Newsletter Museu do Douro // junho 2023

Page 1

museu do douro

www.museudodouro.pt newsletter 34 ANO IV, JUNHO 2023
índice Editorial Faz falta saber Exposições Coleção Museu do Douro Serviço Educativo Museu de Território: colaborar e partilhar Rede de Museus do Douro Loja do Museu Restaurante Prisma do visitante 4 6 9 14 18 26 30 36 37 38

A importância do Museu da Região do Douro para o Município de Alfândega da Fé

Estabelecer uma parceria institucional com um Museu de referência na região e no país constitui-se como uma importante ferramenta de promoção e divulgação do nosso território. Esta é também uma forma de valorização do nosso património natural, cultural, arquitetónico e artístico que, o Museu da Região do Douro, tão bem tem sabido preservar e elevar.

Nos últimos anos, o Município de Alfândega da Fé tem acolhido nos seus espaços culturais mais importantes, a Galeria Manuel Cunha da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues e o Centro de Interpretação do Território de Sambade/Alfândega da Fé, exposições de grande qualidade que refletem a preocupação e interesse da Fundação e do Museu do Douro na valorização dos artistas, da arte e das tradições da região.

De notar também as oficinas e os projetos interculturais e educativos que temos recebido no concelho, que complementam a oferta cultural expositiva e criam dinâmicas e envolvimento da comunidade local nas experiências artísticas e no conhecimento do território. Este trabalho de cooperação já envolveu mais de mil participantes.

Uma parte do concelho de Alfândega da Fé está inserido na Região Demarcada do Douro, comungando dos interesses, dinâmicas, costumes, história e paisagens deste território, que prima pela resiliência e força das suas gentes, pela sua capacidade criativa e pelo seu elevadíssimo património cultural. Ao estabelecermos uma parceria com o Museu do Douro reforçamos essa identidade e abrimos portas para uma colaboração ativa na história da região.

museu do douro · junho 4
editorial
Eduardo Tavares Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé
5 editorial
©2022, Carlos Santos

faz falta saber

EM FORMA DE PERA

No seio do Reino Maravilhoso fundem-se as cordas do bandolim às do cravo ou aos ares do órgão na viagem de um repertório eclético e indiferente ao tempo.

Com obras de Domenico Scarlatti, António Vivaldi e Ludwig van Beethoven, David Rodrigues (Bandolim) e Tadeu Filipe (Cravo/Órgão) apresentam “Em

Forma de Pera”.

Concertos de Órgão:

4 de Junho - 16h30 - Vila Flor

10 de Junho - Depois da Missa das 19h00 - São João da Pesqueira

24 de Junho - 15h30 - Torre de Moncorvo

2 de Julho - 15h30 - Penajóia

28 de Julho - 21h00 - Penajóia (Hora do concerto a confirmar mais próximo da data)

PRÉMIOS APOM

O Museu do Douro foi distinguido pelos prémios anualmente atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia. Armanda Passos na Coleção Museu do Douro recebeu uma menção honrosa na categoria “Catálogo”. Este trabalho reflete o inventário que estamos a realizar com as obras doadas ao Museu pela pintora e que se encontram em exposição permanente.

DIA DE PORTUGAL

Devido aos eventos integrados nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas o Museu do Douro encerra ao público, a partir das 16:00 horas no dia 09 de junho de 2023.

Reabrimos com o horário normal (10h00 – 18h00) no dia 10 de junho.

museu do douro · junho 6

faz falta saber

JAIME SILVA | CASA DAS PALAVRAS

LINHAS DE SOMBRAS | REGISTO E TRANSCRIÇÃO | AUDITÓRIO MUNICIPAL DE PESO DA RÉGUA

Exposição que apresenta uma reflexão sobre o corpo, e o modo como o pintor Jaime Silva faz advir à superfície do suporte as formas. Inclui também os seus Cadernos de Sombras, uma exploração tematizada de mitos e pretendidamente uma “geografia da Alma”. A ligação entre os trabalhos é o desenho, sempre estruturante das suas obras, que aqui surge no modo mais puro, explorando as linhas, as figuras, e as relações que se estabelecem no espaço e no tempo através do gesto.

Patente até dia 6 de agosto de 2023.

DOURO E FORÇAS ARMADAS

Exposição Douro e Forças Armadas na ponte metálica, Peso da Régua, durante o mês de junho.

7
©2023, Maria Isabel Veríssimo Organização DOURO E FORÇAS ARMADAS Fotografias Duarte Belo | Egídio Santos | Rui Pires | Virgílio Ferreira | Forças Armadas

PORTAL DAS COLEÇÕES MD | APRESENTAÇÃO PÚBLICA

No passado dia 22 de maio, o Museu do Douro apresentou o seu portal das Coleções, disponível ao público através do sítio do Museu (www.museudodouro. pt). O evento contou com a presença de mais de duas dezenas de pessoas e foi integrado nas comemorações do Dia Internacional dos Museus.

