Boletim Municipal do Bombarral Nº 16

Page 1

1 Boletim Municipal Nº 16 ◇ NOVEMBRO 2022 Infomail FESTIVAL DO VINHO PORTUGUÊS E FEIRA NACIONAL DA PERA ROCHA RECEBEU 40 MIL VISITANTES MUNICÍPIO DEFINE ESTRATÉGIA LOCAL DE HABITAÇÃO ENTREVISTA À EURODEPUTADA, MARGARIDA MARQUES pág. 3 pág. 4 pág. 7 pág.12 MUNICÍPIO INVESTE MAIS DE 240 MIL EUROS NA EDUCAÇÃO

Aproxima-se a época natalícia e o final do ano, um período marca do pela reflexão e pelo espírito de solidariedade. Um período onde muitos aproveitam para juntar a família e amigos em momentos de confrater nização e partilha.

A pandemia e mais recentemente a crise energética, potencia da pela injusta invasão russa da Ucrânia, bem como, os consequentes pacotes de fundos europeus, tiveram como consequência a necessidade de proceder a um planeamento que antecipe os desafios futuros e que tire o máximo proveito dos apoios disponíveis.

Neste momento, já iniciámos os trabalhos do Plano Estratégico do Bombarral 2030, envolvendo toda a comunidade, personalidades, atores económicos, líderes políticos e forças vivas. Este documento será a matriz de atuação do Município nos próximos anos.

Por exemplo, no que respeita ao Plano de Recuperação e Resiliên cia, queremos aproveitar este apoio extraordinário para implementar a Estratégia Local de Habitação, e, desta forma, erradicar a precariedade habitacional identificada aquando da elaboração deste documento. Com recurso a mecanismos financeiros do Instituto da Habitação e Reabili tação Urbana, iremos avançar para a criação de habitação com rendas a custos controlados, medida que, associada à construção da nova creche na antiga Escola Primária do Vale Covo, será determinante para a fixação de jovens no Concelho.

A educação continuará a merecer um empenhamento forte deste

ÍNDICE

PÁGINA 03

O Bombarral está no TOP 10 dos municípios mais bem geridos

PÁGINAS 04 E 05

Orgulho Bombarralense: Entrevista à Eurodeputa da Margarida Marques PÁGINA 06

Abertura do ano letivo dos Universitários 50+

PÁGINA 07

Município investe mais de 240 mil euros na edu cação

PÁGINA 08

Exposição do retábulo da Ermida de São Brás no Museu de Évora

PÁGINA 09

Entrega dos certificados aos vencedores do Orça mento Participativo PÁGINA 10

4º Circuito da Pera Rocha e 5º Troféu Guilherme Silva

PÁGINA 11

Festival de Música Clás sica do Bombarral foi um sucesso

PÁGINA 12 E 13

Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pera Rocha

PÁGINA 14

Quinzena Gastronómica do Coelho

PÁGINA 15

“Oeste + Recicla”: reciclar dá descontos

PÁGINAS 16 Bombarralense festejou 111 anos de vida

PÁGINA 17

Dia Internacional para a Redução de Catástrofes

PÁGINA 18

Proteção Civil promoveu ações de sensibilização PÁGINA 19

Entrevista ao presidente da Junta de Freguesia do Pó, Álvaro Benjamim

EDITORIAL

Executivo Municipal, através das requalificações dos Jardins-de-Infân cia, com a introdução de novos parques infantis nestes espaços, com a contratação de psicóloga e de mediadores de sucesso, e também, de nutricionista, com a oferta de livros de fichas a todos os alunos do 1º Ciclo e a disponibilização de mais autocarros do Município para as visitas de estudo. Tudo com o intuito de promover as condições ideais para melhor formar os nossos jovens.

Na saúde, assumimos a grande dificuldade das pessoas na nos sa USF. Sem responsabilidade direta neste assunto, temos influencia do a contratação de médicos através de protocolo com a Santa Casa da Misericórdia, para mitigar a ausência de consultas de médicos de família, no centro de saúde. É um caminho que continuaremos a fazer até conseguirmos uma melhoria significativa da atual situação.

Também na saúde, mas no que respeita à assistência hospita lar, o Oeste precisa urgentemente que se avance com o Novo Hospital do Oeste. O Orçamento de Estado para 2023 já refere o novo Hospi tal, mas é preciso ir para além disso, concretizando o que o estudo in dependente da Universidade Nova definiu. Ou seja, que a construção do Hospital deve ser no Bombarral por ter a localização que melhor serve a região e para o qual a Câmara Municipal já disponibilizou um terreno.

Por fim, desejo a todos BOAS FESTAS e um FELIZ NATAL

PÁGINA 20 Deliberações PÁGINA 21 Palavra de Colaborador (a) - Nuno Ferreira PÁGINA 22 Obras Municipais

FICHA TÉCNICA

PROPRIEDADE

Câmara Municipal de Bombarral

DIREÇÃO

Ricardo Fernandes (Presidente da Câmara)

REDAÇÃO E PAGINAÇÃO Paulo Coelho e Catarina Dinis (Comunicação e imagem)

IMPRESSÃO

A3 – Artes Gráficas TIRAGEM 7 000 exemplares

PERIOCIDADE Bimestral DEPÓSITO LEGAL 272293/08

Distribuição Gratuita em todos os domicílios do concelho do Bombarral

2

◇ ESTRATÉGIA LOCAL DE HABITAÇÃO DA CÂMARA DO BOMBARRAL PREVÊ REALOJAMENTOS E REQUALIFICAÇÃO DE HABITAÇÕES PARA FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE MAIOR PRECARIEDADE

A Câmara Municipal do Bombarral definiu a sua Estratégia Local de Habitação com o intuito de promover a dignidade da habitação no concelho. Atualmente procede-se à identificação de imóveis que possam ser adquiridos para o realojamento de famílias em situação habitacional indigna.

A Estratégia Local de Habitação tem como foco o combate à precarie dade da habitação e o realojamento, concorrendo para a requalifi cação do tecido urbano.

A requalificação de habitações para arrendamento jovem a custos controlados, também está prevista, representando um claro incenti vo à natalidade, à retenção de jovens no concelho e garantindo uma maior disponibilidade financeira para as jovens famílias.

Por outro lado, o acesso a uma habitação condigna, na vertente social, cruza-se também com as políticas de apoio aos mais seniores, nomeadamente na criação de condições para melhorar a oferta de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas. Neste caso, foi recente mente aprovado pela autarquia um apoio ao investimento, com vista ao aumento da oferta de camas neste tipo de entidades no nosso con celho, por intermédio da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral.

O MUNICÍPIO DO BOMBARRAL ESTÁ

NO TOP 10 DOS MAIS BEM GERIDOS ENTRE OS MUNICÍPIOS DE PEQUENA DIMENSÃO EM PORTUGAL

Foi apresentado no início de novembro o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, referente ao exercício económico de 2021. Este trabalho, desenvolvido pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e pelo Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho, com a colaboração do Tribunal de Contas e com a edição da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, apresenta uma análise económica e financeira dos 308 municípios portugueses.

Nesta edição, o Município do Bombarral sobressai positiva mente em vários indicadores. Por exemplo, é o 2º melhor clas sificado na Região de Leiria, ultrapassado apenas pela Marinha Grande. Também ao nível nacional a avaliação foi boa, encon trando-se no TOP 10 dos municípios de menor dimensão. No que respeita ao passivo, o Município do Bombarral sobressai mais uma vez pela positiva, ao ficar classificado na 8ª posição dos concelhos com menor passivo por habitante. O desempenho do Imposto Municipal sobre os Imoveis, o IMI, foi também avaliado. Neste segmento, o Bombarral obteve a segunda melhor posição entre os municípios que reduziram o imposto e que mesmo assim viram aumentar o montante total cobrado. Este resultado é particularmente interessante pois indicia que o Concelho se está a tornar cada vez mais atraente para quem nele quer viver e investir.

3
HABITAÇÃO

ORGULHO BOMBARRALENSE – ENTREVISTA

◇ Entrevista a Margarida Marques, Eurodeputada, Vice-Presidente da Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu e membro da Assembleia Municipal do Bombarral

A Margarida Marques é Eurodeputada e Vice-Presidente da Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu. Atualmente também é membro da Assembleia Municipal do Bombarral. Em que medida esta responsabilidade é relevante para si?

A minha função como Eurodeputada é de certa forma o culminar de uma carreira que tenho vindo a fazer desde o inicio dos anos 90 nas insti tuições europeias. Fui funcionária da Comissão Europeia durante mais de 20 anos. Fui membro do Conselho de Assuntos Gerais (Conselho de Ministros) enquanto Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, fui em 2019 eleita Deputada Europeia, portanto membro do Parlamento Euro peu. Não tenho quaisquer dúvidas em afirmar que à medida que melhor se conhece a União Europeia e os progressos que tem vindo a fazer no meadamente na promoção da coesão social e regional, percebemos ainda melhor a importância do poder autárquico. São níveis de governação diferentes, mas o nível europeu de decisão não existe sem que exista o nível regional e local.

