública. Neste aspecto, além de ministrar aulas, também publica em diferentes meios de comunicação, artigos que fomentam o debate e o envolvimento da sociedade sul-mato-grossense na discussão de temas importantes para a segurança pública, pautados em uma visão técnica e sistêmica. • Casado há 27 anos com a arquiteta Heliane Villasanti Romero, é pai orgulhoso de dois filhos: a Vanessa e o Vinícius, tendo ambos escolhido como área de formação acadêmica, o Direito.

PROJETO POLÍTICO • O Coronel Alírio Villasanti tomou a decisão de abraçar a vida política como pré-candidato a vereador por Campo Grande/MS motivado pela insatisfação com os rumos e atuação política atual e, especialmente pela convicção de que reúne características que lhe permitirão contribuir para o combate à corrupção, para a melhoria da qualidade de vida da população nos quesitos saúde, educação, segurança, por meio de atuação fiscalizadora efetiva no uso dos recursos públicos e propositura de ações direcionadas para o bem das pessoas.

QUAL SUA PROPOSTA COMO PRÉ-CANDIDATO AO LEGISLATIVO COMO VEREADOR? • “Realizar uma política diferenciada por meio da implementação de medidas e ações voltadas para a coletividade, que hoje não se vê representada em seus reais interesses e anseios. Percebo que as pessoas querem ter como representantes, políticos de ficha limpa, honestos, íntegros e com capacidade para bem representá-las. Garanto que cumpro integralmente tais requisitos. Minha pré-candidatura está alicerçada nestes compromissos e nas ações direcionadas para a construção de uma cidade melhor, mais justa e com possibilidades de retomada de desenvolvimento. Não podemos aceitar que se mantenha a perpetuação em cargos políticos de pessoas que apenas visam seus interesses pessoais e não coletivos. Por isso precisamos de RENOVAÇÃO.

AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 59


Capa AL.SO

Sílvio Carlos Suassuna de Morais

E

PRÉ-CANDIDATO DO PSL A PREFEITO DE PEDRO GOMES “Faremos uma cidade digna de se viver com emprego e renda”

x-secretário de Saúde no ano de 1997 da cidade de Pedro Gomes/MS.

5. Construção do Posto de Saúde do Bairro Santo Antônio (2000)

Antes de ocupar, pela primeira vez, o cargo de Secretário de Saúde em 1997, Sílvio Carlos Suassuna de Morais, especializou-se em Prótese Dentária e em Implantodontia.

6. Duplicação da área física do centro de saúde Maria Salete de Oliveira (1998)

Já a especialização em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde, iniciou-se em 2008, último ano do terceiro período como secretário, e terminou em 2009, um ano depois de ter saído da função de secretário. Em 2016 concluiu o Mestrado em Implantodontia, com intercâmbio nos Estados Unidos, um ano depois de ter pedido o afastamento do seu último período de gestor. Durante estes períodos de muito esforço profissional, se tornou o primeiro profissional de saúde do município de Pedro Gomes a possuir pós-graduação. Foi o 1º município do Brasil a conceder insalubridade aos Agentes Comunitários de Saúde.

1- Construção e implantação do Posto de Saúde do Bairro São Luís

PROJETOS REALIZADOS: 1997-2000

2005-2008

2- Serviço 192 3- Implantação do Exame de PSA gratuito para prevenção do Câncer de Próstata 4- Implantação do Programa de Planejamento Familiar 5- Incluiu Pedro Gomes na Programação Pactuada e Integrada com os municípios de Coxim, São Gabriel do Oeste e Campo Grande, que possibilitou a realização de exames e cirurgias como próteses, varizes, cataratas, etc. 6- Transporte de qualidade em Van e ambulâncias para estas referências 7- Instalação de ar condicionado nas ambulâncias (2005)

1. Reabertura do Hospital Municipal Demétria Albano Ramos

8- Programa Saúde na Escola, realizou triagem auditiva e oftalmológica

2. Aquisições de ambulâncias

9- Construção de cobertura de proteção na área externa do centro de saúde Maria Salete de Oliveira

3. Implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (1998) 4. Implantação do 1º Posto de Saúde do Bairro Marcelino no prédio ao lado do hoje ginásio de esportes (1998) Fotos: Assessoria

|

Texto: Vanessa Garcia

6 0 | A L .SO | JUNHO 2020

10- Criação do Cargo de Técnico de Enfermagem 11- Gratificação de até 30% para os demais funcionários de nível médio e básico que eram avaliados pelos coordenadores de unidades


12- Aumento de 33% nos valores dos plantões de enfermagem 13- Curso de Formação Continuada em Políticas em Saúde JANEIRO DE 2013 A JULHO DE 2015 1- Instalação do aparelho de eletrocardiograma à distância facilitando o diagnóstico de doenças cardiovasculares de maneira mais precisa 2- Aquisição de ambulância tipo UTI 3- Segunda grande reforma do Hospital com pintura interna e externa 4- Implantação do Programa Mais Médicos.

“Espero ter demonstrado como realmente trabalhei por este município, junto com meus colaboradores da Secretaria de Saúde do Município de Pedro Gomes, e junto com a população, estando como político, faremos uma cidade digna de se viver com Saúde e Educação”. QUAIS PROJETOS REALIZARÁ EM SEU MANDATO? No desenvolvimento econômico, polo de costura industrial (45 a 60 empregos). Polo de cerâmica (10 a 30 empregos), apoiar a expansão de plantio de eucalipto, fábrica de polpa de frutas, criar o Fundo Municipal De Desenvolvimento Econômico visando captar recursos federais, estaduais e de instituições de crédito agrícola. Projeto de Hortifrutigranjeiros com calendário estratégico de plantio (Projeto AGROPOLO). Recursos Humanos: Valorização de funcionários públicos, cronograma de reposição salarial para funcionários, nomear todos os secretários do quadro de efetivos. Secretaria de Saúde: regularizar o atendimento médico, equipar por completo a UTI móvel e regularizar a oferta de medicamentos nas farmácias dos postos de saúde. Secretaria de educação: Restaurar o Estádio Municipal, disponibilizar mais profissionais de educação física. Projeto “Nota 10’’, valorizando o trabalho dos professores com 14º salário para a escola com melhor evolução no IDEB. Secretaria de Obras: Construção de pontes de cimento e Usina de Asfalto. Secretaria Municipal: Apoiar financeiramente o CONSEG, treinar e equipar os vigias municipais, implantar sirenes e sistema fura pneus em pontos estratégicos. Secretaria de Administração: Adotar todos os mecanismos legais para alimentar o portal da transparência, priorizar compras à vista buscando o melhor preço. Promoção social: Ampliar as atividades oferecidas aos integrantes da melhor idade, implantar a busca ativa de idosos que não integram o centro de convivência. AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 61


Capa AL.SO

Adriana Elias Funcionária pública sempre busca melhorias para Anastácio-MS

A

professora e assistente social Adriana Elias, de 42 anos, casada com o Tenente Coronel Daniel da Polícia Militar, mãe de 2 filhos, também, é gestora concursada do DETRAN/MS há aproximadamente 15 anos.