O trabalho agora apresentado resultou do financiamento do programa Promuseus 2021, que permitiu a aquisição de uma plataforma agregadora das três fontes de dados utilizadas para o inventário das coleções do Museu. Através deste portal é possível cruzar os metadados dos registos provenientes das coleções de arquivo, biblioteca, artefactos e coleções do território. Ao funcionar como elemento agregador temos um único interface de pesquisa pública, que, num futuro próximo, pretendemos conectar a sistemas de pesquisa cultural europeia e mundial.

Pesquise as nossas coleções através do https://colecoes.museudodouro.pt/#/

COLEÇÃO IVDP

Algumas peças da coleção foram recentemente emprestadas para a exposição O Espetáculo do Poder. Política e Exposições (1934 – 1940), organizada pelo Padrão dos Descobrimentos (Lisboa). Além de garrafas da enoteca histórica, que representam duas das várias casas exportadoras que se fizeram representar na Exposição Internacional de Paris de 1937, foi também cedido o desdobrável da exposição, editado em francês (BMD/5276).

O documento começa por apresentar a região ao público internacional através da imagem de um marinheiro de rabelo a chegar ao Porto, fotografia de grande realismo própria da época, que pretende retratar o esforço associado à produção do vinho do Porto. A par do mapa de Portugal assinalando a Região Demarcada, é dada ao visitante de forma muito sintética mas clara toda a informação sobre a região, clima, solos, paisagem e produção do vinho, e também sobre o papel do Instituto do Vinho do Porto, enquanto instituição reguladora e de certificação.

museu do douro · junho 8
faz falta saber
Folheto Le Vin de Porto. Exposition Internationale de Paris 1937. Porto: IVP, 1937. Col. Museu do Douro, BMD/5276

exposições temporárias exposições média duração

JAIME SILVA CASA DAS PALAVRAS

» Até 6 de agosto 2023

Exposição do pintor Jaime Silva, natural de Peso da Régua, que traduz um regresso ao primordial e à memória do artista. As obras apresentadas são uma homenagem à «memória de um irrepetível tempo de infância, vivido em casa situada junto ao adro do Cruzeiro, mas também de um método de trabalho que cruza pesquisa formal, com permanente interrogação.».

Em simultâneo serão exibidas as obras doadas pelo pintor ao Museu do Douro, cuja cronologia permite uma visão antológica do percurso deste artista, cujo mérito é amplamente reconhecido no panorama artístico português.

CARLOS CABRAL: RÓTULOS DE VINHO DO PORTO

» Até 30 de julho de 2023

Exposição que pretende divulgar uma pequena parte do espólio doado ao Museu do Douro pelo colecionador Carlos Cabral, um dos maiores especialistas brasileiros na área do vinho do Porto.

Aqui se mostram alguns dos rótulos de vinho do Porto organizados originalmente pelo colecionador. Mantêm-se, por isso, os cartões e as legendas originais. A organização teve por base assuntos tão diversos como a saúde, os nomes femininos, personalidades históricas ou devoções, a importância da decoração como forma de afirmação comercial ou a ligação das casas exportadoras ao mercado britânico.

9
©2023, Natália Fauvrelle/MD ©2023, Carlos Santos

exposições virtuais

SE NÃO ESTIVER CÁ NINGUÉM…

NINGUÉM VEM PARA CÁ PROGRAMA DE ARQUIVOS VIVOS

Acompanhando o projeto Vivificar foi realizada uma recolha de arquivos visuais, valorizando a produção fotográfica local. A recolha / inventário foi realizada junto de casas comerciais de fotografia e de colecionadores dos concelhos envolvidos no projeto, nomeadamente Alijó, Lamego e Torre de Moncorvo.

Documentando as representações do comum nos lugares, este registo de memórias vivas do território deu origem a três exposições virtuais, disponibilizadas na plataforma Google Arts & Culture do Museu do Douro. Num leque que abrange cerca de um século de fotografia no Douro, podemos conhecer diferentes representações das casas comerciais a trabalhar nestes concelhos.

Aceda às exposições através dos links das imagens.

Se não estiver cá Ninguém… Ninguém vem para cá - Alijó — Google Arts & Culture

Se não estiver cá Ninguém… Ninguém vem para cá - Lamego — Google Arts & Culture

Se não estiver cá Ninguém… Ninguém vem para cá - Torre de Moncorvo — Google Arts & Culture

museu do douro · junho 10
exposições

exposição permanente

DOURO: MATÉRIA E ESPÍRITO

Douro: Matéria e Espírito foi concebida como uma síntese temporal e geográfica da Região Demarcada do Douro (RDD). Estruturada como a grande porta de entrada no Douro, apresenta as singulares características da geomorfologia da região, determinantes fatores históricos e o engenho do Homem que fundaram os alicerces da especialização deste território na produção vinícola. É a combinação de fatores naturais e humanos que Douro: Matéria e Espírito expõe.