Nasceu no Bombarral e tem um curriculum internacional e político relevante. Manteve sempre a ligação ao Bombarral?

A minha família está/estava no Bombarral. Procurei sempre, nos sítios por onde fui passando, em programas europeus e noutros momentos, pensar “e como é que o Bombarral pode entrar nisto?”. É com satisfação que vejo o Bombarral hoje no mapa nacional autárquico. Outra coisa muito positiva que tenho observado é a cooperação regional dos vários

municípios da região numa perspetiva solidária de valorizar a região e isto para além das forças politicas maioritárias num ou noutro executivo municipal.

De todas as funções que desempenhou ao longo da sua carreira, qual aquela que mais a estimulou?

Para ser muito sincera: todas. E isto quer na administração pública por tuguesa, quer na administração pública europeia, quer nas funções ele tivas que desempenhei e desempenho. Dediquei a minha vida ao serviço público.

Foi Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, foi deputada à Assembleia da República, mas também teve uma carreira académica notável. Foi professora em 3 Universidades. O que a levou a seguir este caminho?

O acreditar na Europa e na importância que a União Europeia tem para a vida das pessoas. Muitas vezes não o sentimos, mas a União Europeia tem uma enorme importância nas nossas vidas e das empresas, na proteção dos cidadãos, na procura de respostas solidárias a crises com que a Europa e o Mundo são confrontados. Que se teria passado se a europa não tivesse feito uma compra solidária de vacinas? E esperamos que faça o mesmo com compras conjuntas de gás... Como estariam as nossas economias e a transição climática e digital se a UE não estivesse a financiar a recuperação económica no pós-Covid com o Fundo de

4
ORGULHO BOMBARRALENSE “É COM SATISFAÇÃO QUE VEJO
BOMBARRAL
NACIONAL AUTÁRQUICO E QUE OBSERVO
DOS VÁRIOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO
O
HOJE NO MAPA
A COOPERAÇÃO REGIONAL
NUMA PERSPETIVA SOLIDÁRIA”

“MUITAS VEZES NÃO O SENTIMOS, MAS A UE TEM UMA ENORME IMPORTÂNCIA NAS NOSSAS VIDAS E DAS EMPRESAS”

Recuperação e Resiliência? Que seria de nós se a europa não se unisse no apoio à Ucrânia, na defesa dos valores europeus e das regras internacio nais e no apoio ao impacto económico e social da guerra e das sanções à Russia junto dos europeus? Apenas para dar alguns exemplos. E tudo isto me mobiliza ...

Considerando que é alguém que acompanha de perto a realidade europeia, no futuro próximo, quais são os maiores desafios que o Projeto Europeu enfrenta?

São muitos. A transição climática e digital, pondo o digital e a tecnologia ao serviço das pessoas e das empresas, a paz, a unidade europeia e o respeito dos valores europeus. Construir a autonomia energética e a au tonomia estratégica da UE. Relançar as economias e mitigar os impactos sociais das atuais crises. Só assim os cidadãos entenderão a importância da UE.

Portugal está preparado para esses desafios?

Não tenho duvidas de que Portugal está preparado. No caso da energia, apenas para dar um exemplo recente, Portugal tem uma situação privile giada pelo peso das renováveis, transição que Portugal tem vindo a fazer há já alguns anos. Portugal tem igualmente a sorte de ter um Primeiro Ministro particularmente conhecedor, reconhecido e ativo na construção das politicas europeias. Dou também um exemplo: para criar o Fundo de Recuperação, o NGEU (Next Generation EU, assim se chama) foi preciso ratificar a decisão por 24 Parlamentos Nacionais. António Costa impli cou-se neste processo; conseguimos finalizar este processo de ratificação em 5 meses; um processo normal de ratificação pelos Parlamentos Na cionais costuma levar cerca de 2 anos! Portugal tem hoje uma economia resiliente, uma politica social com direitos que protege as pessoas...

Que pessoas são as principais referências no seu percurso de vida?

Tenho muitas referências; aprendo muito com os outros. Com as pes soas, com os livros, com as viagens sejam de trabalho sejam pessoais... Aprendi muito com o meu pai. E gosto sempre de, a esta pergunta, referir Jorge Sampaio e Mário Soares, dois amigos, duas pessoas bem diferentes.

O que mensagem gostaria de deixar à comunidade do Bombarral?

Uma mensagem que não é original, outros, noutros continentes, a usar am já no século passado. Adaptando-a: “Não podemos pensar só no que os poderes políticos aos diferentes níveis podem fazer por nós; temos de nos interrogar, o que é que os bombarralenses, cada bombarralense, podem fazer pelo Bombarral”.

5 ORGULHO BOMBARRALENSE

A escola sede dos Universitários 50+, no Bombarral, foi palco, no dia 22 de setembro, da cerimónia de abertura do ano letivo deste projeto dinamizado pelo Município que consiste na realização de diversas atividades direcionadas para a população sénior.

A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, e da vereadora Fátima Coelho, que aproveitaram a ocasião para desejar um bom ano letivo a todos os formandos e formadores, destacando a importância deste projeto para que o con celho possa ter uma população sénior ativa e participativa.

O projeto conta este ano com 120 formandos e as seguintes discipli nas: Cantares Populares - Beatriz Dinis; Cerâmica - Mário Morga do; Consciência e Desenvolvimento - Tânia Mora; Costura Solidária - Amélia Bernardo; Dança / Postura e Equilíbrio - Patrícia Fernandes; Danças de Salão - Carlos Nunes; Desafios Matemáticos - Teresa Cardeira; Desporto - Mónica Machado; Espanhol - Luís Morales; Esgri ma / História e Cultura - Fernando Brecha; Informática - António Fer reira; Inglês - Rui Monteiro; Oficina da Leitura - Diana Martins e Quélia Esgaio; Pintura - Rosa Sousa; Ritmo e Movimento - Silvia Lopes; Teatro - Lalande Ferreira; Viola / Cavaquinho - Agostinho Areias.

UNIVERSITÁRIOS 50+ FESTEJARAM O DIA DE SÃO MARTINHO

O dia de São Martinho voltou a servir de mote para mais uma tarde de partilha entre os formandos e os formadores do projeto municipal “Universitários 50+”, a quem se juntaram ainda o pres idente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, o vice-presidente Nuno Vicente e a vereadora Fátima Coelho.

A atividade festiva teve lugar no dia 11 de novembro, na escola sede do referido projeto, onde os convivas se reuniram à volta de um lanche partilhado, ao qual não faltaram as castanhas e as bata tas-doces, oferecidas pela autarquia.

A tarde de convívio foi ainda abrilhantada pelas formandas da disci plina de Cantares Populares, dinamizada pela formadora Beatriz Di nis, que brindaram todos os presentes com alguns temas de música tradicional portuguesa.

ABERTURA DO ANO LETIVO DOS UNIVERSITÁRIOS 50+

“PÃO POR DEUS” PROMOVEU MOMENTO DE PARTILHA INTERGERACIONAL

Num momento de partilha intergeracional, os formandos de Costura Solidária dos Universitários 50+ e os alunos da turma finalista do pré-escolar do Centro Social Padre Fernando Diogo juntaram-se para fazer um saco de pano para os petizes pedirem o “Pão por Deus”.

Com tarefas distintas, aos formandos da turma de costura coube a confeção dos sacos com os panos disponibilizados pelos petizes, a quem, por sua vez, coube efetuar a ornamentação alusiva à tradi cional efeméride que se assinala no dia 1 de novembro.

Dias antes, os petizes deslocaram-se até à escola sede dos Univer sitários 50+, onde puderam ficar a perceber como foram feitos os sacos e mostrar como estes ficaram com a respetiva ornamentação.

DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE

No âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, o Município do Bombarral dinamizou, no dia 24 de outubro, no Centro Escolar, a sessão “Eu respeito o outro!”, que consistiu na leitura da história “Maruxa”, de Eva Mejuto.

Trata-se de um livro que conta, com ironia e humor, a história de uma mulher que dá uma lição ao seu marido, acabando este por com preender que, tanto o trabalho com o lazer, devem ser realizados pe los dois. Esta atividade teve como objetivo a promoção da igualdade de género, convidando as crianças a refletirem sobre a importância da divisão de tarefas.

6 AÇÃO SOCIAL

MUNICÍPIO INVESTE MAIS DE 240 MIL EUROS NA EDUCAÇÃO

mentos de recreio e novo mobiliário para as salas de aula, entre as quais a sala da Unidade de Autismo na Escola Básica e Secundária.

Procedeu-se igualmente à compra de equipamento e material didático, nomeadamente licenças de acesso à Escola Virtual e livros de fichas para todos os alunos o 1º ciclo.

