Mood Life 59

Page 1

Nº59 Dezembro R$12,90

A vida e todos os seus estilos

LifI Amizade

Nipo-Brasileira Espetáculo de dança típica marca comemoração pelos 120 anos da amizade entre as duas nações.

Pra ficar

Linda

Separamos algumas makes incríveis para te inspirar nas festas de fim de ano.

Bairrismo A força do comércio de bairro é incontestável. Fomos conhecer de perto alguns pontos fortes em Campo Grande.

Oitentinha Dourados comemora aniversário e se consolida com economia forte e qualidade de vida.

malvino

salvador

De Manaus para o Brasil, o ator que contou com o acaso para se tornar o sucesso de hoje, fala sobre a mudança de carreira e planos para o próximo ano.


CALÇADOS, ROUPAS E ACESSÓRIOS AIX-EN-PROVENCE BUENOS AIRES CANNES JOHANNESBURGO HOLLYWOOD LAS VEGAS NICE ORLANDO PUNTA DEL ESTE RIO DE JANEIRO SÃO PAULO 505 LOJAS - 18 PAÍSES





Editorial

U

ma pequena luz que pisca incessantemente chama atenção, você vai até ela, observa por um tempo aquele brilho, pega a plaquinha de preço, solta, segue pelo corredor multicolorido em busca de uma oferta melhor. Enquanto caminha por mais um dezembro, por mais um ano, então é Natal! Hora de rever a família, ouvir perguntas como “já casou?”, renovar os votos de felicidade e sucesso para o próximo ano, traçar metas, fazer planos... Mas, depois que todos se foram e o que sobra é a bagunça da festança, quando você para e pensa nesse tal “novo ano”, lembra-se de toda aquela lista de objetivos feita um ano antes e bate o desânimo, afinal, foram tantas coisas deixadas de lado, abandonadas nos meiosfios da vida, enquanto você corria para chegar no horário ao trabalho, ou àquele encontro com a pessoa que conheceu num aplicativo por aí. Nesse corre-corre insano, o que cresce com mais viço é nossa grande variedade de desculpas para deixar para amanhã os sonhos, amizades, a viagem tão desejada, aquela boa ação que tanto você planejou que seria dessa vez... mas não foi. Vamos nos dilacerando, perdendo durante o ano pedaços daquilo que pretendíamos ser. É compreensível, a vida anda difícil, as pessoas estão estranhas, o mar não está pra peixe... Lamentar essas concessões que fazemos é um caminho curto, indolor (ao menos por um momento) e a autopiedade atrativa, mas só nos levará a continuar nesse ciclo, ano a ano. Não tenha vergonha, pode assumir que muitas vezes andou fazendo isso nesse ano. Mas, veja bem, e se dessa vez você pegar sua lista toda rabiscada, tão adiada e engavetada, alisar bem a folha, destrinchar todas aquelas metas em pequenas etapas atingíveis, estabelecer prazos justos (com você) e se premiar a cada pequena conquista? Vamos lá, é possível sim. Talvez o processo seja lento, você tenha que readequar um horário, mudar velhos hábitos. Nesses momentos seja flexível consigo, relaxe também, o mundo não vai desabar enquanto você descansa. E lembre-se, sua maior meta é você! Em 2016, aconteça. Feliz Natal, feliz 2016!

Expediente Editor - Jornalista Responsável Odirley Deotti (DRT 122/MS) editor@moodlife.com.br Chefe de Redação - Luciana Petelinkar (MTB 934/MS) reportagem@moodlife.com.br Equipe editorial: Luciana Petelinkar, Odirley Deotti, Thaís Pimenta e Walter Gonçalves. Designer editorial - Guilherme Marconato arte@moodlife.com.br Fotógrafos - Cido Frota, Estúdio Sim, Gabriel Gabino e Yngrid Corsini. Revisão - Dáfini Lisboa dafini.lis@gmail.com Colaboraram nesta edição - André Nardo, Carla Cecarello, Luciano Coppini, Mariana Braga, Paulo Cruz, Rafael Belo, Sonia Caldart, Thereza Christina Silva e Wilson Cantero. diretores EXECUTIVOS Daniel Albuquerque e Marta Albuquerque Revista Mood Life é uma publicação mensal da Mood Life Revista e Editora Ltda. Rua da Paz, 1629. Santa Fé. Campo Grande/MS CEP 79021-220. Não nos responsabilizamos pelos conceitos emitidos nos artigos assinados. As pessoas que não constam no expediente não tem autorização para falar em nome da Revista Mood Life. Impressão e acabamento Gráfica Alvorada. Distribuição e assinatura paulo@grupoalbuquerque.com.br PARA ANUNCIAR LIGUE (67) 3222-7335

6

MoodLife

Uma publicação

«

Capa Malvino Salvador Foto: Gabriel Gabino Produção Executiva: Luciana Petelinkar Agradecimento: Pedro Silva Promoções 5.000 exemplares impressos


1º Lugar em todo lugar.

Departamento comercial Evânia Ribeiro Wagner Mota Eduardo Vieira

Adair Hubner Solange Torraca

Lourdes

O rga n i za çã o I va n Pa e s B a r b o s a

(67) 9959 - 1019 (67) 3411-2999

www.fmcidade101.com www.facebook.com/fmcidade101


omelhortánaMood Você também quer aparecer na

Mood Life?

Tire uma foto e nos marque usando a hashtag #tonamood!

#tonamood Facebook/moodlife 8

MoodLife

agora também na versão digital

revistamood



Conteúdo

Malvino

44

O ator conta como foi sair da zona de conforto e se aventurar em São Paulo em busca de um rumo totalmente novo na sua vida

28

Mistura Fina

Separamos roupas e sapatos luxuosos para você arrasar nas festas de final de ano.

Equilíbrio

52

Estilo de Vida

Fomos conhecer três escolas para saber como são aplicadas três metodologias.

Na Estrada

60

Décor

O arquiteto Fellipe Lima explorou as potencialidades dos ladrilhos portugueses em seu projeto fotográfico.

Entrevista

92

Transparência

Batemos um papo com o Presidente do TRE, Divoncir Maran, sobre reforma política.

Mood In

Cura para o corpo e para a alma, as terapias holísticas cuidam das pessoas como um todo.

Wilson Cantero divide sua experiência e maravilhas de sua viagem por Praga e Viena.

Tetê Espíndola comemora 30 anos de vitória do single “Escrito nas Estrelas” no Festival dos Festivais.

Fique por dentro das novidades de Ponta Porã, Três Lagoas e da aniversariante, Dourados.

38

56

80

95

10 MoodLife


/ELIZMINGRONI

RUA: GOIÁS.999, JARDIM DOS ESTADOS, CAMPO GRANDE, MS (67) 3043-7105


Boas Ideias

Ao invés de comprar... Ocasiões especiais exigem vestidos à altura, e só a gente sabe como é chato ficar procurando novos looks para não repetir aquele que usamos em todo evento. A empresária Fernanda Ajala notou essa carência no mercado e teve a sacada de montar uma loja para aluguel de vestidos. “Tinha alguns parados no armário e minhas amigas os pediam emprestado para usar. Percebi que poderia gerar uma receita, pois estava somente estudando e não tinha recursos financeiros. Então, criei uma página no Facebook para conhecer o mercado”, explica ela. Atualmente, a empresa conta com 200 peças de marcas e estilistas. Enquanto a cliente escolhe a peça que será alugada, ela recebe um tipo de consultoria de estilo da própria Fernanda. “Por ter experiência em lojas como Animale e Calvin Klein, adquiri conhecimento na busca da identidade visual de cada pessoa”, diz. Por enquanto, o Alugue Seu Dress expõe suas peças nas redes sociais e atende em domicílio. Mas, a partir deste mês, a marca passa a contar com um ateliê físico no bairro Monte Castelo. “Nosso diferencial é o atendimento em horários flexíveis; o site, como vitrine on-line; e a novidade é que em nosso local físico, além da locação de vestidos e acessórios, também haverá serviços de maquiagem e penteado, para a cliente sair pronta para a festa”, finaliza. Se interessou? Ligue para (67) 9934-2665, ou acesse facebook/alugueseudress.

12 MoodLife

Santas

Milagrosas A fé, por vezes, precisa ser representada e admirada. Pensando nisso, Daniel Mallmann e Júnior Nantes criaram a Santas Milagrosas, uma loja virtual que vende santas de gesso bordadas em pérolas e strass. Cada santa é produzida com muito cuidado, artesanalmente. “O processo de criação se dá na confecção, no lixamento, na pintura da peça, proteção da pintura, e só aí partimos para a colocação da pedraria”, explicam. O diferencial são as peças claras, que vêm com pintura perolada, e as pintadas conforme as santas mais padrões. Para os devotos, a variedade de santas também é um diferencial. “Temos várias santas, como Nossa Senhora das Graças, Sagrado Coração de Maria e, agora, a novidade, a mini-Aparecida, com rostinho infantil e que as mamães adoram”, conta Daniel. “Para nós, não são apenas objetos de fé ou decorativos, são como uma joia”, resumem Daniel e Júnior, sócios-proprietários da Santas Milagrosas, de Dourados. As Milagrosas podem ser encontradas no Facebook, www.facebook.com/santas.milagrosa; Instagram, @santasmilagrosas; ou ainda no WhatsApp, 9228-6668 ou 9885-4426.

Foto Daniel Mallmann

Fotos Denis Varmassera

Por Thaís Pimenta



Tome Nota Por Thaís Pimenta

LEGIÃO

em campão!

Fotos Divulgação

O show comemorativo de 30 anos do Legião Urbana acontece em Campo Grande no dia 17 de dezembro. O show traz Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá à Capital com os principais sucessos da banda! Os ingressos podem ser adquiridos no site www.diamondhall.com.br/shows.

TRIBUTO AO ABBA

Temporada de Exposições MARCO

A 4ª Temporada de Exposições 2015 do Museu de Arte Contemporânea (Marco) conta com quatro mostras: “Tech Colors” – colagens de Bruno Lins (Rio de Janeiro); “Desvios” – fotografias de Geraldo Melo (Rio de Janeiro); “Retratos” – fotografias de Laury Junior (Campo Grande-MS); e “O Horizonte e Eu Somos um Vértice” – fotografias de Leonardo Motta Campos (Rio de Janeiro). A mostra abre ao público dia 8 de dezembro e encerra suas atividades no dia 31 de janeiro. Para mais informações, ligue para (67) 3326-7449.

14 MoodLife

Considerado o melhor tributo da América Latina, o show em comemoração aos 40 anos do fenômeno pop da década de 70, a banda Abba, chega a Campo Grande no dia 12 de dezembro e acontece no Teatro Glauce Rocha. Em “Abba – The History”, o público vai à loucura com a oportunidade de dançar e cantar clássicos como “Chiquitita” e “Take a Chance on Me”, ambas do filme “Mamma Mia”, cuja história é amarrada e contada por canções do Abba. O repertório de “The History” é baseado na trilha sonora do musical britânico tornado longa-metragem, estrelando Meryl Streep. Para adquirir seu ingresso, acesse www.compreingressos.com.


Repaginada

A boate Daza reinaugura em dezembro, repaginada, com projeto de iluminação diferenciado e cardápio novo. A casa irá abrir nas festas de fim de ano, como Natal e Réveillon, e a partir do dia 17 de dezembro abrirá quinta, sexta e sábado, incluindo dias 24, 25 e 26, além dos dias 31 de dezembro, 1º e 2 de janeiro. A partir do dia 17 de dezembro, é inaugurada a programação de férias, com lançamentos de projetos para as quintas, sextas e a tradicional Daza de sábado. Se você adora dançar e se jogar na pista, acompanhe a página goo.gl/pRfQ3b.

Réveillon Prime

A noite de Réveillon, sem dúvida, é uma das mais esperadas e comemoradas em todo o mundo e, claro, não poderia passar em branco em Campo Grande. Uma festa de muita música eletrônica, com line-up que conta com Renato Tulux, Jay-C, Alex Trevisan, Nicolino, Beavis & Butthead e Pedro Pereira. O evento acontece na Mansão Spasso Park. Os ingressos estão à venda na Augusta Life Store, na Chilli Beans do Shopping Campo Grande, na Deck Express e no Lennon Tattoo.

Jingle Bells No dia 24 de dezembro, acontece uma das festas de Natal mais aguardadas pelos campo-grandenses, a Jingle Bells. A grande atração da noite é o DJ Renato Ratier, que vem direto de São Paulo! Andre Garde e Jay-C também levam todos os seus sons para a pista natalina. O evento será no Spasso Park. Para mais informações, acesse goo.gl/S1aJf0.

Fenaiuc2015 A 16ª Feira de Moda de Acessórios e Presentes acontece durante nove dias e recebe uma visitação intensa, sendo 80% compradores femininos e 20% masculinos, com maior poder de decisão, que vão à feira todos os anos, para comprar e garantir a linda festa de Natal e, também, Ano-Novo. Este ano, a feira acontece dos dias 15 a 23 de dezembro, no Centro de Convenções de Goiânia. Conta com moda infantil, moda maior, moda masculina, acessórios, artefatos de couro, bijuterias e muito mais.

Para conhecer melhor o evento, acesse www.fenaiuc.com.br.

www.MoodLife.com.br 15


Tome Nota

Réveillon Bonito Boutique Que tal passar a virada de ano em uma festona num dos paraísos brasileiros? O Réveillon Bonito Boutique acontece em Bonito e conta com grandes nomes da música eletrônica, como Carlo Dallanese, Andre Pulse, a DJ Darly e Less Drama. O evento é all inclusive, open bar e open food! Os ingressos podem ser adquiridos pelo endereço www.fasttickets.com.br.

Ira! No dia 19 de dezembro, a banda Ira! chega a Dourados. O evento é open bar e traz o show Núcleo Base ao Armazem Music. Os ingressos estão sendo vendidos no site www.fasttickets.com.br.

FAGNER EM DOURADOS

Dourados recebe o show do cantor Fagner no dia 12 de dezembro, na casa de show Armazem Music. O evento é open bar e comemora os 40 anos de carreira do cantor. Para mais informações, ligue: (67) 9946-4423. Os ingressos estão sendo vendidos no site www.fasttickets.com.br.

16 MoodLife

Fotos Divulgação

Por Thaís Pimenta



Na Estante

música

Convidada Mariana Braga

All Star Nando Reis

literatura

Sou bem eclética em relação à música, mas sempre gostei muito de todas as canções do Nando Reis. Elas me remetem a lembranças e sentimentos bons, músicas gostosas, daquelas que você aumenta o som e canta bem alto. A música “All Star” é um clássico e traduz exatamente esse sentimento bom, de amor e afeto, que ele escreveu sobre a sua grande amizade com a Cássia Eller. É uma música que você sempre se identifica, daquelas que parece que foi feita pra você.

O menino do Dedo Verde Maurice Druon

cinema

Um livro que li aos 10 anos de idade (juro!) e que me marcou muito. Trata da história de um menino que tem o polegar verde e, consequentemente, tudo que ele toca se transforma em flor; portanto, em todos os lugares tristes pelos quais ele passa, ele faz florescer, para tudo ficar mais alegre e bonito. Ele faz isso em hospitais, prisões e até em uma guerra que está acontecendo em sua cidade, faz crescer flores nos canhões. É um livro que mostra o lado alegre da vida, de enxergar e querer que as coisas sejam melhores pra todos. Trata das questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania; acredito que tenha ajudado a me moldar como adulta.

BlackFish - Documentário Gabriela Cowperthwaite

É um documentário estadunidense que relata, principalmente, sobre a captura e o dia a dia da orca Tilikum, que foi a principal “estrela” dos parques aquáticos SeaWorld. Foi um documentário que me chocou bastante, pois crescemos vendo toda a magia das orcas, sempre brincando e interagindo com o público, quando na verdade elas eram maltratadas, retiradas de suas famílias e mantidas em cativeiro pelo resto da vida. E aí bate aquele pensamento... você quer financiar e fazer parte disso? Vale a pena assistir, pela informação e pelo questionamento pessoal.

18 MoodLife

Mariana Braga Publicitária, mídia e sócia da agência Bmix Comunicação.


Natal Cµveje∏o MAIS DE 200 RÓTULOS Cervejas artesanais nacionais e importadas, kits para presente, camisetas, copos e taças R. Bahia, 574 – Jardim dos Estados

Horários de atendimento:

Campo Grande, MS

Terça a Sábado das 12h às 20h

Tel.: (67) 3027-2329

Domingo das 10h às 13h

Siga-nos nas redes sociais: /LojaMestreCervejeiroCampoGrande @m_cervejeiro @mestrecervejeirocg /mestrecervejeirocom

Saiba mais sobre cerveja, acesse: www.mestre-cervejeiro.com


Cultura Por ThaĂ­s Pimenta

AMIZADE

Fotos Gabriel Gabino

NIPO BRASILEIRA

20 MoodLife


O

Brasil tem a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão. Estima-se que já sejam cerca de 1,6 milhão de pessoas. Mato Grosso do Sul é o 3ª estado com maior número desses descendentes, e Campo Grande possui, aproximadamente, 70% deles vindos de Okinawa. Com um tratado de amizade assinado há 120 anos, essa ligação rendeu muitos frutos, formou famílias e criou novas culturas. Aqui em Campo Grande, o dentista Wanderley Guenka fez sua vida. Seus pais vieram de Okinawa, mais especificamente do Porto de Kobe, para o Porto de Santos, em São Paulo, na época em que a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) estava em construção. A escolha por Mato Grosso do Sul foi decorrência desse trabalho. “Como a conclusão da construção da estrada de ferro se deu próximo a Campo Grande, pelo encontro

das duas frentes de trabalho*, muitos desses trabalhadores se radicaram na cidade”, conta. Seus pais permaneceram por aqui e trabalharam no campo. “Depois da Segunda Guerra Mundial, eles não quiserem voltar para o Japão, diziam que a cultura havia se perdido”, diz. Wanderley cresceu aqui, viajou pelo Brasil, formou-se em Odontologia, casou-se e constituiu família. Alguns hábitos da cultura japonesa se mantiveram dentro de casa, outros se modificaram com a globalização. “Guardamos com muito respeito o Butsudan. Procuramos manter as tradições frequentando os clubes nipônicos da Capital: Clube NipoBrasileiro e Associação Okinawa de Campo Grande”. Nos clubes, existem as escolas de Língua Japonesa, ensino de danças tradicionais, artes marciais, músicas tradicionais e comidas típicas. “Isso ajuda a resgatar e manter as tradições”, finaliza.

