DELICADEZA
DELICADEZA
N
eide Silva é uma mulher plural. Faz
tudo, agora, e ao mesmo tempo. Sempre quis aprender a bordar, mas não tinha acesso a essa técnica. Quem dominava a arte não tinha muita paciência de ensinar. Mas desistir nunca faz parte dos seus planos. Ela buscou e encontrou quem estava disposto a ensinar e, hoje, é a presidente da Associação das Bordadeiras do Recanto das Emas e ensina a quem chegar. “Quando alguém vem aprender aqui na Associação do Recanto das Emas, eu explico que esse aprendizado é uma troca. Uma sabe um ponto que a outra não sabe; e, assim, nos ajudamos, umas às outras. Sempre falo para as nossas professoras que a gente nunca sabe tudo e que estamos sempre dividindo conhecimento. Assim estamos sempre multiplicando, trabalhando juntas.”
Delicadeza
O bordado é um resgate da delicadeza e o reconhecimento desse trabalho de mulheres, em Brasília, que bordam suas histórias, tributos e os simbolos que as identificam 1
Neide é a filha mais velha de seis irmãos. Fez um curso de gestão de moda no IESB e tomou gosto. Só não foi além porque, com o fruto do seu trabalho, formou duas irmãs e ainda faltam mais três. Diz que quando todos estiverem formados, pretende cursar Serviço Social para poder ajudar na inserção de mulheres, como ela, no mercado. “Se Deus quiser”, afirma. Ela começou a trabalhar com bordados na Apoena, uma marca brasiliense especializada em trabalhos manuais no Distrito Federal, fundada em 2006, e sempre quis aprender de tudo, finalizava a produção das mais experientes, costurava, fazia limpeza, tudo para estar presente nos processos criativos.
por MÕNICA SIQUEIRA
2