Todos os dias:

das 10:00 às 18:00

11
exposições

exposições itinerantes do Museu do Douro

CONTINUA:

© Vencedor

Internacional de Fotografia 2018 Concurso Internacional de Fotografia 2018 “Douro Património Contemporâneo” –Arquitetura | Arte | Imagem

Posto de Turismo | São João da Pesqueira

» Até 3 de julho

Nove meses de inverno e três de inferno, de João Pedro Marnoto

Auditório Municipal de Freixo de Espada à Cinta

» Até 31 de outubro

MIDU | Tabuaço

» Até 10 de julho

museu do douro · junho 12
© João Pedro Marnoto © Carlos Santos CoaDouro Concurso

INAUGURA:

© Manuel Casal Aguiar

Douro, de Manuel Casal Aguiar

Museu Diocesano | Lamego

» De 7 de junho a 27 de setembro

©Rui Pires, Coleção Museu do Douro, MD/M-002372

Rui Pires na coleção Museu do Douro

Museu do Ferro e da Região de Torre de Moncorvo

» De 24 de junho a 25 de setembro

*As datas apresentadas poderão sofrer alterações de acordo com a agenda do Museu do Douro e/ou dos locais mencionados.

13
exposições

coleção Museu do Douro

Peças da coleção do Museu do Douro, das coleções António Barreto e IVDP, foram emprestadas ao Padrão dos Descobrimentos para a exposição O Espetáculo do Poder. Política e Exposições (1934 – 1940), patente ao público entre 13 de maio e 30 de dezembro de 2023. A mostra debruça-se sobre as exposições políticas realizadas em Portugal, entre 1934 e 1940, e os pavilhões portugueses apresentados nas exposições internacionais de Paris (1937) e Nova Iorque (1939) explorando a relação entre arte, história, poder e propaganda.

O Espetáculo do Poder procura criar uma viagem imersiva através de documentos inéditos e registos fotográficos, guardados em arquivos portugueses e estrangeiros, que permitem dar a conhecer como na década de 1930 Portugal investiu, de forma considerável, tempo, dinheiro e recursos humanos em exposições políticas no país e além-fronteiras.

museu do douro · junho 14
Vitrina da exposição O Espetáculo do Poder. Política e Exposições (1934 – 1940) ©2023, Sofia Diniz / Padrão dos Descobrimentos

» IDENTIFICAR PARA CONSERVAR

Reintegração cromática

A reintegração cromática é geralmente a última etapa de qualquer intervenção de restauro de pintura, devendo a atuação do conservador-restaurador limitar-se às áreas afetadas sem sobrepor quaisquer zona original, em bom estado de conservação.

Na oficina de conservação-restauro do MD encontra-se em marcha a reintegração da pintura Flamenga, do século XVI, do Museu Municipal Dra. Berta Cabral, de Vila Flor, optando-se pela utilização de pigmentos aglutinados em verniz de retoque, diretamente aplicados sobre o suporte da obra, que, neste caso, é constituído por tábuas de madeira. Reintegrar implica assim ajustar sistematicamente cor e tom nas pequenas lacunas, sendo que este ajuste é constante nas lacunas médias e grandes.

Se quiser saber mais, venha visitar-nos!

15
coleção Museu do Douro
Momentos da intervenção © 2023, Carlos Mota/MD

PATRIMÓNIO RDD

» SANTUÁRIO DE PANÓIAS, VILA REAL O Santuário Romano de Panóias é conhecido desde o séc. XVIII.

É um dos dois únicos santuários de cultos orientais na Península Ibérica e em todo o Ocidente do Império Romano.

É constituído por um recinto onde se encontram três (entre outras) grandes fragas onde foram talhadas várias cavidades, de diversos tamanhos, bem como escadas de acesso. Teria três templos, dos quais apenas temos hoje as fundações. Cada um desses templos tinha no seu interior várias cavidades abertas na rocha, hoje visíveis, com fins cultuais. Numa das rochas foram também gravadas inscrições (em grego e em latim), referentes às actividades religiosas que aí se realizavam, nomeadamente as instruções dos rituais aí celebrados, a identificação dos deuses (Serápis e Ísis) e do dedicante (Caius Calpurnius Rufinus, funcionário imperial, e oriundo da Ásia Menor).

