9 minute read

Atualidade e novidades

TRIUMPH SPEED TRIPLE 1200 RS REVOLUCIONÁRIA

Em 1994 a Triumph lançou a sua primeira Speed Triple, uma moto naked de estilo desportivo, uma verdadeira Streetfighter, que herdava o carácter de uma desportiva mas sem proteção aerodinâmica. Já em 1997 uma nova versão introduziu o típico farol duplo dianteiro, realidade que a passou a caracterizar. Em 2005 a Triumph fez evoluir o conceito e criou de raíz uma moto especialmente concebida para ser uma verdadeira HyperNaked. A nova geração de Speed Triple, a 1200 RS de 2021, é uma moto inteiramente nova com a cilindrada aumentada para 1160 cc e com uma potência agora de 180 CV às 10.750 rpm ( mais 30 CV que na versão anterior ) e um binário de 125 Newton/metro às 9.000 rpm, um motor que incorpora tecnologia desenvolvida para o Moto2, passando a ser a Speed Triple mais potente fabricada pela marca. Com caixa de 6 velocidaes assistida por quickshift bi-direcional, o escape abandona a dupla ponteira na posição debaixo do assento e passa a uma ponteira única numa posição lateral elevada mais tradicional. Com apenas 198 Kg de peso, um chassi inteiramente novo, extremamente leve e compacto,

Advertisement

TRIUMPH SPEED TRIPLE 1200 RS

MOTOR E TRANSMISSÃO

TIPO CILINDRADA BORE

Arrefecimento líquido, 12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha, 4T 1160 cc 90.0 mm STROKE 60.8 mm COMPRESSÃO 13.2:1 MAX. POTÊNCIA 180 PS / 177.5 bhp (132.4 kW) @ 10,750 rpm MAX. BINÁRIO 125 Nm (92 lbft) @ 9,000 rpm ADMISSÃO Electrónica Sequencial Multiponto ESCAPE Inox 3 em 1 com ponteira montada lateralmente TRANSM. FINAL Corrente X-ring EMBRAIAGEM Húmida, multi-disco, assistida e deslisante

CAIXA

6 velocidades

CHASSIS

QUADRO Aluminio duas longarinas, sub-quadro alumínio BRAÇO OSCILANTE Aluminio, mono-braço RODA DIANTEIRA Jante de liga, 17 x 3.50 in RODA TRASEIRA Jante de liga, 17 x 6.00 in PNEU DIANTEIRO Metzeler Racetec RR K3 120/70 ZR17 PNEU TRASEIRO Metzeler Racetec RR K3 190/55 ZR17 SUSPENSÃO DIANTEIRA Öhlins 43 mm NIX30 upside down ajustáveis com 120 mm de curso.

SUSPENSÃO TRASEIRA

Öhlins TTX36 twin tube monoshock ajustável com 120 mm de curso.

TRAVÕES DIANTEIROS

TRAVÕES TRASEIROS

PAINEL INFO

DIMENSÕES

Duplo disco 320mm flutuantes. Pinças Brembo Stylema monobloco de 4 pistons , OC-ABS. Único disco 220mm. Brembo pinça de 2 pistons, OC-ABS, com reservatório separado Full-colour 5" TFT

COMPRIMENTO 2090 mm LARGURA 792 mm ALTURA 1089 mm ALTURA ASSENTO 830 mm DIST. ENTRE EIXOS 1445 mm RAKE 23.9 ° TRAIL 104.7 mm PESO EM MARCHA 198kg FUEL TANK CAPACITY 15.5 litros CONSUMOS

GASOLINA 50.2 mpg (5.6 l/100km) CO2 EMISSÕES 130 g/km STANDARD EURO 5 MANUTENÇÃO uma nova ergonomia e um perfil mais agressivo, a nova Speed Triple 1200 RS estabelece novas referências em agilidade, precisão e resposta de motor. A nível de suspensões monta umas Ohlins NIX30 invertidas de 43mm na dianteira e mono-amortecedor Ohlins TTX30 na traseira, ambos totalmente ajustáveis e com 130mm de curso. A travagem está entregue aos eficazes Brembo Stylema, com pinças radiais monobloco de 4 pistons, com duplo disco na dianteira de 320mm. O novo painel TFT a cores de 5” inclui para além das funcionalidades normais a função de “Lap Timer” para utilização em pista. Em termos de ajudas electrónicas inclui o que de mais soficticado existe, Controle de Tração, Controle de cavalinho, ABS em curva e 5 Modos de condução, Rain, Road, Sport, Track e Rider, este último personalizável. Inclui ainda iluminação full LED e chave de ignição Keyless. A versão RS será a única a ser comercializada e inclui acabamentos com materiais de topo como o carbono. Vai estar disponível em duas cores: Saphire Black e Mate Silver Ice. Conta ainda com um catálogo de 35 acessórios opcionais da própria marca e específicos para o modelo.

