Page 1

[

AGENDA CULTURAL

NOV # DEZ

MONÇÃO 2018

]


ficha técnica AGENDA DE EVENTOS CULTURAIS DO CONCELHO DE MONÇÃO N56 / NOV / DEZ / 2018

Edição:

As informações suscetíveis de inclusão na

Municipio de Monção

agenda cultural devem ser entregues na

www.cm-moncao.pt

Câmara Municipal de Monção, no horário

Coordenação:

normal de expediente, até ao dia 5 do

Fernando Silva

mês anterior à sua publicação. Como al-

Foto de capa:

ternativa, pode utilizar o seguinte correio

Passadiço de madeira Parque das Caldas

eletrónico: gici@cm-moncao.pt

Tiragem: 1.500 exemplares

Distribuição: Gratuita

Eventos e horários podem ser alterados.


edi torial

Com os dois últimos meses do ano, chega o tempo frio e chuvoso. Apesar disso, mantemos em alta a proposta cultural do município com apresentação de acontecimentos festivos no exterior e espetáculos musicais no Cine Teatro João Verde e Centro Cultural do Vale do Mouro. Em novembro, iniciamos o roteiro do Cordeiro à Moda de Monção com a participação de 22 restaurantes recomendados. Num fim de semana especial, dias 17 e 18, o município proporciona um conjunto

de atividades complementares, juntando a gastronomia às vertentes recreativa, patrimonial e paisagística. Antes, no dia 11, celebramos o S. Martinho. Oferta de castanhas e vinho numa tarde propicia a momentos de convívio com animação musical. Fica o convite. Venha ao Mercado Municipal. Caso não possa, não deixe de comparecer nos vários magustos feitos no nosso concelho. Neste mês, destaco ainda o VII Encontro Luso Galaico, promovido pela Grupo Popular “Os Teimosos”, dia 10, e o “Conta-me Histórias”, dia 24, com uma figura que dispensa apresentações: Simone de Oliveira. Ambos os espetáculos decorrem no Cine Teatro João Verde. Em dezembro, regressa a iniciativa “Monção, Vila Mágica”. Com um forte envolvimento dos comerciantes e associações, vamos “iluminar” a quadra natalícia com muitas iniciativas. Como é habitual, as bandas musicais de Monção e da Casa do Povo de Tangil presenteiam o público com concertos de Natal. Venham assistir. Para todos, um Santo Natal e um Feliz Ano de 2019.

Vereador da Ação Social, Cultura e Turismo

João Oliveira


02/11/18 a 31/01/19

Biblioteca Municipal

LITERATURAS IRMÃS/IRMÃS

Parceria entre os municípios geminados de Monção e Redondela que visa a partilha de momentos culturais entre as duas comunidades. Nos próximos três meses, a Biblioteca de Redondela evidencia a obra de José Saramago. Em Monção, recomenda-se o escritor galego Manuel Rivas. Posteriormente, serão realizadas algumas iniciativas de intercâmbio e debate, partindo do universo literário dos dois escritores.

© José Afonso

no vem bro

2 a 30

Biblioteca Municipal

DESAFIO LITERÁRIO

COMUNICAÇÃO SOCIAL O desafio literário deste mês passa por estabelecer uma relação entre a sociedade e os meios de comunicação, englobando áreas como relações públicas, jornalismo, publicidade e propaganda, audiovisuais e multimédia, entre outras.


2 a 30

Biblioteca Municipal

EXPOSIÇÃO DE CARICATURAS

Com organização da Associação “Recortar Palavras”, estará patente ao público, durante todo o mês, a exposição “Caricaturas de Escritores Portugueses para a Infância”. A exposição reúne diversas caricaturas, sendo acompanhada por uma pequena mostra bibliográfica com obras dos escritores.

3 Campeonato Distrital de Juniores

D. MONÇÃO – DARQUENSE Campo Sintético das Caldas

4 Campeonato Distrital da 1ª Divisão

D. MONÇÃO – CORRELHÃ Estádio Manuel Lima

4 Campeonato Distrital da 2ª Divisão

U.D. “OS RAIANOS” – VILA FRIA Campo Sintético do Areal

Segunda a sexta-feira: 10h00 às 18h00. Sábados: 15h00 às 18h00.