O investimento inclui ainda a prestação de serviços de uma nutri cionista, uma educadora social e uma psicóloga, bem como a di namização da atividade “Mediadores para o Sucesso Escolar” e do projeto “Aulas-Concerto” com o Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfónica de Lisboa.

Reabilitação do Jardim de Infância do Vale da Várzea

Continuando a apostar na criação de melhores condições de ensino e de aprendizagem nos estabelecimentos de ensino do concelho, o Município do Bombarral investiu, no arranque do presente ano letivo, mais de 240 mil euros na área da educação.

A verba investida destinou-se à realização de trabalhos de melho ria nos vários edifícios escolares, bem como à aquisição de equipa

Outra intervenção de enorme importância na área da educação, foi igualmente a reabilitação do Jardim de Infância do Vale da Várzea, que representou um investimento superior a 120 mil eu ros.

Executada pela empresa Cantinho de Restauro, Sociedade Unipes soal, Lda, a obra consistiu na reparação da cobertura, substituição do telheiro de madeira, pinturas dos muros e das paredes no exte rior e interior do edifício e a remodelação dos tetos e pavimentos do interior do edifício.

ENTREGA DO PRÉMIO JOSÉ DUARTE E ADELAIDE GOMES DUARTE

Bianca Ferreira e Afonso Diogo receberam, no dia 29 de out ubro, o Prémio José Duarte e Adelaide Gomes Duarte, que dis tingue a aluna e o aluno que, no ano letivo passado, obtiveram a melhor avaliação escolar ao nível do 4º ano de escolaridade.

Criado por Jaime Duarte, em 1971, o galardão foi instituído, à época, com a finalidade de premiar os estudantes da escola primária do Vale Covo, localidade de onde era natural. Com o encerramento do referido estabelecimento de ensino, o prémio passou a abranger todos os alunos do 4º ano do concelho.

DIA DO DIPLOMA TEVE CASA CHEIA

Foi com casa cheia que se realizou, no dia 28 de outubro, a cer imónia do Dia do Diploma do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, na qual foram entregues os Diplomas de Mérito aos alunos do 2º ciclo ao ensino secundário, bem como os diplomas aos estudantes que concluíram o 12º ano de escolaridade.

O evento ficou ainda marcado pela distinção dos alunos que fi nalizaram o ensino secundário com a melhor avaliação escolar. Nos cursos Cientifico-Humanísticos a melhor aluna foi Rita Aires, da área de Ciências e Tecnologias, enquanto dos Cursos Profissionais foi distinguida a aluna Raquel Duarte, do Curso Profissional Técnico de Desporto.

7 EDUCAÇÃO
▶ Visita ao JI do Vale da Várzea com o Delegado Regional da Educação, Bruno Santos

EXPOSIÇÃO DO RETÁBULO DA ERMIDA DE SÃO BRÁS NO MUSEU DE ÉVORA

O retábulo da Ermida de São Brás, no Bombarral, da autoria de Baltazar Gomes Figueira, pai de Josefa d’Óbidos, vai estar em exposição, nos próximos meses, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.

O momento da inauguração aconteceu no dia 13 de novembro, com a presença da diretora do Museu, Sandra Leandro, do presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, e da vereadora da Cultura, Fátima Coelho. Para se perceber a importância desta peça de arte, todos os pre sentes tiveram ainda a oportunidade de escutar a intervenção da his toriadora bombarralense Dóris Santos, Diretora do Museu Nacional do Traje, que falou mais em pormenor sobre as várias pinturas que constituem o retábulo. Entre outros convidados, a inauguração contou ainda com a presença dos vereadores da autarquia bombarralense, Bruno Santos e Carlos João Fonseca.

DOIS NOVOS PERCURSOS PARA DESCOBRIR

Dando continuidade à estratégia de potenciar e valorizar a riqueza paisagística do concelho, o Município do Bombarral con cluiu a marcação e sinalização de dois novos percursos: o “PR2 –Percurso do Carvalhal” e o “PR3 – Percurso de Barrocalvo” estan do, ambos, em fase de homologação.

Conjuntamente com o “PR1 – Trilho da Batalha da Roliça”, sinalizado em agosto do ano passado, o Município reforça, assim, a sua rede de percursos pedestres que conta, até ao momento, com cerca de 22,6 quilómetros de trilhos que percorrem vários elementos de interesse natural e cultural do concelho.

Com uma extensão de 8 km, o Percurso do Carvalhal inicia-se junto ao Santuário do Senhor Jesus e propõe visitar várias aldeias da freguesia, passando pelo icónico Castanhal, enquanto o Percurso de Barrocalvo, com um traçado circular de 4,9km, percorre caminhos rurais, campos agrícolas e zonas de floresta e eucaliptais.

DIA DO ARMISTÍCIO ASSINALADO NA SERRA DO PICOTO

A Serra do Picoto, no Bombarral, recebeu, no dia 11 de novembro, as celebrações do Dia do Armistício, cerimónia promovida pela Royal British Legion, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, do vice-presidente da autarquia, Nuno Vicente, da presidente da Junta de Freguesia da Roliça, Michelle Bispo, bem como de vários cidadãos portugueses e britânicos.

Embora o Dia do Armistício assinale o fim simbólico da Primeira Guerra Mundial, que aconteceu pelas 11 horas do dia 11 de novembro de 1918, esta iniciativa tem por objetivo homenagear os militares que faleceram em todos os conflitos que ocorreram desde então.

PRESIDENTE DA CÂMARA INTEGRA O CONSELHO DOS JULGADOS DE PAZ

O Presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fer nandes, tomou posse, no dia 12 de outubro, como membro do Conselho dos Julgados de Paz, em representação da Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

Os Julgados de Paz constituem uma rede de tribunais de proximi dade, em estreita cooperação entre o Estado e os Municípios, que têm como competência apreciar e decidir ações cíveis, com ex ceção das que envolvam matérias de direito da família, direito das sucessões e direito do trabalho, com o intuito de tornar a justiça mais célere e eficiente.

8 CULTURA

APOIO DO MUNICÍPIO DO BOMBARRAL VAI AU MENTAR O NÚMERO DE CAMAS DISPONÍVEIS EM NOVA RESIDENCIAL PARA IDOSOS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO BOMBARRAL

A 13 de novembro, o presidente da Câmara do Bombarral, Ricardo Fernandes, juntamente com o vice-presidente, Nuno Vicente, e a vereadora da Ação Social, Fátima Coelho, acompanharam os órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral numa visita às instalações da estrutura residencial para idosos, recentemente adquirida pela instituição.

Durante a visita o Provedor da Santa Casa, Luís Camilo Duarte, reiterou o agradecimento à Câmara Municipal e enfatizou a sua importância para a concretização daquele investimento essencial para o Concelho.

Com os indicadores de envelhecimento a aumentar de forma acentuada em todo o país, tem aumentado a procura e a necessi dade de mais camas em residenciais para idosos. Neste sentido, a Câmara Municipal aprovou recentemente, por unanimidade, a disponibilização de uma verba de cerca de 140 mil euros que vai garantir o retomar da atividade da referida infraestrutura pela Santa Casa da Misericórdia do Bombarral.

MUNICÍPIO DO BOMBARRAL ENTREGOU CERTIFICADO AOS VENCEDORES DO OP

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, en tregou, no dia 9 de novembro, os certificados de participação aos vencedores da terceira edição do Orçamento Participativo (OP) do Bombarral.

A iniciativa, que teve a finalidade de reconhecer o contributo e o envolvimento cívico dos proponentes e relevar a importância da participação da população nas decisões da autarquia, teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Municipio e contou ainda com a presença da vereadora Fátima Coelho.

Na tipologia “Em Nome Individual”, José Caetano foi o autor do pro jeto vencedor, que tem por objetivo valorizar o troço do Rio Real junto à vila do Bombarral, com a criação de um corredor ecológi co, um circuito pedonal e ciclovia e um parque verde, contando para o efeito com uma verba de 40 mil euros.

Em relação à tipologia “Em Representação de Associação”, o projeto vencedor foi apresentado pelo Sport Clube Escolar Bom barralense, representado na sessão pelo vice-presidente Mário Santos, e visa a criação, na sede do clube, de uma biblioteca e de um espaço de exposições. A verba disponível é de 10 mil euros.

CÂMARA DO BOMBARRAL ADQUIRIU MAIS UMA VIATURA DE RECOLHA DE RESÍDUOS

Dando continuidade à renovação da frota automóvel, a Câmara Municipal do Bombarral adquiriu mais uma viatura para o serviço de recolha de resíduos, a qual foi rececionada, no dia 7 de novem bro, pelo vice-presidente da autarquia, Nuno Vicente, e pela chefe de Divisão de Obras, Mobilidade, Ambiente e Sustentabilidade, Isabel Policarpo

Com esta aquisição, a autarquia pretende oferecer melhores condições de conforto e segurança aos colaboradores afetos a este setor e assegurar a prestação de um serviço de maior qualidade aos munícipes.

