3 minute read

Notícias WSBK

Team HRC testou em Jerez, Aruba.it Ducati em Misano

© AMATTEO CAVADINI/ALEX PHOTO Aruba.it Ducati esteve em ação em Misano.

Advertisement

Em meados de janeiro, o mau tempo obrigou a Aruba.it Ducati, a Kawasaki e a Team HRC, entre outras formações, a não aproveitarem dois dias de testes privados no Circuito de Jerez Ángel Nieto. Cada uma fez os seus próprios planos para repor os dias previstos, e a Team HRC voltou a Jerez cerca de uma semana depois a 29 de janeiro. Álvaro Bautista e Leon Haslam puderam assim ter os primeiros quilómetros em pista em 2021, rodando da parte da tarde depois da chuva matinal num shakedown à CBR1000RR-R Fireblade SP com os mais recentes desenvolvimentos. Já a 4 de fevereiro, a Aruba.it Ducati esteve com Michael Ruben Rinaldi e Scott Redding em Misano. Trabalharam na eletrónica e suspensões da Panigale V4 R – com 52 voltas de Rinaldi, apesar de uma queda, e 70 voltas de Redding.

Motocorsa Racing aposta em Axel Bassani

Uma das últimas vagas no Mundial de Superbike para 2021 foi ocupada por Axel Bassani. O piloto de 21 anos foi confirmado pela Motocorsa Racing, dando mais um passo na sua carreira. No ano passado, o italiano competiu em provas do Mundial de Supersport, avançando agora para a principal classe do pelotão com uma Ducati Panigale V4 R da Motocorsa Racing. No currículo, Bassani tem presenças no WSSP, Superstock 1000 e Superstock 600, assim como no WorldSSP Challenge com o título emEuropean Supersport em 2016. Além disso, esteve no CIV Superbike em Itália.

Rabat estreou-se no WSBK em testes

O dia 4 de fevereiro de 2021 ficou marcado pelos primeiros quilómetros em pista de Tito Rabat enquanto piloto do Mundial de Superbike. Rodou com a Barni Racing Team em testes privados da Ducati no Misano World Circuit Marco Simoncelli (Itália). Pela primeira vez a bordo da Ducati Panigale V4 R, Rabat completou cerca de 70 voltas, apesar do nevoeiro que atrasou o começo da ação. No fim do dia, o espanhol falou ao site oficial do WSBK, mostrando-se satisfeito com o contacto inicial: – As minhas primeiras impressões com a equipa e moto novas são muito positivas. Para ser sincero, apesar das condições climatéricas, desfrutei muito da pilotagem e de estar na moto. Pude entender um pouco melhor como funciona a Ducati Panigale V4 R, onde estava o meu limite neste primeiro dia e onde posso começar a trabalhar. Estou ansioso pelo futuro e pelo próximo teste, para continuarmos a melhorar, uma vez que vi que podemos ser competitivos.

Dominique Aegerter ruma ao WSSP Rodrigo Valente na Yamaha Aos 30 anos, Dominique Aegerter vai estrear-se no Mundial de SuR3 bLU cRU European Cup persport em 2021. O experiente helvético não sai da MotoE World Cup e do paddock do MotoGP, tendo um programa conjunto. Este ano, Aegerter vai estar aos comandos de uma Yamaha, sucedendo a Steven Odendaal na Ten Kate Racing. Já tem experiência em motos derivadas de produção, com as participações nas 8 Horas de Suzuka entre 2014 e 2016. Em comunicado, o piloto afirmou: ‘Já no ano passado pensei em juntar-me ao pelotão do WorldSSP. Estava a analisar qual seria a melhor opção, para mostrar o meu potencial e também para ter competição divertida. O objetivo é tentar estar no topo e estar lá com os melhores pilotos de Supersport. Estabelecer um objetivo agora é muito difícil porque não sei como o meu estilo de pilotagem se encaixará com a moto, mas na minha cabeça tenho ambições altas e tentarei alcançá-las’. A Yamaha R3 bLU cRU European Cup é a nova competição inserida no programa do Mundial de Superbike em 2021. Na época de estreia haverá presença lusa com Rodrigo Valente. Aos 13 anos, o piloto foi selecionado para este troféu, onde vai poder enfrentar rivais de peso ao nível internacional. Competirá também em Supersport 300 do campeonato espanhol ESBK, além de estar no Campeonato Nacional de Velocidade. Quanto à Yamaha R3 bLU cRU European Cup, Valente integrará a Team Stratos. Tem pela frente um calendário de 12 rondas, com começo previsto para 23 e 24 de abril em Assen © DIVULGAÇÃO RODRIGO VALENTE (Países Baixos). A 7 e 8 de maio há passagem por Portugal no Estoril. Rodrigo Valente aposta na Yamaha R3 bLU cRU European Cup.