A construção da NOB iniciou-se pelas duas extremidades: uma em Bauru e a outra em Porto Esperança

O Butsudan é um santuário, significa, literalmente, “Altar do Buda”, e é um item essencial na família japonesa tradicional, pois é o centro da fé familiar. Ele se assemelha a um armário com portas, que são fechadas à noite, após a última oração. Dentro dele, encontra-se o Gohonzon, uma estátua ou fotografia com a imagem do Buda. Fotografias dos antepassados também são colocadas no Butsudan, assim como sino, velas, incensos e plataformas para as oferendas

www.MoodLife.com.br 21


Cultura Por Thaís Pimenta

Família Guenka

Vivendo da tradição

O sobá foi registrado como o primeiro bem imaterial do Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Grande, o que atesta a importância da imigração japonesa na cena cultural local

22 MoodLife

O casal Sérgio Muta e Sandra Tamashiro seguiu outros passos. Em 1996, os dois saíram de Campo Grande rumo ao Japão, em busca de melhores condições. “Fugimos da crise pela qual o Brasil passava. Lá, trabalhamos durante 13 anos como funcionários de uma fábrica”, contam. Em 2009, eles retornaram ao país e, com o dinheiro que juntaram, abriram a Barraca da Sandra, na Feira Central de Campo Grande. “Estamos com ela há seis anos. O sobá que temos aqui é considerado de Okinawa mesmo, com ovo, cebolinha, macarrão e carne suína”, explica Sérgio. Sobre o sobá ser tão amado na nossa região, eles explicam: “Segundo um levantamento histórico que li, o brasileiro viu o descendente comendo, quis experimentar e foi passando o costume. Os nisseis colocaram isso à venda, e o campograndense pegou gosto pelo prato”. Em casa, eles mantêm a tradição e o culto aos antepassados; as missas de falecimento são comemoradas de tempos em tempos e seguem até o 33° ano de falecimento.


Plataforma da amizade, MS e Okinawa

Wanderley Guenka

Osvaldo Hiroci Kohatsu é empresário e, durante seis anos, foi voluntário na Associação Okinawa. “Fui responsável pela Socienters (Sociedade de Intercâmbio), que existe desde 1986. Nesse intercâmbio, nós mandamos um estagiário para lá, formado, que está trabalhando, e de lá a gente recebe o okinawano, sempre focando na área educacional”, explica. Esse intercâmbio começou a ser pensado há anos. Na época, o Senador Ramez Tebet estava envolvido com o projeto. “Depois desse tempo todo, o primeiro governador a voltar lá foi o André Puccinelli”, relembra. A troca é coordenada pela província de Okinawa, que decide de qual área deve pertencer o estagiário. “Eles definem o perfil do candidato, que tem que ter de 18 a 39 anos. E tudo é pago: passagem, hospedagem, curso. Durante três meses, o descendente fica lá, depois de passar por um curso intensivo da língua aqui. Mesmo assim, o primeiro mês é focado só na aprendizagem do idioma; depois, um mês de estágio, e o outro de visitas à ilha”, explica. Durante sua gestão, Osvaldo notou que os jovens voltavam totalmente diferentes, mesmo passando pouco tempo lá. “É uma conquista para o adolescente que nunca morou sozinho e tem que se virar em outro país, né?”, finaliza ele.

Recentemente, o príncipe Akishino e a princesa Kiko visitaram o Estado para comemorar os 120 anos de amizade. E, como em festa não pode faltar dança, aconteceu uma apresentação com danças tradicionais da ilha de Okinawa. Ao todo, foram 18 dançarinos. Entre as convidadas de peso, estão as fundadoras da escola de dança: Tamagusukuryu Senjukai, Tanita Yoshiko e Mieko Kinjo. Elas receberam o título de Importante Patrimônio Cultural Intangível do Japão, por promoverem a arte tradicional de Okinawa.

Fotos Gabriel Gabino

www.MoodLife.com.br 23


Motor Por Paulo Cruz

A3

AUDI

sedan

GANHA CIDADANIA BRASILEIRA Produzido no Paranรก, modelo tem motor mais forte e estรก mais adequado as nossas ruas que o importado 24 MoodLife


Fotos Divulgação

N

um Brasil em que as vendas de veículos devem fechar o ano com quedas superiores a 25% em relação ao ano passado, algumas marcas têm motivos para comemorar. Uma delas é a alemã – e agora com fábrica no país – Audi, que acaba de lançar o seu primeiro nacional, o A3 Sedan. Produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, desde setembro, o modelo perde alguns componentes em relação ao importado, mas custa um pouco menos e tem uma lista maior de equipamentos de série. O preço inicial é de R$ 99.990 na versão Attraction, que já vem equipada com câmbio automático, ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bi-xenônio

com ajuste automático de altura e lavadores, lanternas de LED, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante de quatro raios e alavanca de câmbio revestidos de couro, bem como vidros laterais e traseiro com isolamento térmico. O comprador pode optar entre as cores cinza e preto para o acabamento interno. O Attraction conta também com sistema start-stop para desligamento e partida do motor quando o carro é imobilizado, como nos semáforos e congestionamentos – um equipamento que pode proporcionar uma economia de combustível de até 10%, sobretudo nas grandes cidades. O equipamento inclui o rádio MMI com alto-falantes, computador de bordo e conexão Bluetooth para celular. O freio de estacionamento tem acionamento eletromecânico e as rodas são de alumínio, com 16 polegadas de diâmetro. A versão intermediária Ambiente, que custa R$ 109.990, soma ainda os sensores de luz e chuva e o volante multifuncional, também com acabamento de couro, com comandos para troca de marchas (paddles shift). As rodas de alumínio, com cinco raios, têm 17 polegadas de diâmetro. O modelo é o primeiro carro da marca a beber gasolina e etanol. O motor de quatro cilindros, retrabalhado para entregar 28 cv a mais de potência (com etanol) em relação ao A3 Sedan 1.4 importado, chegando a 150 cv, tem desempenho forte e ainda consegue ser econômico, fazendo 7,8 km/l (cidade) e 9,9 km/l (estrada), se abastecido com etanol, e 11,7/14,3 km/l com gasolina, segundo o Inmetro, o que lhe rendeu

etiquetagem A em consumo. Comparado com o modelo importado, o A3 Sedan nacional perdeu a transmissão S-Tronic, automatizada de dupla embreagem e sete velocidades, e ganhou uma automática Tiptronic, de seis marchas. A suspensão traseira também foi simplificada, substituindo o tipo independente por conjunto convencional com eixo de torção.

Ao volante Com preço semelhante ao de versões de topo de sedãs médios de marcas generalistas, o A3 Sedan nacional é um carro gostoso de guiar. Pelas boas estradas de São Paulo, pudemos extrair o que o novo motor tem de melhor: desempenho sem perder a economia. Mesmo tendo perdido a suspensão independente e a transmissão de dupla embreagem, o carro está melhor e mais ambientado com nossas ruas. Mais macio, silencioso, com respostas rápidas ao pé do acelerador e câmbio de trocas suaves e confiável, é uma ótima opção para quem busca um sedan de personalidade e com bom custo-benefício no segmento dos carros de sua categoria.

www.MoodLife.com.br 25


Gadgets

Fotos Divulgação

Por Odirley Deotti

Ponte China-Brasil

Descartável Eficiente No dia a dia, aquela carga a mais na bateria do smartphone pode fazer toda a diferença. Para ajudar quem precisa de uma forma eficiente e barata, surgiu a mobeego, uma bateria externa com aparência de minilata de bebida energética, que oferece energia para dispositivos móveis. Unido ao carregador correspondente (microUSB, Apple Pin-30 ou Lightning), ele oferece até quatro horas de uso adicional. Depois de usado, pode ser descartado. Saiba mais no site mobeego.com/en.

26 MoodLife

A novidade da Multilaser agrada a quem gosta de som alto e praticidade. O Boombox Bazzoka é um aparelho que reproduz música com qualidade, por meio de conexão USB, leitor de cartão microSD, entrada auxiliar a smartphones e tablets, rádio FM e, ainda, suporte à leitura de CDs. As pastas e músicas podem ser controladas por intermédio da tela LCD. Com um subwoofer ativo e outro passivo, e potência de 80 W RMS, ele faz um belo barulho. Por R$ 449,00, no site www.casasbahia.com.br.

A Vi está trazendo para o país o Meizu Pro 5, um potente smartphone da Meizu, uma das maiores fabricantes chinesas. O aparelho tem ótima configuração, com tela AMOLED de 5,7 polegadas, resolução Full-HD e processador Samsung Exynos 7420 de oito núcleos e processo 14nm, que reduz o consumo de energia. A câmera tem 21 MP, já a memória RAM varia de acordo com o modelo, com 3 GB ou 4 GB de RAM do tipo LPDDR4. O armazenamento é UFS 2.0, com suporte à escrita e gravação simultânea, e com desempenho comparável ao de um SSD. Também vem com leitor de digitais mTouch 2.1, entrada USB Type-C, carregamento rápido com o mCharge 2.0: trinta minutos na tomada fazem a bateria de 3.050 mAh chegar a 65%. No Brasil o Meizu Pro 5 chega com dois acessórios: Vi Center – bateria portátil de 5.000 mAh que possui um projetor e cria um teclado em qualquer superfície plana. E Vi Cast – conecta à sua TV e transmite conteúdo via Wi-Fi por meio de Miracast.



luxo

Mistura Fina Por Thaís Pimenta

Fotos Assessoria de Comunicação

1

2 1.

3

4

5

Scarpin Listra Laço Tall, da Animale, por R$ 528. Disponível no link goo.gl/GhMtpI

2.

Peep Toe Celebration White, da Schutz, por R$ 299. Disponível nas lojas físicas da marca e no link goo.gl/qqkA7n

3. Sandália Tiras em Camurça,

da Luiza Barcelos, por R$ 659. Disponível no link goo.gl/VyXupy

28 MoodLife

nos

4.

7

6

J String, da Christian Loubotin, por $ 965. Disponível no link goo.gl/Q8980c

5.

Hot Chick, da Christian Loubotin, por $ 945. Disponível no link goo.gl/pYuUGP

6.

So Kate Strass, da Christian Louboutin, por $ 3995. Disponível no domínio goo.gl/ggFeGF

pés

8

Com esses sapatos, você vai se sentir como uma diva! Confira nossa seleção de luxo para os pés:

9

10

11

12

7.

10. Shiny Leather High Heel

8.

11. Sandália Amarração

Vampydoly, da Christian Louboutin, por $ 1095. Disponível no site goo.gl/VmZJpW Sandália Luminosité, da Jorge Bischoff, por R$ 2.199. Disponível no link goo.gl/jVyE7h

9.

Block Heel Sandals, da Zara, por $ 99.90. Disponível no link goo.gl/RNfNqd

Ankle Boots, da Zara, por $ 119. Disponível no link goo.gl/uZ7x2G

Cristal, da Carmen Steffens, por R$ 499,90. Disponível para compra nas lojas físicas da Carmen e no link goo.gl/dCCnTA

12. Top Vague, da Christian

Loubotin, por $ 2,995. Disponível no site goo.gl/FGdFcb


A sua história começa aqui

Momentos inesquecíveis devem ser marcados com presentes mais que especiais! Faça sua lista de casamento em nossa loja e ganhe bônus de 10% sobre o total de presentes adquiridos da sua lista.

67 3026-6605 Rua Espírito Santo, 281 Jardim dos Estados


Mistura Fina Por Thaís Pimenta

Macacão Croácia Cereja, da Duetre, por R$430. Disponível no link goo. gl/S6rH5L

Body Ombro Só - Off White, da The Lure, R$ 195,20. Disponível no link goo.gl/ MRHSrw

Vestido Preto, da PatBo, por R$ 6.547,20. Disponível no link goo.gl/ WKJm19

o

Fotos Assessoria de Comunicação

Short saia quadri azulão Farm azul, da Farm, por R$ 189. Disponível nas lojas físicas da marca e no link goo.gl/x08HWI

Top Fivela Off White, da Looknowlook, por R$ 79,90. Disponível no link goo. gl/VbEbTJ 30 MoodLife

c

a s

i

ã o

EsPEcial

Vestido longo Gabriela Triya Branco, da Triya, por R$ 598. Disponível na loja online goo. gl/AMh7Xg

Em época de festas de fim de ano, a gente te ajuda a escolher o look perfeito! Confira a nossa seleção:

Saia longa Amanda listras, da Le Lis Blanc, por R$ 539. Disponível no link goo.gl/ EOhRLW

Vestido Estampas Florais Vermelho, da PatBo, por R$ R$ 2.635,20. Disponível no link goo.gl/PkWBG8

Vestido longo Aÿa corset, da AYA, por R$ 2,670. Disponível no link goo.gl/ymk0gY

Vestido Midi, da Animale, por R$ 528. Disponível no link e nas lojas físicas da marca goo.gl/YYjtV0



Beauty Por Thaís Pimenta

Make d e

fim

de

ano

Fotos Gabriel Gabino

Dezembro é o mês em que mais nos produzimos, por conta das festas de fim de ano. Com tantos compromissos fica difícil ter inspiração para o look, para o sapato e, principalmente, para a make. Por isso, fizemos um Beauty diferente, com dicas de maquiagem para você tentar em casa. Dá para copiar exatamente como a das modelos, ou fazer algo parecido!

32 MoodLife


fESTA

A maquiagem de Luana foi pensada para a noite. Com tons metálicos, é ideal para o Natal ou o Réveillon. Por conta da pele da modelo ser bem cuidada, a maquiadora optou por aplicar apenas um CC Cream. Para destacar os olhos grandes, o côncavo foi bem marcado e o lápis preto foi usado como base para a aplicação das sombras; já o delineador deu aquele efeito gatinho tão adorado! Depois de muito esfumar os tons, os olhos ficaram prontos. Para a boca, foi escolhido um tom mais rosado, a fim de dar uma corzinha à make. O batom nude ajudou a dar o efeito degradê aos lábios.

Foram aplicados:

»Primer Facial, da linha Make B., 30 ml, por R$ 62,99. Disponível nas lojas da marca e no link goo.gl/4Ld2dH. »CC Cream 7 em 1 (escuro), da linha Make B., 30 ml, por R$ 59,99. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/eDaVse. »Pó Mineral Baked Caramel (bege canela), da linha Make B., por R$ 46,39. Disponível nas lojas físicas e no site goo.gl/5x0Xzd. »Primer para Olhos, da linha Make B., 8 g, por R$ 21,59. Disponível nas lojas físicas e no site goo.gl/eDAzmF. »Lápis Preto de Esfumar, da linha Make B., por R$ 31,19. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/RNqkBG. »Sombra Baked Caramel, da linha Mineral, por R$ 46,39. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/ltwbeI. »Quarteto de Sombra Golden Bronze, da linha Make B., por R$ 53,59. Disponível no link goo.gl/mp53N0. »Delineador Líquido Preto à Prova D’Água, 5 ml, da linha Make B., por R$ 34,39. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/CnWGna. »Máscara para Cílios Efeito Cílios Postiços, 12 g, da linha Make B., por R$ 52,79. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/xKmRPk. »Duo Delineador Labial (Vermelho), da linha Make B., por R$ 33,99. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/UB3Dzr. »Batom Hidralip Bege Nude, da linha Make B., por R$ 29,69. Disponível nas lojas da marca e no link goo.gl/ZVsgKw. »Lumina Collection Batom Very Berry – Acabamento Matte, da linha Make B., preço sob consulta. Disponível nas lojas físicas da marca.

Luana Caroline Ventura

www.MoodLife.com.br 33


Beauty Por Thaís Pimenta

DO DIA ATÉ A NOITE Pensada para o dia, a make valoriza os traços orientais. A pele recebeu um primer e, depois, foi aplicada uma base que se adapta à cor da pele. A pálpebra móvel foi bem marcada com a sombra Flower Rose. Na sobrancelha, foi aplicada uma caneta própria para a área, para redesenhá-la. O lápis preto marca a linha dos cílios inferiores e valoriza os olhinhos puxados da modelo.

Foram aplicados:

Gabriele Yamauchi

34 MoodLife

»Primer Facial, da linha Make B., 30 ml, por R$ 62,99. Disponível nas lojas da marca e no link goo.gl/mz90K4. »Base Líquida Color Adapt Bege-Claro 2, 30 ml, da linha Make B., por R$ 52,19. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/7FRd7j. »Base em Pó Bege Claro, 5,5 g, da linha Mineral, por R$ 69,30. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/XS0ie3. »Primer para Olhos, da linha Make B., 8 g, por R$ 21,59. Disponível nas lojas físicas e no site goo.gl/uRUH49. »Lápis para Esfumar Olhos Marrom, da linha Make B., por R$ 31,19. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/V2phWH. »Quarteto de Sombras Flower Rose, da linha Make B., por R$ 53,59. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/RioB42. »Quarteto de Sombras Matte (Marrom e Preta), da linha Make B., por R$ 53,59. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/qbukzL. »Caneta para Sobrancelha, da linha Make B., preço sob consulta. Disponível nas lojas físicas da marca. Delineador Líquido Caneta, da linha Make B., por R$ 34,39. Disponível nas lojas O Boticário e no link goo.gl/g67P74. »Máscara para Cílios Efeito Cílios Postiços, 12 g, da linha Make B., por R$ 52,79. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/8gDlLL. »Flash Iluminador Color Adapt (Bege Claro), da linha Make B., por R$ 62,99. Disponível no link goo.gl/20QbLN. »Blush Compacto Brown, 4 g, da linha Make B., por R$ 64,99. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/7894FH. »Batom Vermelho Vivo, da linha Make B., por R$ 33,99. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/8CP4KH. »Duo Delineador Labial (Vermelho), da linha Make B., por R$ 33,99. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/xLwL8n.


