Page 1

AS ORGANIZAÇÕES DE PAZ

MISSÃO (IM)POSSÍVEL?


OBJECTIVOS • Conhecer algumas organizações • Reconhecer a importância da solidariedade •

Contribuir, efectivamente, com acções de solidariedade e pelo voluntariado INTRODUÇÃO

Torna-se cada vez mais importante promover a solidariedade e conhecer as principais organizações de paz junto dos mais novos, para que se possam tornar adultos responsáveis, consequentes e solidários. Nos países de terceiro mundo, a fome, a doença, os desastres naturais, a violação dos direitos mais fundamentais tornam a vida quase insustentável. É um dever ajudar. A solidariedade é um valor a cultivar. A solidariedade é cada vez mais sinónima de vida para muita gente. É preciso acreditar, auxiliar e ajudar as organizações de paz que diariamente lutam em nome de um mundo melhor! Para ti que vais realizar este trabalho, deves saber que esta missão é muito sensível, irás conhecer realidades difíceis. Será necessário compreender essas mesmas realidades para poder combatê-las da melhor forma. É preciso compreender para melhor informar e mobilizar as pessoas à tua volta para o exercício da solidariedade. O teu disfarce é o de voluntário na ONG— Médicos do Mundo— onde serás um profissional de saúde. O teu nome de agente é Agente Fox. Boa missão, agente Fox!


TAREFAS

Ao longo desta missão, vão te ser facultadas informações e ferramentas de recolha de informação, que deverás tratar, organizar e seleccionar para poderes realizar um trabalho claro e prático. O trabalho a realizar terá como suporte o Microsoft Powerpoint, que, como já sabes, é uma ferramenta privilegiada para apresentar trabalhos de forma clara e atractiva. No final desta missão, irás apresentar o teu trabalho aos teus colegas, professores e funcionários da escola para que eles também possam aprender alguma coisa contigo. Terás também exercícios que te vão permitir avaliar os teus conhecimentos. Apresento, abaixo, algumas palavras. Começa por pesquisar o seu significado e associar-lhes imagens:

PAZ ONU AMI


Ao longo da tua pesquisa para esta missão, vão surgir palavras, que não irás compreender. Como em qualquer missão, terás de entendê-las para decifrar a mensagem, por isso: Sempre que encontrares palavras que não compreendes e que digam respeito ao tema Organizações de Paz, deves procurar o seu significado Assim, constróis um Glossário útil, à medida que vais apreendendo novas palavras e significados. (Palavras e respectivos significados vão ser colados num documento Word, que vais criar para esse efeito. As palavras devem estar por ordem alfabética, como no Dicionário.)


INSTRUÇÕES

1. - Criar uma pasta em “Os meus documentos”; - Dar o nome “Solidariedade_nome” solidariedade_susana);

(o

teu

nome

ex.:

- Abrir a pasta que criaste; - Criar um documento em Microsoft Word; - Dar o nome “Informação recolhida”; Para recolheres dados da Internet, que consideras importantes, deves usar a função COPIAR/COLAR (lado direito do rato): copias da Internet e colas no documento Word “Informação recolhida”, que, entretanto, já criaste. Podes também recolher dados em revistas, livros, jornais… 2. Dentro da pasta “solidariedade_nome”: - Criar um outro documento em Microsoft Word; - Dar o nome “Glossário” 3. 3.1. Dentro da pasta “solidariedade_nome”: - Criar uma apresentação Microsoft Powerpoint; - Dar o nome do teu tema


3.2. Depois de ter recolhido toda a informação necessária para a realização do teu trabalho, que guardaste no documento Word “Informação recolhida”, deves: - Lê-la com atenção; - Seleccionar a mais importante e cortar a que não interessa; - Organizar a informação em tópicos (lembra-te que vais fazer uma apresentação que deve ser clara, fácil de ler e ver para ti e para quem vai assistir à tua apresentação); - COPIAR a informação já tratada e COLAR na apresentação Powerpoint (no diapositivo adequado); - Copiar os textos que escreveste pesquisados noutras fontes de recolha de informação. 3.3. Quando realizares a apresentação em Powerpoint, deves respeitar a seguinte estrutura: - O 1º diapositivo deve conter o título do teu trabalho e uma ilustração/imagem; - O 2º diapositivo deve conter o teu nome, ano escolar, escola; - O 3º diapositivo deve apresentar uma breve Introdução ao tema; - O 4º diapositivo deve apresentar os resultados sob forma de gráfico, resultantes de um inquérito que vais realizar); - O 5º diapositivo deve apresentar uma breve interpretação dos resultados do gráfico, ou seja deves falar sobre aquilo que te pareceu mais importante resultante do inquérito;


- O 6º diapositivo deve falar da tua própria experiência, dando exemplos; se não tiveres experiências nesta área, podes sempre referir aquilo que gostarias de fazer para deixares a tua «pegada» na construção da solidariedade e do voluntariado; - O 7º diapositivo (pode ser mais do que um diapositivo) deve apresentar (de preferência sob forma de itens) a informação mais importante relativamente ao teu tema; - O 8º diapositivo deve explicar brevemente o porquê da importância do teu tema; - O 9º diapositivo deve apresentar a conclusão do teu trabalho: na conclusão, podes falar da tua avaliação do teu trabalho, se adquiriste conhecimentos, se pensas que são úteis, etc…

A formatação do teu trabalho, isto é: cor da letra, tamanho e tipo, cor de fundo, estrutura de diapositivo, efeito de animação ou outros, inserção de imagens (desde que relacionadas com o tema), é livre.