2 a 30

Casa Museu de Monção/UM

EXPOSIÇÃO DE PINTURA

FÁTIMA CARVALHO Exposição intitulada “Simbiose mais que perfeita”, uma vez que, segundo a autora, inclui trabalhos figurativos da relação do homem com a natureza, e a mãe natureza sendo ela própria sem necessidade da presença do homem. Terça a sexta: 09h30 às 12h00 e 14h00 às 17h00. Sábados: 14h00 às 18h00

10 15h00

Biblioteca Municipal

TROCA QUADRAS POR CASTANHAS

No mês em que se comemora o S. Martinho, a Biblioteca Municipal “Troca Quadras por Castanhas”, assinalando esta efeméride com um convite aos seus leitores para escreverem uma quadra alusiva ao S. Martinho, recebendo, em troca, um pacote de saborosas castanhas.


11 14h30

11

FEIRA TRADICIONAL DE S. MARTINHO DA PARADA

DEBATE ABERTO MAGUSTO

Parada

Esta feira do gado, muito procurada pelas freguesias e concelhos vizinhos, tem como finalidade manter a tradição e valorizar a raça bovina. Como é habitual, estão previstas demonstrações de gado e prémios para os melhores exemplares. No final, realiza-se um magusto em honra de S. Martinho.

11 Campeonato Distrital da 2ª Divisão

LONGOS VALES – ÂNCORA PRAIA Campo de Santo António

Centro Cultural do Vale do Mouro

Pelas 14h30, o Centro Cultural do Vale do Mouro e a Real Confraria do Vinho Verde Tinto brindam o vinho novo juntos. Celebrar-se-á o Dia do Enoturismo e de São Martinho com oradores convidados para um debate aberto sobre alterações climáticas na vinha e fitofármacos usados. A partir das 16h00, realização de um magusto acompanhado por vinhos de várias marcas, alguns enchidos e muita música popular.


11 14h00

Mercado Municipal

COMEMORAÇÃO DO S. MARTINHO

Jornada de celebração do S. Martinho com animação e convívio entre conhecidos, amigos e familiares. A população local e visitantes juntam-se à volta de uma castanha assada e de um copo de vinho tinto da nossa terra. No palco, animação popular com a Tuna da Universidade Sénior e “Cantares da Ribeira”. Prometem fazer mexer os pés e bater as mãos do público presente no Mercado Municipal.


13

14

REINVENTAR GIL VICENTE

BICHOS

Escolas do Concelho

COMÉDIAS DO MINHO Nesta oficina de formação pedagógica, inserida no projeto School4All em parceria com o Teatro Nacional São João, propõe-se uma leitura dramatizada a partir da trilogia das barcas de Gil Vicente, que representam não apenas o ponto culminante do teatro religioso vicentino mas também o ponto cimeiro da alegoria sagrada do teatro europeu do século XVI. Formação acreditada pelo Centro de Formação do Vale do Minho e CENFIP, com criação e orientação de Nuno M. Cardoso. Serviço Educativo Professores e público em geral

Cine Teatro João Verde

Envolto em “magia popular” e com ecos dos cantares transmontanos, onde a tradição e a lenda se misturam, esta adaptação cénica de “Os Bichos”, de Miguel Torga, evoca as raízes destas terras interiores de montanhas e vales, o sonhado “reino maravilhoso”. Serviço Educativo Alunos do 7º e 8º ano


15, 16, 20, 21, 22, 23 Centros Sociais

BIBLOTECA ITINERANTE

BAÚS VOLANTES As técnicas da Biblioteca Municipal promovem este projeto dedicado à população idosa que frequenta os centros de dia do concelho. Leitura de contos, visualização de filmes e muitas lembranças vão marcar estes dias, proporcionando à população mais envelhecida momentos de cultura e lazer.

17 Campeonato Distrital de Juniores

D. MONÇÃO – CERVEIRA Campo Sintético das Caldas

18 Campeonato Distrital da 1ª Divisão

D. MONÇÃO – MOREIRA DO LIMA Estádio Manuel Lima

18 Campeonato Distrital da 2ª Divisão

U.D. “OS RAIANOS” – TÁVORA Campo Sintético do Areal

16 a 30

Praça da República

DIREITOS DA CRIANÇA

ESTENDAL DOS DIREITOS A CPCJ de Monção assinala o 29º Aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança com a iniciativa “Estendal dos Direitos”. Consta da apresentação dos trabalhos realizados sobre a temática dos direitos da criança pelos alunos das creches, jardins-de-infância e 1º Ciclo do Ensino Básico. Presente ainda uma exposição constituída por 12 painéis ilustrativos dos direitos da criança.


