PASCRI - a cooperação parental 2.0

Page 7

Quem é quem, o quê e para quê?

Constatamos que localmente nos cabe sobretudo uma intervenção que sai da esfera da organização formal do sistema educativo. Assim, os nossos conhecimentos e criatividade são os limites para as possibilidades de trabalho conjunto entre município, escolas e outros intervenientes do tecido social, na procura de soluções para as dificuldades encontradas e qualificação dos ambientes de aprendizagem disponíveis na comunidade. O projeto PASCRI é apenas um exemplo disto mesmo. Nos últimos anos, a participação dos serviços de educação do município de Torres Novas em várias iniciativas e programas internacionais visou essencialmente a recolha de experiências comparadas e a melhoria das capacidades de intervenção dos serviços. É neste contexto que encontramos a génese do PASCRI, através da participação conjunta dos municípios de Aalborg e Torres Novas numa atividade do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV), da Comissão Europeia, ainda no final de 2011. Decorre daqui uma candidatura ao programa Comenius, sub-ação Comenius Regio, e que, tal como ficou definido, incluiu, em cada município parceiro, um consórcio local responsável pela prossecução das atividades planeadas para 24 meses. No caso de Torres Novas participaram o município, as três escolas públicas com 2.º e 3.º ciclo do ensino básico no concelho e a associação de pais da escola Artur Gonçalves, como parceiro externo9. Em paralelo, a mesma estrutura de parceria foi estabelecida em Aalborg, com três folkskole e a participação da associação nacional de pais da Dinamarca. Seguindo o repto do Município de Aalborg, que assumiu formalmente a coordenação da parceria, cada uma das escolas trabalhou diretamente com uma escola do município parceiro. Em cada escola, participaram o diretor ou um elemento designado pela direção, um professor e um encarregado de educação.

9 Estiveram envolvidos: Jorge Salgado Simões, Luísa Grais Martins e Marta Trigueiro (Município de Torres Novas); Paulo Renato, Lúcia Antunes e Luís Bento (Escola Manuel de Figueiredo); Maria João Martins, Paula Ribeiro, Sérgio Parreira e Maria de Fátima Lopes (Escola Chora Barroso); Acácio Neto, Maria Clara de Matos, António Lucas de Lemos, Paulo Dias (Escola Artur Gonçalves); José Nicolau Faria (Associação de Pais da Escola Artur Gonçalves).

7


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.