Percursos Pedestres de Esposende

Page 1

02

Diz um velho aforismo minhoto que “para se saber, passear ou ler”. E foi com este preceito que o município de Esposende criou a Rede Municipal de Percursos Pedestres, para quem nos visita possa conhecer as diversas paisagens de Esposende.

As motivações principais, associadas à criação desta rede envolvem valores como a natureza, o bem-estar físico e a descoberta, vocacionados para o Turismo de Natureza. Esposende é assim um excelente palco, onde cenários únicos de belezas naturais e património assente na História e etnogra昀椀a, tornam cada viagem numa bela e produtiva oportunidade de prazer e desfrute.

Percorrer antigos caminhos, calcorrear cangostas recuperadas e seguir por trilhos entre as diferentes matas, leva-nos a outros tempos, de um passado recente, não muito distante, entre moinhos e azenhas, campos agrícolas e velhas serrações. Não esquecendo os trilhos ao longo dos rios Cávado e Neiva, em tom bucólico e em dias quentes, proporcionam um outro prazer, ao refrescarmo-nos nas suas águas ou merendar ao som da queda de água das presas.

Com quase 120km de percursos devidamente marcados com as tradicionais marcas de percursos pedestres de Pequena Rota, podemos escolher o trajeto mais adequado ao nosso gosto, tempo disponível e distância a percorrer, seja para conhecer a diversidade natural, paisagística, histórica ou até mesmo em jeito de treino, melhorar o nosso desempenho.

Se por um lado temos dois percursos urbanos – pela cidade de Esposende e Vila de Fão - não faltarão outros dez, que provocarão incursões às zonas mais naturais, seja no planalto de Vila Chã/Antas ou ao longo das praias e estuário do Cávado. Os miradouros que pontuam um pouco por toda a Arriba Fóssil, permitem o vislumbre de grandes faixas do nosso território.

04

PARQUE NATURAL DO LITORAL NORTE

PERCURSOS PEDESTRES

SINALÉTICA

INÍCIO/FIM

CAMINHO CERTO

CAMINHO ERRADO

VIRAR À DIREITA

VIRAR À ESQUERDA

LEGENDA

OBSERVAÇÃO DE ANIMAIS

OBSERVAÇÃO DE AVES

OBSERVAÇÃO DE FLORA

PATRIMÓNIO RELIGIOSO

PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO/ MONUMENTAL MIRADOURO

ÁRVORE NOTÁVEL

RECOMENDAÇÕES:

• Não saia do percurso marcado e sinalizado

• Evite fazer ruído e barulhos desnecessários

• Respeite a propriedade privada

• Não incomode os animais

• Não recolha plantas, animais ou rochas

• Não faça fogo

• Evite andar sozinho

• Não abandone o lixo, leve-o até ao respetivo local de recolha

• Materialnecessário/recomendado:roupaecalçadoadequadoa caminharnocampo/monteeàscondiçõesatmosféricasdodia.

PR3 PR13
08 PR1 TRILHO ENTRE O NEIVA E O ATLÂNTICO Percurso do Vento e do Céu PR2 TRILHO DA NATUREZA: ENTRE O CÁVADO E O ATLÂNTICO Percurso do Vento e do Rio PR3 TRILHO DAS CANGOSTAS PR4 TRILHO DAS AZENHAS DE ANTAS PR5 PELA ARRIBA FÓSSIL: DA SRA DA GUIA AO MONTE DE FARO PR6 CASTRO DE S. LOURENÇO 2h308,5kmFácil Circular 1m 22m 2h005,7kmFácil Circular 1m 29m 4h0011,8km Médio Fácil Circular 39m 222m 4h3012,5kmFácil Circular 5m 133m 4h3012,4kmMédio Fácil Linear 63m 224m 3h309,7kmFácil Circular 138m 207m 2h306,2kmFácil Circular 1m 17m PR7 CAMINHO DOS MAREANTES PR8 CAMINHO DA MEMÓRIA PR9 CAMINHOS DA FÉ PR10 MARGENS DO NEIVA PR11 ENTRE VALES E QUINTAS PR12 TRILHO DAS MASSEIRAS Percurso do Vento e do Homem PR13 GEMESES: TERRA DE PASSAGEM 2h005,9kmFácil Circular 1m 12m 3h309,5km Médio Fácil Circular 30m 225m 4h3013,5kmFácil Circular 17m 115m 4h3012,8kmFácil Circular 50m 197m 3h007,5kmFácil Circular 3m 19m 10 14 18 22 26 30 34 38 42 46 50 54 58 5h3014,2km Circular 3m 148m Moderado
TRILHO ENTRE O NEIVA E O ATLÂNTICO Percurso do Vento e do Céu PARCERIA: PARQUE NATURAL DO LITORAL NORTE- ICNF
PR1

TRILHO ENTRE O NEIVA E O ATLÂNTICO

Percurso do Vento e do Céu

Tendo como ponto de partida o estuário do rio Neiva, seguimos para a sua foz e depois, pelo cordão dunar, para sul. Regressar por entre campos agrícolas e observaropatrimónioetnográ昀椀coereligioso,patente em azenhas e moinhos, capelas e cruzeiros. A fauna e 昀氀ora presentes, num misto de sapal, com a restinga do rio Neiva, assim como a geomorfologia observável na transformação da costa e na deposição de areias, sob a forma de dunas, dão um toque especial e único a este percurso plano e carregado de natureza.