Nova KTM 1290 Super Adventure S Evolução tecnológica marca uma nova Era

A KTM acaba de apresentar a sua nova Super Adventure S, uma moto que está já na sua 3ª geração e que segundo a marca e do ponto de vista tecnológico é a mais avançada Adventure do mercado e a mais desportiva. A nova KTM 1290 Super Adventure S foi desenvolvida a proporcionar uma experiência de condução com todos os benefícios de uma Sport Tourer de topo, com mais conforto independentemente do tipo de estradas, posicionando-se como a referência do seu segmento. Esteticamente houve também uma evolução com a ergonomia geral da moto a aumentar a sensação da sua agilidade e conforto para longas viagens. O depósito tem capacidade para 23 Litros e inclui tampão com sistema “keyless”. A KTM desenvolveu um chassi inteiramente novo para a sua Super Adventure conseguindo uma maior leveza e rigidez, uma melhor distribuição de massas e melhorando a agilidade da sua condução. O sub-quadro permite reduzir a altura do assento ao chão e um braço oscilante mais longo melhora a estabilidade em aceleração. Inclui um novo painel TFT de 7” com ligação via USB e um écran dianteito ajustável. O motor da 1290 Super Adventure é o tradicional LC8 V-Twin de 1301cc, melhorado que debita 160 CV e atinge um binário máximo de 138 Newton/metro, homologado de acordo com o Euro 5, inclui agora sistema de caixa PANKL que melhora o função opcional de Quickshifter. A nível de ajudas electrónicas conta com 4 modos de condução, Rain, Street, Sport e OffRoad e um opcional Rally. Um novo sistema de radar desenvolvido em conjunto com a Bosch permite estabelecer 5 níveis de segurança na sua condução. A moto conta ainda com um inovador sistema de Adaptive Cruise Control. Inclui ainda Cornering ABS e OffRoad ABS também desenvolvidos pela Bosch. A sua ciclística inclui agora suspensões semi-activas WP APEX estando disponível como opção o Pack Suspension Pro que permite realizar ajustes automáticos na suspensão dianteira e no amortecedor traseiro que com os Packs opcionais Rally Pack e Tech Pack, permite que todas as funcionalidades interajam entre si em simultâneo. A KTM 1290 Super Adventure S está disponível em duas cores e irá chegar aos concessionários da marca durante o mês de março de 2021.

KTM 890 Duke 2021 - O apurar da austríaca “The Scalpel“

A reação positiva do mercado à SCALPEL original motivou a KTM a criar algo para despertar ainda mais o desejo dos fanáticos dos motores a gasolina. O lançamento da KTM 890 DUKE R no início de 2020 foi a resposta: uma arma letal em pista, assim como uma explosão de potência para as estradas aproveitando toda a potência aumentada do motor LC8c e adicionando uma gama de novos recursos mecânicos e electrónicos a quase obrigar a uma pilotagem de joelho no asfalto . O estilo da nova KTM 890 DUKE irá chamar a atenção pela estética, tornando este binómio de potência e punch de motor inesquecível. A essência da moto é a sua compacidade, a sua leveza e toda a diversão que proporciona a sua condução. A cilindrada aumentada para 889 cc usa uma lógica de mapeamento mais sofisticada, debitando 115 cv de potência máxima e 92 Newton/metro de binário que, com apenas 169 Kg de peso, define uma relação peso/potência imbatível no seu segmento. Inclui ainda um pack de ajudas electrónicas que conta com 3 modos de motor e um modo Track opcional. Com suspensão WP Apex invertida de 43mm e amortecedor traseiro a gás, a KTM 890 Duke proporciona uma experiência condução desportiva ao limite, ainda mais apurada dentro do espírito KTM Ready to Race.

Moto Guzzi celebra o seu Centenário com uma Edição Especial

Um século de história, cem anos de motos espetaculares, vitórias, aventuras e personagens icónicos que construíram a lenda da marca da águia. A Moto Guzzi celebra este extraordinário aniversário com um 2021 pleno de iniciativas que irão culminar com as GMG - Giornate Mondiali Moto Guzzi, programadas para Mandello del Lario entre 9 e 12 de Setembro, um evento importante para qualquer entusiasta e estão de regresso dez anos após a sua última edição. Em face de tão especial ocasião, a Moto Guzzi irá produzir uma série limitada dos seus modelos no design Centenario, que estará disponível na V7, V9 e V85 TT apenas em 2021. Num esquema cromático exclusivo, elegante e evocativo de uma herança única, que se inspira em motos lendárias que fizeram história, em particular, na 8 cilindros de 1955. Uma ideia visionária numa moto criada para competir na classe 500 do Campeonato do Mundo, num projeto tão ambicioso que estava 10 anos à frente da produção de motos da época. Verde foi também a primeira cor utilizada pela Moto Guzzi com a Normale, o primeiro modelo e provavelmente o mais icónico da marca. O The Style Centre reinterpretou este modelo numa visão moderna, com um acabamento mate e associado às cores metálicas que expressam a solidez e a autenticidade da marca de Mandello del Lario.

HARLEY-DAVIDSON 2021

As Harley-Davidson® Versões CVO-Custom Vehicle Operations™ representam o auge do estilo e design da Harley-Davidson. Criados para os clientes mais exigentes, os modelos CVO™ 2021 oferecem acabamentos espetaculares, tecnologia avançada, componentes exclusivos e atenção aos detalhes que roçam o obsessivo. Projetados e montados de acordo com os padrões de qualidade de fábrica e apoiados pela garantia Harley-Davidson®. O motor Milwaukee-Eight® 117 - a maior cilindrada e potência oferecidos numa moto de fábrica da Harley-Davidson - é exclusivo para os quatro modelos CVO premium de produção limitada. Os modelos CVO para 2021 incluem a Limited, a Street Glide, a Road Glide e a Tri Glide. Cada modelo CVO 2021 apresenta nova pintura e gráficos. A CVO Road Glide e a CVO Street Glide apresentam o novo Harley-Davidson® Audio powered by Rockford Fosgate. Os destaques para 2021 incluem ainda a nova Street Bob® 114 e a renovada Fat Boy 114, ambas com motor Milwaukee-Eight 114 com 161,34 Newton/metro de binário às 3.000 rpm, e novas opções de estilo para três populares “Performance Baggers”: a Street Glide Special, a Road Glide Special e a Road King Special.