Cartilha Direitos das Crianças e Adolescentes

Page 1


C a r t i l h a C a r t i l h a

Direitos das Crianças e Direitos das Crianças e

Adolescentes Adolescentes

Sumário Sumário

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos?

Direitos Humanos são regras que fazem o mundo mais justo. Eles garantem que todos tenham a chance de ser felizes e que ninguém seja tratado de forma diferente. É como se fossem leis que nos protegem e para podermos brincar, estudar e ter tudo o que precisamos.

Por que são importantes?

Para todos: Não importa quem você seja, você tem direitos.

Para viver em paz: Quando respeitamos os outros, vivemos melhor.

Para ser feliz: Ter seus direitos garantidos te ajuda a crescer feliz.

Exemplos de Direitos Humanos:

Viver: Todo mundo tem direito à vida.

Estudar: Ir para a escola é um direito de todos.

Brincar: Brincar é muito importante para as crianças.

Ter uma família: Toda criança precisa de uma família.

Ser protegido: Ninguém pode te machucar.

Lembre-se: seus direitos são importantes! Se alguém não os respeitar, procure ajuda.

Na próxima parte, vamos falar sobre os direitos especiais das crianças e adolescentes.

Direitos das Crianças e Direitos das Crianças e Adolescentes Adolescentes

Seus Direitos: Crianças e Adolescentes

Você sabia que, além de ter o direito de brincar, estudar e ter amigos, você também tem outros direitos muito importantes? Isso porque todas as crianças e adolescentes têm direitos especiais que os protegem e garantem que possam crescer felizes e saudáveis.

O que são os direitos das crianças e adolescentes?

São regras que garantem que todos os meninos e meninas tenham as mesmas oportunidades e sejam tratados com respeito. Esses direitos estão escritos em leis e em documentos internacionais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os casos de violação dos direitos

Segundo uma pesquisa publicada pela Fundação Abrinq, em 2022, 45 mil pessoas menores de 19 anos foram vítimas de violência sexual em nosso país, um número preocupante.

Além disso, também foi verificado que a maioria dos casos de violência são contra meninas, mais precisamente 87,7% dos casos registrados.

Estatuto da Criança e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Adolescente (ECA)

O que é o ECA?

Você já ouviu falar do ECA? É a sigla para Estatuto da Criança e do Adolescente. É uma lei brasileira muito importante que protege todos os meninos e meninas do nosso país. Esta Lei nº 8.069 foi aprovada em de 13 de julho de 1990.

O ECA é como um manual que explica quais são os direitos das crianças e dos adolescentes e como eles devem ser respeitados. Ele também define as responsabilidades das famílias, do governo e da sociedade em relação à proteção desses direitos.

Por que o ECA é tão importante?

Ele garante que todas as crianças tenham os mesmos direitos.

Protege as crianças de qualquer tipo de violência, exploração ou abuso.

Define como as crianças devem ser tratadas em caso de conflitos com a lei.

Garante que as crianças tenham acesso à educação, à saúde e a outros serviços essenciais.

Desafios enfrentados Desafios enfrentados

Apesar de termos leis que protegem nossos direitos, muitas crianças e adolescentes ainda enfrentam diversos desafios em seu dia a dia. Esses desafios podem impedir que eles tenham uma infância feliz e saudável.

Quais são os principais desafios?

Violência: Muitas crianças sofrem algum tipo de violência, seja física, psicológica, sexual ou negligência. Essa violência pode acontecer dentro de casa, na escola ou em outros lugares.

Pobreza: A pobreza limita o acesso das crianças a direitos básicos como alimentação, saúde, educação e moradia.

Trabalho infantil: Muitas crianças são obrigadas a trabalhar em vez de estudar e brincar, o que prejudica seu desenvolvimento físico e mental.

Falta de acesso à educação: Muitas crianças não têm acesso a uma educação de qualidade, o que limita suas oportunidades no futuro.

Uso de drogas: O uso de drogas por crianças e adolescentes é um problema sério que pode causar danos à saúde e à vida social.

Exploração sexual: Muitas crianças e adolescentes são vítimas de exploração sexual, o que causa traumas profundos e duradouros.

Lembre-se: a proteção das nossas crianças e adolescentes é um dever de todos nós!