Nightwalker Se você vai passar seu fim de ano na balada, esta é a make ideal, all black! A dica que recebi da maquiadora, para dar esse efeito bem preto nos olhos, é justamente passar o lápis preto em toda a pálpebra móvel e, só depois, vir com a sombra preta, esfumando. A pele foi feita com primer, base e base em pó! O batom rosinha, quase nude, foi escolhido para harmonizar o visual.

Foram aplicados:

»Primer Facial, da linha Make B., 30 ml, por R$ 62,99. Disponível nas lojas da marca e no link goo.gl/ OdaF9M. »Base Líquida Color Adapt Médio 2, 30 ml, da linha Make B., por R$ 52,19. Disponível nas lojas físicas da marca e no link goo.gl/paee3s. »Base em pó (claro), 5 g, da linha Mineral, por R$ 69,30. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/ r3h8lq. »Lápis Preto de Esfumar, da linha Make B., por R$ 31,19. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/ SqUnkb. »Quarteto de Sombra Matte (preta), da linha Make B., por R$ 53,59. Disponível no link goo.gl/BmhIQm. »Máscara para Cílios Efeito Cílios Postiços, 12 g, da linha Make B., por R$ 52,79. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/rRfkdE. »Caneta para Sobrancelha, da linha Make B., preço sob consulta. Disponível nas lojas físicas da marca. »Delineador Líquido Caneta, da linha Make B., por R$ 34,39. Disponível nas lojas O Boticário e no link goo.gl/OS3Wvt. »Blush Compacto Brown, 4 g, da linha Make B., por R$ 64,99. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/ BIxp4t. »Batom Rosa Neon, da linha Make B., por R$ 33,99. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/zIHUFv. »Flash Iluminador Color Adapt (Mel), da linha Make B., por R$ 62,99. Disponível no link goo.gl/3JKtsS.

Rafaela Martins Fotos Gabriel Gabino

Agradecimento à Sato Comunicação, à marca O Boticário e às maquiadoras Daniele Moreira e Camila Moreira. Um agradecimento especial às nossas modelos Luana Caroline Ventura, Rafaela Martins e Gabriele Yamauchi

www.MoodLife.com.br 35


Intimidade

A importância de saber administrar a

vida sexual N

_ CARLA CECCARELLO

É psicóloga e sexóloga CRP-06/35.812-0 apresentadora de rádio e TV www.carlacecarello.com.br Tel.: 11 3887.5123

36 MoodLife

as cidades de médio e grande porte, em que o ritmo de vida é corrido, por causa do trabalho intenso e do dia a dia cheio de preocupações, as pessoas que já têm um casamento estabilizado e filhos costumam reclamar da ausência de afeto e de tempo, para namorar e administrar o relacionamento afetivo e sexual. Por esse motivo, mostram-se angustiadas, gerando uma vida a dois sem muita vibração, emoção ou descobertas. Se essas pessoas não pararem para prestar atenção naquilo que está ocorrendo, certamente a relação passará a correr sérios riscos. Os maiores deles são o esfriamento, a indiferença, a falta de clima para a intimidade. Intimidade essa que é o ingrediente fundamental para os parceiros se sentirem motivados a continuar juntos. Existem casais que já não se beijam há muito tempo (exceto o beijo tipo “selinho”, que ocorre na despedida ou chegada do trabalho). Muitos chegam a passar meses e meses sem relações e, quando o ato sexual acontece, é mecânico. Contudo, isso não quer dizer que eles não gostam mais de sexo. Na verdade, acabaram perdendo as pistas eróticas ao longo do caminho, pois

a rotina fez com que cada um administrasse os seus problemas e se esquecesse de prestar atenção no outro. A queixa mais comum é que passar diante do outro com roupa ou nu já não faz a menor diferença, nem provoca qualquer emoção. Mas o que fazer quando a intimidade acaba e a indiferença toma conta do relacionamento? É importante que isso seja discutido. O casal precisa criar situações mais propícias para fazer amor. Um exemplo são aqueles momentos inusitados, as surpresas que um pode fazer para cativar o outro, como passar no trabalho do (a) parceiro (a) e seguir para um motel ou fazer um programa diferente. Planejar uma viagem sem os filhos também é de extrema importância, afinal, ficar a sós com o (a) parceiro (a) cria um clima favorável para a aproximação e o namoro. Outra dica é deixar o quarto do casal mais aconchegante para o amor. Velas decorativas, aromas agradáveis e uma música estimulante são pequenos recursos que criam uma expectativa positiva no (a) parceiro (a). Isso alimenta o relacionamento e traz mais prazer, gerando mais alegria e disposição para estarem juntos.



EquilĂ­brio Por Luciana Petelinkar

Corpo e

Fotos Gabriel Gabino

alma

38 MoodLife


P

reocupadas com o todo, as terapias holísticas propõem um conceito diferente de saúde, já que enxergam o corpo físico e energético das pessoas, tratando ambos simultaneamente, por meio de métodos naturais e, na maioria das vezes, pouco invasivos. Entre as técnicas mais conhecidas de abordagem holística, temos acupuntura, reiki, fitoterapia, cromoterapia, aromaterapia, alinhamento dos chacras, radiestesia, massagem vibracional quântica e regressão consciente. Segundo o terapeuta Pedro Nicolish, a procura por essas terapias aumenta no fim do ano. “As pessoas querem fechar um ciclo e se equilibrar para iniciar outro”, explica. Para isso, é feita uma consulta para saber a origem do problema: espiritual, kármico ou energético. Se a solução do problema for física ou energética, é o Pedro quem cuida da pessoa; mas, se for espiritual ou kármica, Natalia Christiane Nicolish, conhecida como professora Natalia, entra em ação. Ambos têm diversos cursos na área e se mantêm em aperfeiçoamento constante. Há 25 anos em Campo Grande, a professora Natalia auxilia na solução dos problemas de equilíbrio espiritual e emocional, usando como ferramentas o tarô, as cartas ciganas, runas, a angelologia, os passes energéticos e espirituais e o mapa astral. “Nós buscamos despertar na pessoa o autoequilíbrio corpóreo e espiritual, por meio da correção e

www.MoodLife.com.br 39


Equilíbrio Por Luciana Petelinkar

harmonização de seus próprios recursos físicos, emocionais e energéticos”, conta. No centro místico em que atende, o casal tem toda a infraestrutura necessária para aplicar as técnicas. Em uma maca, um colchão vibratório e músicas new age ajudam a relaxar, enquanto a pessoa recebe a cromoterapia. Também nesta sala, o terapeuta investiga o nível energético por meio da aura e indica o melhor tratamento. De acordo com o casal de terapeutas, por intermédio dessas técnicas, a terapia ajuda pessoas com estresse físico e emocional, dores nas costas, nos ombros, membros superiores e inferiores e no ciático, além de combate e prevenção à insônia, ansiedade e depressão. Uliana Ramos está há mais de 15 anos no mercado. Formada em Psicologia, escolheu a parapsicologia para desenvolver seu trabalho. Por meio da paranormalidade com poder da mente, Uliana atende em seu consultório, no qual as salas são decoradas

40 MoodLife

com cores distintas. Com uma consulta, a profissional identifica a terapia, ou o conjunto delas a ser aplicado. Cristais, aroma e cromoterapia, regressão consciente, além de outras técnicas, são usados nos tratamentos. Na primeira consulta, a terapeuta consegue visualizar, por meio dos olhos do paciente, as áreas a serem trabalhadas e, assim, fazer um diagnóstico global. “Aqui, trabalhamos além do que os olhos podem ver, para a descoberta do divino dentro de cada um. Ensino as pessoas a trabalharem com as forças que existem dentro de cada um, e não delegar para os outros, mostrando como ser seu próprio terapeuta”, explica. Para 2016, Uliana conta que o azul será a cor regente. Segundo ela, será um ano com mais carinho, em que as pessoas vão olhar mais para o outro e ter mais empatia. “Eu sempre simbolizo a terapia holística como o ar. Você não pega, não sente, não consegue visualizar a mudança, mas ela está lá.”


Fotos Gabriel Gabino

www.MoodLife.com.br 41




Capa

Fotos Gabriel Gabino

Por Luciana Petelinkar

44 MoodLife


u

m acaso de sucesso B

ancário e estudante de Contabilidade, morando na casa dos pais. Essa era a vida de Malvino Salvador, quando ainda estava em Manaus. Até que um dia agarrou a oportunidade de tentar a vida de modelo em São Paulo. Insatisfeito com as perspectivas, convenceu pai e mãe a ajudarem financeiramente, por um ano, e se mudou. Simpático, Malvino concedeu esta entrevista no camarim do Teatro Glauce Rocha, minutos antes de entrar em cena com a peça “Chuva Constante”, que rodou o Brasil e finaliza sua temporada neste mês. Falamos sobre carreira, filhos, vida pública e novos projetos.

www.MoodLife.com.br 45


Capa Por Luciana Petelinkar

"acho que as pessoas deveriam encontrar uma função~ na vida, uma funçAo que as faça se sentirem preenchidas, atuantes, contribuintes para alguma coisa"

Foto Gabriel Gabino

Malvino Salvador

46 MoodLife


Como foi o início da sua carreira depois de sair de Manaus? Na verdade, eu queria me aventurar. Não sabia o que ia encontrar em São Paulo. Não conhecia ninguém lá, nunca quis seguir a carreira de modelo. Eu queria sair um pouco da minha zona de conforto e aconteceu que, em seis meses que estava morando lá, fiz um teste para uma peça profissional e passei. Aí, a minha vida mudou, porque meu foco mudou muito após essa peça, depois que comecei a experimentar esse universo novo que se abria na minha frente, o qual eu não conhecia. A minha vida estava focada em finanças, negócios, política, economia e, de repente, me vi em outro lado: cultura e literatura. Não que eu não gostasse de cultura; mas, em Manaus, por exemplo, apesar de termos o teatro mais bonito do Brasil, o cenário teatral não é tão efervescente, não é tão bom quanto no Rio de Janeiro e em São Paulo. Então, eu não tinha tanto contato com o teatro. De repente, minha cabeça mudou toda, e percebi, assim que estreei a peça, que era aquilo que eu queria fazer para o resto da minha vida. Então, mudei o foco e comecei a estudar muito. Foram cerca de três anos e meio em São Paulo, estudando, até fazer um teste para uma novela, a “Cabocla”, que foi meu primeiro trabalho na televisão. Por causa dela, fui para o Rio, e minha vida mudou completamente. Fui engatando uma novela na outra e estou lá até hoje. Comecei na Globo em 2004 e fiz 9 novelas, além de alguns seriados. Você conseguiu encontrar a profissão que ama e se destacar. O que você fala para quem está nessa busca ou querendo dar um outro rumo na vida, como você fez? Para se destacar em qualquer carreira, tem que ter muita disposição, porque tem gente que almeja uma carreira para ganhar dinheiro, e penso que essa pessoa vai ser infeliz. Não que você não se importe com o que você vai ganhar, você quer ser valorizado, ter um conforto, mas esse não tem que ser o foco. Acho que as pessoas deveriam encontrar uma função na vida, uma função que as faça se sentirem preenchidas, atuantes, contribuintes para alguma coisa. Eu acho que na minha profissão contribuo com alguma coisa. De alguma forma, levo questões por meio dos meus personagens, por intermédio da dramaturgia. É a forma de contribuição que a cultura proporciona.

Eu encontrei o que eu gosto de fazer. E foi por acaso. Quando eu procurei Contabilidade, por exemplo, não sabia o que queria; e acho que seria infeliz hoje, se tivesse seguido a profissão. Mas, por sorte do destino e por saber lá no fundo do meu espírito, quando tranquei a faculdade, que não era Contabilidade o que queria, fui atrás de uma coisa que eu não conhecia. Porém, sabia que estava correndo daquilo que eu não desejava. Acho que muitas pessoas que querem ser ator (não estou falando que são todas), esquecem que você também tem de se dedicar e que não é necessário só talento, é preciso também empenho. O conhecimento é o que faz as pessoas serem indispensáveis em qualquer profissão. Tudo que você constrói na sua carreira vai ser o que vai te dar, lá na frente, uma base profunda para as pessoas dizerem “eu posso confiar em fulano de tal, porque aquilo ele sabe fazer”. Mesmo que você passe por alguns momentos de dificuldade, sempre alguém vai se lembrar de alguma coisa que você fez de importante e confiar no que você pode fazer. Eu acredito que, muitas vezes, as pessoas querem a fama, e esse é o erro. O cara que quer ser ator para ser famoso, para ter acesso ao glamour que a profissão proporciona, provavelmente vai se ferrar muito na vida. Falando em fama, como você lida com essa invasão de privacidade? Nessa profissão não tem jeito, as pessoas falam. Eu sabia que poderia ser assim; quando decidi ser ator, eu sabia dessa possibilidade. Então, tenho que aprender a lidar com isso, embora ache que existam pessoas inescrupulosas que fazem parte desses editoriais de fofoca, assim como tem pessoas de bem, como em qualquer lugar vai ter. Pessoas inescrupulosas realmente podem fazer muito mal pra gente, porque sabemos que se vende aquilo que chama atenção, é uma coisa bombástica, é isso que vende; e, no afã de querer dar uma notícia, elas levam isso em consideração. Muitas vezes, as pessoas passam dos limites e colocam em risco um relacionamento, por exemplo, sem ter a certeza de que a notícia é verdadeira. E isso é muito ruim, porque pode realmente prejudicar a vida das pessoas. Mas aprendi a lidar com isso, hoje estou mais tranquilo; porém, já me estressei muito. Com o tempo, fui me acostumando.

www.MoodLife.com.br 47


Capa Por Luciana Petelinkar

Além da profissão de ator, você atua em outras áreas? Sou empresário também, tenho um gastrobar em São Paulo, o Barê Jardins, e sou sócio de uma marca de cerveja artesanal no Rio de Janeiro. Então, eu fico ligado nessas coisas, preciso estar sempre ali, atento. Também existem outros projetos pessoais que estou tocando, alguns que eu não posso falar ainda, mas que estou em processo de pesquisa, e isso me toma muito tempo. Com tudo isso acontecendo, você consegue parar um pouco em casa com suas filhas? Eu sempre consigo ter tempo para elas. Quando estou em casa, eu estou com elas, sempre dou atenção. A Ayra mora comigo, então, eu consigo acompanhar o dia a dia dela, estar presente; e a Sofia, que mora com a mãe em Brasília, está todo mês em casa, por alguns dias, e aí é maravilhoso. Minhas filhas são as principais coisas na minha vida, minhas prioridades. Tem previsão para voltar às novelas? Em 2016, vou fazer uma novela das sete, que vai se chamar “Haja Coração” e que deve estrear ainda no primeiro semestre. Em fevereiro, nós começaremos as gravações. Estou muito animado para começar um projeto novo. Vai fazer um ano e meio que não faço televisão. Foi muito bom ficar esse tempo fora, acho que é importante para o ator. Meu último trabalho, “Amor à Vida”, teve muita exposição de imagem. E, quando acontece isso, é necessário que o ator descanse um pouco da televisão. E eu consegui dar um tempo, aproveitando para fazer esse personagem no teatro, que me trouxe tantas outras qualidades como ator: conhecimento, segurança e mais domínio de cena. São coisas que vou levar comigo para outros personagens, com certeza. Antes dessa peça, eu era um ator e, agora, sou outro. O teatro é muito importante para o ator. Estou superanimado de concluir esse trabalho, que foi sensacional. É a minha segunda incursão no teatro como produtor e ator. “Mente Mentira” e “Chuva Constante” são dramas de êxito, tanto de crítica quanto de público, e isso me dá uma felicidade enorme de saber que as coisas que eu estou apostando e acreditando estão dando certo.

48 MoodLife


Foto Gabriel Gabino

www.MoodLife.com.br 49




Estilo de Vida

Fotos Gabriel Gabino

Por Luciana Petelinkar

UNI-DUNI-TÊ

Achar a escola certa para o filho não é brincadeira. Além de entrar no orçamento da família, a escola deve oferecer ensino de qualidade e um ambiente saudável, que estimule o desenvolvimento da criança

52 MoodLife


N

essa busca pelo melhor lugar para a educação dos filhos, temos a possibilidade de escolher entre várias metodologias de ensino disponíveis. Os pais devem optar pela que se encaixe na filosofia de vida e nos valores que desejam passar para as crianças. A metodologia é o direcionamento do professor para levar conhecimento. Ela deve ser escolhida de acordo com o perfil de cada família, a realidade sociocultural, objetivos de ensino, natureza da aprendizagem e, claro, personalidade da criança. Para saber qual método se encaixa na realidade da família, as visitas e conversas nas escolas são indispensáveis. Além de pesquisar como o colégio aborda o ensino no projeto pedagógico, é importante saber se esses conceitos são aplicados na prática e no cotidiano da sala de aula. Os pais têm de estar comprometidos com a educação da

criança. Isso significa prestar atenção em como ela está quando chega em casa, como são os amigos, o que ela conta do colégio. É ela quem dará os sinais da adaptação ou não ao método e à escola. Fomos conhecer três metodologias que fogem do ensino tradicional e que têm ganhado espaço, principalmente por ver a criança como indivíduo único e respeitar seu ritmo de desenvolvimento.

Construtivismo

mais ficar sentadas em sala, ouvindo o professor o tempo todo. “Elas querem vivenciar, aprender pelo concreto. Durante as aulas, nós inserimos muito a tecnologia, sempre com o fundo pedagógico, assim como atualidades. Também fazemos mostras de arte, por exemplo, tudo para trabalhar a consciência, a apreciação do belo, e isso acaba fazendo parte da vida delas, que não precisarão decorar para uma prova, por exemplo. Elas já saberão, porque vivenciaram.”

