Empresário Acib / CDL / Sindilojas - Ed. 50

Page 20

Varejo

Fases de execução 1ª fase: Formalização da governança local Criar o comitê gestor do espaço comercial: Sebrae + parceiros locais + líderes empresariais 2ª fase: Estudos e diagnósticos Executar a pesquisa do perfil do consumidor, contar a quantidade de pessoas que circulam no espaço comercial e realizar o diagnóstico operacional de loja em todas as empresas participantes. 3ª fase: Execução do projeto Elaborar o planejamento estratégico do espaço comercial, pactuar com o público-alvo e executar as ações previstas: campanhas publicitárias (sem veiculação), missões técnicas orientadas, treinamentos, consultorias, entre outros.

o que melhorar 1

Ampliar as vagas de estacionamento (32,67%)

2

Diminuir os preços (18,70%)

3

Melhorar o trânsito (4,74%)

4

Mais segurança (4,24%)

5

Ampliar horário de funcionamento (4,24)

6

Mais qualidade do atendimento (3,74%)

7

Opções de lazer (2,99%)

8

Melhorar infraestrutura (2,49%)

9

Banheiros públicos (2,24%)

10

Fechamento da Rua XV e fazer calçadão (2,00%) Arquivo Mundi Editora

Consumo aliado ao lazer Segundo o coordenador regional do Sebrae/SC, Antônio Hélio Oliveira de Souza, o comércio de rua vem passando por um processo de mudança e de sustentabilidade, confrontando a infraestrutura atual com novo conceito de consumo, em que o cliente busca satisfazer as necessidades em ambientes mais seguros e confortáveis, aliando as atividades de consumo ao entretenimento. O local delimitado do projeto deverá demonstrar mudança no campo visual, tornando-o mais agradável e atrativo. O projeto tem como objetivo desenvolver ações em duas etapas: Estruturante: prédios, fachadas, 20

vias públicas, equipamentos, iluminação e ornamentação, políticas públicas, legislações, crédito, entre outros. Empresarial: visão de negócio, gestão, aspectos visuais de lojas, qualificação, entre outros, por meio de iniciativas que integrem os setores público e privado para planejar e executar soluções sustentáveis a serem aplicadas em um território determinado, criando um espaço, não apenas de negócios, mas de lazer e convivência. A implantação do ‘shopping a céu aberto’ é também uma resposta ao aumento da concorrência em 2011. O projeto de revitalização com a

união dos lojistas da Rua XV é uma tentativa de manter movimento no comércio da via central da cidade, mesmo com a inauguração do Blumenau Norte Shopping, no dia 28 de maio, e o Shopping Park Europeu, que será lançado em novembro. Diante do novo cenário no varejo blumenauense, a intenção da CDL é fortalecer a Rua XV com o projeto. A proposta partiu de uma pesquisa realizada em dezembro de 2010 (veja quadro nesta página), com mais de 400 pessoas que passavam pela via, para identificar os hábitos de consumo e conhecer as opiniões sobre o comércio local.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.