Promoção e Proteção dos Promoção e Proteção dos direitos direitos

De acordo com (Mazzuoli, 2018), em seu livro Curso de Direitos Humanos, os direitos das crianças e dos adolescentes devem garantir o direito à vida e à saúde, à cultura, à identidade e a diversas outros, além de garantir que todos eles também alcancem refugiados, pessoas com deficiência etc.

Então, como promover esses direitos e protegê-los?

Campanhas: Informar a sociedade dos direitos das crianças e adolescentes por meio de campanhas, pode ser um bom caminho para promover esses direitos.

Denúncias: Ao presenciar casos de maus tratos, exploração ou abusos, disque 100 (este é um número que recebe denúncias de violação dos direitos ), procure um Conselho Tutelar mais próximo ou uma delegacia de polícia.

Acessos: Promover o acesso ao lazer, à saúde e à educação, por exemplo, também são formas de contribuir.

Capacitação: A preparação de profissionais, principalmente da saúde e da educação, para que sejam capazes de identificar casos que violam os direitos humanos, é uma forma de garantir a proteção das crianças e dos adolescentes.

Dados importantes Dados importantes

A educação é muito importante para a criança, e vimos que é um direito que não deve ser retirado delas, no entanto, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados, e talvez o mais importante deles na educação é o analfabetismo - que é a condição de não saber ler e escrever.

44% das crianças do Brasil são Analfabetas: De acordo com o indicador criança alfabetizada, estas crianças foram prejudicadas pelo impacto da Pandemia de Covid-19. No entanto, 56% das crianças no Brasil estão alfabetizadas, número igual ao de antes da Pandemia, e este número tende a crescer com os trabalhos dos professores e professoras do Brasil, até se tornar 100%.

Infelizmente, há muitas crianças que passam fome no Brasil, a alimentação é a condição mais necessária na vida das crianças, e é inadmissível que as crianças tenham insegurança alimentar.

37,4% das crianças do Brasil sofrem com insegurança alimentar: De acordo com o IBGE, essas crianças de até 4 anos vivem em lares com algum grau de insegurança alimentar.

O ECA informa que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com extrema prioridade os direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, educação, as crianças. No entanto, ainda vivemos em uma sociedade injusta com nossas crianças e adolescentes, pela inadimplência do Estado e da sociedade em geral, todos nós precisamos cuidar e tratar de todas as crianças com o devido respeito e atenção para suas necessidades, estes dados alarmantes não são apenas para estarmos cientes, mas também para nos indignarmos com a situação vivida pelas crianças no Brasil, precisamos nos conscientizar e buscar soluções para que todas as crianças tenham seus direitos assegurados.

Referências Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). 1ª Avaliação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: Avaliação de Implementação 2023. Brasília, DF: MEC, 2024.

BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-portemas/crianca-e-adolescente/publicacoes/eca mdhc 2024.pdf. Acesso em: 7 jan. 2025.

BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/crianca-e-adolescente/publicacoes/oestatuto-da-crianca-e-do-adolescente. Acesso em: 7 jan. 2025.

FUNDAÇÃO AMPARO À PESQUISA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMUNITÁRIO (FADC). Cenário da Violência Sexual Disponível em: https://www fadc org br/noticias/cenario-violencia-sexual Acesso em: 9 jan 2025

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). O que são direitos humanos? Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/o-que-sao-direitos-humanos. Acesso em: 7 jan. 2025.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Segurança alimentar 2023 Rio de Janeiro, RJ: IBGE, 2024

MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. Curso de direitos humanos. 5.ed. São Paulo: Método, 2021.

OLIVEIRA, Fabiana Araújo de; MEDEIROS, Giovana Vieira de; ZENARDI, Vivian Aparecida. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: : DESAFIOS EMERGENTES . Ensaios Pedagógicos, [S. l.], v. 7, n. 2, p. p.36–45, 2023. DOI: 10.14244/enp.v7i2.309. Disponível em: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/309. Acesso em: 7 jan. 2025.

Autores: Leonardo Almeida de Jesus Leandro

Luis Antonio Souza Teixeira

Naira Silva Gama

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Cartilha Direitos das Crianças e Adolescentes by Naira Gama - Issuu