Issuu on Google+

Ano II – Edição 05

Reynaldo Gianecchini charmoso, cobiçado e solteiro

saúde

beleza

gastronomia

decoração

moda

cultura


Referente ao trabalho artístico/propriedades Disney ŠDisney


SEU OLHAR SOBRE ESTA VIAGEM VAI SER ÚNICO: A ALEGRIA DE ESTAR EM FAMÍLIA, A MAGIA DE ESTAR NA DISNEY. Venha conferir os diversos roteiros que temos para você!

LOJA TAM VIAGENS JUNDIAÍ SHOPPING PAINEIRAS Av. 9 de Julho, 1.155 - Térreo. (11) 4805-2400. loja.jundiai@agentetamviagens.com.br

AGORA MAIS PERTO DE VOCÊ, PARA SEU OLHAR IR AINDA MAIS LONGE.


Quem pensa que o caminho até esta quinta edição foi feito de mil maravilhas se engana, dificuldades e barreiras como é comum em toda trilha, foram bastante marcantes, mas suficientes para serem transformadas em motivações que, por sua vez, viraram metas até serem conquistadas. Estes dias estarão sempre marcados em minha memória, assim como quem percorreu este caminho ao meu lado e que juntos demos as mãos e seguimos adiante na tentativa de trazer um produto final de qualidade e com o principal: A NOSSA CARA, A NOSSA IDENTIDADE. Mais uma vez a Em Focco Magazine supera-se em produção, conteúdo e design. Entrevistas e reportagens ímpares, sofisticados editoriais de moda, inconfundíveis dicas de compras. Nesta edição, uma linda reportagem sobre a Disney, muitas crianças sonham em ir, outras já foram e ainda tem aquelas que querem voltar todo ano. Reynaldo Gianecchini, LINDO, CHARMOSO E SOLTEIRO. Você já parou para pensar em como está a educação no Brasil? Um lindo editorial de moda, feito com muito carinho, para você querido leitor! Espero que gostem! Boa leitura. Ivone Mariano

assessoria de imprensa

4 Em Focco

Ruan Cavalcante


6 Em Focco


Gastronomia


Coloque a Primavera em sua mesa! Uma das tendências gastronômicas atuais são as flores comestíveis.

As flores comestíveis estão caindo na graça dos Chefs e figurando em vários cardápios de restaurantes finos. Degustá-las agrada não somente pelo sabor, mas também pela beleza que confere aos pratos. Estamos acostumados a comer flores de brócolis e couve-flor, e agora está cada vez mais fácil encontrar florezinhas silvestres para o consumo. Além do sabor e beleza, as flores também trazem benefícios à saúde. As pétalas são ricas em vitaminas A e C e minerais, como o ferro e o potássio. Cada 100 g de pétalas têm, em média, 40 calorias. As mais comuns encontradas são: Capuchinha: Seu sabor lembra o agrião, porém um pouco mais picante. Vai bem com saladas e combina bem com carnes e massas. Borago: Com uma coloração arroxeada, o Borago é muito utilizado na finalização de pratos. Consumida em maiores quantidades (+ de 30 g) estimula a produção de adrenalina. Pode ser empregada no preparo de sopas, bebidas e molhos. Calêndula: Muito parecida com a margarida, é conhecida pelo uso em cosméticos e pomadas. Combina com sopas e molhos para peixes.

Amor-perfeito: Usada mais pelo visual que pelo sabor. São muito utilizadas frescas em salada. Mergulhar em vinagre de vinho branco e deixar por um mês vira um bom tempero.

Vale ressaltar que as flores para o consumo não são as mesmas vendidas em floriculturas. Elas são cultivadas por produtores especializados, que não utilizam nenhum agrotóxico ou qualquer outro tratamento químico. Fica a dica. Vamos colorir nossos pratos. Salada de capuchinha (Rendimento: 1 porção) Ingredientes 1 laranja-lima cortada em gomos 1/4 de maço de alface americana 1/4 de maço de alface roxa 1/4 de maço de agrião 1/4 de maço de rúcula 12 flores capuchinha 250 gramas de filé de frango grelhado 3 colheres de sopa de azeite 1 colher de sopa de suco de limão 1 colher de sopa de mel 1 colher de sopa de mostarda escura Sal e pimenta a gosto Modo de preparo 1. Corte as folhas em pedaços bem pequenos, coloque em uma tigela e espalhe os gomos de laranja e as flores sobre elas. 2. Em outro recipiente, misture os ingredientes do molho: mostarda, azeite, mel, sal e pimenta. Mexa a mistura suavemente até que ela se torne homogênea. 3. Ponha o molho sobre a salada e, logo em seguida, o frango, ainda quente, em pedaços bem pequenos. Bom Apetite!

Em Focco 9


Gastronomia

Do leblon para o mundo Restaurante Sustentável Na definição do Aurélio, celeiro é a “casa onde se guardam cereais”, e “depósito de provisões”. Em arte diz-se que uma grande obra começa com um grande nome. O caso se aplica perfeitamente ao CELEIRO, esse simpático restaurante localizado na Dias Ferreira, 199, no Leblon.

Depois de uma ou duas taças de algum dos bons (e baratos ) vinhos do restaurante, é comum que um cliente sinta-se em pleno SoHo, de Nova York, ou nas cercanias do Hyde Park, em Londres e por que não, num cantinho qualquer de Saint Gérmain-des Prés, em Paris.

Uma das coisas mais interessantes a seu respeito, aliás, é a quantidade de mulheres que lá trabalha. Desde as donas, até as garçonetes e cozinheiras, o que se vê ali é o grande poder da alma feminina em ação. Não há quem não se sinta, no CELEIRO, acolhido por um grande colo materno. Para um homem, é um pouco como estar dentro de um sonho. Os sorrisos e a simpatia das funcionárias, a beleza e o charme das donas, tudo ali é puro poder feminino. Isso explica o cosmopolitismo da casa, que sempre abriga turistas, estrangeiros, artistas, charmosos e descolados em geral.

Há os que fazem da praia seu escritório. Gostaria que o meu fosse o CELEIRO. Na verdade, muitas vezes uso o restaurante como ponto para reuniões, discussões de projetos ou simplesmente bate papo com amigos. Sempre encontro ali amigos. Alguns voltando da praia, outros em horário de almoço entre dois turnos de trabalho puxado.

