Caderno tgi 2 nathalia w chagas

Page 15

LEITURAS DO MANGUEZAL

CAMINHAR A ESMO DESDE AS GRANDES METRÓPOLES AOS MENORES AGLOMERADOS POPULACIONAIS TÊM POR UMA DE SUAS CARACTERÍSTICAS A EXISTÊNCIA DE MARCOS OU PONTOS REFERENCIAIS QUE NORTEIAM ESPACIALMENTE O INDIVÍDUO QUE A HABITA.

08

ISSO PORQUE É O HOMEM QUE CONSTRÓI A NECESSIDADE DE SE CRIAR MONUMENTOS, MOBILIZADORES DE MEMÓRIA, AFIRMADORES DE IDENTIDADE OU APENAS UM SÍMBOLO NA PAISAGEM. SEGUNDO GIEDION (1944), “LOS MONUMENTOS SON LA EXPRESSIÓN DE LAS NECESIDADES CULTURALES MÁS ELEVADAS DEL HOMBRE. DEBEN SATISFACER LA ETERNA NECESIDAD HUMANA DE SÍMBOLOS QUE TRADUZCAN O EXPRESEN LA FUERZA COLECTIVA”. O AMBIENTE NATURAL, COMO É O CASO DO MANGUEZAL, AO CONTRÁRIO, DEVIDO À INEXISTÊNCIA DE MARCOS NOS PRESENTEIA COM UM CAMINHAR A ESMO, SEM DIREÇÃO, PROVOCANDO NO HOMEM UM SENTIMENTO DE ESTAR PERDIDO, O QUE GARANTE UMA FRUIÇÃO E DELEITE DO ESPAÇO DIFERENTE DA ACOSTUMADA, UMA VEZ QUE ENVOLVE UM OUTRO TEMPO DE APRECIAÇÃO.

A RIQUEZA DO QUE NÃO SE VÊ TALVEZ A MAIOR RIQUEZA DO MANGUEZAL NÃO ESTEJA NAQUILO QUE SE VÊ SOBRE O SOLO, SOBRE A ÁGUA SALOBRA, ISSO PORQUE, MAIS DO QUE SUA FAUNA E SUA FLORA, A IMPORTÃNCIA DESSE ECOSSISTEMA ENCONTRA-SE DENTRO DA LAMA E DO LODO. EMBORA SEU SOLO POSSUA BAIXÍSSIMA CONCENTRAÇÃO DE OXIGÊNIO E ELEVADAS TAXAS DE SALINIDADE, A VIDA DO MANGUEZAL É GARANTIDA PELA GRANDE DEPOSIÇÃO DE MATÉRIA ORGÃNICA (TURFA), SOBRETUDO PROTEÍNAS, EM SEU SUBSOLO, ALÉM DE SER NELE ONDE PASSAM AS CORRENTES QUE PERMITEM AS TROCAS E O ELO ENTRE DUAS CADEIAS ALIMENTARES: UMA PROVENIENTE DO MAR E OUTRA DOS RIOS. ASSIM, MAIS DO QUE O QUE ESTÁ EM CIMA, É O QUE ESTÁ EMBAIXO QUE SE TORNA IMPRESCINDÍVEL PARA A DINÂMICA DESSE ESPAÇO.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.