Fruto de investigação recente, e graças à utilização de novas tecnologias, nomeadamente a aplicação do Modelo de Resíduo Morfológico (MRM), desco-

museu do douro · junho 16

briu-se que Panóias era dedicado não apenas a Serápis, mas também a Ísis. Este culto egípcio de Serápis e Ísis tornou-se popular no Ocidente entre os séculos II e III.

Temos portanto em Panóias testemunhos de um rito de iniciação dos mistérios das divindades infernais.

É propriedade do Estado, está classificado como Monumento Nacional desde 1910, e está afecto à Direcção Regional de Cultura do Norte.

Possui um Centro Interpretativo, e dispõe de audioguias em várias línguas.

Está aberto de quarta a domingo, 10.00h/12.30h e 14.00h/18.00h

Contactos: panoias@culturanorte.gov.pt 351.259336322

Para saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=7uSnfk0Uu4o

https://www.youtube.com/watch?v=TFneiYThoLA

ALBUQUERQUE, Pedro, Santuário

Rupestre de Panóias - Fonte de abundância e saúde, Lugares Sagrados de

Portugal II, Círculo de Leitores, Lisboa, 2016, pp. 16-21

FREITAS, Isabel, MESQUITA, Herculano, PÁDUA, Fernando, SOUSA, Orlando, Panóias – de fragas a santuário. O que mostrar? E a quem?, Arqueologia & História, Vol. 64-65, Lisboa, 2012-2013, pp. 183-190

SANTOS, Maria João, Panóias - O Mistério do Santuário, National Geographic, Jóias do passado em Portugal, Lisboa, 2020, pp. 58-61

SANTOS, Maria João, PIRES, Hugo, SOUSA, Orlando - Nuevas lecturas de las inscripciones del santuario de Panóias (Vila Real, Portugal) a través de Modelos de Residuo Morfológico: resultados preliminares de un nuevo método de lectura epigráfica —CIL II, 2395a, 2395b, 2395c, 2395d, 2395e, Sylloge Epigraphica Barcinonensis (SEBarc) xii, Barcelona, 2014, pp. 163-190

17 património RDD

serviço educativo

EUSOUPAISAGEM – EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO

A base da ação assenta na pesquisa de relações de experiência entre as pessoas e as paisagens.

Aposta-se na criação de contextos de experimentação, com caráter de continuidade, para a presença de crianças, adolescentes, jovens, adultos e seniores em atividades de experiência e conhecimento.

Pesquisa-se com o território e a paisagem, com o corpo e o lugar, em diálogo e tensão com diferentes linguagens e falas.

Interpelam-se as paisagens e as pessoas com o teatro, com a dança, com o vídeo, com a imagem animada, com a escrita, a geografia, a antropologia e a literatura, com a arquitetura paisagista e o cinema, com o desenho, com a fotografia e com o som.

eu sou paisagem é, desde 2006, um convite, uma convicção e uma vontade para atuar e refletir sobre a educação neste território e nestas paisagens.

CAFÉ CENTRAL. ALFÂNDEGA DA FÉ.

Todas as terras têm um (ou mais) Café Central.

Os cafés são lugares de fronteira e de encontro. Que centralidades, que periferias?

museu do douro · junho 18
Café Central. Café D. Thedon. Granja do Tedo, Tabuaço. SE 2023.

ONDE FICA O INTERIOR?

MOSTRA EM CARTAZES

MUSEU DO DOURO MARÇO – ABRIL 2023

oficinas ou encontros? marcamos um ponto de encontro, conversamos sobre fotografia, sobre o lugar e saímos para andar com as câmaras... talvez com a câmara o olhar fique mais atento, vemos o lugar sobre diferentes olhares e perspetivas... questionamos. no regresso ao ponto de encontro, analisamos e voltamos a conversar sobre as imagens... pode ser sobre profundidade de campo, ou sobre o que nos faz falta no lugar, sobre a textura da madeira, o brilho da pedra, sobre ser mais velho, sobre ser jovem, sobre as políticas governamentais para fixar pessoas, ou a falta delas... voltamos a questionar, tenho de pertencer a algum lugar, alguém perguntou... a fixação é económica, alguém disse... o que não há neste lugar e te faz falta? perguntamos...

19
serviço educativo
onde fica o interior? - Mostra em cartazes. ©Paula Preto. 2023

DOISMAISUM

PROGRAMA DE OFICINAS

Grupos do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Centro Escolar da Alameda e das Alagoas | JI de Galafura | JI de Loureiro • Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia | Peso da Régua • Grupos do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião

Este programa propõe a cada grupo de crianças, jovens ou seniores um percurso pedestre (ou uma visita às exposições e aos espaços do edifício sede do Museu do Douro) + duas oficinas temáticas. Estas ações realizam-se em 3 momentos diferentes do ano e permitem que o grupo, como coletivo, possa ser colocado mediante linguagens e experiências para a escuta dos corpos e dos lugares.

