Page 1

NOVIDADES 2016

IMPERIUM 450 E HURRICANE 75

NOVOS PARADIGMAS DO SURF CASTING TEXTO e IMAGENS Redacção

A Vega lançou, este ano, uma cana e um carreto que prometem tornar-se referência no surf casting nacional. Fique a saber tudo.

O

surf casting foi uma das modalidades de pesca que mais evoluíram, tecnicamente, nos últimos anos. A acompanhar essa evolução, também os materiais que utilizamos, nomeadamente canas e carretos, se aperfeiçoaram bastante, tornando-se cada vez mais refinados no seu design e, mais importante, nas características e matérias-primas utilizadas na sua produção, indo ao encontro das expectativas dos pescadores que exigem prestações cada vez mais elevadas dos seus materiais. Para esta época, a Vega apresenta duas propostas que prometem transformar-se referências no surf casting nacional, a cana IMPERIUM e o carreto HURRICANE 75.

O COMPROMISSO PERFEITO A IMPERIUM, disponível em 4.50 m e com uma potência de lançamento até 300 g, vê o seu blank produzido em carbono de alto módulo da Mitsubishi. O recurso à nanotecnologia permite ‘mais com menos’, isto é, atingir o mesmo nível de características com recurso a menor quantidade de matéria-prima. Com isto, não só se consegue baixar o custo de produção, oferecendo um produto mais competitivo, como também se diminui o seu peso, com ganhos evidentes no conforto de utilização. O blank apresenta-se muito fino, com somente 22 mm de diâmetro na base do cabo e 21 mm no topo, sendo por isso praticamente nula a sua conicidade, o que permite uma enorme rigidez. A segunda secção, mais cónica, oferece também uma elevada rigidez, determinante na rápida resposta dinâmica ao esforço. Essa velocidade de resposta vai determinar grande parte da capacidade de lançamentos dos

MAIO2016

blanks, que no caso desta cana é muito elevada. A secção de ponteira é tubular, com acção muito poderosa e rápida, apresentando no entanto uma boa progressividade. Os componentes Fuji seleccionados para a sua montagem, passadores KW com armação em inox e anilhas Alconite e porta carretos DPSM GB, garantem prestações de alto nível e uma excelente durabilidade. Pormenores de acabamento como o punho anatómico que garante uma ‘pega’ muito eficiente e confortável, o reforço dos encaixes, o seu acabamento anti-deslizante para facilitar a montagem e desmontagem da cana e o underwrapping dos passadores para garantir maior protecção do próprio blank, elevam a fasquia e posicionam a IMPERIUM ao nível das melhores ofertas do mercado para a sua gama de preços. Em resumo, esta é uma cana de prestações muito elevadas ao nível do lançamento, revelando-se muito equilibrada na relação 7


NOVIDADES 2016

potência/sensibilidade e com acabamentos de gama superior, sendo aconselhada para pescas nocturnas a grandes exemplares e a mares ‘rijos’, em que seja exigido mais peso de chumbada.

MÁQUINA IMPARÁVEL O HURRICANE é o novo topo de gama da marca para o surf casting e apresenta características técnicas inovadoras e diferenciadoras. A destacar, temos o sistema de oscilação ultra lento da bobine, feito através de um Worm Shaft de alta precisão. Este sistema permite uma arrumação óptima do fio na bobine, com espiras paralelas sucessivas e sem quaisquer irregularidades. Esta bobinagem perfeita, em conjunto com as bobines cónicas, permite alcançar distâncias de lançamento só ao alcance de carretos de gama alta das grandes marcas internacionais — estes de preços muitíssimo mais elevados. O veio, em titânio, é muito mais resistente e leve do que os tradicionais, produzidos em aço inox. A roda de coroa e pinhão de ata-

Acabamento anti deslizante das zonas de encaixe e ‘underwrapping’ em todos os passadores.

Os encaixes, em ‘woven carbon’ K2, reforçam a fiabilidade da Imperium 450

que, fabricados por máquinas de comando digital, apresentam dentes helicoidais largos e precisos, contribuindo para uma elevada suavidade de funcionamento e uma enorme durabilidade. Já os dez rolamentos de esferas utilizados são de fabrico japonês e reduzem a fricção das engrenagens à sua expressão mínima, permitindo um desempenho e uma durabilidade muito optimizados. O drag estanque, de afinação micrométrica, revela-se muito preciso e sem solavancos, característica fundamental para todos os que pescam muito fino. A manivela mecanizada, com pega em EVA de alta densidade, está bem dimensionada e mostra-se muito confortável. Estamos, pois, na presença de um carreto de gama alta, com um design moderno e fino e um peso bastante reduzido, que no entanto não perde robustez nem performance. É fornecido com uma segunda bobine em alumínio, de menor capacidade, optimizada para a utilização de fios muito finos como os utilizados na competição.

A estanquicidade e a potência de 10 kg garantem prestações notáveis

A utilização do titânio no fabrico do veio é pouco comum nesta gama de preços

FICHAS TÉCNICAS VEGA HURRICANE · Tamanho disponível: 75 ·D  rag power: 10 kg · E mbraiagem: Dianteira ·R  olamentos: 10 ·B  obines: 2 (alumínio, perfuradas) ·C  apacidade: 300 m de 0.40 mm (bobine principal); 160 m de 0.35 mm (long casting)

·R  atio: 4.3:1 ·M  anivela: Articulada, Ambidestra ·P  ega: Anatómica e almofadada ·N  otas: Sistema anti-retrocesso de agulhas ·R  otor balanceado ·P  VPR: 165 €.

6345-450 IMPERIUM

· S ecções: 3 ·P  eso: 560 g · Corpo: carbono de alto módulo Mitsubishi · A  cção: 100-300 g ·C  omprimento: 450 cm · Porta-carretos: Fuji DPSM GB (tubular)

MAIO2016

·P  assadores: KW, com armação em inox e anilhas Alconite (0+1+6) ·P  VPR: 228 €.

8

Imperium e Hurricane em teste  

Duas das maiores novidades da Vega para 2016, a cana 6345-450 Imperium e o carreto Hurricane 75, vão a exame

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you