Localização: inicia-se junto à foz do rio Neiva, desenrolando-se ao longo das freguesias de Antas e Belinho, pelos campos agrícolas e zona dunar/praia.

Ponto de partida/chegada: parque de estacionamento junto à foz do rio Neiva, em Guilheta - Antas.

Lat 41°36’30.30”N | Long 8°48’20.45”W | 3m

Tipo de percurso: pequena rota, circular

Âmbito do percurso: natural, cultural e paisagístico

Cota mínima: 1m (foz do rio Neiva)

Cota máxima: 22m

Subida Acumulada: 54m

Descida Acumulada: 54m

Pontos de interesse: o estuário do rio Neiva e as espécies de fauna e 昀氀ora que aí residem; a área de cultivo de produtos agrícolas; o sistema dunar; a Capela de Santa Tecla e os engenhos de moagem e serração que se encontram junto do curso do Neiva.

2h30 8,5km Fácil
22 m 1 m (km) (m) 8 KM CAPELA DE ST.A TECLA 1 KM ANTAS 2 KM BELINHO 3 KM 6 KM 5 KM 4 KM PRAIA DE GUILHETA 7 KM RIO NEIVA A2 A1 MIRADOURO DO NEIVA TORRE DE OBSERVAÇÃO PANORÂMICA DE BELINHO PONTE SOBRE O RIO NEIVA 200 m N

PR2

TRILHO DA NATUREZA:

ENTRE O CÁVADO E O ATLÂNTICO

Percurso do Vento e do Rio

PARCERIA: PARQUE NATURAL DO LITORAL NORTE- ICNF

TRILHO DA NATUREZA: ENTRE O CÁVADO E O ATLÂNTICO

Percurso do Vento e do Rio

Sendo um dos três percursos integrados no Parque Natural do Litoral Norte, este é o que melhor representa a restinga do Cávado nas suas duas faces: a primeira, constituída por terrenos de sapal representa o rio e a segunda, virada sobre o Atlântico, com um complexo sistema de dunas.

Em termos patrimoniais, este passeio o fará viajar pelo mundo medieval e época moderna, através do Cemitério Medieval das Barreiras e Facho da Bonança. A dois passos do núcleo antigo da Vila de Fão, poderá ainda desbravar o que este belo e recatado lugar tem para lhe surpreender.

Localização: inicia-se na margem esquerda do rio Cávado, desenrolando-se pelo Parque Natural do Litoral Norte, na freguesia de Fão.

Ponto de partida/chegada: Clube Náutico de Fão - O昀椀r Lat 41°30’52.42”N | Long 8°46’29.12”W | 2m

Tipo de percurso: pequena rota, circular

Âmbito do percurso: natural, cultural e paisagístico

Cota mínima: 1m (estuário do Cávado)

Cota máxima: 29m (Facho da Bonança)

Subida Acumulada: 31m

Descida Acumulada: 31m

Pontos de interesse: o estuário do rio Cávado e as espécies de fauna e 昀氀ora que aí habitam; sistema dunar que se prolonga por toda a costa marítima; o pinhal de O昀椀r; a Capela e Facho da Bonança e o Cemitério Medieval das Barreiras.

ESTUÁRIO DO CÁVADO
PINHAL DE OFIR FACHO E CAPELA DA BONANÇA CEMITÉRIO MEDIEVAL DAS BARREIRAS FÃO OFIR PRAIA DE OFIR
2 KM 3 KM
1 KM 4 KM 5 KM
2h00 5,7km Fácil
29 m 1 m 15 30 (km) (m) ESTUÁRIODOCÁVADO
CÁVADO MIRADOURO DO ESTUÁRIO DO CÁVADO MIRADOURO FOZ DO CÁVADO RESTINGA 200 m N PRAIA DA BONANÇA PONTE D. LUÍS ESPOSENDE
OBSERVATÓRIO DO ESTUÁRIO DO
CANGOSTAS
PR3 TRILHO DAS
PARCERIA: ADA RIO NEIVA

TRILHO DAS CANGOSTAS

Cangosta é uma palavra muito utilizada no arcaísmo bracarense que identi昀椀ca um caminho pedestre estreito com trajeto irregular, que tanto poderá ser em terra batida ou até mesmo calçado, numa zona periférica de uma povoação, entre muros e sebes mal edi昀椀cados, agarrados pelo revestimento de ervas daninhas e plantas agrestes. Este será o principal tema deste percurso, que consegue calcorrear grande parte das cangostas que foram recuperadas e valorizadas, sob o cunho da ADA-Rio Neiva com a população local, como marcas e testemunho da vida de outros tempos.