13 REINVENTAR GIL VICENTE

COMÉDIAS DO MINHO Nesta oficina de formação pedagógica, inserida no projeto School4All em parceria com o Teatro Nacional São João, propõe-se uma leitura dramatizada a partir da trilogia das barcas de Gil Vicente, que representam não apenas o ponto culminante do teatro religioso vicentino mas também o ponto cimeiro da alegoria sagrada do teatro europeu do século XVI. Formação acreditada pelo Centro de Formação do vale do Minho e CENFIP, com criação e orientação de Nuno M. Cardoso. Serviço Educativo Professores e público em geral

14

Cine Teatro João Verde

BICHOS

Envolto em “magia popular” e com ecos dos cantares transmontanos, onde a tradição e a lenda se misturam, esta adaptação cénica de Os Bichos, de Miguel Torga, evoca as raízes destas terras interiores de montanhas e vales, o sonhado “reino maravilhoso”. Serviço Educativo Alunos do 7º e 8º ano


19 10h30

22

SEGURANÇA NA INTERNET

O QUE PODE A ARTE?

Cine Teatro João Verde

Nesta sessão informativa, promovida pela CPCJ de Monção, Tito de Morais, fundador do projeto miudossegurosna.net, aborda questões relacionadas com a segurança na rede global. Destina-se a alunos do 8º ano.

19 21h00

Biblioteca Municipal

CONVERSAS EM FAMÍLIA

Terceira sessão das “Conversas em Família” sobre o tema da “Segurança na Internet”, com Tito de Morais, fundador do projeto miudossegurosna.net. Promovida pela CPCJ de Monção, destina-se a pais, encarregados de educação, professores, educadores…..

Casa da Cultura de Melgaço

COMÉDIAS DO MINHO Nesta ação de formação, orientada por Magda Henriques, partilhamos experiências vividas e exploramos múltiplos exemplos de arte e de outras formas de conhecimento para refletirmos sobre o tema proposto. Prestamos particular atenção à arte. A arte enquanto forma de conhecimento e o seu potencial na relação com a educação. Serviço Educativo Professores de Monção e Melgaço, público em geral.


24 15h00

24 22h00

DESENCAMINHARTE`18

ALTO MINHO ENSEMBLE

Longos Vales

STILL URBAN DESIGN + MIGUEL SEABRA Enquadrada no projeto Desencaminharte`18, a intervenção do Still Urban Design e do artista Miguel Seabra para o Castro de São Caetano, em Longos Vales, convida a uma reinterpretação do património arqueológico e natural, numa intrigante relação observador – objeto – paisagem. Uma peça única, limpa e despojada que sugere recolhimento e expansão. Pelas 15h00, visita guiada ao Castro de São Caetano e, pelas 17h00, inauguração da obra de arte de Still Urban Design + Miguel Seabra

Mosteiro de Longos Vales

SENTE A HISTÓRIA O Alto Minho Ensemble é uma formação de constituição variável dedicada à interpretação de música de câmara de várias épocas da história. Surgiu em 2015, por iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), reunindo diferentes gerações de músicos oriundos do Alto Minho ou que exercem a sua atividade profissional na região.


25

26

FEIRA DE ARTESANATO E VELHARIAS

O PRIMEIRO GOLE DE LIMONADA

Praça da República

A Feira de Artesanato e Velharias, sempre ao quarto e quinto domingo de cada mês, tem como finalidade proporcionar aos profissionais destes setores a oportunidade de mostrarem os seus produtos e artigos no centro histórico da vila.

Cine Teatro João Verde

Quando as nossas narinas sentem a acidez do limão, os nossos olhos fecham-se, uma frescura invade a nossa garganta e um sorriso de prazer revela os nossos dentes. Uma proposta criativa entre sentimentos e emoções, apresentada por jovens artistas de várias linguagens criativas que, de forma direta com o público, querem transmitir a ideia que o maior tesouro é invisível aos olhos e pode fugir-nos: a felicidade. Encenação Léa Lopez Bailarina Cátia Sousa Atores Mike Mortágua e André Estrela Compositor e Músico Rafael Araújo Serviço Educativo

