VIVENDO A GRANDE COMISSÃO


4 Bem-vindos
7 Fortalecendo a unidade na região SAM!
8 Sub-Região Brasil
10 “Eu moro em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”
11 Área Brasil Central
13 Área Brasil Norte
14 Área Brasil Sul
15 Um ano de desafios superados e conquistas compartilhadas na área financeira e jurídica!
16 Andino Central
18 Área Andino Central
19 Treinando missionários e promovendo o crescimento: um ano como coordenadora regional de pessoal
20 Desenvolvendo a igreja na América do Sul
22 Andino Norte
25 Área Andino Norte
26 JNI em ação: construindo o presente e forjando o futuro!
27 Um caminho de transformação na América do Sul
29 Orando, ofertando e avançando: a Igreja do Nazareno na América do Sul
30 Cone Sul
32 Área Cone Sul
33 Fortalecendo ministérios e mudando vidas na América do Sul!
34 Transformando vidas por meio da página impressa: o ministério vibrante de Literatura em nossa região
35 A compaixão como estilo de vida: inspirando mudanças e transformando comunidades na região SAM
36 Educando para transformar vidas na SAM!
37 O impacto transformador do Ministério de Mulheres na Região SAM
39 Liderança relevante e pronta para o mundo “VUCA”
40 Equipes de Missões Nazarenas
42 Conheça nossa equipe
Esta revista foi criada com o propósito de divulgar o trabalho da Igreja do Nazareno na América do Sul. Que sirva para inspirar milhares de igrejas e membros a continuarem realizando o trabalho de FAZER DISCÍPULOS
SEMELHANTES A CRISTO NAS NAÇÕES
Todos os testemunhos são um reflexo do trabalho e esforço das nossas igrejas locais e distritos a quem servimos e de quem nos orgulhamos pelos seus esforços diários.
Que esta revista sirva também de reconhecimento ao trabalho da grande equipe da América do Sul: líderes, pastores, superintendentes, missionários, CIMs, CEAs, CRMs e o exército de homens e mulheres transformados pelo sangue de Cristo e que fazem discípulos todo os dias em suas comunidades.
EDIÇÃO IV/2023
COORDENADOR GERAL
Jimmy De Gouveia
EDITORA EXECUTIVA
Leda Romero
EDITOR DE CONTEÚDO
Mery Asenjo
Josué Villatoro
COORDENADOR DE CONTEÚDO
Alexander Romero
DIREÇÃO DE PROJETO
Davi Bello Ferreira
PUBLICIDADE
ProduSAM
TRADUÇÃO
Paulo Neto
Fernando Rivero
Ashley Hoffner
É uma honra e um privilégio dar as calorosas boas-vindas ao Dr. Scott Daniels, que assume a jurisdição como Superintendente Geral da Igreja do Nazareno para a Região da América do Sul nos próximos dois anos.
O Dr. Daniels vem de uma família nazarena que serviu como pastores e superintendentes distritais nos Estados Unidos.
Scott se formou na Northwest Nazarene University (NNU), onde obteve seu diploma de Bacharel em Divindade (1988), além de seu Mestrado em Divindade no Fuller Theological Seminary (1992), onde também obteve um Ph.D. em Teologia e Ética ( 2000).
Durante seu tempo em nossa região, esperamos receber sua orientação e orientação na busca constante da santidade bíblica, do desenvolvimento integral da igreja e da atenção contínua aos líderes e ministros em diferentes níveis.
“Espero trazer um pouco de seu Espírito e Cobertura para este papel”, disse Daniels. “Uma paixão pela coerência teológica em nossa teologia e tradição de Santidade, um amor por nossas instituições de ensino superior e sua importância no cumprimento da missão de nossa igreja, um compromisso de abrir espaço para as gerações que virão depois de nós e um desejo de ver a igreja local liderada por homens e mulheres que estão melhor equipados para este chamado dado por Deus”.
Mais uma vez, recebemos o Dr. Scott Daniels de braços abertos e com o coração cheio de expectativas positivas. Esperamos trabalhar com ele para realizar a missão e visão de nossa igreja nesta região cheia de potencial e oportunidades de crescimento.
O Dr. Ward já faz parte da família sul-americana que nos acompanhará neste tempo de transição como Diretor Regional Interino da Igreja do Nazareno em nossa região. Com vasta experiência e um foco apaixonado em expandir nossa comunidade de fé para novos horizontes, o Dr. Ward nos acompanhará e nos conduzirá neste período até que um novo Diretor Regional seja eleito.
Verne e sua esposa, Natalie, começaram seu ministério como missionários em 1983 no país de Papua Nova Guiné. Eles viram o Senhor dirigir, treinar e equipar fielmente em várias oportunidades de ministério, fornecendo orientação em suas vidas diariamente. Verne serviu no desenvolvimento da igreja como superintendente distrital em Papua Nova Guiné e como Coordenador de Estratégia de Área para a Área da Melanésia, que inclui Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Timor Leste e Vanuatu. Na época de sua eleição como Diretor de Missões Globais, ele servia como Diretor da Região Ásia-Pacífico.
Ordenado presbítero na Igreja do Nazareno, Verne estudou administração de empresas, religião e formação espiritual, e é bacharel em artes, mestre em artes e tem um doutorado em Honoris Causa pela Northwestern Nazarene University e da Korea Nazarene University.
Damos as boas-vindas ao Dr. Verne Ward com entusiasmo e grandes expectativas. Estamos ansiosos para aprender com sua experiência e compartilhar sua paixão por levar a luz da Igreja do Nazareno a lugares inexplorados.
Dr. T. SCOTT DANIELS Superintendente Geral em Jurisdição2.974 IGREJAS DISTRITOS 83
14.031 234.898
RECEBIDOS POR PROFISSÃO DE FÉ MÉDIA TOTAL DE FREQUÊNCIA SEMANAL NO CULTO DE ADORAÇÃO
308.375
TOTAL DE MEMBROS
155.649
TOTAL DE FREQUÊNCIA SEMANAL NA DNI
SUB-REGIÃO BRASIL ÁREA ANDINO CENTRAL ÁREA ANDINO NORTE
ÁREA CONE SUL
Além do sucesso Casas de paz Filme Jesus
MINISTÉRIO LIDERANÇA
Uma jornada
E EVANGELISMO ALCANCE CONSOLIDAÇÃO BATISMO DISCIPULADO CRECIMENTO
EM
Currículo de DNI Células
Igreja em casa
O ministério da Secretaria Jurisdicional tem sido um pilar fundamental no apoio à liderança regional e aos coordenadores de estratégia de área na Igreja do Nazareno. Por mais de 100 anos, trabalhamos incansavelmente para facilitar a comunicação e garantir que as assembleias distritais sejam realizadas de acordo com os requisitos do Manual. O ano de 2023 tem sido emocionante, estamos vendo um crescimento significativo em nossa região.
A nossa Região tem um total de 83 distritos; e estamos entusiasmados em colaborar com um deles que pode se expandir e fazer a transição para uma nova fase. A documentação necessária e os pedidos de aprovação estão em curso; se tudo segue como temos planejado poderemos ter um novo distrito fase 2 no próximo ano.
Os relatórios estatísticos também foram um sucesso enorme este ano. Estamos a caminho de atingir um número recorde de documentos arquivados pelos distritos. Por exemplo, recebemos 72 jornais de assembleias, um impressionante crescimento de 40% em comparação com o ano anterior. Como Região, também atingimos nossas metas com relação aos relatórios estatísticos distritais, adaptando-nos às mudanças e melhorando continuamente.
A ordenação e as credenciais ministeriais têm sido um aspecto proeminente do nosso trabalho. Nos últimos dois anos, o Dr. Filimao Chambo ordenou 411 presbíteros e
nove diáconos da nossa Região. Além disso, a Dra. Carla Sunberg ordenou três outros ministros do Paraguai, refletindo nosso compromisso com o crescimento e avanço ministerial.
A capacitação é fundamental para o nosso êxito; e, em setembro passado, realizamos um treinamento virtual para secretários e assistentes distritais. Isso permitiu que os secretários jurisdicionais das áreas tivessem acesso a recursos valiosos e estivessem mais bem preparados para suas responsabilidades.
Nesta jornada, quero expressar minha gratidão aos secretários jurisdicionais das áreas, cujo trabalho e dedicação foram essenciais para o sucesso de nossos relatórios. Esteban Albornoz, da Área Andino Norte; Reverendo Edmilson Gonçalves, da Sub-Região Brasil; o Reverendo José David Acosta, da Área Andino Central; e Reverenda Cristiane Polônio, da Área Cone Sul, têm sido colaboradores excepcionais. Também quero agradecer aos CEAs (Coordenadores Estratégicos de Área), cuja colaboração e comunicação diária com os superintendentes distritais têm sido inestimáveis. Juntos, construímos uma equipe forte que trabalha em harmonia para o bem-estar de nossa igreja e sua missão no mundo.