CAP. N. SR.A DOS REMÉDIOS E MON. A SANTIAGO

4h00

11,8km

Médio-Fácil

CAP. N. SR.A ROSÁRIO SANTUÁRIO DE N. SRA. DA

SOLAR DE BELINHO

Localização: freguesia de Antas

Pontodepartida/chegada:ParquedasMerendasdeAzevedo,nolugardeAzevedo Lat 41°36’2.47”N | Long 8°46’9.45”W | 96m

Tipo de percurso: pequena rota, circular

Âmbito do percurso: histórico, paisagístico e cultural

Cota mínima: 39m (Peneirada)

Cota máxima: 222m (Bouça de Vila Nova - Caixa d´Água)

Subida Acumulada: 262m

Descida Acumulada: 261m

Pontos de interesse: MenhirdeAntas;IgrejaParoquialdeS.PaiodeAntas;cruzeiroda Igreja;inscriçãomedievaldaIgrejadeAntas;mamoadeSoleimas;QuintadoFilipe;Paul das Feiticeiras; Fonte da Barrugueira; Calçada da Oliveira; pé de cruzeiro da Capela de N. ª Sr.ª da Agra; Capela de N. ª Sr.ª dos Remédios; Quinta de Belinho; cruzeiro e capela de N. ª Sr.ª do Rosário; Alminhas da Quinta de Belinho e Cividade de Belinho (castro), Árvore Notáveis (Pinus pinea, Eucalyptus globulus e Quercus suber).

020
222 m 39 m (km) (m)
KM 8 KM
KM 6 KM
2 KM IGREJA DE S. PAIO DE ANTAS 3 KM 1 KM 4
5
7 KM 9 KM 10 KM 11 KM
GUIA
PENEIRADA
DA OLIVEIRA QUINTA
FILIPE PONTELHA DE AMARO
PINUS PINEA
EUCALYPTUS GLOBULUS
DE BELINHO RIO NEIVA 200 m N
ANTAS MATA DA
CALÇADA
DO
MENHIR DE ANTAS MENHIR
QUERCUS SUBER
ALMINHAS

PARCERIA: ADA RIO NEIVA

PR4 TRILHO DAS AZENHAS DE ANTAS

TRILHO DAS AZENHAS DE ANTAS

Este percurso tem início junto ao parque de merendas de Azevedo e é um itinerário carregado de património, seja ele arquitetónico, religioso, arqueológico, cultural, etnográ昀椀co ou natural. O nome surge pelos diversos engenhos ao longo do rio Neiva, que outrora laboravam para a moer cereais e cortar madeira. Hoje, com outros 昀椀ns assumem outro per昀椀l, mais vocacionado para o turismo e continuam a encantar quem por ali passa, pois são adornos nos nichos bucólicos da paisagem 昀氀uvial.

4h30

12,5km

Fácil

Localização: freguesias de Antas e Belinho

Pontodepartida/chegada:ParquedasmerendasdeAzevedo,nolugardeAzevedo Lat 41°36’2.47”N | Long 8°46’9.45”W | 96m

Tipo de percurso: pequena rota, circular

Âmbito do percurso: histórico, paisagístico e cultural

Cota mínima: 5m (Capela de Santa Tecla)

Cota máxima: 133m (Menhir de Antas)

Subida Acumulada: 194m

Descida Acumulada: 194m

Pontos de interesse: Capela de S. Cristóvão; Capela de Santa Tecla; Engenho de Santa Tecla; Azenha do Sebastião (ou da Guilheta); Azenha da Carvalha; Alminha de N. Sr.ª da Boa Viagem; Azenha e levada do Minante; Menir de Antas; Cruzeiro Paroquial; Igreja Paroquial de S. Paio de Antas; Capela de S. João; Rio Neiva; praias 昀氀uviais; paisagem dunar

024
estuário do rio Neiva. 133 m 5 m (km) (m) AZENHA DO MINANTE MENIR DE ANTAS 1 KM 2 KM 3 KM 4 KM 8 KM 5 KM 6 KM 7 KM 9 KM 10 KM 11 KM IGREJA PAROQUIAL ALMINHAS DO MONTE AZENHA DO GRILO AZENHA DO MINANTE AZENHA DA CARVALHA AZENHA DO SEBASTIÃO ENGENHO DE ST.A TECLA CAP. SANTA TECLA CASA DO BARÃO DE MARACANÃ CAP. S. CRISTÓVÃO ANTAS 200 m N VIANA DO CASTELO
e

