3 minute read

Curtas comércio

Nova Sport Tourer da Honda com motor da Africa Twin 1100 poderá chegar ao mercado em 2022

Este ano a Honda já avançou com um novo modelo que utiliza o mesmo motor bicilíndrico da Africa Twin, a Rebel 1100, uma moto de estilo custom que sucede à mais conhecida e de menor cilindrada Rebel 500. No entanto é conhecida a intenção da Honda de vir a utilizar o mesmo motor em modelos de outro segmento nomeadamente das Sport Tourer, dominado pelas Yamaha Tracer 700 e 900, e pelas BMW 900 XR e 1000XR e mais recentemente pela nova Triumph Tiger 850 Sport. As Sport Tourer ou Adventure Sport t~em uma ciclística que se aproxima das motos Adventure de cilindrada alta, com as quais partilham alguns componentes, mas estão especialmente vocacionadas para o asfalto. Tem sido um segmento que em paralelo com o segmento das motos Adventure tem vindo a crescer e existe uma aposta clara de todos os fabricantes em criarem modelos específicos para o mesmo. No caso da Honda a mesma registou recentemente patentes com a designação de “NT 1100” o que nos faz acreditar que estará para breve uma nova Sport Tourer com motor bicilíndrico 1100, certamente com a adopção de caixa DCT paralelamente a uma versão com caixa Manual, tal como vemos em outros modelos da marca nomeadamente na Africa Twin.

Advertisement

Stefan Pierer CEO da KTM acaba de confirmar que irá produzir uma moto superdesportiva com o motor 890 da Duke referindo que “o próximo produto que a marca irá fabricar será para uso exclusivo em pista” e terá um custo acessível, referindo ainda que uma réplica da moto de MotoGP teria um custo exorbitante e não seria viável para ser produzida pela KTM actualmente. Ora a nova RC 890 não terá que ser totalmente desenvolvida e produzida pela KTM já que poderá derivar directamente de um protótipo desenvolvido por um atelier alemão, a Kramer Motorcycles, que e que no passado apresentou uma moto de pista com motor 890 R, a Kramer GP2 R, que monta um bicilíndrico da Duke 890 com 130 CV e um binário máximo de 100 Nm com um peso a seco de apenas 140 Kg. O quadro é desenhado e fabricado de raiz em tubos de aço cromo-molibdénio e monta jantes forjadas Dymag UP7X, pinças de travão Brembo Stylema e bomba radial Brembo RCS Corsa Corta 19. O escape é totalmente artesanal e as suspensões dianteiras são uma WP Apex Pro 7543 com amortecedor de direção Hyper Pro RCS. A telemetria é da AIM MXS 1.2 Race GPS e o seu preço é de 29.900 €.

Kit Aurora transforma a Ténéré 700 no protótipo Rally T7

A marca grega Aurora, que produz componentes Rally para transformação de motos OffRoad, anunciou recentemente a produção de um novo Kit Rally para a popular Yamaha Ténéré 700. O kit agora revelado inclui a torre frontal para montagem de mais equipamento de navegação aproveitando o painel de informação original da marca e reposicionando o mesmo. Paralelamente e incluído neste Kit Phase 1, a Aurora propõe também um set de páineis laterais que substituem os originais e que acabam por colar o resultado final da sua estética ao protótipo inicial da T7, o qual evolui posteriormente para a versão comercial da Ténéré 700. A Aurora refere ainda que está a desenvolver novos Kits de transformação da Ténéré 700 e que no próximo irá a abordar a traseira da moto e compensar a falta de autonomia da versão standard devido à pouca capacidade do seu depósito de combustível original. O Kit Phase 1 tem um preço de venda ao público de 1.400 €.

KTM confirma a chegada para breve de uma RC 890 R desportiva