Nesta metodologia, o aluno é incentivado a participar ativamente do próprio aprendizado e a encontrar respostas a partir do seu conhecimento e interação com a realidade e os colegas, além de ser desafiado constantemente. Segundo a diretora da escola Feliz Idade, Ana Paula Geraldi, a metodologia construtivista tem sido muito procurada pelos pais, porque hoje as crianças não conseguem

www.MoodLife.com.br 53


Estilo de Vida Por Luciana Petelinkar

Montessoriano Baseada na filosofia da pesquisadora italiana Maria Montessori, a educação se desenvolve com base na evolução das crianças. O professor é encarregado de ordenar o trabalho de forma que a criança se sinta desafiada e respeitando cada aluno como indivíduo único, com afinidades e ritmos diferentes. De acordo com Eliza Augusta Castilho Nunes Dias de Pinho e Maria Sheila Oliveira Saldanha, diretoras do Colégio Maria Montessori em Campo Grande, a preocupação é formar o melhor ser humano possível. “Nós trabalhamos a formação integral para a vida, em todos os aspectos. Por meio da vivência de valores e liberdade de escolha, a criança e o adolescente se desenvolvem da melhor forma.” Nas salas, as crianças ficam à vontade, trabalham sentadas à mesa ou no chão. Formas diferentes de atividades ajudam no aprendizado, e a criança consegue ter liberdade para aprender por intermédio da vivência.

54 MoodLife


Fotos Gabriel Gabino

Waldorf Esta linha educacional se baseia numa observação íntima do “ser criança” e das condições necessárias para o desenvolvimento infantil. O currículo é diversificado; além das disciplinas exigidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (legislação que regulamenta o sistema educacional do Brasil), a Waldorf inclui astronomia, zoologia, botânica, eurritmia, música, trabalhos manuais, artesanato, agrimensura, astronomia de posição, filosofia, artes plásticas e cênicas, assim como línguas estrangeiras. Segundo a diretora da Escola Acolher, Patricia Arruda Fonseca, são trabalhadas as forças do sentir, pensar e agir da criança, além de incentivar o não consumismo e a alimentação orgânica e saudável – todo o alimento consumido na escola é produzido lá. “Nesse processo, a criança aprende por meio da natureza e produz junto da escola.” Horta, muito espaço verde, canções e brincadeira fazem parte do processo, que começa desenvolvendo a criatividade da criança e segue obedecendo ao desenvolvimento natural de cada fase.

www.MoodLife.com.br 55


Na Estrada Por Wilson Cantero

RUMO APRAGA E VIENA 56 MoodLife


E

m agosto, aproveitando que iria participar de um congresso, partimos rumo a Praga e Viena, numa viagem de 10 dias, sendo três em Praga e sete em Viena, local do congresso. Nosso hotel em Praga era muito bem localizado, em Staré Město, a menos de 100 metros da Praça de São Wenceslau, e nos oferecia a comodidade de conhecer a cidade a pé, além de muitas opções de restaurantes e lojas ao redor. Praga é uma cidade que merece ser conhecida caminhando, pois as maiores belezas e riquezas não estão nos museus e nas galerias, estão nas ruas. É realmente um museu a céu aberto. Na parte antiga, nós nos surpreendemos com a belíssima cidade. O Relógio Astronômico e a Praça Central, com seus prédios em estilo rococó, barroco, neoclássico e gótico, são de uma riqueza de tirar o fôlego. De lá, fomos até o Bairro Judeu e, então, caminhamos mais um pouco até a famosa Ponte

Carlos, que liga a parte antiga de Praga ao Bairro Nové Město, que é a área mais nova da cidade, mas tão bela quanto. Voltamos no trem de superfície, que é fácil e barato e leva o turista a muitos pontos da cidade. Na parte nova, conhecemos os jardins do Castelo de Praga. De lá, partimos rumo a um bairro residencial, no qual tivemos o prazer de comer um maravilhoso goulash, num restaurante que só os moradores locais frequentam. O Shopping Obchodni Centrum é muito moderno e com boas opções de lojas e alimentação. Em menos de quatro horas em um trem rumo a Viena, chegamos à terra de Mozart e Strauss. Desembarcamos na bela e moderna estação Hauptbahnhof. Beleza, história, povo gentil e música clássica nos esperavam nessa encantadora capital europeia. Viena é muito mais do que qualquer turista pode esperar. É imperial e elegante e, ao mesmo tempo, moderna e animada.

www.MoodLife.com.br 57


Na Estrada Por Wilson Cantero

Nós nos hospedamos a menos de 200 metros da Catedral de St. Michael, em que há uma grande concentração de restaurantes, cafés e lojas, além dos museus e catedrais. O Palácio de Hofburg, moradia dos Habsburgos, é imponente, majestoso e abriga várias outras atrações. As praças e os parques de Viena são um convite a mais. Na época, ocorria um festival de música na praça em frente à prefeitura (Rathaus), que, além de espetáculos musicais, como óperas e concertos, oferecia várias opções gastronômicas. Aliás, a gastronomia vienense é um capítulo à parte, com seus cafés, tortas – a mais famosa, a sachertorte, e a mais gostosa, o apfelstrudel, bem como o famoso wiener schnitzel, além das famosas cervejas de trigo. O Palácio de Schönbrunn é especialmente ligado à história da realeza do império austro-húngaro, família dos Habsburgos, cuja famosa imperatriz, Isabel da Áustria, mais conhecida como Sissi, é a atração. Tiramos um dia inteiro para conhecer

58 MoodLife


Fotos Wilson Cantero

o palácio, seus jardins, um zoológico na propriedade, além de todo o mobiliário, vestimentas, louças e obras de arte dessa família tão importante para a história política europeia. Na parte nova da cidade, incluímos o passeio pelo rio Danúbio e seus encantos, assim como a rodagigante mais antiga do mundo, que fica num simpático parque chamado The Viena Prater. Lá, também fomos ao Museu Madame Tussauds. Depois, fomos conhecer a Torre do Danúbio, que é o ponto mais alto de Viena e onde se pode ter a melhor vista em 360 graus da cidade, com possibilidade de saltar de bungee jump, numa queda de 152 metros. Fizemos tudo isso usando o serviço eficaz dos ônibus hop-on hop-off. Viena tem excelentes museus, entre eles, o badalado Albertina, em que estão expostas obras de Rembrandt e Edvard Munch. O Belvedere e o Museums Quartier também valem uma visita. Próxima deles, fica a Mariahilferstrasse, rua das mais famosas grifes, provando que Viena também é ótima para compras.

Quer compartilhar aquela viagem incrível? Envie seu relato e suas fotos para reportagem@moodlife.com.br www.MoodLife.com.br 59


Décor Por Thaís Pimenta

Portiles Fotos Fellipe Lima

Uma viagem que rendeu uma exposição de arquitetura sobre azulejos portugueses

60 MoodLife


E

m setembro deste ano, o arquiteto e fotógrafo Fellipe Lima expôs a “Portiles”, uma série de 30 fotografias, feitas em Portugal, de uma das contribuições mais originais para a cultura universal, os azulejos* da região. Expressiva e atemporal, a exposição surgiu quase que instintivamente. “Morei três meses no Porto, norte de Portugal, e me especializei em fotografia de arquitetura. Vivendo o dia a dia da cidade, conheci bons arquitetos portugueses e me aprofundei na cultura local”, explica ele. No total, foram registrados 365 azulejos, os quais depois foram transformados em um projeto artístico, em que Fellipe compartilhava uma textura por dia, durante os 365 dias de 2015. Da fotografia, os azulejos se transformaram em gravuras e em outros produtos, como quadros, calendários, almofadas e papel de parede. “Ao caminhar pela cidade durante a viagem, observando a arquitetura local, eu me dei conta que o azulejo é um elemento estético e arquitetônico que estava presente em 80% das fachadas históricas”, diz. O arquiteto conta, ainda, que o azulejo é tão fascinante porque vem ultrapassando sua função utilitária e atingindo o universo artístico, como intervenção poética na criação das arquiteturas e das cidades. E isso é facilmente notado quando reparamos nas vitrines de lojas de roupas, nas lojas de mobiliários e decoração, que sempre contam com uma ou outra peça com a estampa de ladrilhos. A viagem foi tão importante para a vida pessoal de Fellipe, que, quando voltou para Campo Grande, ele montou o estúdio Arcaffo, um espaço que reúne fotografia, arquitetura e viagem. Inclusive, a “Portiles” está montada no espaço, e a visita à exposição é gratuita. Conversando um pouco com o arquiteto, pedi algumas dicas para adicionar os tradicionais azulejos na decoração da casa ou do escritório. O bate-papo você confere a seguir: Para quem gosta de decoração, qual dica você dá para que a pessoa possa adicionar o tradicionalismo dos azulejos à estética tradicional das casas brasileiras? Se você possui um estilo mais clássico ou quer dar um toque de requinte à sua casa, o azulejo português é uma ótima opção. É importante saber que o azulejo tem texturas coloridas, que destacam o

www.MoodLife.com.br 61


Décor Por Thaís Pimenta

espaço decorado. Ao adicioná-lo, é importante utilizar tons neutros em outros produtos de decoração. Você diz que transformou as texturas em artigos de decoração. Como foi esse processo? Você chegou a vender esses objetos? Iniciei o projeto em janeiro e já comecei a comercializar os calendários de 2015. Foi uma produção própria, que foi vendida em todo o Brasil. Depois, comecei com os quadros decorativos, que são vendidos até hoje. Cheguei a fazer papel de parede personalizado para alguns ambientes. E, no momento, estou em parceria com um estúdio de almofadas, para começar a produzir a linha Portiles. Como fazer uso dessas texturas em casa? Desde áreas para refeições, como cozinhas, espaços gourmet e churrasqueiras, até quadros, revestimentos de parede e adesivo para móveis antigos. Qual o aspecto que mais se repete nas texturas dos azulejos portugueses? Em Portugal, encontram-se muitos gêneros de texturas. Entre os mais modernos, podemos encontrar as texturas geométricas e ornamentais. Os mais históricos são de figura simples e azul cobalto, em que cada azulejo representa um elemento isolado (flor, animal etc., ou até mesmo descrição de cenas mais complexas). Dos 365 azulejos fotografados, tem um que seja seu preferido? Tenho vários preferidos, mas tenho dois em especial que são os que eu mais gosto. O azulejo azul me traz uma boa lembrança, porque o encontrei em um bairro de pescadores, onde literalmente todas as casas eram revestidas dos tradicionais azulejos portugueses. Tinha acabado de almoçar em um modesto restaurante de sardinhas assadas. Então, teve tudo a ver, estava comendo diretamente da fonte (risos)! E, esteticamente, é um dos meus preferidos; além da beleza, a ornamentação é bem bacana também. Já o segundo, eu estava explorando um antigo bairro da cidade do Porto e seus elementos arquitetônicos, um bairro meio apagado. Mas logo descobri uma rua com pequenas casas charmosas e todas revestidas de azulejos. Esse, sem dúvida, foi o que me chamou mais atenção na rua, pela sua conservação e estética.

62 MoodLife


Fotos Fellipe Lima

Os azulejos portugueses surgiram na época de 1500, quando o Brasil estava sendo descoberto. A arte da azulejaria havia de criar raízes na Península Ibérica por influência dos árabes, que para as terras conquistadas, trouxeram os mosaicos para ornamentar as paredes dos seus palácios conferindo-lhes brilho e ostentação, através de um jogo geométrico complexo. O estilo fascinou espanhóis e portugueses

www.MoodLife.com.br 63


Feira Hype

Gifts

Se a lista de compras for extensa e a criatividade nem tanto, a gente pode te ajudar com algumas opções de presentes para decorar aquele cantinho especial! Confira:

Almofada Candy 45cm Multicolorida, da Camicado, por R$ 19,90. Disponível nas lojas Camicado e na loja virtual goo.gl/IY0zH0

Cabeça de Alce Hex, da I-Stick, por R$ 189. Disponível no link goo. gl/JUHOXc

Ung Drill, da IKEA, por $ 39,99. Disponível no site goo.gl/nrzlhN

Fotos Divulgação

Fotos Divulgação

Por Thaís Pimenta

Porta-Retrato Essence Vintage 10x15cm Branco, da Camicado, por R$ 69,9. Disponível nas lojas Camicado e na loja virtual goo.gl/lh4R8M

64 MoodLife

Nelson Sunburst Clock, da Smart Furniture, por $ 460. Disponível no link goo.gl/YLnBRn



Feira Hype Por Thaís Pimenta

Castiçal Acquarius 13cm Menta Home Style, da Camicado, por R$ 49,90. Disponível nas lojas Camicado e na loja virtual goo.gl/xjgsLR

Almofada Redonda Cupcake 45cm Multicolorido, da Camicado, por R$ 19,90. Disponível nas lojas Camicado e na loja virtual goo.gl/Xv46HB

Porta-Joias Candy Árvore MDF 12x22cm - Home Style, da Camicado, por R$ 19,9. Disponível nas lojas Camicado e na loja virtual goo.gl/B2sSc9

Letras Decorativas Dream Essence 43cm Rosa, da Camicado, por R$ 69,90. Disponível nas lojas da marca e no site goo.gl/zuqZDn

Fotos Divulgação

Porta-Trecos Gato, da Westwing, por 74,9. Disponível no site goo.gl/lV37k6

66 MoodLife

Lata Pantone, da Coisas da Doris, por R$ 142. Disponível no site goo.gl/YVvCLH


Parceria

www.MoodLife.com.br 67


Seção Por Autor

É massa!

Cantina Romana Há 37 anos atendendo o público com qualidade impecável e tradicionais pratos a la carte típicos da cozinha italiana, a Cantina Romana também oferece, de segunda à sextafeira no almoço, buffet executivo com antipastos, saladas, massas e carnes. As sextas-feiras são ainda mais especiais com o tradicional cordeiro assado acompanhados com brócolis e batata souté. Rua da Paz, 237 Jardim dos Estados Tel: 3324-9777 goo.gl/SJT7vV.

pizzaria Romana A pizzaria alia toda a tradição da família Romana na arte de bem servir com a qualidade de ingredientes e combinações únicas. Um exemplo é a Mesa 7, pizza que nasceu de um grupo de amigos que se reuniam todas as quintas-feiras, sempre na mesa que dá o nome da pizza. Molho de tomate, mussarela de búfala ralada, calabresa, tomate cereja, mussarela de búfala bola, manjericão e orégano preparadas em forno à lenha conferem sabor inigualável. Rua Bahia, 463 - Jardim dos Estados Tel: 3321-3306 goo.gl/HpwwX8.

Figueira Churrascaria Com mais de 25 cortes de carnes, extenso buffet de saladas e pratos quentes, a Figueira oferece diariamente o tradicional rodízio. Nos fins de semana, pratos especiais são acrescentados ao buffet, como a feijoada, todos os sábados. Na saída para Cuiabá e anexo ao posto Figueira, a churrascaria tem ambiente familiar climatizado e brinquedoteca que garante mais tranquilidade aos pais na hora da refeição. Av. Coronel Antonino, 3514. Mata do Jacinto Tel: 3358-5013 goo.gl/hE25m4.

68 MoodLife


Retirinho

sabor em ilhas Totalmente reformulado, agora no piso térreo, mais moderno e amplo, o restaurante oferece, além das tradicionais e deliciosas ilhas, novos espaços como brinquedoteca e Ilha da Costela. Há 11 anos atendendo Campo Grande com sabor, qualidade e variedade inigualáveis, o novo Sabor em Ilhas conta com as ilhas Itália, Japão, Pratos Quentes, Pratos Frios, Sobremesas e Costela. Uma infinidade de sabores para os clientes de segunda à domingo, inclusive feriados.

O ambiente é refinado, mas com toques rurais, assim como a comida, servida em porções generosas. Com cardápio variado inspirado nas comidas de fazenda, o carreteiro da casa serve duas pessoas e vem acompanhado por dois ovos fritos, mandioca frita e banana da terra. O Retirinho fica aberto de quarta à domingo para o happy hour e jantar, e de sexta à domingo também para o almoço. Rua Antônio Maria Coelho, 3315 – Jardim dos Estados Tel: 3222-4007 goo.gl/YYgQzP.

Avenida Eduardo Elias Zahran, 1257. Vila Santa Dorothéia Tel: 3323-4500 goo.gl/h7bv3I.

bom pastor lanches

NAVARRO Recebendo os clientes durante toda a semana com profissionalismo e esmero, há dois anos o restaurante, que fica em um charmoso casarão restaurado da década de 50, oferece buffet livre ou a quilo com grande variedade de pratos quentes, carnes e salada, além das mini sobremesas, cortesia da casa, e que são um charme à parte. O Navarro também atende eventos desenvolvendo cardápio personalizado de acordo com o cliente. Rua Dom Aquino, 2055. Centro Tel: 3382-9839 goo.gl/ebYohf.

Desde 2011 a Bom Pastor Lanches serve lanches tradicionais e oferece em seu cardápio pratos grelhados e porções. O lanche que mais tem saída na lanchonete é o X- Salada. Avenida Bom Pastor, 255 - Villas Boas. Tel: 3341-0010 goo.gl/Ez1ILn.

www.MoodLife.com.br 69


Seção Por Autor

BURGER & CO. Especializada em hambúrgueres artesanais de alta qualidade, elaborados com cortes de carne nobres, a hamburgueria também se destaca com outros pratos, como omeletes, saladas, porções, pratos abertos e sobremesa, como o novíssimo Burgateau, que é a versão doce do burger. No lugar do pão, bolo de chocolate, no lugar do hambúrguer, sorvete de creme, tudo coberto com brigadeiro e crisp de chocolate. Loja 1: R. Antônio Maria Coelho 3463 -Jd. dos Estados Loja 2: Av. Bom Pastor, 328 - Villas Boas Tel: 3042-9292 goo.gl/12vUcy.