PR5

PELA ARRIBA FÓSSIL: DA SENHORA DA GUIA AO MONTE DE FARO

PELA ARRIBA FÓSSIL: DA SENHORA DA GUIA AO MONTE DE FARO

CAPELA E MIRADOURO DA SR. ª GUIA

ESCADÓRIO DE ACESSO AO SANTUÁRIO DE N. SR.A DA GUIA MIRADOURO DO MONTE DE SANFINS (PICOTINHO)

Desenvolvendo-se ao longo da costa, pela arriba fóssil, neste percurso visitamos as freguesias de Palmeira de Faro, Marinhas, Mar, Vila Chã e Belinho. Uma excelente forma de conhecer parte do concelho de Esposende, este percurso leva-nos a descobrir o património natural, histórico-cultural e paisagístico. Permite um contacto direto do pedestrianista com a 昀氀oresta, oferecendo-lhe a observação de aves, 昀氀ora e fauna em locais com uma grande beleza paisagística com a visualização de uma ampla área da orla costeira.

1

2

Médio-Fácil

CAPELA E MIRADOURO DA SR.ª DA PAZ

4 KM

PARQUE TEMÁTICO DOS MOINHOS DA ABELHEIRA

MARINHAS

CENTRO INTERPRETATIVO DE S. LOURENÇO

CAPELA E MIRADOURO DE S. LOURENÇO CASTRO DE S. LOURENÇO

VILA CHÃ

DÓLMEN DA CRUZINHA

ARBORETO MUNICIPAL

ESPOSENDE

MIRADOURO DE MONTE FARO

PALMEIRA DE FARO

200

m

Localização: Palmeira de Faro, Vila Chã, Marinhas, Mar e Belinho

Ponto de partida/chegada: Monte Faro (Palmeira de Faro) / Monte da Sr.ª da Guia (Belinho)

Lat 41°32’26.33”N | Long 8°44’56.06”W | 85m / Lat 41°35’20.60”N | Long 8°46’46.33”W | 96m

Tipo de percurso: pequena rota e linear

Âmbito do percurso: natural, histórico e paisagístico

Cota mínima: 63m (Palmeira de Faro)

Cota máxima: 224m (Porrinhoso)

Subida Acumulada: 337m

Descida Acumulada: 339m

ANTIGAS MINAS DE VOLFRÁMIO BELINHO MAR 224 m 63 m 50 100 150 200 (km) (m)

028
4h30 12,4km
KM
KM
KM
KM
KM
KM
Pontos de interesse: Arriba fóssil; dólmens da Portelagem e Cruzinha; miradouros de S. Lourenço, Senhora da Paz e Senhora da Guia; castro de S. Lourenço; capela de Nª Senhora da Paz. KM 9 KM
3
8
5
6
7
10 KM
11 KM
N
DÓLMENDAPORTELAGEM
GEOFORMAS GRANÍTICAS

CASTRO DE S. LOURENÇO

PR6

CASTRO DE S. LOURENÇO

EstepercursoteminícionocastrodeS.Lourençoesegue para a descoberta de outros monumentos milenares (dólmens de Arribadas/Cruzinha, Portelagem e Rapido III), marcas da presença do homem em tempos anteriores aos castros, que se encontram localizados no planalto de Vila Chã. Nãosóseráavalênciamonumental,comomotivopara esta caminhada, pois há muito mais que apreciar, em termos paisagísticos, naturais e etnográ昀椀cos.

DÓLMENDORAPIDO

3h30

9,7km

Fácil

Localização: freguesia de Vila Chã

Ponto de partida/chegada: Castro de S. Lourenço Lat 41°33’25.66”N | Long 8°45’38.21”W | 175m

Tipo de percurso: pequena rota, circular

Âmbito do percurso: histórico e paisagístico

Cota mínima: 158m (dólmen da Portelagem)

Cota máxima: 207m (Monte da Maceira)

Subida Acumulada: 125m

Descida Acumulada: 125m

Pontos de interesse: Miradouro; Capela, Castro e Centro Interpretativo de S. Lourenço; Igreja Paroquial de S. João Batista de Vila Chã; dólmens do Rápido III, Portelagem, Arribadas/Cruzinha e Arboreto Municipal