9 INVESTIMENTO

CAMPEONATOS NACIONAIS DE ESTRADA DECORRERAM NO BOMBARRAL

O futuro do ciclismo português passou pelo concelho do Bom barral, nos dias 6 e 7 de agosto, com a realização dos Campe onatos Nacionais de Estrada, nos escalões de juvenis, cadetes e juniores, nas vertentes masculinos e femininos.

No primeiro dia de competição foram consagrados os primeiros campeões nacionais de juvenis: Rui Sabino (União Ciclismo da Trofa) e Mariana Resende (Escola de Ciclismo de Oeiras/SPC).

Na prova de contrarrelógio, em cadetes o título foi entregue a Rafael Durães (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e a Daniela Simão (Ex tremosul/Hotel Alísios/Cenmais), enquanto nos juniores o título foi conquistado por António Morgado (Bairrada) e Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense).

No dia seguinte teve lugar a prova de fundo de cadetes masculinos, que terminou com a vitória de José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/ Sentir Penafiel), enquanto no de juniores a vitória pertenceu a Antó nio Morgado (Bairrada).

O Município do Bombarral procedeu também à entrega de um troféu

4º CIRCUITO DA PERA ROCHA –5º TROFÉU GUILHERME SILVA

Luís Gomes, ciclista da Kelly Simoldes, e Daniel Jorge, da Póvoa Cycling Academy, foram os vence dores do 4º Circuito da Pera Rocha – Memorial José Eduardo Santos “Pepinho” (elites) e do 5º Tro féu Guilherme Silva (juniores), que se disputaram no Bombarral no dia 10 de setembro.

Na prova de elites, destaque ainda para o segundo lugar de Tiago Antunes, ciclista bombarralense da Efapel, formação que venceu a prova por equipas. O terceiro lugar do pódio foi ocupado por António Barbio, da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados. Relativamente ao escalão de juniores, o segundo lugar do pódio foi ocupado por Tiago Santos (Alco baça/Crédito Agrícola), enquanto em terceiro ficou Kawah David (Mundimat). Por equipas a vitória sor riu à formação do Alcobaça/Crédito Agrícola.

Entre os participantes, referência ainda para a par ticipação, na prova de juniores, dos jovens ciclistas bombarralenses Francisco Santos (Alcobaça/Crédito Agrícola) e Miguel Malhado (ACD Milharado).

MEIO MILHAR DE PESSOAS BRINCOU AO HALLOWEEN NO BOMBARRAL

Vários personagens vindos do nosso imaginário mais sombrio invadiram, na noite de 31 de outubro, a Mata Municipal do Bom barral, com a realização de mais uma edição da Halloween Walk 4 Fun, que contou com cerca de meio milhar de participantes.

Numa organização do Clube Desportivo do Bombarral, com o apoio do Município e da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo, o evento iniciou-se na sede do clube, de onde os participantes saíram para os respetivos percursos pela vila do Bombarral.

Nesta edição, o ponto mais “aterrorizador” foi mesmo a Mata Mu nicipal, onde foi tudo preparado ao pormenor para que esta fosse verdadeiramente a noite mais assustadora do ano. Recompostos dos sustos, os participantes puderam de seguida divertir-se na “Scary Party” com o Dj Darkglasses.

10 DESPORTO
aos três atletas bombarralenses que estiveram em prova, Francisco Santos, Henrique Antunes e Miguel Malhado.

FESTIVAL DE MÚSICA CLÁSSICA DO BOMBARRAL FOI UM SUCESSO

Após alguns anos de interregno, o Município do Bombarral voltou a levar a efeito, com reconhecido sucesso, o Festival de Música Clássica, que decorreu ao longo do mês de outubro com a realização de um concerto todos os sábados do mês.

Além da qualidade dos cinco espetáculos musicais que integraram a programação do evento, é igualmente de salientar a excelente adesão por parte do público, justificando a aposta do Município em proporcionar à população uma oferta cultural mais diversificada.

O Festival iniciou-se no primeiro dia de outubro com um concerto de piano a quatro mãos, protagonizado pelo Duo Preto no Branco, Cristina Aleixo e Nuno Félix. Direcionado ao público infantil, o espetáculo decor reu no Auditório do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

No sábado seguinte foi a vez de Álvaro Cortez, um dos mais conceit uados percussionistas portugueses, subir ao palco do Teatro Eduardo Brazão, enquanto uma semana depois o auditório da AEFP recebeu o

PRAÇA DO MUNICÍPIO RECEBEU EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA

A Praça do Município, no Bombarral foi palco, entre os dias 10 de setembro e 9 de outubro, da exposição “Flâneur ao Centro - Foto grafia no Espaço Público”, que reuniu várias fotografias de Fábio Cunha, Catarina Botelho, Joshua Phillips e Róisín Whiteque.

A mostra surgiu no seguimento de um desafio lançado, pela Procur. arte, aos quatro fotógrafos, no sentido de criarem novas leituras sobre os territórios dos municípios de Bombarral, Leiria, Lourinhã e Torres Vedras.

quarteto de cordas constituído pelos músicos António Figueiredo, Pedro Figueiredo, Ricardo Mateus e Emídio Coutinho.

De volta ao palco do teatro, no sábado seguinte o público teve a opor tunidade de assistir a uma Gala Lírica, que contou com as interpre tações de Ana Cosme, Cátia Moreso, Bruno Almeida e André Henriques, acompanhados pelo pianista Nuno Lopes. O último concerto do evento esteve a cargo da Banda de Música do Circulo de Cultura Musical Bom barralense.

Face ao sucesso e à aceitação que o Festival teve junto do público, fica desde já a certeza que o Festival de Música Clássica se irá voltar a re alizar no próximo.

FESTIVAL DE FOLCLORE REPETIU O SUCESSO DAS EDIÇÕES ANTERIORES

A Mata Municipal do Bombarral recebeu, entre os dias 2 e 4 de setembro, o VII Festival de Folclore – IV Picnicão, organizado pela Associação Bombarral Sustentável.

No encerramento do evento, o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, felicitou a organização da inici ativa, salientando o sucesso da mesma, demonstrado pelo núme ro de ranchos participantes e pela grande afluência de público.

11
ATIVIDADES LÚDICO-CULTURAIS

FESTIVAL DO VINHO PORTUGUÊS E FEIRA NACIONAL DA PERA ROCHA RECEBEU 40 MIL VISITANTES

Cerca de 40 mil pessoas visitaram o 37º Festival do Vinho Portu guês e 27 ª Feira Nacional da Pera Rocha, certame que decorreu na Mata Municipal do Bombarral, entre os dias 10 e 15 de agosto.

A juntar à excelente adesão do público, a mais elevada das últimas edições, é igualmente de registar o grande número de transações realizadas durante o evento, nomeadamente junto dos vários produ tores vitivinícolas e nos diversos espaços de restauração. Entre outros aspetos, o programa de animação foi um dos fatores de atração, sendo um dos principais destaques desta edição o concerto do rapper português Plutónio, o qual contou com uma das

maiores assistências da história do certame. Ao longo dos seis dias do evento, os visitantes tiveram ainda a oportunidade de assistir às atuações da Banda Xeques Orquestra, de David Antunes, de André Sardet, da Ana Bacalhau e dos Azeitonas.

Para o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, o balanço não poderia ser mais positivo, afirmando que o sucesso do evento se deve ao esforço e dedicação de todos os elementos envolvidos na organização, aos vários expositores presentes, assim como às entidades que patrocinaram o evento, com destaque para o patrocinador oficial, a Caixa Agrícola do Bombarral.

12
ATIVIDADES LÚDICO-CULTURAIS
13 ATIVIDADES LÚDICO-CULTURAIS

QUINZENA GASTRONÓMICA DO COELHO

O Município do Bombarral dinamizou, no mês de julho, mais uma edição da Quinzena Gastronómica do Coelho, que este ano contou com a participação de 11 estabelecimentos de restauração.

Sendo já uma referência em termos de oferta gastronómica do concelho, a quinta edição repetiu o sucesso das anteriores. Desta feita participaram os restaurantes A Grelha, Alma.Grão, Casa da Lú, Cervejaria B705, Forno do Avô, Mãe d’Água, O Lagar, O Pão, Os Sócios, RocoStar e Zélia.

À semelhança dos anos anteriores, o evento voltou a ser notícia no programa “Portugal em Direto”, da RTP, com a realização de uma reportagem pela jornalista Mariana Morais, que acompanhou a con feção dos pratos de coelho em dois dos restaurantes participantes.

“MERCADINHO DE TROCAS” REGRESSOU AO MERCADO MUNICIPAL

O Município do Bombarral e a Mala d’Estórias voltaram a convi dar os mais pequenos a passar pelo Mercado Municipal, pro porcionando-lhes uma manhã de brincadeira e partilha, com a realização de mais um “Mercadinho de Trocas”.

