Page 1

1


RED POLL (ILHA BRITÂNICA) Mauris quam dolor, cursus at porta et, luctus eget purus. Nunc tempor luctus interdum. Integer sed dolor ut leo porta mollis. Proin eu augue augue. Duis id velit in arcu accumsan congue. Vivamus tristique est vitae felis vehicula mollis.

N’DAMA (SENEGAL)

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec sit amet turpis dui, sit amet molestie justo. Quisque auctor, lacus sed fermentum volutpat, neque nisl rhoncus nisi, ac vulputate libero diam vitae justo. Aliquam varius adipiscing tempor.

ORIGEM DO SENEPOL “Nullam eu tempor purus. Nunc a leo magna, sit amet consequat risus. Aliquam euismod commodo nisl, vel luctus lorem fermentum quis. “

2

O gado Senepol surgiu no início do século passado em Saint Croix (Ilhas Virgens Americanas, Caribe). Originado do cruzamento das raças N’Dama (Senegal), e Red Poll (Inglaterra), ele é resultado de uma busca por precocidade, eficiência reprodutiva, tolerância ao calor, ausência de chifres e docilidade. Estas e outras características vantajosas, como resistência a parasitas e sobrevivência em pastos de baixa qualidade, foram reunidas com êxito nessa raça.


SENEPOL NO BRASIL

O Senepol começou a chegar ao Brasil entre 1995 e 2000. A importação de líderes genéticos e de boas fêmeas gerou excelentes provas e índices. Assim, as características e condições em que o gado se desenvolveu fizeram dele um ótimo investimento e impulsionaram o interesse pela sua criação. Tanto que o nosso país já é considerado um celeiro mundial da genética Senepol.

3


UM EXCELENTE INVESTIMENTO

4

Rusticidade e tolerância ao calor

O Senepol sobreviveu e evoluiu naturalmente em condições adversas. Isto fez com que os animais adquirissem elevada capacidade de adaptação a diferentes ambientes. Além de poder ser criada em pastos sem necessidade de manejo especial, a raça suporta intensa incidência de calor.

O gado Senepol possui características que o tornam um excelente investimento. As principais delas são maiores rentabilidade, resistência, fertilidade e precocidade, além de um melhor manejo. Estes atributos tornam os animais bem-adaptados ao Brasil e aptos a diversificadas condições de criação. O caráter genético dominante da raça faz com que aproximadamente 95% das crias herdem as características dos taurinos. Confira abaixo.

Pelo Zero Os animais têm pelo zero. Esta característica também está presente no cruzamento industrial: ela se manifesta em pelo menos 90% das crias de acasalamentos com outros taurinos.


Manejo O gado Senepol é de fácil manejo. Além de ser naturalmente dócil, ele possui caráter mocho (sem chifres) dominante em pelo menos 95% da progênie e transmitido na raça pura e em cruzamentos. Desse modo, a utilização da raça elimina o manejo de descorna e reduz consideravelmente o risco de acidentes com mão de obra.

Senepol

NOVA ESPERANÇA

Abate precoce

O Senepol possui acentuada capacidade de transformar proteína vegetal (pasto) em F oAssim, rça proteína animal (carne). a raça é adequada à pecuária de corte. O rápido crescimento dos indivíduos faz com que o ciclo de engorda seja curto e a maturação de peso seja atingida em idade precoce.

e Valor

Alto desempenho reprodutivo

Os animais adquirem maturidade reprodutiva precocemente. É comum que machos e fêmeas estejam aptos à reprodução a partir de aproximadamente 14 meses de idade. Devido à elevada resistência ao calor, os touros realizam cobertura mesmo nas horas mais quentes do dia. As fêmeas, por sua vez, são muito férteis e possuem elevado instinto de cria.

Senepol

NOVA ESPERANÇA Força e Valor

5


Padronização da produção

Os animais da raça são de tamanho moderado, cor padronizada e mochos (não possuem chifres). Estas características viabilizam lotes com carcaças frigoríficas mais uniformes. A padronização também se manifesta na gestação de bezerros pequenos e, consequentemente, na realização de partos fáceis.

Baixos índices de infestação de ecto e endoparasitas O Senepol possui alta resistência a moscas. O pelo curto (zero) e de alta densidade dificultam o acesso do inseto à pele do animal. O gado também é consideravelmente menos suscetível a carrapatos em relação a outras raças.

Senepol

NOVA ESPERANÇA Força e Valor

6

Senepol

NOVA ESPERANÇA Força e Valor


CRUZAMENTO INDUSTRIAL O cruzamento industrial com Senepol é uma excelente opção para produção econômica de carne a pasto nos trópicos. A conjunção de características como adaptabilidade, rápido crescimento e fertilidade precoce favorecem a heterose, fenômeno no qual a progênie de cruzamentos entre raças diferentes apresenta melhores desempenhos que seus pais. Destaca-se a resistência ao calor, a docilidade, o caráter mocho e a não transmissão do excesso de pelo como alguns dos atributos do Senepol que se sobressaem no cruzamento industrial. A utilização dessa raça é especialmente vantajosa em regiões como o Brasil, onde a tolerância a temperaturas elevadas é um requisito à pecuária de corte.

7

VANTAGENS DO SENEPOL MACHOS

FÊMEAS

Libido elevada Caráter genético dominante Padronização e docilidade Rápida maturação de peso Cruzamento industrial por monta natural

Fertilidade elevada Precocidade reprodutiva Parto e manejo fáceis Desmama pesada Longevidade produtiva


Senepol

NOVA ESPERANÇA Força e Valor

8

Senepol

NOVA ESPERANÇA Força e Valor

Senepol Nova Esperança  

Folder

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you