Moradora da cidade de Anastácio, sempre participou da vida política e social do município. É formada em História pela Universidade Federal de Mato Groso do Sul (UFMS), Serviço Social e Teologia pela Universidade da Grande Dourados (UNIGRAN) e ainda, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior.

Fotos: Assessoria

|

Texto: Douglas Queiroz

6 2 | A L .SO | JUNHO 2020


Após larga experiência na vida pública como gestora de trânsito dedicou-se ao magistério ministrando aulas na rede estadual de ensino nas disciplinas de história, filosofia e sociologia, como também, dedicou-se em servir ao próximo realizando palestras não só voltadas a educação para o trânsito como também, na prevenção ao suicídio e a violência contra a mulher, concorreu nas últimas eleições municipais para o cargo de vereadora tendo recebido expressiva votação. Na última eleição presidencial, onde também, os sul-matogrossenses tiveram a oportunidade de escolher os seus representantes junto ao Senado Federal, teve a oportunidade de conhecer e ser influenciada pela senadora Soraya Thronicke, cuja coragem, fé e sabedoria se destacam. Foi convidada pela mesma, a integrar o Partido Social Liberal (PSL), do município de Anastácio. A gestora acredita que o Anastácio possui todas as condições necessárias para atingir verdadeiro progresso econômico e desenvolvimento social, sobretudo, por seu valoroso povo, pela localização geográfica privilegiada, por suas riquezas naturais e pelas oportunidades de negócios seja na área urbana e rural ainda não totalmente exploradas, mas, tem como lema, que a educação deve ser ponto fundamental de investimento, pois, é a premissa do progresso, em todas as sociedades e em todas as famílias. Sempre ao ser questionada se participará do próximo pleito eleitoral, Adriana afirma que se coloca a disposição de todos os anastacianos destacando os ensinamentos do pacifista Mahatma Gandhi.

“se queres progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”. AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 63


Capa AL.SO

Glauco Aurélio

Morimatsu do Nascimento Família, respeito, honra e disciplina

G

lauco Aurélio Morimatsu do Nascimento, tem 42 anos, é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso Sul, também possui pós-graduação em Gestão Empresarial, é casado e pai de um filho, reside e trabalha na cidade de Campo Grande-MS, no ramo do Marketing Digital. Sempre que pode está presente nas comunidades, acompanhando e ajudando com projetos, arrecadações e doações, em especial ao Projeto Águia, localizado no Bairro Jardim Columbia, que se dedica especialmente ao ensino de música em instrumentos musicais.

Fotos: Assessoria

|

Texto: Douglas Queiroz

6 4 | A L .SO | JUNHO 2020


“Meu interesse pela política aumentou a partir do momento em que vi Jair Bolsonaro lutando sozinho contra a velha política, em especial a esquerda, que reinava por muitos anos e sem interferências. Bolsonaro é polêmico por dizer a verdade e tem convicções de direita, é conservador e cristão, logo me identifiquei com ele, por também ser cristão, conservador e ter a verdade como base do meu caráter”. pontua Glauco Por eu ser praticante de artes marciais há mais de 30 anos, aprendi valores como respeito, honra e disciplina, desde então participo dos movimentos de rua e reuniões comunitárias. Filiado ao PSL desde 2018, tive o prazer de acompanhar e participar da caminhada da senadora Soraya Thronicke rumo ao senado. Nesta mesma época foi pré-candidato a deputado estadual, mas não cheguei a disputar as eleições”. “Acredito que o poder vem do povo, dessa forma, nossos representantes precisam ter comprometimento, respeito e trabalhar para o povo, como já dizia Edmund Burke:

“Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados”, e isto é a pura verdade, então venho com vontade de mudar para melhorar nossa querida Campo Grande”, conclui.

AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 65


Capa AL.SO

Amarildo Cabral Defensor Público a favor do bem estar social

D

efensor público estadual há 19 anos, professor Universitário por oito anos, viúvo, pai de dois filhos Baruch, oito anos e Davi, quatro anos, Amarildo Cabral formou-se em Direito na cidade de Presidente Prudente-SP, tornou-se em Mestre - Direito Penal - em 2000 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP e alcançou o Doutoramento na Pontifícia Universidade Católica-SP em 2003. Autor dos livros jurídicos Os Crime Contra a Liberdade Sexual e as Respectivas Ações Penais, Introdução aos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos e Do Crime Tentado e religiosos Amor em Versos. Cabral se traduz em uma palavra: MERITOCRACIA. A sua principal profissão, defensor público, em tudo se relaciona com a respectiva filosofia de vida: auxílio ao próximo. A inversão de valores presente na sociedade brasileira nas últimas décadas lhe traz profundo incômodo, móvel da busca por cargo no Poder Legislativo Municipal. No desempenho do seu mister, impetrou centenas de ações coletivas em defesa no meio ambiente artificial simétrico ao bem estar social. Despendeu esforços também com as pessoas deficientes ao buscar acessibilidade nos passeis públicos, sempre em consonância com a Justiça. Fotos: Assessoria

|

Texto: Douglas Queiroz

6 6 | A L .SO | JUNHO 2020


Autor dos livros jurídicos Os Crime Contra a Liberdade Sexual e as Respectivas Ações Penais, Introdução aos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos e Do Crime Tentado e religiosos Amor em Versos. Cabral se traduz em uma palavra: MERITOCRACIA.