A atividade, que decorre no último sábado de cada mês, teve lugar no dia 29 de outubro, e apesar das condições meteorológicas não terem sido as mais convidativas, foram muitas as crianças que não quiseram perder a oportunidade de trocar os brinquedos que já não usam por novos “tesouros”.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS FINAIS DO PROGRAMA APALAVRARTES

O Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral, foi palco da apre sentação pública dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do pro jeto “Apalavrartes”, dinamizado pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no âmbito do “Movimento 14-20 a Ler”.

A sessão contou com vários apontamentos culturais, a começar por um momento de dança com uma coreografia inspirada no poema de João Miguel Fernandes Jorge, poeta natural no Bombarral. Seguiu-se a apresentação do Roteiro Toponímico da vila do Bombarral, bem como de um Mural de Arte Urbana junto ao TEB.

No decorrer do trabalho de inventariação das borboletas notur nas da Mata Municipal do Bombarral, durante o mês de julho, foi detetada a presença de uma pequena borboleta noturna, a Dasy cera oliviella (Fabricius, 1794).

Esta espécie, que pertence à família Oecophoridae, é inserida no que se designa de micro borboletas. Com cores garridas e padrões singulares, tem apenas cerca de 8mm de comprimento. Com uma distribuição em Portugal Continental a norte do rio tejo e poucos registos na zona Oeste, é uma espécie típica de florestas maduras, em particular de carvalhos.

Desde março de 2021 que tem vindo a ser efetuado o levantamento das espécies de borboletas noturnas que ocorrem na Mata Munici pal. Este trabalho insere-se também no projeto Rede de Estações de Borboletas Noturnas.

14 ATIVIDADES LÚDICO-CULTURAIS
UMA PEQUENA JOIA NA MATA MUNICIPAL

BOMBARRAL REUNIÃO DO CONSELHO LOCAL DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

O Conselho Local de Adaptação às Alterações Climáticas do Bombarral reuniu, no dia 21 de outubro, com intuito de analisar os riscos e as vulnerabilidades do concelho e a definição de algumas ações prioritárias com vista a minimizar os impactes associados a esta problemática.

A sessão contou com a participação de 24 entidades e decorreu no Auditório da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, tendo

“OESTE + RECICLA”: RECICLAR DÁ DESCONTOS

Com o intuito de incentivar a população a reciclar, foi instalada no Mercado Municipal a máquina “Oeste + Recicla”, na qual se pode depositar embalagens de bebidas e latas não reutilizáveis, intactas e com rótulo legível, recebendo em troca um desconto no passe de Transporte Rodoviário da Região Oeste.

Promovida pela Oeste CIM, por intermédio dos vários municípios da região, como é o caso do Bombarral, com esta iniciativa pretende-se garantir o encaminhamento das embalagens para reciclagem e a pro dução de reciclado de elevada qualidade.

O projeto “Oeste + Recicla” é apoiado pelo Programa Ambiente do EEA Grants Portugal, um Mecanismo Financeiro Plurianual entre o Espaço Económico Europeu e a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.

a abertura ficado a cargo do vice-presidente da Câmara Munici pal, Nuno Vicente, e do Secretário Executivo da Oeste CIM, Paulo Simões.

A primeira parte, onde se apresentaram os impactes que as alter ações climáticas estão a provocar no dia-a-dia das populações, contou ainda com as intervenções de Luís Carvalho, da CEDRU –Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional, assim como dos técnicos da autarquia Telma Costa e Rui Peres.

Num segundo momento, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho, um por cada risco identificado, re sultando numa profícua troca de ideias sobre as medidas e ações a adotar para aumentar a capacidade adaptativa aos efeitos das alterações climáticas e que serão transpostas para o Plano Munici pal de Adaptação às Alterações Climáticas.

BOMBARRAL ACOLHEU UM DOS DIAS DO 32º SEMINÁRIO COASTWATCH

O Bombarral recebeu o 32º Seminário Coastwatch “Emergên cia Oceano”, dinamizado pelo GEOTA, tendo o primeiro dia de trabalhos decorrido no Auditório da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó.

A sessão de abertura contou com a participação do presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, que sublinhou a importância do tema em debate, considerando ser fundamental olhar para os oceanos como uma enorme oportunidade de desen volvimento económico, de segurança e também de bem-estar.

A abertura do seminário contou ainda com as intervenções de Ema nuel Vilaça, diretor do AEFP, João Dias Coelho, presidente do GEO TA, e Francisco Teixeira, diretor do Departamento de Comunicação da APA. Entre outras individualidades, destaque igualmente para a presença do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, que par ticipou no painel subordinado à temática “Os desafios da Economia Azul”.

15 AMBIENTE

BOMBARRALENSE FESTEJOU 111 ANOS DE VIDA

O Sport Clube Escolar Bombarralense comemorou, no dia 4 de outubro, o seu 111º aniversário, numa noite que ficou marcada pelas homenagens a antigos dirigentes e atletas do clube, para além da entrega dos Emblemas de Ouro e de Prata.

Como é habitual as comemorações realizaram-se na sede do clube verde e amarelo, tendo-se iniciado com um jantar convívio que juntou cerca de duas centenas de pessoas.

O momento das homenagens iniciou-se com a entrega dos Emblemas de Prata e de Ouro aos sócios que completaram 25 e 50 anos de asso ciados, subindo de seguida ao palco vários antigos dirigentes e atletas, que a direção quis distinguir pelo contributo que deram ao clube.

A cerimónia incluiu ainda a distinção dos atletas que formaram a equipa de futebol sénior que na época de 1970/1971 foi campeã distri tal, tornando-se na primeira formação do clube a subir à III Divisão Nacional.

DEFESA DO PATRIMÓNIO GEOLÓGICO DO ASPIRANTE GEOPARQUE OESTE

Os municípios de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras assinaram, no dia 14 de ou tubro, no Centro de Interpretação Ambiental de Montejunto, a Carta de Compromisso para a Defesa do Património Geológico do aspirante Geoparque Oeste.

O património geológico abrangido pelo aspirante Geoparque Oeste (aGO) tem por base o Período Jurássico e é internacional mente reconhecido, não só pelas suas características únicas de preservação, mas também pelas descobertas e estudos científicos na área da paleontologia.

Através deste documento, os municípios assumem o compromisso de assegurar um conjunto de premissas que garantam a geocon servação e preservação do património geológico integrado no aGO.

VISITA ÀS GRUTAS DO VALE DO ROTO

Uma participação muito concorrida marcou as duas visitas às grutas do Vale do Roto, na Columbeira, organizadas pela Asso ciação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombar ral.

Centrada na arqueologia pré-histórica, a sessão foi orientada pelo arqueólogo Luís Raposo, especialista em Pré-História Antiga, e pela arqueóloga Dina Matias, membro da direção desta associação, pre tendendo dar a conhecer as ocupações pré-históricas em ambiente de gruta, que se desenvolveram no rebordo sul do vale tifónico das Caldas da Rainha.

A primeira paragem foi no alto da Serra do Picoto, momento funda mental para perceber a formação e ocupação humana das grutas, en quanto no Vale do Roto, os participantes puderam visitar as referidas cavidades naturais e ficar a conhecer as principais descobertas ali realizadas do ponto de vista arqueológico.

GEOPARQUE OESTE PROMOVEU CONCURSO DE FOTOGRAFIA

O Salão Nobre dos Paços do Município do Bombarral acolheu, no dia 23 de setembro, a Cerimónia de entrega de prémios do Con curso de Fotografia do aspirante Geoparque Oeste, em parceria com a Revista National Geographic Portugal.

Na sua primeira edição, o concurso contou com 37 participantes que apresentaram à apreciação dos elementos do júri um total de 80 fotografias. Distribuídas por três categorias, as 13 fotografias pre miadas estiveram em exposição na entrada do edifício da Câmara Municipal.

16 PATRIMÓNIO / ASSOCIATIVISMO

DIA INTERNACIONAL PARA A REDUÇÃO DE CATÁSTROFES

O Serviço Municipal de Proteção Civil e os Bombeiros Voluntários do Bombarral dinamizaram várias ações com o intuito de marcar o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que se assina la anualmente no dia 13 de outubro.

No dia em que se assinalou a efeméride, a Praça do Município foi pal co de uma exposição dos meios dos bombeiros bombarralenses e foi o local de receção dos alertas e saída dos meios para as ocorrências que foram acionados.

Neste dia, durante o período da tarde, teve ainda lugar um exercício de desencarceramento, ação que teve por finalidade testar e melhorar a operacionalidade neste tipo de emergência, para além de chamar à

BOMBEIROS DO BOMBARRAL COMEMORARAM O 98º ANIVERSÁRIO

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bom barral assinalou, no dia 5 de outubro, os seus 98 anos de existên cia, numa cerimónia que contou com a atribuição de diversas condecorações aos soldados da paz e aos elementos dos órgãos sociais da associação.