MANUEL LIMA
Estrada da Rhodia, Km 15
Barão Geraldo Campinas
São Paulo - Brasil
+ 55 (19) 3199-0498
MISSONÁRIOS BRASIL
João e Célia Milesi
Lucas e Melinda Swisher
Manuel e Lídia Lima
SANDRO RIBEIRO Coordenador de Estratégia de Área (CEA) - Brasil Central Coordenador Integral de Ministérios (CIM)
DISTRITO/SUPERINTENDENTE
Área Brasil Central
BRASIL CENTRO OESTE
Luiz Carlos R. Oliveira
BRASIL ESPÍRITO SANTO
Severino José Quirino
BRASIL RIO METROPOLITANO
Sérgio José dos Santos
BRASIL MINAS GERAIS
Adriano Pedroso
BRASIL NORDESTE PAULISTA
Maury Medeiros da Silva
BRASIL NOROESTE PAULISTA
Reginaldo Guerra
BRASIL PAULISTANO
Mateus Andrade Ramos
BRASIL RIO DE JANEIRO BAIXADA
Daniel Monteiro Nobre Leite
BRASIL RIO DE JANEIRO BAIXADA II
Antônio Carlos Santos Silva
BRASIL RIO DE JANEIRO GRANDE RIO
Élio Tomaz
BRASIL SÃO PAULO
Wagner Souza
BRASIL CAMPINAS
Fernando César de Oliveira
109 130.860 14.709 145.569 631
COORDENADOR DE ESTRATÉGIA DE ÁREA NORTE/NORDESTE
Gerson Pinto Cardoso
DISTRITO/SUPERINTENDENTE Área Brasil Norte/Nordeste
BRASIL AMAZÔNIA
Damasio Morais
BRASIL NORDESTE CENTRAL
Rubens Rodrigues
BRASIL RIO GRANDE DO NORTE
Alcimar Laurentino Dos Santos
BRASIL NORDESTE MERIDIONAL
Valdir Aquino Lubas
BRASIL SETENTRIONAL
Claudio Luis Lopes Lins
COORDENADOR DE ESTRATÉGIA DE ÁREA SUL
Romero Moreira
DISTRITO/SUPERINTENDENTE Área Brasil Sul
BRASIL CURITIBA
Roberto Vieira
BRASIL GAÚCHO
Romero Moreira
BRASIL LONDRINA
Claudemir Feliciano Cardoso
BRASIL SANTA CATARINA
Paulo Roberto Berg
Esta canção popular expressa a alegria, a criatividade e a impetuosidade do povo brasileiro. É nesse contexto otimista que se encontram as mais de setecentas Igrejas do Nazareno espalhadas no país. Após alguns ajustes pós-pandemia, conseguimos retomar o crescimento chegando a um índice de três por cento em nossa membresia. A alegria do retorno aos cultos e aos ministérios, provocou uma retomada animada que ganha mais força em todo os distritos. Fica aqui o
reconhecimento do belo trabalho que os vinte e um Superintendentes têm realizado em apoio a um mil setecentos e trinta e seis presbíteros, diáconos e ministros licenciados. Somos abençoados mesmo!
O Seminário Teológico Nazareno Brasileiro passou por um ajuste quanto ao currículo acadêmico e aos métodos de avaliação dos polos, a fim de unificar o processo de avaliação qualitativa e quantitativa dos alunos. Diante dos acordos feitos com os distritos alcançamos marcas relevantes: Passamos de dezesseis distritos conectados e filiados ao STNB para vinte e um; de vinte e seis pólos de extensão, para quarenta e um, com uma projeção de chegarmos a quarenta e sete; superamos o desafio de do financiamento (bolsa de estudo) que eram sete, chegando a quarenta e um alunos beneficiados; em alunos registrados na plataforma, de quatrocentos e sessenta e três alunos para um mil, duzentos e trinta e nove. Em outubro, pretendemos dar início ao curso de mestrado em português, para melhor preparar os nossos pastores.
Quanto às nossas três áreas no Brasil e os ministérios, deixarei que os Coordenadores de Estratégia de Área completem as informações.
“Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”.
É uma grande honra servir na Área Central-Brasil. Contando com 12 distritos, a área apresentou um bom crescimento da igreja no último ano eclesiástico 20212022, que ainda vive um processo de retomada pós-pandemia. Sinal disso é que tivemos a plantação de novas igrejas, milhares de novos convertidos batizados, um novo distrito aprovado (Distrito Rio Região dos Lagos) e mais dois novos distritos em projeto. A Deus toda glória!
Os distritos promoveram dezenas de atividades, como retiros de pastores, encontros, conferências e treinamentos nos quais a equipe nacional de Coordenadores de Ministérios pode servir ativamente, cooperando para o crescimento e desenvolvimento dos distritos da Área Central. Em outubro de 2022 a Área Central teve a honra de ser a anfitriã do Congresso Nacional de Pastores e Líderes, que ocorreu na cidade de Sumaré, estado de São Paulo, com o tema “Santidade em Tudo e para Todos”. Cerca de 500 pastores e líderes nazarenos de todo
Brasil estiveram presentes, além dos Superintendentes Distritais, do diretor da Sub-região Rev. Manuel Lima, do diretor Regional Dr. Christian Sarmiento (agora Superintendente Geral) e o Superintende Geral em Jurisdição, àquela época, Dr. Filimão Chambo e sua esposa Samantha. Foi um momento de avivamento do qual estamos colhendo os frutos até hoje
A Área Central segue avançando, anunciando o Evangelho de Jesus, buscando o avivamento do Espírito Santo e discipulando os crentes a viverem em santidade. Damos glória a Deus, porque ele tem nos sustentado e nos dado unção, dons e talentos para servi-Lo de todo coração.
Os desafios estão diante de nós, mas nós não tememos. Cremos na Palavra do Senhor que nos ensina:
“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus”. Filipenses 1:6 (NVI)
A igreja tem um chamado inegável: enviar missionários para onde são mais necessários. Inspirados pela oração e pela conexão com a missão de Deus, preparamos e enviamos aqueles que são chamados a participar do poderoso mover do Espírito Santo em todas as nações.
Em parceria com as comunidades locais, as Missões Nazarenas enviam seus missionários para se juntarem ao movimento de restauração e paz nos corações e vidas das pessoas. Mesmo em um ano repleto de incertezas, nossa clareza em relação à missão confiada pelo Senhor da seara, Jesus Cristo, nos permitiu confiar em Sua soberania e trabalhar incansavelmente para Sua glória, alcançando incríveis conquistas no ministério de Missões Globais na Região SAM. Vamos celebrar juntos esses marcos significativos alcançados até o momento:
• Mais de 158 novos candidatos foram mobilizados pelo ministério de mobilização missionária da América do Sul, e já estão em processo de envio para o campo missionário. A perspectiva é de superar a marca de 180 candidatos neste ano, representando um aumento de mais de 33% em relação ao ano anterior.
• Novas oportunidades de serviço foram abertas na Região, expandindo o alcance do ministério e abrindo portas para uma transformação ainda maior.
• Foram realizados 4 eventos “Explore” e estão programados mais 3 para este ano, totalizando 89 candidatos capacitados em nosso processo de envio. Ultrapassamos o número de eventos oferecidos em relação ao ano anterior e alcançamos um marco especial: o primeiro “Explore” na história do Uruguai.
• Até o momento, 26 pessoas concluíram todo o seu processo de envio, sendo que 11 delas já estão prontas para servir nos ministérios designados em diferentes nações, enquanto as demais aguardam apenas a posição de trabalho no campo missionário. Temos, ainda, 2 candidatos aguardando a aprovação final da Sede.
Dentre os aprovados e servindo no campo missionário, gostaríamos de destacar alguns exemplos notáveis:
O jovem Pablo Clavo, que atualmente serve ao Senhor na Amazônia peruana, capacitando líderes e apoiando pastores nacionais.
Os dedicados missionários Ronaldo e Mara, que estão trabalhando com comunidades urbanas, refugiados, ribeirinhos e indígenas na região amazônica. Esse casal também desempenha um papel vital nas questões administrativas e eclesiásticas, colaborando no desenvolvimento de projetos de evangelismo, discipulado, treinamento e plantação de igrejas.
Estamos profundamente gratos pelo que o Senhor tem realizado através deste ministério, mas nosso coração arde com o desejo de continuar avançando e levantando uma grande geração de missionários que impactarão o mundo com o poder transformador do Evangelho de Cristo Jesus (Atos 17.6).
Juntos, como uma comunidade de fé vibrante e dedicada, seguiremos adiante, impulsionados pela paixão de compartilhar o amor de Deus e expandir Seu Reino. As Missões Nazarenas permanecerão comprometidas em enviar homens e mulheres valentes para serem agentes de mudança, levando esperança e restauração onde a necessidade é maior.
Que essas conquistas até o momento sejam apenas o começo de uma jornada ainda mais extraordinária e impactante. Com fé e entusiasmo, continuaremos a testemunhar o poder de Deus se manifestando ao redor do mundo, à medida que avançamos rumo a um futuro repleto de missões cumpridas e vidas transformadas.
Vamos, juntos, ser o veículo da Graça que o mundo tanto necessita!
Tem sido um prazer servir como CEA na Área Norte do Brasil, uma das maiores do mundo, compreendendo dezesseis, dos vinte e sete estados do Brasil. A extensão territorial é de cinco milhões e quatrocentos mil quilômetros quadrados. Cinco Distritos formam a Área Norte. Um distrito é fase “Um” e quatro distritos são fase “Dois”. A Área Norte é bastante diversificada. O lado Nordeste é uma área com alta predominância de falta de chuva, e o lado Norte é predominantemente úmido por causa dos rios e muitas florestas. A Igreja do Nazareno está presente em 15 dos 16 estados. Com toda essa extensão, o contato com os superintendes é feito, na maioria das vezes, através dos meios eletrônicos por causa dos autos custos de locomoção. Apesar dos desafios, louvamos a Deus pela vida dos nossos cinco superintendentes que seguem firmes no propósito de fazerem discípulos semelhantes a Cristo.
No início deste ano, o Distrito Rio Grande do Norte passou por uma mudança significativa. O Rev. Gerson Cardoso, após ter servido por 23 anos, deixou a superintendência e o Rev. Alcimar Laurentino foi nomeado e está dando continuidade com uma excelente liderança. Nesses anos o Distrito Rio Grande do Norte multiplicou-se em dois distritos. Essa multiplicação está proporcionando um impulso de desenvolvimento e crescimento na região.