Capa AL.SO “Fiz vários cursos, treinamentos e palestras voltados para o empreendedorismo, o que me ajudou a formar uma base doutrinária e me possibilitou de forma empírica, iniciar juntamente com minha esposa algumas empresas voltadas para o segmento de artigos e produtos militares, disponibilizamos hoje de duas lojas, sendo que uma delas possui uma confecção com maquinário próprio para a fabricação de uniformes militares.” Vindo de família humilde, seu pai era barbeiro e sua mãe dona de casa, sempre teve bons exemplos e foi doutrinado nos ensinamentos cristãos, que o fizeram sempre respeitar as pessoas e suas particularidades, tudo isso lhe proporcionou hoje uma facilidade de se relacionar bem com várias pessoas, pois respeita suas opiniões, independentemente de raça, cor, religião, idade, orientação sexual e convicção política, aprendendo que a educação e o bom senso, podem direcionar as pessoas a terem um convívio mais justo e produtivo em nossa sociedade.

Sargento Lemes Idealizador do projeto social Patrulha Lemes

F

ábio Lemes Correia é cristão evangélico, 1º Sargento do Exército Brasileiro, defende a família tradicional brasileira e os valores cristãos, éticos e morais, que sempre nortearam sua vida, principalmente durante os quase 22 anos que serve a pátria nas fileiras do Exército Brasileiro, tempo em que aprendeu cada vez mais a valorizar a honestidade, as instituições, as autoridades e as pessoas, sempre cumprindo as missões que lhe são confiadas com responsabilidade e abnegação, para que a sociedade como um todo seja beneficiada.

Fotos: Assessoria

|

Texto: Douglas Queiroz

6 8 | A L .SO | JUNHO 2020

“Por ser cristão e ter um dom nato para ajudar as pessoas, trabalho há vários anos com iniciativas na área social, visando prover recursos na vida das pessoas carentes, sempre fiz esse trabalho de forma autônoma e por vezes vinculado à igreja, pois pra mim isso é muito gratificante, poder ajudar pessoas que estão passando por momentos difíceis e poder compartilhar um pouco do amor e provisão que Deus tem derramado sobre minha vida”.


“Por meio desse chamado e através do incentivo de pessoas que me aconselharam a usar a internet para divulgar e ampliar esse projeto, fundei o Projeto Social Patrulha Lemes que através das redes sociais, busca arrecadar donativos, tais como: alimentos, roupas, cobertores e tudo mais que as pessoas carentes precisam, além de divulgar outros projetos sociais que buscam suprir as necessidades sociais dos cidadãos de Campo Grande – MS, a Patrulha Lemes também busca prestar um serviço de utilidade pública, dando informações sobre empreendedorismo e assuntos relativos aos órgãos governamentais e não governamentais que atuam em nossa cidade.” Com seriedade e responsabilidade, busca ser um mobilizador social, influenciando pessoas de bem a fazerem parte de um movimento de melhoria na vida das pessoas, sendo também agentes de mudanças na sociedade campo-grandense. “Devido meu posicionamento social e a atividade que desenvolvo, fui convidado a ser pré-candidato a vereador de Campo Grande – MS pelo Partido Social Liberal (PSL), que continua sendo base do governo do presidente Jair Messias Bolsonaro. Com muita alegria e responsabilidade resolvi aceitar esse chamado por entender que é necessário ter pessoas novas na política, pois nós como cidadãos devemos escolher como nossos representantes, pessoas de bem e que querem fazer um trabalho excelente e honesto, visando servir as pessoas e não ser servido, trabalhar pelo povo em geral e não apenas por grupos e classes privilegiadas, sem qualquer viés ideológico, mas voltado para as demandas reais da população”, conclui. Facebook: Patrulha Lemes Instagram: @PatrulhaLemes.oficial Youtube: Patrulha Lemes Sargento Lemes (67) 99290-1063 Assessoria: (67) 99805-0149

Sargento Lemes e Senadora Soraya Thronicke

Sargento Lemes e Deputado Federal Loester Trutis


Capa AL.SO

Juliana Gaioso Pontes Militância política e serviço social são destaques na trajetória da pré-candidata a vereadora

J

uliana Gaioso Pontes, 47 anos, casada com Márcio Pontes e mãe de quatro filhos de 25, 22, 12 e 8 anos, sempre se interessou pela política, mas foi após sofrer um acidente de carro em 2013 e ficar acamada por vários dias que passou a acompanhar de maneira mais detalhada do que acontecia no Brasil. “Vi que estávamos à beira do caos e caminhando para o socialismo. Nessa época, pessoas que, assim como eu, estavam indignadas com os rumos que o País estava tomando começaram a se organizar por meio das redes sociais, marcando encontros para debater política e criar estratégias para mudar o atual cenário”, relembra. De lá para cá, o grupo político começou a se fortalecer e se mostrar cada vez mais indignado, realizando inúmeras ações e manifestações pelas principais ruas de Campo Grande. A força do grupo foi tanta que Mato Grosso do Sul se destacou nacionalmente pelo movimento Pátria Livre, fazendo o ‘Fora Dilma’ acontecer junto ao Fotos: Marcus Moriyama

