Curso pratico de redacao

Page 22

( na segunda parte da sentença, o verbo “ir” fica subentendido, mas de acordo com a aceitação de artigos, Bahia é um substantivo que exige tanto a preposição como o artigo antes dele ) ( palavra que não aceita artigo na primeira parte da sentença + palavra que aceita ) Veja: Como saber se uma palavra aceita ou não o artigo? 1. se puder empregar a combinação “da” antes da palavra, é sinal de que ela aceita o artigo. 2. se puder empregar apenas a preposição “de”, é sinal de que ela não aceita. Ex:

Vim da Bahia. (aceita)

==> Vou à Bahia.

Vim de Brasília (não aceita)

==> Vou a Brasília.

Vim da Itália. (aceita)

==> Um Viva à Itália.

Vim de Roma. (não aceita)

==> Um Viva a Roma.

Outra forma que você pode usar como “atalho” para saber se usa ou não crase antes de algum substantivo feminino, é substituí-lo por um análogo masculino. Se, antes deste, precisar usar, ou couber, a contração “ao”, é sinal que, na versão feminina, o “a” deverá ser craseado. “Fui a faculdade.” ou “Fui à faculdade.”? Experimente substituir o substantivo “faculdade” por “cinema”. “Fui ao cinema.” Portanto, o correto é: “Fui à faculdade.” Não ocorre crase: 1) Antes de masculino. Caminhava a passo lento. (preposição) 2) Antes de verbo. Estou disposto a falar. (preposição) 3) Antes de pronomes em geral (com exceção dos pron. demonstr. “aquele” “aquela” “aquilo”). Eu me referia a esta menina. (prep. + pron. demonstrativo)

22


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.