Distrito Amazonas. No ano passado o distrito passou por uma transição na superintendência. Rev. Damasio
Gerson Pinto CardosoMorais assumiu e está fazendo um lindo trabalho no desenvolvimento no distrito. A região amazônica é uma das áreas mais desafiadoras do Brasil, pois é predominantemente formada por selva. As viagens na região, quase na totalidade, são feitas de avião ou de barco. A Igreja do Nazareno está presente nas capitais e entre os povos ribeirinhos. Uma excelente ferramenta que temos na região amazônica é o barco “Jesus é a Esperança”, que tem servido de apoio para assistência ao povo ribeirinho levando equipes que apoiam a região, bem como dado assistência às igrejas.
Na parte nordeste da nossa área, a região, apesar e toda ela banhada pelo mar, o interior é predominantemente seco, enfrentando épocas de grande falta de chuvas. Nessas regiões a Igreja do Nazareno está presente e bastante atuante. Uma das ações significativas tem sido a perfuração de poços, proporcionando água para centenas de pessoas.
Retornamos da 30ª Assembleia Geral bastante motivados ao ver o desenvolvimento da nossa amada igreja em várias partes do mundo e sabermos que fazemos parte desta linda história que Deus está escrevendo no mundo.
Que venha o Seu Reino!
A Região Sul do Brasil sentiu os efeitos oriundos da pandemia com as restrições impostas as reuniões de culto e demais atividades das Igrejas; após a liberação das atividades as Igrejas retomaram com força e entusiasmo com o propósito de buscar àqueles que ficaram por quase hum ano inteiro sem a comunhão necessária na Igreja. A Área Sul composta pelos Distritos de Londrina, Curitiba, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tomou iniciativas no sentido de agregar membros, pastores e Igrejas para esse Novo Tempo.
Os departamentos à nível Distrital e Local foram fundamentais nessa retomada, como a JNI , a MNI, e o DNI, bem como o Ministério de Apoio a Mulher.
A região Sul recebeu neste novo tempo o Congresso da MNI a nível Nacional com a maior participação de Nazarenos em sua História, impactando o ministério dos Missionários, pastores, Igrejas e demais nazarenos envolvidos com a Obra Missionária, ocorrido no Rio Grande do Sul.
Neste novo tempo a Área Sul pode reabrir Igrejas que durante anos estiveram fechadas, numa cooperação mútua de Distritos parceiros, e podemos perceber uma nova realidade, no Distrito S. Catarina, promovendo Encontros de Crescimento Espiritual e Cuidados Pastorais.
jornada com Cristo.
Cremos que estamos Vivendo um novo tempo na Região Sul do Brasil. A Deus damos Glória.
O ano passado foi um período empolgante e cheio de mudanças para nossa equipe financeira e jurídica. Desde o último mês de agosto de 2022, enfrentamos um dos maiores desafios: a implementação de um novo sistema contábil globalmente. Embora inicialmente tenhamos encontrado alguns obstáculos que atrasaram a incorporação da informação; temos o prazer de informar que superamos esses desafios e estamos atualizados na contabilidade regional.
Em um esforço contínuo de melhoria e avanço, nossa equipe está imersa em um constante processo de treinamento para dominar todas as funcionalidades do novo sistema. Priorizamos a atenção às áreas que precisavam de mais foco; e realizamos reuniões virtuais, extensas revisões de demonstrações financeiras e, quando necessário, viagens presenciais para atender às necessidades da equipe.
Não apenas fizemos progressos significativos na área financeira; mas também fizemos mudanças importantes na representação legal na Argentina e em outros países. Temos nos concentrado em fornecer consultoria especializada e encontrar soluções eficazes para questões legais complexas, como procurações e autorizações. Adicionalmente, reforçamos a regulamentação dos contratos de prestação de serviços de forma a assegurar
uma sólida proteção jurídica, o que tem contribuído para a otimização dos riscos financeiros e para a cobertura de todas as áreas necessárias.
Um destaque deste ano foi a incrível unidade da equipe regional, trabalhando em conjunto para atender às necessidades financeiras de cada ministério. Guiados pela missão de Viver a Grande Comissão e fazer discípulos semelhantes a Cristo, realizamos realizações notáveis. Queremos expressar nossa sincera gratidão a cada coordenador por sua paciência e incentivo, que têm sido fundamentais para seguir em frente nestes tempos de mudança e crescimento.
Não podemos terminar sem agradecer especialmente ao Dr. Christian Sarmiento, que foi um guia excepcional durante este período de unidade. Graças à sua liderança, conseguimos realizar nossas projeções financeiras e jurídicas com sucesso.
Calle García Calderón, 260
Urb. San Joaquín
Bellavista - Callao - Perú
+51 1 2288025
MISSONÁRIOS PERU
Evelio e Gladis Vasquez
José David Acosta
MISSONÁRIOS BOLIVIA
Herman e Diana Alcántara
JOSÉ DAVID ACOSTA Coordenador Integral de Ministério
Peru
DISTRITO/SUPERINTENDENTE
PERU ALTO AMAZONAS
Castinaldo Vargas Becerra
PERU ALTO MARAÑÓN Salomón Sánchez Montero
PERU AMAZONAS
Jorge Wamputsag
PERU ANDINO
Atilano Bustamante Irigoín
PERU CAJAMARCA
Abel Aguilar Vásquez
PERU CENTRAL
David Balcázar Medina
HERMAN ALCÁNTARA Coordenador Integral de Ministério
Bolívia
PERU CONDORCANQUI
Pablo Flores Clavo
PERU LA LIBERTAD CHAVÍN
Oscar Medina Guzmán
PERU LORETO
Freddy Zapata Correa
PERU NOR ORIENTE
Wilmer Barboza Montenegro
PERU NORTE
Marcial Banda
PERU ORIENTE CENTRAL
Cesar Arroyo Holguín
PERU SUR CENTRAL
Jaime Rodríguez Vázquez
PERU UTCUBAMBA
Paulino Campos Córdoba
PERU PACÍFICO NORTE
Eduar Quispe Núñez
PERU SUL
Orlando Wilmer Ramírez Bacilio
BOLÍVIA CENTRAL
Herman Alcántara Fernández
BOLÍVIA EL ALTO
Bernabé Aruquipa Quispe
BOLÍVIA LOS YUNGAS
Billy Chuquimia Cruz
BOLÍVIA LA PAZ
Macedonio Daza
BOLÍVIA SANTA CRUZ
Herman Alcántara Fernández
BOLÍVIA SUL
Juan Rodrigo Camacho
No ano de 2023, um marco significativo foi estabelecido na liderança da JNI no Peru. No dia 29 de junho, na cidade de Chiclayo, aconteceu o primeiro Summit Nacional de Lideranças, denominada “Voo 28.19”. Sob a direção da Coordenadora Nacional, Krystal Ayala, e do Diretor do Summit, Pastor Sergio Jaramillo, o objetivo foi capacitar e fortalecer os conselhos da JNI dos 16 distritos, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para promover o ministério de Jesus Cristo entre as novas gerações, dentro de seus contextos locais.
Seguindo a orientação da passagem bíblica de Mateus 28.19, a cobertura do evento ficou a cargo do CEA, representado pelo Dr. Evelio Vásquez. O Encontro reuniu 287 líderes de vários distritos do Peru, além de 20 voluntários dos distritos Pacífico Norte, Andino, Norte, La Libertad e Alto Marañón. Esses dias foram marcados por bênçãos e pela manifestação do Espírito Santo, estabelecendo o fundamento para futuras gerações de líderes da JNI, adaptados às necessidades de suas congregações locais.
eleito. Um aspecto marcante deste Encontro foi a participação ativa de jovens em projetos de serviço comunitário por meio da iniciativa Máxima Missão. Além disso, a colaboração e o diálogo foram promovidos por meio de mesas redondas que abordaram problemas em diferentes fases da juventude, reunindo vozes de diferentes regiões do país.
Durante esses dias realizaram-se sessões inspiradoras e enriquecedoras, que deixaram uma marca duradoura nos participantes. Na noite de 30 de junho, durante o programa de encerramento, ocorreu a celebração comemorativa dos 100 anos de existência da JNI em nível global, momento de especial significado para todos os presentes.
Paralelamente, em nível nacional, várias atividades foram realizadas nos diferentes distritos, como: Cajamarca, Norte, Libertad Chavín, Utcubamba, Alto Marañón, Andino e Oriente Central, concentrando um total de 2.472 jovens envolvidos no evangelismo urbano, Máxima Missão, e trabalho colaborativo entre diferentes líderes, ativos e emergentes, obtendo como resultado 110 convertidos, 30 reconciliados e quatro batizados.
Eventos como este ilustram um ano cheio de crescimento espiritual e compromisso juvenil em diferentes distritos do Peru, todos guiados por uma única missão: exaltar o nome de Jesus Cristo.
Evelio VásquezO evento contou com renomados palestrantes nacionais, como o Reverendo David Balcázar, Superintendente do Peru Central; Pr. Oscar Medina, do distrito de Chavín; Pastor Sergio Jaramillo, Pastor Roger Vásquez e Irmãs Krystal Ayala, Priscilla Febres, Ana Vilchez e Linet Ramírez. Também participaram palestrantes internacionais como Rev. Jimmy de Gouveia, Rev. José Luis Becerra e Rev. Astrid Camacaro. Além disso, o Diretor Global da JNI, Reverendo David Gonzáles, e o Dr. Christian Sarmiento, foram homenageados em sua última visita ao Peru como Diretor Regional, coincidindo com sua função como Superintendente Geral
Embarcando em uma jornada de treinamento e crescimento, o papel do Coordenador Regional de Pessoal (CRP) na América do Sul passou por mudanças transformadoras a partir do final de outubro de 2022. Em um esforço conjunto liderado pelo Diretor Regional, Dr. Christian Sarmiento e Diretor de Pessoal da Missão Global, Marty Hoskins, Ashley Hoffner foi recebido como RPC, marcando um novo capítulo de apoio e colaboração para os missionários na Região da América do Sul.