|

Texto: Evllyn Rabelo

7 0 | A L .SO | JUNHO 2020


País todo, e outras manifestações vieram, como o Reaja Brasil e tantos outros, e Juliana, já recuperada do acidente, participava de todas as mobilizações, porque entendia que isso era necessário se quisesse ver alguma mudança acontecer. “Nessa época conhecemos o então deputado Jair Bolsonaro. Ali tivemos a certeza que o apoiaríamos a ser o próximo presidente do Brasil, e assim como fizemos com Soraya Thronicke. Sabíamos que seria uma eleição difícil em 2018, mas estávamos dispostos a enfrentar o que fosse preciso pelo nosso País e, com muito trabalho, os dois foram eleitos”, comemora. Paralelo à sua militância política, Juliana já desenvolvia um trabalho social através de uma página no Facebook, a “Dicas da Ju”. “Com o apoio de mulheres e mães, arrecadamos itens para serem doados a famílias carentes, desde roupas, calçados, alimentos, brinquedos, kits para bebês, etc. É uma maneira de ajudar pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade em nossa cidade”, destaca. Por sua intensa militância e pelo senso de justiça e solidariedade, Juliana foi convidada a trabalhar ao lado da senadora Soraya Thronicke, no Senado Federal. “Não pensei duas vezes, pois eu sairia das ruas e lá de dentro, com certeza poderíamos fazer mais pela população brasileira. Percebi ali o quanto é preciso agregar cada vez mais pessoas, que assim como nós, conservadores da direita, pró-vida, pró-família, que acredita nos alicerces morais do cristianismo como guia da nossa sociedade, contrárias ao aborto e às drogas e que apoia totalmente a liberdade econômica (acreditamos que através dela o Brasil se levantará novamente), sonhamos e queremos muito o melhor para a nossa nação”. Hoje, muito mais experiente politicamente do que alguns anos atrás, a mulher forte afirma ter consciência do quanto é necessário enfrentar as urnas a fim de conquistar cadeiras da “velha política”, como ela diz e, segura do seu trabalho, aceitou o convite de Thronicke a ser pré-candidata a vereadora de Campo Grande. “Será um grande desafio, mas estou disposta a enfrentar as urnas porque hoje eu tenho a certeza absoluta que precisamos entrar em massa em todas as esferas da política para enfim proporcionar às pessoas sem distinção, uma vida digna, com direitos garantidos para todos”. finaliza

AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 71


Capa AL.SO

O

Suboficial Gerson Nascimento de Souza, natural do Rio de Janeiro, vem de família humilde. Casado há 18 anos com a Sra. Edna e, como fruto desta linda relação, Deus os permitiu serem pais de um lindo rapaz de 16 anos, também chamado Gerson. Em 1990, aos 17 anos de idade, ingressou na Marinha do Brasil, após aprovação em concurso e permanece desde então. Sendo militar em atividade, na graduação de suboficial. “Estou no Mato Grosso do Sul desde 2014. Em 2018, com o intuito de auxiliar o nosso presidente Jair Bolsonaro e, também, ser uma opção para o cidadão sul-matogrossense, fui candidato ao cargo de deputado estadual pelo PSL-MS. Com a ajuda da nossa população de Mato Grosso do Sul, tivemos êxito na missão e, além do nosso presidente, elegemos uma senadora, dois Deputados federais e dois deputados estaduais.”, relembra.

Suboficial

Gerson

Sempre à disposição para servir ao próximo Fotos: Assessoria

|

Texto: Douglas Queiroz

7 2 | A L .SO | JUNHO 2020


Mais uma vez, o Suboficial Gerson se coloca à disposição da sociedade campo-grandense.

“No momento apropriado, junto daqueles que desejam mudança em nosso município, nos submeteremos a uma Convenção Partidária para, mais uma vez, poder cumprir a missão: “Brasil

acima de tudo e Deus acima de todos”, conclui.

AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 73


Capa AL.SO

A

ssim como a mãe, dona Delça, que sempre teve uma militância comunitária, a campo-grandense Valdete da Mota Lemos assumiu por dois mandatos a presidência e uma vez como vice, o Clube de Mães do Bairro José Pereira, em Campo Grande. Sempre na luta por melhorias para o bairro, participava ativamente de movimentos acompanhada do presidente da época, Wanderley Rodrigues Jaques, onde desde o início do loteamento, trabalhavam em prol do bairro. “Não poderia deixar de continuar todo um trabalho que vinha dando certo com o presidente e minha saudosa mãe. O bairro crescia a cada dia, em benefícios, energia, saneamento básico, escola, creche, posto de saúde, cursos profissionalizantes que na época eram ministrados em um salão cedido por um Centro Espírita”, conta. Diante da militância junto à comunidade, moradores da região e amigos já vinham há anos pedindo para que ela se candidatasse a vereadora para melhor representá-los. Além, disso, pessoas ligadas a diversos partidos políticos também a sondavam, especialmente próximo às eleições, porque sabiam da força política que ela carregava.

Valdete da Mota Lemes Seguindo os passos da mãe, líder comunitária quer levar melhorias aos bairros de Campo Grande Fotos: Marcus Moriyama

|

Texto: Evllyn Rabelo

7 4 | A L .SO | JUNHO 2020

Após muitas negativas, Valdete este ano aceitou o convite e é pré-candidata a vereadora de Campo Grande. “Hoje me sinto na obrigação de aceitar os pedidos de me candidatar e representar o povo na Câmara de Vereadores. Diante da ausência de um vereador (a) que lute de fato pelos bairros da nossa cidade, que são eleitos e depois abandonam principalmente os bairros mais humildes, decidi que chegou o momento de fazer algo a mais por essas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade”, fala.


Por mais que ainda seja apenas pré-candidata pelo Partido Social Liberal (PSL), Valdete já tem claro como será seu mandato ao ser eleita. “Meu mandato será em prol dos bairros da nossa Campo Grande. Lutarei por melhoria na saúde, mais escolas, seguranças públicas, cursos profissionalizantes para jovens e adultos, saneamento básico, acessibilidade, que hoje continua precária apesar da existência de leis não cumpridas, também vou lutar pelos direitos dos idosos, fiscalizar o executivo, além de outras medidas, visando garantir uma vida digna e de qualidade a todo cidadão campo-grandense”, detalha. AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 75


Capa AL.SO

D

e família humilde, Sol Andreani, natural de Rodeio – Santa Catarina, veio para Campo Grande aos seis anos de idade com a mãe e duas irmãs. A vida para a microempreendedora nunca foi fácil. Ela conta que começou a trabalhar aos 13 anos para ajudar no sustento da casa e, atualmente, produz e comercializa chipas congeladas. Ao longo da vida dura que sempre levou ao lado da família, se interessou pela política quando entendeu que era através dela que muita coisa podia ser feita para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “A política sempre me chamou muita atenção porque via que através dela era o único caminho para mudar a vida das pessoas, especialmente as mais humildes que, assim como eu e minha família, sempre trabalhamos muito para conquistar o que temos hoje”, conta.

Sol Andreani

Começou participando ativamente de manifestações em prol de pautas de interesse comum a maioria da população. Durante a militância, conheceu o Partido Social Liberal (PSL), identificou-se com a ideologia apresentada e filiou-se ao partido.

