Revista Ciclismo a Fundo

Page 6

competição

:: Bastidores Radio Popular/Onda/Boavista

Daniel Silva “Gosto de trabalhar com pressão” diz respeito à minha própria evolução enquanto ciclista. Em 2012 apostei muito em melhorar o meu desempenho no contrarrelógio e retirei frutos disso. Tenho revelado um grande crescimento enquanto atleta e parece-me normal que me insiram no lote de principais favoritos a vencer a Volta.

Qual é a sensação de ser o líder assumido de um conjunto histórico como é a formação boavisteira? Para mim é um sentimento de grande responsabilidade ser o chefe de fila de um conjunto com trinta anos de história e que já conta no seu percurso desportivo com dois vencedores da Volta a Portugal. É uma honra liderar a Radio Popular/Onda/ Boavista e sentir que tenho uma equipa de tanta qualidade em meu redor. Só penso em dar tudo e treinar com profissionalismo e rigor para que as coisas saiam bem à nossa equipa. O meu objetivo principal para esta temporada é melhorar o resultado que obtive o ano passado na Volta a Portugal (n.r. foi 4.º classificado). Sente uma grande pressão por ser o líder incontestado da Radio Popular/ Onda/Boavista? Gosto de trabalhar com pressão e até a encaro como uma coisa positiva. Obriga-me a treinar ainda mais e faz-me estar em alerta sobre todos os pormenores da minha preparação. No meu caso, a pressão funciona, acima de tudo, como um fator de motivação extra. Depois do 4.º lugar que obteve na edição transata, sente que este ano é um dos mais sérios candidatos a vencer a Volta a Portugal? Isso é uma análise que deve ser feita por vocês da Comunicação Social. Já disputei por quatro ocasiões a Volta a Portugal e em todas as minhas participações tenho registado uma clara melhoria ao nível do resultado final obtido, assim como no que

64

Ciclismo a fundo

Para além da Volta a Portugal quais serão as restantes competições em que irá apostar fortemente no decurso de 2013? Espero estar em bom plano na Volta às Astúrias, na Volta a Castilha e Leão e principalmente na Volta à Guatemala, competição pela qual tenho um carinho especial. Porquê essa especial apetência pela Volta à Guatemala? Corremos lá o ano passado e achei-a uma corrida extremamente dura, disputada a grande altitude e com as dificuldades próprias impostas pelo clima tropical. Em 2012 consegui alcançar o quarto posto e esta época tudo farei para lutar pela vitória final dessa bonita prova. Esta competição será um dos meus grandes objetivos para esta temporada. Que importância terá para si o ingresso do Vergílio Santos nas fileiras da Radio Popular/Onda/Boavista? O Vergílio é um reforço de peso para a nossa equipa. Já nos habituou a ter grandes desempenhos na Volta a Portugal e a ajudar da melhor maneira os líderes das equipas onde tem trabalhado. Ainda o ano passado pudemos ver como ele foi o braço direito do Hugo Sabido na prova rainha do nosso calendário. Tenho total confiança nele e a noção de que será um apoio precioso para mim durante a Volta a Portugal. Qual é a sua opinião acerca da Focus Izalco Pro 1.0, bicicleta com a qual a Radio Popular/Onda/Boavista irá enfrentar a temporada de 2013? A meu ver, trata-se de uma bicicleta com um design muito bonito, que se encaixa bem com o visual do nosso equipamento e na qual é extremamente confortável andar. A Focus é uma marca conceituada que dispensa apresentações e por isso parece-me que a nossa equipa está muito bem servida nesta matéria.

José Santos “Queremos que 2013 seja um ano de mudança” Confiante e determinado. É assim que o diretor desportivo José Santos se apresenta para a época em curso. O carismático timoneiro da turma axadrezada anseia que 2013 signifique o regresso das “panteras” às grandes conquistas: “Neste defeso fizemos um grande esforço para voltarmos a estar na estrada, mas estou satisfeito, pois reforçámo-nos bem e o resultado final é uma equipa bastante competitiva. Acredito que podemos discutir a vitória na Volta a Portugal através do Daniel Silva. Ele será o nosso chefe de fila e construímos a equipa em seu redor. Foi nesse sentido que procedemos à contratação do Vergílio Santos. Acreditamos que ele poderá ser uma peça chave para ajudar o Daniel a alcançar o objetivo de triunfar na mais importante prova do nosso calendário. Ao longo dos 30 anos em que estamos no ciclismo temos oferecido grandes nomes à modalidade, dos quais o Tiago Machado e o José Gonçalves são apenas os exemplos mais recentes. Já passaram muitos anos desde que conquistámos a vitória na Volta a Portugal (n.r. Cássio Freitas em 1992 e Joaquim Gomes em 1993). Esta é uma boa altura para voltarmos a lutar pela vitória na prova máxima do nosso ciclismo. Agradeço também à empresa Tecnocycle, pois é graças a eles que este ano iremos utilizar bicicletas Focus e a qualidade do seu material permite-nos ter a certeza de que iremos para a estrada com a capacidade de ombrear com os melhores. Queremos que 2013 seja um ano de mudança”!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.