1 minute read

Abate inspecionado de frango

Carne de frango sob inspeção: volume abatido permaneceu no mesmo nível de 2018

Enfocando o abate de animais em estabelecimentos inspecionados no quarto trimestre do ano passado, os dados divulgados pelo IBGE em fevereiro, embora prelimina res, possibilitam traçar um panorama da produção e abate de frangos no decorrer do exercício passado.

Como mostra a tabela, o número de cabeças de frango abatidas em estabelecimentos sob inspeção aumentou pouco mais de 1,5%, ficando próximo dos 5,8 bilhões de cabeças. Já a carne de frango produzida a partir desses abates ficou prati camente estável em comparação a 2018, já que o aumento anual registrado foi de apenas 0,01%.

A expansão menor no volume de carne (+0,01%) em

comparação à expansão no número de cabeças abatidas (+1,58%) indica que o peso médio das aves abatidas retrocedeu em relação ao ano anterior. É apontada, neste caso, queda de 1,5%.

Notar, porém, que essa redução não decorre de menor produtividade, apenas reflete diferentes condições de mer cado. Assim, em 2018, com a greve dos caminhoneiros, os frangos então criados saíram para o abate com sensível atraso e, por isso, adquiriram peso acima do normal. É pro vável, também, que no final de 2019, com a forte procura registrada na ocasião, parte dos abates foi antecipada para atender a demanda do mercado, isto implicando em menor volume de carne.