Educação Pré-escolar | Ensino Básico | Ensino Secundário e Profissional | Associações Recreativas | Grupos Seniores

BIBLIOTECAS. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DE ARAÚJO CORREIA

Oficinas em contexto do espaço da biblioteca escolar onde se constroem novos textos, novas oralidades, novos livros com os 5ºs e 9ºs anos da EB2,3 de Peso da Régua e Escola Secundária João de Araújo Correia.

museu do douro · junho 20
Doismaisum – programa de oficinas. SE 2011 e 2013. Bibliotecas. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia. Peso da Régua. SE 2023

PÚBLICO COMUM.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO.

Centro Escolar de Lamego nº 1, Lamego

Programa em articulação com instituições pares: museus, teatros ou centros culturais da região para percorrer e conhecer diferentes espaços no território local e regional.

PRÁTICAS PARTILHADAS.

PRÉ-ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DIOGO CÃO. VILA REAL.

As áreas de trabalho como a escrita, o movimento, o som, a palavra, o registo gráfico e o teatro permitem que os grupos possam ser colocados perante novas linguagens e experiências em articulação com o trabalho preparatório e de regulação com o grupo de educadoras da primeira infância do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real e serviço de educação do Museu do Douro.

21 serviço educativo
Público Comum. Jardim da República, Lamego. SE 2023 Práticas Partilhadas. Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Diogo Cão. Vila Real. SE 2023

PERCURSO. O QUE HÁ NESTE LUGAR?

Proposta de percursos urbanos pela cidade da Régua. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia. Peso da Régua.

BIBLIOTECAS. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA MARTA DE PENAGUIÃO

Oficinas de experimentação, movimento, teatro, leitura com turmas dos 7ºs e 8ºs anos da Escola Básica 2º,3º Ciclos De Santa Marta De Penaguião. Biblioteca Escolar da Escola Básica 2º,3º Ciclos De Santa Marta De Penaguião. Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião. Santa Marta de Penaguião.

museu do douro · junho 22
Percurso O que há neste lugar?. Cais da Junqueira, Peso da Régua. SE 2023 Bibliotecas. Biblioteca Escolar EB2,3 de Santa Marta de Penaguião. Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião. SE 2023

TERMAISTEMPO

Todas as ações do eusoupaisagem partem de uma vontade: TER MAIS TEMPO. Nas abordagens, formas e processos de trabalho, continuamos a expor e discutir sobre as questões múltiplas das fronteiras, partindo das situações locais do território da RDD.

Projeto Educativo. Colaboração de Jorge Castro. Universidade Sénior, Peso da Régua.

BILINGUE – ENTRE GESTOS.

Programa de cruzamento entre Língua Gestual Portuguesa e práticas artísticas. Parceria com EREBAS (Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos) – AE João de Araújo Correia, Peso da Régua.

Programa sequenciado de encontros de experimentação e cruzamento entre Língua Gestual Portuguesa (LGP) e Educação Artística, assentando entre o cruzamento de diferentes linguagens e línguas da percussão com o movimento, o teatro e a LGP. Parceria com programa EREBAS – Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia – Régua.

23 serviço educativo
TerMaisTempo. Universidade Sénior de Peso da Régua. SE 2018 Bilingue_EntreGestos. EREBAS (Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos). Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia. Peso da Régua. SE 2018.

LER DEBAIXO DE UMA ÁRVORE

O programa propõe um mergulho na leitura (sempre que a meteorologia o permitir) em árvores importantes no caminho, nos lugares e para as pessoas. Que árvores existem no lugar onde vivemos, onde passamos, onde passeamos, onde estamos de férias?

museu do douro · junho 24
Ler Debaixo de uma árvore. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia. Peso da Régua. SE 2023.

Dizer ALTO

[O que há neste lugar?]

A paisagem é uma construção de todos, resulta de tudo o que fazemos e da maneira como todos nos relacionamos. E não estamos a falar só dos seres humanos, mas de todos os elementos da natureza. Sim, não nos podemos esquecer que também somos natureza, tal como todos os outros animais, as plantas, rochas, água, luz e ar.

Acontece que todos nós estamos ligados. Imaginemos que todas as coisas tinham um fio a ligá-las e é esse fio que as man-

tém em equilíbrio. Tudo o que fazemos interfere nesse equilíbrio. Se cortarmos um fio, se dermos um nó ou, simplesmente, se esticarmos o fio, tudo se altera. Por isso é tão importante conhecermos melhor a paisagem para sabermos cuidar dela. Um bom explorador de paisagens consegue ver estas ligações. Ainda não as estás a ver? Fica alerta: observa, escuta, sente, vais ver que no final deste guia as vais descobrir. O truque é encontrar uma ponta do fio, depois é só seguir. Vem. A paisagem precisa de ti.