Pré-candidata promete defender causa animal e transparência na arrecadação na Câmara de Vereadores

Agora, em 2020, é pré-candidata à vereadora de Campo Grande. “Minha participação ativa na política, durante muitos anos, me fez

Fotos: Marcus Moriyama

|

Texto: Evllyn Rabelo

7 6 | A L .SO | JUNHO 2020


acreditar que sim, eu posso fazer a diferença para a população da cidade que adotei de coração. Tudo isso me fez abraçar a ideia de representar a voz de tantas pessoas que acreditam em mim, no meu trabalho e nas minhas causas”, revela. Sol diz que dentre os eixos de trabalho que já tem traçados para o mandato na Câmara Municipal de Campo Grande, os principais serão a CAUSA ANIMAL e a TRANSPARÊNCIA DO DINHEIRO PÚBLICO.

“Tenho traçadas essas duas bandeiras pela quantidade de animais abandonados nas ruas ou que vivem sob maus tratos, sem uma lei efetiva que os proteja, e como cidadã, sinto falta de transparência quanto ao destino da arrecadação municipal. As pessoas têm o direito de saber como esse dinheiro é gasto e o poder público o dever de mostrar”, pontua. Quando questionada sobre o que a população pode esperar da vereadora Sol Andreani, ela diz “empenho e honestidade mediante um trabalho público sério, transparente, muita responsabilidade e empatia. Estando do outro lado, quero fazer aquilo que sempre esperei dos nossos vereadores”, conclui.

AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 77


Capa AL.SO

R

enomada empresária no ramo da Moda, formada em Administração, com fluência em inglês e com curso em Moda, ela é conhecida por sua personalidade e caráter honrado. Seu projeto de vida está pautado em dar a sua família e a família campo-grandense a oportunidade de viverem em uma sociedade justa, segura e próspera. Com este pensamento de contribuir com a sociedade decidiu se filiar ao PSL (Partido Social Liberal). “Me filiei ao PSL por acreditar que a ideologia do partido vem ao encontro do que defendo, que é um país liberal economicamente falando, e mais ainda por defender o costume e a família. Essa é a empatia a primeira vista com o partido, e os seus projetos estão alinhados com o que tenho defendido todos esses anos”, analisa.

Karen Manica Empresária renomada revela desejo em contribuir com a sociedade campo-grandense Fotos: Marcus Moriyama e Assessoria

7 8 | A L .SO | JUNHO 2020

|

Texto: Douglas Queiroz

Sua entrada na política se dá pelo fato de acreditar que tem muito a contribuir com a sociedade campo-grandense. “Já atuo como empresária há 25 anos e vivencio as necessidades que nossa capital tem em relação ao poder público e à falta de políticas interna, para que nossa cidade venha a crescer de forma estruturada. O que podemos afirmar é que o governo atual enfrenta uma série de desafios em meio a uma crise mundial, porém, o que podemos afirmar é que conseguimos encontrar uma esperança para o nosso país, onde governos corruptos perderam espaço dentro da nossa política, pois não aguentamos mais saquearem o nosso país e o nosso povo”, conclui a empresária.


Já atuo como empresária há 25 anos e vivencio as necessidades que nossa capital tem em relação ao poder público e à falta de políticas internas para que nossa cidade venha a crescer de forma estruturada.

Av Mato Grosso, 3670 • Loja 03A Bairro Vivendas do Bosque Campo Grande - MS 67 3042-0273 / 67 99911-4005 Instagram: lojakarenmanica Facebook: Loja Karen Manica Bernadeth Manica e Karen AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 79


Capa AL.SO

Márcia Saldanha Apaixonada pela profissão, farmacêutica é pré-candidata a vereadora e pretende melhorar a assistência à saúde da população e as condições de trabalho dos profissionais da área da saúde

M

árcia Saldanha é nascida em Rio Verde de Mato Grosso, com raízes em Coxim, e mora há muito tempo em Campo Grande, onde vem construindo sua história. Como diz, é uma “campo-grandense de coração”. Esposa, mãe, servidora pública estadual e farmacêutica, hoje representa Mato Grosso do Sul como Conselheira Federal de Farmácia. Defensora da democracia, dos valores da família, do bem comum e com o desejo de melhorar o atual cenário político da Capital sul-mato-grossense, lançou seu nome para disputar uma vaga como vereadora pelo Democratas nas eleições de 2020.

Fotos: Marcus Moriyama

|

Texto: Evllyn Rabelo

8 0 | A L .SO | JUNHO 2020


De acordo com a farmacêutica, recentes pesquisas mostram que a maioria das pessoas avaliam a saúde no Brasil como péssima ou ruim, e que há muito o que fazer para que a população tenha uma melhor assistência à saúde. Para ela, a maior valorização dos profissionais que atuam na saúde pode ser uma das principais estratégicas para tornar mais sustentável o gerenciamento do sistema, pois entende que um trabalhador valorizado e com uma boa estrutura para trabalhar produzirá mais e melhor.

“Atualmente há vários profissionais que compõem a equipe multiprofissional da saúde, cada um com a sua função, onde todos são importantes para promoção, proteção e recuperação da saúde da população, incluindo os meus colegas farmacêuticos, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, professores de educação física, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, técnicos de radiologia, funcionários administrativos e agentes comunitários de saúde, que necessitam ser ouvidos e mais valorizados para que tenham melhores condições de trabalho e com isso não coloquem em risco a saúde do trabalhador e da população”, detalha. Quando questionada sobre como será seu mandato sendo eleita, Márcia é objetiva: “Meu mandato será pautado em muito diálogo, e o foco principal será a saúde e a qualidade de vida da população e dos trabalhadores da saúde. Os projetos para melhoria da qualidade de vida, incluem o fortalecimento da atenção básica, focando em uma saúde preventiva, e quando necessário, que as pessoas sejam melhores assistidas com melhor acesso aos serviços especializados, um menor tempo para atendimento e diagnóstico, mais acesso aos medicamentos, porque entendo que estes são serviços essenciais e um direito de todos”, pontua. A pré-candidata diz que priorizará a participação popular, tendo um canal aberto para ouvir as reivindicações, que seu gabinete será uma extensão da comunidade e será uma vereadora propositiva. “Sendo eleita, vamos juntos construir uma Campo Grande que pode muito mais”, finaliza.


Capa AL.SO Dinâmica, sempre se preocupou em fazer algo em favor do próximo e, com isso, atuou em projetos sociais na igreja e nas comunidades. Mas foi após se casar com um militar das forças auxiliares que passou a participar de reuniões e movimentos sindicais e de associações de classes representativas junto às famílias.