O CRP, atua como elo entre os missionários e a estrutura administrativa da igreja. Esse papel vital abrange uma ampla gama de tarefas destinadas a aprimorar a experiência do missionário no cumprimento de seu chamado no campo.
Desde o agendamento de viagens missionárias em seus países de origem até o processamento de solicitações de orçamento, o CRP lida com uma ampla gama de responsabilidades, todas com o objetivo principal de fornecer cuidado e apoio aos missionários.
Um dos principais objetivos tem sido otimizar a comunicação e a logística. O CRP trabalhou em estreita colaboração com o Diretor Regional, o Coordenador Regional de Finanças e os Coordenadores de Estratégia de Área para garantir uma conexão perfeita entre os missionários e os vários ramos da Missão Global, incluindo viagens missionárias, orçamento, processo de despesas de giro missionário e cuidados missionários nas diferentes categorias: Global e Patrocinado.
Além disso, o CRP desempenhou um papel fundamental na orientação dos missionários e na transição dos novos sistemas administrativos. Este foi feito que exigiu grandes esforços para navegar na renovação dos principais sistemas que a Missão Global atualizou, deixando para trás o sistema anterior chamado NOA , e até mesmo familiarizar os missionários com novas ferramentas administrativas como: “Databasics”, “Martus”, “Donor Direct” e “Sage People”. O CPR garantiu que os missionários usassem essas plataformas de forma eficaz. Além disso, o CRP ajudou os missionários a se ajustarem ao novo seguro médico chamado “IMG”, dando um apoio essencial durante este
período de mudança.
A colaboração foi a pedra angular do trabalho do CRP, trabalhando ao lado das equipes de mobilização regional e da equipe de missão global. Além disso, o CRP participou ativamente dos processos de integração e saída de missionários globais e patrocinados, contribuindo assim para uma experiência integrada e holística para cada missionário.
No entanto, o papel do CRP vai além das funções administrativas: construir relacionamentos, ouvir e fomentar o senso de comunidade, servindo como confidente e fonte de orientação. Os CRPs entendem os sonhos, aspirações e orações de cada missionário. Os RPCs desempenham um papel crítico no treinamento de missionários para servir com eficácia e paixão, oferecendo ouvidos atentos e fornecendo os recursos necessários.
Olhando para o próximo ano, o papel do CRP continuará a evoluir, adaptar e expandir seu escopo. Ele continuará a ser um farol de apoio, um agente de mudança e uma ponte que conecta os missionários ao cenário administrativo. Os CRPs persistirão em sua missão de treinar missionários, promover o crescimento e fornecer uma base de cuidado que permita a cada missionário florescer em seu chamado divino. A jornada apenas começou e os CRPs estão empenhados em acompanhar os missionários em cada passo do caminho.
Ashley Hoffner Coordenadora Regional de PessoalDESENVOLVIMENTO DA IGREJA
Em um mundo de incertezas, confuso e carente de esperança e amor, o trabalho da Igreja do Nazareno, que se dedica a propagar a mensagem do evangelho, é essencial para fazer a diferença na vida de milhares de pessoas. Nesta ocasião, queremos destacar as realizações notáveis do ministério de Desenvolvimento de Igrejas, um ministério comprometido com o serviço, cuja dedicação tem levado a luz do evangelho a comunidades inteiras em toda a América do Sul.
Nosso ministério, em sua missão de propagar o amor e a compaixão de Cristo, plantou com sucesso 100 novas igrejas em várias regiões. Cada nova congregação representa uma semente de fé e esperança que foi semeada em solos áridos, trazendo a mensagem redentora para aqueles que anseiam por uma mudança em suas vidas. A plantação dessas igrejas tem sido resultado de um esforço coordenado e perseverante, realizado por uma equipe apaixonada que trabalha incansavelmente para propagar o amor de Deus por todos os lugares do mundo.
Uma conquista ainda mais extraordinária é o testemunho de mais de 5.000 novos crentes cujas vidas foram transformadas pelo poder do evangelho. Cada conversão representa uma alma resgatada da desesperança e da dor, e a adoção de uma nova vida cheia de significado e propósito. Cada uma dessas pessoas experimentou um encontro com o amor de Deus e encontrou n’Ele o refúgio e a paz que tanto desejavam.
Além de plantar igrejas e impactar a vida dos novos crentes, a Igreja do Nazareno realizou 10 conferências VGC (Vivendo a Grande Comissão). Esses eventos têm sido uma ajuda prática para apoiar pastores e líderes a liberar o desenvolvimento integral de suas igrejas, soprar as chamas do reavivamento e criar um processo de crescimento sustentado. A semente de conhecimento e sabedoria plantada nestas conferências deu origem a dezenas de respostas espontâneas na maioria dos distritos da nossa Região.
Uma parte fundamental do sucesso do Desenvolvimento da Igreja está em sua dedicação em formar mais de 200 equipes de plantação de igrejas. Essas equipes, treinadas e capacitadas, têm sido fundamentais na divulgação
da mensagem do evangelho. Cada equipe tem sido um reflexo do amor de Cristo, trazendo esperança e cura para as comunidades necessitadas. A multiplicação dessas equipes permitiu que o trabalho da Igreja do Nazareno transcendesse fronteiras e alcançasse lugares remotos onde a mensagem da salvação não havia chegado antes.
Recentemente, relançamos a iniciativa de ACADi (Academia de Discípulos). ACADi foi criada para formar agentes de mudança em cada igreja da Região; e todos os CRMs (Coordenadores Regionais de Minstérios) trabalharam duro para criar conteúdo relevante para líderes locais que desejam treinar para o ministério.
Concluindo, o trabalho de Desenvolvimento da Igreja tem sido um exemplo vivo do impacto que uma visão clara de ganhar e formar pessoas na Grande Comissão pode ter. As realizações de plantar 100 igrejas, converter mais de 5.000 novos crentes, conferências VGC e equipes de plantação de igrejas são testemunhos tangíveis de como podemos viver a Grande Comissão na América do Sul.
Jimmy De Gouveia Coordenador Regional de Desenvolvimento da IgrejaAvenida Diego de Vásquez. N76-99
Panamericana Norte km 8.5
Quito, Ecuador
+ 593 022 485-081
Angel e Krista Sigui
Carlos e Isabel Juárez
Esdras e Scarlet Jiménez
Esteban e Thaís Albornoz
Geraldo e Waner Nunes
Matthew e Andrea Hopster
Nayara Silva
Yoan e Astrid Camacaro
MISSIONÁRIOS COLÔMBIA
Ashle e Hoffner
Jadilson e Cilene Souza
Jimmy e Lisbeth De Gouveia
João e Mariza Melo
Alexander e Leda Romero
Junior e Jacilene Rodrigues
Luis e Clara Meza (Aposentados en octubre 2023)
JUAN CARLOS SOTO Coordenador Integral de Ministérios
Colômbia
DISTRITO/SUPERINTENDENTE
COLÔMBIA CENTRAL NORTE
Juan Carlos Soto
COLÔMBIA CENTRAL SUR
Oscar A. Ramos Muñoz
COLÔMBIA NOROCCIDENTAL
John Jaime Pulgarin
COLÔMBIA COSTA NORTE
Junior Rodrigues
COLÔMBIA EJE CAFETERO
Jadilson Rodrigues
COLÔMBIA NORORIENTAL
Jaher Mateus
YOAN CAMACARO Coordenador Integral de Ministérios
Equador
COLÔMBIA SUR OCCIDENTAL
Jerrison Ambuila
COLÔMBIA NORESTE CENTRAL
José Luis Becerra
COLÔMBIA
2,142 2,072 2,835
18,724 18,554 10,577
10 50 25
89 214 103
DISTRITOS MISSÕES MEMBROS EM PLENA COMUNHÃO MEMBROS ASSOCIADOS TOTAL DE MEMBROS IGREJAS ORGANIZADAS DISTRITOS MISSÕES MEMBROS EM PLENA COMUNHÃO MEMBROS ASSOCIADOS TOTAL DE MEMBROS IGREJAS ORGANIZADAS DISTRITOS MISSÕES MEMBROS EM PLENA COMUNHÃO MEMBROS ASSOCIADOS TOTAL DE MEMBROS IGREJAS ORGANIZADAS
JAIRO CEBALLOS Coordenador Integral de Ministérios
DISTRITO/SUPERINTENDENTE
EQUADOR AUSTRO
Antonio Lucero
EQUADOR COSTA NORTE
Jefferson Esteves
EQUADOR COSTA
Geraldo Nunes Filho
EQUADOR SIERRA CENTRO
Mario Paredes
EQUADOR SIERRA NORTE
Freddy Omar Benavides Toinga
EQUADOR SIERRA SUR
Mario Chuiza
EQUADOR VENEZUELA
VENEZUELA ANDINO
Jairo Ceballos
VENEZUELA CENTRO OCCIDENTAL
Jairo Ceballos
VENEZUELA LAGO
Allan Díaz
VENEZUELA LLANOS OCCIDENTALES
VENEZUELA PRIMERO
Luis Ramón Monsalve Andrade
Na Área Andino Norte temos orado assim: “Senhor, tenho ouvido a tua fama, e me sinto alarmado. Aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida. Na tua ira, lembra-te da misericórdia” Habacuque 3.2 (NAA)
Estamos ansiosos para ver uma nova geração chegar para carregar a tocha para que estejam atentos à visão de Deus para esses belos países, Venezuela, Colômbia e Equador. Buscamos constantemente o avivamento, a Bíblia está sendo ensinada de forma simples, profunda e contextualizada, ensinamos os membros da igreja a serem discípulos/discipulados, multiplicamos e apoiamos igrejas em locais estratégicos, desenvolvemos líderes que são servos e fazem a diferença na igreja e no mundo, para que se tornem agentes de transformação entre outros objetivos.
