Manual inst manut

Page 3

máquina com terra isenta de pedras. Evitar deixar qualquer valeta com tubulação montada aberta durante a noite, principalmente se houver previsão de chuva. No final do dia os finais dos tubos devem ser fechados, para evitar a entrada de insetos animais ou resíduos. 6. Lavagem do Cabeçal de Controle e tubulações Esta fase deve ser feita antes do acoplamento das linhas de emissores e deve ser feita até que a água sai limpa pelos finais das linhas, isenta de qualquer material (areia, pedras, resíduos de montagem, etc.). 7. Instalação das linhas de emissores ou laterais Devem ser montadas sobre o solo sem estarem esticadas, pois por serem feitas em polietileno, a queda de temperatura durante a noite causa contração do material podendo romper ou desacoplar estas tubulações. Após a lavagem da malha hidráulica enterrada, deve-se acoplar as linhas de emissores ou laterais, procedendo a seguir a lavagem destas, iniciando pelas linhas que tenham maior velocidade de lavagem. Assim que saia água limpa, fechar o final delas com a válvula de lavagem de final de linha ou com o conector final de linha. Nota: Lave as laterais em pequenos grupos para garantir a boa velocidade de lavagem. Em plantações novas o posicionamento preciso dos gotejadores ao lado da planta é vital nos primeiros meses a necessidade de fixação das linhas de emissores para que o vento não as retire local desejado. A ancoragem com pequenas pinças feitas com arames em forma de “U” é um procedimento simples.

8. Início de funcionamento Verifique as pressões de trabalho recomendadas para o sistema. Qualquer problema de pressão (acima ou abaixo da recomendada) causa problema no sistema e irregularidade de distribuição de água. Confira os produtos químicos a serem utilizados no sistema de irrigação são aprovados para o sistema. É importante fazer uma análise da água, para determinar os teores de: pH, CE, carbonatos (CO3), Bicarbonatos (HCO3), cálcio (Ca), magnésio (Mg),Sódio (Na), sulfato (SO4-2), fosfato (PO4), Ferro (Fe2 e Fe3), manganês (Mn), TSS, TDS e dureza da água. Outras análises podem ser necessárias.

No primeiro funcionamento do sistema de irrigação deve ser feita a retrolavagem dos filtros de areia, dos de disco ou os de tela automáticos, para eliminação de detritos que tenham ficado na tubulação antes deles. Siga o manual de instalação e operação fornecido pelo fabricante do filtro. Certifique-se de que as válvulas da operação 1 estão abertas e que todos os finais de linha estejam fechados. Iniciar com baixa pressão, verificando o aumento desta durante o enchimento da tubulação. Nesta fase não permita que a pressão de entrada no sistema ultrapasse o valor especificado no projeto. Ajustar todas as válvulas reguladoras de pressão, para as pressões especificadas no projeto. Fazer esta operação em uma operação por vez. Após a regulagem de todas as válvulas, registrá-las em um Livro de Registro as pressões de todos os pontos importantes, ou seja: na motobomba, antes e após a filtragem, entrada e saída de cada cavalete e pontos críticos das linhas de gotejadores. Manter este livro de Registro para refazer as leituras e anotar estas pressões periodicamente (pe.: a cada 2 meses), nestes mesmos pontos. Todas estas anotações são de grande importância para detectar alterações de funcionamento e problemas potenciais. Qualquer variação de pressão, seja para mais ou para menos deve ser comunicado ao responsável pela manutenção de seu sistema Avaliar o funcionamento gotejador, verificando a formação das áreas molhadas em torno deles.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.