10 Em Focco

É talvez um dos únicos restaurantes em que se pode chegar vestido literalmente de qualquer jeito: trajes de praia, ternos Armani, roupas de malhação ou vestidos de grife.


Assim é o CELEIRO, que oferece, além desse glamour todo, uma das melhores cozinhas light de que se tem notícia. O Rio, desde os anos setenta, sempre se caracterizou por excelentes restaurantes de comida natural, mas o Celeiro sofisticou o conceito da cozinha natural, criando seu próprio estilo de culinária, muito variado e inventivo. Os que pensam que ali só se come saladinhas e grãos, enganam-se. Há boas massas, carnes, vermelhas inclusive, sushis, cozidos e muito mais. Além dos tradicionais sucos de frutas, os apreciadores do álcool, como eu, podem encontrar cervejas e vinhos bem honestos. Tudo sem perder o toque pessoal que vem rendendo a sua cozinha – por mais de uma década – duas estrelas no Guia Quatro Rodas, o mais conceituado do país. Aliás, os críticos e gastrônomos são unânimes em reconhecer as qualidades dessa cozinha que se inspira na cozinha natural, mas vai muito além dela.

Carolina Dieckmann

Daniela Scobar

Culinária é como música, literatura ou qualquer outra arte: não importa o gênero e sim a qualidade. Simplificando, há os bons e os maus restaurantes. O CELEIRO é ótimo. Uma pérola que só o Rio de Janeiro (melhor dizendo, só o Leblon) pode oferecer ao mundo. Visite!!! Serviços : Restaurante Celeiro www.celeiroculinaria.com.br

Guilhermina Guinle Em Focco 1


Gastronomia

12. Massas

12 Em Focco


O queridinho da família aos domingos

É difícil dizer exatamente onde e quando surgiu o macarrão, porque muitos foram os momentos em que ele esteve presente na nossa alimentação. Sua história confunde-se com alguns fatos que nos mostram a trajetória desse produto, muito apreciado ao longo dos séculos. A história mais conhecida diz que o macarrão teria chegado ao Ocidente por volta de 1295, trazido da China pelas mãos de Marco Pólo. Mas o conhecimento mais remoto que se tem sobre a existência do macarrão, vem de mais de 4000 anos. Também se encontrou em escavações, vestígios da produção de macarrão 400 anos antes de Cristo. O que se sabe ao certo é que, na Renascença, o macarrão já fazia parte da vida italiana. Um livro de culinária publicado em 1475 informava que a massa deveria ser cozida pelo tempo de três “Padres Nossos” e há claras evidências de que, nesse momento da história, a massa era um prato usufruído apenas pelos ricos, em banquetes. Durante muito tempo o macarrão foi uma receita caseira. Mais tarde passou a ser produzido em padarias e, só a partir do século XIX, começou a ser industrializado. Foi quando apareceram as primeiras fábricas de massas. À medida que a receita da massa era divulgada e tornava-se mais popular, as camadas menos favorecidas consumiam e cria

vam suas próprias receitas. E foi depois da 1ª Guerra Mundial que o macarrão espalhouse por toda a Itália e conquistou o mundo. Nos dias de hoje, caseiras ou industrializadas, adaptadas às mais diversas culturas, a massa é presença obrigatória na mesa de quase todos os cidadãos do mundo. E no Brasil, não poderia ser diferente. Aproveitando a versatilidade e sofisticação da massa, consumidores criam inúmeras receitas. E as diferentes culturas existentes no Brasil fazem com que a mesma massa seja preparada de um modo muito característico em cada região do país.

Em Focco 13


Mito ou Verdade? Saiba exatamente o que cada alimento oferece ao seu organismo, consulte a opinião de especialistas e confirme: macarrão é tudo de bom! A regra é clara e se existem algo em que todos concordam é que: todos os alimentos consumidos em excesso podem levar à obesidade. O importante para garantir a saúde e a perda de peso é ter uma alimentação balanceada. Segundo o bioquímico norte-americano Barry Sears, em seu livro “O ponto Z - A Dieta”, o ideal é uma alimentação com 40% de carboidratos, 30% de gorduras e 30% de proteínas. Alguns nutrientes encontrados nele protegem o cérebro e ajudam os neurônios trabalharem melhor. Inserir o macarrão no nosso cardápio pode ajudar nosso cérebro a se manter mais concentrado e até diminuir o envelhecimento cerebral, melhorando a nossa memória. Com disciplina e em dosagens pequenas, o macarrão é fonte certa de nutrientes além de ser muito gostoso e pode ser feito de várias formas e sabores, basta usar a imaginação e se deliciar! Falando em massa, quem é que não gosta de saborear uma deliciosa pizza aos finais de semana, ou até mesmo durante a semana? Se for boa, o que vale é experimentar. Hummmmm...

14 Em Focco


comédia

Fotos: Marta Leandro Designer: Manuela Camisasca

O Grupo Formado em abril de 2008, o grupo Queijo, Comédia & Cachaça é composto por quatro humoristas: Bruno Berg, Edgar Quintanilha, Gabriel Freitas e Paloma Santos. O objetivo do grupo, além de divulgar a comédia stand-up em Belo Horizonte, é mostrar ao público mineiro que existe humor criativo, inteligente e inovador desenvolvido por artistas mineiros de grande potencial. Belo Horizonte e a Comédia Stand-Up

o Que É ComÉDIa stanD up? Um banquinho, um microfone e o comediante. Essa é a fórmula do humor stand-up. Um tipo de comédia que não possui cenário, fantasias e tampouco personagens. O humorista não se prende a piadas de uso popular, ao contrário, o grande diferencial deste tipo de comédia são justamente os textos autorais, interativos e altamente criativos inventados constantemente. 1166 Em Em Focco Focco

Os mineiros que são fãs deste estilo de humor que já virou mania em todo o Brasil podem conferir ao vivo as apresentações do Primeiro Grupo Mineiro de Comédia Stand up. Há quase três anos presente no cotidiano cultural do Belorizontino, o humor de cara limpa chegou para ficar. O coletivo Queijo, Comédia & Cachaça faz apresentações que prometem deixar sua semana muito mais animada. Se você já não aguenta mais ouvir “o que é um pontinho amarelo no alto de um prédio” ou “o caso dos portugueses que foram jogar tênis e voltaram descalços”, não deixe para depois e vá logo conferir uma apresentação repleta de piadas originais e que respeitam sua inteligência.