207 m 158 m (km) (m) 1 KM 2 KM 3 KM 4 KM 8 KM 5 KM 6 KM 7 KM 9 KM IGREJA PAROQUIAL DÓLMEN DA CRUZINHA DÓLMEN DA PORTELAGEM VILA CHÃ
DO RAPIDO CAP. E MIRADOURO S. LOURENÇO
DÓLMEN
200 m N PARQUE TEMÁTICO DOS MOINHOS DA ABELHEIRA CRUZEIRO ARBORETO MUNICIPAL
CAMINHO DOS MAREANTES
PR7

CAMINHO DOS MAREANTES

Conhecer Esposende é percorrer suas ruas, desde o antigo Pelourinho até à foz do rio Cávado, numa mistura das duas almas que identi昀椀cam bem Esposende; piscatória e balnear. Com o incremento da arquitetura de época impressa nos edifícios e a religiosidade bem presente, sempre acompanhado pela beleza do estuário do Cávado. Ir a Esposende é ver obrigatoriamente o encontro das águas, quando o rio sereno enfrenta o mar bravio. Passear e apreciar as casas tradicionais dos pescadores e as modernas casas de praia, saborear o vento e sentir o cheiro a mar.

2h30

6,2km

Fácil

Localização: cidade de Esposende

Ponto de partida/chegada: : Centro de Informação Turística (Av. Marginal)

Lat 41°31’51.37”N | Long 8°46’56.47”W | 3m

Tipo de percurso: urbano, pequena rota e circular

Âmbito do percurso: histórico, paisagístico e cultural

Cota mínima: 1m (marina de recreio)

Cota máxima: 17m (Praia de Suave Mar)

Subida Acumulada: 25m

Descida Acumulada: 25m

Pontos de interesse: 1.Capela do Senhor dos A昀氀itos; 2.Museu Municipal de Esposende; 3.Pelourinho; 4.Edifício da Câmara Municipal de Esposende e Igreja

17 m 1 m 1 KM 2 KM 3 KM 4 KM 5 KM ESPOSENDE MARINHAS (km) (m) CAPELA DOS MAREANTES MARINA DE PESCA 200 m N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 MARINA DE RECREIO MIRADOURO FOZ DO CÁVADO OBERVATÓRIO DE AVIFAUNA
da Misericórdia / Capela dos Mareantes; 5.Capela de N. Sr.ª da Saúde; 6.Igreja Santa Maria dos Anjos; 7.Capela e Cruzeiro de S. João; 8.Hospital Valentim Ribeiro; 9.Forte de S. João Baptista e Farol de Esposende; 10.Museu Marítimo / Edifício dos Socorros a Náufragos; 11.Monumento ao Homem do Mar; 12.Estátua de D. Sebastião.
CAMINHO DA MEMÓRIA
PR8

CAMINHO DA MEMÓRIA

Em Fão, antigo centro salineiro da Idade Média, destaque paraasuazonahistórica.

Naantigaestruturaurbanadavila,namargemesquerdado Cávado,quandocalcorreamosassuasruaséfácilconstatar a grande in昀氀uência que a cultura brasileira operou no iníciodoséc.XX.

Mas esta não é a única face de Fão, que tem uma vocação praieiraepiscatória,quedebruçadasobreorioCávadoede costas para o mar, possui a sua dinâmica urbana. Mas, a caminhodapraia,temosopinhal,sobreasdunasmedievais que entretanto ocultam a Fanum de antigamente. Hoje, testemunhos como o Cemitério Medieval das Barreiras e Facho da Bonança são raros e importantes, pois revelam a facedohomemmedieval/modernoedetemposdifíceis,de pestes,fé,pirataria,tempestadesemuitosnaufrágios.

CAPELAEFACHODABONANÇA

Localização: vila de Fão

Ponto de partida/chegada: Alameda do Senhor Bom Jesus Lat 41°30’39.00”N | Long 8°46’5.26”W | 4m

Tipo de percurso: pequena rota, circular

Âmbito do percurso: urbano, histórico, paisagístico e natural

Cota mínima: 1m (Largo do Estaleiro)

Cota máxima: 12m (Facho e Capela da Bonança)

Subida Acumulada: 39m

Descida Acumulada: 39m

Pontos

2h00
Fácil
5,9km
12 m 1 m 1 KM 2 KM 3 KM 4 KM 5 KM (km) (m) OFIR
de interesse: 1 Igreja do Senhor Bom Jesus de Fão; 2. Passeio marginal do rio Cávado; 3. Alminhas do Cais; 4. Ponte D. Luis Filipe; 5. Casas de O昀椀r; 6. Pinhal de O昀椀r; 7. Facho e Capela de N. Sr.ª da Bonança; 8. Cemitério Medieval; 9. Igreja Matriz de Fão; 10. Capela da Misericórdia de Fão; 11. Igreja da Misericórdia de Fão; 12. Alameda e coreto do Sr. Bom Jesus de Fão
CAIS E MARGINAL DO RIO CÁVADO CICLOVIA DO CÁVADO CASAS DE OFIR PASSADIÇO DA RESTINGA DO CÁVADO FÃO GANDRA RIO CÁVADO 200 m N MIRADOURO DO ESTUÁRIO OBSERVATÓRIO DO ESTUÁRIO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 6
CAMINHOS DA FÉ PARCERIA: ADA RIO NEIVA
PR9