Ficamos felizes em ver a igreja ativa, dinâmica, operante e ver muitos frutos. Então, vejamos esses frutos preciosos:
• Capacitamos todos os presidentes distritais de MNI, enfatizando nosso compromisso com o FEM.
• Através de MNC nos unimos para servir os moradores de Alausí e atendemos 300 famílias e em Esmeralda mais 150 famílias. Realmente um momento de compartilhar com essas famílias que passaram por uma enchente.
• Na JNI foi eleita uma nova coordenadora. É Mayrene Pin substituindo o Rev. Luis Espinosa a quem agradecemos do fundo do coração.
• Na área de evangelismo, mantivemos convênio com o Ministério da Cultura do Equador, conseguimos pregar o evangelho nas principais praças de Quito, atingindo 500 pessoas.
Geraldo Nunes• Em Vivendo a Grande Comissão –VGC ministramos para 60 líderes no Distrito Costa e mais de 300 no Distrito Litoral Norte. Tempo de capacitação para vermos mais frutos.
• Realizamos um Acampamento Nacional de JNI em Cali, onde participaram 167 jovens representando os 8 distritos do país. Neste Acampamento contamos com a participação do CIM do Equador, Rev. Yoan Camacaro que treinou os 167 jovens do NextGen. Esses jovens estão prontos para serem plantadores de igrejas.
• 105 pastores se reuniram na cidade de Santa Marta, na Colômbia, eles participaram do Retiro Nacional e aproveitamos a oportunidade para treiná-los nos Grupos VGC, Liderança e Alphan. Foi um momento de muita comunhão e adoração na presença do Pai Celestial.
• Reunimo-nos com os Coordenadores Distritais do Ministério JNI, NNI, DNI, Compaixão e Evangelismo.
• Realizamos um Encontro Nacional de Lideranças e tivemos a participação de 130 pastores e líderes representando os 8 distritos da Colômbia.
Na Venezuela, a igreja é ativa e dinâmica. Deus está agindo na vida dos venezuelanos que se comprometem a dedicar suas vidas ao cumprimento da Grande Comissão.
• Realizamos um Congresso de Jovens no mês de maio, onde 40 jovens foram liderados pelo Coordenador Nacional de JNI.
• Também realizamos uma reunião com a participação de 52 líderes nacionais e distritais.
Concluímos expressando nossa gratidão a todos os CIMs (Coordenador Integral de MInistério), missionários, superintendentes e coordenadores nacionais que dedicaram seu tempo, talentos e dons de forma comprometida para o desenvolvimento da igreja na Área Andino Norte. Seguimos com o compromisso de Viver a Grande Comissão.
Em nossas congregações, temos ouvido a frase “os jovens são o futuro da igreja”. Embora haja verdade nisso, é importante enfatizar que os jovens não representam apenas o futuro, mas também o presente. O presente é decisivo para os jovens, e quando os vemos como um caminho de formação e de urgente participação ministerial, o futuro se pinta de esperança e crescimento. Na Região da América do Sul, a JNI (Juventude Nazarena Internacional) se concentra precisamente em catalisar uma necessária mudança geracional.
Na Colômbia, o primeiro acampamento nacional da JNI “AVIVADOS” reuniu mais de 160 jovens sob a liderança da equipe nacional da JNI, do CIM e do Coordenador Nacional Álvaro Valdéz. O evento certificou 155 jovens com o treinamento de plantação de igrejas da DCPI:
DESAFIO NEXGEN, incutindo neles uma paixão pelo ministério. No Uruguai, foi realizado o acampamento nacional “INTENCIONAIS”, com a participação de 160 jovens, marcando uma etapa em participação. O evento concentrou seu programa em chamar jovens para o ministério e à missão, com resultados inspiradores liderados por Jonathan Bernat, Coordenador Nacional da JNI.
No Paraguai, foi realizado o primeiro Congresso Nacional de Líderes de JNI “RESISTENTES”. Oficinas de evangelismo, liderança e discipulado capacitaram jovens para um compromisso efetivo. A colaboração de voluntários da Argentina apoiou o trabalho árduo de Carolina Paredes em favor da juventude paraguaia.
A Bolívia viveu um momento de renovação e vocação, com o Congresso Nacional “EIS-ME AQUI”, no qual lideranças regionais, grupos musicais e pregadores impactaram os participantes. José Luis Mamani e sua equipe conduziram este evento cheio da presença de Deus.
A notícia mais emocionante é que de 1 a 4 de agosto de 2024, em Trujillo, Peru, o Congresso Regional KALEO nos espera. A palavra grega “kaleo” significa “chamado”, e durante este evento vamos nos concentrar nos chamados à Salvação, Santidade e Serviço. Kaleo marcará o início de um movimento jovem que não só se envolve e se prepara, mas também se lança para propagar o Reino de Deus na Igreja do Nazareno ao redor do mundo.
A JNI está provando que os jovens são mais do que o futuro: eles são o presente cheio de paixão e compromisso. Juntos, estamos trilhando um caminho vibrante rumo a um futuro promissor, no qual os jovens são protagonistas ativos na missão de Deus.
Com a JNI, o presente e o futuro se unem em um caminho de esperança e crescimento!
Yoan Camacaro Coordenador Regional JNIfoi impressionante, alcançando 3.500 crianças através dos projetos “Alcance, Discipulado e Compaixão” em 9 países! Os testemunhos de transformação têm sido surpreendentes, e o conselho global parabenizou o DNI da América do Sul por esta gestão exemplar.
Superando os desafios linguísticos em uma região multicultural e multilíngue, o DNI da américa do Sul assumiu a tarefa de traduzir recursos do espanhol para o awajún, idioma falado no Peru com influência no Brasil. Com a tradução de materiais importantes, como o Manual da Igreja do Nazareno e o livro “Caminho, Verdade e Vida” do Dr. David Busic, as 200 Igrejas do Nazareno em três distritos de igrejas agora têm acesso a recursos em seus idiomas maternos. Este é um passo transcendental para fortalecer a doutrina nazarena e fortalecer o conhecimento do caminho na graça.
O entusiasmo e a paixão pela Grande Comissão se espalham na região da América do Sul, onde o Discipulado Nazareno Internacional (DNI) encontrou seu propósito: preparar e enviar discípulos semelhantes a Cristo ao longo de suas vidas, em todas as nações.
Com cinco princípios fundamentais que orientam sua missão: oração fervorosa, alcance compassivo, aprendizado bíblico holístico, relacionamentos autênticos e orientação e treinamento intencionais, o DNI se destaca como uma força transformadora.
Em abril, um marco emocionante foi alcançado com o Primeiro Fórum Regional: “Graça sobre Graça”. Mais de 500 discípulos de 10 países se uniram em um encontro on-line, via Zoom, onde os idiomas espanhol e português se entrelaçaram para compartilhar ensinamentos sobre a graça preveniente, salvadora e santificadora. Com a presença inspiradora do Diretor Global de DNI, Dr. Scott Rainey, juntamente com o Diretor Regional, Dr. Christian Sarmiento, e outras personalidades notáveis da América do Sul, o fórum deixou uma marca duradoura no coração de cada participante.
Com foco no princípio central de “alcance compassivo”, o DNI da América do Sul foi capaz de gerenciar 12 projetos “Crianças Alcançando Crianças”, financiando uma média de três mil dólares por projeto. O impacto
Em colaboração com a Educação Teológica da Região, o DNI da América do Sul está realizando a terceira promoção do Diploma em Educação Cristã. Com 64 alunos de 9 países, esta iniciativa ultrapassou fronteiras e chegou ao Brasil, onde estão sendo formadas lideranças comprometidas com o ministério de Discipulado. Aproveitando a tecnologia e uma plataforma virtual, o ensino é adaptado ao contexto e permite uma interação enriquecedora entre os alunos, que compartilham suas experiências e conhecimentos para um ministério mais eficaz.
Concluindo, o DNI da América do Sul é um farol de esperança e transformação para todas as gerações, vivendo a Grande Comissão na América do Sul como sua paixão e propósito.
Juntos, somos testemunhas da transformação que o DNI da América do Sul gera; E com um futuro brilhante pela frente, continuaremos a nos maravilhar com sua dedicação e alcance, mudando vidas por meio do discipulado intencional!
Marcial Banda Coordenador Regional DNIa ministérios globais e regionais, tradução de literatura de santidade para diferentes idiomas, plantação de igrejas, expansão do trabalho nazareno em novas áreas e treinamento teológico de pastores , entre outras iniciativas.
A oração tem sido um pilar fundamental na mobilização da missão global de nossa denominação por mais de 100 anos. Hoje, estamos testemunhando o poder de Deus transformando vidas em 164 países. A Região América do Sul mantém há anos uma bela tradição: os “40 Dias de Oração” antes de Pentecostes, um tempo de intercessão por nossa Região e para que Deus revele seus propósitos.
Em 2023, NMI novamente nos convidou para participar dos “40 Dias de Oração”. Mas este ano foi diferente e especial: em colaboração com os ministérios de Desenvolvimento da Igreja e Comunicações, foi planejado um encontro inédito. Todos os nazarenos dos 10 países da América do Sul participaram de uma transmissão ao vivo, todos os dias durante os 40 dias, conduzida por diferentes igrejas da Região.
O resultado foi incrível. Quase 7.000 conexões na transmissão, e o chat cheio de interação entre os nazarenos, nos lembraram que não estamos sozinhos; cada um de nós e cada igreja local fazem parte de um movimento maior em busca da presença de Deus. A oração quebrou barreiras culturais e geracionais, unindo crianças e adultos em um clamor por avivamento na América do Sul. Estava presente o espírito de humildade e a busca pela santificação, bem como a intercessão por nossos países, líderes, pastores, missionários e pelas novas gerações.