Antes de começares o trabalho em Powerpoint, realizarás um Inquérito sobre o teu tema. Um inquérito é um tipo de sondagem, que tem como objectivo recolher dados de pessoas de diferentes níveis etários, sexo, classe social, etc… para que os resultados possam ser tratados, neste caso sob forma de gráfico. O gráfico permite uma visualização clara e compreensível, logo ao 1º impacto.


Instruções para a realização do gráfico • Podes fazê-lo a partir do Word ou directamente no Powerpoint (aconselhado). • Terás acesso automático ao gráfico das 3 barras. • Na linha vertical, estarão os dados relativos aos números, na linha horizontal, estarão os tópicos retratados pelos números (ver exemplo abaixo). • O gráfico, como já sabes, baseia-se nos resultados do inquérito que realizaste. •

Para obter uma percentagem (resultado sobre 100) do total de respostas sim/ não/ às vezes ou outras relativas a cada pergunta do teu inquérito, deves realizar os seguintes passos (podes utilizar a calculadora do teu computador):

Exemplo— imaginemos que à pergunta: “Pensa ter uma alimentação saudável?”, 18 pessoas responderam que sim. Então, deves calcular da seguinte forma... 1. 18*100= 1800 2. 1800/20= 90 3. 90 é o resultado em percentagem. Atenção: - No passo 1— o número 18 corresponde ao número total de pessoas sobre 20 que responderam a uma determinada pergunta. O número 18 deve ser sempre substituído pelo total de respostas sim/ não/ ás vezes ou outras dadas a uma pergunta; - No passo 2— partimos do princípio que fizeste o inquérito a 20 pessoas, se fizeste a mais pessoas, deves, então, substituir o número 20 pelo total de pessoas que entrevistaste. Os tópicos (a colocar na linha horizontal) já estão organizados abaixo, basta seleccionar o teu tema.


O inquérito será uma amostra do que as pessoas pensam, sentem e fazem em relação ao teu tema. Ao entrevistares as pessoas, deves manter seriedade e não podes tecer nenhum tipo de comentário: lembra-te que cada um tem direito à sua opinião, quer esta te agrade ou não. É aconselhado entrevistar um mínimo de 20 pessoas. (Quantas mais melhor)

ATENÇÃO: muitas das pessoas não sabem que estão sob o controlo do Doctor No, deves manter a neutralidade e não colocar em risco o teu disfarce!


INQUÉRITO (assinala com uma cruz cada resposta dada pelo entrevistado; só é permitida uma resposta por pergunta!)

Tema - As organizações de paz 1.Qual é a sua idade? 6 a10 anos

10 a 30 anos

30 a 40 anos

40 a 60 anos

2. Conhece alguma organização de paz (ex: ONU, UNESCO, NATO,…)? Sim

Não

3. Pensa que a existência dessas organizações é útil? Sim

Não


4. Já contribui alguma vez financeiramente ou com trabalho de voluntariado para alguma organização de solidariedade? Sim

não

5. Costuma ser solidário? Sim

Não

Às vezes

6. Acha importante saber ajudar os outros? Sim

não


AVALIAÇÃO

Realiza um breve texto em Microsoft Word, com um mínimo de 7 linhas, em que irás avaliar este trabalho nos seguintes aspectos: • Aprendizagem (aprendeste alguma coisa?); • Importância (achaste o tema importante?); • Utilidade (pensas que o que aprendeste é útil? Porquê?); • Diversão (consideras que foi divertido realizar este trabalho?); •

Outros pontos que achares pertinentes.

CONCLUSÃO Agora que terminaste a tua missão, espero que já saibas: - Quais são as principais organizações de paz; - Quais são as lutas diárias dessas organizações; - Dar exemplos de várias formas de auxílio; - A importância de ser solidário.

PERSONALIZAÇÃO Se este trabalho for feito em grupo, os seus elementos passarão a ser os agentes Fox! Chegou o momento de pensarem numa imagem, num logótipo do vosso grupo! Sejam originais e desenhem o vosso logótipo.

Obrigado pelo seu precioso trabalho, agente Fox! Webquest | Missão Impossível | Segurança Rodoviária | Higiene e Saúde | Meio-ambiente | Escola | Discriminação | Alimentação | Organizações de paz | Instruções | Textos de apoio | Inquérito_Higiene | Inquérito_escola |


As organizações de paz  

Uma proposta sobre o voluntariado para o 2º e 3º ciclo

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you