2022 DE IMPACTO relatĂłrio
![]()
Nas pĂĄginas seguintes deste relatĂłrio, poderĂĄ encontrar histĂłrias de como as pessoas agiram atravĂ©s do amor transformador de Cristo para responder a grandes necessidades. Cada uma dessas acçÔes levou os indivĂduos a procurar atender Ă s necessidades das suas comunidades de forma holĂstica.
Ao ler sobre o impacto deste trabalho, saiba que este relatĂłrio representa apenas alguns exemplos de uma rede tangĂvel de esperança no meio de desastres, guerras, fome e pobreza. Este Ă© o trabalho que os MinistĂ©rios Nazarenos de CompaixĂŁo facilitaram atravĂ©s das igrejas locais que viram as necessidades nas suas comunidades e se mobilizaram para ir de encontro a elas.
Houve muitos momentos de dor e luta ao longo do Ășltimo ano, mas tambĂ©m houve momentos de grande esperança e conexĂŁo. Nas crianças que aprenderam e cresceram atravĂ©s do desenvolvimento infantil holĂstico, as equipas de resposta nazarena aos desastres que se mobilizaram diante do desastre, os novos agricultores a ver os primeiros frutos dos seus trabalhos nos seus campos e comunidades - nessas coisas, temos o privilĂ©gio de ver a esperança de Cristo em acção atravĂ©s da compaixĂŁo tangĂvel. VocĂȘ tambĂ©m se tornou nas mĂŁos e nos pĂ©s de Cristo atravĂ©s da obra da igreja. Que possamos continuar a oferecer esperança e amizade em todas as circunstĂąncias, juntos.
NELL BECKER SWEEDEN Director, MinistĂ©rios Nazarenos de CompaixĂŁoSeguindo o exemplo de Jesus, os MinistĂ©rios Nazarenos de CompaixĂŁo fazem parceria com as congregaçÔes nazarenas locais Ă volta do mundo para vestir, abrigar, alimentar, curar, educar e viver em solidariedade com aqueles que sofrem debaixo da opressĂŁo, injustiça, violĂȘncia, pobreza, fome e doenças. Os MinistĂ©rios Nazarenos de CompaixĂŁo existem dentro e atravĂ©s da Igreja do Nazareno para proclamar o Evangelho a todas as pessoas em palavras e acçÔes.
Os MinistĂ©rios Nazarenos de CompaixĂŁo (MNC) sĂŁo a Igreja em acção. Somos um ramo da Igreja do Nazareno no nosso mundo, que trabalha para mobilizar as congregaçÔes locais para viver a chamada de Cristo para cuidar daqueles considerados os âmenores destesâ (Mateus 25). AtravĂ©s da sua parceria, os MNC caminham ao lado de igrejas locais ao procurarem formas de atender Ă s necessidades Ă sua volta. Usamos um modelo de ministĂ©rio holĂstico que proclama e demonstra o Evangelho de Cristo, resultando em vidas que sĂŁo transformadas por meio de Cristo.
Juntos, fazemos parcerias com congregaçÔes em todo o mundo para fornecer expressĂ”es tangĂveis da compaixĂŁo de Cristo atravĂ©s do desenvolvimento comunitĂĄrio liderado pela igreja e do trabalho de ajuda de emergĂȘncia. Estamos a ver vidas e comunidades transformadas atravĂ©s destas nove ĂĄreas de trabalho:
Ajuda de UrgĂȘncia
Segurança Alimentar (Acesso à Alimentação e Agricultura Sustentåvel)
Cuidados de SaĂșde
Desenvolvimento
HolĂstico da Criança
Apoio a Refugiados e Imigrantes
Mulheres e Meninas
A segurança alimentar â o acesso a alimentos confiĂĄveis e nutritivos - tem sido um foco dos ministĂ©rios compassivos. Embora isto possa significar fornecer alimentos durante emergĂȘncias, tambĂ©m significa fazer parcerias com pessoas para cultivar culturas mais saudĂĄveis, resilientes e sustentĂĄveis. Com essas habilidades, os agricultores desenvolverĂŁo uma rede de segurança, apesar dos desastres ou das condiçÔes climĂĄticas inesperadas.
Este ano marcou o ano inaugural de uma iniciativa agrĂcola holĂstica em cinco paĂses â ArmĂ©nia, Burundi, Malawi, Sri Lanka e ZĂąmbia. Ao abordar as necessidades que vĂŁo alĂ©m da fome, os projectos de agricultura integrada consideram desafios crĂłnicos. Promover a gestĂŁo financeira e criar fortes conexĂ”es com a comunidade significa que os resultados desses projectos agrĂcolas se estendem muito alĂ©m do campo e do jardim.