25 Campeonato Distrital da 2ª Divisão

LONGOS VALES – “OS RAIANOS” Campo de Santo António

Alunos do 1º Ciclo


29 22h00

Museu do Alvarinho

HÁ FADO NO MUSEU

ANA FERREIRA Envolvido no projeto “Monção: Património Vivo”, a iniciativa “Há Fado no Museu” concilia a canção nacional com um produto vínico extraordinário. A proposta é ouvir um fado aconchegante enquanto se saboreia um Alvarinho elegante de uma quinta da região de Monção. Estão todos convidados a ouvir a fadista Ana Ferreira. FOTO AGENDA MÊS ANTERIOR

29/11 e 1 e 2/12 SEMENTES

COMÉDIAS DO MINHO “Sementes” é um espetáculo de teatro com terra e atores. E sementes. Na terra e nas mãos, as sementes. Prontas a lançar à terra. Não esquecer: avisar os atores de que não podem pisar determinadas partes do chão, de terra, porque ali há sementes. Neste espetáculo, partimos de trabalho de campo, de visitas aos locais, de conversas/entrevistas com as pessoas. E guardamos o que recolhermos para laçarmos essa matéria à terra, onde irá florescer esse fruto chamado teatro. 29/11 21h00 Salão Paroquial de Lara 1/12 21h00 Casa do Passal, Pinheiros 2/12 17h30 Centro Cultural do Vale do Mouro, Tangil

© José Afonso

Criação Amarelo Silvestre Interpretação Edi Gaspar, Joana Magalhães, Luis Filipe Silva, Rui Mendonça e Tânia Almeida.


1 Campeonato Distrital de Juniores

D. MONÇÃO – MELGACENSE Campo Sintético das Caldas

3a7

Casa Museu de Monção/UM

MOSTRA DE TRABALHOS

de zem bro

LAR D. MARIA TERESA SALGUEIRO Denominada “Não comeces a parar….não pares de começar”, esta exposição apresenta um conjunto variado de trabalhos produzidos pelos utentes do Lar D. Maria Teresa Salgueiro (Santa Casa da Misericórdia de Monção). Terça a sexta: 09h30 às 12h00 e 14h00 às 17h00. Sábados: 14h00 às 18h00


3 a 31

6a9

DESAFIO LITERÁRIO

MERCADO DE NATAL 2018

Biblioteca Municipal

LER, APRENDER E FAZER O NATAL Para tornar o Natal uma época ainda mais especial, a Biblioteca Municipal expõe um conjunto de publicações dedicadas à quadra natalícia, desde contos, culinária, manualidades etc.

5 COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO O Dia Internacional de Voluntariado foi proclamado em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas com o objetivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo o mundo. O Banco Local de Voluntariado de Monção associa-se a este dia com um conjunto de iniciativas direcionadas para a sensibilização desta temática e incentivo da prática social.

Praça Deu-la-Deu

Com organização da Associação de Artesãos de Monção - Post`Arte e apoio da Câmara Municipal de Monção, o Mercado de Natal 2018 decorre no centro histórico da vila, prometendo “decorar” a sala de visitas de Monção, Praça Deu-la-Deu Martins, com a magia e fantasia do Natal através da apresentação de produtos artesanais, artigos alusivos à época e muita animação.

Uma prenda artesanal é a melhor prenda de Natal.


9 15h00

Ateliê Faz & Come, Lara

NATAL DE SONHO

MONÇÃO NAS MÃOS – TURISMO CRIATIVO Quem não se lembra das rabanadas de Natal das avós ou do famoso tronco de natal, que evoca as mais doces memórias de infância (e não só). Esta é a proposta desta oficina de cozinha criativa “Natal de Sonho”, com orientação do Chef Rui Ribeiro, a qual irá recriar receitas natalícias tradicionais e presentear os participantes com um menu irrecusável. Ponto de encontro: Sede da Banda Musical de Monção, pelas 14h30.

Informações: www.moncaonasmaos.com

9 Campeonato Distrital da 1ª Divisão

D. MONÇÃO – CARDIELENSE Estádio Manuel Lima

9 Campeonato Distrital da 2ª Divisão

U.D. “OS RAIANOS” – ANAIS Campo Sintético do Areal

11, 12, 13, 14, 18, 19 Centros Sociais

BIBLOTECA ITINERANTE

BAÚS VOLANTES As técnicas da Biblioteca Municipal promovem este projeto dedicado à população idosa que frequenta os centros de dia do concelho. Leitura de contos, visualização de filmes e muitas lembranças vão marcar estes dias, proporcionando à população mais envelhecida momentos de cultura e lazer.