Maria Manuel Pedrosa e Joana Estrela, O que há neste lugar? Guia de exploração da paisagem – Museu da Paisagem. 2019

25 serviço educativo
Dizer ALTO. Santuário de Santo Antão, Freguesia de Parada, Alfândega da Fé. SE. 2023

museu de território colaborar e partilhar

Encontre, aqui, as datas, locais e ações em colaboração e partilha.

Todas as saídas previstas poderão ser alteradas de acordo com a agenda e necessidade dos serviços do Museu e dos equipamentos/instituições que nos recebem e ou solicitam.

museu do douro · junho 26

» 01 de junho – Bibliotecas. Oficinas de experimentação, movimento, teatro, leitura com os 5ºs anos da EB2/3 de Peso da Régua. Biblioteca Escolar da EB2/3 de Peso da Régua. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, Peso da Régua. [10h40 – 12h10]

» 01 de junho - TerMaisTempo. Semana Internacional Educação Artística. Turmas de Artes da Escola Secundária João de Araújo Correia. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, Peso da Régua. [14h00 – 17h00]

» 02 de junho – Ler Debaixo da Árvore. JI do Centro Escolar da Alameda. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia. Peso da Régua. [10h30 – 11h30]

» 02 de junho – Percurso O que há neste lugar?. Centro Escolar da Alameda. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia. Peso da Régua. [14h30 – 16h00]

» 05 e 06 de junho - Café Central. Tabuaço e Alfândega da Fé. [09h30 –17h30]

» 05 de junho – Percurso. Visita à Estação Arqueológica de Fonte do Milho, Canelas, Peso da Régua, Centro Escolar da Alameda, Peso da Régua. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, Peso da Régua. [09h30 –12h00]

» 05 de junho – 2+1: Oficina. JI do Centro Escolar de Santa Marta de Penaguião e JI S. João de Lobrigos. Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião. Santa Marta de Penaguião. [10h30 – 11h30]

» 06 de junho – Ler Debaixo da Árvore. JI do Centro Escolar da Alameda. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia. Peso da Régua. [10h30 – 11h30]

» 06 de junho – Percurso O que há neste lugar?. Centro Escolar da Alameda. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia. Peso da Régua. [14h30 – 16h00]

» 07 de junho – Ler Debaixo da Árvore. JI de Loureiro. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia. Peso da Régua. [10h30 – 11h30]

27
território // colaborar e partilhar

» 07 de junho – Percurso O que há neste lugar?. Centro Escolar das Alagoas. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia. Peso da Régua. [14h30 – 16h00]

» 09 de junho - Práticas Partilhadas Oficinas de movimento, som… . JI das Árvores, Vila Real. Agrupamento de Escolas Diogo Cão. Vila Real. [10h3011h30]

» 09 de junho - Práticas Partilhadas. Oficinas de movimento, som… . JI de Lordelo, Vila Real. Agrupamento de Escolas Diogo Cão. Vila Real. [14h0015h00]

» 12 de junho – Público Comum. Oficinas de movimento, som… . 1º ano do Centro Escolar Nº 1 de Lamego, Agrupamento de Escolas Latino Coelho. Mata dos Remédios. Lamego [9h30 – 12h00]

» 12 de junho – Bibliotecas. Oficinas de experimentação, movimento, teatro, leitura com os 5ºs anos da EB2/3 de Peso da Régua. Biblioteca Escolar da EB2/3 de Peso da Régua. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, Peso da Régua. [14h00 – 15h30]

» 13 de junho – 2+1: Visita ao Museu do Douro. JI do Centro Escolar da Alameda. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia. Peso da Régua. [10h30 – 11h30]

» 13 de junho - Bilingue – Entre Gestos Oficinas de experimentação, movimento, teatro, com alunos do 7º e 8º ano da EB2/3 de Peso da Régua. Parceria com escola EREBAS [Escola de Referência de Educação Bilingue de Alunos Surdos] – Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, Peso da Régua. [16h00 – 17h30]

» 14 de junho - Práticas Partilhadas. Oficinas de movimento, som… . JI de Lordelo, Vila Real. Agrupamento de Escolas Diogo Cão. Vila Real. [10h3011h30]

» 14 de junho - Práticas Partilhadas. Oficinas de movimento, som… . JI de Lordelo, Vila Real. Agrupamento de Escolas Diogo Cão. Vila Real. [14h0015h00]

» 15 de junho – Percurso Visita à Estação Arqueológica de Fonte do Milho, Canelas, Peso da Régua, Centro Escolar das Alagoas, Peso da Régua. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, Peso da Régua. [09h30 – 12h00]

museu do douro · junho 28

» 15 de junho – Percurso O que há neste lugar?. Centro Escolar das Alagoas. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia. Peso da Régua. [14h30 – 16h00]