Legenda de Preços: até R$ 90,00 e acima ATÉ R$ 90,00 ATÉ R$ 60,00 ATÉ R$ 30,00

Biscoito fino mimos gastronômicos A confeitaria que prima pela qualidade, foca em produtos totalmente artesanais, feitos um a um, com os melhores ingredientes, sem mistura pronta ou itens artificiais. Com cardápio diversificado, a Biscoito Fino produz cupcakes, brigadeiros gourmet, tortas, bolos caseiros, naked cake, alfajor, pão de mel, brownie, e muito mais. O bolo de Carolinas é o último lançamento. Pão de ló fofinho, muitas Carolinas no recheio e, na cobertura, doce de leite, creme confeiteiro e chantilly de creme de leite fresco. Uma sobremesa leve e saborosíssima! Rua Sergipe, sem número, entre Antônio Maria Coelho e Mato Grosso. Jardim dos Estados. Tel: 3305-1226 / 9936-6255 goo.gl/C2sW8N.

sabor de minas O Sabor de Minas é um restaurante self service que, às quartas, foca no cardápio mineiro. Para as festas de fim de ano, o estabelecimento preparou um prato especial, o Tortelloni de Carne ao Molho de Tomate Fresco e Manjericão, acompanhados de salada Wordfoff, criado pelo chef da casa, Vadir Corrêa. O prato ficará disponível para os clientes em todo o período de festas de fim de ano. Av. Marechal Deodoro, 588, Jardim Leblon (67) 33800906 Rua Padre João Cripa, 2304, Jardim América. (67) 3029-0906 goo.gl/vJ8e14

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, é uma entidade nacional, presente em 27 estados, criada há mais de 29 anos e dirigida por empresários de bares e restaurantes que concluíram que os grandes problemas de seus estabelecimentos e os demais do país podem ser resolvidos com qualidade, produtividade e associativismo. Representa hoje mais de um milhão de empresas, contribui com 6 milhões de empregos, tem uma participação de 26% da alimentação fora do lar.

fb.com/abraselms

70 MoodLife

@abraselms


Conheça também cantina romana R. da Paz, 237. Tel: 3324-9777 www.cantinaromana.com.br

VERMELHO GRILL Av. Afonso Pena, 6078. Tel. 3326-7813 www.vermelhogrill.com.br

casa beltrão R. Cassilândia, 34. Tel. 3352-4565 fb.com/CasaBeltrao

DOM PAULIGI R. Arthur Jorge, 933. Tel. 3325-7885 www.dompauligi.com.br

Mercearia R. 15 de Novembro, 1064. Tel. 3204-3674 fb.com/barmercearia

Bom almoço R. Pedro Celestino, 1513. Tel. 3321-2123 www.bomalmoco.com

sushimania R. Barão do Rio Branco, 2192. Tel. 3213-4442 fb.com/SushiManiaCG

SHAWARMA DA BRIMA Av. Bom Pastor, 1231. Tel. (67) 3045-4547 shawarmadabrima.com.br

Gaúcho gastão R. Dr Zerbini, 38. Tel: 3028-4326 fb.com/GauchoGastaoCostelaria

DIVINO PRATO R. Brilhante, 2702. Tel. 3044-6190 fb.com/divinopratorestaurante

Safari hamburgueria R. José Antônio Pereira, 1870. Tel. 3044-0010 fb.com/safarihamburgueria

TIBATATA Av. Afonso Pena, 5668. Tel. 3326-0707 fb.com/TiBatata

Barrica R. Dom Aquino, 2331. Tel. 3204-3674 fb.com/BarricaBarCG

UNIVERSO DO CREPE R. Conde de São Joaquim, 684. Tel. 3027-2277 https://goo.gl/XGm9cM

VILLA DA PIZZA Av. Afonso Pena, 4909. Tel. 3042-3344 fb.com/villadapizza

tOMATE R. Dom Aquino, 1231. Tel. (67) 3201-2673 fb.com/tomatelanchoneteerestaurante

Sudarê - Gastronomia Oriental R. Princesa Izabel, 390. Tel: 3306-7713 www.sudarerestaurante.com.br

Doces Momentos R. Abrão Júlio Rahe, 795. Tel: 67 3311.3400 www.docesmomentos.com.br

Rocha's - Caldos e Sopas Av. Senhor do Bonfim, 810. Tel: 3026-2675 fb.com/rochascaldosesopas

Lagoa da prata R. 25 de setembro, 73. Tel: 3029-4846 www.lagoadapratarestaurante.com.br

Twist Bar R. Antônio Maria Coelho, 3297. Tel: 3324-1144 fb.com/twistcg

recanto das ervas R. 13 de junho, 1592. Tel: 3027-2080 fb.com/recantodaservas

Quiosque da Brahma Av. Afonso Pena, 4909. Tel: 3326-7327 fb.com/quiosquechoppbrahmacg

les amis R. José Antônio Pereira, 644. Tel: 3026-6444 www.lesamisbistro.com.br www.MoodLife.com.br 71


Seção do Chef Coluna Autor Nardo Por André

a vida tem que seguir

N

_ andré nardo

É chef de cozinha formado pela escola Le Cordon Bleu de Londres, proprietário do restaurante Divino Prato e da cafeteria Letras Du Café e membro da ABRASELMS, Slow Food Conviviun Campo Grande ~ dos Cozinheiros e ACPP – Associaçao Profissionais do Pantanal.

as últimas semanas, dois templos da gastronomia sofreram duríssimos golpes: a França, com os atentados terroristas em Paris; e Minas Gerais, com a tragédia em Mariana. É um grande pecado falar apenas nas tragédias desses lugares, esquecendo o que eles têm de melhor: a França, com seus cafés, baguetes, croissants, vinhos, queijos e culinária de extrema técnica e perfeição; e Minas Gerais, com seus deliciosos botecos, pão de queijo, vaca atolada, cachaças, queijos e uma gastronomia tão simples quanto deliciosa, com sabor de nossos antepassados e sempre fiel às mais antigas tradições. Falemos primeiro da França, um país com séculos de história na gastronomia e que é base, praticamente, de toda a técnica da cozinha moderna, utilizando tudo que a natureza nos oferece, desde as carnes de caça até suas bebidas, que não se resumem apenas aos vinhos, mas também a seus deliciosos licores de cassis e laranja, meus preferidos. Uma volta em Paris é uma aula de história a céu aberto, passando por pontes e monumentos que nos remetem a um passado que ali parece intacto. Histórias desde a Guerra dos 100 anos (que teve 116 anos, na verdade) e a consequente rivalidade com os ingleses, Napoleão, a Revolução Industrial e as Grandes Guerras Mundiais. Fora isso, as boulangeries e pâtisseries centenárias, servindo pães e doces finos com as mesmas receitas, por muitas décadas, levam-nos a sentir como era a mais alta sociedade burguesa do início do século passado. Já Minas Gerais tem bem menos anos de história do que a França, por motivos óbvios, mas uma grande tradição gastronômica, vinda desde o séc. 17, com a exploração das riquezas naturais locais, época em que a alta corte portuguesa se instalou em Mariana, primeira vila fundada no estado, para a extração de minérios, como ferro, ouro e diamante, até o começo do século 20, com a grande cultura cafeeira. Este estado nos deu uma das mais ricas gastronomias do país, com a fusão de ingredientes e receitas portuguesas, dos negros africanos e dos índios locais, fazendo tudo isso se transformar na cozinha de nossas raízes, do mais puro regionalismo. Não conseguimos falar de Minas Gerais sem mencionar pão de queijo, cachaças envelhecidas, pururuca, angu, feijão tropeiro, vaca atolada, quiabo, doces artesanais e muitos outros que, só de pensar, já nos fazem salivar. Aproveito para deixar meus sinceros sentimentos às famílias que perderam entes queridos em Mariana e Paris, e dizer que não podemos deixar que estes tenham partido em vão. Devemos a essas pessoas que se foram momentos de alegria, deixando a seriedade apenas para o momento de cobrar das autoridades as medidas mais duras, a fim que desastres como esses não mais aconteçam. “Ahhhh Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais...”

“Vive la France!” 72 MoodLife


Cervejas Por Odirley Deotti

IPAraná

Já ouvi falar muito das cidades do Paraná, especialmente Curitiba, mas ainda não tive oportunidade, ou melhor, não tirei o traseiro da cadeira para ir até lá conferir as boas coisas que dizem. Em contrapartida, as cervejas paranaenses, essas já tive o prazer de conhecer, apreciar e pedir bis. Algumas delas já conheço há algum tempo, outras me foram apresentadas mais recentemente, e sobre essas experiências posso garantir: o Paraná está de parabéns!

Way Die Fizzy Yellow

A Cervejaria Way me cativou pelos sabores criativos que desenvolve. Alguns, como Avelã Porter, Brett IPA e Imperial Mangue Stout, são fantásticos. Mas o que vou indicar é a Die Fizzy Yellow, uma American IPA sem frescura, cheia de lúpulos, seus aromas florais cítricos com toque de maracujá, e aquele bom e característico amargor. Apreciar é uma palavra fraca para o que se faz ao beber esta cerveja.

Providência SucurIPA

Conheci recentemente essa IPA “diferente”. Um pouco mais suave que as tradicionais India Pale Ale, ela traz um conjunto de maltes que transformam o sabor, deixando-o muito interessante, com um leve tostado. Para quem está iniciando no estilo, é uma boa opção para adaptação ao sabor.

Bodebrown Perigosa Imperial IPA

Esta é especial. A primeira que bebi, ganhei de presente de aniversário da equipe da revista (eles têm bom gosto). Sobre a Perigosa, posso falar que o aroma é de um floral marcante e intenso, com toque de maracujá. Muito saborosa, o perigo dela existe pra quem não está acostumado ao forte amargor do lúpulo, que pode ser um coice dos bons!

Providência / Bodebrown Session IPA

De volta às pancadas de lúpulo, essa Session IPA foi uma indicação de garçom gente fina, de um bar que costumo frequentar. Criação da parceria Providência/ Bodebrown, essa cerveja é uma experiência sensorial. No aroma, o cítrico e o herbal se destacam, com leves traços de mel. Já no sabor, os lúpulos florais são marcantes, mas equilibrados, levando você a beber sempre um gole a mais.

www.MoodLife.com.br 73


Seção UD Por Autor Thaís Pimenta

Ceiabemdecorada Na noite natalina, siga nossas dicas para acertar na combinação dos utensílios!

1 2 4

3

10 11

5

9

7

6

12

8

1.Kit de petisqueira Papai Noel 4.Taça de vinho Alexandria com 7 peças, da Havan, por R$ 59,99. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/rMx7TY.

Friso 350 ml, incolor, da Bohemia, por R$ 34,90. Disponível no link goo.gl/WK45Jj.

7.Sousplat Wishes dourado,

10.Petisqueira de cerâmica Le

2.Taça de champanhe

5.Guardanapo Natal Santa

8.Caneca Snowman com 6

11.Jogo de canecas Xmas

9.Jogo americano sintético

12.Faqueiro Oxford Wolff em

Alexandria Friso 190 ml, incolor, da Bohemia, por R$ 34,90. Disponível no site goo.gl/9324nf.

3.Aparelho de jantar Charlotte Taupe 30 peças, branco, da Camicado, por R$ 1.199,90. Disponível nas lojas físicas da marca e no link goo.gl/V3DTIl.

74 MoodLife

Claus, papel colorido, 20 peças, da Etna, por R$ 3,99. Disponível nas lojas físicas da marca e no link goo.gl/YU7J69.

6.Petisqueira Tree vermelha

26 cm, da Etna, por R$ 12,99. Disponível para compra nas lojas físicas da marca e na loja online, pelo link goo.gl/I2q9pn.

da Camicado, por R$ 19,90. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/TYzT69.

peças, da Home Style, por R$ 119,90. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/QJ7u5Q.

Diamonds Bronze, da Utilplast, por R$ 33,73. Disponível no link goo.gl/1Lpovj.

Creuset vermelha 34 cm, da Le Creuset, por R$ 274,55. Disponível no link goo.gl/xomZ1H.

com 4 peças, da Home Style, por R$ 119,90. Disponível nas lojas físicas e no link goo.gl/EffiEb.

prata, 30 peças, da Wolff, por R$ 399,90. Disponível nas lojas físicas da Etna e no link goo.gl/wjx0tx.


Ingredientes da massa • 500 g de ovos (8 ovos grandes); • 250 g de açúcar [1 xícara e ¼ (chá) rasa]; • 250 g de farinha de trigo [2 xícaras (chá) rasas]. Modo de preparo da massa: • Bata os ovos e o açúcar até dobrarem de volume, coloque a farinha de trigo aos poucos e misture com uma colher, delicadamente; • Coloque em assadeira untada com spray desmoldante, ou margarina polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno a 180°C, até que asse. Desenforme depois de frio. Ingredientes do creme imperial trufado: • 300 g de chocolate branco; • 150 ml de creme de leite; • 70 g de nozes trituradas [½ xícara (chá) aproximadamente]; • 2 xícaras (chá) de chantilly batido. Modo de preparo do creme imperial: • Derreta o chocolate, coloque o creme de leite, as nozes trituradas e misture bem; • Bata o chantilly e misture todos os ingredientes, delicadamente.

Torta Imperial de Natal

Ingredientes do creme quatro leites: • 1 lata de leite condensado; • 1 lata de creme de leite; • 1 lata de leite comum; • 1 lata de leite em pó; • 1 vidro de leite de coco; • 1 colher (sopa) de farinha de trigo; • 1 colher (sopa) de amido de milho; • 1 colher (sopa) de emustab; • 100 g de chocolate branco.

Modo de preparo do creme quatro leites: • Em uma panela, misture o leite condensado com a farinha de trigo e o amido de milho, leve ao fogo, mexendo até obter um creme de boa consistência; • Retire do fogo, acrescente o chocolate branco e mexa até derreter. Coloque o creme de leite e misture bem. Deixe esfriar e leve à geladeira por 4h; • Coloque o creme gelado na batedeira, o leite em pó, o leite de coco e o emustab. Bata bem. Reserve. Ingredientes da calda para regar o bolo: • 1 lata de creme de leite;

• 1 vidro (200 ml) de leite de coco; • ½ lata de leite condensado; • Misture todos os ingredientes e reserve. Montagem do bolo Corte o bolo em três partes. Coloque a primeira parte do bolo no aro, regue bem com a calda, passe um pouco de chantilly sobre o bolo e acrescente uma quantidade generosa do recheio quatro leites. Coloque a segunda parte do bolo, regue e passe o chantilly; acrescente todo o recheio do creme imperial trufado. Coloque a terceira parte do bolo, regue e passe chantilly, cubra com filme de PVC e leve ao freezer, de um dia para o outro. No outro dia, desenforme o bolo, cubra com chantilly e decore conforme sua preferência.

elaine ramos de jesus Tel. (67) 9180-7029

www.MoodLife.com.br 75


Cenário Feminino

Todos os materiais de artesanatos você encontra na Monydai. Tel.: (67) 3324-5416

Árvore de Natal de E.V.A. Materiais: • 6 folhas de E.V.A. verde-musgo; • 1 folha de E.V.A. 5 mm verde ou marrom; • 1 folha de E.V.A. vermelha com brilho; • 1 unidade de cone de isopor de 18 cm de altura; • Cola instantânea nº 2; • 4 unidades de refil de cola quente; • Pistola de cola quente pequena; • Fita-crepe; • 1 cortador médio de estrela; • 3 m de arrepiadinho branco; • Tesoura grande; • Bolas pequenas de Natal.

Profª suzana marques pereira Tel. (67) 9149-2705

76 MoodLife

Passo a passo você encontra em nosso site www.cenariofeminino.com.br


Cup

Panetone Ingredientes: • 70 g açúcar cristal (½ xícara de chá); • Casca de 1 laranja sem a parte branca; • Casca de 1 limão-siciliano sem a parte branca; • 130 ml de leite (½ xícara de chá); • 70 g de manteiga (½ xícara de chá); • 3 gemas; • 40 ml de vinho do Porto (1 cálice pequeno); • Suco de 1 laranja; • 10 g de fermento para pão (1 sachê); • 400 g de farinha de trigo (4 xícaras de chá); • 350 g de frutas cristalizadas; • 1 gema para pincelar. Nota: a farinha de trigo e o açúcar devem ser peneirados antes da conversão da medida.

Modo de fazer na Thermomix TM5: • Coloque no copo da Thermomix o açúcar e as cascas da laranja e do limão; programe na velocidade 10, por 30 segundos; • Adicione o leite, a manteiga e misture por 30 segundos, a 37°C, na vel. 6; • Junte as gemas, o vinho do Porto, o suco de laranja e o fermento; misture por 5 segundos, na vel. 3; • Pelo bocal da tampa, vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, na velocidade 3 por 1 minuto; • Depois, programe 3 minutos na função de sova e, quando

terminar, deixe a massa levedar dentro do próprio copo, até encostar-se à tampa. Logo que isso acontecer, pressione a massa com as mãos e sove a massa por mais 1 minuto; • Acrescente as frutas cristalizadas e programe a sova por mais 30 segundos; • Retire a massa do copo sobre uma superfície levemente enfarinhada e divida a massa em bolinhas, colocando em forminhas de cupcake, já posicionadas dentro de uma assadeira; pincele com a gema de ovo e acrescente mais um pouco de frutas cristalizadas, para enfeitar. Cubra com um pano e deixe dobrar de volume; • Leve ao forno preaquecido a 180°C, até que asse. Modo convencional de fazer esta receita: • Use a batedeira de bolo para os ingredientes leves, não se esquecendo de que as cascas da laranja e do limão devem ser raladas; • A farinha de trigo deve ser adicionada com as mãos, assim como todas as etapas de sova.

camila lanfredi beiersdorf Nutricionista

www.MoodLife.com.br 77


Cenário Feminino

Todos os materiais de artesanatos você encontra na Monydai. Tel.: (67) 3324-5416

Mandala em Vidro/Espelho Materiais: • Vidro e espelho cortados do mesmo tamanho desejado; • Risco do desenho desejado; • Tinta dimensional glitter relevo; • Verniz vitral nas cores desejadas; • Cola de silicone; • Retalhos para limpeza; • Palitos de churrasco. Obs.: Muito cuidado ao manusear o vidro e o espelho, para não se cortar.