Esther Vital

Em 2013, participou pela primeira vez de um movimento nacional pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, que cria um piso nacional para policiais e bombeiros. Na ocasião, foi escolhida diretora-presidente para representar as famílias da polícia militar e bombeiros militar de Mato Grosso do Sul. “Nessa época participei mais ativamente junto ao poder público e instituições de importantes decisões para as famílias civis as quais representava. Foi também quando entendi que nós, cidadãos de bem, podemos fazer muito pelas pessoas ao nosso redor, que basta ter o desejo de ajudar e persistir nos objetivos e desafios que temos a nossa frente”, ressalta.

Representante das famílias de militares aceita desafio e é pré-candidata a vereadora por Campo Grande

A partir de então, Esther passou a se interessar e se envolver cada vez mais na política e, em dezembro de 2019, foi convidada pela então presidente nacional do Partido Social Liberal (PSL) Mulher e hoje senadora, Soraya Thronick, e pela presidente do PSL/ Mulher de Mato Grosso do Sul, Dra. Raquel Portioli, para participar do “Congresso Mulheres na Política”.

ascida em Corumbá, Esther Vital, de 32 anos, mãe de quatro filhos, vive com a família em Campo Grande, cidade que adotou de coração. Cristã, formada em Gestão Pública, estudante de Direito e presidente da Associação das Famílias de Militares da Polícia Militar e Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (AFAMIL.PM.BM/MS), atualmente trabalha na área de consultoria na empresa Vitalle MS.

“Depois dessa experiência percebi que poderia somar e contribuir ainda mais com a política do nosso Estado. Então me filiei ao PSL, pois no partido encontrei pessoas e políticos comprometi-

N

Fotos: Marcus Moriyama e Assessoria

8 2 | A L .SO | JUNHO 2020

|

Texto: Evllyn Rabelo


dos com o nosso País, e foi onde me identifiquei com a ideologia: Deus, Família e Brasil”, destaca. De lá para cá, a gestora pública teve sua atuação política reconhecida em MS e, este ano, foi convidada a colocar seu nome à disposição para a eleição municipal, concorrendo ao cargo de vereadora por Campo Grande. “Sinto-me extremamente honrada pelo convite e pela oportunidade de contribuir para uma política séria, com responsabilidade, voltada para as pessoas, mas principalmente feliz e agradecida a Deus e ao PSL/ Mulher que estão me dando a oportunidade de mostrar que nós mulheres podemos lutar pelo nosso País, estados e municípios”. Após aceitar o desafio de ser pré-candidata, Esther diz que sendo eleita, trabalhará com muita determinação em busca de direitos e garantias junto ao poder público para todos cidadãos da capital sul-mato-grossense. “Assim como tudo o que faço, trabalharei com muita determinação, força, foco e fé para que tenhamos uma política justa para todos os cidadãos”.

AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 83


Capa AL.SO

E

mpresária do setor têxtil, foi diretora do Sindicato do Vestuário de Mato Grosso do Sul –(Sindivest-MS) por dez anos, atualmente é diretora na Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), vice-presidente da Junior Achievement – ONG Americana que trabalha empreendedorismo jovem ainda na escola, associada BPW – Mulheres de Negócios em Campo Grande, também faz parte do grupo de mulheres que indicam e é a administradora da empresa – RU UNIFORMES, empresa referência em fabricar e comercializar uniformes escolares, profissionais e camisetas. Essa é Juliana Aranda. Natural de Mirandópolis (SP), mudou-se para Campo Grande com apenas três meses de idade, e foi na Cidade Morena, com apenas 19 anos, que iniciou através do empreendedorismo de sua mãe, uma empresa de confecção de uniformes, que hoje emprega mais de 40 funcionários, em sua maioria mulheres. A coragem, determinação e a fé foram os pilares do sucesso da RU Uniformes, que iniciou as atividades na área de serviço na casa da mãe e tinha como primeiros colaboradores a própria família. Essas características marcantes da empresária também despertaram nela o interesse pela política, já que no seu entendimento, é a política que rege a sociedade, mesmo que indiretamente.

Juliana Aranda Empreendedora de destaque em MS é agora pré-candidata a vereadora da Cidade Morena Fotos: Marcus Moriyama

|

Texto: Evllyn Rabelo

8 4 | A L .SO | JUNHO 2020

“Em 2020 suscitou em meu coração um forte desejo em ajudar na política, pois para mim, ela é um instrumento de ação que gera transformação na sociedade, apesar da existência de corrupção e de manipulação de ações para atender interesses específicos, temos de entender que esse quadro negativo só poderá mudar através da atuação de pessoas do bem”, fala a empresária.


Disposta a fazer mais pela população campo-grandense, Juliana aceitou o convite do Partido Social Liberal (PSL) e lançou seu nome como pré-candidata a vereadora de Campo Grande nas eleições deste ano.

“A natureza, a essência e o funcionamento da política têm de ser voltadas para a busca do interesse e bem comum, e cabe a nós participarmos desse processo e contribuir para construir uma política mais desejável, sempre fortalecendo a democracia. A minha atuação será para defender o bom uso da verba pública em benefício da população. Tenho a clareza de saber que a atuação de um parlamentar deve ser voltada para o bem-estar da população, bem diferente da maioria dos nossos políticos que só pensam em si próprios”, fala

a pré-candidata.

Juliana se diz consciente de que representar a população no parlamento não é uma tarefa fácil.

“Dificuldades podem vir, mas a perseverança, a determinação e a vontade de dar certo me impulsionam para enfrentar de frente as dificuldades buscando oportunidades com ousadia e muita coragem. O pensamento possibilista ensina que tudo é possível desde que tenhamos fé inabalável em nosso Deus que sabe de todas as coisas. Após cada dificuldade, surgem novas oportunidades com novas possibilidades que te transformam em protagonista da sua história”, finaliza.

AL .S O | JU N H O 20 2 0 | 85


Capa AL.SO

Eliezer

Melo Carvalho

Empresário e advogado se dedica a uma vida de solidariedade

E

liezer Melo Carvalho, ou Jacaré, como é conhecido por muitos, é advogado e empresário reconhecido em Campo Grande, principalmente por suas ações sociais irreverentes onde vai acompanhado por seu triciclo apelidado de

Brucutu.