15/12 a 2/1 MONÇÃO, VILA MÁGICA Nestes dias, Monção ilumina-se com a quadra natalícia, proporcionando a residentes e visitantes um conjunto variado de atividades. Entre estas, contam-se animação de rua, pista de gelo natural, Casa do Pai Natal, ateliês infantis, sabores de Natal, expositores de artesanato, roteiro de presépios ao ar livre, chegada do Pai Natal de bicicleta, de mota (Praça Deu-la-Deu) e de barco (Lodeira).


16 15h00

Centro Cultural do Vale do Mouro

I ENCONTRO DE GRUPOS CORAIS DO VALE DO MOURO

Como forma de premiar as pessoas, dos mais novos aos mais velhos, que ensaiam e atuam nas suas paróquias, o Centro Cultural do Vale do Mouro leva a efeito o “I Encontro de Grupos Corais do Vale do Minho”. Nesta primeira edição, participam quatro grupos corais: Coro do Divino Salvador de Tangil, Coro de São Pedro de Merufe, Coro de Santo António de Riba de Mouro, e Coro Deu-la-Deu de Monção. No final, todos juntos, vão despedir-se do público, interpretando a canção de Natal “Adeste Fidélis”.

16 Campeonato Distrital da 2ª Divisão

LONGOS VALES – PERRE Campo de Santo António

17, 18, 19, 20, 21, 27, 28 Biblioteca Municipal

OFICINA DE DECORAÇÃO

Na Biblioteca Municipal, celebramos sempre a magia do Natal. Nestas férias natalícias, propomos atividades para toda a comunidade. Para os mais pequenos, sugerimos uma semana cheia de manualidades, onde daremos corpo a objetos próprios desta época. Atividade destinada a crianças com idades entre 6 e 12 anos. Informações/Inscrições: Biblioteca Municipal de Monção 251 640 150


23 11h00

23 15h00

PAI NATAL DE DUAS RODAS

PASSEIO DE NATAL

Praça Deu-la-Deu

CLUBE DE CICLOTURISMO DE MONÇÃO Após passeio por diversas freguesias do nosso concelho, vários elementos do clube, vestidos à Pai Natal, juntam-se na Praça Deu-la-Deu para celebrar a época natalícia. Nos sacos, trazem balões e guloseimas para as crianças. Em perspetiva, momentos animados com pais e filhos envolvidos no espirito natalício.

Praça Deu-la-Deu

GRUPO MOTARD “OS FERAS” Com ponto de encontro na Praça Deu-la-Deu, neste passeio natalício participam sócios e amigos do Grupo Motard “Os Feras” que vão circular pelas ruas de Monção vestidos de Pai Natal. Este ano, o Motoclube Curvas da Trincheira, de Salvaterra do Miño, junta-se ao passeio que atravessa a Ponte internacional para brindar os nossos vizinhos com o espirito de Natal.


23 15h00

23 e 30

CONCERTO DE NATAL

FEIRA DE ARTESANATO E VELHARIAS

Centro Cultural do Vale do Mouro

BANDA MUSICAL DA CASA DO POVO DE TANGIL A Banda Musical da Casa do Povo de Tangil, coletividade musical que, em agosto passado, completou 180 anos de existência, presenteia o público com um espetáculo memorável. Desta vez, diferente do habitual. À filarmónica tangilense, junta-se o fado com a voz de Marlene Lobato e a música de Luis Gomes e Pedro Afonso.

Praça da República

A Feira de Artesanato e Velharias, sempre ao quarto e quinto domingo de cada mês, tem como finalidade proporcionar aos profissionais destes setores a oportunidade de mostrarem os seus produtos e artigos no centro histórico da vila.

23 Campeonato Distrital da 1ª Divisão

D. MONÇÃO – NEVES Estádio Manuel Lima

23 Campeonato Distrital da 2ª Divisão

UD “OS RAIANOS”– CASTELENSE Campo Sintético do Areal


24 15h00

29 19h00

PAI NATAL CHEGA DE BARCO

PROVA SOLIDÁRIA S. SILVESTRE

Lodeira

Neste dia, o Pai Natal chega de barco ao cais da Lodeira e embarcadouro de Salvaterra de Miño, encontrando-se à sua espera, num misto de alegria e ansiedade, muitas crianças de ambos os lados da fronteira desejosas de abraçar o velhinho simpático e bonacheirão. Que traz sempre uma surpresa para a pequenada.