Assista como montar em nosso canal no Youtube. www.youtube.com/ cenariofeminino MARIA JOSE ALVES DE SOUZA Tel. (67) 9258-8271

78 MoodLife

ACOMPANHE O PROGRAMA CENÁRIO FEMININO NO SBT-MS AOS SÁBADOS 9h

Veja no nosso site como montar todos os artesanatos, imprimir as receitas e baixar novos moldes. www.cenariofeminino.com.br



Entrevista Por Walter Gonçalves

Tetê e os 30 anos de “Escrito

Foto Elisa Espíndola

nas estrelas”

Há 30 anos, no dia 26 de outubro de 1985, uma voz aguda ganhou notoriedade no país e colocou Mato Grosso do Sul no topo do cenário musical brasileiro

80 MoodLife


C

om a canção “Escrito nas Estrelas”, de Arnaldo Black e Carlos Rennó, a cantora Tetê Espíndola, um ícone da música regional sul-mato-grossense, sacudiu o Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, ao vencer na finalíssima o Festival dos Festivais, produção comemorativa dos então 20 anos da Rede Globo de Televisão. A partir desse feito, a cantora, a sua performance na interpretação e a própria música campeã passaram a fazer parte da memória musical brasileira. “Esse acontecimento nacional marcou toda uma geração”, comenta a cantora. Nesta entrevista à Mood Life, ela se recorda dos bastidores daquela final e conta que até hoje, quando interpreta a canção nos shows em que realiza, o público delira e canta junto. Tetê classifica seu estilo musical como “universal”, mas sem abrir mão das raízes musicais de MS. Atualmente, a artista está envolvida com o projeto de um novo CD. Esses 30 anos da vitória de “Escrito nas Estrelas” têm de ser celebrados por todos os sul-mato-grossenses, e Tetê, reverenciada pela profissional que é. Ela provou, no Maracanãzinho, que santo de casa faz milagres, sim. Trinta anos do título no festival, com a música “Escrito nas Estrelas”. Qual foi o salto qualitativo que esse fato trouxe para a sua carreira? O Festival dos Festivais da TV Globo foi um acontecimento nacional. Marcou toda uma geração e

repercute até hoje. Assim, posso dizer que a música “Escrito nas Estrelas” e a minha performance fazem parte da memória musical brasileira. Canto essa música nos meus shows até hoje, no mesmo tom, com levadas diferentes, e o público fica feliz e canta comigo, com todos os agudos. É sempre muita emoção. Conte sobre os bastidores daquela noite inesquecível: os fatos de antes e depois da apresentação. Quando Arnaldo Black me mostrou a música que tinha acabado de compor, eu dei a sugestão de chamar o Carlos Rennó (meu parceiro na época, em várias canções, como “Na Chapada”), para colocar a letra, e fomos atrás do sonho de ganhar o festival. Chamamos o Duofel para fazer o arranjo (Fernando e Luiz), que na época tocavam baixo e guitarra nos meus shows. Tive um sonho com aquele macacão cheio de franjas, que foi produzido no meu corpo, e acabou sendo de macramê. Naquele momento, passou pela sua cabeça que a música poderia vencer? A música era boa, uma balada de amor. Aquele agudo usado numa canção tão popular, antes só usado em óperas... Outra coisa que chamou atenção foi a palavra “tesão”, dita assim, com todas as letras; fez a cabeça dos jurados e do público e, para a nossa alegria, ganhou o festival.

www.MoodLife.com.br 81


Entrevista

Foto Luiz Borges da Fonseca

Por Walter Gonçalves

Você está envolvida com a produção de um novo CD. Fale sobre esse trabalho. Meu novo CD traz músicas minhas em parceria com Marta Catunda, Benê Fonteles, Arnaldo Black, Geraldo Espíndola e Arrigo Barnabé. Eles são meus parceiros de décadas. Esse novo CD é uma continuidade do álbum duplo que lancei o ano passado. Nele, há a presença da craviola com outros timbres instrumentais, como harpa paraguaia, cítara, vibrafone, ukulele, sanfona, percussão e colagens diversas. Você é uma cantora com raízes regionais. Com aquele título, pensou ou recebeu convites para enveredar para a MPB? A minha raiz está dentro de mim, faz parte da minha vida, da minha história e, sabendo cultivar, ela cresce e dá muitos frutos. A minha música é universal, e a MPB é somente uma haste dessa raiz.

82 MoodLife

Gal Costa e Maria Bethânia estão completando 50 anos de carreira; você também está há algum tempo na estrada musical. São grandes intérpretes femininas, em um universo pequeno de excelentes cantoras. Quem você destacaria hoje, entre as intérpretes da nova geração, que pode vir a ser sua substituta? Ou seja, cantora que promete. Bom, acho que na carreira de cantora não existem substitutas. Veja Elis Regina, por exemplo. Cada voz será sempre única e, no meu caso, que também sou compositora e instrumentista, essa pessoa terá que tocar craviola, o instrumento que toco e componho há mais de 35 anos. Hoje, com todo o respeito a quem gosta, mas há uma enxurrada de artistas da música sertaneja. O que ocorre, na sua avaliação, com a música regional e a MPB?

Elas perderam espaço? Faltam novos Chico Buarque, Caetano, Gil, Milton Nascimento, Tom Jobim...? Procurando e pesquisando a nova geração, a gente escuta muita gente boa cantando e compondo para o momento deles. Existe público para todos os gêneros de música, e espaços culturais para que isso aconteça.

Nota do jornalista: Tetê Espíndola tem pronto um projeto para comemorar os 30 anos da vitória de “Escrito nas Estrelas”. Um show com o tema “Cantando e Contando os Festivais”, em que interpretaria as canções campeãs nos históricos festivais da Música Popular Brasileira, e outras que, mesmo não vencedoras, fizeram sucesso. Um espetáculo importante, que precisa sair do papel e, sem dúvida, vai valorizar, e muito, quem o patrocinar.



Negócios Por Walter Gonçalves

Comércio em bairros

tem a força!

Foto Gabriel Gabino

Em Campo Grande, consumidores que moram longe da área central estão preferindo comprar nos centros comerciais da região em que moram, e encontram de tudo

84 MoodLife


C

ampo Grande é hoje uma capital cosmopolita. E um dos indicadores dessa pujança está no seu comércio, que cresce todos os dias, com a chegada de grandes grifes e franquias, lojas de departamentos e restaurantes. O mix é vasto e variado. A força desse setor se concentra, principalmente, nos shoppings e na região central da cidade. Entretanto, já que falamos sobre uma Campo Grande cosmopolita, há bairros da Capital que estão se descolando economicamente dos núcleos considerados desenvolvidos da cidade, pois criaram os seus próprios centros comerciais, nos quais, sem dever nada àqueles outros, oferecem aos moradores locais qualidade e variedade de produtos, bom atendimento e preços atrativos. Assim, por terem as suas necessidades de consumo satisfeitas ali mesmo onde moram, essas populações migram cada vez menos para os shoppings e para as lojas da área central. Esses bairros tornamse, dessa forma, verdadeiras cidades, dentro de uma coletividade maior. Uma das principais regiões do município a perceber esse nicho foi o Coophavila 2, o qual é modelo. Em 2013, por meio da atuação conjunta da Associação Comercial e do Sebrae-MS, foi desenvolvido um projeto para o fortalecimento do comércio local. Dezoito empresários aderiram à iniciativa e, com a consultoria das duas entidades, repaginaram os seus estabelecimentos com novos layouts, investiram em estoques e serviços variados, melhoraram o atendimento, e os preços, em muitos casos, passaram a ser mais em conta que os praticados nas lojas do centro e nos shoppings. Aos poucos, os moradores foram

percebendo a diferença e, agora, dão preferência às compras ali, também pela comodidade. Têm tudo à mão. Com isso, evitam deslocamentos e gastos adicionais. Hoje, no centro comercial do Coophavila 2, o consumidor tem à sua disposição desde supermercados até churrascaria, bem como lojas dos mais diversos segmentos, com produtos da moda, até estúdio para tatuagem. Um dos 18 comerciantes do bairro que aderiram, logo no início, ao projeto de fortalecimento, Lodonilson Alexandre, 47 anos, é diretor da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande. Ele é dono de duas farmácias, e uma delas é franquia. Leo, como é conhecido, entende que a iniciativa deu certo não só para ele, mas também para os outros empresários que se propuseram a se modernizar. Em seu caso, o fluxo de clientes em suas farmácias cresceu, nesses últimos três anos, cerca de 20%. Ele ressalta que, mesmo mantendo as duas farmácias na mesma rua, uma não atrapalha os negócios da outra. “Na farmácia franqueada, o perfil dos clientes é diferente do da outra. É aquele cliente que só compra em franquia; então, elas não se prejudicam”, explica. E, num cenário de economia em baixa, o empresário contra-ataca com preços melhores, serviço de entrega em domicílio e venda de suplementos para frequentadores das academias do bairro. “A crise não reduziu a venda desses suplementos, as pessoas estão mais preocupadas com a saúde”, comenta Leo, que, por conta dessa procura, criou recentemente uma revenda autorizada de suplementos esportivos, a fim de atender esse público. A atual situação econômica pela

www.MoodLife.com.br 85


Negócios Por Walter Gonçalves

qual o país passa não preocupa, por enquanto, o casal Roseli e Adilson Lopes, donos de uma loja que comercializa artigos infantis. Em 2013, eles aderiram ao projeto de revitalização do comércio do Coophavila 2. Revitalizaram toda a loja, mudaram a fachada e passaram a oferecer novidades em produtos de qualidade, a preços competitivos. Com isso, a clientela foi chegando e se tornando fiel. Tanto que o casal mantém um cadastro de clientes, que são permanentemente informados sobre os lançamentos na loja. Nos últimos três anos, os negócios cresceram 17%, asseguram Adilson e Roseli, satisfeitos com a mudança. A força empreendedora do bairro não para por aí. Depois de trabalhar por dez anos como funcionário, no ramo do comércio, Luiz Cardoso Dantas, 39, resolveu abrir o seu próprio negócio. Há cinco anos, instalou uma lojinha em sua casa, com produtos da linha surf wear, segmento em que já havia atuado. Há quatro meses, abriu a segunda loja do mesmo negócio, bem no miolo do centro comercial do Coophavila 2. Nas duas unidades, comercializa as mais famosas marcas de tênis, óculos da grife Oakley, bonés, chinelos, calças, camisetas e bermudas da linha surf wear. E, com base nesse segmento, ele caprichou na decoração das lojas. “Os preços dos meus produtos são 30% menores que os praticados no centro da cidade”, destaca Dantas, cuja figura tem tudo a ver com os produtos que comercializa. Ele tem tatuagens pelo corpo, segue a onda em relação ao corte de cabelo e veste os modelitos que negocia. Dantas diz que o crescimento de seus negócios tem sido de 100%. “O pessoal encontra tudo

86 MoodLife

aqui, o que existe nos shoppings e nas lojas do centro. E pagam menos. Então, eles compram aqui mesmo”, explica o empresário. A recessão econômica ainda não bafejou para o lado dele. Luiz dribla esse cenário ruim oferecendo crediário próprio aos clientes e maiores facilidades de pagamento aos fregueses mais chegados. “Não me queixo”, enfatiza. Outro núcleo comercial forte em bairro está no Moreninhas 2. As Moreninhas, aliás, formam um complexo bastante populoso e são maiores que muitas cidades do interior do Estado, pois contam com infraestrutura semelhante à de um município. O comércio local atende

às principais necessidades da população, uma vez que conta com estabelecimentos dos mais diferentes nichos comerciais. “Aqui, o cliente encontra os mesmos produtos que estão nas lojas do centro e nos shoppings”, diz a proprietária de uma loja de confecções, Edna Ferreira de Souza, no local há 17 anos. De acordo com ela, nas Moreninhas há dois perfis de consumidores: os que preferem comodidade e compram no comércio local, e os que optam pelos centros de compra maiores. “Mas há espaço para todos”, acrescenta Edna, que destaca que, há cinco anos, os lojistas do Moreninhas 2 iniciaram um processo de modernização de suas empresas, para atrair consumidores, e sempre


Fotos Gabriel Gabino

recebem orientações da Associação Comercial e do Sebrae, para se manterem atualizados nos negócios. Nesses tempos de economia desaquecida, a empresária diz que o jeito é liquidar, fazer promoções para manter as vendas. Também afastado da região central da cidade, o núcleo comercial da Rua da Divisão, no Jardim Aero Rancho, cresce em ritmo acelerado. A cada dia, surge um novo empreendimento comercial, acompanhando o crescimento dos loteamentos no entorno da Rua da Divisão, que são transformados em condomínios residenciais. Com mais condomínios, aumenta também a população consumidora.

O proprietário de uma panificadora local, Mário Rosa Marques, 49 anos, diz que o comércio da Rua da Divisão vem se adequando a esse crescimento imobiliário. Os comerciantes mais antigos, segundo Mário, revitalizaram os seus estabelecimentos e passaram a oferecer um melhor atendimento. Paralelamente, novos empreendimentos comerciais aparecem, principalmente no segmento de alimentação. “Um restaurante de sushi está para ser inaugurado aqui na Divisão”, informa. A região já conta com um hipermercado do grupo Comper, quatro academias, restaurantes e, em breve, será inaugurada uma agência bancária na rua.

Essa boa infraestrutura da Rua da Divisão e do seu entorno, de acordo com Marques, está conseguindo fazer com que os clientes migrem cada vez menos para o Centro e os shoppings, optando por comprar ali no comércio do bairro. “Aqui, o cliente não precisa se preocupar com estacionamento e nem pagar por ele. Há o aspecto da comodidade, é mais tranquilo”, explica o comerciante. Ele mesmo, leva, toda sexta-feira a família para jantar fora e, por causa do trânsito e do problema para estacionar na área central de Campo Grande, passou a frequentar restaurantes do bairro, também de ótima qualidade, segundo Marques. A proximidade com a população

www.MoodLife.com.br 87


Negócios

Fotos Gabriel Gabino

Por Walter Gonçalves

permite gestos de camaradagem por parte dos comerciantes. “Em final de mês, o cliente ainda não recebeu salário, está apertado e precisa comprar alguma coisa. A gente vende e, depois, ele paga”, conta o panificador. O empresário Jorge Medeiros, 51 anos, dono de uma loja de roupas na Rua da Divisão, aumentou a área de construção da loja e a repaginou. Para ele, além da comodidade, o que está fazendo os moradores locais comprarem no bairro é o fato de encontrarem os mesmos produtos que são comercializados nas lojas dos shoppings e da região central. “E com preços 10% menores que os praticados lá. Somos competitivos”, ressalta Medeiros. O lojista ressalta que os comerciantes ali empregam pessoas do próprio bairro e que, por esse motivo, não precisam de vale-transporte. “Isso reduz os custos dos lojistas”, acrescenta.

88 MoodLife



Carreira

AGORA!

O momento é

T

_ luciano coppini

É psicólogo, consultor de empresas; especialista em coaching de carreira e gestão de pessoas, atuando há muitos anos no desenvolvimentos de profissionais que buscam o sucesso. luciano@portalcoppini.com.br

90 MoodLife

alvez, nesse momento, você se encontre naquela fase da vida em que precisa fazer algumas escolhas. Escolhas que talvez possam mudar todo o curso de sua carreira e, especialmente, afetar seu orçamento doméstico. Em virtude das complexidades que envolvem certas decisões, podemos encontrar receio em correr riscos ou tentar uma mudança muito radical. Mudar de carreira, vender seu negócio, investir seu dinheiro, tentar uma nova oportunidade de trabalho... Quanto mais profunda é a mudança, maior é a insegurança, a incerteza, o receio do fracasso e o sentimento de dúvida, os quais passam a consumir os pensamentos e afetar a motivação. Mas, como era de se esperar, você precisa tomar uma decisão e, possivelmente, o tempo está acabando, o que torna o processo de decidir ainda mais angustiante, pois acrescenta um elemento que reforça a pressão em que você provavelmente se encontra. Pois bem, esse é o momento para ter em mente os seus reais objetivos! Uma mudança, muitas vezes, pode ser algo positivo, tanto para a carreira quanto para o bolso, só depende do quanto somos capazes de avaliar os riscos e investir em nosso próprio desempenho.

Não se pode deixar de avaliar, também, um ponto crucial: qual é o seu sonho? O que você deseja para a sua vida? Muitos profissionais caminham ao ponto de se encontrarem desiludidos com suas escolhas, o que os direciona a um processo de mudança em suas carreiras. Algumas destas mudanças podem implicar em um decréscimo na renda pessoal, mas que quase sempre pode ser encarado como um investimento em nome do sonho pessoal. Outros tipos de esforços são necessários às vezes. O apoio da família pode ser essencial para que um profissional consiga cumprir seus objetivos, afinal, as pessoas que amamos quase sempre são as que podem nos incentivar a seguir em frente ou nos fazer desistir. Independentemente de qual seja o seu objetivo, a pergunta mais importante que se deve fazer é com relação ao significado dessa mudança em sua vida. O quanto você deseja mudar e, principalmente, se está disposto a pagar o preço. Se a resposta para esta última pergunta for sim, então, minha sugestão é que comece agora a se preparar, avaliando todo o impacto que pode ocorrer em sua vida, pois sua decisão já foi tomada, e você precisa ir para a ação. Afinal, o momento é agora!