As atividades comemorativas iniciaram-se pela manhã com o hastear das bandeiras no quartel, seguindo-se a habitual romagem ao ce mitério para prestar a homenagem aos antigos bombeiros e dirigen tes da associação.

Após o desfile motorizado pelas principais ruas da vila, realizou-se a receção às entidades oficiais, seguida da cerimónia de bênção de uma nova viatura pelo Padre Pedro Tavares.

Seguidamente realizou-se a Sessão Solene, que incluiu o ato de ingresso no Quadro Ativo do bombeiro João Oliveira e a entrega de

atenção da população para a importância da atividade que é desen volvida pelos soldados da paz.

No dia seguinte, foi a vez do Hospital Casimiro da Silva Marques, da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral, ser palco de um simulacro com vista à preparação dos colaboradores da instituição para uma intervenção mais eficaz em caso de emergência, bem como testar a operacionalidade e procedimentos de atuação dos diversos agentes de proteção civil.

O exercício, que envolveu elementos dos bombeiros, da Guarda Na cional Republicana e do Serviço Municipal de Proteção Civil, consistiu na extinção de um foco de incêndio e evacuação do edifício.

uma “Referência Elogiosa” ao bombeiro José Tavares, pelo exemplo de dedicação e serviços prestados. A cerimónia contou ainda com a entrega das Medalhas de Altruísmo e Dedicação e das Medalha de Assiduidade.

17 PROTEÇÃO CIVIL

COMISSÃO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL DO BOMBARRAL VOLTOU A REUNIR PRESENCIALMENTE

A Comissão Municipal de Proteção Civil do Bombarral (CMPC) reuniu no dia 13 de outubro, momento que marcou o regresso às reuniões presenciais desta Comissão, que inúmeras vezes teve de reunir durante a pandemia da COVID-19, sempre em formato online.

Esta reunião serviu para efetuar um balanço das principais atividades desenvolvidas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, bem como para assinalar o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que se assinala anualmente a 13 de outubro.

No final da reunião os representantes das diversas entidades com as sento nesta Comissão felicitaram o Serviço Municipal de Proteção Civil pelas atividades desenvolvidas, bem como pela dinâmica apresentada, contribuindo desta forma para a promoção de uma comunidade local mais resiliente.

SAPADORES FLORESTAIS PROCEDERAM À LIMPEZA DE CAMINHOS MUNICIPAIS

Duas equipas de sapadores florestais da OesteCIM deslocaram-se ao concelho de Bombarral com vista à realização de trabalhos de limpeza de caminhos municipais, identificados pela Proteção Civil Municipal em colaboração com os Bombeiros Voluntários.

A ação teve por finalidade a redução da carga de combustível, melhorar a visibilidade e garantir boas condições para a circu lação de veículos de combate a incêndios.

Esta intervenção veio complementar as operações de limpeza de terrenos e caminhos efetuadas pelo Município e Juntas de Fregue sia, tendo sido limpos um total de 5.3 hectares de terrenos e 16,7 quilómetros de caminhos florestais.

PROTEÇÃO CIVIL SENSIBILIZOU A POPULAÇÃO SOBRE GESTÃO DE COMBUSTÍVEIS

O Serviço Municipal de Proteção Civil realizou, em colaboração com a GNR, os Bombeiros Voluntários e as Juntas de Freguesia, várias ações de sensibilização sobre gestão de combustíveis di rigida aos proprietários de terrenos rústicos.

Estas ações consistiram na visita destas entidades, acompanha das pelos proprietários, a terrenos com a gestão de combustíveis efetuada com o objetivo de valorizar o trabalho realizado e relevar a importância das limpezas de terrenos na proteção de pessoas e bens em caso de incêndio.

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OS CUIDADOS A TER COM O CALOR

Atendendo às elevadas temperaturas que se registaram durante o período de verão, o Município do Bombarral desenvolveu várias ações de sensibilização sobre os cuidados a ter com o calor.

Direcionadas à população mais vulnerável, nomeadamente seniores e população mais isolada, as ações foram dinamizadas pelo Setor de Ação Social do Municipio, Proteção Civil, CLDS 4G – Centro Social Padre Fernando Diogo, GNR e Unidade Local de Saúde Pública.

18 PROTEÇÃO CIVIL

ESPAÇO FREGUESIA ◇ Entrevista a Álvaro Benjamim, presidente da Junta de Freguesia do Pó

“AO LONGO DA MINHA VIDA, SEMPRE ACEITEI NOVOS DESAFIOS E ESTE É UM DELES”

Foi eleito Presidente da Junta de Freguesia do Pó neste mandato. O que o levou a aceitar esta missão?

Ao longo da minha vida, sempre aceitei novos desafios e este é um deles.

Ao longo de 12 anos (3 mandatos), fiz parte do Executivo desta Junta de Freguesia. Apesar de termos sempre ganho com uma diferença muito considerável, tínhamos consciência que havia um desgaste político, o que é próprio destas situações. Quando fui convidado para encabeçar uma lista para a JF do Pó, tinha presente que talvez não fosse o mo mento mais oportuno pois a minha ideia era candidatar-me apenas em 2025, para descansar um pouco a minha imagem política. Mas, como sempre tive a pretensão de ajudar a minha terra e recebi muitas solicitações e muito apoio para seguir em frente já nestas eleições, resolvi aceitar o desfio e apostar todos os meus trunfos para que o eleitorado sinta ter feito uma boa aposta na sua escolha.

Que pessoas são as suas principais referências no seu percurso de vida?

No meu percurso de vida tenho encontrado pessoas que me ajudaram a “crescer”, desde professores e amigos no tempo de escola, a pes-soas com quem convivi durante o período que estive na Força Aérea Portuguesa (FAP). Na FAP aprendi muito e desenvolvi muito as minhas capacidades de disciplina, gestão e comunicação. Dei sempre o meu melhor e fiz muitas amizades que ainda hoje perduram. Na minha vida profissional também há muitas pessoas que me vão marcando pelo seu grande conhecimento do sector vitícola em Portugal. Mas o grande pilar da minha vida é a família:

- A minha mãe foi uma grande referência pois educou-me e trans mitiu-me todos os valores essenciais para o meu desenvolvimento humano;

- A minha esposa é a pessoa que mais apoio me dá em todas as situações, boas e menos boas… É a minha força… a harmonia que vivemos enquanto casal é fundamental na obtenção dos resultados e sucessos da minha vida;

- O meu filho que, no seu desempenho e desenvolvimento pessoal e profissional, me mostra que valem a pena todos os sacrifícios e me enche de orgulho por conseguir desempenhar a missão mais impor tante da minha vida que é ser pai.

O que destaca na freguesia que tem liderado?

Sem dúvida que o maior destaque da nossa freguesia se prende com a posição que ocupa no mercado nacional e estrangeiro da comer cialização de enxertos prontos de videira. São os viveiristas da nossa freguesia que produzem a maior parte dos enxertos prontos de videira comercializados no nosso país e já existe também muita exportação. Este setor exige muita mão de obra, pelo que praticamente não há desemprego na freguesia, muito pelo contrário, existe é muita falta

de mão de obra durante o período de campanha que decorre entre novembro e maio. Temos, por isso uma grande comunidade estragei ra a residir na nossa área geográfica. Existe uma outra situação, desta vez menos agradável, que destaco na freguesia: os maus cheiros emanados pela Unidade de Transfor mação de Subprodutos (UTS) aqui instalada desde 2014. É muito desagradável e tem sido muito difícil, se não impossível, travar esta situação…

Quais os principais desafios para os próximos anos?

O executivo desta Junta de Freguesia tem em mente grandes de safios para os próximos anos. Gostaríamos de requalificar o Vale do Reguengo, Fonte Quente a ponte das Quebradas e fazer alguns passadiços. A Pena da Gralha também é um local de grande beleza natural, pelo que gostaríamos de melhorar os acessos ao local, nomeadamente a estrada do Figueiredo. Para o vale do Figueiredo estamos a pensar apresentar uma candidatura para a sua requalifi cação. Pensamos que ficava bonito uma mini barragem dando origem a um espelho de água. Achamos importante manter o parque escolar em atividade uma vez que, por termos muitas crianças, traz muito movimento à terra. É também nossa pretensão asfaltar algumas ruas da Freguesia, pois algumas encontram-se em muito mau estado. No antigo edifício da Junta de Freguesia irá nascer uma mini clínica de serviços médicos no rés do chão e no primeiro e segundo andares tentaremos melhorar e promover a exposição de artigos doados pelo senhor Jaime Gonçalves.

Pretendemos também continuar a apoiar a União Cultural e Recreati va Poense e a Associação de Solidariedade do Pó. Finalmente existe uma obra que gostaríamos de concretizar: o proje to de requalificação do Cruzeiro, já pensado em mandatos anteriores.