O treinamento em agricultura sustentĂĄvel aumenta os rendimentos das culturas para vender e comer nos prĂłximos anos.
Os produtores libertam o seu potencial através da formação empresarial, da literacia financeira e dos grupos de poupança.
No Paquistão, a distribuição de alimentos garantiu que as pessoas tivessem o suficiente depois que as colheitas foram dizimadas por inundaçÔes severas.
Rachelle, de 21 anos, vive com duas irmĂŁs adolescentes no Burundi. Os pais delas foram mortos na brutal guerra civil do paĂs quando Rachelle tinha apenas 15 anos. Enquanto as irmĂŁs continuavam a frequentar a escola atravĂ©s da generosidade de uma mulher na sua aldeia, sem rendimentos regulares, as meninas muitas vezes ficavam dias sem comer. Quando ela se formou, Rachelle lutou para encontrar trabalho numa economia incerta.
AtravĂ©s da sua igreja, Rachelle foi convidada a participar de treinamento agrĂcola, onde aprendeu capacidades de pequenas empresas, juntamente com prĂĄticas agrĂcolas sustentĂĄveis. âEstas actividades influenciaram a minha vida de muitas formasâ, diz ela. âVou ajudar a minha aldeia e a igreja, ensinando-lhes boas tĂ©cnicas agrĂcolas que ajudarĂŁo a comunidade a aumentar a produção de alimentos.â
A história de Rachelle é apenas um exemplo do impacto de longo alcance dos projectos integrados. As igrejas locais tornam-se agentes de transformação, trabalhando com as suas comunidades para cultivar mudanças de longo prazo e esperançosas.
Este ano foi profundamente impactado pela guerra na UcrĂąnia, que começou em Fevereiro. Igrejas nazarenas em todo o mundo se mobilizaram em resposta, seja enviando apoio, abrigando aqueles que vivem como refugiados ou ministrando durante a realidade em constante mudança dentro do paĂs. Essas igrejas continuaram a responder e os voluntĂĄrios do MNC ainda estĂŁo a saudar aqueles que deixam a UcrĂąnia na fronteira com a PolĂłnia.
Durante situaçÔes de emergĂȘncia como esta, os MNC fazem-se parceiros com aqueles em igrejas locais que jĂĄ estĂŁo em posição de responder rapidamente e identificar as maiores necessidades. A resposta Ă guerra incluiu o fornecimento de apoio alimentar, cuidados de saĂșde mental, cuidados de trauma, espaços seguros para crianças, abrigo e muito mais.
Cerca de 300 refugiados foram atendidos na PolĂłnia, alĂ©m de muitos outros noutros paĂses.
Centenas de pessoas receberam abrigo, comida e recursos Ă medida que a guerra se arrasta.
Mais de 8.400 pessoas na Ucrùnia receberam alimentos e remédios, embora muitas outras não tenham sido relatadas.
Diante da guerra e do conflito, a Igreja dispersa-se. No entanto, a Igreja ainda Ă© a Igreja, tanto para aqueles que ficaram como para os que partiram.
Na Ucrùnia, as distribuiçÔes de alimentos continuaram a ser uma parte fundamental de servir aqueles na comunidade, onde de repente muitas pessoas perderam o acesso a bens ou finanças. Raica, que participou de uma distribuição em Kiev, não pode mais receber a sua pensão porque todos os seus dados de emprego foram perdidos. Natasha trabalhava no jardim de infùncia, mas agora estå desempregada. Lyuba trabalhava na caixa de uma ferrovia, um trabalho impossibilitado pela guerra.
Eles sĂŁo apenas algumas das muitas pessoas que a igreja dispersa estĂĄ a servir. Desde o aconselhamento de trauma atĂ© ao encontro com pessoas nas fronteiras, desde eventos de arrecadação de fundos atĂ© Ă entrega de alimentos e suprimentos, as igrejas locais tornaram-se nas mĂŁos e nos pĂ©s de Cristo diante de um conflito terrĂvel, quer tenham, ou nĂŁo, um espaço para se reunir.
Os programas de desenvolvimento infantil nazarenos usam um modelo holĂstico, abordando todas as facetas da vida de uma criança: espiritual, fĂsica, intelectual, emocional e relacional. Em muitas ĂĄreas do mundo, isso Ă© realizado atravĂ©s de centros de desenvolvimento infantil nazarenos, que as crianças frequentam alĂ©m da escolaridade tradicional. Esses centros tornam-se espaços para toda a comunidade, apoiando tanto as crianças que frequentam como as suas famĂlias. As crianças estĂŁo matriculadas nos centros, um factor-chave para o sucesso das crianças, por meio do programa de patrocĂnio infantil da MNC.