» 16 de junho - Práticas Partilhadas Oficinas de movimento, som… . JI Nº2 de Vila Real, Agrupamento de Escolas Diogo Cão. Vila Real. [10h30 - 11h30]

» 16 de junho - Práticas Partilhadas. Oficinas de movimento, som… . JI Nº2 de Vila Real, Agrupamento de Escolas Diogo Cão. Vila Real. [14h00 - 15h00]

» 20 de junho – Percurso O que há neste lugar?. Centro Escolar da Alameda. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia. Peso da Régua. [14h30 – 16h00]

» 20 de junho – 2+1: Visita ao Museu do Douro. Centro Escolar das Alagoas. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia. Peso da Régua. [15h00 – 16h00]

» 21 de junho – com_ViVer Percurso final com todos os grupos envolvidos no projeto. Programa em articulação com os 4ºs anos do Centro Escolar da Alameda, Peso da Régua. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, Peso da Régua. Museu do Douro, Peso da Régua. [10h00 – 13h00]

» 21 de junho – Percurso O que há neste lugar?. Centro Escolar das Alagoas. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia. Peso da Régua. [14h30 – 16h00]

» 22 de junho – 2+1: Oficina. Centro Escolar da Alameda. Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia. Peso da Régua. [14h15 – 15h45]

» 23 de junho – TerMaisTempo Projeto Educativo. Universidade Sénior, Peso da Régua. [09h00 – 15h00]

» 28 de junho – Público Comum. Encontro final com todos os grupos envolvidos no projeto - 2ºs anos do Centro Escolar Nº 1 de Lamego, Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego. Museu do Douro, Peso da Régua [10h00 – 15h30]

29 território // colaborar e partilhar
museu do douro · junho 30

A Rede de Museus do Douro, ao unir diferentes tipos de espaços museológicos, pretende também contribuir para a sua divulgação junto das comunidades de visitantes. Seja aproximando a comunidade local dos seus espaços, seja divulgando estas estruturas a quem nos visita, esta publicação é também um incentivo para partir à descoberta do território duriense. Através de diferentes coleções, os espaços aderentes permitem conhecer outras facetas do Douro, um território cuja paisagem é património Mundial!

31
rede de Museus do Douro
rede de museus do douro

MUSEU DO IMAGINÁRIO DURIENSE (MIDU)

Exposição de Pintura: RIOS DE PORTUGAL: Távora, Tedo, Torto e Douro | Patente no Museu do Imaginário Duriense (MIDU).

» Até 30 de junho de 2023.

Exposição de Fotografia COADOURO Patente no Museu do Imaginário Duriense (MIDU).

» Até 30 de julho de 2023.

//INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Horário de funcionamento:

» segunda a sexta:

9:00 às 12:30 | 14:00 às 17:30

» sábados:

10:00 às 12:30 | 14:00 às 17:00

» domingos e feriados: mediante marcação prévia

Bilhete: gratuito.

Email: museum@cm-tabuaco.pt

Tel.: 254 787 019

Morada: Rua Macedo Pinto, 5120 Tabuaço

museu do douro · junho 32

MUSEU DO CÔA E PARQUE ARQUEOLÓGICO DO VALE DO CÔA

nacional das JEA.

Desde 2010, o Ministério da Cultura francês confiou ao Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP) a coordenação e promoção das Jornadas Nacionais de Arqueologia.

Durante as JEA, entidades ligadas à arqueologia mobilizam-se para dar a conhecer ao público os tesouros do património arqueológico e os bastidores da disciplina. Os arqueólogos, investigadores, institutos, universidades, museus e sítios arqueológicos, laboratórios, associações, centros de arquivo e autoridades locais são incentivados a organizar atividades inovadoras, originais e interativas para o público em geral.

Exposição Dark Safari, uma iniciativa conjunta entre a Direção Geral do Património Cultural, Fundação Côa Parque e o Município de Vila Nova de Foz Côa, patente no Museu do Côa e no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa até dia 30 de Julho.

7 de junho | Inauguração da Exposição Reserva da Faia Brava - Criando Espaços para a natureza no Vale do Côa, com fotografias de Daniel Cortesão Gil, Hugo Marques e João Cosme.

Exposição fotográfica resultante de uma parceria entre a Fundação Côa Parque, a Associação Transumância e Natura. Trata-se de uma recolha da fauna e flora presente na Reserva da Faia Brava, no seu habitat natural. A exposição é gratuita e pode ser visitada no átrio do Restaurante Côa Museu.