Humoristas Bruno BerG

Bruno Berg é formado em Arquitetura e iniciou sua carreira como humorista em 2008. Dono de um humor inteligente, temperado com boas doses de ironia e sarcasmo, consegue repassar suas teorias mais complexas de maneira simples, tratar de assuntos populares sem cair na piada óbvia que atrai o riso fácil e também abordar temas mais “adultos” sem ser apelativo. Foi um dos principais destaques do quadro “Quem chega lá” do “Domingão do Faustão” em 2009 e finalista do concurso nacional para novos talentos do humor Risadaria 2010. Já se apresentou em diversos eventos, bares e teatros pelo Brasil e atualmente é um dos integrantes da bancada do humorístico Café Comédia, da rádio Mix FM BH.

eDGar QuIntanIlHa

Edgar Quintanilha é ator e comediante. Começou a fazer teatro aos 12 anos de idade, desde então já participou de muitos curtas metragem e do longa “PEQUENAS HISTÓRIAS”, do diretor Helvécio Ratton. Foi indicado melhor ator em curta metragem pelo filme “150 MILIGRAMAS” no prêmio SESC/SATED 2010. Como comediante, já se apresentou em vários bares e teatros de Minas e de outros estados. Participou do quadro “Precisa-se” do programa Caldeirão do Huck. Simpático, extrovertido e muito desinibido aborda vários temas que agradam públicos dos mais diferentes estilos e idades, além disso, a interação com a platéia é uma de suas marcas.

GaBrIel FreItas

É uma pessoa ligeiramente ‘intelectual’. Formou-se em canto lírico pelo CEFAR (Palácio das Artes) e usufrui dessa ferramenta em suas apresentações. Sempre muito sociável e espontâneo, contagia as pessoas, despertando boas risadas. Seu humor é ‘moderno’ e ‘contemporâneo’, sem medo de ser feliz! Fala sobre assuntos do cotidiano que, às vezes, não são muito discutidos. Isso, com muita naturalidade e de forma bem ‘alegre’. Com apresentações em vários grupos em diferentes estados do Brasil, já foi fixo em um projeto ao lado de Geraldo Magela e atualmente integra a bancada do talk show ‘Café Com=édia’, da rádio Mix FM BH.

paloma santos Paloma Santos é natural de Belo Horizonte. Dona de um humor energético e descontraído deixa qualquer evento animado! Uma de suas marcas registradas é a interação com o público. Fiel seguidora do ditado mineiro: “SE NÃO TEM MAR, VAMOS PRO BAR!” Deixa o stand up com cara de bate papo descontraído. Ex-estudante de jornalismo, sempre se apropriou do humor para brincar com notícias do cotidiano. Por ser a única mulher do grupo, adora replicar as indagações masculinas sobre relacionamentos, TPM e mistérios do banheiro feminino! Destaque do quadro Novos Humoristas do programa Sílvio Santos, a humorista vem se apresentando nas melhores casas de stand up em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e interior. Outra paixão cultivada por Paloma é o jazz. Entusiasta do gênero, vem se apresentando como discotecária, trazendo a Beagá um estilo inusitado - o electro jazz. apresentaÇÕes Queijo, Comédia e Cachaça – Comédia Stand-up Todas as terças-feiras a partir das 20h Bar Alemão Canapé - Rua Major Lopes, 470 . São Pedro - Belo Horizonte/MG reservas: 3225-1919 Talk Show humorístico ‘Café Comédia’ rádio Mix Belo Horizonte 91,7 FM segunda à sexta de 09 às 11h e no domingo de 09 às 11h os melhores momentos O grupo realiza apresentações, personalizadas ou não, em eventos empresarias, festas, teatro, bares etc, sempre com muita energia, interatividade e profissionalismo. Grupo Queijo, Comédia e Cachaça Diversão, alegria e muita inteligência

Produção: Trem Mineiro Comunicação www.tremmineirocom.com.br 31 8782-6982 . contato@queijocomediaecacha.com.br Em Focco 17 Em Focco 17


18 Em Focco


decoração

20 Em Focco


Jardim Vertical

Por Kátia Biazi - paisagista

Decoração e paisagismo, antigamente para se fazer, era necessário que tivéssemos uma área grande disponível, porém com a modernidade e a tecnologia que existe nos dias de hoje, quase tudo que desejamos ter, podemos conseguir, planejar e conquistar. Basta ter um pouco de criatividade. Para montar um jardim vertical ou um painel vertical, que são estes jardins que não necessitam de muito espaço, são verdadeiras obras de arte em decoração, e embelezam qualquer local. Este tipo de jardim usa plantas da espécie epífitas, que necessitam de poucos nutrientes e pouca água para sua manutenção, pois retiram nutrientes da atmosfera, e devido ao seu crescimento e desenvolvimento serem lentos são ideais quando acomodados em espaços pequenos. Estes jardins são específicos para paredes externas onde as plantas tenham a possibilidade de receberem a luz natural, porém se dão muito bem com a luz artificial também. As melhores espécies para se plantar num jardim vertical são: Bromélia, Pilea Nummularifolia, Acorus, Orquídea Pingo de Ouro, Orquídea, Peperômia Riscada, Rhypsalis Chata, Maranta, Rhypsalis, Callisia Repens, Begônia, Avenca, Trepadeirinha, Peperômia Obtusifolia, Dendrobium miniatura. Estes jardins costumam deixar o ambiente mais alegre, além de ampliar o local onde é feito, até mesmo em uma sacada de apartamento é permitido fazer.

Deixará a sua parede mais viva e com mais sofisticação. Portanto não perca tempo, compre suas lindas plantas e materiais, comece hoje mesmo a montar o seu jardim vertical, o investimento com certeza será bem menor do que a satisfação de vê-lo quando pronto.

Bem-te-vi Garden Endereço: Rodovia Dom Gabriel P. B. Couto, km 69,5 – Medeiros – Jundiaí 4525.1573 www.bemtevigarden.com.br

Em Focco 21


m贸veis para escrit贸rio

22 Em Focco


PREÇOS ! VEIS IMBATÍ


26 Em Focco


turismo

28 Em Focco


Lençois Maranhenses o deserto vivo Mais parece uma miragem que confunde a nossa visão: Uma imensidão de dunas, algumas com mais de trinta metros de altura, de longe a imagem que se tem é de um deserto de areias brancas que mais parecem lençóis estendidos ao sol para secar - prática muito comum no interior do Maranhão – daí a origem do nome. Mas quando nos aproximamos temos uma agradável surpresa: Encontramos um verdadeiro oásis, são centenas de lagoas de águas mornas e cristalinas, um mergulho é praticamente inevitável... Um lugar de sonho. De lua e de sol. De seca e de chuva. Uma sinfonia perfeita, mas que possui acordes dissonantes, onde a natureza se transforma em um cuidadoso compositor que reúne, em uma só partitura, notas tão diferentes.