CAMINHOS DA FÉ

Belinho é encimada por dois montes; N. Sr.ª da Guia e Monte Crasto, que nos oferecem a beleza da costa e o brilho do mar como meta no horizonte. Foi este manancial de beleza natural conjugado com a religiosidade do cume da Senhora da Guia que 昀椀zeram nascer a ideia deste percurso assim como o nome que lhe foi atribuído. Para além de calcorrear caminhos de peregrinação e defé,percorremostambémdiversospontosgeológicos de interesse da arriba fóssil, que se foram moldando ao longo de milhares de anos pelo vento e pela chuva.

9,5km

Médio - Fácil

Localização: freguesia de Belinho

Ponto de partida/chegada: Igreja Paroquial de Belinho

Lat 41°58’85.94”N | Long 8°78’38.83”W |36m

Tipo de percurso: pequena rota, circular

Âmbito do percurso: histórico, paisagístico, religioso e cultural

Cota mínima: 30m (lugar da Igreja)

Cota máxima: 225m (marco geodésico do Picotinho)

Subida Acumulada: 390m

Descida Acumulada: 400m

Pontos de interesse: Igreja Paroquial de Belinho; sarcófagos medievais; Alminhas e cruzeiros da Via Sacra até ao Santuário da Senhora da Guia; Capela de S.to Amaro e S. Cristóvão; Santuário da Sr.ª da Guia; miradouro do Picotinho; complexo geológico do Alto do Rouco e Porrinhoso; Castro da Bouça e Marco do

044
3h30
Rei. 225 m 30 m (km) (m) 500 m N VISTA DO MONTE DA SR.A DA GUIA 1 KM 2 KM 3 KM 4 KM 8 KM 5 KM 6 KM 7 KM 9 KM CAP. S. CRISTÓVÃO MIRADOURO DO PICOTINHO BELINHO SANT.N. SR.A GUIA MIRADOURO N. SR. A GUIA
IGREJA PAROQUIAL ANTAS MAR MARCO DO REI ALMINHAS N. S.ª DE FÁTIMA VILA CHÃ
CAP. S.TO AMARO

PR10

MARGENS DO NEIVA

MARGENS DO NEIVA

Éumitineráriocheiodepatrimónio,sejaele;arquitetónico, religioso, arqueológico, cultural, etnográ昀椀co e natural. Pretende dar a conhecer a riqueza patrimonial da Vila de Forjães, através dos seus caminhos pelas duas margens do rio Neiva num passeio descontraído por campos agrícolas, pinhal e bosque.

Ao começarmos, somos logo brindados pelos belos painéis de azulejo deixados por Jorge Colaço, onde estão representados temas dos “Os Lusíadas”, o Achamento do Brasil e as Grandes Batalhas de Portugal. Ricas são as frases, que outrora serviram de inspiração aos alunos naquela que foi um dia considerada a melhor escola de Portugal!

PAINELDEAZULEJOSDEJORGECOLAÇO

4h30

13,5km

Fácil

Localização: vila de Forjães

Ponto de partida/chegada: Centro Cultural de Forjães

Lat 41°60’43.8”N | Long 8°74’23.33”W |70m

Tipo de percurso: pequena rota, circular

Âmbito do percurso: histórico, paisagístico e cultural

Cota mínima: 17m (rio Neiva, ponte do Grilo)

Cota máxima: 115m (Capela de S. Roque)

Subida Acumulada: 239m

Descida Acumulada: 239m

Pontos de interesse: Centro Cultural de Forjães; Alminhas de Azevedo; Alminhas do Risca/Ricardo; Casa do Matinho; Engenho de Serrar; ponte e azenha do Grilo; areal do Grilo; Menir e marcos; Alminhas da Estrada; Ponte e Azenha da Velha; Fonte e Lavadouro de S. Roque; Quinta de Curvos; Quinta de Pregais; Alminhas da Madorra; cruzeiro e escadório; Igreja de Santa Marinha; Sepultura Medieval, Árvores Notáveis (Quercus robur e Quercus suber) e Campa do Frade.