Transparência Por Walter Gonçalves

Alteração no financiamento,

o destaque na reforma

Para o desembargador Divoncir Maran, presidente do TRE-MS, esta é a cereja do bolo da reforma política

O

Fotos Assessoria de Imprensa TRE-MS

92 MoodLife

Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) está preparado para implementar, nas eleições municipais de 2016, as medidas da reforma política (aquelas que não dependem de mudança na Constituição Federal), aprovadas este ano pelo Congresso Nacional e sancionadas pela presidente Dilma Rousseff. Entre as novas determinações, estão a que muda o prazo para a escolha dos candidatos pelos partidos e a que reduz o período de campanha eleitoral, entre outras importantes resoluções. Porém, o grande destaque da reforma política, na visão do presidente do TRE-MS, desembargador Divoncir Shreiner Maran, 66 anos, não foi aprovado pelo Congresso, e sim decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Trata-se da medida sobre financiamento de campanha. Está vedada a pessoas jurídicas a doação para partidos políticos. Somente pessoas físicas poderão contribuir. A presidente da República, então, vetou o dispositivo da reforma que permitia a doação por pessoas jurídicas, seguindo o entendimento do Supremo. Para Divoncir, essa alteração deverá ser uma grande aliada a favor da redução da


corrupção. Nesta entrevista à Mood Life, o presidente do TRE-MS analisa os principais pontos da reforma política e garante que, em Mato Grosso do Sul, à luz das novas medidas, a Justiça Eleitoral vai atuar firme, de modo a assegurar a normalidade e a legitimidade das eleições. Como o senhor vê a mudança do prazo para a escolha dos candidatos pelos partidos e a redução do período da campanha eleitoral para 45 dias? Isso facilita para a Justiça Eleitoral? A nova lei reduziu praticamente à metade o período destinado para a realização de propaganda eleitoral. Essa medida possibilita a diminuição de gastos; porém, a meu ver, pode causar certo prejuízo para os concorrentes menos conhecidos do eleitorado, o que exigirá esforço redobrado deles para mudar a situação. Em tese, a redução facilita a fiscalização da propaganda. Entretanto, independentemente do período de sua veiculação, a Justiça Eleitoral pautará a sua atuação de modo a assegurar a normalidade e a legitimidade das eleições. O financiamento da campanha está vetado para pessoas jurídicas, só as físicas poderão doar. O senhor acredita que essa medida do STF vai reduzir drasticamente a corrupção no país? A presidente da República, ao vetar o dispositivo aprovado pelo Congresso Nacional que possibilitava doações e contribuições de pessoas jurídicas aos partidos políticos, para campanhas eleitorais, justificou suas razões na decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, no julgamento em 17/9/2015, da ADI 4650, por confrontar a igualdade política e os princípios republicano e democrático. Inclusive, a referida decisão determina sua aplicação às eleições de 2016, independentemente de publicação do acórdão. Acredito que a vedação de financiamento de campanha por empresas colaborará para a redução da corrupção, mas o que a exterminará é a mudança de comportamento dos brasileiros em relação a esse tema, uma legislação mais severa e a atuação implacável dos órgãos fiscalizadores, do Ministério Público e do Poder Judiciário. Sobre a prestação de contas de campanha... Com a reforma, dirigentes partidários só responderão por irregularidade grave e insanável, que resulte em enriquecimento ilícito e lesão ao patrimônio do partido. A desaprovação das contas levará à devolução da importância irregular, mais multa de

até 20%. O senhor acha que é por aí mesmo? Esse é um ponto da reforma política em que considero ter o Congresso legislado à margem da aspiração da sociedade acerca do tema. Ainda mais agora, que os recursos públicos do Fundo Partidário destinados às agremiações políticas foram triplicados, a legislação deveria estabelecer sanções mais severas para os dirigentes que a descumprem. Infelizmente, ao longo das reformas feitas na Lei das Eleições e na Lei dos Partidos, temos assistido à desoneração de responsabilidades para os partidos políticos e respectivos dirigentes. O senhor entende que deveria ter a impressão do voto? Daria mais segurança ao resultado final da votação? Não vejo necessidade. Considero seguro o processo eletrônico de votação e apuração desenvolvido pela Justiça Eleitoral. Com a minirreforma eleitoral de 2015 o Congresso aprovou a impressão do voto, mas a Presidente da República acabou vetando esse dispositivo, em razão dos altos custos de implementação, manifestado pelo TSE, bem como da ausência de estimativa do impacto-financeiro e da comprovação de adequação orçamentária. No entanto, de todos os dispositivos vetados, esse foi o único que o Congresso Nacional rejeitou, de modo que a Justiça Eleitoral implementará a impressão do voto depositado na urna eletrônica, até as Eleições de 2018. Com isso, a Justiça Eleitoral terá mais uma oportunidade para demonstrar a fidelidade do registro do voto. Atualmente, a comprovação do registro fidedigno dá-se por meio de auditoria, num procedimento denominado votação paralela, sem custos e com a mesma eficácia do voto impresso. Pela reforma sancionada, partidos precisarão ter mais de 9 deputados na Câmara para participar de debates. O senhor acredita que essa medida vai dar mais qualidade aos debates, uma vez que, certamente, irá reduzir o número de participantes? Atualmente, estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral 35 partidos políticos. Neste emaranhado de siglas, percebem-se casos de legendas com idênticos programas partidários, que surgiram, muitas vezes, apenas para assegurar a alteração de filiação partidária com a manutenção de mandato e para obter espaço no rádio e na televisão, sem a contrapartida de qualquer representatividade. Com a nova lei, passase a exigir uma representatividade mínima. Estou plenamente de acordo com esse dispositivo.

www.MoodLife.com.br 93


Transparência Por Walter Gonçalves

"Neste emaranhado de siglas, percebem-se casos de legendas com idênticos programas partidários, que surgiram, muitas vezes, apenas para assegurar a alteração de filiação partidária com a manutenção de mandato e para obter espaço no rádio e na televisão,

sem a contrapartida de qualquer representatividade." Dilma manteve a janela de sete meses antes da eleição para troca de partidos, no término dos mandatos. A medida irá evitar a proliferação de novos partidos e valorizar mais a fidelidade partidária? Sim. Antes da reforma política, a incorporação ou fusão de partido e a criação de novo partido autorizavam os vereadores e deputados a mudar de agremiação sem perder o mandato. Com a nova lei, considerase justa causa para a desfiliação somente as hipóteses de: 1) mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; 2) grave discriminação política pessoal; 3) mudança de partido efetuada durante o período de 30 (trinta) dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição,

94 MoodLife

majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente. A terceira hipótese é a denominada “janela partidária”, que assegura o mandato para o partido por cerca de três anos e três meses, numa clara demonstração de prestígio para a fidelidade partidária. O que o senhor destacaria mais nessa reforma política? Além dos temas abordados nas perguntas anteriores, destaco também a alteração das regras relativas aos limites de gastos nas campanhas eleitorais; a distribuição do tempo destinado à propaganda eleitoral no rádio e na televisão; a redução do prazo de filiação a partido político para candidatura; a divulgação das doações recebidas pelos candidatos, em até 72 horas, no site da Justiça Eleitoral; bem como a ampliação da possibilidade do voto em trânsito para governador, senador e deputados federais e estaduais, nos mesmos moldes do voto para presidente; porém, para esses novos cargos, somente para o eleitor que se encontrar dentro do seu estado. A aplicabilidade dessa reforma vai facilitar mais a realização da eleição? A grande alteração promovida para o próximo pleito é a proibição de financiamento das campanhas por pessoas jurídicas, que, a bem da verdade, decorreu do veto presidencial, lastreado na decisão do STF proferida no julgamento em 17/9/2015, da ADI 4650, pois o legislador federal tinha aprovado o projeto de lei permitindo doações e contribuições de pessoas jurídicas aos partidos políticos, para campanhas eleitorais. Só com a realização do processo eleitoral poderemos avaliar sua influência e consequência no processo de escolha dos nossos representantes nos Poderes Legislativo e Executivo. Uma questão que me preocupa é que, com a reforma, os prazos para julgamento dos processos de registro das candidaturas ficaram ainda mais curtos e quase impossíveis de cumprimento. Mas, independentemente de qualquer modificação, o que posso reafirmar é que a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul atuará de modo a assegurar a normalidade e a legitimidade das eleições.


www.MoodLife.com.br 95


Coleta Seletiva

Lixeiras



Karen Gaigher – sócia-proprietária do escritório Gaigher Arquitetura

Com a rotina incansável do dia-a-dia, cada vez mais as pessoas tem menos tempo para ficar em casa, ao ponto que, um simples almoço em família tornou-se alvo da cobiça de muitos atarefados. Com tão pouco tempo para desfrutarem de suas próprias casas, morar com charme e conforto tornou-se fundamental. A busca constante pelo novo e moderno proporciona o bem estar e facilita o lado prático da vida. É uma grande realização pessoal ter a oportunidade de reformar e decorar seu próprio imóvel para que ele corresponda exatamente às expectativas esperadas, trazendo personalidade e renovação para o ambiente. Uma decoração combina idéias,

98 MoodLife

funcionalidade e estética. É o que dá harmonia ao ambiente, tornando-o aprazível aos nossos sentidos. Em um projeto, calma e cautela são essenciais para conciliar o que se deseja com o que é possível fazer e com o quanto se pretende gastar. Um projeto dos sonhos, para ser realizado, leva tempo e necessita de um bom planejamento, que deve ser o mais detalhado possível. É necessário prever desde as posições de paredes até a disposição dos móveis e enfeites. Por meio do projeto pronto pode-se cotar os preços, dando prioridade para os itens mais importantes e obter melhor resultado dentro do orçamento proposto.

Contratempos acontecem e o orçamento geralmente ultrapassa em torno de 25% do valor estipulado no começo do trabalho. É fundamental investir em um projeto de qualidade. Profissionais especializados são capacitados para auxiliar em todas as etapas que envolvem a construção e a decoração. Eles são importantes para atender as necessidades do cliente por meio de soluções técnicas como: dimensionamento dos ambientes de maneira correta e funcional, aberturas valorizando paisagens, disposição dos móveis, acompanhamento na escolha dos materiais de acabamento e ornamentos para a decoração, iluminação

adequada, verificação do encanamento, torneiras e registros, etc. A primeira etapa do planejamento é muito importante para evitar imprevistos e dores de cabeça, como por exemplo, o “quebraquebra” de uma obra mal projetada. Os pontos de luz no teto, forro de gesso e tudo que envolve a obra, devem estar finalizados para que se possa partir para a decoração. Depois de concluída e executada a parte arquitetônica do projeto é hora de ir às compras para iniciar a decoração. Existem móveis que são considerados


Em parceria com a arquiteta Christianne Fuganti.

Em parceria com a arquiteta Christianne Fuganti.

principais para decorar como sofás, mesas e camas, mas deve-se levar em consideração o estilo de vida de cada um e suas prioridades. Cortinas, tapetes, persianas e móveis auxiliares podem estar no projeto inicial, mesmo que sejam investimentos futuros. Na hora de investir em decoração, apostar em móveis versáteis e multiuso é uma ótima opção, pois eles economizam espaço e variam o visual. Espelhos também são grandes aliados para decorar. São alheios a modismos, ampliam ambientes

e simulam aberturas. O importante é ter sempre o projeto em mãos e saber as medidas ideais de acordo com a proposta do layout. As cores são essenciais para dar harmonia a um projeto de decoração. Influem na personalidade das pessoas e estimulam os sentidos. Podem transmitir inúmeros tipos de estímulos como movimento, relaxamento, intimidação, alegria e agitação. É uma forma barata de investir na decoração e energizar o ambiente, pois, se cansar dos tons das paredes, basta trocá-los. A tonalidade das paredes pode ser explorada de acordo com a incidência de luz natural. As cores estão presentes em

nossas vidas, portanto, a melhor forma de dosá-las é mantendo o equilíbrio proporcionando conforto. As pessoas possuem modos diferentes de morar, de acordo com o ritmo de vida e costumes, portanto, não existem regras para decorar. Espaços bonitos e bem resolvidos podem ter diferentes estilos, conter peças de viagens ou que tenham valores sentimentais ou familiares, além de culturais. Existem várias formas de se descobrir do que se gosta e identificar um estilo. Algumas delas como ler livros sobre arte, visitar exposições, separar páginas de revistas de decoração e registrar viagens são excelentes fontes de inspiração.

Em razão dessa permanente busca pelo prazer de “morar bem” e pelo fascínio da transformação constante dos espaços, valorizar, inovar e ousar tornaram-se prioridades para muitas pessoas. Morar bem é sinônimo de qualidade de vida e estado de espírito, por isso é um bom investimento.

Gaigher Arquitetura

(67) 3021-1087 | (67) 8151-2742 Rua João Cândido Câmara, 816 Sala 06 - Centro - Dourados/MS www.gaigherarquitetura.com.br contato@gaigherarquitetura.com.br

www.MoodLife.com.br 99


Seção dourados80anos Especial Autor Gonçalves Por Walter

80

Fotos Assessoria de Imprensa

ANOS

Dourados

100 MoodLife


DOURADOS

Um bom lugar

para começar (ou recomeçar)

D

ourados chega, neste dezembro de 2015, aos 80 anos de fundação. Bastante jovem, porém, atrevida, a cidade é a segunda maior de Mato Grosso do Sul, com 212 mil habitantes. É também polo de uma região que reúne mais de 30 municípios, que utilizam os serviços da área de Saúde e Educação e do comércio douradense, os quais, para isso, são estruturados constantemente. Para tanto, a prefeitura aplica, em média, 23% de sua receita em Saúde, quando o porcentual obrigatório, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), é de 15%. Na Educação, o porcentual aplicado também é superior ao previsto na LRF, que é de 25%. Para garantir um ensino de qualidade, a administração municipal aplicou, em 2013 e 2014, 26%

de sua receita no setor. Os dados são do Executivo douradense. De ruas planas e arborizadas, a cidade tem o arroubo da juventude e cresce a taxas de primeiro mundo. Não é à toa que o município foi premiado pela revista IstoÉ. Dourados está, atualmente, entre as cidades brasileiras consideradas como um bom lugar para começar ou recomeçar. É que a atual administração, nesses quase cinco anos de gestão, tomou uma série de medidas (motivadoras do prêmio) que provocaram o aumento na arrecadação, o que favoreceu investimentos em obras de infraestrutura e outras melhorias na cidade. Ações como a atualização da Planta Genérica de Valores, cadastramento de novas áreas e campanhas voltadas para contribuintes com

dívidas de impostos, facilitando a quitação dos débitos, estão entre as que alavancaram a arrecadação do município. Por outro lado, pensando na geração de emprego e renda, a prefeitura criou o Programa Alvará em 5 dias, que desburocratizou a abertura de novas empresas. O pensamento é o seguinte: quanto mais rápido a empresa começar a funcionar, mais depressa esta vai contratar funcionários. Para atrair novos investidores, o prefeito Murilo Zauith (PSB) estabeleceu regras e ferramentas que dão segurança a quem tiver interesse de investir no município. O setor sucroenergético de Dourados e região ganha polo de serviços com o objetivo de chamar mais empresas do setor.

www.MoodLife.com.br 101


Especial dourados80anos Por Walter Gonçalves

"Criamos pilares

ao desenvolvimento" diz Zauith

O salto desenvolvimentista que Dourados mostra atualmente está alicerçado, segundo o prefeito Murilo Zauith, cinco anos à frente da prefeitura, ao fato de ter preparado a cidade para viver esse momento de crescimento. De acordo com ele, foram criados pilares econômicos e sociais necessários ao desenvolvimento, além de terem sido adotadas regras e ferramentas de que a administração dispõe, “para que todos que apostarem aqui possam se dar bem”. Zauith se diz orgulhoso por ser o prefeito de Dourados, nesse momento em que o município

102 MoodLife

mostra pujança e prosperidade, atributos que, segundo o prefeito, são notícia nos principais órgãos de comunicação nacionais. Recentemente, a cidade ganhou prêmio da revista IstoÉ, como a melhor em indicadores fiscais, no país. De olho nas próximas décadas, Murilo entende que o setor público nunca para. Com o crescimento da população, da forma como está ocorrendo em Dourados, segundo o prefeito, sempre haverá novas demandas a serem atendidas, e os serviços terão de ser ampliados. Constitucionalmente, comenta Zauith, a prefeitura é uma prestadora

de serviços, nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, que, continuamente, necessitarão de investimentos, em parceria com o governo do Estado e a União. Em contrapartida, de acordo com Murilo, a prefeitura cria regras e ambientes para investimentos e negócios, a fim de que o investidor se sinta seguro. “E é esse ambiente que estamos proporcionando”, acrescenta o prefeito. “Penso que, no cenário nacional, Dourados está sendo colocada entre as melhores cidades do país, em questão de qualidade de vida”, encerra.


DOURADOS

Fotos Assessoria de Imprensa

www.MoodLife.com.br 103


Especial dourados80anos

Fotos Assessoria de Imprensa

Por Walter Gonรงalves

104 MoodLife


DOURADOS

Para historiador

Colônia Agrícola deu o primeiro impulso Primeiro, chegaram os paulistas, a partir de 1885. Em seguida, vieram os gaúchos. Paraguaios e argentinos também foram chegando. Os gaúchos eram maioria, 60% daqueles que desembarcaram primeiro nas terras aonde, mais tarde, surgiria Dourados como município, em 1935. A segunda maior cidade do Estado completa, dia 20 deste mês, 80 anos de fundação. Adolescente ainda, se compararmos com outros municípios de MS que já são centenários, alguns até bicentenários. Porém, apesar da “pouca” idade, Dourados é polo de região, e sua economia cresce a passos largos. Na formação de Dourados, “nada foi planejado”, explica o historiador, advogado e procurador municipal Rosimar Matos, 53, autor do livro “Dourados, Seus Pioneiros, Sua História”. Os primeiros moradores, destaca Matos, instalaram-se em fazendas e depois em chácaras, localizadas onde hoje é o perímetro urbano da cidade. Vieram atraídos pela terra de qualidade; eram homens do campo, sobretudo os do Sul do país. De acordo com o historiador, o primeiro povoado, embrião do que viria a se transformar em município, deu-se em 1900, com a instalação do Distrito de Dourados. Em 1915,

o lugarejo seria transformado em Distrito de Paz. Vinte anos mais tarde, Dourados viraria município. O primeiro salto de desenvolvimento na região foi em 1943, com a criação, pelo governo de Getúlio Vargas, da Colônia Agrícola Nacional Dourados, que distribuiu lotes para alguns moradores locais e destinou outros para migrantes nordestinos, paulistas e mineiros. A presença da colônia era tão forte, que, no final da década de 1950 e início da de 60, eleições eram decididas na Colônia, conforme Matos. A partir da década de 1970, com a chegada de mais agricultores gaúchos, a pecuária, que até então predominava, perdeu espaço para a agricultura, a qual passou a ser mecanizada. “Essa mudança foi outro surto importante de crescimento registrado em Dourados, posterior ao da instalação da Colônia Agrícola”, aponta o procurador municipal. Hoje, cidade líder de região, Dourados, na visão do historiador, tem espaço para crescer bastante nas próximas décadas e tornarse, também, um polo industrial. Com quatro universidades, o município assume característica de cidade universitária, o que, para o historiador, vai influenciar ainda mais no desenvolvimento do município.

www.MoodLife.com.br 105


Especial dourados80anos Por Walter Gonçalves

Dourados Brilha agita a cidade no fim de ano

Fotos Cido Frota

Pelo quinto ano consecutivo, a Prefeitura de Dourados, por meio de várias secretarias, entre elas, a da Cultura, realiza em dezembro o projeto “Dourados Brilha”. Neste ano, o evento teve início no dia 1º e vai até 22, na praça Antônio João. Na programação, shows com artistas locais e regionais, comidas típicas, dança e teatro, sempre a partir das 20h. E, como parte das comemorações aos 80 anos de fundação da cidade, a Secretaria da Cultura preparou para o dia 20, data do aniversário, uma série de apresentações musicais, também na mesma praça. Ainda como parte das festividades pelo aniversário de Dourados, o secretário Carlos Fábio, 52 anos, anunciou que a pasta está realizando um levantamento sobre a história da cultura no município, por meio de documentos e depoimentos dos pioneiros, para conhecer e catalogar quem foram os músicos e artistas da época em que a cidade foi fundada. “Existiam muitos músicos naquela época”, observa o secretário. Toda essa pesquisa deverá virar um documentário, que será gravado em vídeo, conforme Carlos Fábio. O trabalho deverá ser concluído ainda este ano.