Assim são os lençóis maranhenses, que encantam ao primeiro olhar, aliás, olhar e admirar, são os dois dos verbos mais conjugados por quem visita os lençóis. Mais que um espetáculo de natureza, os lençóis impressionam por suas inúmeras curiosidades: água, areia, plantas e animais, fazem do lugar um verdadeiro mosaico. As medidas exatas de cada elemento são praticamente impossíveis de serem definidos, uma vez que de um lado as areias se erguem majestosas sob forma de dunas, por outro, o Rio Preguiças segue seu leito agitando-se num encontro de suas águas com o mar, em um espetáculo de rara beleza.

Em Focco 29


turismo

Primeiro vale esclarecer que Disneylândia e DisneyWorld são lugares distintos. Disneylândia fica em Anaheim (até o nome é lindo) na Califórnia e foi a primeira a ser criada por Walter Disney e DisneyWorld fica em Orlando na Flórida, este último é o maior entre os dois parques .

30 Em Focco 30 em focco


Uma outra maravilha do parque é o “Fast Pass”, traduzindo Passe Rápido, é um ticket fura- fila, que economiza o tempo e evita esperas nos brinquedos. O fast pass é adquirido na frente do próprio brinquedo através de uma máquina, basta apertar um botão e o ticket é impresso com a hora do seu retorno, sem pegar fila nenhuma. Assim é possível passear mais, comer, ir a outros brinquedos e depois entrar direto, numa passagem logo ao lado da fila convencional. De todo modo as filas não são tão grandes, quem já ficou 2 horas para descer do Turbo Drop ou do Boomerang no Palycenter, fica tranquilo 20 minutos numa fila na Disney. Os americanos fazem cara feia quando informados de 15 minutos de espera, para um brinquedo, talvez por isso não se perde muito tempo em filas em lugar nenhum dos EUA. Personagens Disney ficam espalhados no parque, geralmente em Magic Kingdom, pois é lá que um grande número de crianças se concentram, primeiro pelas atrações voltadas a elas, segundo porque o Mickey e a Minnie volta e meia saem da toca e passeam livres, muitos levam caderninhos para autógrafo, câmera digital é indispensável pra quem vai pela primeira vez. Do contrário profissionais do parque com câmeras profissionais ficam

O Pateta, o Pluto e outros personagens também dão o ar da graça no parque, além das princesas todas, Os Incríveis com o Sr. e a Sra. Incrível e sua prole, o Bus Light Year do filme Toy Story também estão lá. As atrações do Magic Kingdom entre muitas outras, completam-se com o brinquedo Alice no País das Maravilhas, Peter Pan e A Terra do Nunca, nesse último voa-se com Peter Pan tão alto, tão alto que a cidade parece colônia de formiga de tão minúscula. Super interessante também é o submarino do brinquedo Procurando Nemo, é de verdade um submarino que passa por aventuras nas águas submersas. A Disney é a verdadeira ilha da fantasia, as pessoas agem como se estivessem de fato dentro de um sonho, onde todos são habitantes do Mundo da Imaginação. Muitas fontes de água fazem parte do layout do parque, ou melhor resort, centenas de moedas são jogadas, porque garantem que ali ´´Os sonhos tornam-se realidade.´´

Em Focco 31 Em Focco 31


Disneyland Resort possui 56 acres. Mais de 15 restaurantes, entre eles um que possui um pântano, lua, nuvens e céu artificiais, tudo se move de uma maneira quase impossível de explicar apenas ao olho nu. No fim do Dia acontece um grande show e queima de fogos com muitos personagens Disney a bordo de um navio acenando para os visitantes.

FOTOS ©Disney

APRENDA INGLÊS NUMA SALA DE AULA COM MONTANHA-RUSSA, ANIMAIS SELVAGENS E CASTELO ENCANTADO.

O PROGRAMA DE INTERCÂMBIO OFICIAL DA DISNEY

Com a Experimento, você aprende inglês se divertindo. Através do programa English Days at Disney World®, sua sala de aula é a Disney. Você visita os bastidores das atrações, tem aulas de desenho e se hospeda dentro do complexo. Tudo isso em inglês e com participantes de todo o mundo. Um jeito de aprender tão incrível quanto a própria Disney.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA JANEIRO E JULHO DE 2012. VAGAS LIMITADAS. Jundiaí | T (11) 4521 8610

WWW.EXPERIMENTO.ORG.BR

32 Em Focco


capa

Reynaldo Gianecchini charmoso, cobiรงado e solteiro Aniversรกrio: 12/11 Altura: 1.86 Peso: 84kg Cabelos: Castanhos Olhos: Castanhos Manequim: 42 Sapatos: 43/44 Em Focco 33


3434 Em foccoFocco


A carreira artística de Reynaldo Gianecchini começou nas passarelas. Mas antes de ser modelo, o ator sonhava mesmo é com a carreira de diplomata. Nasceu em Birigui, interior de São Paulo, e se mudou para a capital para estudar direito, aos 17 anos. Sua beleza o levou a fazer sua primeira campanha publicitária em 1991. Em seguida se mudou para Paris, onde trabalhou como modelo por dois anos. De volta ao Brasil, ele concluiu o curso de direito e estudou teatro. Atuou nas peças “Cacilda” e “Boca de Ouro”, dirigidas por José Celso Martinez e foi chamado para fazer um teste na Rede Globo. Aprovado, ganhou seu primeiro trabalho na TV, em “Laços de Família” (2000), de Manoel Carlos. O ator chamou a atenção do público no polêmico papel de Edu, namorado de Helena (Vera Fischer), e que durante trama apaixona-se pela filha dela, Camila (Carolina Dieckmann). Apesar do sucesso repentino, Reynaldo foi alvo de muitas críticas, que o levaram a querer estudar mais e melhorar seu desempenho. Reynaldo fez sua segunda novela, “As Filhas da Mãe”, em 2001, ao mesmo tempo em que esteve em cartaz com a peça “O Príncipe de Copacabana”, com direção de Gerald Thomas. No ano seguinte engatou outra novela, “Esperança”, como Tony, e fez seu primeiro filme, “Avassaladoras”, no papel de Thiago.

