Amazônia, zona costeira: termos técnicos e populares

Page 123

122

|

Amazônia, zona costeira: termos técnicos e populares

TÉCNICO

INTERA TIV O INTERATIV TIVO

TERMINOLOGIA POPULAR

onde existe produção primária, mas também devido ao fato de abrigar 90% do total de biomassa* existente no oceano. Equinócio – Ponto da órbita da Terra, em que o Sol, em seu movimento anual aparente, cruza o plano do equador celeste. Nessas condições se registra uma igual duração do dia e da noite, o que ocorre nos dias 23 de março e 23 de setembro. Nesse período ocorrem as maiores marés* do ano (BRASIL – AGRITEMPO, 2002).

O termo equinócio tem origem no termo latino Sem terminologia popular. aequinoctiu, que quer dizer noite igual (aequale = igual + nocte = noite). Corresponde à época do ano em que o Sol, em seu movimento próprio aparente na eclíptica, corta o equador celeste, e que corresponde à igualdade de duração dos dias e das noites. O equinócio ocorre quando a incidência maior de luz solar se dá exatamente sobre a linha do Equador. Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro, e definem as mudanças de estação. No hemisfério norte a primavera inicia-se em março, e o outono em setembro. No hemisfério sul é o contrário: a primavera inicia-se em setembro, e o outono em março.

Erosão – Processo de esculturação e modelamento do relevo, que se dá através da ação de agentes externos (chuva, rios, gelo, vento, mar) (GUERRA; GUERRA, 2006). Segundo Guerra (1987), a ocorrência dos processos erosivos envolve uma série de fatores que determinam as variações nas taxas de erosão e podem ser subdivididos em: erosividade (causada pela chuva) e erodibilidade (proporcionada pelas propriedades dos solos), características das encostas e natureza vegetal.

Processo geomorfológico de desbaste da Erosão; superfície terrestre mediante a ação de agentes Desgaste. exógenos* como vento, chuva, gelo, águas correntes, responsáveis pela desagregação e remoção de estruturas geológicas, areias*, argilas, óxidos e húmus que compõem o solo e sedimentos. Além de alterar a morfologia local, leva sedimentos para os corpos d’água, ocasionando o assoreamento*. Pode ser acelerada por intervenções antrópicas como, por exemplo, desmatamento, remoção de dunas* etc.

Erosão costeira – Fenômeno global que ocorre essencialmente nas margens oceânicas, lacustres e estuarinas (CHARLIER; MEYER, 1998). Trata-se do recuo da linha de costa*, resultante da

Processo natural que afeta grande parte das linhas Força do mar; de costa do mundo, e ocorre basicamente quando Força da maré. a taxa de remoção de sedimentos é maior do que a de deposição. Inúmeros são os fatores que


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.