Desenvolvimento Comunitario- Manual De Boas Práticas- A Experiência de Santo Antão (Cabo VERde)

Page 16

D.

Organizar e fortalecer o Artesanato artístico e utilitário. Promoção de Produtos «made in Santo Antão», através da FAMISA – Feira de Produtos Agro-industriais Made in Santo Antão;

E.

Lutar contra a insularidade intra e inter-ilha, viabilizando os investimentos feitos na Ilha;

F.

Investir no Capital Humano com acções de Capacitação, Formação Profissional e Universitário;

G.

Dinamizar Estratégias de Integração Pública – Privada – Sociedade Civil, nos projectos de desenvolvimento económico.

H. Promover o equilíbrio de Género no sistema socioeconómico da Ilha. O CRP-SA está convencido e acredita que os pontos acima colocados são de uma importância estratégica no relançamento económico de Santo Antão e, em consequência, se bem executados, criadores de emprego e rendimento como o II PLLP identifica serem essenciais na Luta Contra a Pobreza.

4. ESTRATÉGIAS A estratégia do CRP-SA consiste em mobilizar, integrar forte parceria e cooperação de Países e Instituições amigas para promover um desenvolvimento durável e sustentável é um dos condicionantes chaves de sucesso para alcançar os objectivos acima expostos. Esta visão encaixa no quadro proposto pelo 1º e 8º objectivos da Declaração de Solidariedade do Milénio, quais sejam de reduzir a pobreza extrema e a insegurança alimentar e criar uma parceria Mundial para o Desenvolvimento. É neste quadro que o CRP-SA identificou como parceiro a ONG Portuguesa do Alentejo Central - Monte-ACE – para reforçar competências em áreas estratégias de desenvolvimento de Santo Antão e Cabo Verde, com acções concretas consolidadas no Projecto NÔS JUNTE – Aprender e Construir Desenvolvimento – Lutar Contra a Pobreza, projecto financiado pelo IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.

16


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.