Em 2003, fez uma participação em “Mulheres Apaixonadas” e o espetáculo teatral “A Peça Sobre o Bebê” (2003). Na novela “Da Cor do Pecado” (2004), interpretou os papéis de Paco e Apolo, irmãos gêmeos. Com esse trabalho, Reynaldo provou que havia se tornado um bom ator. Voltando ao horário nobre, em 2005, interpretou Pascoal, dono de uma oficina mecânica, em “Belíssima”. Depois um tempo longe dos palcos, Gianecchini voltou ao teatro com a peça “Sua Excelência, o Candidato”, em 2006. Voltando a fazer cinema, Gianecchini interpretou Jorge em “Primo Basílio”, adaptação do romance homônimo de Eça de Queiroz, em 2007. Paralelamente fez o papel de Dante, na novela das 19h “Sete Pecados” (2007). Entre 2008 e 2009, o ator trabalhou em três filmes: “Sexo com Amor?” (2008), “Entre Lençóis” (2008) e “Divã” (2009). Nesse mesmo período esteve em cartaz com a peça “Doce Deleite” (2008), ao lado de Camila Morgado e sob direção de Marília Pêra. Em 2010 interpretou o vilão Fred, na novela “Passione”. Em Junho deste ano, Giane, dividiu o palco com Maria Manoella e Erik Marmo na peça “Cruel”. Atualmente Reynaldo Gianecchini luta contra o câncer.

EmemFocco focco 3535


capa

FM: Como vê o preconceito que sofreu? RG: O preconceito é um pré-julgamento, o que não considero muito justo. Se hoje percebem a minha interpretação, mais do que a beleza, conseguiram identificar a verdade ou, pelo menos, a seriedade, o empenho e a dedicação que coloco em cada trabalho. FM: O que fez você amadurecer? RG: Foi a própria vida. Os obstáculos, experiências, e as pessoas que cruzaram meu caminho. E procuro estudar, fazer cursos, textos, observar. FM: Ser casado com uma pessoa pública atrapalhou na época? RG: Acho que o nível de exigência aumenta, mas nunca vi isso como um problema. O fato de ser casado com a pessoa Marília Gabriela só 36 Em Focco

me ajudou. Não é todo mundo que tem a chance de ter ao lado uma mulher inteligente, bem-humorada e companheira num momento tão importante. FM: Pensou em desistir? RG:Não. FM: Qual a importância que dá para o corpo?

RG: Acho que cuidar do corpo é fundamental para a saúde. Fiz balé por causa da peça Doce Deleite, mas não faço mais. Agora, eu malho. FM: Prefere fazer teatro, TV ou cinema? RG:Adoro os três, sem preferências. Gostaria de continuar fazendo todos eles. Não gosto de ficar parado. Gosto de desafios.


FM: Como avalia seu último trabalho na TV, a novela Passione?

RG: Fred foi um personagem que me trouxe grande aprendizado. Foi uma excelente descoberta para mim. Fazer TV é difícil, mas a gente acaba aprendendo muito. Acredito que saí da novela com um saldo bastante positivo. Adorei atuar com a Mariana Ximenes. A convivência com o elenco também foi emocionante. FM: Busca inspiração em alguém para fazer o

seu trabalho?

RG: Sempre tive a sorte de trabalhar com grandes atores. Tenho três exemplos muito fortes. Fernanda Montenegro, por exemplo, dispensa qualquer comentário. É uma atriz genial, que incorpora tudo o que é novo. Raul Cortez, meu parceiro de cena na novela Esperança, tinha uma postura fantástica diante da vida e era uma pessoa muito carinhosa. Marília Pêra, que me dirigiu na peça Doce Deleite, tem uma história viva e é uma profissional maravilhosa.

FM: Tem idéia de quando? RG: Ainda não pintou a mulher certa e, para falar a verdade, não tenho pressa. (risos) Sou um cidadão do mundo e ainda não tive vontade de parar para construir uma família. Sou uma pessoa muito desprendida. Ainda quero morar fora do Brasil, por exemplo. FM: Morar onde? RG: Na época em que atuava como modelo profissional, passei dois anos fora do País, morando em vários lugares. Tenho necessidade de conhecer o mundo todo. Não quero me contentar com um lugar só. Ainda tenho vontade de morar em Londres, na Inglaterra, e quero explorar mais outras culturas e outros jeitos de ver a vida. Também quero muito visitar o Oriente Médio.

FM: Como lida com o assédio? RG: Confesso que já acostumei, mas às vezes ainda me surpreendo. (risos) No geral, sei lidar bem com as situações. Tento preservar o meu espaço e não fazer da minha vida uma novela. Nada contra quem partilha todos os momentos da vida com os seus admiradores, mas eu prefiro a minha privacidade. FM: Planeja constituir família? RG: Tenho acompanhado meus melhores amigos ter filhos e isso tem criado em mim uma vontade enorme de ser pai. Estou desenvolvendo um carinho enorme pelos filhos deles.

“ Adoro criança, mas só quero que aconteça com a pessoa certa, na época certa. “

Em Focco 37


beleza beleza

Gel Esfoliante Pernas e Pés Suavity

Máscara Reconstrutora Condicionante Maxsther Blindagem com Reposição de Massa

www.sther.com.br 38 Em Focco www.sthercosmeticos.blogspot.com

Loção Hidratante Corporal Suavity Naturals Chá Verde & Bambu

Reconstrutor de Queratina Maxsther Blindagem com Reposição de Massa

Óleo Corporal Suavity

Serum Disciplinador Maxsther Explosão de Brilho


Em Focco 39


beleza

“Uma vez ouvi dizer que uma sobrancelha bem feita equivale a um botox” Por Gislaine

Maquiagem definitiva

Tatuagens Artísticas

E não é que é verdade. Indicado para casos em que há falhas, perda ou até ausência de fios nas sobrancelhas, a maquiagem definitiva consiste em desenhar cada fio, dando um aspecto muito natural ao olhar por um tempo aproximadamente de três a quatro anos, garanto.