106 MoodLife


eventos

DOURADOS

Fotos Diรกrio MS

www.MoodLife.com.br 107




eventos Fotos Marlus Terra, Emerson Gamarra, Rodrigo Ribeiro

Nova Clínica

Oral Sin Dourados

No dia 03 de novembro foi inaugurada a nova Clínica da Oral Sin Implantes, o evento contou com a presença de clientes, amigos e vários veículos de comunicação, no qual foi apresentada uma moderna e ampla estrutura, na Rua João Rosa Góes, 1146 – Vila Progresso, Dourados. Telefone (67) 3421- 2555.

110 MoodLife


DOURADOS

www.MoodLife.com.br 111


eventos Fotos Divulgação

Unigran Decor 2015

A convite da Unigran de Dourados, a revista Mood Life participou da inauguração, no dia 5 de novembro, da Unigran Decor 2015. A exposição, que reuniu mais de 100 empresas parceiras, dos ramos de arquitetura, construção e decoração, esteve aberta à visitação, até o dia 30 do mês passado, na Rua Izzat Bussuan, na Vila Progresso. Na abertura, estiveram presentes, o prefeito de Dourados e proprietário da universidade, Murilo Zaiuith, a reitora Rosa Maria D’Amato De Déa, os coordenadores e acadêmicos dos três cursos envolvidos no projeto, e profissionais dessas áreas, especialmente convidados. De acordo com os organizadores, a Unigran Decor veio para ficar.

112 MoodLife


DOURADOS

www.MoodLife.com.br 113


Cultura

TRÊSLAGOAS

Por Walter Gonçalves

C

hegar aos 100 anos de fundação é uma marca que deve mesmo ser muito comemorada. E Três Lagoas, que este ano se tornou centenária, segue festejando. O feito remete à memória, à história que não pode se perder na poeira do tempo. Nesse sentido, desde agosto, funciona no prédio do antigo armazém da estação ferroviária a exposição “Três Lagoas, 100 Anos: Fotografia, Arquitetura e História, às Margens do Centenário”, que ainda não tem data para encerramento. Por meio de mais de 160 fotos antigas e contemporâneas, a exposição mostra, com imagens, a evolução urbana de Três Lagoas. As fotos antigas são do acervo do Arquivo Público Municipal, e as imagens do período mais recente do município são de autoria do coordenador do Patrimônio Histórico e Cultural, do Departamento de Cultura, Rodrigo Pedroso Fernandes, 41, e do responsável pelo setor de Audiovisual, Kadu Modesto. As fotos recentes, segundo Rodrigo Fernandes, servem como um contraponto nessa trajetória de transformação da cidade, especialmente de sua arquitetura.

114 MoodLife

Três Lagoas foi projetada pelo engenheiro Joaquim Machado de Melo, por meio de sua companhia, logo após a chegada dos trilhos da Noroeste do Brasil (NOB) à região. Vindo da Bélgica, Machado de Melo trouxe a concepção francesa de arquitetura para as edificações que foram surgindo na cidade de Três Lagoas, dentro do estilo art nouveau, do final do século 19 e início do século 20 – uma arte mais aplicada à indústria. Os imóveis da NOB também seguiam a concepção ferroviária da França. Posteriormente, nos anos 1930, foi adotada a art déco na arquitetura das edificações urbanas do município, estilo mais moderno e com desenhos geométricos. Dessa forma, por meio de fotografias, os três-lagoenses e turistas fazem uma viagem no tempo evolutivo dessa cidade, que hoje tem um século de existência e conquista o status de maior polo de celulose do mundo. A exposição é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Agendamentos de visitas, por escolas e entidades, podem ser feitos no Departamento de Cultura da prefeitura.

Fotos Rodrigo Fernandes

Em fotos, a evolução urbana de Três Lagoas centenária


Educação Por Walter Gonçalves

PONTAPORÃ

brasileiros

"INVADEM"

MEDICINA

Foto Divulgação

EM PEDRO JUAN

A

vestibular para o ingresso ao curso. alta concorrência em cada “É só fazer a matrícula”, explica vaga, nas faculdades públicas o diretor da faculdade, Eduardo de Medicina (quase 100 candidatos por vaga), e o elevado Anibal Franco Fassino, 47 anos. Contudo, ele alerta que o primeiro preço das mensalidades nas ano do curso é o balizador para faculdades particulares no Brasil, têm provocado uma emigração de se saber se o estudante escolheu a área certa. Segundo Fassino, brasileiros interessados em fazer o curso para universidades de países caso o acadêmico venha a repetir o primeiro ano, ele terá só mais vizinhos, como Paraguai e Bolívia. O fato é verdadeiro. Para se ter uma nova chance. Caso se dê mal uma ideia, em Pedro Juan Caballero, outra vez, será excluído do curso. no Paraguai, cidade gêmea de Ponta O curso de Medicina da Pacífico Porã, 95% dos atuais 764 estudantes dura seis anos, ou 8.680 horas. Dessa carga horária, 45% são destinados da Faculdade de Medicina da Universidade do Pacífico, instituição às aulas práticas em hospitais de Pedro Juan e da capital Assunção, particular, são brasileiros. E, desses, 50% saíram de Mato Grosso do Sul. com os quais a instituição mantém convênio, de acordo com o diretor. Os demais acadêmicos brasileiros “Em poucos anos, a faculdade partiram do Nordeste, do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de terá um campus próprio, que está Janeiro, entre outras procedências. sendo construído e contará com um hospital-escola”, adianta ele. A Enquanto no Brasil, numa faixa etária dos acadêmicos é de faculdade de Medicina particular, 17 a 24 anos. Mas há um estudante a mensalidade gira em torno de de 16 e outro de 62 anos cursando R$ 3 mil, a da Universidade do Pacífico, em Pedro Juan, custa cerca Medicina. Já entre os professores do curso, a maioria é paraguaia. Em de R$ 1,7 mil. Outro atrativo na dez anos de atividades, a instituição unidade paraguaia é que não há

já soma quatro turmas formadas. Sobre a qualidade do ensino de Medicina, na unidade de Pedro Juan, Eduardo Fassino revela que boa parte dos brasileiros que já se formaram retornou para o Brasil, para atuar profissionalmente. Como o diploma é estrangeiro, esses formandos tiveram de fazer o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida). “Setenta por cento dos formandos brasileiros que fizeram o Revalida passaram. Isso é importante”, observa o diretor. Ele conta que alguns formandos brasileiros resolveram permanecer e clinicar no Paraguai. Para isso, conforme Eduardo Fassino, eles se naturalizaram paraguaios e receberam o CRM. As matrículas para a Faculdade de Medicina da Universidade do Pacífico já se iniciaram e vão até fevereiro. A universidade conta com outros cursos de graduação, mas todos funcionam em Assunção. Em Pedro Juan, só há Medicina.

www.MoodLife.com.br 115


eventos

4 116 MoodLife

5

7


17

18 www.MoodLife.com.br 117


eventos

7 118 MoodLife

8

9


www.MoodLife.com.br 119


eventos

120 MoodLife


www.MoodLife.com.br 121


eventos

122 MoodLife


ro Pednos 7A


MATRÍCULAS


1ยบ

Lugar do Brasil Enem 2014


eventos

126 MoodLife


Seus sonhos de 2015 também foram nossos. Para o Recanto Ratier, fazer parte da história de diversas pessoas foi o mais incrível desses 365 dias. Para 2016, queremos continuar sendo parte desses momentos memoráveis. A todos os nossos clientes e parceiros nosso agradecimento por mais um ano inesquecível. 67

3351-0214

recantoratier@hotmail.com

/recanto.ratier

R. Pernambuco, nº 1.859 | Vila Célia - Campo Grande/MS

Insta

/recanto.ratier

Foto: Marcus Moriyama

Espaço para Eventos


eventos

128 MoodLife


Ninguém merece uma sauna de estar.

Com os vidros de proteção solar Habitat, sua casa fica cheia de luz e protegida do calor o ano inteiro. Distribuidor autorizado

• Reduzem em até 70% o calor do ambiente. • Bloqueiam em quase 100%* a entrada dos raios UV. • Protegem você e seus móveis. Vidros de proteção solar para residências.

* Quando aplicados na versão laminada.

www.vidroshabitat.com.br

(067) 3303-2433 www.lmvidros.com.br


eventos

4 130 MoodLife

5

7


15

16 www.MoodLife.com.br 131


eventos

132 MoodLife



eventos

134 MoodLife


tem MUITA DIVERSÃO

FÉRIAS no

midia’s publicidade

pra VOCÊ!

50 %

de a

na HORA de

BOLICHE

de desc.

TERÇA

DOMINGO

até às

20hs

Promoção válida de 01/12/15 a 31/01/16. Não incide sobre outras promoções.

ABERTURA: Ter - Sex - 18hs Sáb, Dom e Fer - 17hs Rio Grande do Sul, 1554

#strikecg StrikeBoliche.Oficial @strikeboliche

boliche .com.br


eventos

136 MoodLife


www.MoodLife.com.br 137


Virtudes Por Lucianas Petelinkar

“M

atal n Fraterno

inha mãe era muito caridosa, sempre atendia os peões e as crianças da fazenda onde morávamos. Quando alguém ficava doente, ela ajudava, e passou esse exemplo para a família.” Assim começa a história de solidariedade da família Mattos, em Culturama, distrito de Fátima do Sul, com aproximadamente cinco mil habitantes. Liriacy de Matos Sobreira, carinhosamente chamada de dona Lila, conta com emoção o trabalho iniciado pela mãe, Aracy, e que reúne toda a família no dia de Natal. Rivail Mattos, neto de dona

138 MoodLife

Aracy, ouviu do pai, Doné de Matos, a história de amor que a avó começou. “No dia de Natal, ela e os filhos levavam doces caseiros para as crianças dos lares mais necessitados”, conta. Doné, que fazia rapadura, começou a distribuir pedaços do doce para as crianças da região, junto a alguns irmãos. “Era uma forma de manter viva a memória de nossa mãe”, afirma dona Lila. Depois do primeiro ano, Doné e os irmãos não pararam mais. “Logo, a singela distribuição de doces se tornou um evento muito aguardado pelas

crianças e pelos pais”, conta Rivail. Este será o 42º Natal consecutivo de atividade, reunindo 10 irmãos e suas gerações, que se encontram na casa do falecido irmão para tornar o dia 25 de dezembro mais feliz às crianças do distrito. Com a ajuda de todos e de algumas doações, eles distribuem saquinhos com doces e brinquedos, oferecem cachorro-quente, sucos e diversão, que fica por conta do pula-pula, de escorregadores e mais brinquedos, os quais ficam durante todo o dia disponíveis para as crianças. São cerca de 1.000 crianças


beneficiadas anualmente com a ação, que desde 2010 faz um cadastro prévio das famílias que estarão presentes. As informações ficam em uma planilha, contendo endereço, nome e ano de nascimento das crianças, bem como a identificação dos pais ou responsáveis. Os organizadores constantemente se deparam com adultos que já curtiram o Natal Fraterno e hoje levam os filhos. “Quando os voluntários percorrem Culturama para cadastrar as crianças e entregar os convites, eles ouvem

com frequência essas histórias. São adultos que hoje levam seus filhos e netos para participar da festa, e relembram com carinho e emoção os bons momentos da infância”, conta Rivail. Segundo dona Lila, essa ação rende frutos. “Tem um empresário em São Paulo que é de Culturama e ia sempre ao Natal Fraterno. Hoje, ele nos doa as sacolinhas para colocar as lembrancinhas para as crianças. Outra pessoa, que vivenciou isso quando criança e mora hoje na Moreninha, também faz lá, em uma proporção menor”, conta.

AJUDA A família Matos aceita doações para o projeto desenvolvido no interior do Estado. Interessados podem entrar em contato pelo grupo do Facebook “Natal Fraterno em Culturama”, ou telefonar para (67) 8121-9996.

www.MoodLife.com.br 139


Astral

os signos e suas piores manias

_ teca silva

É astróloga e taróloga. Twitter: teca_astro facebook.com/tecaemaju tecaemaju@hotmail.com

140 MoodLife

Áries: Briguento, competitivo e birrento. Será sempre o que vai empurrar na fila, pois não sabe esperar. Adora ir contra, para arrumar confusão; armar barraco é com ele mesmo. É sempre o melhor. Mania principal: apressar todo mundo e apontar o dedo na cara das pessoas. Touro: Mal-humorado, avarento e glutão. É o que precisa estar bem alimentado, senão vai brigar com todo mundo. Se mexer com o bolso dele, você irá arrumar um inimigo feroz. Possessivo, você não pode ser de mais ninguém. Mania principal: é pão-duro e não empresta nada. Mão fechada mesmo. Gêmeos: Falador, piadista e bipolar. Não guarda segredo e costuma ser indiscreto. Vive tirando sarro de todo mundo e irrita-se com certas piadas. Você nunca sabe qual o humor dele, pois ele tem múltiplas personalidades. Mania principal: não deixa mais ninguém falar, interrompe todo mundo. Câncer: chantagista emocional, birrento e antiquado. Vive de bico, principalmente quando está de regime – aliás, engorda fácil. Adora fazer dramas emocionais para conseguir o que quer. A cara de choro é pura manipulação. Mania principal: jogar o passado na cara das pessoas. Leão: Celebridade, gastão (com o $ alheio), déspota. Vive querendo ser o melhor, não te ouve porque está sempre centrado nele. Acha que é oxigênio e que todos morreriam sem ele. Não faz nada, mas quer a autoria; só sabe mandar. Mania principal: dramatiza tudo! Virgem: Chato, pão-duro, sistemático. Vive querendo achar os defeitos. É o sabe-tudo, tem mania de fiscal. É todo certinho na alimentação, adora arrotar que tudo dele é saudável. Tudo tem que ser perfeito, nada está bom. Mania principal: TOC de limpeza, é obsessivo.

Libra: Em cima do muro, máscara social, sedutor compulsivo. Vive querendo agradar, porque adora elogio. Sabe ser falso, porque não gosta de se posicionar e perder popularidade. Não sabe ficar sozinho, é carente profissional. Mania principal: não sabe escolher nada, indecisão patológica. Escorpião: Bravo, mal-humorado e vingativo. Vive de cara amarrada, poucos amigos. Briguento demais e não sabe perder. Adora dar o troco, espera o tempo necessário para isso. Gosta de enfiar o dedo na ferida alheia. Mania principal: controlador obsessivo, sente-se perseguido. Sagitário: Cara de pau, espaçoso e aventureiro. Entra derrubando tudo, não tem noção de espaço. Fala muita asneira, porque não tem limites. É o famoso “boca aberta”. Tudo dele é grande, até a cara de pau. Mania principal: perde o amigo, mas não perde a piada. Capricórnio: Ranzinza, metido e avarento. Só pensa nele, é egoísta. Vive querendo se dar bem e estar no topo. Não divide nada, é o mais pão-duro de todos. O humor é azedo e adora cobrar as pessoas. Mania principal: jogar a realidade na cara das pessoas, “O Juiz”. Aquário: Estranho, frio, anarquista. É o do contra, detesta ser igual, então, vai remando sempre contra a maré, adora chocar as pessoas. É fechado para emoções. Excêntrico, adora maluquices, como sumir do mapa por meses. Mania principal: é dos amigos, dos grupos, intimidade zero. Peixes: Lunático, meloso e distraído. Não se acha nunca, vive na sofrência. Perde tudo que está com ele, não tem noção de horário. Ingênuo ou esperto, você nunca sabe. Cara de coitado, vive apaixonado por alguma coisa ou pessoa sem noção. Mania principal: é a vítima de tudo, síndrome de coitadinho.


MATRÍCULASABERTAS

CONCORRA A UMA VIAGEM PARA

Disney World FAÇA SUA MATRÍCULA OU REMATRÍCULA E PARTICIPE!

ATÉ DIA

19/03

PROCURE A SECRETARIA DA UNIDADE MAIS PRÓXIMA PARA MAIORES INFORMAÇÕES: CCAA/ZAHRAN Av. Eduardo Elias Zahran, 1.947 Jardim Bela Vista CG/MS (67)3026.7676

CCAA/JARDIM DOS ESTADOS R. Antônio Maria Coelho, 3.623 Jardim dos Estados CG/MS (67)3025.7676

CCAA/SÃO FRANCISCO Av. Amazonas, 582 São Francisco CG/MS (67)3028.7676


Pensando Bem

Sem saber O aroma das flores invadia era dia como não foi e nunca mais será pingava dos olhos desfocados selvageria mais mania de forçar ser o não permanecerá falhava a memória em falsa nostalgia dissintonia Alzheimer negativo da mente a se esfacelar direto na cratera da lua serenando a fria apologia esfera imaginária na ilusão daquele satélite buscar românticos de lua cheia devaneia hipocrisia fina olhando o horizonte de esguelha o sol a paquerar coração na incisão da noite arritmia disritmia cirurgia clandestina a anestesiar a dor para chegar chegou... Uma noite de dia e o aroma das flores ainda permanecia no meio da tarde anônimo pela manhã nas cores que ele mesmo fazia pela manha que cria algo impossível de contar o tempo [até contar sem saber]. (às 17h54, Rafael Belo, segunda, 9 de novembro de 2015)

_ rafael belo

É jornalista, escreve desde criança e passou a postar fotos e textos de sua autoria em 2008 no blog olharesdoavesso.blogspot.com que completa sete anos.

142 MoodLife




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.