BM dezembro 2012

Page 41

“CONHECER PARA AGIR” PASSOU POR BORBA O concelho de Borba recebeu, no dia 13 de fevereiro, a visita de dirigentes e técnicos da Turismo do Alentejo, E.R.T., no âmbito do programa “Conhecer para agir”. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento do concelho e da sua oferta turística, dirigentes e técnicos visitaram as unidades de turismo de habitação Casa de Borba e Casa do Terreiro do Poço, residenciais Inaramos e Vila de Borba, hospedarias Quartos Visconde e Pátio da Talha, casas de campo Horta Vermelha e o Hotel Rural Valmonte, unidades hoteleiras com classificações diferentes que, assim, proporcionam ofertas bastante diferenciadoras para diversos públicos alvo. Imagem de marca da região, a gastronomia é um dos atrativos turísticos num concelho que mantem tradições ímpares e genuínas, como o tradicional circuito das tascas, vulgarmente apelidado de “Fazer as Onze”, que a autarquia está a dinamizar com o objetivo de evidenciar a qualidade dos produtos regionais, como o vinho, queijos, pão e enchidos, entre outras iguarias locais. Esta visita permitiu também o contacto direto com a gastronomia local, aprofundar o conhecimento e potencial desta tradição e da importância que o setor da restauração pode e deve desempenhar na atração de turistas, associado à excelência das unidades visitadas, o património histórico, cultural e natural que o concelho e a região proporcionam. Com um forte significado na economia local, a passagem por

Borba dos responsáveis da entidade de turismo deu ainda a conhecer o trabalho desenvolvido pela Adega Cooperativa de Borba, quer em projetos de alargamento e aumento de produção, como as novas instalações, quer a nível de enoturismo, com a criação de vários espaços, e o trabalho artístico e de formação no setor dos mármores, desenvolvido pelo CEVALOR – Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais.

AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO ENERGÉTICA DOS EDIFÍCIOS Foi aprovado, por unanimidade, em Reunião Ordinária Pública da Câmara Municipal de Borba, de 18 de Janeiro de 2012, o Protocolo de Cooperação a estabelecer entre a Agência Regional de Energia do Centro e Baixo Alentejo (ARECBA) e o Município de Borba. O protocolo visa estabelecer uma parceria local entre ambas as entidades e surge no âmbito do Projeto ALTERCEXA II – “Medidas de atenuação e adaptação às mudanças climáticas através da promoção de energias alternativas no Centro, Alentejo e Extremadura (Fase II)”, que resultou de uma candidatura ao Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP) 2007-2013 (2ª. Convocatória). Com este projeto pretende-se dotar o Município de Borba de informações precisas, através da realização de um diagnóstico energético aos edifícios da Câmara Municipal. Pretende-se analisar a situação energética atual dos edifícios e infraestruturas

identificadas pelo município e, a partir daí, analisar quais são as possíveis melhorias a introduzir. Entre outros aspetos, o diagnóstico a apresentar pela ARECBA deve contemplar indicadores como a descrição dos edifícios e dos sistemas de climatização e AQS (Águas Quentes Sanitárias), a situação energética atual, a melhoria dos sistemas de climatização e AQS, a melhoria dos equipamentos de produção, a melhoria no uso das instalações, medidas de poupança energética em iluminação, verificação da possibilidade de introdução de energias renováveis e análise da fatura energética. O Protocolo de Cooperação assinado entre o Município de Borba e a ARECBA prevê, essencialmente, a identificação de oportunidades para a otimização de custos associados à utilização da energia e o seu término está previsto para Dezembro de 2012, data em que termina o período de execução do projeto.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.