A tatuagem hoje em dia é uma arte admirada por muitos e quase todo mundo tem. O preconceito está diminuindo, as pessoas estão mais livres e à vontade em relação à exposição visual de suas tatuagens. O cliente deve ter consciência de que a arte não é mercadoria, sendo assim o melhor não é ficar somente atrás de preço e sim de outros detalhes muito mais importantes, como a hepatite, por exemplo, e outros riscos de contaminação. O cliente que procura este tipo de adorno para decorar seu corpo, cobrir uma tattoo antiga, mal feita, ou até mesmo cobrir imperfeições, deve ficar atento com alguns cuidados. Como já diziam: “O barato sai caro”; então fique atento com os cuidados e explicações que o profissional deve lhe apresentar.

Com agulhas finíssimas, imersas em tinta, desenho os fios da sobrancelha para reparar falhas, cobrir cicatrizes e, principalmente, dar um formato definido ao olhar da cliente conforme sua necessidade. Esta técnica começou e está muito ligada a tatuagem, que é “a mãe” da dermopigmentação e também ao visagismo que é o que me ajuda a definir o desenho da sobrancelha. Visagismo (da palavra visage em francês) significa a arte de embelezar ou transformar o rosto, estudando o formato dele. De acordo com este ponto de vista, não existe um padrão de beleza e sim padrões de estética e harmonia. Em seguida faço um trabalho de refisionomia, finalmente redesenhando as sobrancelhas. Uma pessoa pode ter um ar agressivo, triste, entediado, envelhecido por um desenho de sobrancelha impróprio para seu rosto, tome cuidado. 42 Em Focco

Lembre-se sempre: -Um bom profissional cuida de si próprio em primeiro lugar, do cliente, e do seu ambiente de trabalho (stúdio). No estúdio (GI TATTO DESIGN) você conta com um atendimento que reflete a preocupação do profissional com sua própria saúde e de seus clientes. Sou o único estúdio na cidade que indica hidratação para meus trabalhos desde o início, o que ajuda o trabalho a ficar com um aspecto muito mais bonito. Os equipamentos usados em todo processo de pigmentação garante a qualidade, que começa com uma assepsia impecável, materiais descartáveis e hipoalergênicos.


A dica que eu dou é que tatuagem é uma escolha definitiva, só a faça quando realmente tiver vontade, certeza e confiança, se está em dúvida, é melhor nem fazer. Gosto muito desenhar e com isto eu e meu cliente saímos ganhando, ele por ter uma criação exclusiva e eu por ter o prazer de criar sempre, isto é muito bom para qualquer artista e com isto ele sempre terá algo que é sua cara, e minha arte nunca será coberta. Decidido o desenho é só estampar ele na sua pele e curtir sua mais nova tattoo por aí. Ah! Lembre-se que o inverno é a melhor época do ano para se tatuar, mas, como vivemos em um país tropical, se você decidir fazê-la no verão, lembre-se sempre, tome todos os cuidados necessários. Independente da época, pois muitas vezes nos deparamos com um inverno bem quente, siga todas as instruções de cuidados corretamente. Reforçando, minha maior preocupação é com o seu bem estar, então para melhor ser atendido trabalho com horário marcado, assim disponho de um tempo somente para você. Então não perca tempo, bateu a vontade, agende um horário.

Gislaine GI TATTOO DESIGN 11 4526.5069 / 11 9990.5492 www.gitattoo.com.br

Em Focco 43


saúde

Faça Pilates

Agradável, fácil e traz resultados Como são as aulas: As aulas são baseadas em exercícios rítmicos de força e alongamentos e com bastante trabalho concêntrico e excêntrico de abdômen e músculos lombares executados pelo praticante nunca passivamente. A pessoa controla seus equipamentos executando os exercícios e assim fortalecendo e massageando seu corpo, evoluindo de acordo com sua capacidade individual. Muitos dos exercícios foram baseados nas técnicas do Iatha Yoga, exercícios gregos e romanos e a respiração profunda (meditação), elimina a tensão e aumenta a histamina. Os especialistas dizem ser a ginástica mais eficiente de todos os tempos. Existem, porém, alguns detalhes durante a execução da aula: numa aula de Pilates, ninguém faz movimentos automáticos e repetitivos, pelo contrário, cada aluno adquire uma perfeita consciência de todos os músculos que está trabalhando. O rigor técnico é o grande segredo. Cada exercício deve ser feito num ângulo específico, por isto os resultados parecem ser tão mais rápidos. Fazer uma aula sem professor / instrutor certificado é perda de tempo. A garantia da eficiência do método está exatamente na precisão dos movimentos e que só poderá conseguir com a ajuda dele.

44 Em Focco

Quando se olha alguns exercícios, tem-se a impressão que são simples alongamentos, nada muito puxado, talvez por não ser necessário fazer muitas repetições do mesmo exercício. Mas somente participando da aula é que teremos como avaliar e sentir os músculos exigidos, principalmente do abdômen. Com todo este rigor técnico, os resultados não demoram a aparecer e após em média 30 sessões, você consegue transformar seu corpo de maneira equilibrada, definindo todos os músculos por igual.


As aulas apresentam: Exercícios suaves e eficazes; Poucas repetições de cada movimento; Grande repertório de exercícios; Aulas únicas, evitando monotonia; Uso de aparelhos e acessórios, criados especialmente para os exercícios; Resultados rápidos e duradouros; Construção de uma postura correta e natural; Não há desgaste físico.

“O Pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos.”

Qualquer pessoa entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar o pilates. Várias academias e estúdios dispõem dessas aulas. Experimente! Porém tenha cuidado de procurar instrutores certificados.

Em Focco 45


saúde

Por que devo Clarear meus Dentes?

Por Dr. Renato Pacheco

Talvez você sempre quis ter um lindo sorriso branco. Ou talvez seus dentes amarelaram com o passar do tempo. Ou talvez você não esteja feliz com as manchas provenientes do café, chá ou refrigerantes de cola. Qualquer que seja sua razão de querer dentes mais brancos, você não está sozinho. Assim como todos nós temos cores diferentes de cabelo e pele, as pessoas também têm coloração diferente dos dentes. Alguns dentes são mais amarelos que outros, enquanto outros amarelam com a idade. A cor natural de seus dentes também pode ser alterada por muitos fatores. As manchas superficiais e descoloração interna Há muitas razões para clarear seus dentes, inpodem ser causadas pelo: cluindo: • O processo natural de envelhecimento.

• Maior segurança e auto-estima como resultado de um sorriso incrível.