Além da oração, outro aspecto fundamental para o anúncio do Reino até os confins da terra é o sustento da missão por meio de ofertas. Os nazarenos de todo o mundo contribuem para o Fundo de Evangelismo Mundial (FEM), que financia o envio missionário, apoio
Apesar das dificuldades durante a pandemia, nossa Região tem mostrado uma resiliência incrível. No relatório de 2022, demos uma guinada em relação ao crescimento de nossas doações do FEM, aumentando 16,61% em relação ao ano anterior. Damos glória a Deus e agradecemos a cada nazareno da América do Sul por esta conquista! Acreditamos que este é apenas o começo de um novo despertar em nossa Região.
Ser uma igreja que envia também significa assumir a responsabilidade de sustentar os enviados e apoiar a missão global. Esperamos que cada Nazareno se comprometa com o plano “Todos nós somamos”, no qual todos terão oportunidade de contribuir com as suas ofertas. Nossa meta para o FEM em 2023 é arrecadar US$ 300.000 da América do Sul.
Somos uma igreja missionária e desejamos ver uma igreja que envia, sustenta e cheia do Espírito Santo para continuar proclamando o reino de Deus em todas as nações. Cada oração e cada oferta nos aproxima de alcançar esta visão inspiradora. Unidos neste propósito, estamos prontos para escrever um novo capítulo em nossa história missionária na América do Sul. Sigamos em frente com entusiasmo e paixão pela missão que Deus nos confiou!
Ruth Bravo Coordenadora Regional MNIAvenida Lagomarsino, 2699 Pilar, Buenos Aires, Argentina
+54 2304 480954
MISSIONÁRIOS ARGENTINA
Alessandro e Cristiane Polonio
Carlos e Robin Radziszewski
Erika Contreras
Freya Galina
Germán e Patricia Picavea (aposentados 2023)
Liliana Radziszewski (aposentados 2023)
Jorge e Irma Julca
Lucas e Caroline Neves
Rodrigo e Diana Martins-Silvério
MISSIONÁRIOS PARAGUAI
Jim e Angela Domroes
Juan e Cintia Meza-Pepermans
Nilberto e Cássia Borges
MISSIONÁRIOS CHILE
David e Ruth Huanca
Heyner Rufasto
Pablo e Viviana Tello
Timothy e Margarette Stearns
MISSIONÁRIOS URUGUAI
Eduardo e Rocio Meza
CARLOS RADI Coordenador Integral de Ministérios
Argentina
DISTRITO/SUPERINTENDENTE
ARGENTINA BUENOS AIRES OESTE
Carlos Radi
ARGENTINA CENTRAL
Marcelo Antonio Correa
ARGENTINA COSTERO
Marcelo Antonio Correa
ARGENTINA CUYO
Raúl Mariano Garay
ARGENTINA LITORAL
Walter Monzón
ARGENTINA MEDITERRÁNEO
Juan Carlos Salinas
ELIZABETH SOTO VENEGAS Coordenadora Integral de Ministérios
Chile
ARGENTINA MESOPOTÁMICO
Susana Rosa Garcia de lrigoitia
ARGENTINA NORDESTE
Juan Gualberto Aguirre
ARGENTINA NOROESTE
Luis Juárez
ARGENTINA PATAGONIA CENTRAL
Ismael Maese
ARGENTINA PATAGONIA NORTE
Nestor Eduardo Martinez
ARGENTINA PUEBLOS ORIGINARIOS
Carlos Radi
PABLO TELLO Coordenador Integral de Ministérios
Paraguay
DISTRITO/SUPERINTENDENTE
CHILE BIO BIO Richard Faúndez
CHILE CENTRAL Orestes Barboza Mejía
CHILE LOS LAGOS Ana Mardones
CHILE NORTE Oscar Norton Varas Ruiz
DISTRITO/SUPERINTENDENTE
URUGUAI NORTE Jesús Bernat
EDUARDO MEZA Coordenador Integral de Ministérios Uruguay
DISTRITO/SUPERINTENDENTE
PARAGUAI CENTRAL Rafael Cardoso Romero
SUR Pablo Tello
PARAGUAI NORTE Pablo Tello
No vasto território da Área do Cone Sul, sob a orientação do Rev. Alessandro Polônio, nosso chamado ressoa alto e bom som: forjar discípulos semelhantes a Cristo em todas as nações. Nosso compromisso é profundo, abrang todo o desenvolvimento dos crentes através de uma abordagem deliberada de orientação e discipulado. Ao pregarmos o evangelho da santidade e nutrir ministros teologicamente preparados e plenamente consagrados, o fogo missionário arde dentro de nós, levando-nos a enviar missionários corajosos para os vários lugares do mundo.
No centro desta missão, florescem os pilares fundamentais: pastores, missionários e igrejas em cada um dos 21 distritos que compõem a Área. Nossa dedicação conjunta se reflete em uma multiplicidade de projetos ministeriais, incluindo Compaixão, Alabastro, Trabalho e Testemunho, CDIs, Evangelismo, entre outros. A educação teológica, essencial para a preparação de ministros firmemente fundamentados na identidade doutrinária, é um pilar central. Com 1.251 alunos em vários programas de formação, 220 professores e 54 centros de ETED credenciados, tecemos uma rede de conhecimento e crescimento. Enraizados na firme convicção de que uma família pastoral saudável gera um ministério saudável, não poupamos esforços para nutrir pastores e missionários. “Cuidar daqueles que se importam”, um belo ministério apoiado por voluntários comprometidos, emergiu como um farol de apoio abrangente.
O nosso tempo é um período de renascimento palpável. Novas igrejas brotam e outras ressurgem, batendo ao ritmo da paixão de pastores e missionários.
Na Argentina, multiplicam-se os retiros para casais, impulsionando reconciliações
e renovações. No evangelismo, as equipes de plantadores de igrejas EPI liberam uma bênção, plantando 28 igrejas no total. A formação de lideres não para, capacitando em Essenciais, NexGen e a ferramenta de evangelistica Alpha
O Ministério da Mulher está presente em eventos distritais e nacionais que ganharam novo vigor após a pandemia. No Chile, sob a direção da pastora Elizabeth Soto, um espírito unido transcende gerações e ministérios, fortalecendo ainda mais a unidade. A sinergia entre superintendentes e líderes nacionais tem sido a nossa força, abrindo caminhos para o desenvolvimento da igreja. As reuniões dos líderes EPIs e JNI inflamaram capacidades e ações, implantando a visão na cidade de Concepción e abrindo suas asas para sul do Chile. Olhando para o horizonte, ansiamos por um crescimento contínuo. Aguardamos com expectativa a reunião do EPICENTRO em novembro, certos de que será uma bênção.
Realizações destacadas pelo Rev. Eduardo Meza, do Uruguai, iluminam nosso caminho: líderes nacionais e distritais engajados, reaberturas de igrejas, eventos ministeriais em todo o país e local, e um processo robusto para o desenvolvimento de líderes e vocações. O Rev. Pablo Tello, do Paraguai, por sua vez, celebra a construção e inauguração de igrejas, a consolidação das equipes ministeriais e a participação vibrante dos jovens.
Em suma, a Área Cone Sul arde com um fogo apaixonado para levar a mensagem de Cristo a todos os cantos.
Em um esforço apaixonado para fortalecer e expandir ministérios em nossa Região, nasceu a ProduSAM. Nossa missão é oferecer uma solução completa para as necessidades ministeriais, criando conteúdo impresso, digital e audiovisual, que promova o desenvolvimento da igreja para cumprir a Grande Comissão de fazer discípulos à semelhança de Cristo em todas as nações. Em colaboração com a equipe regional de Comunicações e a equipe de Literatura, estabelecemos uma equipe profissional dedicada a levar os ministérios a novos horizontes.
Neste 2023 enfrentamos o desafio de participar novamente da Assembleia Geral da Igreja do Nazareno, após seis anos de espera devido à pandemia. Trabalhando em conjunto com nosso Diretor Regional, Dr. Christian Sarmiento, e com o Coordenador Regional Integral de Ministérios, Rev. Jimmy de Gouveia, criamos um estande que capturou o espírito de nossa região: “Viver a Grande Comissão”. Desenhamos uma tela central que apresentava histórias de transformação de cada um dos dez países de nossa região.
Além disso, incorporamos duas telas externas com informações sobre nossas iniciativas regionais: Vivendo a Grande Comissão (VGCSAM), Instituto Wesleyano de Identidade Nazarena (iWin), Epicentro e Academia de Discípulos (ACADi). Para todas essas iniciativas, criamos versões aprimoradas e modernas de seus sites: vgcsam.
org, institutoiwin.org e acadi.net, respectivamente. Também projetamos uma página de destino inovadora para a Assembleia Geral (ag2023.samnaz.org), onde transmitimos ao vivo de nosso estande, compartilhando fotos e resumos estatísticos de cada país, acompanhados de ilustrações icônicas de cada nação.
Centenas de nazarenos de todo o mundo nos visitaram, conhecendo em primeira mão sobre nosso trabalho como uma equipe ministerial sul-americana. As fotos tiradas foram amplamente compartilhadas, mostrando como a igreja está avançando vivendo a santidade na prática.
Nossa equipe é formada por 17 pessoas, entre missionários, voluntários e colaboradores externos, de diversas nacionalidades, e comprometidos com o ministério.
Continuamos recrutando novos profissionais que irão enriquecer nosso repertório de ferramentas para a Região, distritos e igrejas. Acreditamos firmemente que estamos entrando em um novo tempo emocionante para ProduSAM, onde capacitaremos ministérios e deixaremos uma marca duradoura mudando vidas.