19 ESPAÇO FREGUESIA
rurais ▶
Pó ▶
do Pó ▶ Pintura do Jardim-de-Infância do Pó
Arranjo e manuentação dos caminhos Pintura do Cemitério da Freguesia do
Pintura
da Escola Básica do
Ciclo

ATA N.º 14/2022 – REUNIÃO ORDINÁRIA DO DIA 17.06.2022

Proposta n.º 33/2022 – DPHAG-AJ: Proposta de hasta pública para alienação de veículos, máquinas e ferro municipais. Deliberado por unanimidade.

Informação n.º 44 de 13/6/2022: Informação social – Tarifa social. Deliberado por unanimidade.

ATA N.º 15/2022 – REUNIÃO PÚBLICA E ORDINÁRIA DO DIA 01.07.2022

Informação n.º 222/DOPU/OIM de 15/6/2022: Empreitada de ampliação do edifício para a Loja do Cidadão no Bombarral – Concurso público, nos termos da alínea B) do art.º 19.º do Código dos Contratos Públicos, na sua atual redação. Deliberado por unanimidade.

ATA N.º 16/2022 – REUNIÃO ORDINÁRIA DO DIA 15.07.2022

Proposta N.º 34/2022-DPHAG-AJ – Proposta de Apoio ao Movimento Associ ativo – Atribuição de Subsídios. Deliberado por unanimidade.

Proposta N.º 36/2022-DPHAG-AJ – Proposta de Apoio à Associação de Ciclis mo de Lisboa para a realização de provas de ciclismo. Deliberado por unanim idade.

Ratificação do despacho de delegação de competências para comunicação de ordens de trabalhos complementares autorizadas pelo dono da obra da Empreitada de Reabilitação do Palácio do Gorjão. Deliberado por unanimi dade.

ATA N.º 17/2022 – REUNIÃO PÚBLICA E ORDINÁRIA DO DIA 08.05.2022

Proposta N.º 37/2022-DPHAG-AJ – Proposta de Plano de Transportes Esco lares para o Ano Letivo 2022/2023. Deliberado por unanimidade.

Proposta N.º 39/2022-DPHAG-AJ – Proposta de Protocolo com o Agrupa mento de Escolas Fernão Pó – Cooperação no âmbito do Centro Tecnológico Especializado (CTE). Deliberado por unanimidade.

Proposta N.º 40/2022-DPHAG-AJ – Proposta de início de procedimento de criação de Regulamento de Serviço de Gestão dos Resíduos Urbanos e Limpeza Pública. Foi deliberado por unanimidade.

Proposta N.º 41/2022-DPHAG-AJ – Proposta de início de procedimento de criação de Regulamento Municipal – Fundo de Emergência Social. Deliberado por unanimidade

Proposta N.º 42/2022-DPHAG-AJ – Proposta de início de procedimento de alteração do regulamento do Cemitério Municipal do Bombarral. Deliberado por unanimidade.

· Ratificação de declaração de parceria entre a Câmara Municipal do Bombar ral e a Foco Musical Portugal. Deliberado por unanimidade.

Informação N.º 245/DOMAS/OIE – Atribuição de topónimo – Travessa de São José, Vale Covo. Deliberado por unanimidade.

Informação N.º 249/DOMAS/GOIE – Fornecimento de cimento e instalação de relva sintética para campo polidesportivo – Devolução de guia de depósito. Deliberado por unanimidade.

· Informação N.º 250/DOMAS/AIE – Colocação de sinalização nos termos do n.º 1 e 2 do artigo 6.º do Decreto-lei 44/2005, de 21 de fevereiro, na redação vigente, nomeadamente “estacionamento para pessoa com deficiência” nos seguintes locais do Bombarral: Rua da Misericórdia, Rua Salvador Carvalho dos Santos, Rua Moinho do Arneiro e Av. Inocência Cairel Simão. Deliberado por unanimidade.

Informação N.º 253/DOMAS-GOE/2022 – Empreitada de reabilitação do Palácio Gorjão – Proposta de trabalhos complementares - 2.º Adicional. Delib erado por unanimidade.

Informação N.º 255/DOMAS-OEIE – Colocação de sinalética de estrada sem saída na Rua Palmira Pinheiro Sales, Cintrão. Deliberado por unanimidade.

Proposta N.º 42/2022-DPHAG-AJ – Proposta de concurso público, na modal idade de Hasta Pública, para alienação de veículos, máquinas e ferro munici pais. Deliberado por unanimidade.

ATA N.º 18/2022 – REUNIÃO ORDINÁRIA DO DIA 09.07.2022

Proposta N.º 45/2022 – DPHD-AJC – Proposta de adenda ao contrato de em preitada de reabilitação do Palácio Gorjão. Deliberado por unanimidade.

Proposta N.º 46/2022 – DPHD-AJC – Proposta de colaboração para Ativi dades de Animação e de Apoio à Família – AAAF no estabelecimento de edu cação pré-escolar da rede pública do Pó no Ano letivo 2022/2023. Deliberado por unanimidade.

· Proposta N.º 47/2022 – DPHD-AJC – Ratificação de proposta de apoio à Asso ciação Spina Bifida e Hidrocefalia de Portugal. Deliberado por unanimidade.

Proposta N.º 48/2022 – DPHD-AJC – Proposta de apoio à Associação Human itária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral. Deliberado por unanimidade.

Proposta N.º 49/2022 – DPHD-AJC – Proposta de apoio á Freguesia da Roliça. Deliberado por unanimidade.

Proposta N.º 50/2022 – DPHD-AJC – Proposta de projeto de regulamento de Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública – Consulta Pública. Deliberado por maioria com 4 votos a favor do PS e 3 votos de abstenção do PSD.

·

Proposta N.º 51/2022 – DPHD-AJC – Proposta de projeto de Regulamento Mu nicipal do Fundo Municipal de Emergência Social – Consulta Pública. Delibera do por maioria com 4 votos a favor do PS e 3 votos de abstenção do PSD. Proposta N.º 52/2022 – DPHD-AJC – Proposta de alteração ao Regulamen to do Cemitério Municipal do Bombarral – Consulta Pública. Deliberado por maioria com 4 votos a favor do PS e 3 votos de abstenção do PSD.

PROPOSTA N.º 53/2022 – DPHD-AJC – Proposta de início de procedimento de criação de de Regulamento Municipal de Acesso e Atribuição de Habitação em Regime de Arrendamento Apoiado. Deliberado por maioria com 4 votos a favor do PS e 3 votos de abstenção do PSD.

Proposta N.º 54/2022 – DPHD-AJC – Proposta de início de procedimento de criação de Regulamento Municipal de Atribuição de Subsídio para Execução de Obras em Habitação Própria. Deliberado por maioria com 4 votos a favor do PS e 3 votos de abstenção do PSD.

Informação.º 266/DOMAS-GOE de 4 de agosto de 2022: Processo N.º 33/ CPGe/2018 Reparação de vias 2018 – Libertação de caução. Deliberado por unanimidade.

· Informação N.º 275/DOMAS-GOE de 29 de agosto de 2022: Empreitada de reabilitação das antigas instalações do IVV: Edificado 1.ª Fase – Prorrogação do prazo. Deliberado por unanimidade.

Proposta N.º 7-DGF: Taxa Municipal de Direitos de Passagem para o Ano de 2023. Deliberado por unanimidade.

Proposta N.º 8-DGF: Taxa de IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis para o ano de 2023. Deliberado por unanimidade.

· Proposta N.º 9-DGF: Taxa de Participação Variável no IRS para o ano de 2023. Deliberado por maioria com 4 votos a favor do PS e 3 votos contra do PSD. Proposta N.º 10-DGF: Relatório Semestral da Situação Económica e Financei ra. Deliberado por unanimidade.

Relatório final das propostas da empreitada de ampliação do edifício para a Loja do Cidadão - Concurso 13/CPE/2022 (adjudicação). Deliberado por unanimidade.

ATA N.º 19/2022 – REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO DIA 13.09.2022

Proposta de 4.ª Revisão ao Orçamento e GOP’S do ano de 2022. Deliberado por unanimidade.

Proposta de 2.ª alteração ao mapa de pessoal de 2022. Deliberado por una nimidade.

Proposta de reserva de recrutamento interna – 1 técnico superior – GEIAE. Deliberado por unanimidade.

Proposta de atribuição de subsídio de investimento – Santa Casa da Miser icórdia do Bombarral. Deliberado por unanimidade.

ATA N.º 20/2022 – REUNIÃO ORDINÁRIA DO DIA 21.09.2022

Relatório referente ao concurso público na modalidade de hasta pública para alienação de veículos, máquinas e ferro. Deliberado por unanimidade.

Proposta n.º 57/2022 – DPHD-AJC – Protocolo de colaboração com a DGPC –Retábulo de São Brás. Deliberado por unanimidade.