Ao longo do Ășltimo ano, projectos holĂsticos de desenvolvimento infantil concentraram-se no cultivo da resiliĂȘncia, o que significa que as famĂlias estarĂŁo melhor preparadas para crises de fornecimento de alimentos, crises econĂłmicas ou desastres. AtravĂ©s desses ministĂ©rios holĂsticos e integrados Ă s crianças e Ă s suas famĂlias, as comunidades sĂŁo transformadas.
As crianças que vivem como refugiadas na Polónia brincam e aprendem num espaço seguro reservado para elas.
Os centros de desenvolvimento infantil na Guatemala ajudaram as famĂlias a iniciar negĂłcios com teares.
Durante a crise econĂłmica no Sri Lanka, os centros forneceram alimentos para as famĂlias necessitadas.
Laila*, de 12 anos, espera tornar-se advogada quando crescer; ela adora defender as pessoas e tem paixĂŁo pela justiça. PorĂ©m, neste momento, ela estĂĄ a enfrentar as mesmas lutas que o resto dos que vivem no LĂbano. A crise financeira Ă© cada vez mais terrĂvel, com as taxas de inflação a chegar aos 158% (em comparação com os 7% nos Estados Unidos). âHĂĄ muitas coisas mĂĄs a acontecer neste paĂs, mas ainda hĂĄ esperançaâ, explica Laila.
A escola nazarena em Beirute continuou a cuidar dos alunos, famĂlias e funcionĂĄrios, garantindo que as crianças tenham um lugar para se sentirem valorizadas e seguras, mesmo no meio da incerteza. Na escola, Laila pode experimentar um pouco de normalidade. Os professores e os psicĂłlogos da escola sĂŁo treinados para fornecer atendimento holĂstico aos alunos.
âIsso pode realmente mudar a vida de alguĂ©mâ, diz Laila. âNĂŁo sei acerca da realidade dos outros, mas para mim Ă© como se estivesse em casa.â
*Nomes das crianças são mudados por segurança.
Antes do devastador terremoto de 2015 que matou 9.000 pessoas, a famĂlia de Rama tinha uma vida mĂ©dia. âNada bom, nada mauâ, diz Pujan, o pai dela. Eles estavam no campo a colher batatas quando o terremoto atingiu e dessa forma ninguĂ©m ficou ferido. PorĂ©m, no rescaldo, as coisas mudaram rapidamente.
A comida tornou-se extremamente escassa na sua aldeia. A famĂlia dividiu as batatas com os vizinhos, mas eles fugiram depois de trĂȘs ou quatro dias. Rama, agora com 15 anos, estava tĂŁo desnutrida que ainda experimenta os efeitos daquele perĂodo hĂĄ metade da sua vida. âDepois do terremoto, havia muitas organizaçÔes aqui, mas elas sĂł trouxeram 1 saco de arrozâ, diz Nirmaya, mĂŁe de Rama. âEles iam e vinham. Os MNC ajudou-nos continuamente.â
Como parte de um programa holĂstico e integrado, os MNC estabeleceram um
centro de desenvolvimento infantil na sua aldeia. AtravĂ©s do centro, Nirmaya tambĂ©m se juntou a um grupo de auto-ajuda que a ajudou a abrir uma loja com o marido e a famĂlia participou de treinamento agrĂcola. Antes do projecto, as pessoas na aldeia lutavam tanto para cultivar alimentos que aqueles que tinham jardins muitas vezes encontravam comida roubada. Agora, todos na aldeia tĂȘm jardins florescentes com uma grande variedade de culturas.
âPor causa do grupo de auto-ajuda, fiquei mais forte do que antesâ, diz Nirmaya.
Ao criar um projecto integrado, crianças como Rama crescerĂŁo em famĂlias que tĂȘm redes de segurança quando os desastres chegarem. Quando a necessidade era grande, as igrejas no Nepal responderam de uma maneira que mudarĂĄ vidas durante geraçÔes.
PatrocĂnio Infantil 30,7% Maiores Necessidades 19,8%
Programas Designados 49,6%
WASH 2% Cuidados de SaĂșde 2,3%
Outros Programas 2,4%
Apoio a Refugiados e Imigrantes 2,5%
Envolvimento de Administradores/ Doadores 11,7%
TrĂĄïŹco Anti-Humano 2%
Desenvolvimento Infantil 56,3%
Ajuda de UrgĂȘncia 20,7%
âPois eu tive fome, e vocĂȘs me deram de comer; tive sede, e vocĂȘs me deram de beber; fui estrangeiro, e vocĂȘs me acolheram; necessitei de roupas, e vocĂȘs me vestiram; estive enfermo, e vocĂȘs cuidaram de mim; estive preso, e vocĂȘs me visitaramâ⊠Digo-lhes a verdade: O que vocĂȘs fizeram a algum dos meus menores irmĂŁos, a mim o fizeram.â