O Painel, o Patrimônio e o Olhar da Criança

Page 1

1


2


3

SUMÁRIO

01. Introdução

05

02. Mediação e Oficina de Desenho

07

03. O Painel

09

04. Desenhos

10

05. Sobre o Museu

63


4


5

INTRODUÇÃO No dia 04 de março, comemora-se o dia do tombamento de São João delRei pelo Iphan e o museu já vem realizando, desde 2019, uma semana de eventos na temática de patrimônio em homenagem à data. Em 2022, foram realizadas atividades voltadas para o público interno e externo. Primeiramente, aconteceram capacitações com o público interno sobre preservação e conservação do acervo museológico. Depois, foram realizadas visitas mediadas e oficinas de observação e desenho com os alunos dos 6º anos do ensino fundamental da Escola Estadual João dos Santos, em São João del-Rei. Essa publicação é composta com os desenhos, resultados da segunda parte do projeto cujo tema foi o painel situado no hall de entrada do museu. É importante mencionar que o painel, idealizado por Lúcio Costa e executado por João Guimarães Vieira em 1957, está em estado ruim de conservação devido às condições ambientais e ao tempo. Buscou-se assim, trabalhar os conceitos de preservação e conservação a partir de sua observação. Ao final, as crianças escolheram entre os elementos do painel para observar e desenhar. Esses desenhos serão apresentados em seguida.


6


7

MEDIAÇÃO E OFICINA DE DESENHO Tendo como tema o painel do hall de entrada do museu e público alvo estudantes do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual João dos Santos, a atividade teve como objetivo a divulgação, valorização e preservação do patrimônio local e museal. Em primeiro lugar, foi realizada uma roda de conversa com as crianças ressaltando a história local e a relação estreita com a própria história de preservação do casarão e do painel; os diversos tipos de patrimônio, sendo os edifícados apenas um deles; a importância de conhecê-los e valorizá-los e os processos e profissionais envolvidos em sua preservação. Foi montado um slide onde eram apresentadas fotografias dos monumentos da cidade, que também estão representados no painel, para que as crianças os identificassem. Em seguida, as crianças fizeram o desenho daquilo que elas consideravam mais significativo em relação ao patrimônio, diante do que foi discutido e visto e diante de sua própria experiência.


8


9

O PAINEL O painel biface foi projetado durante a década de 1950 pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DPHAN), após a reconstrução do sobrado que abriga o Museu Regional de São João del-Rei. O arquiteto Lúcio Costa colaborou com a idealização do projeto e a execução ficou a cargo do artista João Guimarães Vieira (GUIMA), sendo o painel pintado em 1957. A proposta inicial era montar um painel que, além de dialogar com os acervos da instituição museológica, pudesse ter uso educativo. Para isso, de um lado do painel, foram pintados detalhes arquitetônicos, monumentos, mobiliários e vestuário. Por meio desses elementos podemos acompanhar uma breve narrativa histórica das artes e dos costumes, com foco no século XIX. Já no outro lado, observamos a planta urbana de São João del-Rei com quinze monumentos históricos da cidade. No plano de fundo temos traços representando o córrego do lenheiro, as pontes, as ruas, as linhas ferroviárias e a área tombada da cidade. Por meio do painel é possível trabalhar diferentes abordagens acerca do patrimônio cultural, do material ao imaterial, e sua preservação. Nele, é possível buscar elementos que representam a memória nacional, além daqueles que nos permitem trabalhar a História Local. Assim, acreditamos que como outros de nossos acervos, a partir da mediação entre o objeto e os visitantes, múltiplas possibilidades de sentido e reflexão são construídas.


10


11


12


13


14


15


16


17


18


19


20


21


22


23


24


25


26


27


28


29


30


31


32


33


34


35


36


37


38


39


40


41


42


43


44


45


46


47


48


49


50


51


52


53


54


55


56


57


58


59


60


61


62


63

SOBRE O MUSEU O Museu Regional de São João del-Rei, em Minas Gerais, é uma unidade museológica vinculada ao Instituto Brasileiro de Museus e encontra-se instalado no antigo Casarão do Comendador João Mourão, importante comerciante da cidade. Aberto ao público em 1963, o Museu engloba o modo de vida dos mineiros durante os períodos Colonial, Imperial e Republicano. Por meio de uma diversificada coleção de objetos, documentos e livros, a instituição expõe um pouco da vida íntima e social das comunidades da região e do estado. Ao mesmo tempo, se coloca como um ambiente cultural de abordagem contemporânea, abrindo espaço para artistas locais e de diversas outras regiões do país e do mundo. Através de suas diversas formas de atuação, o Museu busca unir passado e presente de forma a englobar os anseios dos mais diversos segmentos sociais para uma reflexão contínua e frequente sobre as identidades da comunidade local e nacional. O Núcleo Educativo e Cultural realiza ações cujo objetivo é aproximar o museu do público. Seu programa de Educação visa valorizar o patrimônio cultural e a diversidade. Para isso, realiza atividades e projetos que contemplem os diversos públicos. Para parcerias em projetos e agendamento de visita mediadas: Telefone: (32) 3371-7663 E-mail: mrsjdr.educativo@museus.gov.br HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO Terça a sexta-feira (Incluindo feriados): de 10h às 17h. Sábados e domingos: 12h às 16h. Entrada gratuita ENDEREÇO E CONTATO Rua Marechal Deodoro, 12 Centro, São João del-Rei, MG Telefone: (32) 3371-7663 E-mail: mrsjdr@museus.gov.br Website: www.museuregionaldesaojoaodelrei.museus.gov.br Redes sociais: www.linktr.ee/MuseuRegionaldeSJDR


64


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.