Informação n.º 239/DOPU/OIM-CMPM: Proc. 30/CPe/2016 – Construção da Avenida Noroeste – Av. Daniel Pires – Restituição de garantia bancária. Delib erado por unanimidade.

Informação n.º 295/DOMAS-GOE de 26/9/2022: Empreitada de Reabilitação do Palácio do Gorjão - Prorrogação do prazo. Deliberado com 3 votos do PS e 3 votos de abstenção do PSD.

· Informação n.º 93 de 16/9/2022: Atribuição do topónimo “Beco da Lagoa”, no Salgueiro, Freguesia do Carvalhal. Deliberado por unanimidade.

Ratificação de despacho referente ao procedimento n.º 8593/2022, de 8 de julho, concurso público, n.º 13/CPe/2022: “Empreitada de Ampliação do Edi fício para a Loja do Cidadão no Bombarral”. Deliberado por unanimidade.

ATA N.º 22/2022 – REUNIÃO ORDINÁRIA DO DIA 19.10.2022

Proposta n.º 59/2022 – DPHD-AJC – Proposta de Adenda ao Protocolo relativo ao programa ABEM: Rede solidaria do medicamento. Deliberado por unanimidade.

· Proposta n.º 60/2022 – DPHD-AJC – Apoio ao movimento associativo –Atribuição de Subsídios/Relatório da Comissão de Avaliação das Candidatu ras. Deliberado por unanimidade.

Ratificação do despacho do Sr. Presidente da Câmara, de 13 de outubro de 2022, referente a deliberação: “Empreitada de Ampliação de Edifício para a Loja do Cidadão no Bombarral”. Deliberado por unanimidade.

20 DELIBERAÇÕES

◇ Entrevista a Nuno Ferreira

Quando é que começou a trabalhar na Câ mara Municipal?

No dia 29 de novembro de 1988, uma terça-feira chuvosa. Já passaram 34 anos. Lembro-me de ser recebido pelo então vice-presidente senhor Armando Rego e depois circular pela Câmara com o chefe de secretaria Joaquim Henriques Gomes para me apresentar aos colegas. Sou um dos últimos e poucos que trabalhou com todos os presi dentes em democracia (José Maria Guilherme, Carlos Serafim, Albuquerque Álvaro, Luís Camilo Duarte, José Manuel Vieira e Ricardo Fernandes).

Em que setor é que começou a trabalhar?

Comecei como adjunto de tesoureiro. A tesou raria situava-se, ao tempo, na sala onde hoje está o gabinete de comunicação e o gabinete de empreendedorismo. Lembro-me que o bal cão tinha um vidro a separar os funcionários dos utentes, o que mais tarde foi considerado não adequado ao atendimento do público e agora modernamente foi recuperado sob a forma de acrílico. A minha primeira colega foi a Ana Maria Simões, que logo após eu entrar ao serviço foi de baixa médica pelo que acabei por ter de aprender o serviço basicamente sozinho.

Como define a sua evolução pessoal e da autarquia até hoje?

Em termos pessoais, apesar de socializar continuar a não ser a minha área, fui forçado a evoluir. Nos primeiros dez anos, quando existia um sistema de carreiras, fui sempre evoluindo, mas depois, quando basicamente carreiras na administração pública passou a ser mera ficção estagnei até à oportunidade

que o atual presidente, Ricardo Fernandes, me deu ao colocar-me como técnico superi or. Apesar de tudo fui passando por muitos setores e sempre aprendendo. A autarquia hoje é totalmente diferente. Quando entrei ainda funcionávamos com máquinas de escrever, só havia um licenciado na Câmara e éramos talvez metade dos funcionários que somos hoje. Comecei a usar uma máqui na Phillips Videowriter em substituição das máquinas de escrever e quando em janeiro de 1996 se comprou o primeiro computador com Windows e word ainda me lembro de, na reunião de Câmara, o senhor Presidente, nada convencido, questionar “mas senhor Gomes, é mesmo necessário comprar um computa dor?”. Outros tempos. Ainda gostava de ver a desmaterialização dos serviços. Apesar de estar a soprar contra a ventania, acho que era mais do que tempo de deixar de haver tanto papel a circular.

Que experiência retira das funções de secretário do Presidente da Câmara?

Foi certamente uma honra para mim ter sido convidado pelo anterior, para uma função que obriga a muita polivalência. Um secretário do Presidente da Câmara tem de saber um pouco de tudo e como eu gosto mesmo é de aprender, isso foi ótimo. É muito exigente, mas é uma exigência desafiante. Fica a sensação que era possível fazer mais e melhor, o que é positivo.

E das funções de secretário da Assembleia Municipal?

Fiz em setembro 31 anos nesta função e apenas faltei a uma sessão por motivos de saúde. A “culpa” é toda do senhor Armando Salvador que na altura estava interinamente a

Colaborador da Câmara Municipal do Bombarral desde o ano de 1988, Nuno Ferreira iniciou o seu per curso na autarquia como adjunto de tesoureiro. Além de outras funções desempenhadas, há 31 anos que dá apoio à Assembleia Municipal, tendo falhado apenas uma ses são.

presidir à Assembleia Municipal e falou comi go para assegurar esta função. Em termos administrativos é certamente a função mais difícil numa autarquia pelo grau de exigência, responsabilidade e dificuldade. Deu-me muita experiência e conhecimento, a par de muito stress e muitas noites sem dormir. Trabalhei com seis presidentes (Fernando Mouga, Feliciano Duarte, Jorge Gabriel Martins, Lúcia Poseiro, João Carlos Duarte e Élio Leal) e dois presidentes interinos (Armando Salvador e Paulo Patrício) e só posso elogiar todos pela forma como me trataram e valorizaram. Como história é o meu principal interesse, fui testemunha de um terço da história deste concelho nos respetivos órgãos autárquicos.

Quais as suas ambições futuras?

Que volte a haver um sistema de carreiras de verdade que permita ambicionar e lutar por melhor, que permita haver motivação para evoluir. Continuar a aprender sempre. No dia em que deixar de aprender não estou cá a fazer nada. Conseguir publicar o que tenho escrito (poemas, contos, história local). Eu sei que é uma contradição para quem defende a desmaterialização, mas livros continuam a ser em papel, a burocracia é que podia dispensar esse suporte. Gostava sobretudo a nível de história local, das nossas lendas e do nosso passado que hoje cada vez menos gente conhece ou valoriza. Há tantas figuras que deram tudo por esta terra e hoje ninguém sabe quem foram, tantos momentos que fizeram aquilo que o Bombarral é hoje e que estão esquecidos em folhas amarelecidas numa qualquer prateleira. Eu gosto de contar histórias, mas se não ficarem registadas o conhecimento perde-se e o conhecimento só faz sentido se for partilhado.

21 PALAVRA DE COLABORADOR
“EU GOSTO DE CONTAR HISTÓRIAS, MAS SE NÃO FICAREM REGISTADAS O CONHECIMENTO PERDE-SE E O CONHECIMENTO SÓ FAZ SENTIDO SE FOR PARTILHADO.”
PALAVRA DE COLABORADOR(A)
22 OBRAS MUNICIPAIS CONCLUSÃO DAS OBRAS DE REABILITAÇÃO DO RESERVATÓRIO DE ÁGUA DO ESTORNINHO EMPREITADA DO REPERFILAMENTO DA LINHA DE ÁGUA AFLUENTE AO RIO CORGA, NO BOMBARRAL EMPREITADA DE AMPLIAÇÃO DO COLETOR DA REDE DE ESGOTOS DO CASAL DO CAMARÃO LIMPEZA DAS MARGENS DO RIO REAL, JUNTO À ENTRADA NORTE DA VILA PREPARAÇÃO DE LUGARES DE ESTACIONAMENTO NA RUA JOSÉ PEREIRA DA CONCEIÇÃO REABILITAÇÃO DA REDE DE ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS E PLUVIAIS DO BAIRRO DO OLIVAL
23 OBRAS MUNICIPAIS FUTURO AUDITÓRIO DA “QUINTA CIÊNCIA VIVA DA PERA ROCHA” NO ANTIGO IVV ASFALTAMENTO NA RUA CIDADE DE NAMPULA ASFALTAMENTO E REABILITAÇÃO DE PASSEIOS NA RUA JOSÉ VERÍSSIMO DUARTE TRABALHOS DE PINTURA INTERIOR E REMOÇÃO DA COBERTURA EM FIBROCIMENTO DO PAVILHÃO MUNICIPAL ESPAÇO PARA A INSTALAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DO CENTRO INVESTIGAÇÃO ROCHA CENTER ASFALTAMENTO NAS RUA LUÍS DE CAMÕES E RUA EVARISTO JUDÍCIBUS REABILITAÇÃO DE PASSEIOS NA RUA JOSÉ VERÍSSIMO DUARTE REABILITAÇÃO DOS BALNEÁRIOS DO PAVILHÃO MUNICIPAL

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim Municipal do Bombarral Nº 16 by municipiobombarral - Issuu