o transformou num pequeno ídolo, muito regular (não figurado). Possui a forma de um paralelipípedo. Conhecem-se diversos paralelos para estes pequenos cilindros de calcite: em Leceia, ocorreram diversos, estando publicado um, do Calcolítico Pleno (CARDOSO, 1989, Fig. 110, nº. 3). No povoado pré-histórico do Pedrão, recolheu-se outro, incompleto, de maiores dimensões, reportável ao Calcolítico Inicial (SOARES & SILVA, 1975, nº. 232). Enfim, de Vila Nova de São Pedro, provém um terceiro exemplar, também fracturado e de pequenas dimensões, considerado de cristal de rocha (JALHAY & PAÇO, 1945, Fig. 4, nº. 10), mas que deverá ser também de calcite, sendo munido de um sulco periférico destinado talvez a suspensão.
Phallus (?) Trata-se de um objecto de osso maciço, totalmente afeiçoado por polimento, o qual exibe, na parte central de uma das extremidades, a mais proeminente, um sulco linear, sugerindo a abertura do canal uretral (Fig. 32, nº. 5). Tratar-se-ia, deste modo, de um ídolo fálico, com paralelos cerâmicos no povoado pré-histórico de Leceia; em particular, uma das peças ali encontradas, mostra uma depressão de tendência linear muito semelhante à do presente exemplar, sublinhada por duas protuberâncias laterais (CARDOSO, 1995 c, Fig.1). 2.8 - Fauna A proximidade do Outeiro de São Mamede da lagoa de Óbidos explica a ocorrência de valvas de amêijoa (Ruditapes decussatus) recolhidas por S. D. Alves (ALVES, 1956/1957, p. 171). O mesmo autor refere ter encontrado restos de mamíferos que foram classificados por O. da Veiga Ferreira e H. Breuil; revelando predomínio de cervídeos, encontravam-se presentes ainda bovinos e suinos (javali). Os restos faunísticos, que apareceram em grande abundância nas escavações de Bernardo de Sá (como transparece das cartas de 18 e 24/2/1905 enviadas a Leite de Vasconcelos e acima transcritas), não foram por este recolhidos, como era costume na época, limitando-se apenas aos que evidenciavam nítida intervenção humana.
3 - SÍNTESE E CONCLUSÕES O estudo do espólio do povoado pré-histórico do Outeiro de São Mamede, permitiu as seguintes conclusões gerais: 1 - Trata-se de materiais que, conquanto de posição estratigráfica e de localização no terreno imprecisas, parecem provir essencialmente de uma única camada arqueológica e de uma zona circunscrita do povoado
147