Ele relembra que aos 13 anos de idade foi atropelado

por um caminhão carregado de madeira, ficando durante dois anos de cama sem andar.

“Prometi a Deus que se voltasse à normalidade, ajudaria aos mais necessitados, e assim faço até hoje, com projetos sociais tais como: arrecadação de brinquedos, alimentos, agasalhos e banco de cadeiras de rodas para doação aos mais necessitados. Nunca fui político e nem filiado a nenhum partido, agora para que eu possa ter a chance de dobrar a ajuda a população carente, me filiei ao PSL.” De acordo com ele, deseja ser candidato a vereador, levado ao bom momento do presidente, e a coragem e perseverança da senadora Soraya Thronicke, e cansado de ouvir só promessas dos vereadores, que entra ano e nada se muda.

“Quero ser um empregado do povo, viver 24 horas pensando e praticando projetos e dobrando os existentes em favor da população. Participo do Rotary, clube mundial de serviços, do Conselho de Segurança do Centro, CDL, do Moto Clube Jacaré, que possui o Fotos: Marcus Moriyama e Assessoria

8 6 | A L .SO | JUNHO 2020

|

Texto: Douglas Queiroz

maior triciclo do mundo com 14 lugares, utilizado só para ações sociais. Tenho no meu coração e alma o lema: “Dar de si, sem pensar em si”, com muita vontade e participação ativa para resolver os problemas da cidade, sempre fiel ao meu partido PSL.”. Motociclista apaixonado, ele é fundador do Moto Clube Fera do Pantanal, e pretende também, organizar e promover encontros dos motos clubes da capital e do Brasil, e fundar uma associação para realizar uma casa dos moto clubes, com lava jato, hospedaria e diversão, com encontros dos amigos amantes da moto e triciclos.


“Pretendo não ser mais um, quero fazer diferente, estar nos bairros todas as semanas, conversar com as lideranças, levar prosperidades, visitar os postos de saúde, hospitais, cobrar veementemente as autoridades responsáveis para melhorias, nas ruas, calçadas e atendimentos. Trazendo para a população, segurança pública, saúde e educação”, conclui o advogado.


Capa AL.SO Exerceu vários trabalhos na sua adolescência como: auxiliar de escritório e depois entregador de conta de luz. No ano de 1996 conseguiu passar no concurso público para Oficial da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, estudou na academia Trindade em Santa Catarina, onde se formou Oficial de Polícia Militar no ano de 2000. Identificou-se com as atividades de alto risco desde quando aspirante, começou a trabalhar no choque e, posteriormente, concluiu no ano de 2001 o curso de Operações Especiais. Em 2012 fez o curso de Gerenciamento de Crises e vários outros cursos ligados à atividade especializada de policiamento. Foi o Oficial que integrou o quadro que criou a Companhia de Operações Especiais que posteriormente foi transformada no Batalhão de Operações Especiais o BOPE. Trabalhou no Grupamento Aéreo da Polícia Militar por 12 anos, onde desempenhou a função de piloto de aviões e helicópteros, combatendo o crime no Estado, e também no Brasil através de convênio com o IBAMA, no Combate Crimes Ambientais. Oficial dedicado e condecorado com todas as medalhas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

Ênio de Souza Pré-candidato a prefeito de Três Lagoas/MS.

N

ascido em Vila Vicentina/MS, onde viveu até os cinco anos de idade, por motivo da separação de seus pais, foi morar em Campo Grande com a sua mãe e seus outros dois irmãos, teve uma infância muito difícil devido à falta de recursos financeiros, contava com a ajuda de familiares e amigos, estudou sempre em escolas públicas e aos 13 anos de idade contava com o projeto da Patrulha Mirim, onde começou a trabalhar com carteira assinada. Durante o dia era trabalho e estudava no período noturno para concluir o ensino primário e depois o secundário.

Foto: Viviane Almeida Fotografia

8 8 | A L .SO | JUNHO 2020

|

Texto: Vanessa Garcia

Além de ser formado no nível superior de Gestão de Segurança Pública, é formado em Direito e pós-graduado. Foi comandante do Batalhão da Polícia Militar em Três Lagoas de 2018 até maio de 2020. No ano de 2019 alguns partidos políticos convidaram para ser pré-candidatos à Prefeitura de Três Lagoas devido ao seu bom trabalho desenvolvido na região, pois reduziu todos os índices criminais durante o período de comando.

Pai Gerson Alexandre Soares, mãe Teresina Leite de Souza, casado com Keli Katiane Soares, pai de três filhos.


Fez uma análise do quadro da política nacional entre os partidos que o procuraram, e escolheu o PSL, que foi o partido que elegeu o presidente da República Bolsonaro, agora sem partido, e que mais se identificou por ser conservador e de direita.

POR QUE A CANDIDATURA?

“Acredito que o motivo que me fez aceitar este chamamento é ter a certeza que estou preparado, com competência de vida e profissional, com conhecimento administrativo suficiente para fazer um excelente trabalho na prefeitura e o que é de mais importante como qualquer cidadão patriota: o desejo de contribuir para o melhor ao país, combatendo todo e qualquer tipo de corrupção e fazer com que o serviço prestado pelo ente público tenha qualidade e que atenda a todos”. Fotos: Arquivo pessoal










Dividir a cama com seu Pet:

Certo ou Errado?

A proximidade dos Pets com a família os leva também para junto de nossas camas. Porém, isso é saudável?

D

e acordo com a Associação Americana de Produtos Pet, o hábito de dividir a cama com os animais não é incomum. E acreditem: quem mais divide a cama com os animais, ao contrário do que se pensa, são os adultos e não as crianças. Dividir a cama com animais de estimação é um hábito antigo que remonta o processo evolutivo de relacionamento do homem com os animais. Psicologicamente falando, dormir com um Pet traz uma sensação de segurança e melhora a autoestima. Além de proporcionar bem-estar e aconchego. Lógico que nem tudo são flores e existem alguns percalços para dividir a cama com um animal de estimação, principalmente quem tem sono leve e dificuldade para dormir. A preocupação em machucar ou incomodar o pet durante a noite também pode atrapalhar o sono, e acaba que não conseguimos relaxar e descansar. Relacionamentos também podem ser afetados por essa convivência mais estrita, pessoas casadas que dividem a mesma cama podem ter, nesse caso, um motivo

de discussão, principalmente se o hábito não for em consenso. Outro problema encontrado é quando existe mais que um cão na mesma casa, porque isso implicaria em vários animais na mesma cama e, possivelmente, menos espaço e mais disputa territorial. Para podermos manter esse hábito de forma saudável a todas as espécies envolvidas, o ideal é que mantenhamos os animais com vacinação em dia, vermífugos, controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos), banhos semanais com produtos próprios para cada espécie e acompanhamento Médico Veterinário. Tomando todas estas medidas de saúde preventiva, dormir com seu pet pode ser muito saudável e gostoso!