ProduSAM é mais do que uma iniciativa: é uma força motriz, um catalisador para a mudança e uma luz inspiradora que guia a Igreja do Nazareno na sua missão de fazer discípulos à semelhança de Cristo. A cada passo que damos, reafirmamos nossa convicção de que ProduSAM é um motor de progresso, um farol de criatividade e uma ponte para um futuro brilhante. Um futuro onde os ministérios florescem e as vidas são transformadas!
Alexander Romero Coordenador Regional de ProduSAM e ComunicaçõesO Ministério de Literatura, como o coração pulsante de nossa Igreja do Nazareno, desempenha um papel fundamental em fornecer aos ministérios ferramentas wesleyanas impressas e digitais que afirmam nossa doutrina nazarena.
Este ministério surge com a visão clara de formar discípulos à imagem de Cristo nos países de língua espanhola e portuguesa. Nessa harmonia de criação e propagação do conhecimento, quatro protagonistas principais se unem: o escritor, o editor, o diagramador e o leitor. Cada um tem um papel essencial, cada elo da Literatura merece seu reconhecimento e atenção.
Os dez países de nossa região contam com um líder nacional em Literatura, cujo trabalho está voltado para a promoção e divulgação dos recursos que geramos. Somando-se a esta excelente equipe estão nossos editores profissionais e designers de layout, que tornaram possível a criação de materiais inovadores este ano. Um exemplo notável é o CRESCER, um conjunto de lições de discipulado para crianças disponível em espanhol e português. Da mesma forma, a revista MNC e o guia de 40 dias de oração para MNI enriqueceram nossas ofertas literárias em ambos os idiomas.
No entanto, talvez o nosso feito mais celebrado este ano tenha sido a tradução e edição dos módulos de ACADi. Esses módulos já estão disponíveis em acadi.net e durante o resto do ano continuaremos trabalhando duro para oferecer um conteúdo mais significativo.
Em meio a esse processo de revisão, reestruturação e planejamento, demos lugar a projetos visionários. A criação de aplicativos móveis personalizados para leitura e expansão para plataformas virtuais como a Amazon nos projeta para novas fronteiras. Além disso, mantemos nossa presença em eventos regionais e nacionais, expondo nosso estande da ProduSAM. Após mais de um ano de limitações por
conta da pandemia, estamos mais uma vez nos conectando presencialmente e divulgando nossos trabalhos.
Nesta jornada, somos profundamente gratos pela oportunidade de servir a Deus em um ministério tão importante. Termino citando as palavras de John Wesley que ressoam claramente: “Faça todo o bem que puder, por todos os meios que puder, de todas as maneiras que puder, em todos os lugares que puder, para todas as pessoas que puder, durante todo o tempo que você puder.”
Em cada página que produzimos, em cada palavra impressa, procuramos deixar uma marca duradoura. Inspirados pela visão de Wesley e pela dedicação de nossa equipe, continuamos iluminando vidas e forjando um legado de transformação por meio da palavra escrita.
Leda Romero Coordenadora Regional de LiteraturaA frase “Compaixão como estilo de vida” evoca um chamado à transformação, um chamado que nos impele a irradiar mudanças de dentro para o mundo exterior, manifestando um testemunho vibrante em nossa comunidade. Num mundo que muitas vezes parece perder o calor e a empatia, assumir o papel das mãos e dos pés de Jesus é um desafio que merece registrar e aplaudir.
Um dos pilares fundamentais do Ministério Nazareno de Compaixão (MNC) é o Atendimento e Resposta a Emergências. Em colaboração com as igrejas locais, o MNC aparece em momentos de vulnerabilidade e risco nas comunidades. Em fevereiro deste ano, no Chile, enfrentaram incêndios de grandes proporções que reduziram a cinzas casas e terrenos. A igreja, com comovente generosidade e eficácia, estabeleceu centros de coleta e organizou voluntários para fornecer ajuda física e espiritual. No mês de maio em Gavarino, experimentei de primeira mão, como a ajuda e o apoio foram prestados a 25 famílias afetadas. Apesar das consequências do incêndio, o espírito de gratidão e fé reinou enquanto as famílias, impactadas pela tragédia, cantaram e louvaram a Deus.
Em março, o Peru foi atingido pelo devastador ciclone YAKU, que afetou vários bairros, igrejas e famílias. Embora o desafio fosse assustador, a igreja demonstrou sua eficácia e comprometimento. No Equador, um deslizamento de terra deixou casas soterradas, enquanto na Amazônia brasileira as enchentes atingiram a comunidade.
MNC não apenas forneceu ajuda material, mas também cuidou da saúde espiritual dos afetados, deixando uma impressão duradoura em cada vida tocada por seu amor e cuidado.
A colaboração estratégica entre MNC e JNI no Peru forneceu acesso a cuidados de saúde e remédios gratuitos em áreas afetadas por inundações e ressurgimento da
dengue. Orar, servir e trabalhar juntos tornou-se um poderoso testemunho do que você pode alcançar com a Missão Suprema.
A Reunião Regional de MNC e Coordenadores de Apadrinhamento, com participação inspiradora de líderes e mentores como Lauren Snodgrass e Nell Becker, foi um marco em nossa região. O encontro não só fortaleceu os laços entre nós, como também transformou a teoria em prática em igrejas como a 1ª e 2ª Igreja do Nazareno em Nilópolis. Agradecemos os pastores Élio, Denilson e Rodrigo por sua liderança e conexão com a visão.
A emoção cresce ao anunciar a aprovação de um novo CDI no Brasil, graças ao esforço incansável de Nayara Silva e seu compromisso com o desenvolvimento infantil em nossa região. Agradecimentos também a figuras fundamentais como Isabel Juárez, Maria Hermínia, Lorena Noé e aos coordenadores nacionais de MNC e Apadrinhamento, cujo esforço impulsiona cada projeto.
É inegável que nossa região incorpora a compaixão em todos os projetos liderados pelas igrejas locais. A colaboração entre igrejas torna a missão sustentável a longo prazo, enquanto o compromisso de cada coordenador com seu país infunde esperança e energia. Inspirados por esse compromisso, esperamos que a compaixão deixe de ser um ato esporádico e se torne um modo de vida arraigado em cada membro da região, permitindo que a compaixão brilhe como uma luz em todos os lugares.
Astrid Camacaro Coordenadora Regional MNCNa Igreja do Nazareno, nossa missão é clara: fazer discípulos à semelhança de Cristo em todas as nações. O Ministério de Educação Teológica da Região da América do Sul abraçou esta missão com entusiasmo e determinação. Este ano foi excepcional, marcado pela criatividade, cooperação e uma abordagem estratégica para alavancar nossos recursos e programas acadêmicos em benefício de nossa igreja.
Uma de nossas iniciativas mais notáveis foi a criação do Consórcio Nazareno Sul-Americano de Pós-Graduação (CONASUP). Esta aliança estratégica entre STNS Equador, STN Peru e STN Cone Sul deu início à 3ª Turma do Programa de Mestrado em Ministério com ênfase em Liderança Pastoral. Aprovado pela Junta Internacional de Educação (IBOE), este programa conta com 32 alunos matriculados de nove países de língua espanhola da Região. Temos professores especializados de toda a América Latina; e, em um marco emocionante para o CONASUP, participamos pela primeira vez do Salão de Exposições da Assembleia Geral em Indianápolis, EUA. A visão de formar plenamente nossos ministros no mais alto nível está tomando forma e deixando pegadas globais.
Outra celebração em nosso caminho de crescimento educacional foi o início da terceira versão do Diplomado em Educação Cristã (DEC) em colaboração com o Ministério de Discipulado Nazareno Internacional (DNI). Por meio deste programa, oferecemos apoio e treinamento aos líderes nazarenos que servem no ensino em nossas igrejas locais. Temos 64 alunos de nove países da Região; e, em breve, iniciaremos o mesmo curso de diplomação em português para o Brasil, ampliando assim nosso alcance e compromisso com a educação de qualidade.
Da mesma forma, celebramos o impacto que o Diplomado em Pastoral Familiar pode ter em nossas comunidades. Em aliança com EIRENE Argentina, especialistas em questões familiares, lançamos este programa voltado para pastores e líderes que desenvolvem ministérios voltados para a família. O programa já conta com 52 alunos de diversos países da América do Sul; e estamos nos preparando para oferecer uma segunda versão em breve.
Nossas seis instituições de ensino da Região SAM merecem reconhecimento especial por sua dedicação e comprometimento com a formação de pastores e líderes. Seu trabalho árduo lhes permitiu manter uma ampla oferta acadêmica com foco na excelência educacional. As cerimônias de formatura têm sido ocasiões de adoração, alegria e gratidão ao Senhor pelas realizações alcançadas neste ano de serviço.
Embora o ano tenha sido cheio de desafios, a fidelidade de Deus foi indiscutível. Sua graça foi derramada sobre nós e continuamos a seguir em frente com paixão e determinação. A educação teológica é a chave para transformar vidas; e nosso compromisso de ser discípulos semelhantes a Cristo em todas as nações está mais forte do que nunca.
Em tudo isso, Deus recebe toda a glória! Nossa visão de preparar líderes para servir com excelência em nossa igreja e sociedade continua; e, com a orientação de Deus, estamos prontos para um futuro repleto de oportunidades e crescimento.
Juntos, continuaremos educando para transformar vidas na Região da América do Sul!
Jorge Julca Coordenador Regional Educação TeológicaO Ministério da Mulher (MAM) é um farol de inspiração e empoderamento na Região da América do Sul (SAM). Sua missão é clara e ressonante: unir mulheres, fornecer recursos, celebrar a comunhão, trazer outras mulheres a Cristo, ensinar verdades bíblicas e almejar uma vida cheia do Espírito Santo. Essa jornada de descoberta e crescimento espiritual decorre de um conhecimento pessoal de Deus, que desencadeia o crescimento em direção à estatura de Cristo, exploração e uso dos dons espirituais e amor em ação a serviço do próximo.