• Tabaco (fumar ou mascar), beber café, chá ou vinho tinto, e ingerir alimentos pigmentados • Aparência mais jovem. como frutas vermelhas. • Um evento especial como um casamento, ani• Acúmulo de placa ou depósitos de tártaro. versário, entrevista para emprego, fotos...

• Ingestão excessiva de flúor (mais de duas par- • Causar uma primeira impressão positiva. tes de flúor por milhão de partes de água) quando os dentes estão se formando, o que confere • Simplesmente para reverter os anos de manao dente uma aparência mosqueada. chamento e amarelamento diários. • Tratamento com antibióticos a base de tetra- Sempre consulte seu dentista antes de iniciar ciclina durante a infância. qualquer processo de clareamento. Apenas ele poderá melhor avaliar se você está apto para se • Trauma nos dentes pode causar coloração ou submeter a um tratamento em particular. marrom, ou cinza ou preta. 46 Em Focco


48 Em Focco


Em Focco 49


beleza

Dra. Vanessa Garbim

Você sabe o que é mesoterapia ? (E aplicação de enzimas você sabe?)

M

uita gente já ouviu falar em aplicação de “enzimas” para reduzir gordura localizada, mas você sabe o termo certo para esta técnica? Suas aplicações? Áreas da medicina em que são usadas estas técnicas ? Esta técnica surgiu em 1952 criada pelo Dr. Michel Pistor, onde uma pequena quantidade de medicação é aplicada no local em que se deseja tratar. Muitas especialidades utilizam esta técnica, tais como dermatologia, gastroenterologia, ginecologia, medicina esportiva, neurologia, cirurgia vascular e reumatologia. Para tratamento estético geralmente utilizamos substâncias para quebrar a célula de gordura (no caso de gordura localizada), ativar circulação local (no caso de celulites), ativar formação de colágeno e elastina(no caso de rejuvenescimento facial e corporal), quebrar fibroses (no caso de celulites). No caso do tratamento de celulites o foco é melhorar a circulação local (para obter uma correta drenagem da área), quebrar as células de gordura e as fibroses e melhorar o tônus da pele para evitar o aspecto “casca de laranja“.

50 Em Focco

No caso do tratamento de celulites o foco é melhorar a circulação local (para obter uma correta drenagem da área), quebrar as células de gordura e as fibroses e melhorar o tônus da pele para evitar o aspecto “casca de laranja“. Para gordura localizada usamos substâncias que quebram ou alteram a membrana do adipócito e outras para aumentar o metabolismo de gordura “queima “ na região (principalmente culotes) . Na flacidez, substâncias que melhoram a formação de colágeno e elastina e a regeneração das fibras frágeis. Nas estrias substâncias que ativam a área acometida a produzir colágeno e formação de circulação sanguínea no local para fechamento e melhora da lesão. As substâncias utilizadas devem ser estéreis, ou seja livre de impurezas e microorganismos. E aplicadas por médico especializado. Após 48 horas da aplicação drenagem linfática manual ou mecânica é realizada e pode ser usado também ultrasom na região, em casos de gordura localizada e celulites. O procedimento é realizado semanalmente ou quinzenalmente dependendo da área que desejamos tratar e o resultado pode ser percebido a partir da 3 ou 4 sessão. Após aplicação da medicação. Quanto a preocupação principal que é a dor, são usadas agulhas muito finas e curtas atingindo a derme, e ou tecido subcutâneo, dependendo da patologia que se queira tratar, sendo assim se torna um procedimento pouco doloroso, rápido, eficiente e de custo acessível.


52 Em Focco


moda

Em Focco 53


54 Em Focco


Em Focco 55


56 Em Focco


Em Focco 57


58 Em Focco


Em Focco 59


60 Em Focco


Em Focco 61


62 Em Focco


Em Focco 63


64 Em Focco


Em Focco 65


moda

66 Em Focco


Em Focco 67


Glamour e Estilo

A Klaus está há 5 anos no mercado, sempre comum mix de acessórios, bolsas, calçados, cintos, relógios e perfumes importados. Venha conhecer nossa loja!

www.klausbijou.com.br/catalogo Rua do Retiro,1250 Jundiaí Fone: (11) 4586-9315

calçados

68 Em Focco

fone : (11) 4586 0555

rua Zacarias de Góes 306 - Centro - Jundiaí SP


72 Em Focco


no focco

Social

Destaque

Toquinho com a sua simplicidade levantou a platéia que o aplaudiu de pé. O Coral Cênico Infantil de Jundiaí Dons e Tons apresentou no Teatro Polytheama músicas inéditas de Toquinho.

A Av. 9 de Julho ganha a mais nova loja, Maria Sandia.

Em Focco 7474 focco

Ângela e Cleide estão esperando sua visita.


A loja Nova Opção está em novo endereço, na Rua do Retiro n.1468, com uma coleção maravilhosa.

Amigos prestigiaram a reinauguração da loja.

Foi inaugurada mais uma loja da rede Good Dream, da nossa queridíssima amiga Kitilaine Piovesan, na Rua do Retiro n. 1210. Faça uma visita e confira!

Equipe Good Dream : Arlindo Vicente Júnior, Kitilaine Piovesan, Raquel, Décio e Marli.

Cláudia Saito e toda a Equipe Klaus Bijou aguardam sua visita com a nova coleção

Opticarte, a mais nova e única ótica da Rua do Retiro. Telma Borgomani e Carlos Rezzaghi aguardam sua visita.

Em Focco 75 em focco 75


A

conteceu no mês de Agosto o Bazar Offa, no Espaço Rosso Bianco. Confira quem esteve por lá...