Rua Santos Dumont 1238 Vila Planalto Campo Grande – MS Telefone: 67 3384-0785 Instagram: clinicavetauqmia Facebook: Clínica Veterinária AUQMIA





requintado, que ela pode utilizar em sua mesa. É uma comida saborosa bem temperada e com toque gourmet”. Moretti comenta que neste período os empresários do ramo alimentício terão que se adaptar e aderir ao Delivery uma modalidade já muito comum em países desenvolvidos. “Tenho certeza que nesta nova época os restaurantes terão que se adaptar, pois já é cultura em vários outros países do mundo confraternizarem em casa e com esta pandemia estamos aprendendo a viver dentro de casa, então o delivery esta ganhando muito espaço e é o futuro”. Conhecido por seu talento em improvisar pratos e combinar sabores, o Chef destaca que seu cardápio é vasto. “Gosto de cozinhar é minha terapia, e faço qualquer tipo de prato, sou muito reconhecido pelo improviso em criação de cardápios e esta é uma vantagem para um Chef gourmet”.

Chef Moretti Atendimento gourmet e delivery em Campo Grande

C

om 45 anos de experiência em culinária o Chef Moretti agora desenvolve um atendimento especializado e gourmet pensando neste atual momento em que vivemos de pandemia, além de continuar realizando consultoria a restaurantes.

Sua carreira iniciou como ajudante e auxiliar de cozinha, foi saladeiro, até descobrir o gosto em criar pratos e combinar sabores. “Há 20 anos me tornei Chef de cozinha, porque a diferença de um cozinheiro para um Chef não é saber fazer um prato, mas sim administrar uma cozinha. Já trabalhei no Brasil todo, fiquei um tempo no Uruguai, tenho uma bagagem de trabalhos que já fiz em Campo Grande, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e vários outros lugares que contribuíram para meu conhecimento na elaboração de pratos”. Com um trabalho gourmet, devido a esta pandemia o Chef está realizando um atendimento personalizado e único, onde ao invés de marmitas utiliza recipientes onde prepara as refeições de forma bem elaborada. “Por exemplo, uma família pode pedir uma refeição para quatro pessoas, eu preparo a refeição em um recipiente Texto: Douglas Queiroz | Foto: NK Fotografia

1 0 2 | A L.SO | JUNHO 2020

Ele também inicia sua nova parceria com a AL.SO, sendo que a partir desta edição será colunista e sempre trará dicas de pratos aos leitores. “É muito importante

a revista contar com este espaço, assim os leitores terão dicas de pratos para fazerem em casa, principalmente neste período, e quero mostrar como é simples comer bem sem gastar muito, fazendo ótimos pratos”, conclui.

CHEF MORETTI DELIVERY 67 99318-9000 67 99222-2222



DESTAQUES DO MÊS

1 0 4 | A L.SO | JUNHO 2020









DESTAQUES DO MÊS

1 1 2 | A L.SO | JUNHO 2020



DESTAQUES DO MÊS

1 1 4 | A L.SO | JUNHO 2020



DESTAQUES DO MÊS

David Gois - Personal Fight

D

avid Gois é natural da cidade de Custódia, no sertão de Pernambuco, atua no administrativo de obras e Personal Fight, praticante de artes marciais e jiu-jitsu brasileiro, treina há mais de cinco anos e faz parte da

Academia Joãozinho Jiu-Jitsu, desde 2015.

Graduado em faixa roxa, possui os títulos de Campeão Copa Nordeste na cidade de Arcoverde-PE, peso e absoluto em 2012, na faixa branca foi segundo lugar na Copa Pernambuco de jiu-jitsu Petrolina-PE, peso por peso em 2013, e em 2014 primeiro lugar, peso e absoluto, no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu em Recife. Em 2015 veio a trabalho para Campo grande, para atuar na construção da loja Leroy Merlin, onde ficou por 11 meses até o término da obra. Não querendo mais voltar para o Nordeste, e disposto a começar uma nova vida em Campo Grande, conseguiu entrar para a equipe Joãozinho Jiu-Jitsu com a direção do Sensei Thiago Nunes (Joãozinho). Em 2017 recebeu a oportunidade de assumir um projeto de lutas, na Faculdade Unigran Capital. Projeto esse que teria o jiu-jitsu como modalidade. “Minha primeira aula foi tudo novo. Expectativas, nervosismo para que nada desse errado, mas aconteceu naturalmente. E no decorrer dos dias a turma crescia cada vez mais e sempre tive, e tenho até hoje, a supervisão do meu Sensei para com meu alunos. É muito gratificante e prazeroso poder fazer aquilo que gostamos”.

67 99311-0515 _david_kimura_

1 1 6 | A L.SO | JUNHO 2020



43 idealizagraf www.idealizagraf.com.br 433373-7879 3373-7879 idealizagraf www.idealizagraf.com.br Rua CEP 86065-020 86065-020--Londrina Londrina- -PR PR RuaSerra Serrado doUrucum, Urucum,33 33-- Jd. Jd. Bandeirantes Bandeirantes -- CEP



DESTAQUES DO MÊS

1 2 0 | A L.SO | JUNHO 2020



DESTAQUES DO MÊS


EXAMES LABORATORIAIS PARA EMPRESAS













FIQUE EM CASA.

MAS, SEM VIOLÊNCIA.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA É CRIME! ORIENTAÇÕES PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA:

Mantenha contato com familiares e amigos Salve os contatos dos serviços de emergência

Atenção vizinhos:

Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul

Se perceber alguma situação de violência doméstica, não hesite, ligue 190. Você pode salvar uma vida!



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.