Livro montagem

Page 2

INTRODUÇÃO

O ritmo afinado, tocado devagar ou ligeirinho, e que deu origem ao samba e a tantos outros ritmos brasileiros, tem conquistado cada vez mais seu lugar na Europa. O choro, que tem origens africanas, mas pode ser considerado como a primeira música urbana brasileira, nasceu nas ruas do subúrbios cariocas, por volta de 1880, quando a cidade ainda era a capital do Brasil.

A música nada mais é do que uma adaptação brasileira do ritmo que era presente nas festas da elite euopeia, do século XIX. Os grupos de choro na época eram compostos pelos ‘chorões’, geralmente um trio composto por flauta, violão - que adotava a performance de um contrabaixo e cavaquinho, responsável pela harmonia musical.

Oficialmente, o termo ‘choro’vem justamente do uso dos baixos do violão que formavam as baixarias, sons melancólicos e tristes, fazendo com o que a palavra choro representasse a forma de tocar essse ritmo. Mas devido à informalidade das rodas de choro realizadas no subúrbio, com o passar do tempo, outros instrumentos foram integrados, o que faz do choro até hoje um dos ritmos mais flexíveis. Com bom senso e respeitando os diferentes sons de cada um, qualquer instrumento pode entrar em uma roda de choro.

O choro é um rico gênero musical brasileiros caracterizado pelo virtuosismo dos músicos e elaboradas melodias e harmonias. Ele tem a diversidade da música brasileira e influências da música erudita, suas composições podem ser consideradas uma transição entre o popular e erudito sendo respeitada e executada por músicos de ambas as áreas.

Este ritmo faz parte do patrimônio cultural brasileiro antes mesmo do samba, mas apesar disso não é tão divulgado como o gênero hoje conhecido como ícone


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.