76. Social Rosso Bianco

Andréia Moura e Rosa Beleigoli (Ravenalla Casa)

Carla Cordone e Carla Gotarde (Consulado da Moda)

Chris Gardini e Maria Amélia (Chris Gardini)

Fábia,Tati e Roseane (Canto Encanto)

Josiane Souza e Karen Coelho (Lapidum Jóias)

Katlyn Bürger e Jucélia Portella (Santa Lolla)

Fernanda Waibel e Daniela Covesi (Inside of Style e Sweet Gourmet)

76 focco Em Focco

Marco Antônio André e Pixu Novaes (Tamo na Moda)


Em Focco 77


80 Em Focco


84 Em Focco


AULAS • SALTOS • PÔNEI CLUB EQUOTERAPIA • ANIVERSÁRIOS TERÇA A DOMINGO: 8H ÁS 18H

AV. MARGINAL, S/N - MEDEIROS - JUNDIAÍ TEL.: 11 4525•2584 WWW.HIPICAJUNDIAI.COM.BR Em Focco 85


educação

Colégio Degraus Sempre é (e ha ) tempo para estudar

F

A

arte projetada pela criança

érias: período para descansar, viajar e... estudar! Por que não? Pelo menos é o que pensa um grande número de educadores e gestores que participaram do Encontro Internacional de Estudos da Educação Infantil, realizado pelo CED – Centro de Estudos Degraus, no dia 27 de julho, no Colégio Degraus/Jundiaí-SP. O Encontro, aberto para os profissionais da rede pública e particular, convidou os participantes para uma reflexão sobre

86 Em Focco

a Pedagogia-em-Participação, uma perspectiva pedagógica do Programa de Educação e Desenvolvimento da Infância, da Associação Criança, de Lisboa, Portugal. Para falar sobre essa perspectiva, convidou-se Maria de Fátima Vieira, pesquisadora da equipe de João Formosinho e Julia Oliveira-Formosinho, vinculada à Universidade do Minho. Ao comparar a Pedagogia da Transmissão à Pedagogia-em-Participação, Maria de Fátima


Maria

de

Fátima

busca ressignificar a essência da pedagogia, considerando-a como integradora das crenças e dos saberes, da teoria e da prática, da ação e dos valores. Assim, oportuniza aos educadores a provocação, por meio de seus estudos e experiências, anunciando uma pedagogia centrada na práxis da participação, na qual a escuta, o diálogo e a negociação determinam o fazer pedagógico. Compartilhando dessa perspectiva pedagógica, o Colégio Degraus apresentou uma documentação elaborada por crianças de 4 anos,

o acolhimento preparado para saborear deliciosos caldos da Educação Infantil, e educadoras, revelando a natureza presente no Bairro Eloy Chaves, observada pelo olhar dessas crianças, que fotografaram, desenharam, ampliaram e criaram uma obra de arte para presentear a comunidade. Dando continuidade à proposta do CED, que contempla estudos investigativos na Educação, o Colégio Degraus promoverá novos encontros neste semestre e está preparado para acolher profissionais empenhados em refletir e compartilhar experiências na Educação.

Em Focco 87


Desenho

Presente

de

Criança

á comunidade

Público Participante

88 Em Focco

Ampliação

do

Desenho

Caldo

Neiva Adriane Hack Buzzi Coordenadora Pedagógica / Educação Infantil Valéria Aparecida Galioti Silva Prado Mestra em Língua Portuguesa Patrícia Cássia Marcelino Campos Diretora do CED – Centro de Estudos Degraus


Em Focco 89


educação

90 Em Focco


Como está a educação no Brasil

A

o propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980. Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais: O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler (Todos pela Educação); 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita (Todos pela Educação). Professores recebem menos que o piso salarial (et. al., na mídia). Frente aos dados, muitos podem se tornar críticos e até se indagar com questões a respeito dos avanços, concluindo que “se a sociedade muda, a escola só poderia evoluir com ela!”. Talvez o bom senso sugerisse pensarmos dessa forma. Entretanto, podemos notar que a evolução da sociedade, de certo modo, faz com que a escola se adapte para uma vida moderna, mas de maneira defensiva, tardia, sem garantir a elevação do nível da educação. Logo, agora não mais pelo bom senso e sim pelo costume, a “culpa” tenderia a cair sobre o profissional docente. Dessa forma, os professores se tornam alvos ou ficam no fogo cruzado de muitas esperanças sociais e políticas em crise nos dias atuais. As críticas externas ao sistema educacional cobram dos professores cada vez mais trabalho, como se a educação, sozinha, tivesse que resolver todos os problemas sociais. Já sabemos que não basta, como se pensou nos anos 1950 e 1960, dotar professores de livros e novos materiais pedagógicos. O fato é que a qualidade da educação está fortemente aliada à qualidade da formação dos professores. Outro fato é que o que o professor pensa sobre o ensino determina o que o professor faz quando ensina.

O desenvolvimento dos professores é uma precondição para o desenvolvimento da escola e, em geral, a experiência demonstra que os docentes são maus executores das idéias dos outros. Nenhuma reforma, inovação ou transformação – como queira chamar – perdura sem o docente. É preciso abandonar a crença de que as atitudes dos professores só se modificam na medida em que os docentes percebem resultados positivos na aprendizagem dos alunos. Para uma mudança efetiva de crença e de atitude, caberia considerar os professores como sujeitos. Sujeitos que, em atividade profissional, são levados a se envolver em situações formais de aprendizagem. Mudanças profundas só acontecerão quando a formação dos professores deixar de ser um processo de atualização, feita de cima para baixo, e se converter em um verdadeiro processo de aprendizagem, como um ganho individual e coletivo, e não como uma agressão. Certamente, os professores não podem ser tomados como atores únicos nesse cenário. Podemos concordar que tal situação também é resultado de pouco engajamento e pressão por parte da população como um todo, que contribui à lentidão. Ainda sem citar o corporativismo das instâncias responsáveis pela gestão – não só do sistema de ensino, mas também das unidades escolares – e também os muitos de nossos contemporâneos que pensam, sem ousar dizer em voz alta, “que se todos fossem instruídos, quem varreria as ruas?”; ou que não veem problema “em dispensar a todos das formações de alto nível, quando os empregos disponíveis não as exigem”. Enquanto isso, nós continuamos longe de atingir a meta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade e carregando o fardo de um baixo desempenho no IDEB. Com o índice de aprovação na média de 0 a 10, os estudantes brasileiros tiveram a pontuação de 4,6 em 2009. A meta do país é de chegar a 6 em 2022. Eliane da Costa Bruini Colaboradora Brasil Escola Graduada em Pedagogia Pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Em Focco 91


LANÇAMEN

www.spassogames.com.br Loja 01: Rua Barão do Triunfo, 204 - Centro - Jundiaí/SP Loja 02: Rua São José, 78 - Centro - Jundiaí/SP Fone: 11 4586.4373 / 4521.1011

TOS


Em Focco 93


94 Em Focco


Em Focco 95


96 Em Focco


Em Focco 97


98 Em Focco


Em Focco 99


100 Em Focco


Em focco magazine