Amadora Sempre em Movimento n.º 23

Page 26

AMADORA SOLIDÁRIA

s

Voluntariado porta-a-porta para sensibilizar seniores A

s questões associadas à promoção do bem-estar e da qualidade impõem-se numa sociedade paulatinamente envelhecida. As consequências do aumento da esperança média de vida impulsionaram situações de vulnerabilidade social, nomeadamente o isolamento e solidão da população sénior, a progressiva dependência física e a precariedade económica.

Na Amadora, e segundo os Censos de 2011, o segmento da população sénior representa 19% da população residente, dos quais 42% têm idades superiores a 75 anos e 65% reside só.

Neste contexto, foi realizado, entre setembro de 2012 e abril de 2013, o 1.º Recenseamento Sénior da Amadora. Este, teve como objetivo a sinalização de seniores sem rede de suporte e/ou em situação de isolamento e/ou dependência. Presentemente, estão sinalizados e georreferenciados 620 seniores residentes, sendo os mesmos acompanhados pela Divisão de Intervenção Social. Considerando o trabalho que tem sido desenvolvido pela autarquia neste âmbito, e numa ótica de maior proximidade à população sénior e em parceria com a Junta de Freguesia da Venteira, realizou-se nos dias 25 e 26 de junho, na referida freguesia, a ação de voluntariado “AmaSénior Porta-a-porta”. A iniciativa teve como principal objetivo, divulgar os projetos de intervenção social do município, promovidos e dinamizados pela autarquia assim como identificar situações de vulnerabilidade social para posterior referenciação aos serviços competentes. A ação contou com a colaboração de voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado da Amadora, que antecipadamente, frequentaram uma ação de informação relativa aos projetos a divulgar.

26

AMADORA SOLIDÁRIA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.