048
115 m 17 m (km) (m) 500 m N
1 KM 2 KM 3 KM 4 KM 8 KM 5 KM 6 KM 7 KM 9 KM FORJÃES AZENHA D MORENA CASA DO MATINHO PONTE DO GRILO MENIR E MARCOS 10 KM 11 KM 12 KM 13 KM QUINTA DE PREGAIS QUINTADE CURVOS QUINTA D CALÇA CENTRO CULTURAL DE FORJÃES QUERCUS ROBUR QUERCUS SUBER CAMPADO FRADE A A
ENTRE
E
PR11
VALES
QUINTAS

VILA CHÃ

ENTRE VALES E QUINTAS

Este belo e simples percurso está virado para o vale do Cávado e percorre parte de 3 freguesias: Palmeira de Faro, Vila Chã e Curvos. Associado a este temos a paisagem natural, de monte e vales, com a presença de inúmeras quintas de produção vinícola e agrícola, que enriquecem esta amálgama de valores tradicionais. A não esquecer de entrar numa bela quinta e fazer gosto ao paladar e à alma, com a envolvente mistura de queijos e Vinhos Verdes para repor as energias e levar para casa boas e saborosas sensações!

4h30

12,8km

Fácil

Localização: freguesias de Curvos, Palmeira de Faro e Vila Chã

Ponto de partida/chegada: Igreja Paroquial de Palmeira de Faro Lat 41°54’60.87”N | Long 8°74’39.96”W |85m

Tipo de percurso: pequena rota, circular

Âmbito do percurso: paisagístico e natural

Cota mínima: 50m (rua do Rio Eido – Palmeira de Faro)

Cota máxima: 197m (Alto de Frossos - Curvos)

Subida Acumulada: 270m

Descida Acumulada: 270m

Pontos de interesse: Igreja Paroquial de Palmeira de Faro; Alminhas do cemitério de Palmeira; portal setecentista e Alminhas da Casa dos Cucos; Fonte das Três Bicas; Dólmens da Cruzinha/Arribadas; Miradoiro do Alto de Frossos; tanques de Linho; laje do tanque com gravuras da Segunda Grande Guerra; Igreja Paroquial de Curvos; Cruzeiro da Igreja; Capela da Sr.ª da Rateira; Dólmen de Cimo de Vila – Terroso; Capela de N.ª Sr.ª de Lurdes; Castro e Capela do Senhor dos Desamparados; Arboreto; Capela e Cruzeiro de Santo

052
António
197 m 50 m (km) (m) 500 m N CASA DOS CUCOS 1 KM 2 KM 3 KM 4 KM 8 KM 5 KM 6 KM 7 KM 9 KM DÓLMEN DO CIMO DE VILA CURVOS MIRADOURO DO ALTO DE FROSSOS CAP. SR.A DA RATEIRA DÓLMEN DA CRUZINHA 10 KM 11 KM 12 KM FONTE DAS RAÍZES IGREJA PAROQUIAL CRUZEIRO FONTE DAS TRÊS BICAS ALMINHAS E CASA DOS CUCOS CRUZEIRO IGREJA DE S.TO ANTÓNIO CAP. E CASTRO
DESAMPARADOS
e Fonte das Raízes.
DO SR. DOS
PALMEIRA DE FARO IGREJA PAROQUIAL ARBORETO MUNICIPAL

PR12

TRILHO DAS MASSEIRAS
Vento
PARCERIA: PARQUE NATURAL DO LITORAL NORTE- ICNF
Percurso do
e do Homem

TRILHO DAS MASSEIRAS

Umpercursorecheadodenatureza,inseridonoParque NaturaldoLitoralNorte,compassagemobrigatóriapela lagoa de Apúlia, antigas Masseiras e sistema dunar. Os encantos passam pelo recente miradouro, em forma de torre, que nos permite observar a paisagem e aves, que encontram nesta lagoa refúgio e alimentação.

Moinhos de Vento, outrora motores da economia local, hoje transformaram-se em locais para viver e fazem as delícias de qualquer caçador de belas paisagens, tendo sempre como fundo a praia de Apúlia, o mar e o céu.

Fácil

Localização: vila de Apúlia

Ponto de partida/chegada: em frente aos moinhos de vento de Apúlia

Lat 41°48’71.04”N | Long 8°78’09.42”W | 5m

Tipo de percurso: pequena rota, circular

Âmbito do percurso: paisagístico, natural e cultural

Cota mínima: 3m (praia de Apúlia)

Cota máxima: 19m (lagoa de Apúlia)

Subida Acumulada: 54m

Descida Acumulada: 54m

Pontos de interesse: Praia de Apúlia; moinhos de vento; Torre de observação panorâmica; lagoa de Apúlia; Parque Natural do Litoral Norte; Iconofósseis.