Jornadas Europeias de Arqueologia (JEA) | evento organizado por cerca de 47 países europeus, incluindo Portugal. A Direção Geral do Património Cultural (DGPC) é a coordenadora

Nos dias 16, 17 e 18 de junho, o Parque Arqueológico e o Museu do Côa participam com um conjunto de atividades.

Em breve estarão disponíveis mais informações no site oficial da JEA, do Museu do Côa e nas redes sociais.

//INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Horário de funcionamento:

Todos os dias das 09:00 às 17:30

Bilhete: 7€

Passaport Mud: 20% desconto.

Email: museugeral@arte-coa.pt

Tel.: 279 768 260

Morada: Morada: Rua do Museu | 5150 – 620

Vila Nova de Foz Côa

33 MUD

CIMI | CENTRO INTERPRETATIVO DA MÁSCARA IBÉRICA

Durante o mês de junho pode visitar no CIMI, além da exposição permanente das salas de Lazarim, estarão também patentes ao público as seguintes exposições:

» Exposição do 1º Raid Fotográfico "Caretos de Lazarim na Alcaria de Mazes";

» Exposição "Máscara de Lazarim Identidade de uma comunidade";

» Exposição "Entrudo de Lazarim - Domingo-gordo e Terça-feira Gorda";

» Exposição "BUUU por detrás da Máscara".

Como forma de celebrar o dia da criança, realizar-se-ão um conjunto de atividades entre os dias 1 e 4 de junho, tais como: o "jogo do galo com máscara", "encontra as diferenças", "palavras cruzadas" e "as máscaras de Lazarim".

MUSEU MUNICIPAL DE RESENDE

Durante o mês de junho no Museu Municipal de Resende poderá visitar a Exposição de pintura e azulejo “Memória, Luz e Cor”, patente de 1 a 30 de junho.

No dia 16 de junho, pelas 18h00, poderá assistir ao lançamento do livro “A Música como coadjuvante terapêutica nos Seniores”, de Isabel Rodrigues.

//INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Horário de funcionamento:

//INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Horário de funcionamento:

» terça a domingo: 10:00 às 17:00

Bilhete: gratuito.

Email: cimi@cm-lamego.pt

Tel.: 254 090 134

Morada: Morada: Rua José de Castro

5100-584 Lazarim

» terça a sexta: 9h00 às 12h30 | 13h30 às 17h00

» sábados, domingos e feriados: 10h00 às 12h30 | 14h00 às 17h00.

Bilhete: gratuito.

Email: museu@cm-resende.pt

Tel.: 254877200, 254878111 e 926509276

Morada: Morada: Rua Dr. Amadeu Sargaço, n.º 238 | 4660 – 238 Resende

www.museuderesende.pt

museu do douro · junho 34

MUSEU DO VINHO, S. JOÃO DA PESQUEIRA

O Museu do Vinho de S. João da Pesqueira, durante o mês de junho, disponibiliza as seguintes ações/eventos ao público:

» 28/06/2023 | 18h30 - Concerto de encerramento do Ano Letivo 2022/23 pela ACP (Associação Cultural Pesqueirense) e UVA (Universidade Vida Ativa);

» 30/06/2023 | 10h00 - IV Festival Enogastronómico ESPRODOURO;

» 30/06/2023 | 21h00 - Noites no Museu com Música ao Vivo.

//INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Horário de funcionamento:

De segunda a domingo: das 10h00 às 18h00

Bilhete: 4€

Passaport Mud: 20% desconto.

Email: mvp@sjpesqueira.pt

Tel.: 254 489 983

Morada: Avenida Marquês de Soveral, n.º 79

| 5130 – 321 S. João da Pesqueira

35 MUD

loja museu do douro

Novidades de junho. na Loja do Museu do Douro. http://loja.museudodouro.pt/

museu do douro · junho 36

restaurante a companhia

//MAIS INFORMAÇÕES:

» Facebook: www.facebook.com/ acompanhia.pt

» Através do e-mail: info.acompanhia@gmail.com

» Contacto: 93 215 01 01

37
loja museu do douro & restaurante

prisma do visitante

museu do douro · junho 38
39 prisma do visitante
museu do douro · junho 40
41 prisma do visitante
museu do douro · junho 42
43 prisma do visitante
museu do douro · junho 44

Ficha técnica:

Título: Museu do Douro

Subtítulo: Newsletter

Nome do Editor: FUNDAÇÃO MUSEU DO DOURO

Periodicidade: mensal

URL: https://issuu.com/museudodouromd ISSN 2795-5877

45 prisma do visitante

museu do douro newsletter

geral: (+351) 254 310 190 | loja: (+351) 254 310 193

e-mail: geral@museudodouro.pt website: www.museudodouro.pt

Rua Marquês de Pombal 5050-282 Peso da Régua

museu do douro · junho 46
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.