30 Campeonato Distrital da 2ª Divisão

LONGOS VALES – DEUCRISTE Campo de Santo António

Monção/Salvaterra

A partida tem lugar na Praça Deu-la-Deu, em Monção, e a chegada na Praza do Concello, em Salvaterra do Miño. Quem quiser participar nesta prova solidária, apenas terá de entregar um alimento não perecível que, numa fase posterior, será distribuído pelas famílias com dificuldades económicas de ambos os municípios. À semelhança do ano passado, realiza-se uma Mini S. Silvestre para crianças até aos 12 anos.


COMPROMISSO COM A LIMPEZA DO CENTRO HISTÓRICO

1 Acondicione o lixo doméstico em sacos de plástico bem fechados

2 Deposite-os no interior dos contentores ou equipa-

mentos subterrâneos 3 Feche as tampas após a sua utilização 4 Sempre que os recipientes estiverem cheios não deposite os resíduos junto aos mesmos. Procure o contentor mais próximo 5 Para a entrega de “monos” contacte os Serviços Urbanos do Município: T. 251 649 000. O serviço é gratuito.


EM QUE CONSISTE? Trata-se de uma campanha destinada a sensibilizar os empresários e comerciantes para uma adequada separação de resíduos, contribuindo para a adoção de comportamentos ambientalmente saudáveis. COMO POSSO FAZER PARTE? Simples. Basta juntar os materiais recicláveis do seu estabelecimento comercial e, quando entender, ligue para a Valorminho (251 839 700), combinando dia e hora para serem recolhidos. SEPARAR OS SEUS RESÍDUOS NUNCA FOI TÃO FÁCIL! FAÇA PARTE DO MOVIMENTO. LIGUE: 251 839 700


BIBLIOTECA MUNICIPAL / PARA LER...

VIOLETA E ÍNDIGO DESCOBREM AMADEO DE SOUZA-CARDOSO

TRÊS IRMÃS, TRÊS RAINHAS Autora Philippa Gregory Editora Planeta

Autora Isabel Zambujal Editora Levoir

O CAÇADOR Autor Lars Kepler Editora Porto editora

VALÉRIA E A VIDA Autor Sidónio Muralha Editora Gailivro


BIBLIOTECA MUNICIPAL / PARA VER...

BROOKLYN Realizador John Crowley

SE AS MONTANHAS SE AFASTAM Realizadora Jia Zhang-Ke

CREED: O LEGADO DE ROCKY Realizador Ryan Coogler

TRUMBO Realizador Jay Roach


CALENDÁRIO DA FARMÁCIA DE SERVIÇO NO SEGUINTE HORÁRIO: Segunda a sexta, 19:30 – 09:00 / Sábados, 13:00 - 09:00 Domingos e feriados, dia e noite.

novembro seg

ter qua qui sex sáb dom

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10 11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

dezembro seg

ter qua qui sex sáb dom

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31 Codeço Largo do Loreto, 251 652 477 Pereira & Barreto Rua Conselheiro João da Cunha, 251 652 252 S. Pedro Urbanização S. Pedro, 251 648 094 Vale do Mouro Urbanização Quinta das Andorinhas, 251 565 821


CÂMARA MUNICIPAL Casa do Loreto 4950 – 480 Monção T 251 649 000 gap@cm-moncao.pt BIBLIOTECA MUNICIPAL Rua Eng. Duarte Pacheco 4950 – 454 Monção T 251 640 150 biblioteca@cm-moncao.pt BALNEÁRIO TERMAL Avenida das Caldas 4950 – Monção T 251 648 367 tesalmoncao@tesal.com MUSEU ALVARINHO Praça Deu-la-Deu Martins 4950 - 452 Monção T 251 649 009 dec@cm-moncao.pt LOJA INTERATIVA DE TURISMO Praça Deu-la-Deu Martins 4950 - 452 Monção T 251 649 013 turismo@cm-moncao.pt ARQUIVO MUNICIPAL Largo S. João de Deus 4950 – Monção T 251 649 012 arquivo@cm-moncao.pt

