Libro: "Tiene Usted Raices Judias?"

Page 64

O

misterio que fez com que

Chaim Fernandes

d e s v e n d as s e s e u pas s a d o j u d a i c o

Chaim Fernandes, 68, vive no sul da Espanha, na cidade de Dos Hermanas. É aposentado, casado e possui três filhos, já adultos, que vivem próximo a ele, na cidade de Sevilha. Neste relato, Chaim compartilha conosco sua história e experiência como descendente de Anussim.

Como foi sua infância? Quando era jovem, ainda era possível sentir uma influência muito forte da Inquisição. Esta influência se refletiu na minha vida particular quando, já aos setes anos, fui expulso do colégio que estudava, pois, meu pai se negou a permitir que eu passasse pela primeira comunhão na Igreja. Ainda me lembro o que me disseram: “cuspiste na cara do Senhor, como outros antes de ti o fizeram”. Meus pais não eram religiosos. Nunca falaram de D’us e nunca mencionaram a Bíblia. Do meu lado paterno, todos meus parentes eram comunistas, socialistas ou anarquistas. Na minha juventude costumava visitar a minha tia e meu tio às sextas-feiras a noite. Nestas noites, a casa deles era toda iluminada com velas e meu tio sofria uma espécie de transformação: lia algo lentamente, movendo sua cabeça de um lado para o outro. Todo este “ritual” estava rodeado de mistério. Quando mencionei esta minha curiosidade a meu pai, ele apenas sorriu. Meu tio tinha muitos livros e artigos religiosos, incluindo um Sidur com fonética e um Talit, que eu o ajudava a guardar em uma caixa de madeira grande, embaixo das ferramentas de carpintaria. Não tinha uma Kipá, mas sempre utilizava um boné preto. Para mim, ele amarrava as quatro pontas de um pano pequeno e colocava na minha cabeça.

GUIA PRÁTICO PARA DESCOBRIR SUAS RAÍZES


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.