Viagem ao Rio da Prata e ao RS

Page 1

EDIÇÕES DO SENADO FEDERAL

. . . .

Arsène Isabelle cruzou o Rio Grande em rápida excursão; entregou-se às vezes, no relato de viagem, às tentações da caricatura e ao demônio da malícia; impressionado com as portenhas e montevideanas, achou rudes e desajeitadas as pobres continentinas; e, ainda por cima, passou despercebida justamente a obra em que tratava com mais seriedade e verdadeira compreensão a província do Sul: Émigration el colonisation dans la Province Brésilienne de Rio-Grande-du-Sud, la Republique Orientale de l’Uruguay et tout le bassin de la Plata, Montevidéu, 1850, 152 páginas de texto, mais 32 de apêndice e uma errata, sendo setenta e duas páginas, além de algumas notas, dedicadas ao Rio Grande. Nessa brochura, impressa em papel ordinário e revestida de uma capa amarela, com a indicação Prix: un patacon, reunia uma série de artigos publicados de 1845 a 1849 no jornal Le Patriote Français, os quais tiveram lisonjeira acolhida e provocaram debate e comentário na imprensa montevideana; ele próprio, em nota de pé de página, indica ao leitor o Comercio del Plata, de 14 de novembro de 1849 e o Nacional, de maio ou junho de 1845. Da “Introdução”, de Augusto Meyer

VIAGEM AO RIO DA PRATA E AO RIO GRANDE DO SUL

25. História da Capitania de São Vicente, Pedro Taques de Almeida Pais Leme. 26. O Ocaso do Império, Oliveira Viana. 27. Populações Meridionais do Brasil, Oliveira Viana. 28. Jornal de Timon, João Francisco de Lisboa. 29. Notas para a História do Ceará, Guilherme Studart. 30. Ensaio Corográfico sobre a Província do Pará, Antônio L. M. Baena. 31. Fundação de Belém do Pará, Ribeiro do Amaral. 32. Os Muckers – Episódio Extraído da Vida Contemporânea nas Colônias Alemãs no Rio Grande do Sul, Padre Ambrósio Schupp. 33. Diário da Minha Viagem para Filadélfia, Hipólito José da Costa Pereira. 34. História Econômica do Brasil, Roberto C. Simonsen. 35. Amapá, a Terra onde o Brasil começa, José Sarney e Pedro Costa. 36. Dom Pedro e Dom Miguel – A Querela da Sucessão, Oliveira Lima. 37. O Velho Senado, Machado de Assis. 38. Código Filipino – Vols. I, II, III, IV. 39. A Abolição, Osório Duque Estrada. 40. O Presidente Campos Sales na Europa, Tobias Monteiro. 41. Memórias da Rua do Ouvidor, Joaquim Manuel de Macedo. 42. Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro, Joaquim Manuel de Macedo. 43. O Brasil Holandês sob o Conde João Maurício de Nassau, Gaspar Barléu. 44. As Aventuras de Nhô-Quim e Zé Caipora, Ângelo Agostini. 45. A Casa de Cunhaú, Luís da Câmara Cascudo. 46. As obras dos engenheiros militares Galluzzi e Sambuceti e do arquiteto Landi no Brasil Colônia do séc. XVII, Ricardo Fontana. 47. Histórias dos Símbolos Nacionais, Milton Luz. 48. História do Positivismo no Brasil, Ivan Monteiro de Barros Lins. 49. A Amazônia na era Pombalina, Marcos Carneiro de Mendonça – Vols. I, II e III. 50. Inventário de Documentos Históricos Brasileiros, Ivoncísio Meira de Medeiros. 51. A Verdade como Regra das Ações, Farias Brito.

Arsène Isabelle

. . . . . . . . .

VIAGEM AO RIO DA PRATA E AO RIO GRANDE DO SUL Arsène Isabelle

EDIÇÕES DO

EDIÇÕES DO

SENADO FEDERAL

SENADO FEDERAL

Volume 61

Volume 61

1. O Rio de Janeiro do Meu Tempo, Luís Edmundo. 2. Canudos e Outros Temas, Euclides da Cunha. Apresentação Cyl Gallindo. 3. Memórias do Meu Tempo, de Pereira da Silva. 4. O Ensino Público no Brasil, A. de Almeida Oliveira. Prefácio Professor David Gueiros. 5. A Campanha de Canudos, Aristides A. Milton. 6. Diário da Assembléia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil – 1823 – Vols. I, II e III. 7. O Abolicionismo, Joaquim Nabuco. 8. Missão Rondon (Apontamentos sobre trabalhos realizados pela comissão de linhas telegráficas estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas, sob a direção do Coronel de Engenharia Cândido Rondon – 1907 a 1915). 9. Ensaios e Estudos, Capistrano de Abreu. 10. Luiz Carlos Prestes, o Constituinte, o Senador (1946–1948), Organizador: Sérgio Braga. 11. A Ilusão Americana, Eduardo Prado. 12. Os Deputados Brasileiros nas Cortes Gerais de 1821, Gomes de Carvalho. 13. Dois Anos no Brasil, F. Biard. 14. Balmaceda, Joaquim Nabuco. 15. Conselhos aos Governantes – vários autores. 16. Narrativa de Serviços no Libertar-se o Brasil da Dominação Portuguesa, James Ridgway (Lorde Cochrane). 17. Viagens pelo Amazonas e Rio Negro, Alfred Russel Wallace. 18. A Independência e o Império do Brasil, A. J. de Melo Morais. 19. História do Império, Tobias Monteiro. 20. História da Independência do Brasil, Francisco Adolfo Varnhagen (Visconde de Porto Seguro). 21. A Intervenção Estrangeira Durante a Revolta de 1893, Joaquim Nabuco. 22. Relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil – Relatório Cruls, Luís Cruls. 23. História da Cidade de São Paulo, Afonso de E. Taunay. 24. Na Capitania de São Vicente, Washington Luís.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.