livreto-para-matrimonio-atualizado-janeiro-2014

Page 1

Paróquia de Sant’ Ana – Catedral Metropolitana de Botucatu Pça. Rubião Jr.,S/nº - Centro * CEP:18.600-040 - Botucatu- SP Fone: (14) 3882-0966/ 3881-3611 Site: www.catedraldebotucatu.org.br E-mail: catedralbotucatu@hotmail.com

ORIENTAÇÕES SOBRE O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO Normalmente, a celebração do casamento se dá na Paróquia onde residem a noiva ou o noivo. Por motivo razoável, poderá o casamento ser celebrado em outra Paróquia, mediante a devida licença concedida pelo pároco dos noivos, dentro de cada diocese. Na Arquidiocese, para preservar o caráter religioso da celebração do matrimônio, não será dada autorização para celebração do matrimônio católico em clubes, bufês, salões, chácaras e sítios de recreio, recanto de lazer e diversão, fazendas, etc.. Proibi-se a celebração de bênçãos após o Sacramento do matrimônio nos locais acima citados. Na celebração do matrimônio, evite-se a discriminação de pessoas e toda a pompa que seja sinal de vaidade, luxo e ostentação social. Na celebração litúrgica do matrimônio, usem-se exclusivamente músicas condizentes com o clima de oração do rito sacramental. Excluam-se músicas de filmes, novelas, teatros. Como norma geral, o pároco assista o casamento ou delegue outro sacerdote, diácono ou ministro, que para isso recebeu jurisdição. Os sacerdotes ou diáconos convidados ou jurisdicionados, para assistirem o Matrimônio de parentes e amigos, devem observar as normas da Arquidiocese. Não são permitidos qualquer rito ou cerimônia religiosa, que simulem ou substituam o casamento religioso católico, entre pessoas não habilitadas para o casamento perante a Igreja (casais de segunda união).

Casos Especiais Quanto ao casamento religioso de pessoas casadas só no civil, e que pedem o casamento após a separação de todo irrecuperável e outros casos, recorra-se ao Arcebispo, que deverá estudar cada caso em particular. Observe-se o seguinte: 1- Previna-se os interessados da necessidade do recurso ao Arcebispo; 2- No processo a ser levado ao Arcebispo, conste: porque o primeiro casamento foi só no civil / quais as causas da separação, se esta é definitiva / se estão sendo cumpridas as obrigações eventuais surgidas da primeira união, sobretudo com os filhos (Cân. 1071,3) / por que agora querem o casamento religioso / a prova autêntica da separação legal ou do divórcio / uma declaração por escrito, de que reconhecem e aceitam a indissolubilidade do Matrimônio cristão. 3- Exija-se, quando possível, o novo contrato civil, junto com o casamento religioso.

CASAMENTOS NA CATEDRAL E NA CAPELA DO SEMINÁRIO A) Documentos necessários para o Processo Matrimonial -

Xerox do RG e CPF dos noivos (não serão aceitos outros documentos) Comprovante de endereço (luz ou telefone) dos noivos Certificado do Curso de noivos


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
livreto-para-matrimonio-atualizado-janeiro-2014 by Minha Paróquia - Sites - Issuu