Com um propósito igualmente inspirador, o MAM busca glorificar a Deus desafiando as mulheres a refletirem Jesus Cristo em cada ato, coordenando o estudo da Palavra de Deus, abrindo oportunidades para convidar mulheres à igreja e à comunhão cristã e motivando-as a compartilhar o evangelho.
Celebramos as conquistas do MAM em cada país, impulsionados pelo apoio e incentivo das Coordenadoras Nacionais e das motivadoras Coordenadoras Distritais. Por meio desses líderes, avançamos em novas iniciativas, dando início a uma geração de líderes comprometidas e apaixonadas que abraçam a missão e o propósito do MAM em nossa região da América do Sul.
Nossos êxitos ministeriais são visíveis nas conquistas concretas de cada país. Na Argentina, fechamos um ano de impacto com o Encontro Nacional em Calafate, com a participação virtual de 300 mulheres, onde temas vitais como a liderança sob a unção do Espírito Santo e o poder do trabalho em equipe ressoaram poderosamente.
No Brasil, o Ministério Susanna Wesley se expandiu para apoiar outro país e o Congresso Nacional foi realizado de forma virtual, entre outros eventos significativos.
No Paraguai, a conquista de Coordenadoras em cada distrito tem promovido a criação de espaços nas igrejas locais para atividades semanais e mensais. Programas como Mentor Link, jejuns e orações mensais foram ativados via WhatsApp, enquanto o Retiro Nacional para agosto de 2023 promete reunir 100 mulheres dos três distritos.
A Bolívia, por sua vez, promoveu Coordenadoras Distritais em cada distrito e implantou equipes de apoio formadas por irmãs voluntárias, comprometidas com a obra de Deus e treinadas na filosofia do MAM. O distrito El Alto Noroeste da Bolívia surgiu como um exemplo impressionante do crescimento do MAM, com um impacto crescente na vida das mulheres em suas igrejas locais.
A Venezuela homenageou o Dia Internacional da Mulher com eventos em seus cinco distritos e planejou congressos distritais, culminando em um Congresso Nacional antecipado com a participação de 300 mulheres. Além disso, concentra-se na promoção da saúde holística, incluindo a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
Do Peru à Colômbia, Equador e Chile, o MAM deixou uma marca indelével, promovendo o crescimento espiritual por meio da oração, eventos distritais e defesa do Ministério Susanna Wesley. O MAM tem conseguido uma profunda transformação e empoderamento em cada país.
Em resumo, o MAM continua facilitando o crescimento espiritual na Região SAM. Com realizações tangíveis e líderes apaixonados, este ministério transcende fronteiras e edifica o Reino de Deus, seguindo fielmente Seu chamado para fazer discípulos de todas as nações. O impacto do Ministério de Mulheres – MAM é uma prova comovente de como fé, unidade e serviço podem mudar vidas e fortalecer comunidades.
Waner Nunes Coordenadora Regional MAMVivemos num mundo onde as mudanças são cada vez mais rápidas, onde o futuro e as suas consequências são cada vez mais incertos; portanto, a forma de refletir sobre as opções existentes deve ser diferente. Os líderes de hoje acumulam muitas informações e devem ordená-las para analisar, deduzir e tomar a melhor decisão. É possível que a maioria das pessoas comuns ainda não saiba o que significa um “ambiente VUCA”. As siglas respondem ao acrônimo de volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity). O aparecimento deste conceito remonta aos anos noventa, quando o exército dos EUA utilizou este termo estratégico, para se adaptar a qualquer situação no campo de guerra. Ao longo do tempo, este modelo foi implementado nos modelos de trabalho, empresarial e educacional, questionando os paradigmas tradicionais, que são regidos por um sistema genérico de aprendizagem. Ao contrário de outros sistemas, o ambiente VUCA pretende ser o facilitador de qualquer processo emergente.
A liderança da Igreja do Nazareno na América do Sul está preparada para gerenciar este novo ambiente VUCA póspandemia?
A partir do ministério de Liderança Regional, começamos a desenvolver uma série de encontros “Liderança-Go!”. Uma proposta que busca promover a reflexão sobre como gerenciar o ministério da igreja local em um ambiente VUCA.
A Colômbia vivenciou o primeiro “Encontro Nacional
de Liderança-Go” em julho passado, com a participação de 130 pastores, superintendentes e líderes do país. O tema girou em torno da compreensão do conceito de mundo VUCA, partindo da premissa de que, atualmente, podemos encontrar dois tipos de igrejas no mundo:
1) A igreja tipo “cruzeiro”, na qual os membros vêm receber atenção, passando bons momentos juntos e sentindo-se tratados de primeira classe.
2) A igreja “porta-aviões”, onde os membros vêm para receber treinamento e estar prontos para cumprir a missão de Deus no mundo, por meio de seus ambientes profissionais ou vocacionais.
Foram três dias cheios de inspiração, desafio e trabalho reflexivo para o futuro da igreja local. O plano agora é replicar esses encontros “Liderança-Go” nos outros nove países da Região, com o objetivo de formar um exército de líderes que hoje já enfrentam a ministração em um mundo VUCA, e que com certeza ainda não visualizam o desafio à frente. O objetivo é que a igreja não chegue tarde, mas se antecipe o máximo possível por meio da capacitação daqueles que foram chamados para liderar o rebanho.
José Luís Becerra Coordenador Regional de LiderançaEm 1973 iniciou-se um movimento chamado “Homens em Missão”, com o propósito de unir os homens dentro da denominação, para viajar para outro distrito, país ou continente, para ajudar na construção de templos, casas pastorais, universidades, seminários, etc.
Pouco tempo depois, Homens em Missão, passou a se chamar Trabalho e Testemunho. Nos últimos 50 anos, mais de dez mil equipes viajaram pelo mundo. Recentemente, durante a Assembleia Geral, em Indianápolis, EUA, foi comemorado o quinquagésimo aniversário do Ministério de Trabalho e Testemunho. Durante a celebração, foi reconhecida a contribuição deste ministério na vida da denominação. Além disso, o novo nome do ministério, Equipes de Missões Nazarenas, foi divulgado.
O nome é derivado da nova ênfase de missões que a denominação adotou em 2019, “Missões Nazarenas, um movimento de Deus por meio do povo de Deus”. Este novo modelo reforça o valor missionário da Igreja do Nazareno: somos uma igreja que procura fazer discípulos à semelhança de Cristo em todas as nações. Essa é a missão de Deus. Para cumprir sua missão, Deus lhe confiou o mandamento de fazer discípulos de todas as pessoas que se dizem cristãs.
As Equipes de Missões Nazarenas oferecem uma oportunidade para que pessoas com interesses semelhantes unam esforços para apoiar o trabalho da Igreja do Nazareno. Esse apoio pode ocorrer onde houver necessidade, seja para entrar em uma área pioneira ou apoiar o desenvolvimento de uma congregação existente.
As Equipes de Missões Nazarenas procuram alargar as opções para que as pessoas possam usar as suas competências não só na área da construção, pintura e levantar paredes. Agora, com essa nova ênfase, grupos de atletas, músicos, empresários e profissionais de outras áreas podem se reunir e compartilhar suas habilidades para abençoar o corpo de Cristo, do outro lado do mundo ou em sua vizinhança.
A América do Sul tem se beneficiado muito do ministério anteriormente conhecido como Trabalho e Testemunho.
Por toda a Região podemos ver seminários, igrejas, casas pastorais e outros projetos, fruto do esforço de vários grupos deste ministério.
Em março de 2023, uma Equipe de Missões Nazarenas da MidAmerica Nazarene University, MNU, viajou para o Equador. Essa equipe era formada por músicos e cantores. Membros da orquestra e do coro do MNU se juntaram à Orquestra Infanto-Juvenil do Distrito Sierra Centro. Ao longo de uma semana, os quase 90 integrantes da orquestra combinada realizaram concertos em diversas comunidades do Equador. Esses concertos atraíram públicos que talvez não frequentassem a igreja; mas, por meio da música, os participantes ouviram a mensagem de esperança de Jesus Cristo.
Sem dúvida, as Equipes de Missões Nazarenas continuarão sendo um suporte estratégico para o cumprimento da missão da Igreja do Nazareno. Esperamos ver equipes da América do Sul viajando dentro da Região, e que um dia possamos enviar equipes para outras partes do mundo.
Angel Sigui Coordenador Equipes de Missões NazarenasO Instituto Nazareno Internacional de Idioma (Nazarene International Language Institute), NILI em inglês, é um programa de estudo de imersão total no exterior. A sede do programa fica em Quito, Equador. Nosso objetivo é melhorar o domínio do aluno no idioma espanhol. Além disso, oferecemos uma experiência transcultural e ministerial com o propósito de desafiar os alunos a viverem a sua fé cristã num mundo global.
O NILI oferece um ambiente onde os alunos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades no idioma espanhol através de aulas totalmente imersivas na cultura e através da aplicação do idioma em suas interações diárias. No NILI, os alunos têm a oportunidade de viver experiências culturais únicas. O programa também oferece aos alunos a opção de se conectarem com a diversidade da criação de Deus através de experiências interculturais e com oportunidades de ministério que impactarão suas vidas.
COORDENADORES DE ESTRATÉGIA DE ÁREA (CEA)
Erika
COORDENADORES REGIONAIS DE MINISTÉRIOS (CRM)
Jimmy
Waner Nunes MAM
Jorge Julca Educação Teológica
Astrid Camacaro MNC
Yoan Camacaro JNI
José Luis Becerra Liderança Transformacional
Alexander
Ruth Bravo MNI
COORDENADORES INTEGRAIS DE MINISTÉRIOS (CIM)
Marcial Banda DNI
Junior Rodrigues Missões Globais
Leda De Gouveia Literatura