NÚCLEO MUSEOLÓGICO TORRE DE LAPELA Rua do Castelo, Lapela 4950 – Monção T 251 649 000 dec@cm-moncao.pt PISCINA MUNICIPAL Avenida das Caldas 4950 – Monção T 251 649 014 desporto@cm-moncao.pt MATADOURO REGIONAL Lugar da Veiga Velha, Cortes 4950 - Monção T 251 648 090 MERCADO MUNICIPAL Portas do Sol 4950 - Monção TLM 962 124 651 SERVIÇO DE AÇÃO SOCIAL Largo de Camões 4950 – 440 Monção T 251 649 000 servicossociais@cm-moncao.pt COMISSÃO DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS Largo de Camões 4950 – 440 Monção T 251 649 000 cpcj@cm-moncao.pt


SERVIÇO MUNICIPAL DE APOIO AO CONSUMIDOR Casa do Loreto 4950 – 480 Monção T 251 649 000 smic@cm-moncao.pt

CENTRO INTERPRETATIVO DO CASTRO S. CAETANO Monte de Caetano, Longos Vales 4950 - Monção TLM 962 124 650 dec@cm-moncao.pt

GABINETE DE APOIO AO EMIGRANTE Casa do Loreto 4950 – 480 Monção T 251 649 000 gae@cm-moncao.pt

CASA MUSEU DE MONÇÃO/UM Rua Conselheiro João da Cunha, nº 46 4950-469 Monção T. 251 652 104 casamuseumoncao@reitoria. uminho.pt

GABINETE TÉCNICO FLORESTAL Casa do Loreto 4950 – 480 Monção T 251 649 000 gtf@cm-moncao.pt

ATEARAIA - ASSOCIAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lugar da Lodeira 4950 – 852 Monção TLM 927 474 374

GABINETE DE APOIO À CRIAÇÃO DE EMPREGO, EMPREENDEDORISMO E CAPTAÇÃO INVESTIMENTO União de Freguesias de Monção e Troviscoso Portas do Sol 4950 – 500 Monção T 251 654 614 gaceeci@cm-moncao.pt

MUSEU ETNOGRÁFICO DE LONGOS VALES Antiga Escola Primária do Cesto, Longos Vales 4950 – Monção TLM 969 073 141

CENTRO COORDENADOR DE TRANSPORTES Lugar da Veiga Velha, Cortes 4950 - Monção TLM 962 124 640

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MONÇÃO Quinta da Caldeira 4950 – 421 Monção T 251 652 303 CENTRO DE SAÚDE DE MONÇÃO Lugar das Barreiras, Mazedo 4950 – 404 Monção T 251 653 926/7


UNIDADE DE SAÚDE DE TANGIL Lugar da Cachada, Tangil 4950-773 - Monção T 251 560 000 G.N.R. DE MONÇÃO Largo da Alfândega 4950 – 432 Monção T. 251 652 321 G.N.R DE TANGIL Lugar das Cruzes, Tangil 4950 – 770 Monção T. 251 565 108 ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONÇÃO Estrada dos Arcos, Mazedo 4950 – 277 Monção T 251 640 841 ESCOLA PROFISSIONAL DE MONÇÃO Estrada dos Arcos, Mazedo 4950 – 438 Monção T 251 654 608 CTT MONÇÃO Praça da República 4950 – 999 Monção T 251 640 600 TRIBUNAL DA COMARCA DE MONÇÃO Praça da República 4950 – 506 Monção T 251 652 372

ESPAÇO DO CIDADÃO DE MERUFE Junta de Freguesia de Merufe Travessa da Junta nº 32 4950 – 318 Merufe T. 251 565 274 EUROCIDADE MONÇÃO – SALVATERRA DE MIÑO Lugar da Lodeira 4950 – Monção TLM 967 291 071 SEGURANÇA SOCIAL DE MONÇÃO Largo Drº Oliveira e Silva, Cortes 4950 – 491 Monção T 300 516 552 REPARTIÇÃO DE FINANÇAS DE MONÇÃO Largo Drº Oliveira e Silva, Cortes 4950 – 491 Monção T 251 649 040/8 REGISTO CIVIL, PREDIAL E COMERCIAL DE MONÇÃO Praça da República 4950 – 506 Monção T 251 652 697 RÁDIO VALE DO MINHO Urbanização Quinta da Oliveira 4950 – Monção T 251 656 395


MONÇÃO, UM MUNICIPIO ONDE VALE A PENA VIVER E INVESTIR

Monção Agenda Cultural Novembro Dezembro 2018  

Agenda Cultural do Município de Monção Novembro Dezembro 2018

Monção Agenda Cultural Novembro Dezembro 2018  

Agenda Cultural do Município de Monção Novembro Dezembro 2018

Advertisement