056
Percurso do Vento e do Homem 3h00
7,5km
19 m 3 m (km) (m)
KM
KM
KM
KM
MOINHOS DE VENTO
APÚLIA ICONOFÓSSEIS 500 m N
DE OBSERVAÇÃO PANORÂMICA DA LAGOA DA APÚLIA
MASSEIRA 1
2 KM 3 KM 4
5
6
GRANDE MASSEIRA
PEQUENA MASSEIRA
TORRE

PR13

GEMESES: TERRA DE PASSAGEM

GEMESES: TERRA DE PASSAGEM

Denominado “Gemeses: Terra de passagem”, permite percorrer grande parte da freguesia de Gemeses por entre ruas, caminhos e trilhos, e contribui para melhor conhecer este local, rico em termos culturais e naturais, cuja envolvente paisagística, dominada por frescos bosques, campos de cultivo e veredas de servidão, para além dos caminhos ao longo do rio Cávado, tornam este passeio numa viagem muito agradável. Sem grandes declives, à exceção da subida ao Monte de Arnelas, pode-se fazer este percurso suavemente, em terrenos que inclinam em direção ao rio Cávado. Gemeseséassimumaterraqueproporcionaumexcelente cenárioparaestetipodeatividade,comoenriquecimento pela observação da paisagem natural e pela apreciação do seu vasto património construído, que retrata bem os grandes períodos da nossa história.

4h00

14,21km

Moderado

Localisation du parcours : Apúlia

Localização do percurso: Gemeses

Point de départ/ Point d’arrivée: Moinhos de Apúlia (les moulins d’Apúlia)

Ponto de partida/Chegada: Igreja de Gemeses

Lat 41°48’71.04”N | Long 8°78’09.42”W | 5m

Lat 41o31’23.9’’N | Long 8o43’34.6’’W | 38m

Type de parcours: Petite route circulaire

Tipo de Percurso: Pequena Rota e Circular

Cadre du parcours: Ethnographique, naturel, paysagiste

Âmbito do Percurso: Paisagístico, natural e cultural

Cota Mínima: 148m

La plus petite côte atteinte: 3m (Plage d’Apúlia)

Cota Máxima: 6m

La plus grande côte atteinte: 19m (Lagune d’Apúlia)

Subida Acumulada: 212m

Dénivelé total +: 54m

Descida Acumulada: 202m

Dénivelé total - : 54m

Distância a Percorrer: 14,1 Km

Nível de Di昀椀culdade: Médio

Points intérêt: La Plage d’Apúlia, les Moulins á vent d’Apúlia, la lagune d’Apúlia, le parc Naturel du Littoral Nord

Época Aconselhada: Todo o ano

Cartogra昀椀a:CartaMilitardePortugal-InstitutoGeográficodoExército,esc.1:25000,nº54/68.

Motivos de Interesse: Igreja Paroquial, Alminhas do Paço, Alto do Monte de Arnelas, comummoinhoeruínasdeumacapela;CaisdaCabreira,capeladeN.Sr.ªdaConceição, Alminhas de Lauro Igreja, capela de Santa Maria do Lago, Alminhas da Barca do Lago, CasaSolardosGayos,SolardosMachados,CruzeirodaBarca,AlminhasdeS.toOvídeo, Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, Alminhas do Garrido.

060
145 m 3 m (km) (m) 500 m N
DE FARO
VADO
PALMEIRA
RIOCÁ
DEN. SRA BARCA DO LAGO
ALMINHAS GARRIDO GEMESES CAPELA
CALVÁRIO IGREJA
CAPELA DE N.SRA DA CONCEIÇÃO MIRADOURO DO MONTE ARNELAS CAIS DA CABREIRA FONTE BOA RIO TINTO 1 KM 2 KM 3 KM 4 KM 5 KM 6 KM 7 KM 8 KM 9 KM 10 KM 11 KM 12 KM 13 KM 14 KM ALMINHAS E CRUZ DA BARCA DO LAGO ALMINHAS DE LAURO
PAROQUIAL DE GEMESES

Co昀椀nanciamento:

CONTACTOS:

Câmara Municipal de Esposende 253 960 100 turismo@cm-esposende.pt www.cm-esposende.pt

Portal de Turismo www.visitesposende.com

Centro de Informação Turística de Esposende 253 961 354 cit.esposende@cm-esposende.pt

Gabinete Municipal de Proteção Civil 961 317 339

Bombeiros Voluntários de Esposende 253 969 110

Bombeiros Voluntários de Fão 253 969 800

Hospital de Esposende 253 969 480

Hospital de Fão 253 989 300

Guarda Nacional Republicana (GNR) 253 989 110

Linha de Proteção à Floresta 117

SOS Emergência 112

Centro de Informação Antivenenos (CIAV) 808 250 143

Táxis 253 964 455

062

FICHA TÉCNICA:

Percursos Pedestres Esposende

Data: Maio 2023

Edição: Câmara Municipal de Esposende

Impressão:

Créditos fotográ昀椀cos: Câmara Municipal de Esposende

064

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.